Daniella Ribeiro da Paixão

Graduada em Enfermagem pela Universidade José do Rosário Vellano de Alfenas, MG (Unifenas), Bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni). Enquanto acadêmica de Enfermagem fui pesquisadora e bolsista do Grupo de Pesquisa da CNPQ na área de Cirurgia Farmacológica e Cirurgia Experimental, monitora das disciplinas de Semiologia, Saúde da Criança e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Especialista em Docência para o Ensino em Enfermagem em nível Técnico e Superior e Especialista em Atenção Básica em Saúde da Família. Experiência em Atenção Primária à Saúde, Supervisão de alunos do Curso Técnico em Enfermagem na prática Hospitalar, atualmente com Gerenciamento de Crônicos e Promoção à Saúde. Conhecimentos e competência de gerenciamento, auditoria, supervisão, liderança, educação continuada/permanente e treinamentos de equipes de saúde.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família

2012 - 2014

Universidade Federal de Alfenas
Título: Plano de Ação para Planejamento Familiar na Atenção Básica.
Bolsista do(a): Núcleo de Educação em Saúde Coletiva, NESCON, Brasil.

Especialização em Pós Graduação em Docência

2011 - 2012

Universidade Nove de Julho
Título: Educação Inclusiva: Breve histórico, conceitualização e aceitação no ensino superior.
Orientador: Prof. Marcia Angi

Graduação em Enfermagem

2007 - 2010

Universidade José do Rosário Vellano
Título: Efeito da Própolis na Proliferação de Fibroblastos em Feridas Cutâneas de Ratos.
Orientador: Leandro dos Santos ; José Antônio Dias Garcia
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2002 - 2004

Núcleo de Ensino Técnico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2016

Ciência da Melhoria na Prática. , Institute for Healthcare Improvement, IHI, Brasil.

2015 - 2015

Atualização Clínica em Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 80h). , Fundação Unimed, FUNDAÇÃO UNIMED, Brasil.

2015 - 2015

Oficina de Capacitação da ferramenta PCATOOL. (Carga horária: 10h). , Unimed do Brasil, UNIMED DO BRASIL, Brasil.

2015 - 2015

Oficinas de Atenção Primária a Saúde. (Carga horária: 24h). , Unimed FESP, UNIMED FESP, Brasil.

2010 - 2010

Técnicas e Estratégias de Leitura em Inglês. (Carga horária: 31h). , Leader Training Center, LTC, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação e Atualização em Imunização. (Carga horária: 100h). , Universidade José do Rosário Vellano - Alfenas, UNIFENAS, Brasil.

2009 - 2009

IICurso de Curativos da Liga d Emergência e Trauma. (Carga horária: 10h). , Universidade José do Rosário Vellano - Alfenas, UNIFENAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAIXÃO, D. R. . VI Congresso de Enfermagem. 2010. (Congresso).

PAIXÃO, D. R. . Assistência a Pessoas com Feridas.. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4th International Symposium of Pos-graduation and Research - No limits to Knowledge. 2010. (Simpósio).

Ciclo de Atualização: Conhecimento dos testes da qualidade de produtos médico-hospitalares e sua inter-relação com a assistência ao paciente/cliente (Carga Horária: 3 Horas).. 2010. (Outra).

Fisiologia do Amor (Carga horária: 3h).. 2010. (Outra).

Projeto Rondon: Como Participar (Carga Horária: 2 Horas).. 2010. (Outra).

VI Congresso de Enfermagem (Carga Horária: 36 Horas). 2010. (Congresso).

1º Congresso das Faculdades de Enfermagem da Unifenas (Carga horária: 36 h). 2009. (Congresso).

Oficina ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA (Carga horária: 4h)..Oficina de Anatomia e Fisiologia Humana. 2009. (Oficina).

Cateter Central de Inserção Periférica - PIIC (Carga horária: 3h).. 2008. (Outra).

Farmacologia Hormonal (Carga horária: 3h).. 2008. (Outra).

II Mostra de Pesquisa, Valorização Humana e Inserção Social.AS FUNÇÕES DO LDL. 2007. (Outra).

I Mostra de Pesquisa, Valorização Humana e Inserção Social.OS CARBOIDRATOS NÃO SERVEM APENAS PARA ADOÇAR CAFEZINHO.. 2007. (Outra).

I Semana da Enfermagem "Rumo ao Saber". 2003. (Outra).

I Semana da Enfermagem "Rumo ao Saber" (Carga Horária: 12 Horas).. 2003. (Outra).

"Auto Estima e Trabalho" (Carga Horária: 2 Horas).. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juslene Aparecida Oliveira

EFEITO DO KEFIR NA EVOLUÇÃO E CURA DE ÚLCERAS GÁSTRICAS EM RATAS (Rattus norvegicus); ; Início: 2009; Orientação de outra natureza; Universidade José do Rosário Vellano; (Orientador);

Leandro dos Santos

Efeito da própolis na proliferação de fibroblastos em feridas cutâneas de ratos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade José do Rosário Vellano; Orientador: Leandro dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GARCIA, J. A. D. ; SANTOS, L. ; FLAUSINO, A.P. ; PAIXÃO, D. R. . EFEITO DA PROPÓLIS NA PROLIFERAÇÃO DE FIBROBLASTO EM FERIDAS CUTÂNEAS DE RATOS. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada , v. 35, p. 413-417, 2014.

  • COSTA, A. M. D. D. ; AVILA, M. A. ; PAIXÃO, D. R. . Avaliação da atividade protetora gástrica do extrato hidroalcoólico da semente de girassol em ratas. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica , v. 10, p. 112-115, 2012.

