Emilia Brito

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010) e em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2009), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é Agente de Desenvolvimento Ambiental e de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (IEMA), atuando no Grupo Técnico de Enfrentamento da Crise Ambiental do Doce (GTECAD) no grupo de Monitoramento de Águas Interiores contaminadas pelo rompimento da barragem de Fundão (Samarco) em Mariana - MG.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Ambiental

2012 - 2015

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS DA BACIA DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA ? ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DO MODELO MATEMÁTICO SOIL AND WATER ASSESSMENT TOOL (SWAT),Ano de Obtenção: 2015
Daniel Rigo.

Especialização em Engenharia de Campo - SMS

2014 - 2015

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Avaliação do Teor de Óleos e Graxas sob a perspectiva da Resolução CONAMA N°393/2007 para o descarte de Água Produzida em Plataformas de Petróleo na Costa do Espírito Santo
Orientador: Tércio Dal'Col Santana

Especialização em Especialização em Petróleo e Gás Natural

2009 - 2010

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: BIODEGRADAÇÃO DE ESCUMA DE CAIXA DE GORDURA POR FUNGOS FILAMENTOSOS VISANDO SUA UTILIZAÇÃO NA GERAÇÃO DE BIODIESEL
Orientador: Sérvio Túlio Alves Cassini

Graduação em Engenharia Ambiental

2005 - 2010

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Biodegradação de Escuma de Caixa de Gordura por Fungos Filamentosos visando a sua utilização na Produção de Biodiesel
Orientador: Sérvio Túlio Alves Cassini

Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental

2005 - 2009

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE BACTÉRIAS COM POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM SOLOS ADICIONADOS DE BIOSSÓLIDO
Orientador: Marco Aurélio Costa Caiado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 20h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2016 - 2016

Workshop GTECAD - Planejamento de Projetos. (Carga horária: 8h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo, ESESP, Brasil.

2015 - 2015

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS URBANOS. (Carga horária: 24h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRITO, E. . V Seminário Internacional de Construções Sustentáveis e II Fórum de Desempenho em Edificações,. 2016. (Outro).

BRITO, E. . III Simpósio de Engenharia Ambiental do Espírito Santo. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LIPOLÍTICA DE MICRORGANISMOS ATRAVÉS DA BIODEGRADAÇÃO AERÓBIA DE ÓLEOS E DE RESÍDUOS OLEOSOS DO SANEAMENTO AMBIENTAL. 2009. (Congresso).

Escola de Química Verde. 2009. (Outra).

Seminário 8 Metas do Milênio. 2009. (Seminário).

Fórum Capixaba de Energia. 2008. (Outra).

24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental. Isolamento, Caracterização e Avaliação de Bacterias com Potencial de Biodegradabilidade de Hidrocarbontos em Solos Adicionados de Biossoliodos. 2007. (Congresso).

7º Seminário de Meio Ambiental. 2007. (Seminário).

A Política Nacional de Saneamento e a Qualidade da Água para Consumo Humano no Município de Vitória. 2007. (Seminário).

Seminário Sobre Meio Ambiente Marinho. 2007. (Seminário).

Simpósio Nacional Sobre Reflorestamento Ambiental. 2007. (Simpósio).

VII Seminario Estadual de Meio Ambiente.Avaliação de Bacterias com Potencial de Biodegradação de Hidrocarbonetos. 2007. (Seminário).

6º Seminário de Meio Ambiente. 2006. (Seminário).

Meio Ambiente : Questão de Sobrevivencia. 2006. (Seminário).

VIII SIBESA-Simposio Italo Brasileiro de Enf]genharia Sanitária e Ambiental. 2006. (Simpósio).

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2005. (Congresso).

VI SESMA e IV SISAMA. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celson Rodrigues

BRITO, E.;Cassini, S.T.ARODRIGUES, C.; SIMAN, R.. Biodegradação de escuma de caixa de gordura por fungos filamentosos visando sua utilização na geração de biodiesel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Celson Rodrigues

CAIADO, M. A. C.;Cassini, S.T.ARODRIGUES, C.. Isolamento, caracterização e avaliação de bactérias com potencial de degradação de fungicidas em solos adicionados de biossólidos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Saneamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

José Antonio Tosta dos Reis

REIS, José Antonio Tosta dos. Estimativa da produção de sedimentos da bacia do rio Santa Maria da Vitória - Espírito Santo através do modelo matemático Soil and Water Assessment Tools (SWAT). 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Adriana Márcia Nicolau Korres

CASSINI, Sérvio Túlio AlvesKORRES, Adriana Marcia Nicolau; Rodrigues, Selson. ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE BACTÉRIAS COM POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM SOLOS ADICIONADOS DE BIOSSÓLIDOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogia Em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Regina de Pinho Keller

CASSINI, Sérvio Túlio Alves; Rodrigues, C; Siman, R;KELLER, R.. Biodegradação de escuma de caixa de gordura por fungos filamentosos visando sua utilização na geração de biodiesel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

RENATO RIBEIRO SIMAN

SIMAN, R. R.. Biodegradação de escuma de caixa de gordura por fungos filamentosos visando a sua utilização na geração de biodiesel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Rodrigues Teles

Isolamento Caracterização e Avaliação de bactérias com potencial de degradação de hidrocarbonetos e agrotoxicos em solos adicionados de biossólidos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Rodrigues Teles;

Daniel Rigo

Estimativa da produção de sedimentos da bacia do rio Santa Maria da Vitória - Espírito Santo através do modelo matemático Soil and Water Assessment Tools (SWAT); 2015; Dissertação (Mestrado em MESTRADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (30001013003P4)) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Daniel Rigo;

Marco Aurelio Costa Caiado

ISOLAMENTO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE BACTÉRIAS COM POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO DE FUNGICIDAS EM SOLOS ADICIONADOS DE BIOSSÓLIDOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambient) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Marco Aurelio Costa Caiado;

Servio Tulio Alves Cassini

Isolamento Caracterizaqção e Avaliação de bactérias com potencial de degradação de hidrocarbonetos e agrotoxicos em solos adicionados de biossólidos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Servio Tulio Alves Cassini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Floris Uyttenhove ; FERREIRA, P. R. ; AGUIAR, F. M. ; Formigoni, L. P. A. ; BRITO, E. ; VENTURINI, T. V. C. . Uso de Microsimulador de Trafego para Avaliação de Emissão de Poluentes Atmosféricos e Eficiência Energética em Vias Urbanas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Celson Rodrigues ; Sérvio Túlio Alves Cassini ; Ricardo Franci Gonçalves ; Junko Tsukamoto ; BRITO, E. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LIPOLÍTICA DE MICRORGANISMOS ATRAVÉS DA BIODEGRADAÇÃO AEROBIA DE ÓLEOS E DE RESÍDUOS OLEOSOS DO SANEAMENTO AMBIENTAL.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pedro Assis Ribeiro de Castro ; Sérvio Túlio Alves Cassini ; Pedro Santana Cassini ; Ariana Iochie Moraes Arimura ; BRITO, E. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO SEDIMENTO DE MANGUEZAL DE UMA REGIÃO DE VITÓRIA ? ES, VISANDO UM ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, E. ; Sérvio Túlio Alves Cassini ; Pedro Assis Ribeiro de Castro ; Pedro Santana Cassini ; Eustáquio Vinícios Ribeiro de Castro . Biodegradabilidade de Óleos Pesados e suas Frações em Amostras de Sedimentos de Área de Manguezal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, E. ; Sérvio Túlio Alves Cassini . Avaliação da Biodegradação dos Fungicidas Chlorotalonil e Mancozeb em Solos Através de Sistema Respirometria Aeróbio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Celson Rodrigues ; Sérvio Túlio Alves Cassini ; Ricardo Franci Gonçalves ; Junko Tsukamoto ; BRITO, E. . ISOLAMENTO DE MICRORGANISMOS LIPOLÍTICOS DE AMOSTRAS AMBIENTAIS, VISANDO SUA UTILIZAÇÃO NA GERAÇÃO DE BIODIESEL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Celson Rodrigues ; Sérvio Túlio Alves Cassini ; Ricardo Franci Gonçalves ; Junko Tsukamoto ; BRITO, E. . SELEÇÃO DE MICRORGANISMOS LIPOLÍTICOS VISANDO SUA UTILIZAÇÃO NA GERAÇÃO DE BIODIESEL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, E. ; Sérvio Túlio Alves Cassini ; Hugo Paul Collin ; Claudia Rodrigues Teles . Avaliação de Bacterias com Potencial de Biodegradação de Hidrocarbonetos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, E. ; Sérvio Túlio Alves Cassini ; Hugo Paul Collin ; Claudia Rodrigues Teles ; Katy Francis Figuerredo . Isolamento, Caracterização e Avaliação de Bacterias com Potencial de Biodegradabilidade em Solos Adicionados de Biossólidos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRITO, E. . Elaboração de Plano de Controle Ambiental - PCA. 2016. .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio como bolsista pelo PRH-29 da ANP, trabalhando com o desenvolvimento de tecnologias para viabilizar a produção de biodiesel através da biocatálise.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20

  • 2009 - 2016

    URBIPLAN

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRA AMBIENTAL, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Engenheira Ambiental na URBIPLAN Consultoria & Projetos. Atuação na coordenação e no desenvolvimento técnico de Estudos e Projetos Ambientais, de Infraestrutura e de Viabilidade, tais como Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos Ambientais (EIA/RIMA), Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), Plano de Controle Ambiental (PCA), Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Estudo de Impactos de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV), Avaliação de Áreas Contaminadas, Projetos de Abastecimento de Água Potável, Rede Coletora de Águas Residuárias, Redes de Drenagem, Sistemas de Reuso de Água e Dimensionamento de Estações de Tratamento (de Água Potável, Águas Azuis, Águas Cinzas e Esgoto). Inicio em 01 de Setembro de 2009 (Estagiária) até Fevereiro de 2016 (Engenheira).

  • 2016 - Atual

    Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Desen. Ambiental e Rec. Hídricos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Agente em Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Integrante do Grupo de Enfrentamento Técnico da Crise Ambiental do Doce e responsável pela Avaliação de Impacto e Monitoramento Ambiental das Águas Interiores contaminadas após o rompimento da Barragem de Fundão - Samarco (Mariana-MG).

  • 2017 - 2017

    Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professor da Disciplina de Direito Ambiental para o curso de pós-graduação em Gestão Ambiental, com carga horária de 24 horas aulas, sendo 16 presenciais e 8 de atividades extra-classe.

  • 2008 - 2009

    Governo do Estado do Espírito Santo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DT-M, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professora das disciplinas de Desenho Técnico assistido por computador (AutoCAD) e Organização e Normas do Trabalho para o curso técnico profissionalizante de Téc. de Edificações na EPSG Des. Carlos Xavier Paes Barreto, em Vitória, ES.

  • 2005 - 2006

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor - Física II, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitora da Disciplina de Física II no IFES -Vitória