Ana Maria Amorim de Alencar

Possui graduação em Lettres Modernes - Universite de Paris VII (1976), mestrado em Lettres Modernes - Université Paris VII (1979) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teoria Literária, Literatura Francesa, Literatura e Psicanálise, com ênfase na Semiologia Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, poesia, escritura, desconstrução. Tradutora literária, trabalha eventualmente como intérprete (português-francês/francês-português). As pesquisas mais recentes envolvem a prática e a teoria do Oulipo (Oficina de Literatura Potencial) e implicam a organização de grupos de pesquisa em produção de escrita e de tradução (Dicionário de Tradutores literários no Brasil: http://www.dicionariodetradutores.ufsc.br/).

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

1982 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Jogo da Repetição ou a Repetição do Jogo: Uma Leitura de Paludes, de André Gide
Orientador: Emmanuel Carneiro Leão
Palavras-chave: André Gide; Escritura; Intertextualidade; desconstrução.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literatura Francesa. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Semiologia.

Mestrado em Lettres Modernes

1976 - 1979

Université Paris VII
Orientador: Maurice Laugaa
Palavras-chave: André Gide; Psicanalise; Sujeito.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: SCIENCES DES TEXTES ET DES DOCUMENTS.

Graduação em Lettres Modernes

1972 - 1976

Université Paris Diderot

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Semiologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia/Especialidade: Pós Estruturalismo.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Francesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tradução Poética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Jornadas Multidisciplinares "O Corpo e suas fic(xa)ções". parte 6. 2007. (Congresso).

curso de extensão.A longa história das formas breves -título do curso. 2007. (Outra).

I Encontro de Tradutores de Obras Francesas no Brasil.Traduzindo romance. 2006. (Encontro).

Colóquio de Pós-Graduação em Neolatinas.Colóquio de Pós-Graduação em Neolatinas, UFRJ - Debatedora. 2006. (Outra).

Poesia e pensamento II- A arte em questão: as questões da arte.As questões da arte em Derrida. 2005. (Outra).

Desconstrutivismo: filosofia, arte e música.O Desconstrutivismo na literatura. 2004. (Encontro).

Curso de extensão Nietzsche e a Crítica da Cultura.Nietzsche e a metáfora da dança. 2003. (Outra).

Curso de extensão Derrida e seus precursores : Introdução ao pensamento de Jacques Derrida II.Baudelaire e a questão do Dom. 2003. (Outra).

Curso de extensão - Introdução ao pensamento de Jacques Derrida III.Matéria, memória e diferença. 2003. (Outra).

Conferência na Semana de Literatura e Poesia.Introdução ao pensamento de Gilles Deleuze. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elvio Pereira Cotrim de Freitas

ALENCAR, A. M. A.; JACQUES, M. M.; LEAL, I.. Os avatares de Une Saison em Enfer: do mito ao mito. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcio Romão Brantuas Barcia

ALENCAR, A. M. A.. " Italo Calvino e a construção de passados invisíveis". 2008. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ianize Barros da Silva

ALENCAR, A. M. A.. Uma experiência metalingüística de tradução em o Monolingüismo do outro (1996) de Jacques Derrida . 2008. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wellington Rogério da Silva

ALENCAR, A. M. A.. " André Gide: ao autor e à criança, a obra". 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Luis Henrique Nobre de Miranda

ALENCAR, A. M. A.. " Livros-objeto, Fala-forma". 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinicius Gonçalves Carneiro

BARBERENA, R.; Sanseverino, Marcos;ALENCAR, A. M. A.; Timm, Ricardo; Bittencourt, Rita. Restrições formais no OULIPO e em La disparition, de Georges Perec. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Davi Andrade Pimentel

Dias, Angela Maria; JACQUES, M. M.; PENNA, João Camillo; GLENADEL, P.;ALENCAR, A. M. A.. Maurice Blanchot: Ficção e critica. 2014. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francine Pereira Fontainha de Carvalho

TROCOLI, F.;ALENCAR, A. M. A.; Souza Jr. Paulo Sérgio; Lemus, Victor Manuel; Pinto, Aline Magalhães. Penas e pinceis: retratos de Frida Kahlo. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Silvia Antunes Furtado

TROCOLI, F.;ALENCAR, A. M. A.; Paoli, Flora di; Alkimin, Martha; Lemos, Cláudia. Marguerite Duras no ravinamento da escrita. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ALENCAR, A. M. A.; GLENADEL, P.; Paula Frota; Tania Rivera. OS vasos comunicantes: Metamorfoses de tradução entre psicanálise e serrealismo. 2013. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leila Nicolis

Coutinho, Bouças Luiz Edmundo; Cairus, Henrique; Mello, Celina; Gens, Rosa;ALENCAR, A. M. A.; Ribeiro, Tatiana. O épico poético brasileiro contemporâneo: reescrevendo a nação. 2012. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiano Otaviano

ALENCAR, A. M. A.; Rogério Ferreira; André Monteiro. De Benjamin ao Teatro Magico: A obra de arte entre a Aura e a Reprodutibilidade Tecnica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Teoria da Literatura UFJF) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Andrea Teresa Martins Lobato

ALENCAR, A. M. A.. Exame de qualificação. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Clara da Silva Ramos Carneiro

ALENCAR, A. M. A.. Exame de qualificação. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinícius Carvalho Pereira

ALENCAR, A. M. A.; PENNA, João Camillo; LIMA, V.. O valor da letra e o sentido do número: uma aproximação entre literatura e matemática na produção do Oulipo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis

LEAL, I.; Chaves, Lilia;ALENCAR, A. M. A.. A tradução de Fanfiction - as (in) fidelidades da tradução de histórias de leitores. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

ALENCAR, A. M. A.; TROCOLI, F.; Martins, M.D.. Seleção Pública para contratação temporária de professor substituto de Teoria Literária. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ALENCAR, A. M. A.. Banca de Progressão Horizontal. 2013.

ALENCAR, A. M. A.. Progressão Horizontal. 2013.

ALENCAR, A. M. A.. Avaliação de jornada de iniciação cientifica. 2013.

ALENCAR, A. M. A.. Banca de Progressão Horizontal. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ALENCAR, A. M. A.. Banca de Progressão Horizontal. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

TROCOLI, F.; CORPAS, D.;ALENCAR, A. M. A.. banca de seleção para mestrado e doutorado. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ALENCAR, A. M. A.. avaliação em Jornada de iniciação científica. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ALENCAR, A. M. A.. avaliação em Jornada de iniciação científica. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ALENCAR, A. M. A.. avaliação da Jornada de Iniciação Cientïfica. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

COUTINHO, L. E. B.. O jogo da repetição ou a repetição do jogo: uma leitura de Paludes. 1988. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Clara Carneiro

A noção de autor na BD- bande dessinnée francesa de inspiração oulipiana/ Os Quadrinhos e o grupo Oulipo; Início: 2013; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Francisco Renato de Souza

Nomeação, autoria e metamorfose em Joâo Gilberto Noll; Início: 2013; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ana Lucia Barbosa Moraes

Início: 2013; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas;

Bruno Domingues Machado

A dinâmica de Deleuze; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Marcelo da Rocha Lima Diego

Visconti leitor; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Bruno Machado

Digressões a partir de Deleuze; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Marcelo da Rocha Lima Diego

Visconti leitor; 2009; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Vinícius Carvalho Pereira

Literatura e abjeção: um estudo da imagem das fezes na obra de Rubem Fonseca; 2009; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Venus Brasileira Couy

Escritas do corpo; 2006; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Fabio Coutinho

"Das leis que regem a máquina: transcendência e imanência em Kafka"; 2005; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

José Carlos Pinheiro Prioste

A Ordem dos Ladrilhadores; 2000; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Marcelo Diniz Martins

A Obra em Semiose: Galáxias em Expansão - Um Estudo sobre a Poética Haroldiana; 2000; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Irineu Jones Corrêa

A Feminilidade e a Poesia Romântica: Especulações sobre o Poema da Psicanálise; 2000; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Jean Calmon Modenesi

O Dom Quixote de Foucault; 2000; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Flávia Costa Santos

Dom Casmurro ; impressões do ciúme; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Rogério José Câmara

Grafo-sintaxe concreta : o projeto noisgandres; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Escola de Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Clélia Regina Ramos

"Língua de Sinais e Literatura: Uma Proposta de Trabalho de Tradução Cultural"; 1995; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Andrea Lobato

Escrever-se: Simone de Beauvoir na sala de espelhos; 2014; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Vinícius Carvalho Pereira

O valor da letra e o sentido do número: uma aproxiamação entre literatura e matemática do OULIPO; 2012; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Venus Brasileira Couy

Sade: da retórica sob-medida ao gozo desmedido; 2011; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Marcelo Diniz Martins

O Elogio da instabilidade - ensaios por uma semiologia do corpo"; 2006; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Constança Hertz Rodrigues

"O Debate do Chaplin Club : do grupo de cinema à teoria literária"; 2006; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Rita de Cássia Maia e Silva Costa

O Desejo da Escrita em Italo Calvino: Para uma Teoria da Leitura; 2002; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Paulo César Silva de Oliveira

Poéticas da Distensão: a Obra Literária como Destinação do Pensamento e Reduto da Complexidade; 2001; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Clélia Regina Ramos

Um Estudo Semiológico da Tradução de "Alice no País das Maravilhas" para a língua brasileira de sinais; 2000; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Luiz Carlos de Morais Júnior

"O Olho do Cíclope - Antropofagia Cinematótica Na Literatura Brasileira"; 1997; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Márcia Lisboa Costa de Oliveira

Por uma Ética da Leitura; 1996; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Vera Lima

A Escrita Melancólica de Virginia Woolf; 1996; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Evando Batista do Nascimento

"Derrida e A Literatura: Notas de Literatura e Filosofia Nos Textos da Desconstrução"; 1995; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Juliana Monte-Mor

Análise semiológica do conto; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Monique Braz

Os segredos da Vida - uma leitura de Frankenstein de Mary Shelley; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Ivan Hanauer

Nenhum, nenhuma, de Guimarães Rosa: uma leitura psicanalítica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Matheus Martins

Os aspectos do medo em Ligeia de Edgar Allan Poe; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Marlon Augusto Barbosa

Sobre a metalinguagem em Italo Calvino e André Gide; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Sara Ferreira

Natureza, metalinguagem e existência em Manuel de Barros; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Marlon Augusto Barbosa

O labirinto do viajante: a entrada, a saída e os caminhos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Ricardo de Souza Cruz

Viagem pela ruela estreita: considerações sobre a morte em Walter Benjamin; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras - Português - Latim) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Laryssa Amaro Naumann Pereira Dias

O teatro de Machado de Assis; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Anna Beatriz Vieira Rocha

Um Olhar Zen na poética do breve; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Nádia Garcia Mendes

Análise semiológica em textos curtos de Guimarães Rosa; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Raphaella Mendes Silva de Castro Lira

Sobre Borges e eu: os caminhos de uma autoria perecível; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Nádia Garcia Mendes

A descrição da loucura em "Soroco, sua mãe, sua filha"; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

José Mauro Ferreira Pinheiro

O Corpo como suporte para a arte : o fim do interdito de sua metamorfose; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Allan Corrêa da Silva

Análise do filme; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Lucas Magdiel da Silva dos Santos

Memíria e esquecimento em Borges; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Cristiane Souza de Godoy

Análise do fime Shrek segundo o modelo morfológico de Propp; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Vinícius Carvalho Pereira

Análise semiológica do fime " Inteligência artificial" de Spielberg; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

José Mauro Ferreira Pinheiro

Imagens do corpo e da máquina - leitura do filme "Naqoyatsi' de Godfrey Reggio; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

José Mauro Ferreira Pinheiro

Imagens do corpo e da máquina -leitura do filme; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Paloma Vidal

André Gide : vida que se faz letra; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Raphaella Mendes da Silva de C

Lira; A biblioteca de Kafka; 2006; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Maria Amorim de Alencar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALENCAR, A. M. A. . Crise do verso - Nota do tradutor. Inimigo Rumor (Rio de Janeiro) , v. 20, p. 161-164, 2009.

  • ALENCAR, A. M. A. . "Traduzindo romance com a bela infiel". Cerrados (UnB) , v. 23, p. 61-66, 2007.

  • ALENCAR, A. M. A. . Oulipo e a pesquisa sobre literatura potencial. Confraria ( Rio de Janeiro) , v. 2 anos, p. 50-51, 2007.

  • ALENCAR, A. M. A. . Derrida e a Psicanálise. Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, v. 17, p. 7-15, 2001.

  • ALENCAR, A. M. A. . Em Torno da Concepção do Tempo em Freud: a Biografia no Nachträglichkeit da Teoria. Documentos. Revista do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro. Escola de Psicanálise , Rio de Janeiro, v. 16, p. 4-10, 2000.

  • ALENCAR, A. M. A. . Notas sobre La Symphonie pastorale. Alea. Estudos Neolatinos , Rio de janeiro, v. 1, p. 11-22, 1999.

  • ALENCAR, A. M. A. . As Poéticas do Simbolismo Na Cena da Modernidade. POÉTICAS E MANIFESTOS QUE ABALARAM O MUNDO, RIO DE JANEIRO, v. 127, p. 123-136, 1996.

  • ALENCAR, A. M. A. . As Margens do Pântano. Revista Perspectivas/ Margens na literatura, Rio de Janeiro, v. 5, p. 13-22, 1995.

  • ALENCAR, A. M. A. (Org.) ; Meira, Caio (Org.) ; LEAL, I. (Org.) . Tradução literária: a vertigem do próximo. 1. ed. Rio de Janeiro: beco do azougue editorial ltda, 2011. v. 1. 224p .

  • DIDIER-WEILL, A. ; ALENCAR, A. M. A. . "Os Três Tempos da Lei" (Tradução). 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. v. 1. 400p .

  • RIBEIRO, D. ; ALENCAR, A. M. A. . "Utopie Sauvage - Souvenirs de L'Innocence Perdue". Paris: Gallimard, 1990. v. 1.

  • ALENCAR, A. M. A. . O que é o "fait-divers"- considerações a partir de Roland Barthes. In: Vera Casanova e Paula Glenadel. (Org.). Viver com Barthes. Rio de janeiro: Sete Letras, 2005, v. 1, p. 115-1281.

  • ALENCAR, A. M. A. . Dois militantes e uma sereia. Jornal do Brasil - Caderno Idéias, Rio de janeiro, 27 dez. 1997.

  • ALENCAR, A. M. A. . O Romantismo domado. Jornal do Brasil- caderno Idéias, Rio de janeiro, 24 abr. 1993.

  • ALENCAR, A. M. A. . A Distração de vanguarda de Gide. Jornal da Tarde, São Paulo, 16 jul. 1988.

  • ALENCAR, A. M. A. . Raymond Roussel: Canto ou grito?. In: Congresso Internacional da Abralic, 2008, São Paulo. Anais do Congresso Internacional da ABRALIC, 2008.

  • ALENCAR, A. M. A. . Barras, faltas e astros. In: ABRALIC, 1998, Rio de janeiro. Anais do 5º encontro da ABRALIC, 1996.

  • ALENCAR, A. M. A. . Corpo e Errância Textual - Uma Leitura de Derrida. In: Anais do XIV semana de estudos clássicos, 1994, Rio de Janeiro, 1994.

  • ALENCAR, A. M. A. . Gide na Modernidade. In: I Semana de estudos franceses e francófonos, 1992, Rio de janeiro. Anais do SEPEFRANC, 1992.

  • ALENCAR, A. M. A. . Literatura comparada e cultura literária. In: V Encontro da ANPOLL, 1990, Recife, 1990.

  • ALENCAR, A. M. A. ; Czermak, Sabira . Do universal, do uniforme, do comum. Revista Terceira Margem , 2015.

  • VIDAL, P. ; GOES, C. ; VIDAL, E. ; ALENCAR, A. M. A. . O Amante : escrita e autobriografia em M. Duras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALENCAR, A. M. A. . Tradução e experiência - alguns paradoxos sobre tradução literária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALENCAR, A. M. A. . OULIPO - a oficina de literatura potencial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALENCAR, A. M. A. . Linguagem e diferença em Jacques derrida. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, A. M. A. ; LISBOA, M. ; OLIVEIRA, P. C. . A leitura como jogo . 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALENCAR, A. M. A. . A Desconstrução ; introdução ao pensamento de Jacques Derrida. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, A. M. A. . O Jogo Teórico na poesia de Stéphane Mallarmé. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALENCAR, A. M. A. . Reflexões sobre a tradução simultânea. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, A. M. A. ; CHAVES, E. ; GLENADEL, P. ; GUISAN, P. ; JACQUES, M. M. . Solitude, recife, estrelaleitura de um soneto de Stéphane Mallarmé. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALENCAR, A. M. A. . O Poligrafismo de Stéphane Mallarmé. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, A. M. A. . O fonocentrismo em Platão. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, A. M. A. . Kafka e o indecidível. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, A. M. A. . Diferença e escritura em jacques Derrida. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALENCAR, A. M. A. . Cortés e seu duplo: Pesquisa sobre uma mistificação. São Paulo: UNESP, 2014. (Tradução/Livro).

