Cristiano Geraldo de Sales

Profissional e Professor da área de Processamento mineral. Doutorando em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais pela UFMG. Mestre em Tecnologia Mineral pela UFMG. Graduado em Engenharia de Minas pela UFMG e extensão universitária na Universidade do Porto - Portugal. Green Belt pela Falconi. Já atuou em grandes empresas de mineração como VALE, Gerdau e Haver & Boecker. Atualmente atua como Engenheiro de Processos Especialista na empresa CSN e como professor universitário no curso de Engenharia de Minas da Faculdade Kennedy.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Metalúrgica e de Minas

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Roberto Galery
Palavras-chave: simulação; Modelamento; Peneiramento.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Rotas de beneficiamento para recuperação de minerais portadores de Fe do underflow do espessador de lamas da usina de Brucutu,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: George Eduardo Salles Valadão
Coorientador: Antônio Eduardo Clark Peres. Palavras-chave: Recuperação de Minerais de Ferro; Lamas; Rota de Beneficiamento; Caracterização Mineralógica.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Extração de Minerais Metálicos.

Graduação em Engenharia de Minas

2003 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Desenvolvimento de equipamento para produção de pastas minerais
Orientador: George Salles Valadão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Centro Educacional Maria Madallena Friche Passos

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1998

Centro Educacional Maria Madallena Friche Passos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

6 Sigma. (Carga horária: 32h). , Gerdau Açominas, GERDAU AÇOMINAS, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento de Britagem e Peneiramento. (Carga horária: 20h). , Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.

2010 - 2010

Flotação Inversa de Minério de Ferro. (Carga horária: 20h). , Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.

2009 - 2009

Interpretação Mineralógica aplicada à definição de. (Carga horária: 20h). , Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.

2009 - 2009

Treinamento Básico de USIMPAC. (Carga horária: 20h). , Consultoria de Engenharia Mineral, CEMI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Engenharia de Minas e Geoambiente. (Carga horária: 320h). , FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO, FEUP, Portugal.

2007 - 2007

Intensivo de Espanhol. (Carga horária: 40h). , PROYECTO ESPAÑOL, PROYECTO ESPAÑOL, Espanha.

2006 - 2006

Marketing Pessoal e Desenvolvimento de Carreira; R. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Formação de formação de blaster - DYNO NOBEL. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Estabilização de Taludes - GEOBRUGG Protection Sys. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios/Especialidade: Equipamentos de Beneficiamento de Minérios.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios/Especialidade: Métodos de Concentração e Enriquecimento de Minérios.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Modelamento matemático.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: gestão de equipe.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

O outro lado da barragem.O outro lado da barragem. 2019. (Encontro).

13º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM. ? Rotas de beneficiamento para recuperação de minerais portadores de ferro do underflow do espessador de lamas da usina de Brucutu. 2012. (Congresso).

12º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro.Avaliação de performance do medidor de vazão Sonartrac na alimentação da flotação de Brucutu. 2011. (Simpósio).

11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM.Determinação da Malha de Controle para Operação do Circuito de Jigagem de Brucutu através da Criação de Ábaco Operacional. 2010. (Simpósio).

Seminário de Flotação Inversa de Minério de Ferro da VALE.Otimização do Circuito de Flotação Reversa de Minério de Ferro da Usina de Concentração de Brucutu. 2010. (Seminário).

EXPOSIBRAM 2009. 2009. (Congresso).

EXPOSIBRAM 2007. 2007. (Congresso).

1º WorkShop da Escola de Engenharia da UFMG. 2006. (Encontro).

IV Congresso de Mina a Céu Aberto e Subterrânea. 2006. (Congresso).

XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG.Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral. 2006. (Outra).

1º ENEMINAS - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Minas. 2005. (Congresso).

EXPOSIBRAM 2005. 2005. (Congresso).

XVI Simpósio Mínero-Metalúrgico. 2005. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Kelly de Souza Pires Ávila

SALES, C. G.; ARAUJO, F. G. S.; VIEIRA, C. B.; KRUGER, F. L. V.. Caracterização mineralógica de rejeitos de flotação de itabiritos do Quadrilátero Ferrífero utilizando mineralogia quantitativa eletrônica. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Nilson Nedes de Paula

SALES, C. G.VALADAO, G. E. S.. Estudos de correlação entre concentração magnética em escala de bancada, piloto e industrial. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Eng. Met., Mat e Mina) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Neymayer Pereira Lima

George Eduardo Sales Valadão;P. LIMA, NEYMAYER. Rotas de beneficiamento para recuperação de minerais portadores de ferro do underflow do espessador de lamas da usina de Brucutu. 2012. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas (CPGEM)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Douglas Batista Mazzinghy

GALERY, ROBERTO; Montenegro, L.C.M.;MAZZINGHY, DOUGLAS B. Determinação de Parâmetros do Modelo Aplicado à Simulação e Scale-up do Peneiramento Industrial. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Kelly Pires

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DOSAGENS DOS LITOTIPOS NAS PILHAS DE HOMOGENEIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA USINA DE BENEFICIAMENTO DE BRUCUTU; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Minas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Cristiano Geraldo de Sales;

Carlos Eduardo

CONCENTRAÇÃO POR FLOTAÇÃO: COMPARATIVO ENTRE CÉLULA MECÂNICA CONVENCIONAL E COLUNA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Cristiano Geraldo de Sales;

Ane Caroline Azevedo Caetano

Modelagem E Simulação De Peneiramento A Partir De Ferramentas Avançadas De Excel; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em engenharia de minas) - faculdade kennedy, faculdade kennedy; Orientador: Cristiano Geraldo de Sales;

Josimar

DIMENSIONAMENTO DE PENEIRAS INDUSTRIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE LABORATÓRIO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em engenharia de minas) - faculdade kennedy; Orientador: Cristiano Geraldo de Sales;

Wesley Almeida

Modelamento Matemático De Parâmetros De Peneiramento De Laboratório E Industrial; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Minas) - Faculdades Kennedy, faculdade kennedy; Orientador: Cristiano Geraldo de Sales;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

GEORGE EDUARDO SALES VALADÃO

Rotas de Beneficiamento para Recuperação de Minerais Portadores de Ferro do Underflow do Espessador de Lamas da Usina de Brucutu; 2012; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas (CPGEM)) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: George Eduardo Sales Valadão;

GEORGE EDUARDO SALES VALADÃO

Desenvolvimento de Equipamento de Laboratório para Produção de Pastas Minerais; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: George Eduardo Sales Valadão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALES, C. G. . Criação de Ábaco Operacional da Jigagem de Brucutu. Metalurgia & Materiais - ABM, São Paulo, 10 abr. 2011.

  • SALES, C. G. . Metalurgia & Materiais - ABM. Metalurgia & Materiais - ABM, São Paulo, 10 abr. 2011.

  • SALES, C. G. . Recovery of iron oxide particles from slimes. In: Sustainable industrial processing summit / shechtman international symposium, 2014, Cancun. Recovery of iron oxide particle from slimes, 2014.

  • SALES, C. G. ; VALADAO, G. E. S. . Rotas de beneficiamento para recuperação de minerais portadores de ferro do underflow do espessador de lamas da usina de Brucutu. In: 13º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM, 2012, Rio de Janeiro. ? Rotas de beneficiamento para recuperação de minerais portadores de ferro do underflow do espessador de lamas da usina de Brucutu, 2012.

  • SALES, C. G. ; LIPPER, G. . Avaliação de performance do medidor de vazão Sonartrac na alimentação da flotação de Brucutu. In: 12º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM, 2011, Vila Velha. ? Avaliação de performance do medidor de vazão Sonartrac na alimentação da flotação de Brucutu, 2011.

  • SALES, C. G. ; LIPPER, G. ; PAULA, N. N. ; PORTES, D. . Determinação da Malha de Controle para Operação do Circuito de Jigagem de Brucutu através da Criação de Ábaco Operacional. In: 11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM, 2010, Belo Horizonte. ? Determinação da Malha de Controle para Operação do Circuito de Jigagem de Brucutu através da Criação de Ábaco Operacional, 2010.

  • SALES, C. G. ; LIPPER, G. ; PAULA, N. N. . Otimização do Circuito de Flotação Reversa de Minério de Ferro da Usina de Concentração de Brucutu. In: 11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM, 2010, Belo Horizonte. ? Otimização do Circuito de Flotação Reversa de Minério de Ferro da Usina de Concentração de Brucutu, 2010.

  • SALES, C. G. ; LIPPER, G. ; PAULA, N. N. . Adequação da Dosagem do Depressor Amido na Flotação Reversa de Minério de Ferro da Usina de Concentração de Brucutu. In: 11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM, 2010, Belo Horizonte. ? Adequação da Dosagem do Depressor Amido na Flotação Reversa de Minério de Ferro da Usina de Concentração de Brucutu, 2010.

  • SALES, C. G. ; SANTANA, D. A. D. ; FREITAS, P. A. ; VARGAS, E. N. . Estudos de Operacionalização com Variação de Parâmetros de Cava. In: V Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto / V Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea, 2008, Belo Horizonte. ? Estudos de Operacionalização com Variação de Parâmetros de Cava, 2008.

  • SALES, C. G. ; VALADAO, G. E. S. ; HERNANDEZ, C. . Planejamento Fatorial 23 Aplicado ao Estudo da Reologia e da Consistência de Pastas Minerais. In: XXII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa / VII Meeting of The Southern Hemisphere on Mineral Technology, 2008, Ouro Preto. Planejamento Fatorial 23 Aplicado ao Estudo da Reologia e da Consistência de Pastas Minerais, 2007.

  • SANTOS, A. V. M. ; SILVA, G. G. ; SANTOS, M. S. D. ; CAI, W. ; SALES, C. G. . SEQÜENCIAMENTO DE LONGO PRAZO BASEADO EM GEOMETRIAS OPERACIONAIS APLICADO A MINÉRIO DE FERRO UTILIZANDO MSSP. In: V Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto / V Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea, 2008, Belo Horizonte. SEQÜENCIAMENTO DE LONGO PRAZO BASEADO EM GEOMETRIAS OPERACIONAIS APLICADO A MINÉRIO DE FERRO UTILIZANDO MSSP, 2008.

  • SALES, C. G. ; VALADAO, G. E. S. . Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral. In: XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG, 2006, Belo Horizonte. ? Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral, 2006.

  • SALES, C. G. . O Outro Lado da Barragem - Lado da Mineração. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALADAO, G. E. S. ; SALES, C. G. . Rotas de beneficiamento para recuperação de minerais portadores de ferro do underflow do espessador de lamas da usina de Brucutu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALES, C. G. ; SOUZA, N. ; LIPPER, G. . Avaliação de performance do medidor de vazão Sonartrac na alimentação da flotação de Brucutu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALES, C. G. ; LIPPER, G. ; PAULA, N. N. ; PORTES, D. ; PINTO, E. M. . Determinação da Malha de Controle para Operação do Circuito de Jigagem de Brucutu através da Criação de Ábaco Operacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALES, C. G. ; LIPPER, G. ; PAULA, N. N. ; BENEDITO, J. . Otimização do Circuito de Flotação Reversa de Minério de Ferro da Usina de Concentração de Brucutu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALES, C. G. ; VALADAO, G. E. S. . Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, A. ; SALES, C. G. ; CASTRO, E. . Recovery of iron oxide particle from slime 2014 (Sustainable industrial processing summit / shechtman international symposium).

  • SALES, C. G. ; VALADAO, G. E. S. ; PERES, A. . ROTAS DE BENEFICIAMENTO PARA RECUPERAÇÃO DE MINERAIS 2012 (13º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM).

  • SALES, C. G. ; PORTES, D. ; PINTO, E. M. ; PAULA, N. N. ; LIPPER, G. ; BENEDITO, J. . Determinação da Malha de Controle para Operação do Circuito de Jigagem de Brucutu através da Criação de Ábaco Operacional 2010 (11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM).

  • SALES, C. G. ; PAULA, N. N. ; LIPPER, G. ; BENEDITO, J. . Otimização do Circuito de Flotação Reversa de Minério de Ferro da Usina de Concentração de Brucutu 2010 (11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM ? Belo Horizonte ? MG, 2010).

  • SALES, C. G. ; PAULA, N. N. ; LIPPER, G. ; BENEDITO, J. . Adequação da Dosagem do Depressor Amido na Flotação Reversa de Minério de Ferro da Usina de Concentração de Brucutu 2010 (11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro da ABM ? Belo Horizonte ? MG, 2010).

  • SALES, C. G. ; VARGAS, E. N. ; FREITAS, P. A. ; SANTANA, D. A. D. . Estudos de Operacionalização com Variação de Parâmetros de Cava 2008 (V Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto / V Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea, Belo Horiz).

  • SALES, C. G. ; VALADAO, G. E. S. ; ARAUJO, A. C. ; HERNANDEZ, C. . Planejamento Fatorial 23 Aplicado ao Estudo da Reologia e da Consistência de Pastas Minerais 2007 (XXII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa / VII Meeting of The Souther).

  • SALES, C. G. ; ARAUJO, A. C. ; VALADAO, G. E. S. . Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral 2006 (XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SALES, C. G. ; A. Adriano ; BARROS, M. ; FREITAS, P. A. . Desenvolvimento de software de ?Dimensionamento de equipamentos de Mineração?, através da plataforma Microsoft Excel com programação em Visual Basic. 2012.

SALES, C. G. ; VALADAO, G. E. S. ; ARAUJO, A. C. . Equipamento de laboratório para produção de pasta mineral. 2006.

SALES, C. G. ; ROBERTO, R. ; SILVA, C. . A influencia dos métodos de peneiramento na caracterização granulométrica das amostras de alimentação da britagem de Brucutu. 2011.

SALES, C. G. ; ARAUJO, A. C. . Caracterização de Pellet Feed, Pelota Queimada e Pelota Crua da SAMARCO Mineração. 2006.

SALES, C. G. . Criação de Ábaco Operacional da Jigagem de Brucutu - Revista Minérios e Minerais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SALES, C. G. . Curso de Pós-graduação em Engenharia de Projetos Industriais ? UNILESTE / MG. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SALES, C. G. . Dimensionamento de bombas de polpa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SALES, C. G. . Dimensionamento de correias transportadoras. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SALES, C. G. . Caracterização Mineralógica e Tenológica de Minérios. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso de graduação).

SALES, C. G. . Britagem. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SALES, C. G. . Moagem. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SALES, C. G. . Peneiramento. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SALES, C. G. . Classificação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SALES, C. G. . Concentração. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SALES, C. G. . Separação Sólido-Líquido. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SALES, C. G. . Balanço de Massas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

SALES, C. G. ; VALADAO, G. E. S. ; HERNANDEZ, C. . Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral. 2006. (Relatório de pesquisa).

SALES, C. G. ; ARAUJO, A. C. . Caracterização de Pellet Feed, Pelota Queimada e Pelota Crua destinado à SAMARCO Mineração. 2005. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Modelagem E Simulação De Peneiramento A Partir De Ferramentas Avançadas De Excel, Descrição: Com o intuito de simular e dimensionar o processo de peneiramento foi desenvolvido um modelo para simulação de peneiramento por Sales et al (2017), o qual fosse capaz de dimensionar peneiras, a partir de um ensaio padrão de peneiramento de laboratório. Desta maneira foram realizados alguns ensaios de peneiramento seguindo estes mesmos objetivos. Assim também, outros três modelos clássicos de dimensionamento de peneiras foram investigados e comparados neste trabalho: Allis Chalmers modificado por Carvalho (2004), King P.(2001) e Karra (1979).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Coordenador / Ane Caroline Azevedo Caetano - Integrante / Marcos Moises Dias - Integrante / Rhuan Pablo Pinto - Integrante.

  • 2017 - 2017

    DIMENSIONAMENTO DE PENEIRAS INDUSTRIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE LABORATÓRIO, Descrição: Este projeto propõe estabelecer um novo método de dimensionamento de peneiras industriais a partir da definição de um ensaio padrão em peneiras de laboratório. Os objetivos específicos podem ser divididos nas duas etapas seguintes: 1) Avaliar os principais parâmetros e resultados obtidos nas peneiras industriais definidas para este trabalho. 2) Realizar ensaios em peneiras de laboratório com amostra representativa, utilizando a mesma relação de massa e área de peneiramento determinada a partir das peneiras industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Coordenador / Wesley de Alencar Lopes Matos - Integrante / Dilma Gabriela de Souza - Integrante / Josimar da Silva - Integrante., Financiador(es): Faculdades Kennedy - Bolsa.

  • 2016 - 2016

    Modelamento Matemático De Parâmetros De Peneiramento De Laboratório E Industrial, Descrição: Tradicionalmente, o controle das variáveis de peneiramento é realizado de maneira empírica, o que gera grandes incertezas aos indicadores de produção, custo e qualidade. O presente trabalho estudou 36 amostras de minérios e características distintas. Foram realizados diversos ensaios de análise granulométrica com variação do tempo de residência. Os resultados foram compilados a partir dos modelos matemáticos de Gates-Gaudin-Schumann e Rosin-Rammler, pelos quais pôde-se definir, a partir das variações do módulo de tamanho ?k?, três classes distintas de grau de dificuldade de peneiramento entre as amostras de minério estudadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Coordenador / Wesley de Alencar Lopes Matos - Integrante / Gilssaha Franklin Maciel - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Desenvolvimento de software de dimensionamento de equipamentos de mineração, Descrição: Este projeto visa desenvolver um software com o objetivo de dimensionar equipamentos de operações auxiliares de usinas de beneficiamento. Os primeiros equipamentos a serem investigados serão bombas de polpa e correias transportadoras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Coordenador / Adriano Arruda - Integrante / Pollyane Prado - Integrante / Bruna Sátiro - Integrante / Marcell Barros - Integrante / Helton Veghini - Integrante / Rodolfo Carli - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Cooperação.

  • 2010 - 2012

    Rotas de beneficiamento para recuperação de minerais portadores de ferro do underflow do espessador de lamas da usina de Brucutu, Descrição: Trabalho de mestrado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Integrante / George Eduardo Salles Valadão - Coordenador., Financiador(es): Vale S.A. - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    Desenvolvimento de equipamento produtor de pastas minerais, Descrição: Professor orientador: George Eduardo Salles Valadão; Órgão Financiador: CNPQ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2006

    Caracterização de Pellet Feed, Pelota Queimada e Pelota Crua destinado à SAMARCO Mineração, Descrição: Professor Orientador: Armando Correia de Araújo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Coordenador., Financiador(es): Fundação Christiano Ottoni - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2006

    Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral, Descrição: Trabalho de iniciação científica apresentado na XV Semana de Iniciação Científica Conhecimento e Cultura da UFMG, Belo Horizonte MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Integrante / George Eduardo Salles Valadão - Coordenador / Christian Hernández - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral, Descrição: Trabalho de iniciação científica apresentado na XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG, Belo Horizonte ? MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Integrante / George Eduardo Salles Valadão - Coordenador / Christian Hernández - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral, Descrição: Trabalho de iniciação científica apresentado na XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG, Belo Horizonte ? MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Integrante / George Eduardo Salles Valadão - Coordenador / Christian Hernández - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral, Descrição: Trabalho de iniciação científica apresentado na XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG, Belo Horizonte ? MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Integrante / George Eduardo Salles Valadão - Coordenador / Christian Hernández - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral, Descrição: Trabalho de iniciação científica apresentado na XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG, Belo Horizonte ? MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Integrante / George Eduardo Salles Valadão - Coordenador / Christian Hernández - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral, Descrição: Trabalho de iniciação científica apresentado na XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG, Belo Horizonte ? MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Integrante / George Eduardo Salles Valadão - Coordenador / Christian Hernández - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    Desenvolvimento de equipamento de laboratório para produção de pasta mineral, Descrição: Trabalho de iniciação científica apresentado na XV Semana de Iniciação Científica ? Conhecimento e Cultura da UFMG, Belo Horizonte ? MG. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Geraldo de Sales - Integrante / George Eduardo Salles Valadão - Coordenador / Christian Hernández - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Paraninfo da turma de graduandos em Engenharia de Minas da Faculdade Kennedy, Faculdade Kennedy.

