Evenildo Bezerra de Melo

Possui mestrado em Pos Graduação em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1984) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Participou do Programa de Estágio na PETROBRAS para Professores de Geociências ligados com a Disciplina Recursos Energéticos e afins (1987) Atualmente é Professor Associado nível 4 da Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas: Jazidologia, Geologia Econômica, Geologia Aplicada, inclusive à Engenharia. Leciona Disciplinas de Prospeção Mineral e Recursos Energéticos ao Curso de Graduação em Geologia; Geologia Econômica e Pesquisa MIneral ao Curso de Graduação em Engenharia de Minas; Geologia Aplicada ao Curso de Graduação em Engenharia Civil. É membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral, na área de Rochas Ornamentais, onde tem lecionado a Disciplina Pesquisa e Prospecção de Rochas Ornamentais ( EMI 924), no semestre 2.2010, a Disciplina Mecânica de Rochas (com ênfase ao enfoque aos Marcadores de Deformação em Rochas e sua Aplicação à Determinação do Estágio de Deformação; Elementos Geométrico-Estruturais e Bloco de Partição; Diagramas de Rosetas, Diagramas de Projeção Cônica e Estereográfica como ferramentas à representação do Bloco de Partição; Mineralogia e Petrografia Aplicadas às Propriedades Mecãnicas das Rochas; Bloco de Partição Natural de Rochas: Superfícies Alongante, Trincante e Levantante como ferramenta ao Plano de Perfuração e Desmonte) Pesquisa e Cadastra Rochas com aplicabilidade ornamental e para agregados graúdos(britas) principalmente do Nordeste, sobremodo à luz de microscopia óptica. alterabilidade, pesquisa e rochas ornamentais. Orienta duas Excursões Semestrais: à Província Scheelitífera da Borborema-Seridó na Disciplina Geologia Econômica ao Curso de Graduação de Engenharia de Minas; às Atividades Produtoras de Energia Bacia Potiguar na Disciplina Recursos Energéticos ao Curso de Graduação em Geologia. Orienta também excursão às principais e diversificadas pedreiras de rochas ornamentais para procedimento da parte prática da disciplina EMI-924.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geociências

1998 - 2004

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Petrologia e Geoquímica de Granitóides Brasilianos ao Sul da Zona de Cisalhamento de Afogados da Ingazeira-PE
Orientador: Ignez de Pinho Guimarães
Palavras-chave: Granitóides; Petrologia e Geoquímica; Bloco de Partição.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências. Setores de atividade: Recursos Minerais.

Mestrado em Pos Graduação em Geociências

1980 - 1984

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Título: Geologia e Petrografia da Jazida Scheelitífera de Saco dos Veados. Currais Novos - RN,Ano de Obtenção: 1984
HARTMUT BEURLEN.Palavras-chave: Jazida; Petrologia e Geoquímica; Scheelita.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Especialização em ESTÁGIO PARA PROFESSORES DA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS

1987 - 1987

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO E VISITA TÉCNICA AO CENPES
Orientador: Carlos Walter Marinho Campos - Diretor Técnico da PETROBRAS

Graduação em Geologia

1966 - 1969

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Geologia e Petrografia ao Norte de Altinho - PE
Orientador: Maria do Socorro Adusumilli e Adusumilli Bhaskara Rao

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Outros

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4st Mineral and Rocck Fest. Riscos de Deslisamentos nos Morros da Região Metropolitana do Redife. 2015. (Feira).

XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e de Metalurgia Extrativa.Levantamento Geológico Estrutural e Bloco de Partição: Caso do. 2015. (Encontro).

XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.Características Físicas e Petrográficas dos Granitos Vermelhos Brasília e Ventura e seus usos como revestimentos. 2015. (Encontro).

XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.Granito Marrom Imperial: Microscopia e Características Ornamentais. 2015. (Encontro).

XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.Granito Preto Sucuru. 2015. (Encontro).

47º Congresso Brasileiro de Geologia. Aspectos Qualificadores de Maciços Rochosos para Produção de Brita na Região Metropolitana de Natal - RN. 2014. (Congresso).

VII FORUM DE MINERAÇÃO.Geólogia e Mineração. 2014. (Encontro).

XXV Simpósio de Geologia do Nordeste.Diagnóstico Técnico-Econômico da Produção de Areia e Brita na Região Metropolitana de Natal - RN. 2013. (Simpósio).

25 Simpósio de Geologia do Nordeste.Diagnóstico Técnico-Econômico da Produção de Areia e Brita na Região Metropolitana de Natal-RN. 2013. (Simpósio).

25 Simpósio de Geologia do Nordeste.Características Petrográficas de Rochas Escuras e sua Correspondência com Alterabilidade, Resistências e Índices Físicos: Exemplo do Preto São Marcos. 2013. (Simpósio).

XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa & VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Techology.Rochas Ornamentais Silicáticas do Estado de Pernambuco. 2013. (Encontro).

XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa & VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Techology.Características Petrográficas de Rochas Escuras e sua Correspondência com Alterabilidade, Resistências e Índices Físicos: Exemplo do Preto São Marcos. 2013. (Encontro).

XLVI Congresso Brasileiro de Geologia e I Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesaua. Diagnóstico do Setor de Agregados para Construção Civil na Região Metropolitana de Natal-RN. 2012. (Congresso).

III Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste.Correspondência entre Textura e Características Tecnológicas de alguns Agregados Graúdos e Miúdos da Região Metropolitana de Natal-RN. 2012. (Simpósio).

III Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste.Panorama do Setor de Agregados para Construção Civil na Região Metropolitana de Natal-RN. 2012. (Simpósio).

IV Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e I Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e e Biodiversidade Recife. 2012.Desertificação e Políticas Públicas: Análise Documental na Perspectiva de Melhoria da Qualidade de Vida no Município de Cabrobó-PE.. 2012. (Encontro).

VIII Congresso Ibérico de Geoquímica. Alterabilidade Química em Rochas Ornamentais. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Geoquimica. Intemperismo Quimico em revestimentos prediais com rochas silicáticas e carbonáticas em área litorânea da cidade do Recife-PE. 2011. (Congresso).

XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste.Dinâmica do Intemperismo de aerossóis salinos sobre placas de rochas ornamentais silicáticas e carbonáticas nas fachadas das edificações litorânea do Recife -PE. 2011. (Simpósio).

III FEIRA DE MINERAIS E ROCHAS DA UFPE.CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS. EXEMPLOS DE APLICAÇÕES. 2011. (Oficina).

Audiência Pública na Câmara Municipal do Recife - PE.Deslizamentos de Barreiras nas Áreas em Situações de Riscos na Cidade do Recife. 2011. (Outra).

III FEIRA DE MINERAIS E ROCHAS DA UFPE.ROCHAS ORNAMENTAIS: Familiarização e Aplicação Otimizada para Estudantes e Interessados das Áreas de Geologia, Arquitetura e Engenharias. 2010. (Seminário).

2nd Mineral and Rock Fest de Pernambuco.MORROS DO RECIFE; Caracterização dos Riscos e Danos Ambientais. 2010. (Seminário).

Reportagem da Rede Globo sobre Riscos de Deslizamentos nos Morros.Reportagem nos Morros de Camaragibe (Análise de Casos). 2010. (Outra).

TV NOVA NORDESTE Programa Pedro Paulo na TV (15/10/2010) : A vida depois do trauma com os casos dos Mineiros Chilenos Resgatados e Os danos das enchentes no Município de Palmares -PE.A VIDA DEPOIS DO TRAUMA E SUA ANÁLISE. 2010. (Outra).

1st Mineral and Rock Fest de Pernambuco.Caracterização das Águas Minerais e/ou Potáveis de Mesa no Mercado Brasileiro. 2009. (Seminário).

II FEIRA DE MINERAIS E ROCHAS DA UFPE.CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS. EXEMPLOS DE APLICAÇÕES. 2009. (Oficina).

Symposium Brasil-Japan on energy and advanced materials..Extrative Optmization os Activities of the gypsum araripe for environmental.. 2008. (Simpósio).

A geologia e a Inovação Tecnológica. LXIII Reunião SOEAA. 2006. (Congresso).

Análise e Especificação de Calcário no Cariri Cearense.Banca de Exame de Dissertação do Programa da Pós-Graduação em Engenharia Mineral. 2006. (Outra).

Modelagem Matemática para Determinação de Tensões Residuais em Profundidade.Banca Examinadora de Projeto de Dissertação da Pós Graduação em Engenharia Mineral. 2006. (Outra).

II FEIRA DE MINERALOGIA E I FEIRA DE ROCHAS ORNAM,ENTAIS. Centro de Artes e Comunicação da UFPE..Rochas Ornmamentais: Ligando Geologia Arquitetura e Engenharia. 2006. (Outra).

Texturas de Rochas Ornamentais: Evolução e Atualização do Conhecimento.IV Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. 2005. (Simpósio).

Aplicação Otimizada de Rochas Ornamentais Através da Análise do Brilho e Estimativa da Alterabilidade.V Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. 2005. (Simpósio).

Rochas Ornamentais: Evolução dos Estudos.I Encontro de Engenharia Mineral. 2005. (Encontro).

Aferição de Brilho: Critério de Avaliação da Estética e da Alterabilidade.Banca Examinadora de Trabalho de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).

III SIMPÓSIO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO NORDESTE.Escolha de Tipos Texturais de Rochas e sua Aplicação Ornamental. 2002. (Simpósio).

III SIMPÓSIO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO NORDESTE.Rochas Ornamentais da Região Nordeste: Propriedades Físico-Mecânicas. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Allinne Marianne Martins de Araújo

MELO, E. B.. Caracterização Tecnológica do Granito Dhália para Fins Ornamentais. 2015. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Glenda Aparecida Rodrigues de Oliveira

MELO, E. B.. Rochas Ornamentais do Espírito Santo e do Nordeste: Avaliação da Aplicabilidade através da Caracterização Tecnológica. 2015. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alfredo César Vale de Araújo

MELO, E. B.. Marcadores e Estágios de Deformação com Determinação de Bloco de Partição em Pedreiras da Região Metropolitana do Recife -PE. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Aluno: Suely Machado

MELO, E. B.. Estudo das Características Petrográficas, Mecânicas e Colorimétricas dos Granitos Vermelho Brasília e Vermelho Ventura. 2014.

Aluno: Mikaelly Ellen Macedo Carvalho

MELO, E. B.. Viabilidade do Uso de Areia Marítima da Zona Costeira de Pernambuco como Agregado na Construção Civil. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Aluno: Samuel Evaristo do Paraiso

MELO, E. B.. Alterações Físico-Químicas no Revestimento de Mármore Travertino do Centro de Convenções da UFPE. 2014. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jarbas Silveira Coelho Sarmento Filho

MELO, E. B.. Estética e Funcionalidade na Aplicação do Granito Preto da Região de Pombal-PB. 2013. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Flavia de Freitas Bastos

MELO, E. B.. Aplicação da Terrace Mining como Alternativa para Lavra de Gipsita na Região do Araripe - PE. 2013. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: André Luiz Santos Patriota

MELO, E. B.. Caracterização Tecnológica de Granitos com Beneficiamentos Superficiais Distintos. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Renata Barreto Santos

MELO, E. B.. Estética e Aplicabilidade do Material Pétreo Preto São Marcos. Casserengue-PB. 2012. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Miguel Sebastião Maia Chaves Arrais

ARRAIS Miguel S. M.Chaves;MELO, E. B.. Reação Alcali-Silicato: Avaliação do Comportamento de Agregados Graúdos da Região Metropolitana do Recife frente a diferentes Tipos de Cimento. 2011 - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL - PPGEM - UFPE.

Aluno: Lamartine Araújo Melo

MELO, E. B.. Aplicação da Modelagem Geoestatística Tridimensional das Descontinuidades de Maciços Rochosos.. 2010 - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL - PPGEM - UFPE.

Aluno: Thaise Maria Fontes Kalix

MELO, E. B.. Estudo de Caracterização tecnológica com ênfase em alterabilidade dos tipos comerciais do granito ''marrom imperial''.. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Aluno: Farah Diba da Silva

MELO, E. B.. Estudo da reutilização de resíduo de corte de marmores e granitos na industria cerâmica/construção.. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas) - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL - PPGEM - UFPE.

Aluno: Achiles Dias Alves da Silva

MELO, E. B.. Análise de Especificação de Calcário.. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Aluno: Carlos Torres da Silva

MELO, E. B.. Modelagem matemática para determinação de tensões residuais em profundidade.. 2006. Dissertação (Mestrado em engenharia mineral) - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL - PPGEM - UFPE.

Aluno: Luiz Christian de Montreuil Carmona

MELO, E. B.; SILVA FILHO, A. F.; Marcelo Reis Rodrigues da Silva. Ocorrências de Rochas Ornamentais na Província da Borborema. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: César Felipe Cordeiro Filgueiras

MELO, E. B.. Mapeamento Geológico da Porção Centro-Sul da Folha de Ouricurí - Bacia do Araripe, Pernambuco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Élida Regina de Melo

MELO, E. B.. Mapeamento Geológico e Zoneamento Costeiro da Praia do Porto e Adjacências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Felipe José da Curz Lima

MELO, E. B.; BARRETTO, A. M. F.; MARIANO, G.. Mapeamento Geológico e Paleontologia de Parte dos Municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

MELO, E. B.. Processo de Seleção para professor substituto (Aréa de Lavra de Minas/Mecânica das Rochas). 2011. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edilton José dos Santos

SANTOS, E. J.GUIMARAES, I. P.. Geoquímica e petrologia de granitóides tardi a pós-brasilianos ao longo da zona de cisalhamento Afogados da Ingazeira. 2004. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Geociências) - Centro de Tecnologia e Geociências, UFPE.

Edilton José dos Santos

GUIMARAES, I. P.SANTOS, E. J.. Evolução petrológica e geoquímica dos granitóides a sul da zona de cisalhamento de Afogados da Ingazeira-PE. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Geociências) - Centro de Tecnologia e Geociências, UFPE.

Adejardo Francisco da Silva Filho

SILVA FILHO, A. F.GUIMARAES, I. P.; SILVA, J. M. R.. Geologia de Granitos Gerados em Ambiente Extensional. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Gorki Mariano

GUIMARÃES, Ignez Pinho;MARIANO, G.CORREIA, Paulo de Barros; SANTOS, Edilton José dos; NOGUEIRA, José Araujo. Geoquimica e petrologia de granitoides tardi a pós Brasiliano ao longo da zona de cisalhamento Afogados da Ingazeira, PE. 2004. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alcides Nóbrega Sial

SIAL, A. N.BEURLEN, Hartmut; LEGRAND, M.. Geologia e Petrologia da Jazida scheelitifera de Saco dso Veados Currasi Novos-RN. 1985. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lúcio Flávio Moreira Cavlcanti

Estudo do granito sucuru; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; (Orientador);

Suely Andrade da Silva

Estudo de Rocha Carbonática Bege Bahia Aplicada na Orla de Boa Viagem em Recife-PE; Início: 2015; Tese (Doutorado em PÓS GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Allinne Marianne Martins de Araújo

Caracterização Tecnológica do Granito Dhália para fins Ornamentais; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Programa de Pós Graduação em Engenharia Mineral, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Suely Machado Barbosa Silva

Estudo das caracteristicas petrograficas, mecânicas e colorimétricas dos Granitos Vermelho Brasília e Vermelho Ventrura; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Alfredo César Vale de Araújo

Estudo e Análise dos Marcadores de Deformação em Pedreiras da Região Metropolitana do Recife - PE; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Programa de Pós Graduação em Engenharia Mineral, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Isauro Sousa

Rochas Ornamentais no Nordeste: Aspectos Legais e Institucionais; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Programa de Pós Graduação em Engenharia Mineral, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Jarbas da Silveira Coelho Sarmento Filho

Aspectos Estéticos da Rocha Ornamental Preto Royal; Pombal -PB; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Programa de Pós Graduação em Engenharia Mineral,; Coorientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Renata Barreto Santos

Aspectos Estéticos da Rocha Ornamental Preto São Marcos, Casserengue-PB pétreo preto são marcos; 2012; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Gustavo Alexandre da Silva

Diagnóstico do Setor de Agregados para Construção Civil na Região Metropolitana de Natal - RN; 2012; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Miguel Sebastião Maia Chaves Arrais

REAÇÃO ÁLCALI-SILICATO: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE AGREGADOS GRAÚDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DFO RECIFE FRENTE A DIFERENTES TIPOS DE CIMENTO; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE,; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

ThaíseMaria Fontes Kalix

Estudo de Caracterização Tecnológica com Ênfase em Alterabilidade dos Tipos Comerciais do "Granito" Marrom Imperial; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Sandra Giovanna Nunes de Souza Albuquerque

Práticas de Lazer na Escola José Manuel de Queiroz (Paulista-PE): Uma forma de abordar Educação Ambviental crítica nas escolas públicas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental na Era da Globalização) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Terezinha de Jesus Albuquerque

A Temática do Lixo numa Escola Pública do Estado de Pernambuco; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental na Era da Globalização) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Maria das Graças Ventura Nunes

OBSOLESCÊNCIA DO COMPUTADOR: UMA QUESTÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMIC; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental na Era da Globalização) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Laudiélcio F

M; da Silva; Desertificação e Políticas Públicas: Análise Documental na Perspectiva de Melhoria da Qualidade de Vida no Município de Cabrobó - PE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental na Era da Globalização) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Paulo Petrônio Arruda da Silva

Caracterização dos Riscos Ambientais das Ocupações Irregulares na Comunidade da UR-02, Ibura, Recife - PE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental na Era da Globalização) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Ivo Gomes da Silva

Geologia de uma Área a Leste de Cruz de Malta - PE; 1987; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Aurea Lucina Monteiro

Geologia de uma Área a Noroeste de Cruz de Malta-PE; 1987; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Ivonete Barreto da Silva

Contribuição à Geologia de Parte dos Municípios de Ouricurí e Santa Maria da Boa Vista - Pernambuco Área 02; 1987; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Jose Fernandes Leite

Geologia de uma Área no Extremo Sudeste de Cruz de Malta; 1986; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Sandra de Brito Barreto

Contribuição à Geologia de Parte do Município de Ouricurí; 1986; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Luis Manoel Paes de Siqueira

Geologia de uma Área a Sudoeste de Cruz de Malta - Pernambuco; 1985; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Arnaldo Farias Cavalcanti

Contribuição à Geologia de Parte do Município de São José do Belmonte e Tupanací; Area 11; 1983; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Marcilio Augusto Duque Pacheco

Contribuição à Geologia de Parte dos Municípios de Orocó e Cabrobó-PE; Área 05; 1983; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Astier Cavalcanti

Geologia, Petrografia e Análise Estrutural de uma Área a Sul de Santa Luzia-PB e Junco do Seridó - PB; 1983; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Maurício Jorge Soares da Cunha

Contribuição à Geologia da Região Paripiranga - BA e Simão Dias - SE; 1983; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Mirtes Gomes Costa

Contribuição à Geologia de Parte do Município de São José do Belmonte -PE; Área 16; 1982; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Luiz de Farias Moura Filho

Contribuição à Geologia de Parte dos Municípios de Verdejante e Mirandiba; Folhas Tupanací SC 24-X-A-I e São José do Belmonte SB 24-Z - C-IV; Área 10; 1982; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Fernando Antonio Carneiro Feitosa

Contribuição à Geologia de Parte do Município de São José do Belmonte - PE; Área 15; ; 1982; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

José Sidney de Barros

Geologia Econômica e Estudo das Deformações Estruturais em Brejuí II (Mina Brejuí; Currais Novos - RN); 1980; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Jairo Lyra de Andrade

Aspectos Geológicos de Parte dos Municípios de Quebrangulo e Paulo Jacinto do Estado de Alagoas; Área A; 1980; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Carlos Maurício da Rocha Barroso

Aspectos Geológicos de Parte dos Municípios de Mar Vermelho e Tanque D`Arca; 1980; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Eduardo Pinheiro Padilha

Relatório de Geologia Econômica e Estrutural de uma Área Situada a Noroeste do Município de São Tomé - RN; 1979; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Jadson Melo Rebouças

Geologia Econômica de uma Área situada no Extremo Sudoeste do Município de Augusto Severo - RN; 1978; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

João Batista Vieira de Paula

Geologia Econômica da Região Sul de Augusto Severo - RN; 1978; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Edson de Lima Falcão Filho

Geologia Econômica da Região de Janduís - RN; 1978; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Ítalo Marcolino do Carmo

Análise e Tratamento de Dados de Águas Minerais Consumidas no Brasil; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Turbiditos e sua relação com a bacia Sedimentar de Campos; 2010; Orientação de outra natureza; (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Relatório da Excursão Didática à Bacia Potiguar; 2010; Orientação de outra natureza; (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Eloísa Moreira de Lira

Excursão à Bacia Potiguar: Campos Produtores de Petróleo e Gás, Características e Importância; 2008; Orientação de outra natureza; (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Roberto Nascimento

Controles em Jaziads Minerais; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Lorena Cocentino

Excursão à Bacia Potiguar: Campos Produtores de Petróleo e Gás, Características e Importância; 2007; Orientação de outra natureza; (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Cleber Barbosa da Cunha

Jazidologia Mineral na Região da Borborema Paraíba-Rio Grande do Norte; 2007; Orientação de outra natureza; (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Evenildo Bezerra de Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hartmut Beurlen

Geologia e Petrologia da Jazida Scheelitífera Saco dos Veados, Currais Novos, Rn; ; 1984; Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Hartmut Beurlen;

Adejardo Francisco da Silva Filho

Petrologia dos Granitóides Associados à Zona de Cisalhamento de Afogados de Ingazeira; 2004; Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Adejardo Francisco da Silva Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, E. B. ; Efeitos dos Poluentes Atmosféricos sobre Placas de Rochas Carbonáticas nos Revestimentos de Edificações em Região Litorãnea do Recife-PE. Revista HOLOS , v. 6, p. 45-55, 2014.

  • MELO, E. B. ; Características Petrográficas de Rochas Escuras e sua Correspondência com Alterabilidade, Resistências e Índices Físicos: Esemplo do Preto São Marcos. Revista HOLOS , v. 3, p. 20-34, 2014.

  • MELO, E. B. ; Rochas Ornamentais Silicáticas do Estado de Pernambuco. Revista Holos , v. 4, p. 3-15, 2013.

  • MELO, E. B. ; Características Mineralógicas e cristalográficas da Gipsita do Araripe. Revista HOLOS , v. 5, p. 72-82, 2012.

  • MELO, E. B. ; ARRAIS Miguel S. M.Chaves . Avaliação do Comportamento de Agregados Graúdos de Pedreiras da Região Metropolitana do Recife com Relação a RAS, Frente a Diferentes Tipos de Cimento Portland. Revista Estudos Geologicos , v. 22(I), p. 77-98, 2012.

  • MELO, E. B. ; Brasiliano (Pan-African) granitic magmatism in the Pajeú-Paraíba belt, Northeast Brazil: an isotopic and geochronological approach. Precambrian Research , v. 135, p. 23, 2004.

  • Beurlen, H. ; MELO, E. B. ; VILLAROEL, H. S. . Remobilization of Strata-Bound Scheelite indicated by Tectonic, Textural and Crystallographic Features in Brejui Mine, NE Brazil. Ore Genesis , v. 1, p. 418-425, 1982.

  • Beurlen, H. ; MELO, E. B. ; VILLAROEL, H. S. . Ore Genesis The State of the Art. 1. ed. Berlin: Springer-Verlag, 1982. v. 1. 8p .

  • MELO, E. B. ; Desertificação e Políticas Públicas: Análise Documental na Perspectiva de Melhoria da Qualidade Vida no Município de Cabrobó-PE. In: WWW.ITEP.BR E UFPE. (Org.). IV Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco (IV WMCRHPE) e I Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade ( I WIMCBIO). 1ed.Recife: Editora UFPE, 2012, v. , p. 107-126.

  • MELO, E. B. ; Avaliação das Características físicas e petrográficas dos granitos Vermelho Brasília e Vermelho Ventura. Estudos Geológicos, 01 jul. 2015.

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; KALIX, T. ; BARROS, M. L. S. C. ; MELO, E. B. ; MORAIS, P. O. . Rochas Ornamentais silicáticas do Estado de Pernambuco. HOLOS, Rio Grande do Norte, , v. 4, p. 3 - 15.

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; Lucila Ester Prado Borges ; MELO, E. B. ; BARROS, M. L. S. C. . Características Mineralógicas e Cristalográficas da Gpsita do Araripe. HOLLOS, Rio Grande do Norte, , v. 5, p. 71 - 82.

  • ARRAIS Miguel S. M.Chaves ; MELO, E. B. . Avaliação do Comportamento de agregados graúdos de pedreira da região metropolitana do Recife, com relação à rias, frente e diferentes tipos de cimentos Portland. Revista Geologicas, Recife, , v. 22, p. 77 - 98.

  • SILVA, S. A. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; MENOR, E. A. ; MELO, E. B. . Efeitos dos Poluentes Atmosféricos sobre Placas de Rochas Carbonáticas nos Revestimentos de Edificações em Região Litorânea do Recife. Revista HOLOS, p. 45 - 55.

  • KALIX, T. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; SANTOS, R. B. ; MELO, E. B. ; SILVA, S. . Caracteristicas petrograficas e sua correspondência com alterabilidade, resistências e índices físicos; caso do Preto São Marcos. In: 25 Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013, Gravatá. 25 Simpósio de Geologia do Nordeste. Recife-PE: Sociedade Brasileira de Geologia- Núcleo Nordeste, 2013. v. 23. p. 328-330.

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; KALIX, T. ; RIBEIRO, W. J. M. ; BARROS, M. L. S. C. ; SILVA, S. ; MELO, E. B. . Rochas ornamentais silicáticas do Estado de Pernambuco. In: XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa & VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Techology, 2013, Goiânia-GO. XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa & VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Techology. Goiânia - GO: Goiânia, 2013. p. 1-2.

  • SILVA, S. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. ; SANTOS, R. B. ; SILVA, F. D. . Ação dos Poluentes atmosfericos sobre placas da rocha ornamentais carbonáticas nas fachadas das edificações litorâneas do Recife. In: IV Congresso Brasileiro de Rochas Ornamentais, 2012, Campina Grande. IV Congresso Brasileiro de Rochas Ornamentais. Campina Grande: Realize Editora, 2012. v. único. p. 499-510.

  • SILVA, S. ; NOGUEIRA NETO, J. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; MENOR, E. A. ; SOUZA, J. C. ; HAMELAK, G. M. S. ; MELO, E. B. ; GOMES, E. N. . Alterabilidade Quimica em Rochas Ornamentais em Áreas litorânea do Recife - PE. In: VIII Congresso Ibérico de Geoquímica/ XVII semana de Geoquimica, 2011, Castelo Branco- Portugal. VIII Congresso Ibérico de Geoquímica/ XVII semana de Geoquimica. Castelo Branco - Portugal: Sociedade Geológica de portugal, 2011. v. único.

  • LARANJEIRA, D. R. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. . Aferição de brilho e otimização estético-decorativa de rochas ornamentais. In: III Congresso Barsileiro de Rochas Ornamentais, 2007, Natal. Anais do III Congresso Barsileiro de Rochas Ornamentais. Rio de Janeiro: CETEM, 2007. v. único. p. 198-202.

  • LARANJEIRA, D. R. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. ; SOUZA, J. C. ; BARROS, M. L. S. C. . APLICAÇÃO OTIMIZADA DE ROCHAS ORNAMENTAIS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO BRILHO E ESTIMATIVA DE ALTERABILIDADE. In: V Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste, 2005, Recife. ANAIS DO V SIMPÓSIO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO NORDESTE, 2005. v. único. p. 86-94.

  • MELO, E. B. ; OLIVEIRA, F. M. C. . PESQUISA GEOLÓGICA DE DETALHE EM JAZIDAS DE ROCHAS ORNAMENTAIS. In: V SIMPÓSIO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO NORDESTE, 2005, Recife. Anais do V Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste, 2005. v. único. p. 230-243.

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. ; LARANJEIRA, D. R. . GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA: EXPERIÊNCIA NA UFPE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2005, Campina Grande. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia, 2005. v. único.

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; LARANJEIRA, D. R. ; MELO, E. B. ; BARROS, M. L. S. C. . AFERIÇÃO DE BRILHO: CARACTERIZAÇÃO ESTÉTICO-DECORATIVA DE ROCHAS ORNAMENTAIS. In: XX ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA, 2004, Florianópolis. ANAIS DO XX ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA. Florianópolis: Desktop Publishing/ B. Propaganda, 2004. v. I. p. 217-224.

