Vanda D'Acri

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1971), graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1971), especialização em Especialização Sobre Realidade Nacional e Desenvol pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento(1972), especialização em Curso Básico de Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz(1976), especialização em Especialização Em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz(1977), mestrado em Mestrado em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz(1982), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2002) e doutorado em Ergonomia Doutorado Sanduiche pela Universidade do Porto(2000). Atualmente é Pesquisador Titular do Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas:ergonomia; trabalho e saúde.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

1996 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O SIGNIFICADO DO TRABALHO, O ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL DE AMIANTO NO RIO DE JANEIRO
Orientador: Dr Miguel de Simoni e Dr Volney de Magalhães Câmara
Palavras-chave: amianto; significado do trabalho; condições de tra.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Ergonomia. Setores de atividade: Outro.

Doutorado em Ergonomia Doutorado Sanduiche

2000 - 2000

Universidade do Porto
Título: Estudo das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro
Orientador: Marianne Lacomblez
Bolsista do(a): Convênio União Européia. Palavras-chave: ergonomia; trabalho e saúde.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Ergonomia. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Mestrado em Mestrado em Saúde Pública

1980 - 1982

Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Miriam Limoeiro Cardoso

Especialização em Especialização Em Saúde Pública

1977 - 1977

Fundação Oswaldo Cruz

Especialização em Curso Básico de Saúde Pública

1976 - 1976

Fundação Oswaldo Cruz

Especialização em Especialização Sobre Realidade Nacional e Desenvol

1972 - 1972

Instituto Brasileiro de Desenvolvimento

Graduação em Serviço Social

1968 - 1971

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Tânia S

Graduação em Serviço Social

1968 - 1971

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde do Trabalhador.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Ergonomia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Saúde.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Genero e Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Saúde do Trabalhador AP3.3: Trabalhar sem adoecer isso é possível?.A Vida Nociva do Amianto. 2011. (Seminário).

IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Análise da Saúde dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento-Amianto no Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

Seminário Internacional Amianto e seus males: uma abordagem sócio-jurídica. 2010. (Seminário).

Seminário "20 anos de SUS: Lutas Sociais contra a privatização e em defesa da saúde Pública Estatal. 2010. (Seminário).

XVI Plenária Nacional de Conselho de Saúde. 2010. (Encontro).

Encontro com Trabalhadores Expostos ao Amianto no Rio de Janeiro.Discussão Relatório ANAMATRA. 2010. (Encontro).

Movimentos Sociais, Saúde e Trabalho.Seminário Movimentos Socias, Saúde e Trabalho. 2009. (Seminário).

Seminário Direitos Humanos sob a PErspectiva de Gênero.Direitos Humanos sob a perspectiva de gênero. 2008. (Seminário).

X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e XIV Congress of the International Association of Health Policy - Equidade, Ética e Direito á Saúde. Amianto um mal que o Brasil ainda permite. 2007. (Congresso).

11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Análise das Condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de AMianto e de Cimento Amianto e Atuação junto ao Sistema Único de Saúde para Atendimentos aos Trabalhadores.. 2006. (Congresso).

33º Congreso Mundial de Escuelas de Trabajo Social: Crecimienti y Desigualdade: Escenarios y Desafios para el Trabajo Social del siglo XXI. Análise das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de Uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento-Amianto no Rio de Janeiro.. 2006. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A Saúde, o Significado do Trabalho e a Proposta de Formação dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento - Amianto no Rio de Janeiro.. 2005. (Congresso).

IV Seminário da Região MEtropolitana I: Reorganizando o SUS na Cidade do RIo de Janeiro. 2004. (Seminário).

Direito e as Relações de Saúde e Trabalho no SUS. 2003. (Seminário).

I Curso de Formação de Vigilância em Amianto( Participação na Organização).Saúde do Trabalhador de uma INdústria Têxtil de Amianto. 2003. (Simpósio).

I ENCONTRO NACIONAL DE PORTADORES DE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO.I ENCONTRO NACIONAL DE PORTADORES DE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO. 2003. (Encontro).

IIEncontro Nacional de Saúde do Trabalhador.II Encontro Nacional deSaúde do Trabalhador. 2003. (Encontro).

.Coordenação do Seminário Nacional sobre o uso controlado ou Banimento do Amianto. 1997. (Seminário).

.Coordenação Conjunta do curso de atualização Teórica: A Categoria Sexo/Gênero nas Pesquisas Sociais. 1993. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliana Souza Bravo de Menezes

Moraes,; Moreira; Vianna, M.L.T.W;D'ACRI, V.. Saúde, Participação e Controle Social: uma reflexão em torno dos limites e desafios do Conselho Nacional de Saúde na Atualidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz.

Aluno: Marcela de Abreu Moniz

CASTRO, H. A.; Peres, F.; MACHADO, Carlos;D'ACRI, V.. Amianto, Perigo e Invisibilidade: Percepção de Riscos Ambientais e à Saúde de Moradores do Município de Bom Jesus da Serra/ Bahia.. 2010 - Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz.

Aluno: Maria Blandina Marques dos Santos

D'ACRI, V.; Mattos; Peres, F.. Avaliação do Curso de Especialização à Distância em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pelos alunos egressos: indicativos para a avaliação de cursos de formação profissional em saúde do Trabalhador. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz.

Aluno: Thaís Tavares Bernardo

BRAVO, Maria Inez Souza; Vasconcelos, A.M.;D'ACRI, V.. As aventuras do assistente social: uma aborgagem sobre o desafio da prática profissional frente ao gênero e a religião nos tratamentos para usuários de dorgas. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social.

Aluno: Alzira Mitz Bernardes Guarany

Mourão, E.V.; Pougy, L.G.;D'ACRI, V.. Trabalhadores resistindo ao sofrimento no trabalho. O que está implicando nesta resistência. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social.

Aluno: Alzira Mitz Bernardes Guarany

D'ACRI, V.. Dança Com Lobos- o antagonismo que pode virar complementalidade: Sofrimento Psíquico no Trabalho- Por que nem todos sucumbem? Um estudo de casos múltiplos sobre os técnicos administrativos de uma Universidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cyro Haddad Novello

D'ACRI, V.; CASTRO, H. A.; CÂMARA, Volney de Magalhães. Vigilância em Saúde do Trabalhador e Controle Social: o caso do amianto no Estado do Rio de Janeiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz.

Aluno: José Augusto Pina

D'ACRI, V.; STOLTZ, Eduardo. Sindicalismo e Saúde no Brasil: A Relaçõa Sistema Único de Saúde (SUS) e os Planos Privados de saúde na Assistência à Saúde do Trabalhadores. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Helna Garbin

D'ACRI, V.. As Implicações dos Planos de Saúde no Trabalho Médico:A questão da autonomia. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Daniela Lopes de Souza

D'ACRI, V.. Interação Professor Aluno: Que Relações com a Saúde?. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mônica Simone Pereira Olivar

D'ACRI, V.; Freire, L.M.B.. Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Emergência de um Hospital Público do Municipio do Rio de Janeiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social.

Aluno: Lise Barros

D'ACRI, V.; WAISMAM, William; PACHECO, Heloisa. Participação da Comunidade na Estruturação da Vigilância em Agrotóxico em um Município do Rio de Janeiro . 2004. Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cristiana Mara Bonaldi

D'ACRI, V.. Discutindo Saúde:Uma Experincia no Sindicato dos Trabalhadores de Edução Pública do Espírito Santo . 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Amanda Ornela Hyppolito

D'ACRI, V.; NEVES, Mary Yale. EXPERIÊNCIA DE MONITORAMENTO EM SAÚDE DO TRABALHADOR EM UMA ESCOLA PUBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO:PERSPECTIVA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DOS LOCAIS DE TRABALHO. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcela Beatriz Gómez

D'ACRI, V.; BORGES, Maria Do Carmo de Assumpção; OLIVEIRA, Maria Helena Barros de. O DISCURSO JURIDICO DO BANIMENTO DO AMIANTO NA ARGENTINA E NO BRASIL: COMPROMISSO, SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria da Glória Silva da Costa

SUPLENTE, Vanda D'acri;D'ACRI, V.; ORIENTADOR, Ubirajara Aluízio de Oliveira Mattos; FIGUEIREDO, Marcelo; MACHADO, Carlos. Arquitetura e Saúde do Trabalhador: Da Gênese ao Uso, A Construção dos Espaços Hospitalares. Um Olhar para além das Normas.. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Simone Mendes Carvalho

Leite, J.L.; Barbosa, R.H.S.; Escudeiro, C.L;D'ACRI, V.; GIFFIN, Karen. Mulheres Jovens e o Processo de Aborto Clandestino; Uma Abordagem Sociológica. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz.

Aluno: Kátia Reis de Souza

NEVES, Mary Yale Rodrigues; ATAYDE, Miltom; ROZEMBERG, Branne;D'ACRI, V.; BRITO, J.. A Aventura da Mudança sobre a Diversidade de Formas de intervir no Trabalho para se Promover Saúde. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz.

Aluno: Suyanna linhares Baker

D'ACRI, V.; ROCHA, Mariza Lopes; SILVA, Claudia Ozório da; GIFFIN, Karen. As Dramáticas de Uso de Si de Jovens Maes Trabalhadoras: Cartografias do Trabalho em Suspeitáveis Territórios. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Eliana Azevedo pereira de Mendonça

D'ACRI, V.. Representações Sociais Como objeto de Práticas Educativas na Promoção de Saúde no Climatério Menopausa. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Cristina Rodrigues Guilam

D'ACRI, V.. O DISCURSO DO RISCO NA PRÁTICA DO ACONSELHAMENTO GENÉTICO PRÉ-NATAL. 2003. Tese (Doutorado em Medicina Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Edil Ferreira da Silva

D'ACRI, V.; MINAYO, Carlos; BARROS, Maria Elizabeth Barros de; BARROS, Regina Benevides; NEVES, Mary Yale Rodrigues; ORIENTADORA, Jussara Brito; ORIENTADOR, Milton Raimundo Cidreira de Athayde. Trabalhadores/as de Escola e Construção de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa: a busca da Promoção da Saúde a partir dos Locais de Trabalho. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cyro Haddad Novello

D'ACRI, V.; CÂMARA, Volney de Magalhães; CASTO, Hermano Albuquerque de. O Impacto na Saúde na Saúde da População Decorrente do Passivo Ambiental de uma Mina de Amianto no interior da Bahia: o mal do séc. XX. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz.

Aluno: Kátia Reis de Souza

D'ACRI, V.; ROZEMBERG, Branne; ATAYDE, Miltom. Formação de Trabalhadores, Produção de Conhecimento e Mudanças no Trabalho. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Trabalho e Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Fabiana C

D'ACRI, V.. Godoy; Clotilde C. Véras; Márcia A. C. Prates. A Relação Trabalho e Saúde no Telemarketing. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: Estela Márcia Scandola; Roberluce Oliveira Braga

D'ACRI, V.. Educação em Saúde das Trabalhadoras Sexuais: um Registro Analitico dos Limites e Possibilidades dos Instrumentos Educativos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: DENIZE S

D'ACRI, V.. da Silva; Lígia L. da Silva; Osnália R. de Almeida. O Olhar do Servidor da Funasa/Core-MS sobre o Processo Saúde/Doença no Trabalho. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: Aline Schio; Joselaine G

D'ACRI, V.. N. Smaka; Sandra Mª B. Gonçalves. Análise de Mortalidade por Acidente de Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: Adauto Pires Maia

D'ACRI, V.. Estudo dos Acidentes de Trânsito envolvendo Trabalhadores em Motocicletas (Mototaxistas) em Três Lagoas- MS, no periodo de março/2003 a abril/2005. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: Claudia D

D'ACRI, V.. O. Bernardes; Eduardo E.F. Júnior; Glória Pereira. As Relações entre Saúde e Trabalho e Pequenos Produtores Rurais do Movimento dos Sem Terra- MST. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: Carolina Barros de Lacerda; Adriana Maria Rosa de Souza

D'ACRI, V.. O Trabalho e o Viver do Peão do Pantanal. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: Adam Macedo Adami; Fabricio Buthevícius Barbossa

D'ACRI, V.. Acidente Ocupacional com Perfuro cortantes nos Trabalhadores de Enfermagem do HRMS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: Beatriz Silva Assad; Hudman Cunha Ortiz

D'ACRI, V.. Avaliação da Política de Saúde do Trabalhador na Empresa Mineração Corumbaense Reunida S/A através da Análise do Ppra e Pcmso dos anos de 2003 e 2004.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Aluno: José R

D'ACRI, V.. Pereira; Ximenes G.B. Nicolieto; Sandra M.A.Gomes. A Mudança do Processo de Trabalho dos Cirurgiões-Dentistas da Estratégia de Saúde da Família, em Campo Grande - MS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

D'ACRI, V.SOUZA, Katia Reis de; CAVALCANTI, Ludmila Fontenele; ZUCCO, Luciana; ASSIS, Monica. Participação como membro da Banca Examinadora do Concurso Público para Assistente Social do Instituto Fernandes Figueira. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

D'ACRI, V.; PAULO NETO, José; ALZIRA, Teresa. participação na Banca para Assitentes Sociais na área de saúde do trabalhador da UERJ. 1994. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

D'ACRI, V.. Participação da Banca para professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federaçl do Mato Grosso. 1987. Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos

SIMONI, Miguel de; CAMARA, V. M.;MATTOS, U. A. O.; BRAVO, M. I. S.; CASTRO, H. A.; DUARTE, F. J. C. M.. O significado do trabalho, o estudo das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores de uma indústria têxtil de amianto no Rio de Janeiro. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniela Vilar Pereira de Souza

Desemprego Temporário ou Exclusão Permanente? O Caso dos Trabalhadores Expostos ao Amianto no Rio de Janeiro; Início: 2010; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador) - Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana/ ENSP; (Orientador);

Claudete Veiga Lima

A Trajetória do Movimento e da Participação: A Origem da Organização Sindical na Educação; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas,; Coorientador: Vanda D'Acri;

Claudete Veiga Lima

A Trajetória do Movimento e da Participação: A origem da Organização Sindical na ducação; 1997; 100 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas,; Coorientador: Vanda D'Acri;

Benigno Sobral

O Trabalho das Mulheres na Industria Química: Fábrica de Sabão e Velas Carlos Pereira; 1992; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Vanda D'Acri;

Antonia Ignes da Silva

A Saúde do Aeronauta, Volere Volare; 1991; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Vanda D'Acri;

Cyro Haddad Novello

As condições de Saúde, Trabalho e Vida de Trabalhaodres de uma Industria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro; 2000; 48 f; Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Vanda D'Acri;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • D'ACRI, V. . TRABALHO E SAUDE NA INDUSTRIA TEXTIL DO AMIANTO. São Paulo em Perspectiva , Saude do Trabalhador, v. 17, n.02, 2003.

  • D'ACRI, V. . Trabalho e saúde na Indústria Têxtil do Amianto. São Paulo em Perspectiva , São Paulo, v. 17, n.2, p. 13-22, 2003.

  • D'ACRI, V. ; BRITO, J. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; CARNEIRO, F. ; SOUZA, Katia Reis de ; AGOSTINI, M. ; OLIVEIRA, S. . A Pesquisa na área da saúda da mulher trabalhadora no CESTEH/ENSP/FIOCRUZ. Alguns elementos para reflexão.. Taller El Trabajo de La Mujer Una Perpectiva Latinoamericana, 1996.

  • D'ACRI, V. ; BRITO, J. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; CARNEIRO, F. ; SOUZA, Katia Reis de ; AGOSTINI, M. ; OLIVEIRA, S. . A Pesquisa na área da saúda da mulher trabalhadora no CESTEH/ENSP/FIOCRUZ. Alguns elementos para reflexão.. Taller El Trabajo de La Mujer Una Perpectiva Latinoamericana, 1996.

  • D'ACRI, V. ; BRITO, J. ; MATTOS, U. ; FERREIRA, H. . Saúde dos Trabalhadores: O caso da lavaderias de uma indústria química de cloro-sóda. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. XI, p. 541-551, 1995.

  • D'ACRI, V. ; BRITO, J. ; MATTOS, U. ; FERREIRA, H. . Saúde dos Trabalhadores: O caso da lavaderias de uma indústria química de cloro-sóda. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. XI, p. 541-551, 1995.

  • D'ACRI, V. ; ALMEIDA, R. ; BRUM, R. . Trabalho Feminino e Saúde. Cadernos da Saúde da Mulher Trabalhadora, 1994.

  • D'ACRI, V. ; DÂMASO, R. ; BRITO, J. ; FIRPO, M. . O Perigo da Ecologia Tecnocrática. Revista do Cebes, 1992.

  • D'ACRI, V. ; DÂMASO, R. ; BRITO, J. ; FIRPO, M. . O Perigo da Ecologia Tecnocrática. Revista do Cebes, 1992.

  • BRAVO, M. I. S. (Org.) ; D'ACRI, V. (Org.) ; MARTINS, J. B. (Org.) . Movimentos Sociais, Saúde e Trabalho. 1ª. ed. Rio de Janeiro: ENSP, 2010. v. 1000. 237p .

  • D'ACRI, V. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; REIS, K. . A Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento-Amianto e a Luta dos Trabalhadores pela Saúde no Rio de Janeiro. In: Maria Inês Souza Bravo; Vanda D'Acri; Janaina Bilate Martins. (Org.). Movimentos Sociais, Saúde e Trabalho. Rio de Janeiro: ENSP, 2010, v. 1, p. 135-158.

  • D'ACRI, V. ; ALMEIDA, R. O. ; SILVA, R. T. B. . A Luta das Mulheres pela Saúde. In: Marcia Agostini; Vanda D'Acri. (Org.). Trabalho Feminino e Saúde. Rio de Janeiro: Editora ENSP/FIOCRUZ, 1994, v. I, p. 11-37.

  • D'ACRI, V. ; REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; CASTO, Hermano Albuquerque de . Formação de Trabalhadores e Pesquisa na Construção do Movimento de Ação Solidária de Luta pela Saúde: o caso da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto do Rio de Janeiro (ABREA/RJ). Saúde e Sociedade (USP. Impresso), São Paulo, p. 154 - 163, 24 nov. 2008.

  • D'ACRI, V. . A Luta das Mulheres. Fórum Democrático, Rio de Janeiro, p. 14 - 17, 20 out. 1999.

  • D'ACRI, V. . A Luta das Mulheres. Fórum Democrático, Rio de Janeiro, p. 14 - 17, 20 out. 1999.

  • D'ACRI, V. . Análise das Condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento e Atuação junto ao Sistema Único de Saúde para o Atendimento aos Trabalhadores Expostos ao Amianto no Município do Rrio de Janeiro.. In: 33º Congresso internacional de escolas de Serviço Social- Crescimento e Desigualdades, 2006, Santiago do Chile, 2006.

  • NOVELLO, Cyro Haddad ; D'ACRI, V. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de . Implantação de um Sistema de Vigilância em Saúde do Trabalhador para as Areas que utilizam o Amianto no Brasil. In: ll Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental :Integrando as Américas, 2002, Salvador. Anais/caderno de resumos da ll Conferência, 2002.

  • SOUZA, Katia Reis de ; D'ACRI, V. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; NOVELLO, Cyro Haddad . VITIMAS DO TRABALHO:ROMPENDO A EXCLUSAO E CONSTRUINDO UM NOVO SUJEITO POLITICO. In: 10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2001, Rio de Janeiro. Anais/ caderno de resumos do 10º Congresso Brasileiro de assistentes Sociais, 2001.

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho, a Saúde e as Condições de Vida dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.. In: XV Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho FUNDACENTRO/OIT, 1999, São Paulo. Anais do XV Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999.

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho, a Saúde e as Condições de Vida dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.. In: XV Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho FUNDACENTRO/OIT, 1999, São Paulo. Anais do XV Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999.

  • D'ACRI, V. ; NOVELLO, Cyro Haddad ; CASTO, Hermano Albuquerque de ; SOUZA, Kátia Reis de ; MENEZES, Marcos Antonio ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; ALMEIDA, Mariza ; GUARINO, Roberta . A Saúde, O Significado do Trabalho ea Proposta de Formação dos Trabalhadores de Uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento-Amianto no Rio de Janeiro. In: lll Congresso Brasileiro de Ciências Humanas e de Saúde, 2005, Florianópolis, 2005.

  • SOUZA, Kátia Reis de ; D'ACRI, V. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; NOVELLO, Cyro Haddad . Formação de Trabalhadores como Estratégia de Monitoramento Sobre a Saúde-Trabalho-Amianto Salvador-Bahia . In: ll Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américas, 2002, Salvador. Anais ll Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américas, 2002.

  • SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; D'ACRI, V. ; SOUZA, Kátia Reis de ; NOVELLO, Cyro Haddad . O Movimento de Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro . In: lll Conferência Regional Latino Americana de Promoção da saúde e Educação para a Saúde, 2002, Brasilia. Anais/caderno de resumos da lll Conferência Regional Latino Americana de Promoção da saúde, 2002.

  • D'ACRI, V. ; SANTOS, Kátia Reis dos ; NOVELLO, Cyro Haddah ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos . A Formação de Trabalhadores Expostos ao Amianto no Rio de Janeiro: Uma Proposta de Educação e Saúde.. In: lll Conferência Regional Latino Americana de Promoção da saúde e Educação para a Saúde, 2002, Brasilia. Anais da lll Conferência Regional Latino Americana, 2002.

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho e a Saúde dos Trabalhadores de uma Indústria têxtil de amianto no Rio de Janeiro. In: II Conferência de Saúde Ocupacional e Ambienta: Integrando as Américasl, 2002, Salvador. Anais da II Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américas, 2002.

  • D'ACRI, V. ; CASTRO, H. A. ; NOVELLO, Cyro Haddad ; REIS, K. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos . Implantação de um Sistema de Vigilância em Saúde do Trabalhador para as Áreas que utilizam o Amianto no Brasil . In: II Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américasl, 2002, Salvador. Anais da II Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américas, 2002.

  • D'ACRI, V. ; NOVELLO, Cyro Haddad ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos . A Formação dos Trabalhadores como Estratégia de Monitoramento sobre a relação Amianto-Trabalho-Saúde: Análise de uma Experiência em curso. In: II Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américasl, 2002, Salvador. Anais da II Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental : Integrando as Américas, 2002.

  • D'ACRI, V. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; CASTRO, H. A. ; NOVELLO, Cyro Haddad . A Formação dos Trabalhadores expostos ao amianto no Rio de Janeiro: Uma Proposta de Educação e Saúde . III Conferência Regional Latino Americana de Promoção da Saúde e Educaçãoda Saúde . In: III Conferência Regional Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo. Anais da III Conferência Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 2002.

  • D'ACRI, V. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; CASTRO, H. A. ; NOVELLO, Cyro Haddad . O Movimento dos Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro. In: III Conferência Regional Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo. Anais da III Conferência Regional Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação e \\s\aúde, 2002.

  • D'ACRI, V. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; NOVELLO, Cyro Haddad . Educação Popular em Saúde junto a Trabalhadores: a experiência de construção de um novo sujeito coletivo.. In: II Seminário sobre Educação e Saúde no Contexto da Promoção da Saude, seus sujeitos, espaços e abordagens e do II Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, 2001, Brasília. Anais do II Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, 2001.

  • D'ACRI, V. ; SOUZA, Kátia Reis de ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; NOVELLO, Cyro Haddad . Saude dos trabalhadores Expostos ao Amianto de uma Industria Textil no Rio de Janeiro - Análise e Interveção na Realidade. In: 52º reunião da SBPC, 2000, Brasilia. Anais 52º reunião da SBPC, 2000.

  • D'ACRI, V. ; SOUZA, Kátia Reis de ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; NOVELLO, Cyro Haddad . As Condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores de uma Industria Texteis de amianto no Rio de Janeiro. In: Vl Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - ABRASCO, 2000, Salvador/BAHIA. Anais Vl Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - ABRASCO, 2000.

  • NOVELLO, Cyro Haddad ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; D'ACRI, V. . A Saúde dos Trabalhadores expostos ao Amianto de uma Indústria Têxtil no Rio de Janeiro. In: 52ª Reunião da SBPC, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião da SBPC, 2000.

  • BRITO, J. ; D'ACRI, V. ; FERREIRA, A. ; NEVES, C. ; BAPTISTA, R. ; SOUZA, C. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, L. . Educacional Professional Work and Health: focusing the public cleaners and school's cook fron Rio de Janeiro-Brazil. In: Congresso Mundial de Saúde Ocupacional, 1999, São Paulo. Anais do Congresso Mundial de Saúde Ocupacional, 1999.

  • BRITO, J. ; D'ACRI, V. ; FERREIRA, A. ; NEVES, C. ; BAPTISTA, R. ; SOUZA, C. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, L. . Educacional Professional Work and Health: focusing the public cleaners and school's cook fron Rio de Janeiro-Brazil. In: Congresso Mundial de Saúde Ocupacional, 1999, São Paulo. Anais do Congresso Mundial de Saúde Ocupacional, 1999.

  • D'ACRI, V. ; CASTRO, H. A. ; REIS, K. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos . O Amianto e a Saúde dos Trabalhadores. In: I Feira de Pesquisa Estratègica da ENSP, 1999, RJ, 1999.

  • D'ACRI, V. . A Saúde, o Significado do Trabalho e as Relações de Gênero. In: Internacional Congress Women Work Health, 1999, Rio de Janeiro. Anais do Internacional Congress Women Work Health, 1999.

  • D'ACRI, V. . A Saúde, o Significado do Trabalho e as Relações de Gênero dos Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro.. In: X Coferenza Equità e Salute nel Mondo - Neoliberismo o nuovo Welfare?, 1998, Perugia - Itália. Anais da X Coferenza Equità e Salute nel Mondo - Neoliberismo o nuovo Welfare?, 1998.

  • D'ACRI, V. . A Saúde, o Significado do Trabalho e as Relações de Gênero dos Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro.. In: X Coferenza Equità e Salute nel Mondo - Neoliberismo o nuovo Welfare?, 1998, Perugia - Itália. Anais da X Coferenza Equità e Salute nel Mondo - Neoliberismo o nuovo Welfare?, 1998.

  • D'ACRI, V. . A saúde das trabalhadoras do amianto no Rio de Janeiro: a fala sobre as relações de gênero. In: V Congresso de Saúde Coletiva - ABRASCO, 1997, Aguás de Lindóia - SP.. Anais do V Congresso de Saúde Coletiva, 1997. p. 37-38.

  • SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; D'ACRI, V. ; BAPTISTA, R. E. ; FERREIRA, A. . Uma experiência de grupo pedagógico com mulheres trabalhadoras expostas ao amianto. In: III Congresso Nacional da Rede Unida, 1997, Salvador- Bahia, 1997.

  • SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; D'ACRI, V. ; OLIVEIRA, S. ; COSTA, L. . O Amianto e a Saúde dos Trabalhadores: Uma abordagem de Grupo. In: V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997, Aguás de Lindóia - SP.. Anais do V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997. p. 349-349.

  • REIS, K. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; D'ACRI, V. . Análise da Evolução Curricular em Saúde do Trabalhador: Um Estudo de Caso. In: V Congresso de Saúde Coletiva, 1997, Aguás de Lindóias - SP.. Anais do V Congresso de Saúde Coletiva - ABRASCO, 1997. p. 24-24.

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho e as Relações de Gênero dos Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro.. In: VII Congresso Latino-americano de Medicina Social, 1997, Buenos Aires - Argentina. Anais do VII Congresso Latino Americano de Medicina Social, 1997.

  • D'ACRI, V. . A saúde das trabalhadoras do amianto no Rio de Janeiro: a fala sobre as relações de gênero. In: V Congresso de Saúde Coletiva - ABRASCO, 1997, Aguás de Lindóia - SP.. Anais do V Congresso de Saúde Coletiva, 1997. p. 37-38.

  • SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; D'ACRI, V. ; BAPTISTA, R. E. ; FERREIRA, A. . Uma experiência de grupo pedagógico com mulheres trabalhadoras expostas ao amianto. In: III Congresso Nacional da Rede Unida, 1997, Salvador- Bahia, 1997.

  • SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; D'ACRI, V. ; OLIVEIRA, S. ; COSTA, L. . O Amianto e a Saúde dos Trabalhadores: Uma abordagem de Grupo. In: V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997, Aguás de Lindóia - SP.. Anais do V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997. p. 349-349.

  • REIS, K. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; D'ACRI, V. . Análise da Evolução Curricular em Saúde do Trabalhador: Um Estudo de Caso. In: V Congresso de Saúde Coletiva, 1997, Aguás de Lindóias - SP.. Anais do V Congresso de Saúde Coletiva - ABRASCO, 1997. p. 24-24.

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho e as Relações de Gênero dos Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro.. In: VII Congresso Latino-americano de Medicina Social, 1997, Buenos Aires - Argentina. Anais do VII Congresso Latino Americano de Medicina Social, 1997.

  • D'ACRI, V. . Mulheres Trabalhadoras no Brasil - Abordagem Histórica. In: Congresso de Saúde Coletiva, 1989, São Paulo. Anais do Congresso de Saúde Coletiva, 1989.

  • D'ACRI, V. . Mulheres Trabalhadoras no Brasil - Abordagem Histórica. In: Congresso de Saúde Coletiva, 1989, São Paulo. Anais do Congresso de Saúde Coletiva, 1989.

  • D'ACRI, V. . A Luta das Mulheres. Revista Fórum Democrático, p. 14-17, 1999.

  • D'ACRI, V. . As Condições de Saúde, Trabalho e as Relações de Gênero dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro. Saúde Ocupacional Fundacentro, 1999.

  • D'ACRI, V. . A Luta das Mulheres. Revista Fórum Democrático, p. 14-17, 1999.

  • D'ACRI, V. . As Condições de Saúde, Trabalho e as Relações de Gênero dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro. Saúde Ocupacional Fundacentro, 1999.

  • D'ACRI, V. ; ALMEIDA, R. ; BRUM, R. . Trabalho Feminino e Saúde. Cadernos da Saúde da Mulher Trabalhadora, 1994.

  • D'ACRI, V. ; BRITO, J. . Referêncial de Análise para Estudo da Relação Mulher, Trabalho e Saúde. Cadernos de Saúde Pública , v. VII, n.2, 1991.

  • D'ACRI, V. ; BRITO, J. . Referêncial de Análise para Estudo da Relação Mulher, Trabalho e Saúde. Cadernos de Saúde Pública , v. VII, n.2, 1991.

  • D'ACRI, V. . Amianto um mal que o Brasil ainda permite. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . Amianto um mal que o Brasil ainda permite. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. ; NOVELLO, Cyro Haddah ; CASTRO, H. A. ; REIS, K. ; MENEZES, Marcos Antonio ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; GUARINO, Roberta . A Saúde, o Significado do Trabalho e a Proposta de Formação dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento-Amianto no Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho, a Saúde e as Condições de vida dos trabalhadores de uma indústria textil de amianto no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho, a Saúde e as Condições de vida dos trabalhadores de uma indústria textil de amianto no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . A Saúde, o Significado do Trabalho e as Relações de Gênero de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . A Saúde, o Significado do Trabalho e as Relações de Gênero de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . A Saúde, o Significado do Trabalho e as Relações de Gênero dos Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . A Saúde, o Significado do Trabalho e as Relações de Gênero dos Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho e as Relações de Gênero das Trabalhadoras do Amianto no Rio de Janeiro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . A Saúde dos Trabalhadores de amianto no Rio de Janeiro: A fala sobre as relações de gênero. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho e as Relações de Gênero das Trabalhadoras do Amianto no Rio de Janeiro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . A Saúde dos Trabalhadores de amianto no Rio de Janeiro: A fala sobre as relações de gênero. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . Saúde da Mulher Trabalhadora. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • D'ACRI, V. . Saúde da Mulher Trabalhadora. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • D'ACRI, V. . Políticas de Saúde do Trabalhador. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • D'ACRI, V. . Políticas de Saúde do Trabalhador. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • D'ACRI, V. . A Saúde da Mulher Trabalhadora. 1990. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • D'ACRI, V. . A Saúde da Mulher Trabalhadora. 1990. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • D'ACRI, V. . Mulher Trabalhadora no Brasil - Aspecto Histórico. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . Mulher Trabalhadora no Brasil - Aspecto Histórico. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ACRI, V. . Saúde da Mulher Trabalhadora. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • D'ACRI, V. . Saúde da Mulher Trabalhadora. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • D'ACRI, V. . Os Trabalhadores e a Questão da Saúde - 1890-1920 1986 (Tese de Mestrado).

  • D'ACRI, V. . Os Trabalhadores e a Questão da Saúde - 1890-1920 1986 (Tese de Mestrado).

  • D'ACRI, V. . Síntese Diagnóstica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro 1977 (Trabalhos científicos e acadêmicos não publicados).

  • D'ACRI, V. . Síntese Diagnóstica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro 1977 (Trabalhos científicos e acadêmicos não publicados).

  • D'ACRI, V. . O Trabalho de Comunidade em Cooperativas Habitacionais 1971 (Trabalhos científicos e acadêmicos não publicados).

  • D'ACRI, V. . O Trabalho de Comunidade em Cooperativas Habitacionais 1971 (Trabalhos científicos e acadêmicos não publicados).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

D'ACRI, V. ; NOVELLO, Cyro Haddad . Banco de Dados dos Trabalhadores de uma indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.. 1999.

D'ACRI, V. ; NOVELLO, Cyro Haddad . Banco de Dados dos Trabalhadores de uma indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.. 1999.

D'ACRI, V. ; STOLTZ, Eduardo . Os Sentidos do Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

D'ACRI, V. ; BERGER, S.D. ; SHIRAIWA, T. . A Saúde das Mulheres. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

D'ACRI, V. ; BERGER, S.D. ; Barbosa, R.H.S. . Gênero, Trabalho e Saúde Reprodutiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

D'ACRI, V. . Gênero, Amianto e Trabalho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

D'ACRI, V. . Gênero, Saúde e Trabalho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

D'ACRI, V. ; BERGER, S.D. ; SHIRAIWA, T. ; Barbosa, R.H.S. ; SIQUEIRA, S. . A Saúde das Mulheres. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

D'ACRI, V. ; BERGER, S.D. ; SHIRAIWA, T. . A Saúde das Mulheres. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

D'ACRI, V. ; CASTRO, H. A. ; Canto, P. ; BRAVO, M. I. S. ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Kária Reis de ; ALMEIDA, Mariza . A Municipalização do SUS no Rio de Janeiro, A Área Programática AP 3.3, As Indústrias de Amianto, A Saúde dos Trabalhadores da População e o Meio Ambiente.. 2010. (Relatório de pesquisa).

D'ACRI, V. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos . Amianto Mata. 2010. (Vídeo).

D'ACRI, V. ; SHIRAIWA, T. ; Barbosa, R.H.S. ; OLIVEIRA, S. ; BERGER, S.D. . A Saúde das Mulheres. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

D'ACRI, V. ; PINA, J.A . Os Sentidos do Trabalho. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

D'ACRI, V. ; BERGER, S.D. ; SHIRAIWA, T. . Saúde das Mulheres. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

D'ACRI, V. ; SHIRAIWA, T. ; GIFFIN, Karen ; OLIVEIRA, S. ; BRITO, J. ; BERGER, S.D. ; Barbosa, R.H.S. . A Saúde das Mulheres. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

D'ACRI, V. ; PINA, J.A . O Sentido do Trabalho. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

D'ACRI, V. ; CASTRO, H. A. ; BRAVO, Maria Inez Souza ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Kária Reis de ; NOVELLO, Cyro Haddad ; MENEZES, Marcos Antonio ; Silva, M.A.F. ; ALMEIDA, Mariza ; Oliveira, L.R. . Análise das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de Uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento-Amianto no Rio de Janeiro. 2006. (Relatório de pesquisa).

D'ACRI, V. ; SANTOS, M. B. M. . Amianto um mal que o Brasil ainda permite. 2006. (Vídeo).

D'ACRI, V. . O Significado do Trabalho, O Estudo das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.. 2002. (Tese de Doutorado).

D'ACRI, V. ; CASTRO, H. A. ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; NOVELLO, Cyro Haddad . Estudo das Condições de Saúde, Trabalho e Vida dos Trabalhadores de um Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.. 1999. (Relatório de pesquisa).

D'ACRI, V. ; CASTRO, H. A. ; SANTOS, Maria Blandina Marques dos ; SOUZA, Katia Reis de ; NOVELLO, Cyro Haddad . Estudo das Condições de Saúde, Trabalho e Vida dos Trabalhadores de um Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.. 1999. (Relatório de pesquisa).

D'ACRI, V. . Concurso para professores da Escola de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 1994. (Banca Examinadora).

D'ACRI, V. . Concurso para professores da Escola de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 1994. (Banca Examinadora).

D'ACRI, V. . Concurso Público para Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Mato Grosso -Cuiabá. 1987. (Banca Examinadora).

D'ACRI, V. . Concurso Público para Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Mato Grosso -Cuiabá. 1987. (Banca Examinadora).

D'ACRI, V. ; SANTOS, M. B. M. . Campanha Basta Amianto. 2010 (Campanha) .

D'ACRI, V. . Campanha - Basta Amianto. 2009 (Campanha) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    A Municipalização do SUS no Rio de Janeiro, A Área Programática AP 3.3, As Indústrias de Amianto, A Saúde dos Trabalhadores, da População e o Meio Ambiente., Descrição: A pesquisa é resultado da consolidação dos três estudos sobre os trabalhadores da indústria têxtil de amianto e de cimento-amianto desenvolvido pela equipe interdisciplinar do CESTEH. O primeiro estudo relativo à indústria têxtil teve início em 1996. A sistematização dos dados deste estudo foi consolidada através da Pesquisa Estratégica da ENSP e da Tese de doutorado elaborada em 2002 intitulada: O Significado do Trabalho, O Estudo das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro. O segundo estudo relativo à indústria de cimento-amianto teve início em 2004, finalizado em 2006. O terceiro estudo engloba os trabalhadores dos dois estudos anteriores acrescidos de 112 trabalhadores das duas indústrias no período entre 2007 e 2008 perfazendo um total de 203 trabalhadores entrevistados do total de cerca de 310 trabalhadores das indústrias de amianto atendidos pelo CESTEH. O financiamento viabilizado pela FAPERJ 2006/07 e pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS/2008) realizou 141 entrevistas no período de março de 2007 a dezembro de 2008 através da busca ativa de casos de trabalhadores expostos ao amianto da indústria têxtil e da indústria de cimento-amianto. Objetivo Geral Dar visibilidade aos agravos causados pelo amianto aos trabalhadores e à população em geral e os danos que atingem o meio ambiente. Objetivos Específicos A pesquisa teve como objetivos analisar as condições de saúde e trabalho dos trabalhadores da indústria têxtil de amianto no Rio de Janeiro, dando continuidade a este estudo, incorporando o estudo dos trabalhadores da indústria de cimento-amianto no Rio de Janeiro; elaborar uma proposta de educação para os trabalhadores, visando sua atuação como sujeitos críticos e coletivos para transformação de sua realidade através da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA-RJ), associação criada pelos trabalhadores e pesquisadores. Subsidiar a Política de Saúde, na esfera municipal, estadual. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Vanda D'Acri - Coordenador / Katia Reis - Integrante / Marcia Agostini - Integrante / Maria Blandina Marques dos Santod - Integrante / Hermano Albuquerque de Casto - Integrante / Mariza Almeida - Integrante / Maria Inês Souza Bravo - Integrante., Financiador(es): Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Análise das Condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores de Uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento Amianto e Atuação junto ao Sistema Único de saúde Para o Atendimento aos Trabalhadores Expostos ao Amianto no Município do Rio de Janeiro, Descrição: A visibilidade dos danos causados pelo amianto e a comprovação das patologias que atingem os trabalhadores expostos no processo produtivo no Rio de Janeiro, foi o resultado da Pesquisa intitulada "O Estudo das condições de Saúde, Trabalho e Vida dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro". Estudo que possibilitou a ação da equipe interdisciplinar do CESTEH, tornando visível em termos epidemiológicos as doenças causadas pelo amianto aos trabalhadores, revelando um grave problema de saúde pública no Estado. A pesquisa que nos forneceu os dados relativos à saúde e às condições sociais dos trabalhadores foram desenvolvidas entre 1998 e início de 1999 e resultou em um relatório epidemiológico e social. O diagnóstico de asbestose e as condições de trabalho a que estavam expostos os trabalhadores, identificados no presente estudo, fazem emergir um grave problema de saúde pública no Rio de Janeiro. A comprovação desses fatos, através das inter-relações dos dados, revela um problema político e econômico, tanto nacional como internacional, uma vez que envolve o debate sobre o uso controlado ou banimento da fibra de amianto e, conseqüentemente, o uso de tecnologias alternativas. Tal discussão levou muitos países a banirem o amianto do seu processo produtivo como também proibirem o uso dos produtos que contenham amianto. O estudo do significado do trabalho, as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores desta indústria nos levou a uma dimensão humana do trabalho que não fazia parte de nossa expectativa, nem da hipótese por nós levantada na formulação da pesquisa. Ao procurar entender o processo de adoecimento e suas causas, na manipulação da matéria-prima amianto, procuramos apreender como era vivida, experimentada e traduzida a forma objetiva e subjetiva do ato de trabalhar. No início da pesquisa não imaginávamos que o surgimento das questões relativas ao significado do trabalho nos conduzisse à perspectiva ontológica do traballo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Vanda D'Acri - Coordenador / Katia Reis de Souza - Integrante / Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Hermano Albuquerque de Casto - Integrante / Cyro Haddad Novello - Integrante / Mariza Almeida - Integrante / Maria Inez Souza Bravo - Integrante / Plinio dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2000 - Atual

    SAÚDE, TRABALHO E AMBIENTE: O SENTIDO DO TRABALHO, A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES EXPOSTOS AO AMIATO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, Descrição: A visibilidade dos danos causados pelo amianto e a comprovação das patologias que atingem os trabalhadores expostos no processo produtivo no Rio de Janeiro,foi resultado do atendimento do CESTEH a 160 trabalhadores de uma industria textil de amianto, até outubro de 2003,com diagnótico de asbestose em 31 trabalhadores. Deste universo, a pesquisa entrevistou 41 trabalhadores,com o resultado de 15 trabalhadores com o diagnóstico de asbestose e 26 têm o diagnóstico normal. Destes 15 trabalhadores, 9 são mulheres e 6 são homens. A concentração por tempo de serviço de 7 trabalhadores com diagnóstico de asbestose entre 9 a 15 anos de serviço, que revela a intensa exposição que estiveram submetidos . A partir de 2002, são notificados 8 óbitos cuja causa é abestose, câncer de pulmão e mesotelioma, revelando assim a necessidade de uma Política Pública para o setor. O significado do trabalho, a saúde e a proposta de formação dos trabalhadores de uma indústria têxtil de amianto e de cimento-amianto no Rio de Janeiro são os pontos centrais deste estudo.A relevância do tema saúde é decorrência da alta patogenicidade da matéria-prima, o amianto utilizada no processo produtivo.A importância da questão soma-se a inexistência de dados oficiais concernentes ao diagnóstico dos trabalhadores deste ramo da indústria no Rio de Janeiro e o desconhecimento dos danos que atingem o ambiente e a população em geral. Ao projeto inicial acrescenta-se outras linhas de pesquisa tais como: Implementação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde do Trabalhador em areas que utilizam amianto no Brasil e Determinação do risco na exposição não ocupacional ao amianto em areas urbanas. Objetivo:aprofundar a questão do sentido do trabalho, e elaborar uma proposta de educação para o universo destes trabalhadores, visando sua atuação como sujeitos críticos e coletivos para transformação de sua realidade através da ABREA, associação criada pelos trabalhadores e pesquisadores. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vanda D'Acri - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Roberta Cristina Guarino - Integrante / Cyro Hadda Novello - Integrante / Hermano Albuquerque de Casto - Coordenador / Leticia Pessoa - Integrante / Marcos Antonio Menezes - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 1999

    Condições de Saúde, Trabalho e vida dos trabalhadores de uma indústria têxtil de amianto no Rio de Janeiro, Descrição: A pesquisa junto aos trabalhadores demitidos de uma indústria têxtil de amianto desenvolveu três eixos de investigação:O Estudo Social e Epidemiológico Descritivo sobre as condições de saúde,trabalho e vida;a Identificação de Biomarcadores e,a Fundamentação Teórica e Sistematização de uma Proposta de Educação e Saúde junto aos trabalhadores. O estudo social e epidemiológico revela como as condições de trabalho afetam a saúde dos trabalhadores e as conseqüências sociais para suas vidas, tais como:a doença,o desemprego e a perda da auto-estima. Deixa claro também, a política de recursos humanos usada pela empresa,que leva a demissão dos trabalhadores quando se manifestam os primeiros sintomas da doença. A identificação de um biomarcador é um instrumento relevante para identificar processos inflamatórios iniciais nos trabalhadores,uma vez que os recursos diagnósticos não são suficientes em alguns casos.Este instrumento possibilitará a prevenção do agravo do dano à saúde dos trabalhadores, assimcom base no resultado do biomarcador será sugerido o afastamento imediato dos trabalhadores dos locais de exposição ao amianto Esta medida é necessária,enquanto não for proibido o uso do amianto no Brasil, a exemplo de vários países onde isso já ocorre.É importante ressaltar que esta medida,deverá vir acompanhada de uma política de saúde junto à empresa, ao município e ao Estado.A fundamentação teórica e a sistematização da proposta de educação e saúde junto aos trabalhadores, é resultado de uma atuação que se desenvolve há algum tempo e deverá ter prosseguimento objetivando a transformação da realidade dos trabalhadores:o pensar sobre suas vidas e a possibilidade de contribuir para a atuação no espaço social, no espaço público, através das reflexões do grupo e dos fóruns dos trabalhadores. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vanda D'Acri - Integrante / Cyro Haddad Novello - Integrante / Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Coordenador / Kária Reis de Souza - Integrante / Roberta Cristina Guarino - Integrante / Maria Cecília Turque - Integrante., Financiador(es): Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11

  • 1991 - 1994

    Mulheres Trabalhadoras no Brasil, Descrição: Adotando o conceito de saúde como resultante das codições de vida e de trabalho e,principalmente, pela disposição em atuar no mundo através de uma energia vitalizadora, podemos compreender a luta das m ulheres,ao longo de sua história, como uma luta pela saúde.Tal reconstrução foi se dando pelos caminhos percorridos pelas mulheres no mundo do trabalho e nos temas levantados pelo movimento dos trabalhadores na formação da classe trabalhadora no Brasil. No Brasil o anarco-sindicalismo, tendência anarquista que evoluiu no movimento operário,no ínicio do séc.XX, teve como objetivo privilegiar a ação dos sindicatos através da resistência direta aos patrões,sem interferência do Estado.O projeto de cosntrução de uma sociedade libertária propõe uma sociedade socialista onde o ideal de igualdade,justiça e solidariedade ultrapasse a idéia de uma nova ordem política e econômica.Contudo,tal projeto possui objetivos mais abrangentes,como por exemplo, a transformação das relações sociais de homens e mulheres entre si, passando por uma transformação do seu ser individual. Cerne da discussão sobre a questão feminina é a emancipação da mulher,reconhecida como algo a se construir,objeto de realização de homens e mulheres.Nessa história,o feminino foi revelando como o reconhecimento de uma diferença no tratamento dado à mulher pela sociedade,bem como a necessidade de uma identidade própria que precisava ser conquistda,a necessidade de realização de seu ser no mundo. Falar de saúde das mulheres é falar do feminino,tendo como foco central o tema da emancipação,entendida como libertação dos preconceitos de uma sociedade patriarcal.A compreensão da luta das mulheres por sua saúde foi a tentativa de uma abordagem totalizante da saúde através da oposição ao militarismo,da denúncia de exploração da prostituição,da educação de seus filhos, do acesso à ciência,da construção de sua própria identidade,da necessidades e garantias no trabalho no período de gestação e da participação política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vanda D'Acri - Coordenador / Regina Oliveira de Almeida - Integrante / Rosane Teresinha Brum da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos Em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. , Rua Leopoldo Bulhões, 1480 Manguinhos, Manguinhos, 21041210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982835, Fax: (21) 22703219, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1991 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisadora do Tema: Gênero, Amianto,Trabalho e Saúde. Coordenadora da Pesquisa: Significado do Trabalho, condições de saúde dos trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.

    Atividades

    • 01/2004

      Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos Em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora de Pesquisa.

    • Outras atividades técnico-científicas , Ministério da Saúde, .,Atividade realizada, Orientação de Bolsista Graduanda.

    • Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos Em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Linhas de pesquisa

    • 09/1999

      Ensino, Espec. Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gênero Trabalho e Saúde, Amianto e a Saúde dos Trabalhadores, Historia das Mulheres pela Saúde uma visão Anarquistas.

    • 03/2005 - 07/2005

      Ensino, Saúde Trabalho e Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Sentido do Trabalho

    • Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Duas orientação PIBIC.

    • 06/1999 - 01/2000

      Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos Em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora de Pesquisa.

    • 09/1991 - 12/1993

      Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos Em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

    • 07/1993 - 11/1993

      Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos Em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Cargo ou função, Coordenação Conjunta do Curso de Atualização Teórica - Sexo e Gênero nas Pesquisas Sociais.

  • 1973 - 1991

    Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/1986

      Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saude Publica, Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Serviço realizado, Pesquisa, Administração, Coordenação, Aula e Supervisão.

    • Direção e administração, Coordenadoria da Região Nordeste, .,Cargo ou função, Assessoria.

    • 08/1980 - 01/1984

      Serviços técnicos especializados , Inca, .,Serviço realizado, Administração.

    • 07/1978 - 07/1980

      Serviços técnicos especializados , Direção Geral do Inamps, Secretaria de Planejamento das Unidades Hospitalares.,Serviço realizado, Area de Planejamento das Unidades Médico-Assistencial.

    • 07/1977 - 07/1978

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Planejamento das Unidades de Serviço, Departamento de Planejamento.,Serviço realizado, Trabalho de equipe multidisciplinar de Saúde na elaboração da Síntese Diagnóstica de Saúde da Região Metropoliana do Rio de Janeiro..

    • 08/1973 - 06/1976

      Serviços técnicos especializados , Hospital do Andaraí, Unidade Ambulatorial e Hospitalar.,Serviço realizado, Atendimento ambulatorial hospitalar da Clínica Obstétrica.