Jéssica da Silva Vicente

Graduada em Química Industrial/Bacharel pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), e em Licenciatura em Química pela Universidade Cândido Mendes (2010). Realizou mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Trabalhou em laboratório de Controle de Qualidade de produtos químicos (2005 - 2006) e atualmente é professora de Química do Colégio Cruzeiro, dedicando-se a área teórica e prática da disciplina com alunos de ensino fundamental II e médio.

Informações coletadas do Lattes em 24/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Química

2008 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE HIDROXILA SEM O EMPREGO DE PIRIDINA,Ano de Obtenção: 2011
Delmo Santiago Vaitsman.Palavras-chave: Índice de Hidroxila; Controle de Qualidade.

Especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio

2009 - 2010

Universidade Candido Mendes
Título: Estágio Supervisionado
Orientador: João Aprígio

Graduação em Química Industrial

2002 - 2006

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Estágio Supervisionado: SSWhite Artigos Dentários Ltda
Orientador: Evelton Casartelli

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Jogos digitais, gamificação e aprendizagem tecnológica ativa. (Carga horária: 4h). , ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, JALEQUIM, Brasil.

2017 - 2017

Google for Education: Treinamento das ferramentas Google para educação. (Carga horária: 8h). , Colégio Cruzeiro, CC, Brasil.

2008 - 2008

Seminário: Inclusão. (Carga horária: 4h). , Colégio Cruzeiro, CC, Brasil.

2006 - 2006

Noções de Boas Práticas de Fabricação (BPF). (Carga horária: 6h). , SSWhite Artigos Dentários Ltda., SSWHITE, Brasil.

2005 - 2005

Gerenciamento de Rejeitos Químicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2003 - 2003

Química Forense. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA.Atividades Lúdicas nas aulas de Química: quando o aluno se torna autor da aprendizagem. 2017. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cláudio Cerqueira Lopes

Vicente,Jda S.; Vaitsman,D.S.; Teixeira, V.G.; Freitas,S.P.;LOPES, C. C.. Validação de metodologia para determinação do índice de hidroxila sem o emprego de piridina. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CRISTINA MARIA BARRA

BARRA, C. M.; CASARTELLI, Evelton Alves; BORGES, Eliane de Almeida. Estágio supervisionado na empresa SSWhite Artigos Dentários Ltda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Delmo Santiago Vaitsman

VAITSMAN, D. S.. Validação de metodologia para determinação do índice de hidroxila sem o emprego de piridina.. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química - UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Delmo Santiago Vaitsman

; Validação de método analítico para determinação de metais pesados; Início: 2008; Dissertação (Mestrado profissional em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Delmo Santiago Vaitsman

Validação de Metodologia para determinação do índice de hidroxila sem o emprego de piridina; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química - UFRJ,; Orientador: Delmo Santiago Vaitsman;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALINE C. J. S., WUILLDA ; CAMILA A., OLIVEIRA ; JÉSSICA S., VICENTE ; ANTONIO C. O., GUERRA ; JOAQUIM F. M., SILVA . Educação ambiental no Ensino de Química: Reciclagem de caixas Tetra Pak® na construção de uma tabela periódica interativa. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO) , v. 39, p. 268-276, 2017.

  • FERNANDES, EDSON ; VICENTE, JÉSSICA ; CRUZ, ROGÉRIO ; NELE, MÁRCIO ; NUNES, ÉRIKA ; COSTA-FÉLIX, RODRIGO . A methodology free of pyridine for measuring hydroxyl value in polymers and oils. POLYMER TESTING , v. 33, p. 16-20, 2014.

  • JÉSSICA S., VICENTE . Atividades Lúdicas nas aulas de Química: quando o aluno se torna autor da aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALINE C. J. S., WUILLDA ; JÉSSICA S., VICENTE ; CAMILA A., OLIVEIRA ; ANTONIO C. O., GUERRA ; JOAQUIM F. M., SILVA . Reciclagem de embalagens Tetra Pak® na construção de uma tabela periódica interativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMILA A., OLIVEIRA ; ALINE C. J. S., WUILLDA ; JÉSSICA S., VICENTE ; JOAQUIM F. M., SILVA ; ANTONIO C. O., GUERRA . O futuro é agora: sustentabilidade e reciclagem na construção de um futuro mais consciente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMILA A., OLIVEIRA ; ALINE C. J. S., WUILLDA ; VICENTE, J. S. ; ANTONIO C. O., GUERRA ; JOAQUIM F. M., SILVA . O futuro é agora: sustentabilidade e reciclagem na construção de um futuro mais consciente. 2013 (Resumo publicado em anais de Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    O futuro é agora: sustentabilidade e reciclagem na construção de um futuro mais consciente, Descrição: O lixo representa uma grave ameaça à vida devido ao seu volume e toxicidade. O consumismo, incentivado pela mídia, estimula a insensatez do uso indiscriminado dos recursos naturais e contribui para a grande quantidade de lixo produzida ao redor do mundo. Além disso, a disposição sem qualquer tratamento do lixo acarreta alterações das suas características físicas, químicas e biológicas, ocasionando desconforto da população (mau cheiro e poluição visual) e ameaça à saúde pública (proliferação de vetores de doenças). O desenvolvimento de atitudes sustentáveis em relação ao volume gerado e ao descarte do lixo requer mudanças comportamentais. Sendo assim, a escola se torna um dos principais responsáveis por construir um pensamento crítico. Através da educação, a conscientização ambiental dos alunos pode ser estimulada. Esse projeto tem como objetivo incentivar e desenvolver nos alunos do Ensino Médio, a partir da realização de um jogo interativo sobre a reciclagem de lixo, atitudes sustentáveis a respeito das questões ambientais e sociais. Este trabalho foi elaborado através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jéssica da Silva Vicente - Integrante / Jessica da Silva Vicente - Integrante / Aline Camargo Jesus de Souza Wuillda - Integrante / Camila Almeida Oliveira - Integrante / Antonio Marcos Dias de Oliveira - Integrante / Joaquim Fernando Mendes da Silva - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Reciclagem de caixas Tetra Pack na construção de uma tabela periódica interativa, Descrição: O estudo da Tabela Periódica no Ensino Médio é um grande desafio, pois os alunos têm dificuldade em entender a organização dos elementos na tabela, as propriedades periódicas e como estas se relacionam para a formação das substâncias. Muitas vezes, eles não sabem como a utilizar e preferem decorar as informações mais importantes. Como alternativa de despertar o interesse dos alunos, são propostas, na literatura, metodologias para um ensino mais dinâmico e agradável, através do uso de atividades lúdicas e práticas que proporcionem equilíbrio na relação entre o prazer e o ensino. Com isso este trabalho teve como objetivo a construção de uma tabela periódica interativa a partir da reciclagem de caixas Tetra Pack, buscando promover atitudes sustentáveis para incentivar a preservação ambiental nas salas de aula e auxiliar no processo de aprendizagem utilizando a abordagem interdisciplinar e a contextualização conceitual através de sua relação com o cotidiano dos alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jéssica da Silva Vicente - Integrante / Aline Camargo Jesus de Souza Wuillda - Integrante / Camila Almeida Oliveira - Integrante / Antonio Marcos Dias de Oliveira - Integrante / Joaquim Fernando Mendes da Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE HIDROXILA SEM O EMPREGO DE PIRIDINA, Descrição: Para se determinar a eficiência e a confiabilidade de um produto, há a necessidade de um controle de qualidade em todas as etapas empregadas na produção desse. A determinação do índice de hidroxila (IOH) é uma das formas de averiguação de diversos produtos e matérias primas hidroxiladas. A determinação do IOH tem como um dos seus principais objetivos a sua utilização no controle de matérias-primas tais como polióis, óleos vegetais hidroxilados, poliuretanos, dentre outros, onde o valor de IOH está diretamente relacionado com a qualidade e pureza desses. As técnicas utilizadas na determinação do IOH podem ser divididas em métodos químicos e espectroscópicos. As determinações espectroscópicas possuem vários fatores que inviabilizam a sua utilização. Já os métodos químicos, apesar de não apresentarem os fatores complicantes que ocorrem em um método espectroscópico, possuem o agravante da utilização de componentes tóxicos, o que prejudica a utilização dessa metodologia em análises laboratoriais de rotina. Entre os catalisadores básicos normalmente empregados na metodologia usual, a piridina é a base predominantemente utilizada, atuando como catalisador e solvente da reação. A sua toxidade prejudica significativamente a saúde humana e ao meio ambiente. Mesmo realizando a análise em capela, o cheiro desagradável dificulta sua realização, podendo causar náuseas, dor de cabeça, rinite alérgica, entre outros. Devido a estes fatores, a implementação de uma técnica para o método de determinação do IOH por acetilação que utilize reagentes e/ou solventes que possuam menor toxidez e que forneça valores próximos aos fornecidos pelos métodos ASTM e ISO se fez necessário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jéssica da Silva Vicente - Integrante / Edson Rodrigo Fernandes dos Santos - Coordenador / Rogério Cruz Domingues da Silva - Integrante / Rodrigo Pereira Barretto da Costa Félix - Integrante / Marcio Nele de Souza - Integrante / Delmo Santiago Vaitsman - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional