Catia Pereira dos Santos

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1997) e mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra. Professora substituta do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Com especialização em Informática Educativa atuo como Professora Multiplicadora no Núcleo de Tecnologia Educacional de São Gonçalo (estadual) e também desenvolvo junto à Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo o programa de difusão da Informática Educativa na rede municipal de ensino. Na Geografia as principais áreas de atuação e pesquisa são: Geografia Urbana, Geografia Agrária e Prática de Ensino em Geografia no Ensino Fundamental. Na área de Tecnologia Educacional desempenha atividades cujos temas centrais são: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Inclusão Digital e Educação a Distância.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geologia e Geofísica Marinha

2013 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Heloisa Helena Gomes Coe. Coorientador: André Luiz Carvalho da Silva.

Mestrado em Geografia (Geografia Humana)

2003 - 2006

Universidade de São Paulo
Marta Inez Medeiros Marques.Palavras-chave: Urbanização; Urbano; Rural; Modo de vida; Bairro.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Rural.

Especialização em Informática aplicada à Educação

2001 - 2002

Centro Universitário Plínio Leite
Orientador: Oscar Fernando Marmolejo Roldan

Graduação em Geografia

1994 - 1999

Universidade Federal Fluminense
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1994 - 1994

Extensão universitária em Gerenciamento de Recursos Naturais em ambientes co. (Carga horária: 364h). , Universidade de Maryland.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. Biomineralizações de sílica (espículas de esponja) na interpretação paleoambiental de uma paleolaguna na Planície Costeira de Maricá. 2013. (Congresso).

Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. Identificação de fitólitos em plantas de restinga em Maricá (RJ) como referência moderna para estudos paleobiogeoclimáticos. 2013. (Congresso).

Seminário Proinfo e TV Escola - Experiências Integradas: um sucesso coletivo. 2008. (Seminário).

Encontro da Região Sudeste de Formação dos Formadores/Multiplicadores do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - PROINFO. 2008. (Encontro).

SBC 2007 - XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - Interação entre as Ciências: Desafio para a Tecnologia da Informação. 2007. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2007. (Congresso).

IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária / III Simpósio Internacional de Geografia Agrária - Campesinato em Movimento.Desenvolvimento capitalista e sustentabilidade da agricultura: perspectivas de permanência do campesinato na serra fluminense - o caso de Teresópolis. 2007. (Simpósio).

1. I Fórum Gonçalense de Educação Profissional, Tecnológica Geração de Trabalho e Renda.A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica e seu plano pedagógico Ensino Fundamental Integrado. 2006. (Outra).

II Simpósio Internacional de Geografia Agrária / III Simpósio Nacional de Geografia Agrária - Desenvolvimento do Campo, das Florestas e das Águas.O caráter intensivo da atividade agrária e campesinato em São José do Vale do Rio Preto, Serra Fluminense. 2005. (Simpósio).

X Encontro de Geógrafos da América Latina.Relação campo cidade. 2005. (Encontro).

Seminário Internacional São Paulo 450 anos - As Geografias da Metrópole. 2004. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária - Tradição X Tecnologia: as novas Territorialidades do Espaço Agrário.A cafeicultura e o povoamento do Noroeste Fluminense. 2004. (Encontro).

VIII GEOUFF.Manejo inadequado de técnicas agropastoris e suas conseqüências na degradação sócio-ambiental no Noroeste Fluminense. 2004. (Encontro).

56ª Reunião Anual da SBPC.Desenvolvimento capitalista e diferenciação espacial: horticultura, pequena produção e meio ambiente na serra fluminense. 2004. (Outra).

SEPEGE Seminário de Pesquisa em Geografia: Pesquisa em Geografia no século XXI". 2003. (Seminário).

II Simpósio Nacional de Geografia Agrária/ I Simpósio Internacional de Geografia Agrária O campo no século XXI.Relações campo/cidade e a formação de periferias urbanas em Itaperuna RJ. 2003. (Simpósio).

Encontro de Pós-graduados do curso de Informática na Educação da UNIPLI.A informática educativa no aprendizado de Geografia. 2003. (Encontro).

I Encontro EAD - Perspectivas e Reflexões em Educação a Distância. 2002. (Encontro).

50ª Reunião Anual da SBPC.Relações campo/cidade e as periferias urbanas no Noroeste Fluminense. 1998. (Outra).

VII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada I Fórum Latino-Americano de Geografia Física Aplicada.Impactos ambientais no sistema do complexo de Lages. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vários

VARIOS,;SANTOS, C. P.. Especialização de Gestores da Educação Pública. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGESTÃO - Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Teresa Cristina de Carvalho Piva

PIVA, Teresa Cristina de Carvalho. A Comunicação Não Verbal como Instrumento do Enfermeiro para o Cuidado do Cliente Psiquiátrico.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa.

Júlio César Suzuki

SUZUKI, JULIO CESAR; MARQUES, M. I. M.; GRABOIS, J.; CARLOS, A. F. A.. De Arraial de Porto Alegre a cidade de Itaperuna - especificidade de uma urbanização com traços do rural. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Mauro Parolin

FIGUEIREDO, A.; MELO, G.V. de;PAROLIN, M.; PEREIRA, A. J.. Reconstituição paleoambiental da planície costeira de Maricá, RJ, com base em biomineralizações de sílica. 2018. Tese (Doutorado em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Mauro Parolin

BAPTISTA NETO, J. A.; BARRETO, C.;PAROLIN, M.. Reconstituição paleobiogeoclimática da planície costeira de Maricá através do estudo de biomineralizações. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

Mauro Parolin

BAPTISTA NETO, J. A.;PAROLIN, M.; BARRETO, C.. Reconstituição paleobiogeoclimática da planície costeira de Maricá através do etudo de Miomineralizações. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geologia e Geofísica Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Marta Inez Medeiros Marques

MARQUES, M. I. M.; SEABRA, Odette C de L; SUZUKI, Júlio César. Processo de urbanização e Transformações Processo de urbanização e Transformações na relação rural-urbana em Itaperuna. 2005. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Marta Inez Medeiros Marques

MARQUES, M. I. M.; SEABRA, Odette C de L; SUZUKI, Júlio César. Relação cidade/campo e a formação de periferias urbanas em Itaperuna: o caso dos bairros Niterói e Aeroporto. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Andrade e Silva

Projeto Brincando em Saúde; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Andrade e Silva;

Maria Andrade e Silva

Projeto Brincando em Saúde; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Andrade e Silva;

Kátia de Moraes Jorge

A comunicação não-verbal como instrumento do enfermeiro para o cuidado do cliente psiquiátrico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Katia de Moraes Jorge;

Marta Inez Medeiros Marques

De arraial de Porto Alegre a cidade de Itaperuna: especificidade de uma urbanização com traços de rural; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Marta Inez Medeiros Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • José Grabois ; SANTOS, C. P. ; CEZAR, L. H. S. . COMPROMISSO OU RETÓRICA? REFLEXÕES ACERCA DA QUESTÃO AMBIENTAL. Portal do São Francisco (CESVASF) , v. 4, p. 21-38, 2005.

  • José Grabois ; SANTOS, C. P. ; CEZAR, L. H. S. . ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO E SUSTENTABILIDADE NO NOROESTE FLUMINENSE. Portal do São Francisco (CESVASF) , v. 3, p. 5-17, 2004.

  • José Grabois ; SANTOS, C. P. ; CEZAR, L. H. S. ; GREGORIO FILHO, G. . O HABITAT E A QUESTÃO SOCIAL NO NOROESTE FLUMINENSE. Terra Livre , v. 2, p. 55-71, 2003.

  • José Grabois ; SANTOS, C. P. . O Momento Atual da Evolução da Pecuária Leiteira em Itaperurna: as transformações da Estrutura Produtiva na Década de 1990. Geo UERJ , v. 8, p. 17-28, 2000.

  • José Grabois ; BRUNI, D. C. ; SANTOS, C. P. ; CEZAR, L. H. S. ; NEVES, S. S. ; LIMA, L. S. ; EGGER, D. S. . OS SÓCIOS DO PATRÃO: Transformações da estrutura produtiva e reprodução modernizada da dominação em Nova Friburgo. , 2005.

  • José Grabois ; SANTOS, C. P. ; CEZAR, L. H. S. . O papel da pequena produção na organização de um espaço periférico: o caso do Noroeste Fluminense. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2004. v. 1. 161p .

  • José Grabois ; SANTOS, C. P. ; CEZAR, L. H. S. . DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? O CASO DA PECUÁRIA EM ITAPERUNA, NOROESTE FLUMINENSE. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2004. v. 1. 118p .

  • José Grabois ; SANTOS, C. P. ; CEZAR, L. H. S. . Rastreando o habitat tradicional no Noroeste Fluminense. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2004. v. 1. 84p .

  • MONTEIRO, A. ; José Grabois ; TOLMASQUIN, M. ; SANTOS, C. P. ; ERMEL, L. H. N. ; FERNANDEZ, R. I. V. ; MADUREIRA, M. L. C. ; VILLA, P. C. ; OLIVEIRA, M. S. ; SOUZA, M. X. ; SANTOS, J. C. ; ROCHA, F. N. . CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS.. In: Convênio SECiT RJ/Petrobras; Consórcio de Universidades. REDUC/DTSE. (Org.). Relatório final de avaliação das condições presentes de funcionamento do Complexo Industrial Reduc/DTSE. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, 2000, v. 1, p. 180-206.

  • José Grabois ; SANTOS, C. P. ; CEZAR, L. H. S. ; Quintanilha, L.B.M ; GONCALVES, D. M. ; FICO, B.V. ; Fabrício, S.M. ; MACHADO, T. M. R. . O papel da pequena produção na organização de um espaço periférico: o caso do Noroeste Fluminense. In: Maria José Carneiro; Gian Mario Giulliani; Leonilde Sérvulo de Medeiros; Ana Maria Motta Ribeiro. (Org.). Campo Aberto - o rural no Estado do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Contra Capa, 1998, v. 1, p. 209-222.

  • SANTOS, C. P. . Relação campo cidade. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005.

  • SANTOS, C. P. . A cafeicultura e o povoamento do Noroeste Fluminense. In: XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária - Tradição X Tecnologia: as novas Territorialidades do Espaço Agrário, 2004, Gramado. Anais do XVII ENGA, 2004.

  • SANTOS, C. P. . Relaçôes campo/cidade e a formação de periferias urbanas em Itaperuna. In: II Simpósio Nacional de Geografia Agrária/ I Simpósio Internacional de Geografia Agrária O campo no século XXI, 2003, São Paulo. Anais do Simpósio Nacional de Geografia Agrária/ I Simpósio Internacional de Geografia Agrária O campo no século XXI, 2003.

  • Hack, Luci ; SANTOS, C. P. ; Quintanilha, L.B.M ; Fabrício, S.M. . Impactos ambientais no sistema do complexo de Lages. In: VII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada I Fórum Latino-Americano de Geografia Física Aplicada, 1997, Curitiba. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada I Fórum Latino-Americano de Geografia Física Aplicada, 1997.

  • SANTOS, C. P. . Relações campo/cidade e as periferias urbanas no Noroeste Fluminense. In: 50ª Reunião Anual da SBPC, 1998, Natal. Anais da 50ª Reunião Anual da SBPC, 1998.