  • ALENCAR, A. M. A. . Militantes e sereias. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ALENCAR, A. M. A. ; Martins, M.D. . Notre-Dame de Paris. São Paulo: Editora Estação Liberdade, Ltda, 2011. (Tradução/Livro).

  • ALENCAR, A. M. A. . A mão de Bozzetti. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ALENCAR, A. M. A. ; Martins, M.D. . Saussure. Sãso Paulo: Estação Liberdade, 2009. (Tradução/Livro).

  • ALENCAR, A. M. A. ; Carlito Azevedo ; Nathalie Quintane ; KERYNA, S. . Crise do Verso. Rio de Janeiro: 7 Letras Cosac Naify, 2008. (Tradução/Outra).

  • ALENCAR, A. M. A. . La pulsion de mort dans la clinique psychanalytique. Marseille: revista Cliniques Méditerranéennes, 2006. (Tradução/Outra).

  • ALENCAR, A. M. A. . Réécrire le naturalisme Macabéa, le visage et le destin. Toronto: revista Excavatio, 2006. (Tradução/Outra).

  • ALENCAR, A. M. A. . Adieu à Jacques Derrida, 2005. (Tradução/Outra).

  • ALENCAR, A. M. A. . Pour une raison poétique. Revista Argumento, 2004. (Tradução/Artigo).

  • ALENCAR, A. M. A. . Os Três tempos da lei. Rio de janeiro: Zahar, 1997. (Tradução/Livro).

  • ALENCAR, A. M. A. . Pena de morte. Riode Janeiro: Imago, 1991. (Tradução/Livro).

  • ALENCAR, A. M. A. . Utopie sauvage - souvenirs de l'innocence perdue - une fable. Paris: Gallimard, 1990. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALENCAR, A. M. A. . XIII Jornada Corpolinguagem e V Encontro Outrarte. 2013.

COUY, V. B. ; ALENCAR, A. M. A. . Sade: da retórica sob medida ao gozo desmedido. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALENCAR, A. M. A. ; Martins, M.D. . A longa história das fromas breves. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALENCAR, A. M. A. ; MORAES, A. L. . Oficina de escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALENCAR, A. M. A. . Da tradução como crítica e como criação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALENCAR, A. M. A. . Alegoria, Fábula,´Símbolo - As formas simples II. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALENCAR, A. M. A. . Introdução ao pensamento de Jacques Derrida. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALENCAR, A. M. A. ; JACQUES, M. M. . Encontros de psicanálise e literatura. 1999 (Planejamento e coordenação de evento).

ALENCAR, A. M. A. . "Madame Bovary". 2002 (aula em Curso de Extensão/ UFRJ) .

ALENCAR, A. M. A. . "Introdução à narratologia : o Formalismo Russo". 2002 (Curso de Especialização Literatura Infantil e Juvenil) .

ALENCAR, A. M. A. . " Formas Simples e narratividade". 2002 (aula inaugural em Curso de Extensão/ UFRJ) .

ALENCAR, A. M. A. . "O Jogo Teórico Na Poesia de St;Ephane Mallarmé". 1998 (comunicação apresentada no GT de Teoria do Texto Poético da ANPOLL ( Associação Nacional de Pós Grad) .

ALENCAR, A. M. A. ; ROSA, E. . "Viagens de Estrangeiros". 1998 (texto a ser publicado em volume sobre literatura latino-americana editado pela University of Toront) .

COMPARADA, A. M. A. A. 5. C. I. A. A. B. L. ; ALENCAR, A. M. A. . "Barras, Faltas e Astros". 1998 (publicação em anais do Congresso ABRALIC) .

97, A. M. A. J. B. C. I. 2. 1. ; ALENCAR, A. M. A. . "Dois Militantes e Uma Sereia". 1997 (Resenha de obra literária publicada no Jornal do Brasil 27/12/97) .

ALENCAR, A. M. A. . "Algumas Reflexões Sobre Tradução Simultânea". 1997 (palestra apresentada na Universidade Federal Fluminense) .

ZAHAR, 1. A. D. ; ALENCAR, A. M. A. . "Os Três Tempos da Lei". 1997 (tradução do livro de Alain Didier-Weill - original em francês) .

ALENCAR, A. M. A. . "Barras, Faltas e Astros". 1996 (comunicação em congresso) .

ALENCAR, A. M. A. . "O Simbolismo Na Cena da Modernidade". 1995 (aula em curso de extensão) .

ALENCAR, A. M. A. . "Solitude, Recife, Estrela - Leitura de Um Soneto de Stéphane Mallarmé". 1995 (palestra na Casa da Leitura de Laranjeiras/RJ) .

ALENCAR, A. M. A. . "O Poligrafismo de Stéphane Mallarmé". 1994 (palestra) .

ALENCAR, A. M. A. . "O Fonocentrismo Em Platão". 1994 (palestra) .

ALENCAR, A. M. A. . "Kafka e O Indecidível". 1994 (conferência) .

ALENCAR, A. M. A. . "Quelques Notes À Propos de La Symphonie Pastorale -Film Et Oeuvre". 1994 (conferência na Aliança Francesa do Rio de Janeiro) .

ALENCAR, A. M. A. . "Diferença e Escritura Em Jacques Derrida". 1994 (comunicação em congresso) .

ALENCAR, A. M. A. . "Semiologia e Desconstrução". 1994 (aula em Curso de Extensão/ UFRJ) .

ALENCAR, A. M. A. . "Leitura Semiológica do Texto Literário". 1994 (palestra) .

ALENCAR, A. M. A. . "Graduação e Pós-Graduação Na Faculdade de Letras". 1994 (palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Leitura, narratividade e tradutibilidade, Descrição: O projeto propõe aprofundar os estudos das relações entre narratologia e tradução. Parte-se do princípio de que toda ação exige um ato de narrar e de traduzir. Tanto a ação quanto sua narração ou tradução problematizam o próprio movimento de ler e de interpretar. A reflexão teórica e metodológica aberta pela desconstrução levará a repensar os conceitos de leitura, narratividade e tradutibilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador / Ana Lúcia Moraes - Integrante / Maria Clara Carneiro - Integrante / Francisco Renato de Souza - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Escrita e Acontecimento, Descrição: O projeto propõe-se a pensar a escrita como advento do sujeito do inconsciente, em suas diversas modalidades: a interpretação dos sonhos X a interpretação do texto; as Teorias do Texto (Kristeva, Barthes); como ler? (análise, interpretação, descrição, crítica genética, etc.); OULIPO e a escrita sob restrição . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador / Andrea Lobato - Integrante / Maria Clara Carneiro - Integrante / Vinicius Carvalho - Integrante / Francisco Renato de Souza - Integrante / Ivan Hanauer - Integrante / Marlon Augusto Barbosa - Integrante.

