Lucas da Silveira Cirilo

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ao longo da graduação adquiriu experiências com avaliação e identificação de espécies utilizadas na arborização urbana, piscicultura, agroecologia, cacauicultura, irrigação e drenagem. Atuou no desenvolvimento de trabalhos com manejo e dimensionamento de sistemas de irrigação, fertirrigação, consumo de água pelas culturas em ambiente protegido e TDR. Atualmente é gestor de Agronegócios e Sustentabilidade na insdústria de chocolates Cacau Show, administrando 3 fazendas de cacau no ES e atuando na implantação do programa de sustentabilidade da empresa, que vai desde a fábrica até os mais de mil franqueados em todo o território nacional.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Agronômica

2005 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Orientador: Claudinei Fonseca Souza
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Cafeicultura. (Carga horária: 148h). , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.

2009 - 2009

Compostagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2009 - 2009

Adubação Verde. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2008 - 2008

O Método Científico: Alguns Aspectos Filosóficos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2007 - 2007

Operação e Manuteção de Tratores. (Carga horária: 8h). , Massey Ferguson.

2006 - 2006

Sustentabilidade da Produção de Água em Mananciais. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Senac.

2005 - 2005

Hidroponia Comercial. (Carga horária: 9h). , Faculdade Integral Cantareira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

46º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Situação e Perspectiva em Assentamentos Rurais no Estado de São Paulo. 2008. (Congresso).

50º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia. 2007. (Congresso).

5º Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

JOSE GEANINI PERES

SOUZA, C. F.PERES, J. G.; BASTOS, R. G.. Avaliação de sonda de TDR para a estimativa da umidade em bagaço de cana de açúcar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Reinaldo Gaspar Bastos

SOUZA, C.F.BASTOS, R. G.PERES, J.G.. Avaliação de sondas de TDR para estimativa da umidade de bagaço de cana-de-açúcar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos.

Claudinei Fonseca Souza

SOUZA, C. F.PERES, J. G.BASTOS, R. G.. Avaliação de sonda de TDR para a estimativa de umidade em bagaço de cana de açúcar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Regina Célia de Matos Pires

Consumo de água do tomateiro cultivado em substrato em cultivo protegido em Campinas, SP; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Irrigação e Drenagem) - Instituto Agronômico de Campinas; Orientador: Regina Celia de Matos Pires;

Claudinei Fonseca Souza

Avaliação de sonda de TDR para estimativa de umidade em bagaço de cana-de-açúcar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronomica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Claudinei Fonseca Souza;

Claudinei Fonseca Souza

Avaliação de sonda de TDR para a estimativa de umidade em bagaço de cana-de-açúcar; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudinei Fonseca Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CIRILO, L. S. ; SOUZA, C.F. ; BASTOS, R.G . Calibração de sonda de TDR para a estimativa de umidade em bagaço de cana-de-açúcar. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá. XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011.

  • LOPES, P.R. ; GASPARI, L.C. ; CORRADO, A.R. ; CIRILO, L. S. ; JESUS, A.D.F. ; BINOTTI, T.C. ; GAVIOLI, F. R. ; COSTA, M. B. B. . Construção de processos de ocupação, renda e sustentabilidade na agricultura familiar. In: IV Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, 2009, Campinas. IV Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais - UNICAMP, 2008.

  • CIRILO, L. S. ; Corrado, A. R. ; COSTA, M. B. B. ; GAVIOLI, F. R. . Situação e Perspectiva em Assentamentos Rurais no Estado de São Paulo. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2008, Rio Branco. Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2008.

  • CIRILO, L. S. ; SOUZA, C.F. ; BASTOS, R.G . Avaliação da equação de topp para a estimativa de umidade em bagaço de cana-de-açúcar. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá. XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011.

  • CIRILO, L. S. ; SOUZA, C.F. . Avaliação de Sonda de TDR para a Estimativa de Umidade em Bagaço de Cana-de-Açúcar. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010.

  • MOMO, C.H. ; DIAS, L. T. S. ; CIRILO, L. S. ; KUNITAKE, A. ; KIYUNA, P.M.L. ; ROSA, D.K. . Efeito da inclusão de Sacharomyces cerevisiae na fase larval de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus).. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008.

  • CIRILO, L. S. ; VERRUMA-BERNARDI, M.R. ; CAMPOS, T.M.P. ; SANTOS-JUNIOR, J.A. ; MOLINARI, R.P. ; CORRADO, A.R. . Avaliação Sensorial e Físico-Química de Laranja da Variedade Valência em Manejo Convencional e Orgânico. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008.

