Rodrigo Moura Pereira

Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2012, mestre em Agronomia na área de concentração em Solo e Água pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2015, atualmente realiza doutorado em Agronomia na área de Produção Sustentável na Universidade de Brasília (UnB). Possui especialização em Recursos Hídricos pelo Instituto de Geociências da UnB em 2018. Possui experiência em Geociências e Irrigação e Drenagem atuando nos seguintes temas: Processamento digital de imagens; Monitoramento de culturas agrícolas; Meteorologia por sensoriamento remoto; Automação de irrigação; Hidráulica agrícola; Reúso de água na agricultura e Análise de viabilidade econômica.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Agronomia

2017 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Manejo da irrigação com automação de baixo custo no cultivo do pimentão submetido a diferentes potenciais hídricos do solo,
Dr. Delvio Sandri. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.

Mestrado em Agronomia

2013 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: Índice de Área Foliar e Estresse Hídrico da Cana-de-açúcar em Função de Variáveis Climáticas e dados Orbitais,Ano de Obtenção: 2015
Derblai Casaroli.Coorientador: Lucas Melo Vellame. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: déficit hídrico; sensoriamento remoto; crescimento; cana-de-açúcar.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Sensoriamento Remoto da Atmosfera. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Climatologia.

Especialização em Recursos Hídricos

2017 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: Modelagem da temperatura do ar na região do Distrito Federal - Brasil por meio de dados atmosféricos do sensor AIRS
Orientador: Tairone Paiva Leão

Graduação em Engenharia Agrícola

2007 - 2012

Universidade Estadual de Goiás
Título: Análise multitemporal da área plantada de cana-de-açúcar na microrregião de CERES-GO
Orientador: Dr. Elton Fialho dos Reis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Alternativas Organizacionais para a Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2020 - 2020

Hidrologia Geral. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2020 - 2020

Avaliação de Equipamentos de Irrigação. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2020 - 2020

Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Práticas Mecânicas de Conservação de Água e Solo. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2017 - 2017

Análises Estatísticas no Software R. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2016 - 2016

Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2016 - 2016

Irrigação de Jardins e Gramados. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2016 - 2016

Classificação e Mapeamento de Solos. (Carga horária: 44h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2015 - 2015

Noções de plu e fluviometria. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Comitê de Bacias - Práticas e Procedimentos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Codificação de bacias hidrográficas pelo método de Otto Pfafstetter. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Análise Multivariada. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2015 - 2015

Comitê de Bacias - O que é e o que faz. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2015 - 2015

Redação Científica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2014 - 2014

Estatística Aplicada a Dados Ambientais. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2014 - 2014

Fisiologia de Peixes. (Carga horária: 30h). , Instituto de Pesca, IP, Brasil.

2013 - 2013

Produtos de vegetação do sensor MODIS. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

Perícia Judicial Ambiental. (Carga horária: 20h). , Globo Verde Ambiental, GBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Geotecnologias para o Meio Ambiente. 2018. (Congresso).

III Seminário solo e água no contexto de desenvolvimento de bacias hidrográficas e V Workshop Internacional de Irrigação.Calibração de tensiômetros construídos em plataforma Arduino. 2018. (Seminário).

VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia. Revisor de trabalhos. 2017. (Congresso).

World Water Forum 2nd Stakeholders Consultation Meeting.Relatoria. 2017. (Encontro).

Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas.Caracterização morfométrica da microbacia do Ribeirão Piancó a partir de técnicas de geoprocessamento e sistema de informação geográfica. 2015. (Seminário).

9th International Symposium AgroEnviron.Agricultural areas in watersheds to MATOPIBA region - Brazil. 2014. (Simpósio).

1 Workshop do Curso de Licenciatura em Matemática. 2010. (Encontro).

Seminário: Pesquisa Sobre Ciência do Solo desenvolvida na Embrapa. 2009. (Seminário).

VII Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola. 2009. (Outra).

V Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jesus Manuel Perez Clara

SANDRI, D.;PEREIRA, R. M.; MESQUITA, M.. Desenvolvimento e avaliação de um sistema de filtragem pressurizado para efluente doméstico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Isac Jeferson Ferreira de Sousa

SANDRI, D.; LEAO, T. P.;PEREIRA, R. M.. Proposição de um modelo de sensor de umidade do solo pelo princípio de transferência de calor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gabriel Soares de Oliveira

PEREIRA, R. M.; CARDOSO, A. P.; SOUZA, J. M. F.. Estimativa do volume de captação de água para o município de Anápolis em 2040. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Metropolitana de Anápolis.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tairone Paiva Leão

Sandri, D.; SILVA JUNIOR, J. J.;LEÃO, T.P.; RODRIGUES, L. N.. Utilização de sensores de baixo custo para monitoramento do potencial matricial. 2019.