2018

Paraninfo da turma de graduandos em Engenharia de Minas da Faculdade Kennedy, Faculdade Kennedy.

2017

Patrono da turma de graduandos em Engenharia de Minas da Faculdade Kennedy do 2º semestre de 2017, Faculdade de Engenharia Kennedy., Faculdade Kennedy.

2013

Professor homenageado pela turma de graduandos em Engenharia de Minas da UEMG do 2º semestre de 2013, UEMG.

2010

Professor homenageado pela turma de graduandos em Engenharia de Minas da UEMG do 2º semestre de 2010, Faculdade de Engenharia da UEMG.

2010

Patrono da turma de graduandos em Engenharia de Minas da UEMG do 1º semestre de 2010, Faculdade de Engenharia da UEMG.

2008

Medalha de Ouro da turma de graduandos do curso de Engenharia de Minas da UFMG do 1º semestre de 2008, Escola de Engenharia de Minas da UFMG.

2008

Prêmio Prof. Alberto Teixeira ? Melhor desempenho nas disciplinas de Beneficiamento Mineral da turma de graduandos do curso de Engenharia de Minas da UFMG do 1º semestre de 2008, Escola de Engenharia de Minas da UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Siderúrgia Nacional. , Mina de Casa de Pedra, Casa de Pedra, 30455610 - Congonhas, MG - Brasil, Telefone: (031) 996059370

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Companhia Siderúrgica Nacional

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Especialista de Processo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenação de projetos e desenvolvimento de processos. itabiritos pobres, carbonáticos. Geometalurgia. Levantamento de investimentos. CAPEX. OPEX. Testes de concentração. Peneiramento, etc

  • 2015 - Atual

    Haver & Boecker Telas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo e Aplicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenação e orientação em projetos de processos de beneficiamento, gestão de plano de ações e indicadores, desenvolvimento de telas de poliuretanto, borracha e aço para aplicações de minérios de ferro, alumínio, ouro, amianto, agregados, estanho, terras raras, fosfato, etc; desenvolvimento de peças de desgastes de poliuretano, simulações com foco no dimensionamento de telas e área de peneiramento; análises de falhas e atendimento aos clientes. Atuação em diversas empresas de mineração no Brasil e exterior;

  • 2015 - Atual

    Faculdades Kennedy

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

  • 2013 - 2015

    Gerdau Açominas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2013

    Companhia Vale do Rio Doce

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Pleno, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Otimização de processo mineral; desenvolvimento de rotas de processo; responsável por simulação de produção e definição de itens críticos de ROM?s das Minas Centrais; Start up da 5ª Linha de produção de Brucutu; responsável por projetos nas áreas unitárias de britagem, peneiramento, classificação, jigagem, concentração magnética, flotação e espessamento nas minas de Brucutu e Água Limpa; Comissionamento de equipamentos, desenvolvimento de novas tecnologias, etc

  • 2015 - 2015

    Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

  • 2009 - 2013

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 20

  • 2008 - 2008

    PROMINAS ? Projetos e Serviços de Mineração Ltda

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário / Engenheiro, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2008 - 09/2008

      Estágios , PROMINAS, .,Estágio realizado, Projetos nas áreas de Pesquisa Mineral, Lavra a Céu Aberto e Lavra Subterrânea, Geoestatística, Treinamento e suporte do software de mineração ?MineSight®?.

  • 2007 - 2008

    Geomil ? Serviços de mineração

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/2007 - 01/2008

      Estágios , GEOMIL, .,Estágio realizado, Acompanhamento em projetos de Lavra e Beneficiamento de Minérios.

  • 2006 - 2006

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2013

    Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor contratado para a disciplina de Mineração para Engenharias