Estela Maura Padilha

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília, especialização em Políticas de RH para a Gestão do SUS e Mestrado em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Coordenou o curso de formação do agente de saúde comunitário polivalente e auxiliar de enfermagem polivalente no Haiti, no âmbito do Componente de Formação do Projeto de Cooperação Internacional Brasil-Cuba-Haiti para o fortalecimento da autoridade sanitária haitiana. Atuou como consultora especializada do Ministério da Saúde, na área de Atenção Básica - Estratégia Saúde da Família. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Gestão, Formação, Qualificação e capacitação de recursos humanos de nível técnico e superior para o Sistema Único de Saúde - SUS.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

2008 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: Perfil epidemiológico do beribéri notificado de 2006 a 2008 no estado do Maranhão, Brasil e as ações de enfrentamento.,Ano de Obtenção: 2010
Elizabeth Fujimori.Palavras-chave: Doenças nutricionais e metabólicas; Epidemiologia descritiva; Vitaminas (deficiência; efeitos adversos).Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Especialização em Liderança em Enfermagem na Atençao Primária

2010 - 2010

Universidade Federal do Acre
Título: Liderança em Enfermagem na Atenção Primária em á Saúde
Orientador: Dra. Margarida de Aquino Cunha

Especialização em Advanced Nursing Practice in Primary Health Care

2010 - 2010

University of Toronto
Título: Advanced Nursing Practice in Primary Health Care
Orientador: Dr. Sioban Nelson

Especialização em Políticas de Recursos Humanos para Gestão do SUS

2001 - 2002

Universidade de Brasília, UnB
Título: O processo de trabalho do Componente I do PROFAE
Orientador: Lynn Dee Silver

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1990 - 1995

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

V Curso de Atualização em Saúde Coletiva. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro regional de gestores da trabalho na saúde região centro-oetes. 2012. (Encontro).

Seminário Nacional do PROFAPS. 2011. (Seminário).

1ª oficina de trabalho para validação de mapas de competências profissionais e marcos de orientações curriculares para formação de técnicos em radiologia, em citologia, em hemoterapia e em vigilância em saúde. 2010. (Oficina).

Oficina de alinhamento conceitual do plano de fortalecimento da atenção primária á saúde 2010. 2010. (Oficina).

Oficina de trabalho para preparação de docentes que atuarão na formação de técnicos de nível médio da atenção primária à saúde no Haiti. 2010. (Oficina).

VIII Congresso brasileiro de prevenção das DST e Aids e I Congresso brasileiro de prevenção das hepatites virais. Fórum: iniciativas comunitárias e atenção básica: integrando as ações de prevenção no território. 2010. (Congresso).

10º Congresso brasileiro de medicina de família e comunidade. 2009. (Congresso).

1º SEMABS ? Seminário maranhense de atenção básica em saúde.Estruturação e organização da atenção básica em saúde a partira da política de saúde da família. 2009. (Seminário).

3º Encontro referente ao ciclo de debates sobre redes regionalizadas de atenção à saúde: desafios do SUS. 2009. (Encontro).

Oficina dos consultores do ministério da saúde para o monitoramento das ações do pacto pela redução da mortalidade infantil no nordeste e na amazônia legalo il no lao. 2009. (Oficina).

Semana comemorativa do centenário da descoberta da doença de chagas. 2009. (Outra).

Seminario de avaliação e perspectivas para o enfrentamento da síndrome neurológica beribéri no Maranhão. 2009. (Seminário).

24ͣª Reunião de pesquisa aplicada em doença de chagas e e 12ª reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses.Integração do programa de doença de chagas com atenção básica em saúde: a experiência do estado do Pará;. 2008. (Outra).

3º Congresso de Enfermagem do PIAUÍ. O Cuidado de Enfermagem e o Modelo de Atenção Básica do SUS. 2007. (Congresso).

VI Curso de Atualização em Saúde Coletiva. 2007. (Outra).

1ª Expogest - Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no SUS. 2006. (Outra).

Seminário Internacional da Atenção Primária. 2005. (Seminário).

Oficina sobre regulamentação profissional do Agente Comunitário de Saúde. 2003. (Oficina).

Seminário Nacional de Educação Profissional. 2003. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).

II Fórum Nacional do PROFAE. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Regina Gomes de Souza

PADILHA, E. M.. O agente comunitario de saude se sente preparado para realizar atividades de educação e saúde?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde da família e comunidade) - Escola Superior de Ciências da Saúde.

Aluno: Ramiro Mota dos Santos Junior

PADILHA, E. M.. O enfermeiro na gerência de unidade básica de saúde sob os aspectos teóricos e jurídicos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde da família e comunidade) - Escola Superior de Ciências da Saúde.

Aluno: Michele Vieira Miranda

PADILHA, E. M.. Programa de controle do tabagismo no centro de saúde n.º 02 do Recanto das Emas - DF: análise sobre a adesão dos participantes e efetividade da abordagem. 2010 - Escola Superior de Ciências da Saúde.

Aluno: Françoise Vieira Barbosa

PADILHA, E. M.. Mapeamento das práticas de enfermagem em saúde coletiva, no cenário de Samanbaia, distrito Federal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde da família e comunidade) - Escola Superior de Ciências da Saúde.

PADILHA, E. M.. I mostra de experiências da enfermagem em saúde da família. 2009. Departamento de Atenção Básica - Ministerio da Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ruth Natalia Teresa Turrini

Fujimori E.; Jaime PC; Lira PIC;TURRINI, R. N. T.. Perfil epidemiológico do beribéri notificado de 2006 a 2008 no Estado do Maranhão, Brasil e as ações de enfrentamento. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Ruth Natalia Teresa Turrini

Fujimori E.;TURRINI, R. N. T.; Borges A.L.V.. Aspectos epidemiológicos da re-emergência do beribéri no Maranhão. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Ana Luiza Vilela Borges

BORGES, Ana Luiza Vilela. Perfil Epidemiológico do beribéri notificado de 2006 a 2008 no estado do Maranhão, Brasil e as ações de enfrentamento. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Ana Luiza Vilela Borges

BORGES, Ana Luiza Vilela. Aspectos epidemiológicos da re-emergência do beribéri no Maranhão. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Elizabeth Fujimori

FUJIMORI, E.; JAIME, P.C.; LIRA, P.I.C.. Perfil epidemiológico do beribéri notificado de 2006 a 2008 no estado do Maranhão, Brasil e as ações de enfrentamento. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Elizabeth Fujimori

FUJIMORI, E.BORGES, A. L. V.; TURRINI, R.N.T.. Aspectos Epidemiológicos da re-emergência do beribéri no Maranhão. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Pedro Israel Cabral de Lira

Lira, PIC. Perfil epidemiológico do Beribéri notificado de 2006 a 2008 no estado do Maranhão, Brasil e as ações de enfrentamento. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dirce Bellezi Guilhem

Monitoria - Disciplina Didática Aplicada à Enfermagem e Estágio; 1995; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Dirce Bellezi Guilhem;

Elizabeth Fujimori

Perfil epidemiológico do beribéri notificado de 2006 a 2008 no estado do Maranhão, Brasil e as ações de enfrentamento; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da USP,; Orientador: Elizabeth Fujimori;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PADILHA, E. M. ; FUGIMORI, E. ; BORGES, A. L. V. ; SATO, A. P. S. ; GOMES, M. N. ; BRANCO, M. R. F. C. ; SANTOS, H. J. ; LERMEN JUNIOR, N. . Perfil epidemiológico do beribéri notificado de 2006 a 2008 no estado do maranhão, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 449-459, 2010.

  • PADILHA, E. M. ; FUGIMORI, E. ; LERMEN JUNIOR, N. . O programa de doença de chagas e a atenção básica à saúde: a experiência da integração no estado do Pará. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 41, p. 47-49, 2008.

  • Marques ; PADILHA, E. M. . Contexto e perspectivas da formação do agente comunitário de saúde.. Trabalho, Educação e Saúde , v. 2, p. 345-352, 2004.

  • PADILHA, E. M. ; FUGIMORI, E. ; BORGES, A. L. V. ; SAYURI, A. P. ; GOMES, M. N. ; BRANCO, M. R. F. C. ; SANTOS, H. J. ; LERMEN JUNIOR, N. ; PADILHA, E. M. . Perfil epidemiológico do Beribéri notificado de 2006 a 2008 no estado do Maranhão - Brasil.. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Epidemiologia e as políticas públicas de saúde, 2011, Sao Paulo. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Epidemiologia e as políticas públicas de saúde, 2011.

  • PADILHA, E. M. ; FUGIMORI, E. ; BORGES, A. L. V. ; SATO, A. P. S. ; GOMES, M. N. ; BRANCO, M. R. F. C. ; SANTOS, H. J. ; LERMEN JUNIOR, N. . Perfil Epidemiológico do beribéri notificado de 2006 a 2008 no Estado do Maranhão, Brasil. In: 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem, 2011, São Paulo. Anais do 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem, 2011.

  • PADILHA, E. M. ; FUGIMORI, E. ; BORGES, A. L. V. ; SATO, A. P. S. ; GOMES, M. N. ; BRANCO, M. R. F. C. ; SANTOS, H. J. ; LERMEN JUNIOR, N. . . Epidemiological profile of beriberi notified from 2006 to 2008 in the state of Maranhão, Brazi. In: II World Congress of Public Health Nutrition I Latinamerican Congress of Community Nutrition, 2010, Porto. . Public Health Nutrition, 2010.

  • PANTOJA, M. ; COSTA, E. G. ; SANTOS, S. O. ; PADILHA, E. M. ; TATTO, E. ; AMORAS, W. ; ALAMEIDA, A. ; MIRANDA, D. ; ROSARIO, K. ; BARROS, G. ; CARDOSO, M. ; FEITOSA, E. ; SAMPAIO, P. ; MIRANDA, K. ; PADILHA, E. M. . Plano de Intensificação das ações de controle da doença de chagas no estado do Pará. In: 24ª Reunião de pesquisa aplicada em doença de chagas e 12ª reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses, 2008, Uberaba. 24ª Reunião de pesquisa aplicada em doença de chagas e 12ª reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses, 2008.

  • COSTA, E. G. ; SAMPAIO, P. ; BOSSATO, B. L. ; AMORAS, W. ; PANTOJA, M. ; MIRANDA, K. ; TATTO, E. ; SANTOS, S. O. ; PADILHA, E. M. ; NASCIMENTO, M. A. ; SANTOS, J. S. ; PADILHA, E. M. . A contribuição do Ministério público estadual no controle de doença de chagas aguda no estado do Paráa. In: 24ª Reunião de pesquisa aplicada em doença de chagas e 12ª reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses, 2008, Uberaba. 24ª Reunião de pesquisa aplicada em doença de chagas e 12ª reunião de pesquisa aplicada em leishmanioses, 2008.

  • PADILHA, E. M. . O Cuidado de Enfermagem e o Modelo de Atenção Básica do SUS. In: 3º Congresso de Enfermagem do PIAUÍ, 2007, Teresina. 3º Congresso de Enfermagem do Piauí, 2007.

  • PADILHA, E. M. . Estruturação e organização da atenção básica em saúde a partira da política de saúde da família. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PADILHA, E. M. . Formation de l?agent de sante communautaire polyvalent : guide du formateur. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

PADILHA, E. M. . Formation de l?agent de sante communautaire polyvalent : cahier de texte. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

PADILHA, E. M. . Formation de l?agent de sante communautaire polyvalent : cahier de l?eleve. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

PROFAE, G. T. ; PADILHA, E. M. . Documento de Orientação para a Supervisão do PROFAE. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas e Manuais Técnicos).

PADILHA, E. M. ; PROFAE, G. T. . Caderno do Aluno: Saúde Coletiva. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas e Manuais Técnicos).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. , Setor SRTVN Quadra 701 Lote D 4 andar, Asa Norte, 70719040 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33153631

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada, Carga horária: 40

  • 2015 - 2017

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades: Articulação com técnicos das áreas do MS, SES e municípios/Cosems no intuito de dar apoio à continuidade da implantação e da execução das politicas públicas em saúde nas regiões de saúde ; integração sinérgica na alocação de recursos de investimentos, de desenvolvimento de recursos humanos e de implementação de novos processos e tecnologias de gestão da Rede de Atenção á Saúde - RAS; realização de visitas técnicas sistemáticas ao estado e municípios, subsidiando ações que qualifiquem o processo de gestão e organização das RAS; analise e sistematização da implantação das redes temáticas, possibilitando estratégias de readequação do processo; desenvolvimento de mecanismos e instrumentos de qualificação, divulgação e promoção, para o melhor acompanhamento do processo de gestão e organização, visando o monitoramento e avaliação da RAS; e, elaboração de relatórios de acompanhamento e execução do projeto.

  • 2015 - 2015

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades: Realizar ações estratégicas na implementação dos componentes da Política Nacional de Atenção a Saúde da mulher (PNAISM) junto a Coordenação Nacional . Colaborar e apoiar os Estados e Municípios na operacionalização da Rede Cegonha considerando as cinco fases: I - Adesão e diagnóstico; II - Desenho Regional da Rede Cegonha; III - Contratualização dos Pontos de Atenção; IV - Qualificação dos componentes e V ? Certificação. Realizar monitoramento da Rede Cegonha analisando indicadores prioritários. Aprimorar os processos de trabalho voltado à implantação/implementação das políticas voltadas a saúde da mulher e criança a ser implementados em cada estado e região de saúde.

  • 2010 - 2014

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades: acompanhamento em conjunto com parceiros de Cuba e Haiti, da execução das ações de formação de Recursos Humanos na Atenção Primária à Saúde - Haiti; coordenação do Curso de formação dos Agentes de Saúde Comunitários Polivalentes participação na elaboração do material didático para formação dos Agentes de Saúde Comunitários Polivalentes, Auxiliares de Enfermagem Polivalente e Inspetores Sanitários; coordenação e acompanhamento dos docentes das Escolas Técnicas de Saúde do SUS no desenvolvimento da formação dos recursos humanos de nível médio no Haiti; participação na elaboração das propostas de organização da Atenção Primária e inserção dos Agentes de Saúde Comunitários Polivalentes nos Serviços; articulação e pactuação de viabilidades técnicas para a implementação da formação dos Agentes de saúde Comunitários Polivalentes nas Comunas de Porto Au Prince, Delmas, Petion Ville, Carrefour, Paillant, Gonaíves e Aquim; elaboração dos relatórios de prestação de contas; encaminhamento das demandas da formação junto a UFSC, OPAS Brasil e Haiti e Ministério da Saúde do Brasil.

  • 2005 - 2010

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada

    Outras informações:
    Atividades: avaliação/monitoramento da Atenção Básica, acompanhamento e assessoria aos estados e municípios na organização da Atenção Básica no âmbito da Gestão Estadual e Municipal e na execução dos incentivos do Projeto de Expansão e Consolidação da Estratégia Saúde da Família. Assessoria e acompanhamento das coordenações estaduais e municipais, na implantação/implementação da Estratégia Saúde da Família.

  • 2000 - 2005

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades: orientação e análise de projetos pedagógicos; desenvolvimento de perfis profissionais para a área da saúde; implementação, execução e avaliação de projetos de qualificação e habilitação para profissionais de nível técnico em saúde; acompanhamento e assessoria às Escolas Técnicas de Saúde do SUS na elaboração de projetos de formação profissional para o nível técnico em saúde; coordenação técnica de processo licitatório para seleção de instituições para execução de serviços educacionais e de supervisão; acompanhamento e monitoramento didático-pedagógico e físico-financeiro da execução dos cursos de Auxiliar e Técnico de Enfermagem oferecidos pelo Projeto de Profissionalização de Auxiliares de Enfermagem - PROFAE nos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

  • 2000 - 2000

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Organismo Internacional, Enquadramento Funcional: Consultoria Especializada, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades: Implantação/implementação do Programa Saúde da Família no município de Rio Branco/AC; Acompanhamento do processo de seleção de profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde; Planejamento e execução de treinamentos introdutórios para as equipes de saúde da família; Apoio técnico na organização do sistema de referência/contra-referência para as equipes; Apoio técnico na implantação do sistema de informação; Apoio técnico na articulação do Pólo de Capacitação do Estado, Apoio técnico na expansão do Programa Saúde da Família no Estado.

    Atividades

    • 10/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.,Atividade realizada, Monitorar e avaliar o conjunto de ações de educação na saúde apoiadas e implementadas pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde..

  • 1999 - 2000

    Secretaria Municipal de Saúde de Betim

    Vínculo: Cargo Comissionário, Enquadramento Funcional: Enfermeira PACS, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades: Seleção e capacitação de agentes comunitários de saúde e enfermeiros, implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS, planejamento e organização do processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e apoio técnico na implantação do Sistema de Informação em Atenção básica.

  • 1997 - 1999

    Secretaria de Estado de Saúde Pública do Distrito Federal

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira PSF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades: planejamento da Assistência de Enfermagem e assistência de Enfermagem em ações básicas relativas aos programas de atenção à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso; Planejamento, implantação e gerenciamento da Unidade Básica de Saúde; supervisão de Agentes Comunitários de Saúde.

  • 1997 - 1997

    Secretaria Municipal de Saúde de Planaltina de Goiás

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atividades: planejamento da Assistência de Enfermagem, Gerenciamento de recursos humanos e implantação do centro cirúrgico.

  • 1996 - 1997

    Fundação Universidade de Brasília

    Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20