José Ailton Conceição Bispo

Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1999. Iniciou seu mestrado no ano 2000 por essa mesma universidade concluindo o mesmo em 2002 na área de Biologia Funcional e Molecular. Tanto no mestrado quanto no doutorado, que foi iniciado logo em seguida e concluído em outubro de 2007, atuou junto ao Laboratório de Termodinâmica de Proteínas - Departamento de Bioquímica (IB-UNICAMP). Desde 2010 é Professor efetivo na classe de Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) lecionando as matérias de Fenômenos de Transporte e Termodinâmica. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em termodinâmica de macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperatividade, dissociação, desnaturação de macromoléculas, desagregação de oligômeros protéicos, alosterismo, modelos fisico-químicos de caracterização e efeito combinado de alta pressão, temperatura e efetores nesses sistemas. Atualmente tem seus estudos focados na área de cinética enzimática e modelagem e otimização de crescimento microbiano e de secagem.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Funcional e Molecular

2002 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: Desenvolvimento e Aplicação de um Novo Tratamento Termodinâmico para Sistemas em Fase Líquida
Carlos Francisco Sampaio Bonafé. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Equação dos gases; Expansão Térmica; Compressibilidade; Termodinâmica de sistemas líquidos; Vírus do Mosaico Do Tabaco; hemoglobina extracelular. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Molecular / Especialidade: Termodinâmica de Partículas Virais. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Molecular / Especialidade: Termodinâmica de Proteínas. Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana; Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.

Mestrado em Biologia Funcional e Molecular

2000 - 2002

Universidade Estadual de Campinas
Título: Modelo estequiométrico de cooperatividade,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafé
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: cooperatividade; alosterismo; hemoglobina; estequiométrico; modelo.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Engenharia Química

1993 - 1998

Universidade Estadual de Campinas

Ensino Médio (2º grau)

1987 - 1990

Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Molecular/Especialidade: Termodinâmica de Proteínas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Molecular/Especialidade: Termodinâmica de Partículas Virais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Molecular/Especialidade: Cooperatividade.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Fermentativos e de Crescimento de Leveduras e Bactérias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Workshop em Ciências de Alimentos.Princípios Modernos de Enzimologia Aplicada: Domínio do Tempo. 2011. (Seminário).

XXI Semana de Engenharia Civil. Curso de MatLab (carga horária: 20 horas). 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

BISPO, JOSE A.C.; CARVALHO, A. L.; CARVALHO, G. B. M.. Concurso para Prof. Substituto da matéria de Engenharia de Processos. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.

VELOSO, C. M.; FARIAS, F. P. M.;BISPO, J. A. C.. Concurso Público da UESB para professor de Operações Unitárias e Fenômenos de Transporte. 2012. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

BISPO, J. A. C.. Concurço Público para Professor Assistente da Matéria de Operações Unitárias, Equipamentos e Instalações, Agitação e Mistura. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Inés Joekes

BONAFE, C. F. S.; SILVA, G. L.; GUIRARDELLO, R.; RAMOS, C. H. I.;JOEKES, I.. Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento Termodinâmico para sistemas em fase líquida.. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Inés Joekes

JOEKES, I.; PESSINE, F. B. T.; FERREIRA, C. V.. Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento termodinâmico para sistemas em fase líquida.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Alvina Krähenbühl

BONAFÉ, Carlos Francisco Sampaio;KRÄHENBÜHL, M. A.; SILVA, Jerson Lima da; PESSINE, Francisco Benedito Teixiera. Tese em Biologia Funcional e Molecular. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Francisco Benedito Teixeira Pessine

PESSINE, F. B. T.. Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento termodinâmico para sistemas na fase líquida. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Estrutural) - Universidade Estadual de Campinas.

Pedro Luiz Onófrio Volpe

VOLPE, P. L. O.. Desenvolvimento e Aplicação de Um Novo Tratamento Termodinâmico Para Dissociação por Pressão de Macromoléculas. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Henrique Inácio Ramos

RAMOS, CH(I); BONAFÉ, Carlos; SILVA, Jerson L; GUIRARDELLO, Reginaldo; JOEKES, Inês. Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento termodinâmico para sistemas em fase líquida. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Francisco Sampaio Bonafé

BONAFE, C. F. S.. Modelo estequiométrico da cooperatividade. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Francisco Sampaio Bonafé

J A C BispoBONAFE, C. F. S.. Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento termodinâmico para sistemas em fase líquida. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Reginaldo Guirardello

RAMOS, C. H. I.; SILVA, J. L.;GUIRARDELLO, R.; JOEKES, I.; BONAFÉ, C. F. S.. Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento termodinâmico para sistemas em fase líquida. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nathalia Beatriz dos Santos Cardoso

PERFIL DE ATIVIDADE DOS EXTRATOS BRUTOS FOLIARES DE JATROPHA CURCAS NA REDUÇÃO DE DANO CELULAR INDUZIDO POR ETANOL; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Bruno Machado Araújo

ESTÁGIO SUPERVISIONADO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Carlos Geilson Santana Silva

ESTÁGIO SUPERVISIONADO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Wilma Santana Caldas

Estágio Supervisionado; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Thaise Souza do Carmo

Estudo do efeito de íons na atividade enzimática de peroxidases segundo a cinética de Michaelis-Menten e da teoria de Transição Estrutural; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao Cientifica; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Marina de Carvalho Lago

Estudo Reológico do efeito de Concentração e Temperatura na Viscosidade de Frutas Climatéricas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao Cientifica; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Thaise Souza do Carmo

Estudo do efeito de íons na atividade enzimática de peroxidases segundo a cinética de Michaelis-Menten e da teoria de Transição Estrutural; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Daiane Silva Xavier

Produção de barra crocante de caroço de jaca (Artocarpus integrifólia L) por desidratação e caramelização; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Daiane Silva Xavier

Caracterização das isotermas de secagem do caroço da jaca (Artocarpus heterophyllus Lam; ) e avaliação dos resultados segundo diferentes modelos presentes na literatura; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao Cientifica; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Enne Carolinne Amorim Santos

Estudo das Isotermas de Secagem de Abacaxi (Ananas comosus) Desidratado Osmóticamente; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao Cientifica; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Kleyse Mirelle de Oliveira Vieira Santana

Caracterização das isotermas de secagem do abacaxi (Ananas comosus) e avaliação dos resultados segundo diferentes modelos presentes na literatura; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Ivo Henrique Pinto Andrade

Estudo da atividade da enzima peroxidase do abacaxi em diferentes condições de pH segundo a cinética de Michaelis-Menten; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Edson de Jesus lobo Silva

Estudo da Caracterização Físico-Química da Massa de Mandioca e dos Parâmetros Enzimáticos na Produção do Caxiri; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao Cientifica; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Agostinho Souza Rios

Estudo da Obtenção do Caxiri a partir do Mosto de Massa de Mandioca Hidrolisado; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Tássio Pinheiro da Gama

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE BACTÉRIAS LÁTICAS COM SUBSTRATO PREBIÓTICO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: José Ailton Conceição Bispo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio José Gomez Cobo

Síntese de Álcoois Superiores com Catalisadores de Co-Cu Aditivados com Metais Alcalinos; 1994; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Antonio José Gomez Cobo;

Carlos Francisco Sampaio Bonafé

Modelo Estequiométrico de Cooperatividade; 2002; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Carlos Francisco Sampaio Bonafé

Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento termodinâmico para sistemas em fase líquida; 2006; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, H. F. ; CARVALHO, S. S. R. A. ; BISPO, J. A. C. ; SOUZA, S. M. A. ; MARTINEZ, ERNESTO A. . Maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. Flavicarpa): cinética da secagem artificial e natural da casca. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 23234-23245, 2019.

  • CARDOSO, NATHALIA B. S. ; ESTEVES, MABEL B. ; BONAFE, CARLOS F. S. ; PAULILLO, LUIS C. M. S. ; BISPO, JOSE A. C. . Thermodynamic and kinetic modeling of the protection of mammalian cells against ethanol-induced damage by extracts of (Euphorbiaceae). Engineering Reports , v. 2019, p. e12077-17, 2019.

  • AMORIM, THAÍSE SOUZA ; LOPES, SOLIMAR DE BRITO ; BISPO, JOSE AILTON CONCEIÇÃO ; Bonafe, Carlos Francisco Sampaio ; DE CARVALHO, GIOVANI BRANDÃO MAFRA ; MARTÍNEZ, ERNESTO ACOSTA . Influence of acerola pulp concentration on mead production by Saccharomyces cerevisiae AWRI 796. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 97, p. 561-569, 2018.

  • SANTANA, MONA LIZA ; MACIEL PAULO, ELINALVA ; Bispo, José Ailton ; DE SENA, AMANDA REGES ; DE ASSIS, SANDRA APARECIDA . Production and partial characterization of β-1,3-glucanase obtained from Rhodotorula oryzicola . PREPARATIVE BIOCHEMISTRY AND BIOTECHNOLOGY , v. 48, p. 165-171, 2018.

  • Bonafe, Carlos Francisco Sampaio ; BISPO, JOSE AILTON CONCEIÇÃO ; DE JESUS, MARCELO BISPO . The polygonal model: A simple representation of biomolecules as a tool for teaching metabolism. BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY EDUCATION , v. 46, p. 66-75, 2018.

  • VERENA, FISCINA DE MELO ; GEIZA, SUZART ARAUJO ; JOSE, AILTON CONCEICAO BISPO ; VANILDO, LUIZ DEL BIANCHI ; GIOVANI, BRANDAO MAFRA DE CARVALHO . Effect of different concentrations of bush passion fruit pulp and temperature in the production of beer. AFRICAN JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY , v. 16, p. 1150-1158, 2017.

  • PEIXOTO, A. B. ; BISPO, JOSE A.C. ; BONAFÉ, C. F. S. ; MARTINEZ, E. A. . Modelagem e superfície de resposta da produção de bioetanol a partir de amido por leveduras silvestres em batelada simples. Revista de Biotecnologia & Ciência , v. 6, p. 10-20, 2017.

  • BISPO, JOSE A.C. ; BONAFE, CARLOS F.S. ; SANTANA, KLEYSE M.O.V. ; SANTOS, ENNE C.A. . A comparison of drying kinetics based on the degree of hydration and moisture ratio. Lebensmittel-Wissenschaft + Technologie / Food Science + Technology , v. 60, p. 192-198, 2015.

  • MARTÍNEZ, ERNESTO A. ; CANETTIERI, ELIANA V. ; BISPO, JOSE A. C. ; GIULIETTI, MARCO ; DE ALMEIDA E SILVA, JOÃO B. ; CONVERTI, ATTILIO . Strategies for xylitol purification and crystallization: A Review. Separation Science and Technology (Print) , v. 1, p. 150227090101000, 2015.

  • BISPO, JOSE A. C. ; BONAFE, CARLOS F. S. ; SILVA, MARÍLIA L. C. ; ANDRADE, IVO H. P. ; CARVALHO, GIOVANI B. M. . Applying structural transition theory to describe enzyme kinetics in heterogeneous systems. Journal of Mathematical Chemistry , v. 1, p. 1-16, 2014.

  • BISPO, JOSE A. C. ; BONAFE, CARLOS F. S. ; XAVIER, DAIANE S. ; BRANDÃO, TAÍS S. O. ; SILVA, CRISTINA M. R. ; OLIVEIRA, MARIA G. A. . Optimizing Drying Processes Using a Structural Transition Model and Entropy Change Maximization. Drying Technology , v. 32, p. 910-918, 2014.

  • Bispo, Jose Ailton Conceicao ; Bonafe, Carlos Francisco Sampaio ; KOBLITZ, MARIA GABRIELA BELLO ; SILVA, CARLOS GEILSON SANTANA ; SOUZA, ANCELMO RABELO . Substrate and enzyme concentration dependence of the Henri Michaelis Menten model probed by numerical simulation. Journal of Mathematical Chemistry , v. 51, p. 144-152, 2013.

  • Bispo, Jose Ailton Conceicao ; RODRIGUES, CRISTINA MARIA ; Bonafe, Carlos Francisco Sampaio ; ASSIS, DENILSON DE JESUS . Modeling Drying Isotherms Using a Structure Transition Model. Drying Technology , v. 31, p. 1008-1019, 2013.

  • NORBERTO, D. R. ; Vieira, J. M. ; Souza, A. R. ; BISPO, Jose A. C. ; BONAFÉ, C. F. S. ; Bispo, Jose Ailton Conceicao . Pressure- and Urea-Induced Denaturation of Bovine Serum Albumin: Considerations about Protein Heterogeneity. Open Journal of Biophysics , v. 2, p. 4-14, 2012.

  • DURÃES-CARVALHO, RICARDO ; MARTINS, LUCIANO M. ; YANO, TOMOMASA ; BONAFE, CARLOS F. S. ; BISPO, JOSE A. C. ; SOUZA, ANCELMO R. ; SPROGIS, ADRIANE C. S. . Effect of High Hydrostatic Pressure on Aeromonas hydrophila AH 191 Growth in Milk. Journal of Food Science , v. 77, p. 417-424, 2012.

  • BISPO, JOSE A. C. ; BONAFE, CARLOS F. S. ; JOEKES, INES ; MARTINEZ, ERNESTO A. ; CARVALHO, GIOVANI B. M. ; NORBERTO, DOUGLAS R. . Entropy and Volume Change of Dissociation in Tobacco Mosaic Virus Probed by High Pressure. Journal of Physical Chemistry. B , v. 116, p. 14817-14828, 2012.

  • BISPO, J. A. C. ; Bonafe, Carlos Francisco Sampaio ; Souza, Volnei Brito ; Almeida e Silva, João Batista ; Carvalho, Giovani Brandao Mafra . Extending the kinetic solution of the classic Michaelis Menten model of enzyme action. Journal of Mathematical Chemistry , v. 49, p. 1976-1995, 2011.

