Débora de Souza Santos Madeira

Possui especialização em Direito da Criança, Juventude e Idosos pela Universidade Candido Mendes (2019) e é graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), onde atuou como pesquisadora no projeto "Percursos e Astúcias das Desigualdades". Foi servidora estatutária na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é Assistente de Alunos e membro suplente da Comissão de Ética do Instituto Benjamin Constant.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Direito da Criança, Juventude e Idosos

2018 - 2019

Universidade Candido Mendes
Título: A efetivação do Direito a Cidade como forma de combate às desigualdades sociais: Uma reflexão sobre a acessibilidade da criança e do adolescente com deficiência.

Graduação em Serviço Social

2006 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Um retrato de como vivem os Aventureiros das Calçadas
Orientador: Maria Helena Tenório de Almeida

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Fórum Instituto Benjamin Constant Trabalho e Deficiência Visual: um outro olhar. 2018. (Outra).

I Simpósio Saúde e Educação: Saberes e Práticas. 2018. (Simpósio).

VII Seminário Conectando Conhecimentos: Corporeidade e Deficiência Visual no Cotidiano Educacional. 2018. (Seminário).

Conferência Municipal do Rio de Janeiro. Garantia e Universalização de Direitos na Promoção e Consolidação da Igualdade. de.. 2016. (Outra).

II Congresso de Assistentes Sociais do Estado do Rio de Janeiro. Aviltamento dos Direitos Humanos e mídia: um debate necessário.)io.. 2016. (Congresso).

I Encontro de Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant: Saberes e Experiências compartilhadas. 2015. (Encontro).

Cidade Mercadoria x Direito à Cidade e o Serviço Social no contexto dos Megaeventos.. 2014. (Outra).

IV Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza : a situação de crianças e adolescentes na América Latina. A criminalização da pobreza nas Cidades.. 2012. (Seminário).

XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Desenvolvimento, perspectivas e desafios ao pensamento social crítico.. 2012. (Encontro).

I Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito. Direitos Humanos e Criminalização da Pobreza na Contemporaneidade Flumunense: aportes para o debate.. 2011. (Seminário).

Cidade e Sustentabilidade. Mecanismos de Controle e Resistência. 2009. (Outra).

I Seminário Desenvolvimento, Trabalho e Cidadania.. 2009. (Seminário).

Do Medo do Quilombo ao Medo da Favela: Raízes da Exclusão Social no Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. A qualificação profissional e a comissão municipal de trabalho do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

Cenas de Cinema - Debate a partir da exibição do filme: Quanto vale ou é por quilo?. 2007. (Seminário).

Direitos Humanos e Universidade Pública. 2007. (Seminário).

IV Conferência Municipal de Assistência Social de São João de Meriti. 2007. (Encontro).

I Seminário Internacional Direitos Humanos Violência e Pobreza. 2006. (Seminário).

O Estágio Supervisionado em Serviço Social e os Desafios da Política Acadêmica no Contexto da Revisão Curricular. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Tenôrio de Almeida

ALMEIDA, M. H. T.; BAPTISTA, T. A.; CECÍLIA, M.. Os aventureiro das calçadas.... 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Anelice Astrid Ribetto

Entre trajetos e trajetórias: conversas produzidas no acesso ao Instituto Benjamin Constant; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Percursos e Astúcias das Desigualdades, Descrição: O desenvolvimento da pesquisa ganha significado em referência ao eixo Trabalho x Exclusão. Nesse registro persegue-se as Trajetórias das Populações que frequentam os Bancos de Emprego do Rio de Janeiro em busca de vaga. Entende-se que, entre as situações de emprego x desemprego, poder-se-á observar a presença invisível de uma certa astúcia que, modelando os acasos da existência derivar-se-ão no desenho de novas formas de vida e convivência. Ao mesmo tempo sugere-se que essa perspectiva ganha significado nas intermitências entre a perda de direitos dadas no duplo movimento de concentração x fragmentação das cadeias globais no topo, e, na fragmentação por fusões e aquisições via parceirização e outras formas,na base, nublando, nesse movimento, as fronteiras entre o trabalho formal e o informal e entre o trabalho e o direito. Para enfrentar essa problemática, propõe-se apreender o movimento que modula a relação entre desigualdade pobreza e exclusão, traçando uma linha crítica que,enquanto valoriza as análises objetivas, centra-se no signo subjetivo. A opção primordial por esse registro de investigação funda-se na suposição de que a marginalidade desses estudos joga os pobres na invisibilidade do mundo, operando o esquecimento de que a ordem atual depende da destituição dos pobres para se perpetuar. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Débora de Souza Santos Madeira - Integrante / Maria Helena Tenório de Almeida - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional