Maria Daniela Martins Guimarães

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pelas Universidades Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana (2011). Atua em estudos sobre Ensino de Biologia e Ecologia, a crise ambiental atual, a visão sistêmica do planeta Terra e o trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores na pesquisa em Ensino de Ciências.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências

2008 - 2010

Universidade Federal da Bahia
Charbel Niño El-Hani.Palavras-chave: Ensino de ciências; Ensino de Biologia; Ensino de ecologia; Crise ambiental; Unidade didática; Trabalho colaborativo. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

Graduação em Ciências Biológicas

2003 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Charbel Niño El-Hani

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Curso Avançado de Manejo de Fauna Silvestre. (Carga horária: 53h). , Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

2011 - 2011

Identificação Anatômica de Madeira. (Carga horária: 20h). , Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

2009 - 2010

Extensão universitária em Técnicas Etnográficas de Trabalho de Campo. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Introdução à Ilustração Botânica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2005 - 2005

Iniciação à Experimentação em Ecologia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Plantas Medicinais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências/Especialidade: Ensino de Biologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Construção e avaliação de sequências didáticas para o ensino de Biologia: uma revisão crítica da literatura.. 2009. (Encontro).

Encontro Darwin na Bahia. 2009. (Outra).

I Circuito de Meio Ambiente da UFBA.Manejo da área verde do campus da Universidade Federal da Bahia. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriel de Souza Campos

Almeida, M.Z.; Serra, O.J.T.;GUIMARÃES, M. D. M.. Etnobiologia e elaboração de cartilha contendo informações acerca das plantas e animais na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ronan Rebouças Caires de Brito

El-Hani, C.N.;BRITO, R. R. C.. A teoria Gaia no ensino de Biologia: Revisão crítica de literatura e proposta de sequência de ensino para sua inclusão no ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Sueli Almuiña Holmer Silva

EL-HANI, C. N.;SILVA, S. A. H.; BRITO, R. C.. A teoria Gaia no ensino de Biologia: revisão crítica de literatura e proposta de seqüência de ensino para sua inclusão no ensino médio.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

Ordep José Trindade Serra

SERRA, O. J. T.; EL-HANNI, Charbel Niño; PAGAN, A.; LOUREIRO, F.. Características de uma unidade didática baseada em uma visão sistêmica do funcionamento do planeta Terra aplicada a ingressantes do ensino superioroa. 2011. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal da Bahia.

Andréia Maria Pereira de Oliveira

EL-HANI, C. N.;OLIVEIRA, A. M. P.; PAGAN, A. A.. Características de uma unidade didática para ensinar a estudantes ingressantes do ensino superior sobre a crise ambiental, a ecologia e o funcionamento do planeta. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Charbel Niño El-Hani

EL-HANI, C. N.PAGAN, Acácio Alexandre; SERRA, O. J. T.; LOUREIRO, C. F.. Ensinando sobre uma Visão Sistêmica do Planeta Terra a Ingressantes do Ensino Superior. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Carlos Frederico Bernardo Loureiro

LOUREIRO, C. F. B.. Características de uma unidade didática baseada em uma visão sistêmica do funcionamento do planeta Terra aplicada a estudantes ingressantes do ensino superior. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Camila Magalhães Pigozzo

Caracterização das potenciais fontes de recursos tróficos para as abelhas do gênero Xylocopa e para Apis mellifera nas áreas de entorno do distrito de Maniçoba (Juazeiro - BA); 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Camila Magalhães Pigozzo;

Charbel Niño El-Hani

Ensinando sobre uma Visão Sistêmica do Planeta Terra a Ingressantes do Ensino Superior; 2011; Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Charbel Nino El Hani;

Griselda Pinheiro Klüppel

Diagnóstico e Adequação Ambiental do Museu de Arte Sacra da UFBA; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Griselda Pinheiro Klüppel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, M. D. M. ; LIMA-TAVARES, Marina ; NUNES-NETO. Nei de Freitas ; CARMO, Ricardo Santos ; EL-HANI, Charbel Niño . A Teoria Gaia é um Conteúdo Legítimo no Ensino Médio de Ciências?. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar) , v. 3, p. 73-104, 2008.

  • Nascimento, L.M.M ; GUIMARÃES, M. D. M. ; EL-HANI, Charbel Niño . Construção e avaliação de sequências didáticas para o ensino de Biologia: uma revisão crítica da literatura. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2009, Florianópolis. Atas do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009.

  • GUIMARÃES, M. D. M. ; JOACHIM-BRAVO, I.S. ; PAGAN, A. A. ; EL-HANI, C. N. . Ensinando sobre uma visão sistêmica do planeta Terra a ingressantes do ensino superior.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Nascimento, L.M.M ; GUIMARÃES, M. D. M. ; EL-HANI, Charbel Niño . CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO CRÍTICA DA LITERATURA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, M. D. M. ; EL-HANI, Charbel Niño . A teoria Gaia no ensino de biologia: revisão crítica de literatura e proposta de seqüência de ensino para sua inclusão no ensino médio.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, M. D. M. ; PIGOZZO, C.M. ; VIANA, B. F. . Caracterização das fontes potenciais de recursos tróficos para as abelhas do gênero Xylocopa nas áreas de entorno dos cultivos de maracujá-amarelo (Passiflora edulis Sims), no distrito de Maniçoba, Vale do São Francisco, Juazeiro, Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

EL-HANI, Charbel Niño ; GUIMARÃES, M. D. M. ; CASSIA, A. ; PEREIRA, V. . Desenvolvimento e teste de sequências didáticas para o Ensino Médio de Biologia em redes colaborativas de professores e pesquisadores.. 2009.