  • CORRADO, A.R. ; CIRILO, L. S. ; COSTA, M. B. B. ; TEIXEIRA, A. ; FERREIRA, N.N. ; GAVIOLI, F. R. . Reforma Agrária e Agroecologia: Reflexões e Perspectivas em Assentamentos Rurais do Centro-Oeste Paulista. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos. XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008.

  • CIRILO, L. S. ; Corrado, A. R. ; COSTA, M. B. B. ; GAVIOLI, F. R. . Situação e Perspectiva em Assentamentos Rurais no Estado de São Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CIRILO, L. S. ; DIAS, L. T. S. . EFEITO DA INCLUSÃO DE Saccharomyces cerevisiae NA FASE LARVAL DE TILÁPIAS DO NILO (Oreochromis niloticus). 2008 (Iniciação Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2011

    Estudo da dinâmica da solução no solo para o dimensionamento e manejo da fertirrigação por gotejamento, Descrição: Em virtude da potencialidade do sistema de irrigação por gotejamento, aliado à necessidade de pesquisas com culturas irrigadas por esse sistema, tem sido crescente a demanda de informações nessa área. Isto se deve, sobretudo, para o dimensionamento e manejo desse sistema de irrigação. Critérios extrapolados para as nossas condições, retirados da literatura e apresentados na forma de tabelas e fórmulas, tem sido aplicado no dimensionamento e manejo. Este projeto tem por objetivo estudar a dinâmica da solução no solo para o dimensionamento e manejo da irrigação e da fertirrigação por gotejamento, caracterizando a distribuição, o armazenamento e a absorção da planta de pimentão em função da taxa de aplicação da solução via fertirrigação. Para atingir esse objetivo, duas etapas de conhecimento serão realizadas. Na primeira, estudará a formação do bulbo molhado, avaliando-se os efeitos da relação água-solo-soluto que possam afetar a distribuição e o armazenamento da solução no solo; e na segunda, a absorção da planta será correlacionada em função da distribuição e armazenamento da solução no solo aplicado via fertirrigação sob diferentes taxas de aplicação, fornecendo elementos básicos para o dimensionamento e manejo da fertirrigação por gotejamento. Esperam-se encontrar critérios que permitam estimar a distribuição e o armazenamento da solução no bulbo molhado em conjunto com a absorção da planta em condições de campo, proporcionando informações básicas para o dimensionamento e manejo da fertirrigação por gotejamento. Estes fatores permitirão um melhor aproveitamento da irrigação e da fertirrigação. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Lucas da Silveira Cirilo - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / João Paulo Bertozi Brunhara - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Estudo de leveduras na alimentação na fase larval de peixes neotropicais de água doce, Descrição: Em trabalhos recentes com alunos de graduação em Engenharia Agronômica e Biotecnologia, obtivemos interessantes resultados com a utilização da levedura Sacharomyces cerevisiae e suas cepas para a alimentação de larvas de tilápias do Nilo. Preconiza-se que com a ação benéfica deste produto na forma de prébióticos a imunidade dos animais tende a melhorar fazendo com que sejam mais resistentes à agentes patógenos comumente encontrados na água em que vivem. Fazemos parte de um Grupo de Pesquisas que se denomina AQUABRASIL sob a coordenação da EMBRAPA. São seis Projetos Componentes com abrangência nacional e a nossa parceria está inserida no Projeto Componente de Manejo e Gestão Ambiental da Aquicultura. Nesse grupo realizaremos os testes de qualidade de água, desempenho produtivo, análises de qualidade do pescado em relação em tempo de armazenamento, aproveitamento de subprodutos e a patologia de organismos aquáticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucas da Silveira Cirilo - Integrante / luciana thie seki dias - Coordenador / Carlos Haruo Momo - Integrante / Adriana Kunitake - Integrante / Priscila Kiyuna - Integrante / Danielle Rosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC - Iniciação Científica

  • 2011 - Atual

    Indústria Brasileira de Alimentos e Chocolate

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor de Agronegócios e Sustentabilidade, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Administração e gerenciamento das "Fazendas Reunidas Cacau Show", localizadas em Linhares - ES; Gestor do programa de sustentabilidade da Cacau Show, trabalahndo desde a indústria até as mais de mil lojas espalhadas pelo Brasil.

  • 2011 - 2011

    Instituto Agronômico de Campinas

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

  • 2010 - 2010

    Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40