Geneilson Evangelista da Silva

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (2005), Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável pelo IFPB. Mestrando em Gestão e Gerenciamento de Recursos Hídricos pela UNESP- Polo UFCG. Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba(EMATER-PB) entre 2007 e 2018, assumindo a Coordenação Técnica de contratos na Região do Cariri Ocidental Paraibano. E Extensionista Rural pela Empresa paraibana de pesquisa e extensão rural ( EMPAER-PB) de 2019 até o presente, atuando na Gerencia Operativa de Cabaceiras -PB. ORCID iD :https://orcid.org/0000-0002-5780-9412

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hí

2018 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande
Título: ANÁLISE DOS JOVENS REGENERANTES EM ÁREA DE MATA CILIAR DE CAATINGA DEGRADADA EM RIACHO INTERMITENTE NO CARIRI PARAIBANO, Ano de Obtenção:
Orientador: ALECKSANDRA VIEIRA DE LACERDA
Palavras-chave: Caatinga; ecologia de populações; Disponibilidade dos recursos hídricos; Semiárido.Grande área: OutrosSetores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Especialização em Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente

2012 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Reitoria
Título: Ocorrencia e Produção de Fitomassa de quatro Especies forrageiras da Caatinga no Cariri Ocidental da Paraíba
Orientador: Cintia de Sousa Bezerra

Graduação em Agronomia

2000 - 2005

Universidade Federal da Paraíba
Título: Produção e Qualidade Pós-colheita de Inhame (Diocorea cayennensis L. ), cultivado com adubações mineral e orgânica
Orientador: Djail Santos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

Colégio Agrícola Vidal de Negreiros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

HIDROLOGIA E QUALIDADE DA AGUA. (Carga horária: 20h). , Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da PB, AESA, Brasil.

2019 - 2019

PLANEJAMENTO , MANEJO E GESTÃO DE BACIAS. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DAS AGUAS:CONHECER PARA DECIDIR. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

OUTORGA DO DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

LEI DAS ÁGUAS. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE RIOS E RESERVATÓRIOS. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

QUALIDADE DA ÁGUA EM RESERVATORIOS. (Carga horária: 60h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

ÁGUA EM CURSO: MULTIPLICADORES. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2019 - 2019

ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR NO LABORATÓRIO DE BOTÂNICA E ECOLOGIA / CDSA-UFCG. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciência do Solo.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Fertilidade do Solo e Adubação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, G. E. ; SILVA, A. B. ; COSTA, JONAS GONZAGA ; LACERDA, A. V. . I Seminário local do Profágua. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III SEMINÁRIO BRASILEIRO DO PROFAGUA.Análise dos Jovens Regenerantes em Área de Mata Ciliar de Caatinga Degradada em Riacho Intermitente no Cariri Paraibano. 2019. (Seminário).

I SEMINÁRIO LOCAL DO PROFAGUA - UFCG/CDSA.Análise dos Jovens Regenerantes em Área de Mata Ciliar de Caatinga Degradada em Riacho Intermitente no Cariri Paraibano. 2019. (Seminário).

5 Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido.PROPAGAÇÃO ASSEXUADA DE MANIHOT GLAZIOVII MUELL ARG EM SUBSTRATOS DESTINTOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. 2018. (Seminário).

5 Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido.MAPEAMENTO DA REDE DE DRENAGEM E USO DO SOLO DA MICROBACIA DO RIACHO SÃO CAETANO, PARARI, PARAÍBA. 2018. (Seminário).

I SIMPOSIO PARAIBANO DO UMBU. 2017. (Simpósio).

3 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO SEMIÁRIDO.CAPRINOCULTURA LEITEIRA EM COXIXOLA-PB. 2016. (Seminário).

3 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO SEMIÁRIDO.OCORRÊNCIA DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DA CAATINGA, NO CARIRI OCIDENTAL DA PARAIBA. 2016. (Seminário).

XIII ENEL. 2016. (Outra).

2 SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE PRODUÇÃO COMPETITIVA DE LEITE. 2014. (Outra).

participou do 2 Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite.Produção Competitiva de Leite. 2014. (Simpósio).

Seminário de Formação de multiplicadores em desenvolvimento rural sustentável e adequação ambiental nas propriedades rurais da agricultura familiar.Formação de multiplicadores. 2014. (Simpósio).

PRE CONFERENCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA CAATINGA. 2012. (Outra).

CONEA. Agricultura em Foco: As contradições do Campo Brasileiro. 2005. (Congresso).

CONEA. Trasnformar a educação, a formação do Agronomo e a Sociedade:a mesma luta, a mesma necessidade. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Igor Raian Brito da Silva

VITAL, A. F. M.; SILVA, D. C.;SILVA, G. E.SILVA, G. E.. USO E EXPLORAÇÃO DO MANDACARU(Cereus jamacaru) NA VISÃO DE ASSENTADOS DA REFORMA AGRARIA, NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Aluno: Diogo dos Santos Oliveira

VITAL, A. F. M.; COELHO, G. D.;SILVA, G. E.. DADOS MORFOMÉTRICOS E PRODUTIVIDADE DO MILHETO (Pennisetum glaucum (L.) R.BR) CULTIVADO SOB DIFERENTES ESPAÇAMENTOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) - Universidade Federal de Campina Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jacilene Maria da Cunha Castro

SILVA, SILVA, D.S.D. S.CASTRO, J. M. C.; ANDRADE, M. V. M.. Fenologia e Área Foliar da Maniçoba (Manihot pseudoglaziovii) no Curimataú Paraibano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal da Paraíba.

Carina Seixas Maia Dornelas

LACERDA, A.V.; MEDEIROS, P.C.;DORNELAS, C. S. M.. . Análise dos Jovens Regenerantes em Área de Mata Ciliar de Caatinga Degradada em Riacho Intermitente no Cariri Paraibano. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional ? Profágua) - Universidade Federal de Campina Grande.

Divan Soares da Silva

SILVA, D. S.ANDRADE, Maria Verônica Meira deCASTRO, Jacilene Maria da Cunha. Fenologia, e Área Foliar da Maniçoba (Manihot pseudoglaziovii) no Curimataú Paraibano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba.

Alecksandra Vieira de Lacerda

LACERDA, A. V.; Paulo da Costa Medeiros; DORNELAS, C. S. M.. Análise dos Jovens Regenerantes em Área de Mata Ciliar de Caatinga Degradada em Riacho Intermitente no Cariri Paraibano. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Campina Grande.

Itaragil Venâncio Marinho

Bezerra, C. S.;MARINHO, I. V.; ALEXANDRIA JUNIOR, F. F.; BRITO, W. O.. Ocorrência e produção de fitomassa de espécies forrageiras da Caatinga no Cariri Ocidental da Paraíba. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cíntia de Sousa Bezerra

OCORRÊNCIA E PRODUÇÃO DE FITOMASSA DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DA CAATINGA NO CARIRI OCIDENTAL DA PARAIBA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Orientador: Cíntia de Sousa Bezerra;

Alecksandra Vieira de Lacerda

Análise dos Jovens Regenerantes em Área de Mata Ciliar de Caatinga Degradada em Riacho Intermitente no Cariri Paraibano; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Campina Grande; (Orientador);

Djail Santos

Produção e qualidade pós-colheita de inhame (Dioscorea cayennensis L; ) cultivado com adubações mineral e orgânica; 2002; 12 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Djail Santos;

Djail Santos

Produção e qualidade pós-colheita de Inhame cultivado com adubações mineral e orgânica; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Djail Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, ROMÁRIO DE SOUSA ; ARAÚJO, MARIA PEREIRA ; MOURA, LUZIA BATISTA ; LIMA, JUDIELDO DE MORAIS ; SILVA, GENEILSON EVANGELISTA ; COSTA, JONAS GONZAGA ; BARBOSA, FRANCISCA MARIA ; LACERDA, ALECKSANDRA VIEIRA . Análise de comprimento da raiz de Tabebuia aurea (Manso) Benth. and Hook e Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos em sistema de produção vegetal no Cariri paraibano. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 21404-21415, 2019.

  • SILVA, J. A. ; SILVA, G. E. ; MENDONCA, R. C. ; BEZERRA, J. E. F. ; MELO, F. B. G. ; SANTOS, I. F. ; MARQUES, M. L. F. ; GOMES, A. C. ; BARBOSA, F. M. ; LACERDA, A. V. . ANALISES DE PARAMETROS FITOSSICIOLOGICOS E DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE Cenostigma pyramidale (Tul.)E.Ganon & G.P.Lewis NO ESTRATO REGENERANTE EM MATA CILIAR NO SEMIARIDO PARAIBANO. ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE , v. 7, p. 315-322, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, G. E. . 1ª MOSTRA CIENTÍFICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE TECNOLOGOS BANANEIRAS CAMPUS IV. 2001.

SILVA, G. E. . PISCICULTURA. 1999.

SILVA, G. E. . AGRICULTURA ORGÂNICA. 2002.

SILVA, G. E. . CURSO DE INFORMATICA. 2001.

SILVA, G. E. . ORIENTAÇÃO PARA O CRÉDITO. 2000.

SILVA, G. E. . GESTÃO AMBIENTAL. 1999.

SILVA, G. E. . TREINAMENTODE APERFEIÇOAMENTO NA APLIC. DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS. 1998.

SILVA, G. E. . Tecendo Saberes ? Interligando Práticas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRITO, G. B. ; SILVA, C. A. B. ; SILVA, G. E. ; QUEIROZ, K. B. ; SILVA, G. E. . MAPEAMENTO DA REDE DE DRENAGEM E USO DO SOLO DA MICROBACIA DO RIACHO SÃO CAETANO, PARARI, PARAÍBA. 2018. (Seminário Internacional).

SILVA, A. B. ; BRITO, G. B. ; SILVA, G. E. ; QUEIROZ, K. B. ; SILVA, G. E. . PROPAGAÇÃO ASSEXUADA DE MANIHOT GLAZIOVII MUELL ARG EM SUBSTRATOS DESTINTOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. 2018. (Seminário Internacional).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • EMPRESA PARAIBANA, PESQUISA, EXTENSÃO RURAL E REGULARIZAÇÃO FUNDIARIA, Gerencia loca de Cabaceiras. , rua projetada, centro, 58480000 - Cabaceiras, PB - Brasil, Telefone: (83) 0000000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico -Contrato178/13, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - Atual

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Extensionista Rural I , da Emater Paraíba.

Atividades

  • 08/2001 - 08/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias - Campus III, Departamento de Fitotecnia.,Linhas de pesquisa

2019 - Atual

Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Extenionista Rural I, Carga horária: 30