  • MELO, E. B. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; LARANJEIRA, D. R. . Geologia aplicada à engenharia. In: XIX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2005, Recife. Anais do XIX Simpósio de Geologia do Nordeste. Recife: SBGEO-Nordeste, 2005. v. único. p. 24-25.

  • MELO, E. B. ; Levantamento Geológico-Estrutural e Bloco de Partição: Caso do Granito Pegmatóide Dhália. In: XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minério e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas-MG. Anais do XXVI ENTMME, 2015.

  • MELO, E. B. ; Proposta de Viabilidade Ambiental nos Rejeitos da Lavra do Granito Sucuru. In: XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minério e de Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas - MG. Anais do XXVI ENTMME, 2015.

  • MELO, E. B. ; Características Físicas e Petrográficas dos Granitos Vermelhos Brasília e Ventura. In: XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Miinérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas - MG. Anais do XXVI ENTMME, 2015.

  • MELO, E. B. ; Granito Marrom Imperial: Microscopia e Características Ornamentais. In: XXVI Encontro Nacional de Tratsmento d Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas - MG. Anais do ENTMME, 2015.

  • MELO, E. B. ; Aspectos Qualificadores de Maciços Rochosos para Produção de Brita na Região Metropolitana de Natal-RN. In: XLVII Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do XLVII Congresso Brasileiro de Geologia, 2014.

  • MELO, E. B. ; Diagnóstico Técnico-Econômico da Produção de Areia e Brita na Região Metropolitana de Natal-RN. In: XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013, Recife e Gravatá. Anais do XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013.

  • MELO, E. B. ; Características Petrográficas de Rochas Escuras e sua Correspondência com Alterabilidade, Resistências e Índices Físicos: Exemplo do Preto São Marcos. In: XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013, Recife e Gravatá. Anais do XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013.

  • SOUZA, J. C. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; SILVA, S. ; NOGUEIRA NETO, J. ; CHAVES, Q. L. S. ; MENOR, E. A. ; MELO, E. B. . Dinâmica do Intemperismo de Aerossóis Salinos sobre placas de Rochas Ornamentais silicáticas e carbonáticas nas fachadas das edificações litorânea do Recife-Pe. In: Simpósio de geologia do Nordeste, 2011, Aracaju. Dinâmica do Intemperismo de Aerossóis Salinos sobre placas de Rochas Ornamentais silicáticas e carbonáticas nas fachadas das edificações litorânea do Recife-Pe, 2011.

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. ; DIBA, F. . Symposium Brazil-Japan on energy,environment and advanced materials.. In: Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, 2011, Recife. Extractive Optimization Of Activities Of The Gypsum Araripe For Enviromental Preservation, 2011.

  • DIBA, F. ; MELO, E. B. ; OLIVEIRA, F. M. C. . Symposium Brazil-Japan on energy,environment and advanced materials.. In: Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, 2011, Recife. Rational use of cutting waste of granite and marble in ceramic industry. Reuse of fine waste of ornamental stone cutting process on ceramic and civil construction industries., 2011.

  • SILVA, S. ; SOUZA, J. C. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. . Symposium Brazil-Japan on energy,environment and advanced materials.. In: Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, 2011, Recife. State Of the art in the alterability of stony plates : study of cases in the coastal region of the Recife-PE., 2011.

  • MELO, E. B. ; Otimização das Atividades Extrativas da Gipsita do Araripe com Ênfase na Preservação Ambiental. In: A Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente, 2008, João Pessoa - PB. Anais da Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008. p. 1603-1608.

  • LARANJEIRA, D. R. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. ; BARROS, M. L. S. C. . Aferição de brilho e índices físicos: caracterização de rochas ornamentais. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 2006, Aracaju. Anais do XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. Salvador: SBG-Núcleo Bahia/Sergipe, 2006. v. único. p. 58-58.

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; LARANJEIRA, D. R. ; MELO, E. B. . Aferição de Brilho: Caracterização estético-decorativa de rochas ornamentais. In: XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá. Anais do XLIII Congresso Brasileido de Geologia, 2004. v. único.

  • MELO, E. B. ; Avaliação das Características Físicas e Petrográficas dos Granitos Vermelho Brasília e Vermelho Ventura e sua Utilização como Material de Revestimento Externo. Estudos Geológicos (UFPE) , 2015.

  • MELO, E. B. ; Riscos Geológicos nos Morros da Área Metropolitana do Recife. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, E. B. ; Geologia na Mineração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, S. ; NOGUEIRA NETO, J. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; MENOR, E. A. ; SOUZA, J. C. ; HAMELAK, G. M. S. ; MELO, E. B. ; GOMES, E. N. . Alterabilidade Quimica em Rochas Ornamentais em aréa litorânea do Recife-PE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, S. ; NOGUEIRA NETO, J. ; CHAVES, Q. L. S. ; HAMELAK, G. M. S. ; MENOR, E. A. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; SOUZA, J. C. ; MELO, E. B. . Dinâmica do intemperismo de Aerossóis salinos sobre plaxas de rochas ornamentais silicáticas e carbonáticas nas fachadas das edificações litorânea do Recife-PE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. ; DIBA, F. . Avaliação Amostral da composição quimica de água mineral no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, E. B. ; Minerais e Rochas Aplicados: Estruturadores em Obras Civis. Revestimentos Otimizados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, E. B. ; Arruda da Silva, Paulo Petronio . Conhecendo os Riscos e Danos Ambientais e Sociais em Ocupações de Morros da Area Metropolitana do Recife. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, E. B. ; Conferência e Oficina sobre Familiarização com Aplicações de Minerais e Rochas para Estudantes e Intreressados nos Campos da Geologia, Arquitetura e Engenharia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MELO, E. B. ; MARCOLINO, I. . Caracterização de Águas Minerais e/ou Potáveis de Mesa consumidas no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, F. M. C. ; MELO, E. B. ; DIBA, F. . Extractive optimizaton of activities of the gypsum Araripe for enviromental preservation. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIBA, F. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; SOUZA, J. C. ; MELO, E. B. . Rational Use of cutting waste of granite and marble in ceramic industry.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIBA, F. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; SOUZA, J. C. ; MELO, E. B. . Reuse of fine waste of ornamental stone cutting process on ceramic and civil construction industries.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, S. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; SOUZA, J. C. ; MELO, E. B. . State Of the art in the alterability of stony plates : study of cases inthe coastal region of the Recife-PE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, E. B. ; Geologia da Província Scheelitifera do Rio Grande do Norte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MELO, E. B. ; Inovação Tecnológica e Ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MELO, E. B. ; NOTAS DE AULAS DA DISCIPLINA RECURSOS ENERGÉTICOS ALUSIVAS AOS TEMAS CARVÃO, FOLHELHOS, PETRÓLEO E GAS 2009 (ROTEIRO DE AULAS DE DISCIPLINA).

