Augusto Alves Machado

Doutorando no programa de Pós-graduação em Oceanografia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo onde busca compreender a estrutura das comunidades de peixes recifais da principal unidade de conservação insular da cidade do Rio de Janeiro (Monumento Natural das Ilhas Cagarras). Mestre em Ecoturismo e Conservação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, onde junto ao Projeto Coral-Sol/BrBio buscou entender os impactos ocasionados pela presença do Coral-Sol (Tubastraea spp.) na fauna de peixes em costões rochosos da costa do Rio de Janeiro e envolver mergulhadores no monitoramento de espécies exóticas invasoras (Tubastraea spp.). Atuou como Pesquisador no Projeto Ilhas do Rio (Instituto Mar Adentro/Petrobras) no programa de levantamento e monitoramento da fauna de peixes das ilhas do Rio (Municipios do Rio de Janeiro e Niteroi). Bacharel em Ciências Biológicas, habilitação Biologia Marinha e Licenciado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou da Rede Abrolhos, onde estudou estrutura, o funcionamento e a conservação do principal complexo coralíneo do Atlântico Sul, reconhecendo e identificando os mais diferentes tipos de corais existentes no arquipélago de Abrolhos. Tem experiência em Bioinformática Ecologia de recifes de corais e rochosos, espécies invasoras.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Oceanografia Ambiental

2020 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Diversidade de peixes de ilhas costeiras do Rio de Janeiro,
Orientador: Mauricio Hostim-Silva
Coorientador: Athila Bertoncini Andrade. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: biodiversidade brasileira; Peixes Recifais; Monumento Natural das Ilhas Cagarras; Recifes Rochosos; Comunidade de peixes de costões rochosos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Biologia Marinha. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Ambientais.

Mestrado profissional em Ecoturismo e Conservação

2017 - 2019

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Participatory marine bioinvasors monitoring: a novel program to include citizen scientists, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Luciano Neves Dos Santos
Coorientador: Athila Bertoncini Andrade. Bolsista do(a): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, FUNBIO, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

2017 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas - Biologia Marinha

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: GUIA PRÁTICO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS CORAIS DO BANCO DOS ABROLHOS, BRASIL: UM APLICATIVO PARA ?SMARTPHONES?
Orientador: Rodrigo Leão de Moura
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2007 - 2010

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Speciality course Enriched Air Nitrox. , CT Mergulho, CTMERGULHO, Brasil.

2020 - 2020

Science of Dive SOD. , CT Mergulho, CTMERGULHO, Brasil.

2018 - 2018

Curso Avançado de Apnéia. (Carga horária: 15h). , Ricardo Bahia, RB, Brasil.

2018 - 2018

Specialty Course Stress & Rescue. , CT Mergulho, CTMERGULHO, Brasil.

2018 - 2018

React Right - Course Combination FA, CPR, AED, O2. , CT Mergulho, CTMERGULHO, Brasil.

2011 - 2014

Inglês Intermediário. , Cultura Inglesa RJ, C.I., Brasil.

2013 - 2013

Biologia e Conservação da Baleia Franca. (Carga horária: 15h). , Instituto Baleia Franca, IBF, Brasil.

2013 - 2013

Biologia, ecologia e conservação: Boto da Tainha. (Carga horária: 16h). , Instituto Baleia Franca, IBF, Brasil.

2013 - 2013

Direito Ambiental. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Mergulho. (Carga horária: 50h). , Projeto Mergulhe Tranquilo, P.M.T., Brasil.

2012 - 2012

Ecologia Comportamental de Golfinhos e Baleias. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2012 - 2012

Resgate e Salvamento de Mamíferos Aquáticos. (Carga horária: 16h). , Sea Sherphed, SEA SHERPHED, Brasil.

2012 - 2012

Introdução a Sistemática de Mamíferos Aquáticos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

a) Curso Suporte Básico Vida (primeiros Socorros). (Carga horária: 16h). , Quantum Sms, QSS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio de Biotecnologia Marinha. 2018. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Exploração Oceanográfica: Descoberta de um novo bioma na foz do Rio Amazonas. 2015. (Congresso).

10 Congresso de Extensão da UFRJ. As Histórias da Mulher pássaro no Museu Nacional. 2013. (Congresso).

Biosemana 2013. 2013. (Outra).

Scientiarum História VI. As Histórias da Mulher Pássaro entre os acervos do Museu Nacional / UFRJ. 2013. (Congresso).

9ª Congresso de Extensão da UFRJ. As Histórias da Mulher pássaro no Museu Nacional. 2012. (Congresso).

Biosemana XVI. Biosemana XVI. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joel Campos de Paula

Santos, L. N.; PEREIRA, M. B.; Krepsky, N;De-Paula, J.C.. MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DE BIOINVASORES MARINHOS: UM NOVO PROGRAMA PARA INCLUIR CIENTISTAS CIDADÃOS. 2019. Dissertação (Mestrado em Ecoturismo e Conservação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Joel Campos de Paula

Santos, L. N.; Andrade, Áthila Bertoncini;De-Paula, J.C.. AVALIAÇÃO SOCIOECOLÓGICA DA BIOINVASÃO PELO CORAL-SOL (Tubastraea spp.) NA COSTA DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ecoturismo e Conservação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rodolfo Pinheiro da Rocha Paranhos

Paranhos, R.. Guia prático para identificação dos corais do banco de Arolhos, Brasil: um aplicativo para smartphones. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Biologia Marinha) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Sérgio Salomon

Salomon, P. S.; MORAES, F. C.; PARANHOS, R. P. R.;Moura, R.L.. Guia prático para identificação dos corais do banco dos Abrolhos, Brasil: um aplicativo para smartphones. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Biologia Marinha) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Natascha Krepsky

SANTOS, L. N.; ANDRADE, A. B.; PEREIRA, M. B.;KREPSKY, N.. Monitoramento participativo de bioinvasores marinhos: um novo programa para incluir cientistas cidadãos. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Natascha Krepsky

SANTOS, L. N.; ANDRADE, A. B.;KREPSKY, N.; MASI, B. P.. Avaliação socioecológica da bioinvasão pelo coral-sol (Tubastraea spp.) na nosta do Rio de Janeiro, Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Áthila Bertoncini Andrade

BERTONCINI, A. A.; SANTOS, L. N.; PEREIRA, M. B.; KREPSKY, N.. MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DE BIOINVASORES MARINHOS: UM NOVO PROGRAMA DE INCLUIR CIENTISTAS CIDADÃOS.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Áthila Bertoncini Andrade

BERTONCINI, A. A.; SANTOS, L. N.; KREPSKY, N.; MASI, B. P.. A Avaliação sociológica da bioinvasão pelo coral-sol (Tubastraea spp.) na costa do RIo de Janeiro, Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Coreixas de Moraes

MOURA, R. L.; SALOMON, P. S.;MORAES, F. C.. Guia prático para identificação dos corais do Banco dos Abrolhos, Brasil: um aplicativo para smartphones. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rodrigo Leão de Moura

GUIA PRÁTICO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS CORAIS DO BANCO DOS ABROLHOS, BRASIL: UM APLICATIVO PARA ?SMARTPHONES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Leão de Moura;

Rodrigo Leão de Moura

Baiacús: Peixes produtores de TTX; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Leão de Moura;

Luciano Neves dos Santos

Monitoramento participativo de bioinvasores marinhos: um novo programa de incluir cientistas cidadãos; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservaçao) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundo Nacional para a Biodiversidade; Orientador: Luciano Neves dos Santos;

Áthila Bertoncini Andrade

MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DE BIOINVASORES MARINHOS: UM NOVO PROGRAMA DE INCLUIR CIENTISTAS CIDADÃOS; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; Coorientador: Áthila Bertoncini Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Ricardo Kubrusly ; Regina Macedo ; DANTAS, D. M. C. ; MACHADO, A. A. ; SILVEIRA, J. M. F. B. ; UCHOA, D. G. ; COSTA, F. S. ; GUIMARAES, G. M. C. . AS HISTÓRIAS DA MULHER PÁSSARO ENTRE OS ACERVOS DO MUSEU NACIONAL/UFRJ. Scientiarum Historia , v. VI, p. 1-8, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACHADO, A. A. . Marine species in Brazil. 2018; Tema: Espécies marinhas no Brasil. (Rede social).

MACHADO, A. A. ; SILVA, G. G. Z. . Guia eletrônico para identificação de Corais - Arquipélago de Abrolhos. 2014; Tema: Guia Eletrônico de Identificação de Corais de Abrolhos. (Site).

MACHADO, A. A. ; SILVA, G. G. Z. . App for Android - Corals of the Abrolhos Reefs. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Identificação.).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    LEVANTAMENTO DE DADOS PRIMÁRIOS NA BAÍA DA ILHA GRANDE NO ÂMBITO DA INICIATIVA BIG 2050, Descrição: A Iniciativa BIG 2050 está sendo desenvolvida no âmbito do Projeto BIG, que prevê a consolidação de um modelo de Gestão Integrada do Ecossistema para a Baía da Ilha Grande. O Projeto BIG é resultado da cooperação entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), com recursos do Global Environment Facility (GEF), tendo como objetivo central garantir a conservação e o uso sustentável da Baía da Ilha Grande e de sua biodiversidade terrestre e marinha, considerada de importância global. A Iniciativa BIG 2050 é um mecanismo de incentivo voltado à Gestão Integrada de Ecossistemas. A partir do monitoramento da saúde ambiental da Baía da Ilha Grande, a Iniciativa identifica sensibilidades e incentiva a sociedade a apresentar soluções criativas que promovam sua conservação. A Iniciativa funciona com base em ciclos que envolvem a atualização das informações do Radar BIG 2050 e a indução de novas soluções por meio do Desafio BIG. A UNIRIO está responsável pelo levantamento dos dados da fauna de peixes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Luciano Neves Dos Santos - Coordenador / Áthila Bertoncini Andrade - Integrante / Marcos Bastos Pereira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Projeto Ilhas do Rio - Fase III, Descrição: Idealizado pelo Instituto Mar Adentro, o Projeto Ilhas do Rio visa colaborar com a criação do Plano de Manejo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, dando sequência ao inventário detalhado, e inédito, do ecossistema local. As pesquisas já tiveram dois ciclos: Fase I: 2011-2012; Fase II: 2013-2014, e agora segue na sua Fase II: 2018-2019. Além de pesquisa científica, o projeto realiza ações de Educaço Ambiental, oferecendo palestras em escolas e universidades, além de capacitar o segmento turístico e os pescadores das Colônias de Pesca que atuam no entorno da Unidade de Conservaço - o Monumento Natural das Ilhas Cagarras. O projeto atua diretamente no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores de Copacabana, no calçadão do Posto 6, com exposição permanente de informações sobre as ilhas e oferece, aos finais de semana, palestras gratuitas sobre conservação ambiental e biodiversidade. O Arquipélago das Cagarras situa-se 5 km ao sul da Praia de Ipanema. Em abril de 2010, este arquipélago e mais a Ilha Redonda e seu filhote viraram uma Unidade de Conservaço Marinha de Proteço Integral, denominada Monumento Natural das Ilhas Cagarras ? MoNa Cagarras. O MoNa Cagarras é formado pelas ilhas de Palmas, Cagarra, Comprida, Redonda e as ilhotas Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda. Também fazem parte desta Unidade de Conservaço as áreas ao redor de cada ilha e ilhota em um raio de 10 metros. Para que o conhecimento gerado pelo projeto possa ser amplamente difundido e para que no se perca no decorrer do tempo, foi produzido um documentário científico com 30 minutos de duração, incluindo um extra submarino em 3D. Para o público em geral, estão sendo distribuídas 3.000 cópias gratuitamente. Outra importante estratégia de divulgação foi a criação de 2 Guias de Identificaço de Espécies da fauna e flora terrestre e marinha. Os Guias estão disponíveis no site do projeto para download. Como finalização do projeto, será publicado um livro com os resultados científicos das. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Luciano Neves Dos Santos - Integrante / Áthila Bertoncini Andrade - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    O controle do coral-sol e a conservação marinha, Descrição: A bioinvasão é considerada uma das principais ameaças à diversidade marinha, pois altera a composição das comunidades afetando diretamente a cadeia produtiva de serviços fornecidos pelos ecossistemas. O gênero Tubastraea spp (coral-sol) foi registrado pela primeira vez no Brasil na década de 80 em plataformas de petróleo na Bacia de Campos, e hoje encontra-se amplamente distribuído e em expansão na costa brasileira, causando uma série de impactos ecológicos e econômicos no Brasil. O presente projeto tem objetivo de aprimorar os métodos de manejo e realizar ações de monitoramento e educação ambiental no estado do Rio de Janeiro, região de maior contaminação do Brasil. Esta proposta pretende avaliar metodologias de manejo em três regiões do estado do Rio de Janeiro, monitorar a distribuição do coral-sol e seus efeitos sobre as comunidades bênticas, assim como avaliar o risco da bioinvasão em áreas ainda não infestadas pelo coral-sol. Além disso, visa também promover a sensibilização e participação da sociedade no processo de controle do coralsol, através de palestras e oficinas de capacitação para gestores ambientais, mergulhadores, e da exposição itinerante para o público variado. Os principais resultados e produtos gerados serão essenciais para promover a conservação e sustentabilidade da biodiversidade nos ambientes costeiros e marinhos no Estado do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Luciano Neves Dos Santos - Integrante / Áthila Bertoncini Andrade - Integrante / Simone Siag Oigman Pszczol - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Projeto Ilhas do Rio, Descrição: O Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras) foi recentemente criado e é considerado de grande importância para a cidade do Rio de Janeiro, pois é a primeira área de conservação marinha implementada no litoral carioca que pode contribuir para a diminuição da degradação dos ecossistemas insulares da região, decorrente da pressão de ocupação desordenada de sua costa. A proposta do projeto ILHAS DO RIO, de responsabilidade do INSTITUTO MAR ADENTRO, tem como objetivo geral auxiliar no processo de consolidação do Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras, através da disponibilização de um banco de dados que dará base para formulação do plano de manejo desta unidade de conservação marinha, da demonstração de sua efetividade na recuperação do ecossistema local, e do envolvimento da sociedade para apoio às suas futuras regulamentações . As temáticas de pesquisa estão focadas no inventário da fauna e flora marinha e terrestre, e no monitoramento ambiental de: (1) Organismos Bentônicos; (2) Peixes de Costão; (3) Cetáceos; (4) Aves Marinhas; (5) Flora Terrestre; (6) Desembarque Pesqueiro; (7) Qualidade da Água; (8) Níveis de Contaminantes em Organismos. As iniciativas de Divulgação Científica e Educação Ambiental incluem: (1) Publicação de Filmes, Livros, Guias de Identificação e Informativos Eletrônicos; (2) Publicações de Resumos, Artigos Científicos, Teses, Dissertações, Monografias e Relatórios Técnicos; (3) Criação de Website; (4) Distribuição de Folders Informativos; (5) Realização de Workshops, Oficinas, Palestras, Feiras, Exposições e Atividades de Limpeza Subaquática (Clean UP); (6) Instalação do Centro de Visitantes. Estas atividades e produtos têm como público alvo principal mergulhadores, pescadores, estudantes, turistas e visitantes, bem como gestores do governo, totalizando 15.000 pessoas atingidas diretamente e 88.000 indiretamente. Para a execução do projeto ILHAS DO RIO, a equipe conta com profissionais das áreas de biologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Liliane lodi - Integrante / Rodrigo Tardin - Integrante / Carlos Augusto Rangel - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Outra.

  • 2013 - 2016

    Rede Abrolhos: Estrutura, funcionamento e conservação do principal complexo coralíneo do Atlântico Sul, Descrição: A Rede Abrolhos irá abordar os principais aspectos estruturais e funcionais do maior e mais rico conjunto recifal do Atlântico Sul (Abrolhos), em especial aqueles envolvidos na resistência e resiliência desse sistema hiper-biodiverso frente aos estressores que se configurarão ao longo do Século XXI, incluindo anomalias térmicas e acidificação, doenças emergentes em corais, aumento na sedimentação e contaminação decorrentes das atividades humanas na zona costeira, sobrepesca de grupos funcionais críticos e a exploração pesqueira crescente na zona mesofótica. Ao abordar, em múltiplas escalas espaciais e temporais, os processos ecológicos subjacentes aos padrões de distribuição e dinâmica da biodiversidade recifal, a Rede irá consolidar o conhecimento sobre a região de Abrolhos na forma de publicações e de um sistema de gestão da informação que subsidiará respostas de manejo em escalas apropriadas, incluindo planos e medidas para mitigação da perda de biodiversidade, restauração da funcionalidade e adaptação a mudanças nas condições climáticas e oceanográficas. Além de contribuir para o estabelecimento e/ou consolidação de patamares de referência para áreas recifais sob condicionantes ecológicas dissimilares e regimes de manejo diferenciados, utilizando modelos diversos (e.g. microbiota, comunidades bentônicas, peixes recifais) e variáveis de processo (e.g. recrutamento, níveis de herbivoria e coralivoria, taxas de crescimento de organismos construtores, desembarques pesqueiros), a Rede Abrolhos irá desenvolver um mecanismo de Planejamento Sistemático para Conservação (PSC) que permitirá determinar quais são as áreas-chave para a biodiversidade (KBAs) e as lacunas de conservação (GAP) na região de Abrolhos, incluindo a modelagem de cenários para o estabelecimento de novas áreas de proteção e manejo, levando em consideração as principais atividades econômicas que dependem (e.g. pesca) e influenciam (e.g. mineração) os serviços ambientais prestados pelos sistemas recifais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Guia eletrônico para identificação da fauna e flora marinha de Abrolhos, Descrição: O objetivo central do projeto é a caracterização do papel mediador de Grupos Funcionais Críticos em processos ecológicos que influenciam a resiliência dos recifes coralíneos do Banco dos Abrolhos, os mais diversificados e extensos do Atlântico Sul. Além disso, espera-se contribuir substancialmente para elucidar questões aplicadas à conservação e afim de trazer com uma maior facilidade a identificação dos mais variados grupos coralíneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Augusto Alves Machado - Integrante / Rodrigo Leão de Moura - Coordenador / Robert Alan Edwards - Integrante / Genivaldo Gueiros Zacarias Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Menção Honrosa Na temática Cultura no projeto "As histórias da Mulher Pássaro"., UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). , Avenida Pasteur - 458, URCA, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22445483, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Disc. "Téc. Bás. em Fotografia da Natureza", Carga horária: 6

2017 - 2019

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisador-Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Mestrando, Carga horária: 40

2014 - 2015

Instituto Mar Adentro, InMA

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

San Diego State University

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Cientifica, Carga horária: 40

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor de Biologia Marinha Básica IBM351, Carga horária: 8