Giane de Carvalho Barbosa
Graduada em Radio e TV pela Unesp- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Bauru - SP. Pós-graduada em Comunicação para Pastoral pela Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo - RS. Cursou algumas disciplinas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação ? Mestrado Profissional do Unifatea, em Lorena - SP. Atuou durante 15 anos como produtora de rádio na Fundação Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida - SP. Atuou durante 18 anos como Docente do Curso de Comunicação Social do Unifatea - Centro Universitário Teresa DÁvila, em Lorena, SP. .
Informações coletadas do Lattes em 01/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Design, Tecnologia e Inovação
2018 - Atual
Centro Universitário Teresa D`Ávila
Título: Repositório Digital com recursos de acessibilidade, Ano de Obtenção:
Orientador: Luciani Vieira Gomes Alvareli
Bolsista do(a): Centro Universitário Teresa D'Ávila, UNIFATEA, Brasil. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Comunicaçao para Pastoral
1997 - 1997
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Criterios para a producao de programas radiofonicos
Orientador: Jose Renato Soethe
Bolsista do(a): Conselho Episcopal Latino-Americano, CELAM, Colômbia.
Graduação em Radio e TV
1990 - 1993
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: MTV Brasil: Uma nova indústria de mídia
Orientador: Willians Cerozzi Balan
Formação complementar
2018 - 2018
Curso de Produção de Conteúdo para Web 2.0. (Carga horária: 4h). , Universidade Rock Content, ROCK CONTENT, Brasil.
2011 - 2011
Personal Stylist. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1997 - 1997
Prevençao de Acidentes de Trabalho. , SENAC Guaratingueta, SENAC, Brasil.
1996 - 1996
Produçao em Radio Comercial. , Centro de Com. Social Timoteo Giaccardo, CCSTG, Brasil.
1995 - 1995
Gerenciamento de RH e Relaçoes no Trabalho. (Carga horária: 12h). , Uniao de Radio Difusao Catolica, UNDA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Radialista - Setor Locução. (Carga horária: 180h). , SENAC Guaratingueta, SENAC, Brasil.
1994 - 1994
Formaçao de Administradores Participativos. , SENAC Guaratingueta, SENAC, Brasil.
1990 - 1990
Tecnica de Redaçao. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Radiodifusão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Participação em eventos
Lattes/Produtividade e Ética na Pesquisa. 2018. (Seminário).
Minicurso Técnicas e Ferramentas de Planejamento, Coleta, Tratamentos e Interpretação de dados aplicado em pesquisa na área de Design e Tecnologia. 2018. (Oficina).
23 Painel Artemoda - Consultoria de Imagem. 2011. (Outra).
3 Congresso Integrado do Conhecimento. 2011. (Congresso).
Interdisciplinaridade: Mito ou Realidade?. 2011. (Simpósio).
2 Congresso Integrado do Conhecimento. Palestra sobre Gêneros e Formatos Radiofônicos. 2009. (Congresso).
1 Congresso Integrado do Conhecimento. 2007. (Congresso).
5 Mutirao Brasileiro de Comunicaçao. 2007. (Outra).
12ª Expocom - Exposiçao da Pesquisa Experimental em Comunicaçao. 2005. (Outra).
4 Mutirao Brasileiro de Comunicaçao. 2005. (Outra).
2 Encontro de Marketing Catolico. 1997. (Encontro).
Motivando todos para a qualidade. 1996. (Seminário).
1 Seminario Profissional de Radio e TV do Vale do Paraiba. 1993. (Seminário).
Encontro Nacional de Produçao em Radio e TV. 1990. (Encontro).
XXXVIII Seminario do Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de Sao Paulo. 1990. (Encontro).
Participação em bancas
BARBOSA, G. C.ZAPPA, P.. ANÁLISE DO FIGURINO DA SÉRIE ?THE VAMPIRE DIARIES?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.FARIAS, G. M. A.. INFLUENCIADORES DIGITAIS: A NOVA TENDÊNCIA DO MERCADO DA MODA?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.BARRETO, D. M.. SECRETS AND LIES: ROTEIRO DE FICÇÃO SERIADA PARA INTERNET. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.MOURA, J. J. R.. Mangás e Animes como agentes de identificação do jovem contemporâneo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.Jeferson Diego da Silva. ROTEIRO PARA PROGRAMA DE TV MUSICAL ?JAM SESSION BRASIL?? E UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS ORGÂNICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. De Todas as Formas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.BARRETO, D. M.. WEBCANAL EXISTO E RESISTO: UM PROJETO TRANSMÍDIA SOCIOEDUCATIVO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.MIRANDA, C. E. G.. SUICÍDIO: O LADO SOMBRIO DA MENTE HUMANA E O JORNALISMO COMO INSTRUMENTO PARA UM NOVO DESPERTAR SOBRE ESSE GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. MORTE OU VIDA?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.MOURA, J. J. R.. MOINHO DOS SONHOS: OS DESAFIOS DE MORAR FORA DO BRASIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. MAKE DE PRIMEIRA: ROTEIRO DE PROGRAMA DE TELEVISÃO SOBRE MAQUIAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.BARRETO, D. M.. A EVOLUÇÃO DA MAQUIAGEM PARA A TV: DO SD PARA O HD. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Análise das expressões das classes populares por meio dos objetos da Sala das Promessas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. HPV, um inimigo silencioso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Análise do figurino da minissérie Hoje é Dia de Maria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Roteiro de programa de televisão educativo-cultural como ferramenta de desenvolvimento do senso crítico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Utilização da minissérie Capitu como complemento educacional: O audiovisual em parceria com a prática da leitura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Projeto Cross-Midia: Blog e Revista Sou Phyna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. A produção da noticia na Metropolitana FM Guaratinguetá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Jornalismo Móvel: A produção jornalística em um portal de notícias regional. 2012.
BARBOSA, G. C.. Programa Escola da Família: A escola mais viva nos finais de semana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Análise das Vinhetas MTV Brasil: Linguagem e Persuasão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. A cultura pop japonesa no Vale do Paraíba. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Estudo de caso: A interatividade na televisão por meio do Facebook e do Twitter. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Oficinas de Formação: Estratégia de interação para uma rádio comunitárias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Coleção Clássicos Adaptados: A transposição do livro para o áudio por meio de uma linguagem moderna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Liderança intermediária como ferramenta na comunicação interna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Telenovela brasileira: Uma análise do perfil do telespectador na cidade de Guaratinguetá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Um Vale de fé: Os atrativos e as demonstrações de fé do circuito turístico religioso do Vale do Paraíba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Tendências e avanços da pesquisa brasileira sobre Comunicação Interna: As contribuições da Intercom (2006-2010). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.ZAPPA, P.. Eu sou Crystal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. TV Lorena. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.MOURA, J. J. R.. Audio-seriado : Instrumento de Conscientização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
Lucas StautGraziela StautBARBOSA, G. C.Neide Oliveira. Lorena no Ar : Radiojornal Cidadão Local. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Educomunicação: Elaboração de um programa radiofônico educativo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. A formação da criança e a influência dos conteúdos televisivos: De quem é a responsabilidade?. 2010.
BARBOSA, G. C.. Personagem: Fatores que geram identificação e interação com o público. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Rádio Total Esporte - Projeto de Emissora de Rádio Digital Esportiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Programa Humorístico Tsunamy. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. ALÉM DA IMAGEM MUSICAL: A INFLUÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO VIDEOCLIPE NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. MARCELO D2: EVOLUÇÃO PESSOAL OU INFLUÊNCIA DA MÍDIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. REDE BALADA TOTAL: A DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS RADIOFÔNICOS VIA INTERNET | Implantação De Sistema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Talentos Malditos - A vez e a voz na Rádio do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Identidade do cantor ou banda construída na cenografia dos programas Acústicos MTV. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Rádio na Internet e Narração Esportiva: Uma Transposição da Linguagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Inclusão Social em Lorena. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. O videoclipe como expressão de uma nova estética e linguagem televisual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. WEB ELEKTRA: DESENVOLVIMENTO DE UMA WEB-RÁDIO ESPECÍFICA PARA A MÚSICA ELETRÔNICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. Produção de manual de gráficos para telejornalismo: Direcionado à TV Metropolitana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. RÁDIO COMUNITÁRIA: UMA QUESTÃO DE PROGRAMAÇÃO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
BARBOSA, G. C.. RÁDIOESCOLA: Projeto de Implantação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.
Orientou
A liderança intermediária como ferramenta da comunicação interna: A importância da gestão de pessoas; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila; (Orientador);
Make de Primeira - Roteiro de um programa de televisão sobre maquiagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila; Orientador: Giane de Carvalho Barbosa;
A Evolução da Maquiagem para TV: do SD para HD; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila; Orientador: Giane de Carvalho Barbosa;
Liderança intermediária como ferramenta na comunicação interna; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila; Orientador: Giane de Carvalho Barbosa;
REDE BALADA TOTAL: A DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS RADIOFÔNICOS VIA INTERNET | Implantação De Sistema; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila; Orientador: Giane de Carvalho Barbosa;
WEB ELEKTRA: DESENVOLVIMENTO DE UMA WEB-RÁDIO ESPECÍFICA PARA A MÚSICA ELETRÔNICA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila; Orientador: Giane de Carvalho Barbosa;
Rádio Comunitária: Uma Questão de Programação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Centro Universitário Teresa D`Ávila; Orientador: Giane de Carvalho Barbosa;
Produções bibliográficas
-
Bruno Marcondes ; Erik Constantino ; Gabriel Pea ; Jonas Amorim ; Polyana Gonçalves ; BARBOSA, G. C. . COMO O AUMENTO DE CONSUMO DE ANIMES E MANGÁS CONTRIBUIU PARA O MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO. Cadernos de Iniciação Científica de Comunicação Social - CADICCOM / UNIFATEA , v. 1, p. 1-40, 2018.
-
SANSEVERO, L. L. ; BARBOSA, G. C. . A história da maquiagem e sua trajetória atual. Cadernos de Iniciação Científica de Comunicação Social - CADICCOM / UNIFATEA , v. 1, p. 1-40, 2015.
-
SANSEVERO, L. L. ; BARBOSA, G. C. . Make de primeira: produção de um programa de televisão sobre maquiagem. Cadernos de Iniciação Científica de Comunicação Social - CADICCOM / UNIFATEA , v. 1, p. 1-40, 2015.
-
BARBOSA, G. C. . Imagem e Estilo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BARBOSA, G. C. . Descomplica Unifatea. 2016.
BARBOSA, G. C. . XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão. 2018.
BARBOSA, G. C. ; RODRIGUES, F. ; RAMALHO, I. . Blog Baú Hype. 2011; Tema: Empoderamento por meio da projeção positiva da imagem. (Blog).
BARBOSA, G. C. . Projeção Positiva da Imagem e Estratégias para Desenvolvimento Pessoal. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, G. C. . Gêneros e Formatos Radiofônicos. 2010. .
BARBOSA, G. C. . Brasil Eletronico. 2007.
BARBOSA, G. C. . Agenda 90,9. 2006.
BARBOSA, G. C. . RCR em Debate. 2006.
Prêmios
2006
2 lugar Microfone de Prata - Programa RCR em Debate, Unda Brasil.
2005
3 Lugar RTV - Web Radio, Intercom.
2005
2 lugar Microfone de Prata - Programa RCR em Debate, Unda Brasil.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Teresa D`Ávila. , Av. Peixoto de Castro, 539, Vila Celeste, 12606580 - Lorena, SP - Brasil, Telefone: (12) 21242888, URL da Homepage:
Experiência profissional
2001 - 2019
Faculdades Integradas Teresa D´ÁvilaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
1994 - 2009
Fundaçao Nossa Senhora AparecidaVínculo: Funcionaria, Enquadramento Funcional: Produtora de radio, Carga horária: 36
Outras informações:
Produçao de programas culturais e de entretenimento da 90,9FM, 820 AM e Rede Catolica de Radio
2000 - 2000
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Substiruto, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente da Disciplina Organizaçao da Produçao
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Giane de Carvalho Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?