  • 2011 - 2012

    As oficinas de escrita e o grupo Oulipo, Descrição: Continuação do projeto de oficinas de escrita de inspiração oulipiana, já desenvolvidas por mim e pela professora Ana Lúcia Moraes, há 6 anos, campo de extremo interesse pedagógico e humano, podendo ser adaptado a diferentes contextos. O Oulipo, Ouvroir de Littérature Potentielle (Laboratório de Literatura Potencial), grupo francês reunindo matemáticos e poetas, criado nos anos 60, em torno do escritor Raymond Queneau (1903-1976), continua divulgando suas pesquisas em diversos países. Tais pesquisas incluem as oficinas, que exercitam a escrita como jogo a partir de restrições ou prescrições, muitas vezes arbitrárias, a tal écriture sous contrainte . O objetivo principal dessas oficinas de escrita é fazer com que seus participantes se tornem conscientes de sua expressão e compreensão escritas. É permitir, através de exercícios feitos e comentados em sala, que possam perceber os procedimentos de linguagem presentes nos textos lidos, seus efeitos sobre o leitor e as técnicas que levaram à sua construção. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Linguagem, corpo, acontecimento, Descrição: O projeto propõe o estudo de diferentes formas de organização do sentido, a partir das teorias do sujeito e do texto, ligadas ao pensamento francês contemporâneo. É no cruzamento transdisciplinar entre teoria literária, psicanálise, antropologia, filosofia, história, que devemos trabalhar certos temas (como as relações entre máquina e texto, narratividade e enunciação, biológico e subjetivação, diferença e repetição...) tanto no imaginário contemporâneo quanto na literatura de todos os tempos. Atento ao que produz, nos dias de hoje, o liame entre o social, o biológico e a individuação, tal estudo reside na idéia de que a linguagem ensina a própria definição do homem ou do humano. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Teoria e prática da tradução poética, Descrição: A partir da experiência da tradução de textos poéticos, a pesquisa tem como objetivo refletir sobre os problemas teóricos que se colocam passo a passo. No contexto desse projeto, traduzir torna-se negociar a literariedade entre diferentes códigos lingüísticos, culturais, estéticos e históricos, fazendo do texto a ser traduzido, um exercício de escrita poética na língua de chegada. Dessa forma, o trabalho da tradução em uma oficina faz com que seus participantes se tornem sensíveis a diferenças e limites em que toda escrita poética negocia . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador / Marcelo Diniz Martins - Integrante.

  • 2002 - 2009

    Oficinas de escrita, Descrição: Projeto Oficinas de Escrita, em torno da prática, da teoria e da didática da escrita a partir do grupo francês Oulipo. A pesquisa conta com a colaboração da Professora Ana Lúcia Moraes, bolsista junto à FL/UFRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador / Ana Lúcia Moraes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Outra.

  • 2001 - 2006

    Narratividade: Formas e Registros modernos, Descrição: Projeto intitulado Narratividade: Formas e Registros modernos, em torno da corporeidade, nas suas relações com a máquina, tanto no imaginário contemporâneo quanto na história da literatura moderna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador.

  • 1994 - 2001

    Vias e Desvios da Desconstrução, Descrição: Projeto intitulado Vias e Desvios da Desconstrução, tendo como objeto o chamado Pós-Estruturalismo francês e, em particular, o pensamento do filósofo Jacques Derrida e sua recepção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador.

  • 1989 - 1993

    Semiologia da Linguagem poética: Simbolismo e Nova Crítica., Descrição: relações entre o simbolismo francês e a corrente formalista na crítica contemporânea. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Amorim de Alencar - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura. , Av. Brigadeiro Trompowisky, s/n, Cidade Universitária, 22260-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25989796, Ramal: 021, Fax: (21) 25989798

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROCAD, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Curso de mestrado ministrado como parte das atividades do PROCAD UFRJ/UFPA - Campus Bragança. Título do Curso: Análise Semiológica do texto.

  • 1987 - 1987

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 90

    Outras informações:
    Professora convidada pela Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Maranhão, para ministrar o módulo intitulado "Semiologia do Texto", com carga horária de 90 horas, no curso de Atualização em Teoria Literária, julho de 1987.

    Atividades

    • 06/1994 - 08/1994

      Ensino, Curso de Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia

  • 1981 - 1983

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titularrofessor contratado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/1981 - 11/1983

      Ensino,,Disciplinas ministradas, francês

  • 1980 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    aposentadoria a partir de janeiro de 2014

    Atividades

    • 03/1998

      Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Conselheira de Extensão e Cultura.

    • 03/1993

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Linhas de pesquisa

    • 08/1996 - 05/1997

      Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 12/1990 - 12/1992

      Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 03/1990 - 03/1992

      Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Co-autora e Coordenadora de Projeto no PARG (Programa de Apoio à Renovaçã da Graduação).

  • 1978 - 1979

    Institut de Formation Professionnelle Continue

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professora de Português e Francês

    Atividades

    • Ensino,,Disciplinas ministradas, língua francesa, Língua portuguesa

  • 1978 - 1979

    Institut d'Enseignement Professionnel et Commercial

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Francesa

    Outras informações:
    curso de preparação ao Baccalauréat

    Atividades

    • Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Francesa