Alcino Barros Bastos

Possui graduação em CONTABILIDADE realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e é pós-graduação em Métodos Atuariais realizada na ENCE-RJ (2001). Atualmente é perito documental e papiloscópico - Secretaria do estado de Polícia Cívil do Estado do Rio de Janeiro. Professor Universitário nos cursos de Bacharel em Administração, Economia, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Turismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Secretariado Trilingue e Professor Universitário para Cursos Politécnicos, tais como: Gestão Ambiental, Gestão de Petróleo e Gás, Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação (com foco em gestão de custos e processos produtivos), Gestão de Negócios em SURF (Esporte), Gestão de Eventos e Moda. Utilizando a CONTABILIDADE como ferramenta básica de solidificação de conhecimentos e um caminho capaz de transformar o aprendizado e a utilização da Contabilidade como suporte e obtenção de um nível avançado de entendimento e estruturação de orçamentos, controles, avaliação de negócios a serem realizados e até mesmo o próprio Business Plan.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1990 - 1996

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2001 - 2002

Pós-Graduação em Cálculos e Métodos Atuariais. (Carga horária: 390h). , Escola Nacional de Ciências estatísticas do Estado do Rio de Janeiro.

1974 - 1979

Técnico em Mecânica(Gestão da Produção). (Carga horária: 560h). , Escola Técnica do Arsenal de marinha do Rio de Janeiro.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Prêmios

1994

MONÇÃO COMO VALORIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO MEU TRABALHO NA S.E.P.C.-RJ, Câmara dos Deputados do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Sociais. , Avenida Presidente Vargas 642, Centro, 20079-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22069711, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - 2008

Universidade Estácio de Sá do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário Auxiliar nível I I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionava em dedicação exclusiva, manhã e noite, todas as importantes disciplinas para a base, consolidadação e formação técnica-profissional nos cursos Bacharel em: - Administração, Economia, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Turismo, Hotelaria, Relações Internacionais e Secretariado Trilingue. E lecionava em dedicação exclusiva, manhã e noite, todas as importantes disciplinas disciplinas para a base, consolidação e formação técnica-profissional nos cursos chamados Politécnicos : Gestão Ambiental , Gestão de seguros e vendas, Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação ( com foco em Gestão de Custos e Processos produtivos ), Gestão de Eventos e Moda, Gestão de Logística, Gestão de Negócios em SURF(esporte), e Gestão de Negócios (Importação e Exportação, para pequenas e médias empresas), Gestão de Petróleo e LECIONANDO AS SEGUINTES DISCIPLINAS, A SABER : Contabilidade Básica, Gestão de Petróleo e Gás. Contabilidade Empresarial, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Auditoria, Perícia Contábil, Orçamento Empresarial, Contabilidade de Seguros, Planejamento e Controle da Produção, Nocões (Básico) de Controladoria e, Correção de Monografias Realizadas peloa alunos, além de Orientação, Ficalização e Aprovação do Business Plan de grande parte dos cursos que necessitavam desta tarefa para ter seus diplomas validados e encerrarem seus cursos em total acordo com as normatizações e estabelecimentos didáticos-operacionais, emanados pelo MEC.

1992 - Atual

Secretaria do estado de Polícia Cívil do estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perito Documental e Papiloscópico, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Verificação de antecedentes criminais, documentos de estrangeiros para trabalho no nosso País. Peíricias papiloscópicas na identificação de pessoas desaparecidas, indigentes, e pesquisas e relatórios sobre falências fraudulentas.

1986 - 1987

Empresa Aeroquip Vickers do Brasil S.A.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor da Planta fabril da Empresa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Era resonsável (CREA- TÉCNICO ATIVO), pela planta fabrial na análise e no controle da Produção, toda a cadeia produtiva e suas derivações( Acompanhamento do Orça- mento Empresarial, aviso e apontamentos para novas aquisições de insumos para manter a produção atual, competente e com material disponível para "alimentar" os 26 tornos mecãnicos, 5 máquinas de fresa e 4 estrusoras, sendo responsável pelas informações repassadas aos Departamentos de Planejamento e controle da Produção, para as devidas informações ao departamento de compras e a entrega dos produtos prontos (dept. de Expedição). Além de ser responsável por todas as informações para um pequena Gerencia de projetos e Engenharia no que se referia aos gráficos de manutenções preventivas e efetivas realizadas em toda a planta fabril. Esta Empresa Multinacional era enxuta, de médio porte com duas unidades , uma aqui no Rio de Janeiro e outra em guaratinguetá, portanto nas desições, nas reuniões com as gerencias, todos nos encontrávamos, : Supervisores, gerentes, e até os Sócios da Empresa (os donos do capital empresarial) para estabelecermos metas, objetivos e estratégias que formariam o novo Orçamento Empresarial. E nesta época especificamente nos reuníamos quase de forma bimestral, pois a inflação era galopante, e os ajustes de preços e custos das matérias primas, mão de obra e custos indiretos de fabricação e as despesas em geral eram revistas , contabilizadas e ajustadas conforme a orientação na época. HOJE JÁ NÃO HÁ MAIS INFLAÇÃO, então, as demonstrações Contábeis não precisam mais de ajustes por causa da inflação, pois ela, NÂO EXISTE no BRASIL.

1983 - 1985

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista da Produção E auditor Administrativo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Analista e controlador da produção e auditorde rotinas administrativas-financeiras, pois era tempo de DITADURA (movimento Político) e esta Empresa é da Marinha do Brasil. Eu trabalhava para duas gerencias a saber: Admininistrativa e Operacional-Produção. Chefiava os funcionários na execução das obras de reparos nos navios da marinha do Brasil e também na Construção de novos navios, como as Fragatas da Marinha, a reconstrução, reforço e atualização, foi praticamente uma nova construção do navio Barão de Teffé que faz exploração no Polo Sul na Base que a Marinha tem estabelecida há mais de 16 anos naquela área, onde vários países também obtiveram conceção para pesquisas e estudos. Auditava as rotinas administrativas e financeiras para concluir com minhas tarefas principais, estar presente no estudo e elaboração do orçamento empresarial.