GUIMARÃES, M. D. M. . Oficina de Ilustração Botânica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - Atual

    DESENVOLVIMENTO E TESTE DE SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA EM REDES COLABORATIVAS DE PROFESSORES E PESQUISADORES, Descrição: O projeto objetiva a construção e a avaliação de unidades didáticas de Biologia para o Ensino Médio, através de trabalhos colaborativos entre professores e pesquisadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Daniela Martins Guimarães - Integrante / Valter Pereira - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador / Claudia Sepulveda - Integrante / Yupanqui Muñoz - Integrante / Vanessa Reis - Integrante / Anna Cassia Sarmento - Integrante / Natália da Silva - Integrante / Cássia Muniz - Integrante / Maria da Conceição Lago - Integrante / Thiago Serravalle de Sá - Integrante.

  • 2007 - Atual

    COMUNIDADE VIRTUAL DE PRÁTICA (COMPRATICA) E PESQUISA-AÇÃO EM SALAS DE AULA DE BIOLOGIA, Descrição: Este projeto investiga comunidades de prática como ferramentas de desenvolvimento profissional e para a diminuição da lacuna pesquisa-prática no ensino de ciências. Trata-se de buscar meios para que a pesquisa realizada em grupos de pesquisa em ensino de ciências tenha impacto mais rápido e efetivo sobre as escolas. Com apoio do CNPQ (via projeto aprovado no Edital Universal, 2007), criamos uma comunidade virtual de prática usando a plataforma Moodle, a ComPratica, na qual professores em formação e em serviço e pesquisadores seniores e em formação foram um grupo colaborativo de pares, não hierarquizado, que deve funcionar como contexto de desenvolvimento profissional para professores e pesquisadores. A comunidade inclui ferramentas assíncronas (fóruns) e síncronas (chats), através das quais seus membros interagem. A comunidade está focada também no desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação em sala de aula, construídos a partir dos interesses dos professores. Em particular, têm sido construídos e testados materiais instrucionais e seqüências didáticas, a partir das interações na ComPratica. O projeto combina, assim, extensão e pesquisa, na medida em que envolve tanto desenvolvimento profissional, quanto pesquisa sobre comunidades de prática e pesquisa-ação em sala de aula. O projeto é atualmente financiado pela FAPESB e pela SEC/IAT (Edital Inovações Educacionais, 2009), em particular no que tange ao teste das seqüências didáticas e materiais instrucionais. Estamos trabalhando com professores do ensino médio como bolsistas investigadores e com a implantação de núcleos de pesquisa em ensino de ciências em escolas do Estado da Bahia, com verba da SEC-BA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Daniela Martins Guimarães - Integrante / Valter Pereira - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador / Claudia Sepulveda - Integrante / Yupanqui Muñoz - Integrante / Ileana Greca - Integrante / Vanessa Reis - Integrante / Anna Cassia Sarmento - Integrante / Natália da Silva - Integrante / Cássia Muniz - Integrante / Jorge Bugary - Integrante / Maria da Conceição Lago - Integrante.

  • 2006 - 2009

    PROBLEMAS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E EDUCACIONAIS EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO, Descrição: Evolução e ecologia têm papel central na estrutura do conhecimento biológico e no ensino de biologia, em vários níveis de escolaridade. Dessa maneira, é de grande importância desenvolver investigações que busquem elucidar questões históricas, filosóficas e educacionais relacionadas a estas duas áreas. Entre os tópicos que temos pesquisado, encontram-se: o conceito de função na ecologia e na evolução; conceitos e medidas de biodiversidade; o uso da teoria darwinista da evolução na tomada de decisão sobre questões socialmente relevantes; jogos eletrônicos educacionais sobre ecologia e evolução e questões epistemológicas relacionadas à teoria Gaia e à Ciência do Sistema Terra. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Daniela Martins Guimarães - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador / Yupanqui Muñoz - Integrante / Marina Lima Tavares - Integrante / Nei de Freitas Nunes Neto - Integrante / Acácio Alexandre Pagan - Integrante / Thiago Serravalle de Sá - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - 2011

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de Nível Superior, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como técnica da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental, com o desenvolvimento das seguintes atividades: análise de estudos ambientais, vistorias técnicas em campo, elaboração de relatórios e pareceres técnicos, controle e fiscalização dos recursos naturais, avaliação de danos ambientais, avaliação e acompanhamento de planos de recuperação de áreas degradadas, entre outras. As vistorias são realizadas em empreendimentos potencial ou efetivamente causadores de impactos ambientais, tais como: empreendimentos urbanísticos, como residenciais e hoteleiros, parcelamento do solo (loteamentos, desmembramentos), condomínios horizontais e conjuntos habitacionais; barragens; lixões e aterros sanitários; serviços de abastecimento de água; serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final de esgotos domésticos e industriais; mineradoras; áreas com queimadas e desmatamentos; além de vistorias em áreas silvestres, para verificação das condições ambientais no que se refere à qualidade de solos, águas, fauna e flora.

2009 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estágio Docente Orientado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio Docente Orientado integrante do Mestrado, sob orientação da Professora Dra. Iara Sordi Joachim Bravo, na disciplina Biologia Geral (BIO-007), do curso de Graduação em Ciências Biológicas, no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia.