Marina Vaz Stefano

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva da UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em BIODIVERSIDADE E BIOLOGIA EVOLUTIVA

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cassia Mônica Sakuragui.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Ciências Biológicas

2006 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Cassia Mônica Sakuragui
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2006 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Cassia Mônica Sakuragui

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Fanerógamos.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Nacional de Botânica. A família Meliaceae no Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

Congresso Nacional de Botânica. Conhecendo as concepções dos alunos do Ensino Fundamental sobre Reprodução Vegetal. 2010. (Congresso).

XXVIII Jornada Fluminense de Botânica. O GÊNERO Trichilia (MELIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DIVERSIDADE, BIOLOGIA E CONSERVAÇÃO . 2009. (Congresso).

IV Semana de Biologia da Universidade Federal Fluminense. 2008. (Seminário).

II Seminário sobre Mudanças Climáticas da PUC-Rio. 2008. (Seminário).

XXIX ENEB (Encontro Nacional de Estudantes de Biologia), Universidade Estadual do Maranhão. 2008. (Encontro).

XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar. 2007. (Congresso).

I Simpósio em Ecologia Ecologia Antártica, Mudanças Climáticas e o Ano Polar Internacional. 2007. (Simpósio).

XXVIII ENEB (Encontro Nacional de Estudantes de Biologia), Universidade Federal de Viçosa.. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tamara Fogel

FOGEL, T.. Conhecendo as concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre Reprodução Vegetal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Carla Zilberberg

Russo, C.;ZILBERBERG, C.; SYLVESTRE, L. S.. Variabilidade genética, história filogenética e biogeográfica de Protium warmingianum Marchand na Mata Atlântica. 2013. Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E BIOLOGIA EVOLUTIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cassia Monica Sakuragui

SAKURAGUI, C.M.. Conhecendo as concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre Reprodução Vegetal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Cassia Monica Sakuragui

SAKURAGUI, C.M.. O gênero Trichilia (Meliaceae) no Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Odara Horta Boscolo

BOSCOLO, O. H.BOSCOLO, O. H.BOSCOLO, O. H.; Paiva, Selma Ribeiro de. O gênero Trichilia (Meliaceae) no Estado do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cassia Monica Sakuragui

Conhecendo as concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre Reprodução Vegetal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cássia Mônica Sakuragui;

Cassia Monica Sakuragui

O GENERO TRICHILIA (MELIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2009; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Cássia Mônica Sakuragui;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Sakuragui, C.M. ; STEFANO, M. V. ; CALAZANS, L. S. . Meliaceae. In: Rafaella Campostrini Forzza. (Org.). Catálogo de plantas e fungos do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010, v. 2, p. 1278-1281.

  • STEFANO, M. V. ; Sakuragui, C.M. . CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE REPRODUÇÃO VEGETAL. In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Anais do 61 Congresso Nacional de Botânica, 2010.

  • STEFANO, M. V. ; Sakuragui, C.M. ; CALAZANS, L. S. . A FAMÍLIA MELIACEAE NO RIO DE JANEIRO. In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Anais do 61 Congresso Nacional de Botânica, 2010.

  • STEFANO, M. V. ; Sakuragui, C.M. . O GÊNERO Trichilia (MELIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DIVERSIDADE, BIOLOGIA E CONSERVAÇÃO . In: XXVIII Jornada Fluminense de Botânica, 2009, Rio de Janeiro. Anais da XXVIII Jornada Fluminense de Botânica, 2009.

  • Sakuragui, C.M. ; STEFANO, M. V. ; CALAZANS, L. S. . Lista de espécies da Flora do Brasil. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010 (online).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE REPRODUÇÃO VEGETAL, Descrição: Propõe-se, para o ensino de Ciências da Natureza, segundo os parâmetros curriculares nacionais, a aprendizagem de concepções científicas atualizadas do mundo físico e natural e o desenvolvimento de estratégias de trabalho centradas na solução de problemas, de forma a aproximar o educando do trabalho de investigação científica e tecnológica, como atividades institucionalizadas de produção de conhecimentos, bens e serviços. Quando se focalizam os tópicos de Botânica, verificam-se as deficiências nos métodos de ensino e a insatisfação por parte dos alunos. Este trabalho objetivou identificar algumas deficiências no processo ensino-aprendizagem na parte de Reprodução Vegetal, através de diagnósticos de procedimentos e abordagens referentes ao tópico por parte dos professores e avaliar a receptividade dos alunos em relação ao assunto. A técnica metodológica utilizada foi a aplicação de questionários destinados a alunos de sétimo ano do Ensino Fundamental, para que, desta forma, se pudesse identificar necessidades. O presente trabalho objetivou também retomar este estudo através de uma abordagem teórico prática diferenciada que contribua para ampliação destas concepções e para o desenvolvimento de um aprendizado mais significativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Vaz Stefano - Coordenador / Cassia Mônica Sakuragui - Integrante.

  • 2008 - 2010

    O GÊNERO Trichilia (MELIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DIVERSIDADE, BIOLOGIA E CONSERVAÇÃO, Descrição: A família Meliaceae compreende cerca de 50 gêneros, que abrangem 1400 espécies pantropicais em grande parte, sendo poucas as subtropicais e de regiões temperadas. A flora brasileira é representada por seis gêneros e cerca de 100 espécies. No Rio de Janeiro a família está representada pelos gêneros Cedrela P. Browne, Trichilia P. Browne, Cabralea A. Juss., Guarea Allemand e ainda Melia azedarach L. e Aglaia odorata Lour, espécies introduzidas. Este trabalho visa contribuir com o conhecimento da diversidade, biologia e conservação das espécies de Trichilia no Rio de Janeiro. Para a elaboração da presente pesquisa foram utilizados os procedimentos usuais dos trabalhos de taxonomia; coletas em áreas que foram julgadas importantes para o levantamento das espécies ocorrentes no estado com observações sobre a ecologia, biologia e outros aspectos relevantes ao estudo proposto; visitas aos herbários do estado para a confirmação e inclusão de eventuais novos dados; elaboração de descrições para o gênero e para as espécies; elaboração de um banco de dados para elaboração de um mapa de distribuição. O gênero está representado na área de estudo pelas espécies Trichilia casaretti C. DC., Trichilia catigua A. Juss., Trichilia clausseni C.DC., Trichilia elegans A. Juss., Trichilia hirta L., Trichilia lepidota Mart., Trichilia luciae Barreiros, Trichilia martiana C. DC.,Trichilia pallens C.DC., Trichilia pallida Sw., Trichilia pseudostipularis (A. Juss.) C. DC., Trichilia silvatica C. DC., Trichilia tetrapetala C. DC, dentre as quais somente Trichilia luciae Barreiros ocorre exclusivamente no Rio de Janeiro. As espécies Trichilia casarettii C. DC., Trichilia catigua A. Juss. e Trichilia elegans A. Juss. apresentam ampla distribuição no estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Vaz Stefano - Integrante / Cassia Mônica Sakuragui - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde. , UFRJ- Av. Brigadeiro Trompowsky s/n CCS - Instituto de Biologia, Ilha do Fundão, 21941-490 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional