Ramona Halley Rosário de Souza

Atualmente é professora efetiva da rede pública estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), ministrando as disciplinas de História, Sociologia e Filosofia no ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). É Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (2017) pela UFF, concluiu o Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ (PPHR/ UFRRJ) em 2011. Foi bolsista Capes/ CNPQ. É Especialista em Docência do Ensino Superior pela Instituto A Vez do Mestre, da Universidade Cândido Mendes (fev/ 2010). Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), onde foi bolsista FAPERJ também. Tem experiência na área de História como docente e pesquisadora, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino primário, Império, Educação, Corte, Rio de Janeiro. Pode atuar também na área de educação, com disciplinas de História ou História da Educação; ou ensino de novas tecnologias na educação, educação a distância, tutoria etc.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2009 - 2011

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO PARA OS ?DISCÍPULOS? DO IMPÉRIO: Leis, prática e cultura escolar nas escolas públicas primárias da Corte (Rio de Janeiro, 1850-1860).,Ano de Obtenção: 2011
Margareth de Almeida Gonçalves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; império; Município da Corte; Primeiras Letras.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a distância.

2015 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: Possibilidades educativas do uso das redes sociais na Educação a distância
Orientador: Ângela Paula Zão Bastos

Especialização em Docência Do Ensino Superior

2009 - 2010

Universidade Candido Mendes
Título: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: STATUS E PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA ATUAL NO RIO DE JANEIRO (2001-2010).
Orientador: Dina Lúcia Chaves Rocha

Graduação em História

2004 - 2008

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Estado e Ensino Público. Ensino de Primeiras Letras na Corte (Rio de Janeiro 1850-60)
Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 -

Extensão universitária em História no Real: "Presença de Portugal no Rio...". (Carga horária: 20h). , Real Gabinete Portugues de Leitura, RGPL*, Brasil.

2016 - 2016

História dos Pretos Novos. (Carga horária: 3h). , Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Ensino de História nas Séries Iniciais. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PEDUC, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Paleografia I. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Carnaval no Real: História do Carnaval carioca. (Carga horária: 20h). , Real Gabinete Portugues de Leitura, RGPL*, Brasil.

2002 - 2002

Operador de Computador. (Carga horária: 75h). , Microlins - Centro de Formação Profissional, MICROLINS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de ensino de História do CPII: Ensinando para a tolerância e a Cidadania. 2014. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Políticas educacionais no oitocentos: a reforma Couto Ferraz e seu impacto sob a instrução pública primária na corte imperial na década de 1850.. 2011. (Congresso).

II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Encontro).

II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Sociedades: culturas e poderes..Instituições Escolares para os "discípulos do Império: As escolas públicas de primeiras letras de meninos e de meninas em meados do século XIX.. 2009. (Seminário).

IV Fórum de Pós-graduação da UFRRJ.Estado e Educação - A instrução Pública Primária na Corte no Segundo Reinado (Rio de Janeiro, 1853-1871).. 2009. (Outra).

Seminário História e Indivíduo. 2009. (Seminário).

60ª Reunião Anual SBPC. 2008. (Outra).

Seminário Internacional Império nos Trópicos. 2008. (Seminário).

I Encontro de História Politica da UFRRJ.Estado e Enino Público. Instrução Pública Primária na Corte. (Rio de Janeiro 1850-60). 2007. (Encontro).

II Semana Acadêmica de História da UFRRJ - Novas Abordagens no Ensino e Pesquisa em História.II Semana Acadêmica de História da UFRRJ - Novas Abordagens no Ensino e Pesquisa em História. 2006. (Outra).

I Semana Integrada das Licenciaturas - Interdisciplinaridade, Globalização e Educação..I Semana Integrada das Licenciaturas - Interdisciplinaridade, Globalização e Educação. 2006. (Outra).

Primeiro Colóquio Regional de Filosofi e Teoria da História.Primeiro Colóquio Regional de Filosofia e Teoria da História. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

VANIA MARIA LOSADA MOREIRA

Gonçalves, Margareth de A.;MOREIRA, Vânia Maria Losada. Estado e ensino público: instrução de primeiras letras na Corte (Rio de Janeiro, 1850-60). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

VANIA MARIA LOSADA MOREIRA

MOREIRA, VÂNIA; Gonçalves, Margareth de A.. Estado e ensino público: instrução de primeiras letras na corte (Rio de Janeiro, 1850-60. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marcello Otávio Neri de Campos Basile

BASILE, Marcello; GONCALVES, M. A.; SCHUELER, Alessandra. Instrução para os "discípulos" do Império: leis, prática e cultura escolar nas escolas públicas primárias da cidade do Rio de Janeiro (1850-1860). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Adriana Barreto de Souza

GONÇALVES, M. A.;SOUZA, Adriana Barreto de. "Estado e ensino público: instrução de primeiras letras na corte (Rio de Janeiro, 1850-60)". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Alessandra Frota Martinez de Schueler

SCHUELER, A. F. M.; Gonçalves, Margareth; BASILE, M.; Villela, Heloisa. Instrução para os "discípulos" do Império: leis, prática e cultura escolar nas escolas públicas primárias da cidade do Rio de Janeiro (1850-1860). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Alessandra Frota Martinez de Schueler

SCHUELER, A. F. M.; Gonçalves, Margareth; BASILE, M.. Instrução Para os Discípulos do Império: leis, prática e cultura escolar nas escolas públicas primárias (1850-1860). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

GONÇALVES, M. A.; SCHUELER, A.; BASILE, M. O. N. C.. Instrução para os ?Discípulos? do Império: Leis, Prática e Cultura Escolar nas Escolas Públicas Primárias da Cidade do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth de Almeida Gonçalves

Instrução para os; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Margareth de Almeida Gonçalves

Estado e ensino público: instrução de primeiras letras na corte (Rio de Janeiro, 1850-60); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Margareth de Almeida Gonçalves

O ensino de primeiras letras no município da corte na décda de 1850-60; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Margareth de Almeida Gonçalves

Civilização e Artifício: educação no Brasil oitocentista; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, R. H. R. . Políticas educacionais no oitocentos: a reforma Couto Ferraz e seu impacto sob a instrução pública primária na corte imperial na década de 1850.. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Invenções, tradições e escritas da História da Educação no Brasil., 2011, Vitória, ES.. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Invenções, tradições e escritas da História da Educação no Brasil.. Vitória: EdUFES, 2011.

  • SOUZA, R. H. R. . INSTRUÇÃO PARA OS "DISCÍPULOS" DO IMPÉRIO: COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PRIMEIRAS LETRAS DA CORTE (RIO DE JANEIRO, 1851-1860). In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luís: EdUFMA, 2010.

  • SOUZA, R. H. R. . INSTITUIÇÕES ESCOLARES PARA OS ?DISCÍPULOS? DO IMPÉRIO: AS ESCOLAS PÚBLICAS DE PRIMEIRAS LETRAS DE MENINOS E DE MENINAS EM MEADOS DO SÉCULO XIX. (Rio de Janeiro, 1853-1871). In: www.historiadasinstituicoes.blogspot.com, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Sociedade: Cultura e Poderes.. Rio de Janeiro: EDUniRio, 2009.

  • SOUZA, R. H. R. . Estado e Educação - A Instrução Pública Primária na Corte no Segundo Reinado (Rio de Janeiro, 1853-71).. In: IV Fórum de Pós-graduação da UFRRJ, 2009, seropédica. Anais do IV Fórum de Pós-graduação da UFRRJ.. Seropédica: EdUFRRJ, 2009.

  • SOUZA, R. H. R. . Instituições Escolares para os "discípulos do Império: As escolas públicas de primeiras letras de meninos e de meninas em meados do século XIX.. In: II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Sociedades: culturas e poderes., 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Insituições.. Rio de Janeiro: EdUNIRIO, 2009.

  • SOUZA, R. H. R. . ESTADO E EDUCAÇÃO. A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA CORTE NO SEGUNDO REINADO (RIO DE JANEIRO, 1853-1871).. In: IV Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ, 2009, Seropédica. Anais do IV Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ. Seropédica: EDUFRRJ, 2009.

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Estado e Ensino público. Instrução pública Primária na Corte (Rio de Janeiro 1850-1860). In: Jornada de Iniciação Científica da 60ª Reunião Anual SBPC, 2008, Campinas. Anais da 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008.

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Estado e Ensino público. Instrução pública Primária na Corte (Rio de Janeiro 1850-1860). In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio. Identidades., 2008, Seropédica. Anais XIII Encontro de História Anpuh-Rio. Identidades.. Seropédica: EdUFRRJ, 2008.

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . O ensino de Primeiras Letras no Município da Corte na Década de 1850-60.. In: XVII Jornada de Iniciação Científica, 2007, Seropédica. Anais XVII Jornada de Iniciação Científica, 2007.

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Ensino de Primeras Letras na corte (1850-54). In: XII Encontro de História Anpuh-Rio. Usos do passado., 2006, Niterói. Anais XII Encontro de História Anpuh-Rio. Usos dp Passado., 2006.

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Instrução Primária no Município da Corte (1850-1854). In: XV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2006, Seropédica. Anais da XV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ, 2006.

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Estado e Ensino público. Instrução pública Primária na Corte (Rio de Janeiro 1850-1860). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Estado e Ensino público. Instrução pública Primária na Corte (Rio de Janeiro 1850-1860). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Ensino de Primeiras Letras no Município da Corte na década de 1850. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Estado e Ensino público. Instrução Pública Primária na Corte (Rio de Janeiro 1850-1860). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Ensino de Primeiras Letras no Município da Corte na Década de 1850-60. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Instrução Primária no Município da Corte (1850-54). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. H. R. ; GONCALVES, M. A. . Instrução Primária na década de 1850 no Município da Corte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. H. R. . Estado e ensino Público. Instrução de Pimeiras Letras na Corte (Rio de Janeiro 1850-60) 2008 (Trabalho tipo Monográfico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, R. H. R. . O Uso das Redes Sociais a favor da Aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. H. R. ; ALVES, R. L. ; PAIXÃO, Júlio César . Jongos, Calangos e Folias. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    A Reforma Couto Ferraz e a instrução primária: leis, prática e cultura escolar nas escolas da cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX (1850-1861)., Descrição: Este trabalho busca analisar as políticas educacionais instituídas pelo Governo Imperial na cidade do Rio de Janeiro ? conhecida como Município da Corte ? durante a década de 1850, e seu impacto sob a instrução primária ou de primeiras letras nesse período, comparando as leis e sua efetiva aplicação nas escolas. Essas políticas educacionais instituídas culminam na chamada Reforma Couto Ferraz, implantada pelo Ministro e Secretário d?Estado dos Negócios do Império de mesmo nome, na Corte Imperial, a partir de 1854, que pôs em vigor o Regulamento da Instrução Primária e Secundária da Corte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ramona Halley Rosário de Souza - Integrante / Margareth de Almeida Gonçalves - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

X Prêmio de Iniciação Científica, DPPG/UFRRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • COORDENADORIA CENTRO-SUL. , Rua Vereador Jayme de Azevedo, Fazenda Caxias, 23070000 - Seropédica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26825018

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

SECRETÀRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÂO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente I - História, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora Regente de História, Filosofia e Sociologia no Ensino Médio e EJA.

2011 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I 16 Horas, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora regente de turma de História, Sociologia e Filosofia. Ensino Fundamental, Médio e EJA.

Atividades

  • 10/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Sociologia, Filosofia

  • 10/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Sociologia, Filosofia

2013 - 2015

Colégio Pedro II

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado/ Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministração de aulas no ensino fundamental II de História. Planejamento, reuniões, atendimento aos pais, Conselhos de Classe, confecção de página WEB e Facebook e grupos para o trabalho com os alunos. Participação em seminários, semana cultural e oficinas da Instituição e da Unidade São Cristóvão II.

Atividades

  • 07/2013 - 07/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2009 - 2011

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Mestrado. Projeto: INSTRUÇÃO PARA OS ?DISCÍPULOS? DO IMPÉRIO : LEIS, PRÁTICA E CULTURA ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS PRIMÁRIAS DA CORTE (RIO DE JANEIRO, 1850-1860).

Atividades

  • 04/2009 - 04/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, .,Linhas de pesquisa

2008 - 2011

Colégio Resultante SIM

Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora Regente de turma. Aulas para Ensino Fundamental (primeiro e segundo ciclo) e Ensino Médio de História da Arte (Artes).

2011 - 2011

Colégio Resultante SIM

Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora regente de turma. Aulas para turmas de ensino fundamental de História da Arte.

2006 - 2008

Colégio MV1

Vínculo: docente efetiva, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

Outras informações:
aulas para alunos de Ensino Fundamental e médio de Educação artística, História e Sociologia. vínculo empregatício somente de 10/07 a 12/07.

2006 - 2007

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Pesquisa no Arquivo Nacional e documentos disponíveis na internet al´me de fontes secundárias.

2006 - 2006

Rede MV1 Total - Liceu Campo Grande e Bangu

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 23

Outras informações:
No estágio corrijo provas, assisto aulas, ministro aulas de apoio e para dependência para Ensino Fundamental e Médio, além de fiscalizar e corrigir provas (auxílio a professores). Carga horária 20H/ semana.

Atividades

  • 02/2006 - 12/2006

    Estágios , unidades Campo Grande e Bangu, .,Estágio realizado, Carga Horária Semanal: 23 horas, 5 turnos..

2005 - 2005

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário de Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Levantamento de fontes para pesquisa nos Relatórios do Ministério do Império e Arquivo Nacional, além de leitura de fontes secundárias.

Atividades

  • 05/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 12/2004 - 02/2006

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Diretoria.,Estágio realizado, Atendimento ao público, Manutenção básica de computadores (software), Confecção, entrega e arquivamento de documentos..