Marconi Batista Teixeira

CASAROLI, D.;ALVES JUNIOR, J.TEIXEIRA, M. B.. Índice de área foliar e estresse hídrico da cana-de-açúcar em função de variáveis climáticas e dados orbitais. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás.

Derblai Casaroli

CASAROLI, DerblaiALVES JÚNIOR, J.; TEIXEIRA, M. B.. Índice de área foliar e estresse hídrico da cana-de-açúcar em função de variáveis climáticas e imagens orbitais. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás.

José Alves Júnior

Alves Júnior, JoséCasaroli, D.Teixeira, M. B.. Índice de área foliar e estresse hídrico da cana-de-açúcar em função de variáveis climáticas e dados orbitais. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás.

Lineu Neiva Rodrigues

SANDRI, D.; LEAO, T. P.; SILVA JUNIOR, J. J.;RODRIGUES, L. N.. Manejo de irrigação com automação de baixo custo no cultivo de pimentão submetido a diferentes potenciais matriciais do solo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade de Brasília.

João Maurício Fernandes Souza

Reis, E. F.; Macedo, M. A.;SOUZA, J. M. F.; PASSINI, R.. Análise multitemporal da área plantada de cana-de-açúcar na microrregião de Ceres-GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Goiás.

João José da Silva Júnior

RODRIGUES, L. N.; LEAO, T. P.; SANDRI, D.;DA SILVA JÚNIOR, JOÃO JOSÉ. Manejo de irrigação com automação de baixo custo no cultivo do pimentão submetido a diferentes potenciais hídricos do solo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lucas Melo Vellame

Índice de área foliar e estresse hídrico da cana-de-açúcar em função de variáveis climáticas e dados orbitais; 2015; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Lucas Melo Vellame;

Derblai Casaroli

Estimativa do IAF e do estresse hídrico em cana-de-açúcar em função de variáveis climáticas e imagens orbitais; 2015; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Derblai Casaroli;

Delvio Sandri

Manejo da irrigação com automação de baixo custo no cultivo do pimentão submetido a diferentes potenciais hídricos do solo; Início: 2017; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Joselma de Moraes

Avaliação Integrada dos recursos energia elétrica e água em sistema de irrigação do tipo pivô central; 2012; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Maria Joselma de Moraes;

Márcia Gonzaga de Castro Oliveira

Estágio curricular obrigatório; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Márcia Gonzaga de Castro Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, R. M. ; CASAROLI, D. ; VELAME, L. M. ; ALVES JÚNIOR, J. ; EVANGELISTA, A. W. P. ; BATTISTI, R. . Water deficit detection in sugarcane using canopy temperature from satellite images. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 14, p. 400-407, 2020.

  • PEREIRA, RODRIGO MOURA ; LEÃO, TAIRONE PAIVA ; SANDRI, DELVIO ; BAPTISTA, GUSTAVO MACEDO DE MELLO ; CUNHA, LUCIANO SOARES DA . Modelagem da Temperatura do Ar na Região do Distrito Federal - Brasil, por meio de Dados Atmosféricos do Sensor AIRS. REVISTA BRASILEIRA DE METEOROLOGIA , v. 34, p. 275-282, 2019.

  • SILVA JÚNIOR, WALTOÍRES REIS DA ; SANDRI, DELVIO ; FIGUEIREDO, CÍCERO CÉLIO DE ; PEREIRA, RODRIGO MOURA . Chemical attributes of soil irrigated with treated sewage effluent and cultivated with bell pepper. Revista Ambiente e Agua , v. 14, p. 1-15, 2019.

  • SERVULO, A. C. O. ; TAVARES, J. S. ; PEREIRA, R. M. ; SANDRI, D. . Vazão e tratamento secundário de esgoto doméstico em estação de pequeno porte com sistema de zona de raízes. IRRIGA , v. 1, p. 62-71, 2019.

  • ALVES, JOSÉ ; SALES, DÉBORAH LÍDYA ALVES ; PEREIRA, RODRIGO MOURA ; RODRIGUEZ, WALTER DANILO MARADIAGA ; CASAROLI, DERBLAI ; EVANGELISTA, ADÃO WAGNER PEGO . VIABILIDADE ECÔNOMICA DA IRRIGAÇÃO POR PIVÔ CENTRAL NAS CULTURAS DE SOJA, MILHO E TOMATE. PESQUISA AGROPECUÁRIA PERNAMBUCANA , v. 22, p. 1-6, 2017.

  • SALES, D. L. A. ; ALVES JÚNIOR, J. ; SOUZA, J. M. F. ; CASAROLI, D. ; EVANGELISTA, A. W. P. ; PEREIRA, R. M. . Common bean evapotranspiration estimated by orbital images. African Journal of Agricultural Research , v. 11, p. 867-872, 2016.

  • ALMEIDA, RHERISON TYRONE SILVA ; PEREIRA, RODRIGO MOURA ; RIBEIRO, NOELY VICENTE ; MOREIRA, ALISSON NEVES HARMYANS . DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DA CANA-DE-AÇÚCAR EM RELAÇÃO AO USO DA TERRA E AO ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO DA CANA NO ESTADO DE GOIÁS. RCA. REVISTA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS (UNILASALLE) , v. 10, p. 123-133, 2016.

  • PEREIRA, RODRIGO MOURA ; CASAROLI, DERBLAI ; VELLAME, LUCAS MELO ; ALVES JÚNIOR, JOSÉ ; EVANGELISTA, ADÃO WAGNER PÊGO . Sugarcane leaf area estimate obtained from the corrected Normalized Difference Vegetation Index (NDVI). Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online) , v. 46, p. 140-148, 2016.

  • PEREIRA, R. M. ; ALVES JÚNIOR, J. ; Casaroli, D. ; SALES, D. L. A. ; RODRIGUEZ, W. D. M. ; Souza, J. M. F. . VIABILIDADE ECONÔMICA DA IRRIGAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO CERRADO BRASILEIRO. Irriga , v. 1, p. 149, 2015.

  • BRITO, G. H. M. ; PEREIRA, R. M. ; REIS, E. F. ; MACEDO, M. A. . Determinação da área cultivada com cana-de-açúcar na microrregião de Ceres-GO através de imagens Landsat TM. Revista Científic@ , v. 2, p. 71-83, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, R. M. ; SOUSA, D. A. O. . WeatherGIS, Integração e manipulação de dados meteorológicos obtidos por sensoriamento remoto. 2018.

PEREIRA, R.M. . Utilização de Imagens de Satélite em Estudos Ambientais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Modelagem da temperatura do ar na região do Distrito Federal - Brasil por meio de dados atmosféricos do sensor AIRS, Descrição: O sensoriamento remoto pode ser utilizado na estimativa de dados meteorológicos. A partir da utilização de imagens de variáveis atmosféricas obtidas pelo sensor AIRS (Atmospheric Infrared Sounder) a bordo do satélite Aqua, o presente estudo objetivou estimar as temperaturas máxima, mínima e média diária do ar na região do Distrito Federal Brasil. Foram gerados modelos de regressão linear simples e múltipla tendo como variáveis explanatórias os dados do sensor AIRS de temperatura de superfície, umidade relativa do ar e vapor d?água atmosférico, obtidos em escala temporal de doze horas (diurno e noturno), durante o período compreendido entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016. Como variá- veis dependentes, foram utilizados valores observados de temperatura do ar em duas estações meteorológicas da região estudada. Os ajustes apresentaram R2 = 0,62 e RMSE = 1,64 °C para os dados de temperatura máxima, R2 = 0,59 e RMSE = 1,50 °C para os dados de temperatura mínima, e R2 = 0,76 e RMSE = 1,45 °C para os dados de temperatura média. Conclui-se que os dados do sensor AIRS são adequados para o monitoramento da temperatura do ar na região do Distrito Federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Moura Pereira - Coordenador / Tairone Paiva Leão - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Manejo de irrigação com automação de baixo custo no cultivo do pimentão submetido a diferentes potenciais matriciais do solo, Descrição: De modo geral, a maior parcela dos recursos hídricos captados de fontes superficiais é utilizada na agricultura irrigada, no entanto, são poucos os agricultores que utilizam técnicas de uso racional de água no manejo de irrigação, o que, na maioria das vezes resulta em se aplicação de água além do que efetivamente representa a demanda hídrica das plantas. Assim, o manejo eficiente da irrigação com metodologias automatizadas de baixo custo pode contribuir com a redução do uso da água, energia, perda de nutrientes por lixiviação e incidência de doenças. No presente trabalho objetiva-se avaliar a resposta do cultivo de pimentão (Capsicum annum L.), híbrido Margarita (Syngenta) em ambiente protegido, utilizando vasos de 10 L, e cultivado em diferentes tipos de solo e potenciais matriciais críticos para reposição hídrica. O delineamento experimental será em blocos completos casualizados, consistindo de dois tipos de solo (Latossolo Vermelho Amarelo e Neossolo Regolítico) e quatro níveis de potenciais matriciais críticos no solo (-20, -35, -50 e -65 kPa). O acionamento da irrigação será realizado automaticamente quando os potenciais matriciais críticos pré-estabelecidos forem registrados em tensiômetros eletrônicos e desligado quando for aplicada a lâmina de irrigação para elevar a umidade do solo à capacidade de campo. O sistema de automação de irrigação será desenvolvido na plataforma de prototipagem eletrônica Arduino e transmissão de dados via internet. A programação será em ambiente C++ (programação de microcontrolador e componentes eletrônicos) e em banco de dados MySQL com ferramentas web, o qual deverá apresentar um aplicativo para acompanhamento das variáveis relacionadas ao sistema de irrigação (vazão e potencial matricial) e variáveis micro-meteorológicas (temperatura e umidade do ar). Serão avaliadas características de crescimento da cultura (altura das plantas, diâmetro do caule e o índice de área foliar), qualidade da produção (diâmetro médio dos frutos, comprimento médio dos frutos, número de frutos por planta, massa úmida, massa seca dos frutos e sólidos solúveis), produtividade, índice de clorofila e eficiência do uso da água. O sistema de automação da irrigação será considerado satisfatório se os potenciais matriciais em cada tratamento permanecerem estáveis dentro dos limites pré-estabelecidos em pelo menos 90% do tempo durante o ciclo da cultura. Espera-se demonstrar a viabilidade do uso de tensiômetros eletrônicos no monitoramento do potencial matricial do solo e sua utilização na programação de automação da irrigação em função de potenciais críticos pré-estabelecidos. Com os diferentes potenciais críticos de reposição hídrica para o pimentão, espera-se obter a lâmina de irrigação/ciclo que resulte em maior produtividade. Ainda, a partir de uma análise baseada em índices econômicos (valor presente líquido, taxa interna de retorno, payback e relação benefício/custo) espera-se obter a lâmina de irrigação/ciclo que represente o melhor retorno financeiro para a cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Moura Pereira - Integrante / Délvio Sandri - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Viabilidade econômica da irrigação de cana-de-açúcar no cerrado brasileiro, Descrição: Avaliação da viabilidade econômica da irrigação em cana-de-açúcar na região do Cerrado em função de perspectivas de retorno associadas a diferentes manejos de irrigação: i) lâmina plena; ii) suplementar com déficit e salvamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rodrigo Moura Pereira - Coordenador / Derblai casaroli - Integrante / Deborah Lidia Sales - Integrante / Walter Danilo Maradiaga Rodriguez - Integrante / José Alves Júnior - Integrante / SOUZA, J.M.F. - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Avaliação integrada do recurso energia elétrica em sistema de irrigação do tipo pivô central, Descrição: Avaliação de um sistema de bombeamento para irrigação por pivô central visando a avaliação do gasto de energia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Moura Pereira - Coordenador / Maria Joselma de Morais - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Evolução do uso e cobertura do solo na área de influência do Rio Araguaia, Descrição: Caracterização da evolução do uso e cobertura do solo a partir de imagens orbitais, para os anos de 2005 e 2010, nas áreas que sofrem a ação periódica de alagamento ao longo do Rio Araguaia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Moura Pereira - Coordenador / Anamaria Achtscin Ferreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção honrosa como melhor trabalho apresentado na Área de Engenharia de Água e Solo - "Atributos químicos de um solo irrigado com efluente doméstico tratado no cultivo do pimentão", XLVII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, Brasília-DF, 2018.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Universidade Estadual de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2016

    Faculdade Metropolitana de Anápolis

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 33, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2015 - 12/2016

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral, Geoprocessamento, Irrigação e Drenagem, Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2

    • 04/2015 - 12/2016

      Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geoprocessamento, Climatologia, Geologia Geral