  • SANTOS, C. P. ; Coe, H.H.G. ; Seixas, A.P. ; Ramos, Y.B.M. ; Pires, G.S.S. . Estudos das comunidades vegetais de restinga para reconstituição paleobiogeoclimática durante o Quaternário da planície litorânea de Maricá, RJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, C. P. ; Coe, H.H.G. ; SOUSA, L. O. F. ; Ramos, Y.B.M. ; Pires, G.S.S. ; Seixas, A.P. . CARACTERIZAÇÃO DAS COMUNIDADES VEGETAIS DA RESTINGA DA APA DE MARICÁ, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Coe, H.H.G. ; SOUSA, L. O. F. ; SILVA, A. L. C. ; SANTOS, C. P. ; Ramos, Y.B.M. ; Pires, G.S.S. ; Seixas, A.P. ; Silvestre, C.P. ; RAMIRES, J. V. . CARACTERIZAÇÃO DAS COMUNIDADES VEGETAIS DA RESTINGA DA APA DE MARICÁ, RJ, ATRAVÉS DE ESTUDOS DE FITÓLITOS: RESULTADOS PRELIMINARES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Coe, H.H.G. ; SOUSA, L. O. F. ; SILVA, A. L. C. ; SANTOS, C. P. ; Ramos, Y.B.M. ; Pires, G.S.S. ; Seixas, A.P. ; Silvestre, C.P. ; RAMIRES, J. V. . CARACTERIZAÇÃO DAS COMUNIDADES VEGETAIS DA RESTINGA DA APA DE MARICÁ, RJ, ATRAVÉS DE ESTUDOS DE FITÓLITOS: RESULTADOS PRELIMINARES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Coe, H.H.G. ; SANTOS, C. P. ; Ramos, Y.B.M. ; Pires, G.S.S. ; Seixas, A.P. ; Silvestre, C.P. . ESTUDOS DE BIOMINERALIZAÇÕES DE SÍLICA EM SEDIMENTOS COLETADOS NA PLANÍCIE COSTEIRA DE MARICÁ (RJ). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2002 - 2004

    Transformações da estrutura produtiva e reordenação espacial: horticultura e pequena produção em Nova Friburgo, Descrição: A proposta do trabalho é identificar e explicar, consoante os pressupostos teóricos colocados, as formas bastante diferenciadas da pequena produção na horticultura do alto vale do rio Grande e seus principais afluentes. Dirige-se o foco da pesquisa para o último quartel deste século. O estudo desta diversidade traz consigo preocupações que dizem respeito ao entendimento da evolução das relações de subordinação da pequena à grande produção e ao capital em suas diferentes feições. Voltam-se também para o modo pelo qual, ao longo do tempo, a prática da horticultura se manifesta na produção do espaço e de como a problemática ambiental se insere neste processo. Tal proposta passa necessariamente pela preocupação da Geografia com o processo de permanente reordenação espacial, o qual, a nosso ver, identifica-se com a concepção de que a sociedade rural é um conjunto de relações organizadas de trabalho e convívio social, incluindo formas mais ou menos elaboradas de consciência coletiva. Estruturada em classes sociais, esta sociedade se sustenta num determinado meio natural, que é modificado e aproveitado pela população através de técnicas e formas de produção e intercâmbio, historicamente condicionados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Catia Pereira dos Santos - Integrante / José Grabois - Coordenador / Lucia Helena da Silva Cezar - Integrante / Leonardo da Silva Lima - Integrante / Daniela da Silva Egger - Integrante / Genésio Gregório Filho - Integrante / Silvia Salles Neves - Integrante.

  • 1999 - 2001

    Rastreando o habitat tradicional no Noroeste Fluminense, Descrição: A proposta do trabalho foi identificar e explicar, no Noroeste Fluminense, a estrutura e a dinâmica do habitat rural, em suas diferentes formas, sem negligenciar, porém, o papel desempenhado pelas cidades na organização regional como elemento importante de um espaço ainda muito marcado pela atividade agrária. Tal proposta passa necessariamente pela preocupação da Geografia com o processo de permanente reordenação espacial, o qual, a nosso ver, identifica-se com a concepção de que a sociedade rural é um conjunto de relações organizadas de trabalho e convívio social, incluindo formas mais ou menos elaboradas de consciência coletiva. Estruturada em classes sociais, esta sociedade se sustenta num determinado meio natural, que é modificado e aproveitado pela população através de técnicas e formas de produção e intercâmbio, historicamente condicionados. Esta proposta é perpassada pela consideração do desenvolvimento capitalista em suas diferentes etapas no período estabelecido no projeto, onde se analisa as transformações da economia e do espaço agrário daí decorrentes. Leva-se em conta, nessa porção pouco privilegiada do Sudeste brasileiro, não só a escala específica do conjunto estudado, mas a abordagem de suas relações orgânicas com o regional e o nacional, sem se deixar de lado as questões ligadas à divisão internacional do trabalho, vale dizer, o mercado internacional e as necessidades dos países dominantes. Pretende-se, assim, estudar a evolução das formas do habitat até a atualidade ao longo das sucessivas etapas do povoamento e suas bases sociais e econômicas, conforme os pressupostos anteriormente apresentados. Apesar da evidente necessidade da caracterização do habitat nas suas origens, isto é, no contexto da fazenda de café, a pesquisa tem seu foco principal cronologicamente demarcado pela falência da economia cafeeira que se completa no início da década de 1960, quando a pecuária leiteira já é a principal atividade na economia regional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Catia Pereira dos Santos - Integrante / José Grabois - Coordenador / Lucia Helena da Silva Cezar - Integrante / Genésio Gregório Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1999

    O papel da pecuária na reordenação espacial do Noroeste Fluminense: o caso de Itaperuna, Descrição: Este projeto de pesquisa representa a continuação de uma linha de trabalho cuja temática principal liga-se ao conjunto de questões atinentes à pequena produção rural. A partir da experiência adquirida ao longo da última pesquisa no Noroeste Fluminense e com o melhor conhecimento da realidade agrária desta região, optamos por estudar, agora, o papel da pecuária na reordenação do espaço regional. Tal escolha apoiou-se não apenas na importância que a pecuária possui no conjunto das atividades econômicas do Noroeste Fluminense, mas principalmente na participação massiva da pequena produção. A pesquisa anterior, motivada em grande parte pela constatação inicial do esvaziamento econômico e demográfico da região, mostrou como a pecuária está intimamente ligada a tal processo; daí a decisão de aprofundar o assunto. Tendo sempre em vista a problemática da pequena produção, tentaremos entender o tema da pecuária, através da sua evolução, num contexto mais amplo, que envolva não só a produção mas também as suas estreitas relações com o capital comercial e industrial. O município de Itaperuna foi escolhido por ser referência fundamental para a compreensão do processo de reordenação espacial desta porção do Estado do Rio de Janeiro, sintetizando as transformações pelas quais passou a região. É o mais importante dos municípios e sua sede é um centro sub-regional, exercendo sobre as demais uma forte polaridade. Itaperuna é o principal centro de convergência da produção leiteira e de gado de corte da região. O trabalho justifica-se por lançar atenção sobre uma atividade que é a base da economia regional e que está ligada a um marcado êxodo populacional e ao esvaziamento econômico. É um espaço predominantemente pastoril, com sinais de estagnação econômica e de forte degradação ambiental - conseqüência direta do emprego de sistemas rústicos. Tais questões tornam o estudo relevante, significando um diagnóstico e uma contribuição para o conhecimento da realidade agrária brasileira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Catia Pereira dos Santos - Integrante / Lana Bety Miranda Quintanilha - Integrante / José Grabois - Coordenador / Lucia Helena da Silva Cezar - Integrante / Genésio Gregório Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Núcleo de Tecnologia Educacional de São Gonçalo, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. , Rua Cel. Serrado, 1750, Zé Garoto, 24440-020 - Sao Goncalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26070690, Fax: (21) 26070690

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda

    Atividades

    • 05/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências.,Linhas de pesquisa

  • 2007 - Atual

    Faculdade de Formação de Professores da UERJ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 09/2008

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II

    • 03/2007

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tempo e Espaço: Geografia I, Tempo e Espaço: Geografia II

  • 1997 - 2007

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Trabalho não remunerado realizado no âmbito do Grupo de Estudos Agroambientais/IGEO/DCM

    Atividades

    • 10/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Climatologia Meteorologia., .,Linhas de pesquisa

  • 1998 - Atual

    Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

    Atividades

    • 08/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Nucleo de Tecnologia Educacional de São Gonçalo, .,Atividade realizada, Assessoria Pedagógica e Formação continuada.

    • 02/1998 - 07/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 1999 - Atual

    Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

    Atividades

    • 08/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de São Gonçalo, .,Atividade realizada, Assessoria pedagógica.

    • 01/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Informática aplicada à educação

    • 05/1999 - 12/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Geografia