  • SANTOS, J. L. R. ; Ricardo Aparicio ; JOEKES, I. ; SILVA, J. L. ; BISPO, J. A. C. ; BONAFÉ, C. F. S. . Different urea stoichiometries between the dissociation and denaturation of tobacco mosaic virus as probed by hydrostatic pressure.. Biophysical Chemistry (Print) , v. 134, p. 214-224, 2008.

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; LANDINI, G. F. ; GONCALVES, J. M. ; BONAFÉ, C. F. S. . pH Dependence of the Dissociation of Multimeric Hemoglobin Probed by High Hydrostatic Pressure. Biophysical Chemistry (Print) , v. 125, p. 341-349, 2006.

  • BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; SANTOS, J. L. R. ; NORBERTO, D. R. ; BONAFÉ, C. F. S. . Tendency for oxidation of annelid hemoglobin at alkaline pH and dissociated states probed by redox titration. Comparative Biochemistry and Physiology. B, Biochemistry & Molecular Biology (Cessou em 1999. Cont. Comparative Biochemistry and Physiology. Biochemis , v. 141, p. 498-504, 2005.

  • SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; BONAFÉ, C. F. S. . Proton dependence of tobacco mosaic virus dissociation by pressure. BIOPHYSICAL CHEMISTRY , v. 111, p. 53-61, 2004.

  • SAMPAIO, G. F. ; PAZ NETO, J. V. ; BISPO, JOSE A.C. ; CAMILLOTO, G. P. ; CRUZ, R. S. . CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DE MACARRÃO MASSA FRESCA ADICIONADO DE COENTRO (Coriandrum sativum) DESIDRATADO EM SECADOR DE BANDEJA. In: VI Congresso latinoamericano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013, Gramado. Higiene Alimentar, 2013. v. 27. p. 3666-3670.

  • FREITAS, A. C. D. ; VIDOTTI, A. D. S. ; ASSIS, D. J. ; BISPO, J. A. C. . Determinação do coeficiente de difusividade efetiva e da energia de ativação no processo de secagem de carambola desidratada osmoticamente. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do COBEC/EBA/CBTermo 2010, 2010.

  • MARTINEZ, ERNESTO A. ; SOUZA, S. M. A. ; CERQUEIRA, Y. B. ; BISPO, JOSE A.C. . Thermodynamic properties of Spondias tuberosa Arruda Camara (umbuzeiro) fruit during drying?. In: XII CIBIA, 2019, Universidade do Algarve. Challenging Food Engineering as a Driver Towards Sustainable Food Processing, 2019.

  • MARTINEZ, ERNESTO A. ; AMORIM, T. S. ; BONAFE, CARLOS F. S. ; BISPO, J. A. C. ; CANETTIERI, E. V. ; RODRIGUES, R. C. L. . Mead production using Red Star Montrachet and AWRI 976 strains of Saccharomyces cerevisiae. In: XII CIBIA, 2019, Universidade do Algarve. Challenging Food Engineering as a Driver Towards Sustainable Food Processing, 2019.

  • Gama, T. P. ; TESHIMA, E. ; Silva, C.M.R. ; Carvalho, G.B.M. ; BONAFÉ, C. F. S. ; BISPO, J. A. C. . The Proton Effect in Pineapple Peroxidase. In: III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011. III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011. v. 1. p. 1-2.

  • MACENA, J. F. F. ; MARTINEZ, E. A. ; BISPO, JOSE A.C. ; SOUZA, S. M. A. . Estudio del efecto de la temperatura en el secado del licuri (Syaagrus coronata). In: X SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas. Estudio del efecto de la temperatura en el secado del licuri (Syaagrus coronata), 2013.

  • SOUZA, J. C. A. ; MARTINEZ, E. A. ; MACENA, J. F. F. ; CARVALHO, G. B. M. ; BISPO, JOSE A. C. . Effect of Amyloglucosidase concentration on cassava starch hydrolysis. In: 10 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas. Effect of Amyloglucosidase concentration on cassava starch hydrolysis, 2013.

  • SILVA, E. J. L. ; BISPO, J. A. C. ; Carvalho, G.B.M. ; MARTINEZ, E. A. . Characterization of physical and chemical parameters of mass and farina of cassava used for production of caxiri. In: World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. 16th IUFOST, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • MELO, V. F. ; OLIVEIRA, Y. S. N. H. ; FREITAS, L. T. V. C. L. ; BISPO, J. A. C. ; CARVALHO, G. B. M. . Study of the best quantification of total phenolic compounds in the pulp of wild passion fruit. In: Simposio Internacional de Produccion de Alcoholes y Leveduras, 2011, La Molina - Peru. SIPAL, 2011. v. 1. p. 1-2.

  • ARAUJO, G. S. ; L., M. M. ; Carvalho, G.B.M. ; TESHIMA, E. ; BISPO, J. A. C. . Optimization of the evaluation of total phenolic compounds in the yellow mombim fruit pulp. In: Simposio Internacional de Produccion de Alcoholes e Leveduras, 2011, La Molina - Peru. VIII SIPAL, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • Carvalho, G.B.M. ; BISPO, J. A. C. ; Souza, V.B. ; Silva, J.B.A. ; BONAFÉ, C. F. S. . Extending the Kinetic Solution of the Classic Michaelis-Menten Model of Enzyme Action. In: VIII Brasilian Meeting on Chemistry Food and Beverages, 2010, São Carlos. VIII Brasilian Meeting on Chemistry Food and Beverages, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • CARDOSO, F. S. N. ; BISPO, JOSE A.C. ; RODRIGUES, C. M. ; Carvalho, G.B.M. . Modeling the time surface response of Averrhoa carambola L. drying curves. In: VIII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2010, São Carlos. Modeling the time surface response of Averrhoa carambola L. drying curves, 2010.

  • FREITAS, A. C. D. ; VIDOTTI, A. D. S. ; ASSIS, D. J. ; BISPO, J. A. C. . Determinação da Cinética de Secagem de Carambola (Averroa Carambola L) Desidratada Osmoticamente. In: 8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas. 8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • VIDOTTI, A. D. S. ; FREITAS, A. C. D. ; ASSIS, D. J. ; BISPO, J. A. C. . Acompanhamento da Cinética e Redução da Atividade de Água Durante a Secagem de Carambola (Averroa Carambola l). In: 8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas. 8 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; JOEKES, I. ; BONAFÉ, C. F. S. . Thermal Effects on the Tobacco Mosaic Virus Dissociation by Pressure. In: Workshop on Biocalorimetry and Biological Thermodynamics, 2006, Rio de Janeiro. Workshop on Biocalorimetry and Biological Thermodynamics, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • NORBERTO, D. R. ; SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; GONCALVES, J. M. ; BONAFÉ, C. F. S. . Effect of Pressure and Temperature on Extracellular Hemoglobin. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2006, Salvador. XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; BONAFÉ, C. F. S. . Denaturation of Tobacco Mosaic Virus by Urea and Guanidine Hydrochloride Combined with High Pressure. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2006, Salvador. XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; LANDINI, G. F. ; BONAFÉ, C. F. S. . The proton effect in human Hb according to the two-state model. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2005, Águas de Lindóia. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; NORBERTO, D. R. ; BONAFÉ, C. F. S. . Stoichiometry of Tobacco Mosaic Virus Dissociation and Denaturation by Urea. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2005, Águas de Lindóia. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • LANDINI, G. F. ; SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; NORBERTO, D. R. ; BONAFÉ, C. F. S. . Properties of the Lizard Teiú Tupinambis merianae Hb by Potentiometric Titration. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2005, Águas de Lindóia. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; LANDINI, G. F. ; GONCALVES, J. M. ; NORBERTO, D. R. ; BONAFÉ, C. F. S. . Proton Stoichiometry of the dissociation and reassociation of extracellular hemoglobin. In: 3rd International Conference on High Pressure Bioscience and Biotechnology, 2004, Rio de Janeiro. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular SBBq, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; NORBERTO, D. R. ; Martins, A.B. ; BONAFÉ, C. F. S. . Proton and urea stoichiometry in Tobacco Mosaic Virus dissociation and denaturation by high pressure. In: 3rd International Conference on High Pressure Bioscience and Biotechnology, 2004, Rio de Janeiro. 3rd International Conference on High Pressure Bioscience and Biotechnology, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; SANTOS, J. L. R. ; BONAFÉ, C. F. S. . Redox titration of extracellular hemoglobin: tendency of oxidation at alkaline pH and dissociated states. In: 1st Latin American Protein Society Meeting, 2004, Angra dos Reis. 1st Latin American Protein Society Meeting, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; NORBERTO, D. R. ; Martins, A.B. ; BONAFÉ, C. F. S. . Stoichiometry of tobacco mosaic virus dissociation and denaturation by pressure. In: 1st Latin American Protein Society Meeting, 2004, Angra dos Reis. 1st Latin American Protein Society Meeting, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; BONAFÉ, C. F. S. . Proton Dependency Tobacco Mosaic Virus Dissociation by Pressure. In: 1st Latin American Protein Society Meeting, 2004, Angra dos Reis. 1st Latin American Protein Society Meeting, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; LANDINI, G. F. ; NORBERTO, D. R. ; GONCALVES, J. M. ; BONAFÉ, C. F. S. . Thermodynamics of the Proton Dependence of the Dissociation and Reassociation of Extracellular Hemoglobin. In: 1st Latin American Protein Society Meeting, 2004, Angra dos Reis. 1st Latin American Protein Society Meeting, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, J. A. C. ; MATSUURA, M. S. A. ; BONAFÉ, C. F. S. . A novel cooperative mechanism for ectothermic hemoglobin. In: Satellite Meeting of the XIV International Biophysics Congress, 2002, Rio de Janeiro. Satellite Meeting of the XIV International Biophysics Congress, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • Godoi, G. A. M. (Giovani A. M. de Godoi) ; BISPO, J. A. C. ; BONAFÉ, C. F. S. . .Effect of high hydrostatic pressure and urea on extracellular hemoglobin of G. paulistus. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001, Caxambu. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, J. A. C. ; MATSUURA, M. S. A. ; BONAFÉ, C. F. S. . Termodynamic of cooperativity on hemoglobins. In: XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001, Caxambu. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2001. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, J. A. C. ; BONAFÉ, C. F. S. ; MATSUURA, M. S. A. . Gibbs free energy of association of hemoglobin increased by oxygen binding. In: IV Biophysics Congress of the Southern Cone, 2000, Campinas. IV Biophysics Congress of the Southern Cone, 2000. v. 1. p. 1-1.

  • LAVAGNOLI, C. F. R. ; DUTRA JR, I. ; BISPO, J. A. C. ; FREITAS, D. C. ; VEGA, J. ; BONAFÉ, C. F. S. . Tobacco mosaic virus inactivation by pressure and urea. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000, Caxambu. XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000. v. 1. p. 1-1.

  • BISPO, JOSE A.C. . Princípios Modernos de Enzimologia Aplicada: Domínio do Tempo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Giovane Brandao Mafra de Carvalho ; BISPO, J. A. C. ; Souza, V.B. ; Silva, J.B.A. ; BONAFÉ, C. F. S. . Extending the Kinetic Solution of the Classic Michaelis-Menten Model of Enzyme Action. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, F. S. N. ; BISPO, J. A. C. ; Silva, C.M.R. ; Carvalho, G.B.M. . Modeling the time surface response of Averrhoa carambola L. Drying curves. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, A. C. D. ; VIDOTTI, A. D. S. ; ASSIS, D. J. ; BISPO, J. A. C. . Determinação da Cinética de Secagem de Carambola (Averroa Carambola L) Desidratada Osmoticamente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; JOEKES, I. ; BONAFÉ, C. F. S. . Thermal Effects on the Tobacco Mosaic Virus Dissociation by Pressure. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; LANDINI, G. F. ; BONAFÉ, C. F. S. . The proton effect in human Hb according to the two-state model. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; LANDINI, G. F. ; GONCALVES, J. M. ; NORBERTO, D. R. ; BONAFÉ, C. F. S. . Proton Stoichiometry of the dissociation and reassociation of extracellular hemoglobin. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. L. R. ; BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; NORBERTO, D. R. ; Martins, A.B. ; BONAFÉ, C. F. S. . Proton and urea stoichiometry in Tobacco Mosaic Virus dissociation and denaturation by high pressure. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BISPO, J. A. C. ; MATSUURA, M. A. S. ; BONAFÉ, C. F. S. . Origens Energéticas da Cooperatividade (Palestra/Universidade Federal de Viçosa). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BISPO, J. A. C. ; MATSUURA, M. A. S. ; BONAFÉ, C. F. S. . Origens Energéticas da Cooperatividade (Palestra/UNICAMP). 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BISPO, J. A. C. ; MATSUURA, M. S. A. ; BONAFÉ, C. F. S. . A novel cooperative mechanism for ectothermic hemoglobin. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Godoi, G. A. M. (Giovani A. M. de Godoi) ; BISPO, J. A. C. ; BONAFÉ, C. F. S. . .Effect of high hydrostatic pressure and urea on extracellular hemoglobin of G. paulistus. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BISPO, J. A. C. ; BONAFÉ, C. F. S. ; MATSUURA, M. S. A. . Gibbs free energy of association of hemoglobin increased by oxygen binding. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BISPO, J. A. C. . Assesor Ad hoc FAPESB/UEFS. 2011.

BISPO, J. A. C. . Assesor Ad hoc PROBIC/UEFS. 2008.

BISPO, J. A. C. . Assesor Ad hoc FAPESB/UEFS. 2008.

BISPO, J. A. C. ; JOEKES, I. ; BONAFÉ, C. F. S. . TermoPro. 2006.

BISPO, J. A. C. . Introdução à Programação em MatLab. 2011. .

BISPO, J. A. C. . Apostila de TEC - 326 - Engenharia Bioquímica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino e Pesquisa).

BISPO, J. A. C. . Apostila de TEC - 414 - Fenômenos de Transporte. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino e Pesquisa).

BISPO, J. A. C. . Apostila de TEC - 314 - Operações Unitárias III. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino e Pesquisa).

BONAFÉ, C. F. S. ; BISPO, J. A. C. . Monitoria em Bioquímica para os alunos de Medicina. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Desenvolvimento de tecnologia para processamento de frutas cultivadas no semi-árido baiano, Descrição: Trata-se de um projeto multidisciplinar envolvendo diversas áreas de fomento (Processamento industrial, Tecnologia de Frutas, Tecnologia de leite, Tecnologia de Panificação, Microbiologia de alimentos, Análise sensorial de alimentos, Enzimologia e Análises físico-químicas e nutricionais) com o objetivo de desenvolver tecnologia para beneficiamento das frutas cultivadas no semi-árido baiano, através da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, além de avaliar o efeito das características sensoriais dos produtos na aceitação e intenção de compra do consumidor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Taís Silva de Oliveira Brandão - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Modelagem e Otimização dos Processos de Crescimento de Leveduras e Bactérias e Conversão de Substratos, Descrição: Esse projeto visa o estudo e otimização dos processos de crescimento microbiano (bactérias e leveduras) e de conversão de substratos por esses e por enzimas. Assim, através da implementação de biorreatores em escala laboratorial que permitam a análise e caracterização de modelos aeróbicos e anaeróbicos de crescimento microbiano e de conversão de substratos por enzimas, pretende-se otimizar esses processos por meio de soluções analíticas do modelo clássico de Michaelis-Menten aplicadas aos resultados experimentais sem que a condição de estado estacionário de Briggs e Haldane seja admitida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Coordenador / Carlos Francisco Sampaio Bonafé - Integrante / Elisa Teshima - Integrante / João Batista de Almeida e Silva - Integrante / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Giovani Brandão Mafra de Carvalho - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Caracterização e Modelagem Cinética das Isotermas de Secagem e de Desidratação de Frutas Climatéricas Cultivadas no Semi-árido Baiano, Descrição: As frutas e hortaliças desempenham um papel importante na dieta humana uma vez que são fontes indispensáveis de nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e fibras, além de serem responsáveis pela introdução de cor, sabor, aroma e variedade ao rol de alimentos disponíveis. Entretanto, devido ao seu alto teor de água (acima de 80%) são altamente perecíveis. Estima-se que em muitos países tropicais e subtropicais ocorram perdas da ordem de 30 - 40%, devido à inadequação da infra-estrutura de transporte, armazenamento e processamento pós-colheita. Assim, um dos principais objetivos desse projeto é aumentar o 'shelf-life' dos produtos, garantindo que estes estejam aptos para o consumo pelo maior período de tempo possível através do estudo cinético do processo de secagem desses frutos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Coordenador / Carlos Francisco Sampaio Bonafé - Integrante / Maria Gabriela Bello Koblitz - Integrante / Cristina Maria Rodrigues - Integrante / Antonio Azeredo - Integrante / Flavio de Souza Neves Cardoso - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Avaliação da Remoção do 2,3 Butanodiona e Acetaldeído e Estudo Sensorial de Cerveja com Adjunto de Banana, Descrição: O principal objetivo desse projeto é avaliar as diferentes condições de redução do 2,3 butanodiona e acetaldeído durante a fermentação do mosto cervejeiro de alta densidade , elaborado com adjunto de banana segundo as condições de densidade do mosto e temperatura de fermentação determinadas junto a cervejaria Debic-EEL/USP. Para isto será necessária, além da apliação do planejamento experimental o conhecimento das técnicas de Análise Sensorial de bebidas estudadas pela Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA/UNICAMP a fim de produzir uma cerveja característica e que agrade diferentes grupos de consumidores. Este projeto tem financiamento CNPq - Processo CNPq: 150956/2009-6 e foi aprovado pela resolução CONSEP 118/2010 da Universidade Estadual de Feira de Santana integrando três Universidades neste estudo: UEFS, UNICAMP, USP. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Giovane Brandao Mafra de Carvalho - Coordenador / João Batista de Almeida e Silva - Integrante / Helena Bolini - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Potencialização de empreendimento solidário da agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto de comercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também, uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas e . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Elisa Teshima - Coordenador / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Potencialização de empreendimento solidário da agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto de comercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também, uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas e . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Elisa Teshima - Coordenador / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Potencialização de empreendimento solidário da agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto de comercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também, uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas e . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Elisa Teshima - Coordenador / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Potencialização de empreendimento solidário da agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira ? APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto de comercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também, uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Elisa Teshima - Coordenador / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Potencialização de empreendimento solidário da agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira ? APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto de comercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também, uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Elisa Teshima - Coordenador / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Potencialização de empreendimento solidário da agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira ? APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto de comercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também, uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Elisa Teshima - Coordenador / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Potencialização de empreendimento solidário da agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira ? APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto de comercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também, uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Elisa Teshima - Coordenador / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Potencialização de empreendimento solidário da agricultura Familiar, Descrição: O semi-árido baiano, palco histórico de pobreza e miséria, começa a reverter seus destinos a partir de articulações, mobilizações e demandas da sociedade civil na década de 80 do século passado quando surgem várias organizações não governamentais que atuam em duas linhas: no desenvolvimento de ações voltadas para o combate à pobreza e na cobrança junto ao Estado de políticas públicas para a região. É neste cenário que se cria, em 1980, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira ? APAEB (CNPJ 63.104.020/0001-22) que passa a desenvolver um conjunto de ações em duas dimensões: na formação da cidadania e na geração de renda; implantou em 1993 uma fábrica de tapetes e carpetes de sisal para agregar valor ao produto e poder remunerar melhor os produtores; em 1996, um laticínio caprino, criando nova fonte de receitas para os agricultores familiares, utilizando o leite para a produção de doces, iogurtes e queijos; um curtume de peles caprinas e ovinas que aumentou substancialmente o preço desses produtos; um posto de comercialização para os produtos da agricultura familiar; uma Casa do Mel, estimulando a produção e o beneficiamento do mel na região; uma cooperativa de crédito que hoje tem gestão autônoma. Cria, também, uma rádio comunitária (Valente FM, com gestão independente) que dá suporte de comunicação ao trabalho e às mobilizações regionais. Embora esses empreendimentos tenham sobrevivido a momentos de crise, existe atualmente, por parte dos seus dirigentes, o desejo de expansão e crescimento; no entanto, faltam-lhes o conhecimento e o instrumental técnico para concretizar esse fortalecimento sustentável do empreendimento solidário. Nesse contexto, o presente projeto propõe a potencialização de uma das linhas de produção do laticínio da APAEB, por meio do desenvolvimento de um leite fermentado caprino com características simbióticas, isto é, agregar valor ao leite de cabra pelo processo fermentativo com culturas láticas probióticas e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Ailton Conceição Bispo - Integrante / Elisa Teshima - Coordenador / Cristina Maria Rodrigues Silva - Integrante / Wânia Silveira da Rocha - Integrante / Ildes Ferreira de Oliveira - Integrante / Tatiana Ribeiro Velloso - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Paraninfo dos Formandos em Engenharia de Alimentos turma 2014.2, Universidade Estadual de Feira de Santana.

2014

Professor Homenageado turma 2014.1, Universidade Estadual de Feira de Santana.

2013

Professor Homenageado turma 2013.1, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, DTEC. , Laboratório de Tecnologia - Engenharia de Alimentos, ´Feira VI, 44031-460 - Feira de Santana, BA - Brasil - Caixa-postal: 252, Telefone: (75) 32248056, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto B, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Análise e Simulação de Processos Fenômenos de Transporte I Termodinâmica

2010 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - Efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto na graduação do Curso de Engenharia de Alimentos do Departamento de Tecnologia (UEFS) das disciplinas: Fenômenos de Transporte 1 (60 h) e Operações Unitárias 3 (60 h)

2010 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Área, Carga horária: 10

2008 - 2010

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto na graduação do Curso de Engenharia de Alimentos do Departamento de Tecnologia (UEFS) das disciplinas: Refrigeração (120 h), Operações Unitárias 3 (240 h), Engenharia Bioquímica (120 h), e Introdução aos Fenômenos de Transporte (30 h) (Eng. de Computação)

1993 - 1994

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Atividades que tiveram apoio técnico: 1 - Preparação de Catalisadores a base de Ru-Zn suportados em alumina, via impregnação a seco (etapas de impregnação, secagem, calcinação e pré-ativação. 2 - Projeto e instalação de uma capela de exaustão para a montagem do teste catalítico de hidrogenação do monóxido de carbono sob pressão 3 - Projeto e instalação de uma unidade de testes catalíticos para estudos cinéticos de decomposição do metanol com catalisador de Pd suportados em Al2O3 e La2O3

Atividades

  • 02/2008

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Refrigeração, Engenharia Bioquímica, Fenomenos de Transporte, Operações Unitárias 3