  • MELO, E. B. ; NOTAS DE AULAS E ROTEIRO Á DISCIPLINA GEOLOGIA APLICADA 2008 (NOTAS E ROTEIRO DE AULAS).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MELO, E. B. ; Estudos texturais microscópicos de rochas( com propriedades ornamentais) e sua aplicação na construção civil. 1998.

MELO, E. B. ; Maranhão, R. J. L. . Relatório Preliminar sobre os Depósitos de Scheelita da Província Tungstenífera do Seridó. 1978.

MELO, E. B. ; Cadastramento dos Calcários do Estado de Pernambuco. 1980.

MELO, E. B. ; Relatórios de Graduação do Curso de Geologia da UFPE. 1980.

MELO, E. B. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; CORREIA, P. B. . Recursos Minerais Industriais nas Cadeias Produtivas do Estado de Pernambuco. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Geologia Aplicada).

MELO, E. B. ; BARRETTO, S. B. ; OLIVEIRA, F. M. C. ; LARANJEIRA, D. R. . Estudos Microscópicos Texturais Mineralógicos e Petrográficos em Rochas Ornamentais. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Geologia Aplicada).

MELO, E. B. ; Pesquisa de Rocha Ornamental. 2006. .

MELO, E. B. ; Escolha de Tipos Texturais de Rochas e sua Aplicação Ornamental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Geologia Aplicada ao Estudo de Rochas Ornamentais do Nordeste, Descrição: Análise dos Parâmetros e Indices Físicos, Resistências e Alterabilidade, à luz dos padrões texturais, estruturais e composição mineral das rochas, inclusive na escala microscópica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Evenildo Bezerra de Melo - Integrante / Felisbela Maria da Costa Oliveira - Coordenador / Julio Cesar de Souza - Integrante / Suely a da Silva - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Geologia Aplicada à Análise de Maciços Rochosos e Determinação de Bloco de Partição Natural do Maciço, Descrição: Levantamento de Elementos Geométricos de Geologia Estrutural aplicados à Identificação de Marcadores de Estágios de Deformação. Aplicação aos Maciços que hospedam Pedreiras em Regiões Metropolitanas do Nordeste do Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Evenildo Bezerra de Melo - Integrante / Julio Cesar de Souza - Coordenador / Marcio Luiz de Siqueira Campos Barros - Integrante / Miguel Sebastião Maia Chaves Arrais - Integrante / BELARMINO BARBOSA LIRA - Integrante / Gustavo Alexandre da Silva - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Grupo de Pesquisa de Geologia Aplicada, inclusive às Engenharias., Descrição: Promover estudos sobre caracterização de tipos de rochas esgotando o seu conteúdo mineral, essencial ou acessório, voltado às aplicações industriais e do dia-a-dia. Realizar pesquisa tecnológica básica e aplicada sobre pedreiras, jazidas de minerais industriais, pedras preciosas etc, sempre voltada à divulgação do conhecimento nas áreas de pesquisa, inclusive através de métodos geofísicos, considerando os desdobramentos para explotação, beneficiamento e aplicação desses bens minerais. Desenvolver parcerias com Instituições Públicas e Privadas, visando a concretização de atividades de extensão, inclusive consultoria e, quiçá, prestação de serviços, sempre na expectativa de fortalecimento do Serviço Público de qualidade. Disponibilizar apoio aos conteúdos relacionados ao Ensino de Graduação e Pós-Graduação das Áreas de Conhecimento da Universidade Federal de Pernambuco com afinidades com a Atividade de Mineração dentro do Estado e da Região Nordestina, buscando integração Nacional. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Evenildo Bezerra de Melo - Coordenador / Marcio Luiz de Siqueira Campos Barros - Integrante / Paulo de Barros Correia - Integrante / Miguel Sebastião Maia Chaves Arrais - Integrante / Almany Costa Santos - Integrante / Marcelo Reis Rodrigues da Silva - Integrante / Felisbela Maria da Costa Oliveira - Integrante / Júlio César Souza - Integrante / Lucila Ester Prado Borges - Integrante / Sandra de Britto Barreto - Integrante / Valdir do Amaral Vaz Manso - Integrante / Thaise Kálix - Integrante / Marçal Sayão - Integrante / Waldir Duarte da Costa Filho - Integrante / Gustavo Alexandre da Silva - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Proposta metodológica para caracterização e incremento do aproveitamento de depósitos de rochas ornamentais no nordeste do Brasil., Descrição: O objetivo do projeto é o desenvolvimento de novas técnicas de planejamento e de novos processos de lavra com a incorporação de modelagem geoestatística tridimensional das descontinuidades das jazidas e simulação do seqüenciamento das operações de lavra de rochas ornamentais. Para alcançar a meta proposta, o projeto tem como objetivos desenvolver e otimizar os seguintes aspectos: 1. Metodologia que possibilite o conhecimento detalhado das características geo-estruturais das jazidas de rochas ornamentais. 2. Modelagem geoestatística tridimensional das descontinuidades, baseada em técnicas de simulação de objetos, possibilitando a estimativa dos tamanhos de blocos in situ , permitindo a redução de riscos e a quantificação da incerteza na estimativa e previsão de reservas lavráveis. 3. Desenvolvimento de metodologias de planejamento de lavra baseadas na composição de modelos tridimensionais para as subáreas das jazidas, com capacidade para previsão quantitativa e qualitativa da produção de blocos calibrados, proporcionando alternativas de seqüenciamento e economicidade da lavra. 4. A utilização de métodos de lavra que possibilitem aumento na recuperação do minério, redução do custo unitário de produção e dos riscos de flutuação da escala de produção. 5. Realização de ensaios de caracterização tecnológica dos litotipos presentes nas jazidas (propriedades físicas e geomecânicas) e desenvolvimento de metodologia inédita de análise colorimétrica para caracterização da degradação acelerada de rochas ornamentais expostas em ambientes agressivos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Evenildo Bezerra de Melo - Integrante / Felisbela Maria da Costa Oliveira - Integrante / Julio Cesar de Souza - Coordenador / Marcio Luiz de Siqueira Campos Barros - Integrante / Eldemar de Albuquerque Menor - Integrante / JOSÉ LINS ROLIM FILHO - Integrante / BELARMINO BARBOSA LIRA - Integrante / RODRIGO DE LEMOS PERONI - Integrante / JAIR CARLOS KOPPE - Integrante / João Felipe Coimbra Leite Costa - Integrante / André César Zingano - Integrante / Paulo Salvadoretti - Integrante / Enrique Munaretti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2001 - Atual

    Escolha de Tipos de Rochas Ornamentais, Descrição: Caracterização Petrológica e Estrutural de Rochas Ornamentais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) . , Integrantes: Evenildo Bezerra de Melo - Coordenador.

  • 1989 - 1993

    Projeto de Pesquisa: Estudo Sistemático de Ocorrências Minerais do Nordeste Oriental Participante sob Coordenação do Dr Hartmut Beurlen 1989 1993: Participante de Convênio FINEP/CNPq/UFPE; PADCT. Programa Geociências e Tecnologia Mineral, n 43890429-0, Descrição: Mapeamento Sistemático Básico de Áreas com Ocorrências e Depósitos Minerais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Evenildo Bezerra de Melo - Integrante / Marcelo Reis Rodrigues da Silva - Integrante / Hartmut Beurlen - Coordenador / Benjamin Bley de Brito Neves - Integrante.

  • 1978 - 1983

    Projeto de Pesquisa: Estudo Sistemático de Ocorrências Minerais do Nordeste Oriental Participante sob Coordenação do Dr Hartmut Beurlen 1989 1993: Participante de Convênio FINEP/CNPq/UFPE; PADCT. Programa Geociências e Tecnologia Mineral, n 43890429-0, Descrição: Sistematização do conhecimento sobre as Ocorrências Minerais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (8) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Evenildo Bezerra de Melo - Integrante / Marcelo Reis Rodrigues da Silva - Integrante / Hartmut Beurlen - Coordenador / Jorge João Ricardo Ferreira Cardoso - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Homenageado pela Turma de Concluintes do Curso de Graduação de Engenharia de Minas da UFPE, Estudantes Concluintes.

2014

Homenagens de Estudantes Concluintes do Curso de Graduação de Geologia da UFPE, Estudantes concluintes.

2013

LÁUREA AO MÉRITO, Sistema CONFEA-CREA.

2013

MEDALHA DO MÉRITO LAURO BORBA, CREA-PE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Geologia. , Av. Prof. Moraes Rego, s/n, Cidade Universitária, 50000000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268240, Fax: (81) 21268249, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1980 - 2007

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

  • 1978 - 1980

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1970 - 1978

    MINERAÇÃO TOMAZ SALUSTINO

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Geólogo de Prospecção e Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Exploração mineral, em suas fases de pesquisa e desenvolvimento de jazidas, na expectativa de transformar ocorrências em minas na Província Scheelitífera da Borborema-Seridó, nos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

  • 1970 - 1970

    Companhia de Pesquisa dos Recursos Minerais

    Vínculo: Outro: Geologo de Prospecção, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa mineral com levantamento geológico de detalhe em ocorrências scheelitíferas nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte: Projeto Tungstênio - Molibdênio

  • 2011 - Atual

    Comarca de Santa Cruz do Capibaribe - Poder Judiciário do Estado de Pernamb

    Vínculo: Indicado pela UFPE à Comarca, Enquadramento Funcional: Atendimento sazonal para periciar danos

    Outras informações:
    Atuação como Perito para Avaliação de Danos causados por Serviços de Pesquisa Mineral

  • 1975 - Atual

    Comarca de Currais Novos

    Vínculo: Atendimento ao Juiz sem moeda, Enquadramento Funcional: Atendimento sazonal para periciar danos

    Outras informações:
    Sazonal e Periodicamente atendia citações do Juiz da Comarca de Currais Novos sobre Perícia e Relato de Danos e Prejuízos causados, ou a virem sê-lo, por Serviços de Pesquisa Programados em Processos de Requerimentos de Pesquisa , em que não eram citados os proprietários das superfícies das áreas requeridas, geralmente em domínio rural. Portanto eram serviços de natureza planialtimétrico-geológica de detalhe, em escalas maiores que 1:10.000. Portanto eram incluídos nos relatos periciais os limites das propriedades e quantidade de áreas ocupáveis pelos serviços de pesquisa: picadas, trincheiras, poços de prova, execução de sondagem para recuperação de testemunhos.