  • PAIXÃO, D. R. ; FLAUSINO, A.P. ; SANTOS, L. ; GARCIA, J. A. D. . EFFECT OF PROPOLIS ON FIBROBLAST PROLIFERATION IN SKIN WOUNDS IN RATS. In: 4th International Symposium of Pos-graduation and Research, 2010, Ribeirão Preto. 4th International Symposium of Pos-graduation and Research - No limits to Knowledge, 2010.

  • PAIXÃO, D. R. ; FLAUSINO, A.P. ; SANTOS, L. ; GARCIA, J. A. D. . Efeito da Própolis na Proliferação de Fibroblastos em Feridas Cutâneas de Ratos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAIXÃO, D. R. ; FLAUSINO, A.P. ; SANTOS, L. ; GARCIA, J. A. D. . EFFECT OF PROPOLIS ON FIBROBLAST PROLIFERATION IN SKIN WOUNDS IN RATS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FLAUSINO, A.P. ; PAIXÃO, D. R. ; SANTOS, L. ; GARCIA, J. A. D. . Ácido Ascórbico e Própolis na Cicatrização por Segunda Intenção de Feridas Cutâneas em Ratos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PAIXÃO, D. R. ; FLAUSINO, A.P. ; SANTOS, L. ; GARCIA, J. A. D. . Ácido Ascórbico e Própolis na Cicatrização por Segunda Intenção de Feridas Cutâneas em Ratos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE PROTETORA GÁSTRICA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DA SEMENTE DE GIRASSOL EM RATAS, Descrição: Helianthus annus é uma planta conhecida como girassol . A utilização das plantas, como medicamento para o tratamento das enfermidades que acometem a espécie humana, remonta à idade antiga. O uso do extrato hidroalcoólico de semente de girassol (EHSG) para lesões gástricas é utilizado de forma indiscriminada, sem base em estudos científicos que tenham validado sua ação. O presente estudo tem como objetivo comparar quantitativamente e qualitativamente a provável proteção gástrica do EHSG com a Cimetidina, frente ao estresse, ao uso da Indometacina e do etanol . Serão estudadas 90 ratas (5 em cada grupo) da espécie Rattus norvegicus albinus, com peso de 150 - 230g divididas em 24 grupos distintos, os quais receberão o EHSG nas dosagens de 250mg/kg, 500mg/kg, 1000mg/kg e 2000mg/kg, Etanol 0,5ml, Cimetidina 150mg/ml, Indometacina 20mg/Kg e Água 1ml. Estes grupos serão submetidos à associação da Cimetidina com Etanol e Indometacina, às 4 dosagens do EHSG com Etanol 70% e Indometacina. As análises estatísticas dos resultados serão realizadas por meio de análise de variância (ANOVA), seguidas pelo teste de Tukey, para avaliação das lesões no estômago, utilizando diferença estatisticamente significante para p<0,05... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Daniella Ribeiro da Paixão Soares - Integrante / Pamella Aparecida Flausino - Integrante / Mara Aparecida de Avila - Integrante / Dr. Ana Maria Duarte Dias Costa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2008 - 2011

    EFEITO DA PROPÓLIS NA PROLIFERAÇÃO DE FIBROBLASTO EM FERIDAS CUTÂNEAS DE RATOS, Descrição: A pele, sendo a parte mais externa do corpo, é a mais frequentemente lesada. Quando dilacerada, o tecido conjuntivo é exposto, e uma sequência de eventos celulares e bioquímicos locais é desencadeada, com a finalidade de restaurar a integridade tecidual. Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo, sintetizam as proteínas colágeno e elastina, sendo a principal envolvida na cicatrização. Diversos estudos demonstram que a própolis possui propriedades biológicas antimicrobiana, antifúngica, antiprotozoária, antioxidante e antiviral, porém, não há relatos da ação direta em células envolvidas no processo cicatricial. Este estudo tem como objetivo verificar o efeito tópico da própolis na proliferação de fibroblastos em cicatrização por segunda intenção. Foram utilizados ratos wistar, machos, com 3 meses de idade, pesando 270±30g, submetidos à anestesia com Rompum®, Cetamim® 1:1, usando 0,1mL da diluição para cada 100g de peso do animal, IP, divididos em dois grupos: Grupo Controle (CC) n=16 ferida tratada com creme não- iônico; Grupo Própolis (PP) n=16 ferida tratada com creme não-iônico + Própolis 10%. No 4º, 7°, 14° e 21° dia de tratamento foram sacrificados 4 animais de cada grupo em câmara de gás carbônico. O tecido lesionado foi coletado e fixado em formalina a 10% por 48 horas, incluído em álcool a 70%, fixado em parafina e depositado em lâminas para análise histológica. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa ? CEP da Unifenas em 17/04/2009 sob o parecer n° 03A/2008. Nossos resultados demonstraram um aumento no número de fibroblastos no grupo PP em relação ao grupo CC nos 4º e 7º dias. Porém, uma diminuição significativa ocorreu nos 14º e 21º dias. O grupo CC apresentou um marcado aumento no número de fibroblastos nos 14º e 21º dias em relação aos 4º e 7º dia, contudo, não houve diferenças entre o 4º e 7º dia e entre o 14º e 21º dia. O grupo PP apresentou um pronunciado aumento no número de fibroblastos no 7º dia em relação a. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniella Ribeiro da Paixão Soares - Integrante / Pamella Aparecida Flausino - Integrante / Leandro dos Santos - Coordenador / José Antônio Dias Garcia - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Unimed - São José dos Campos, Unimed SJC. , Rua Teopompo de Vasconcelos,67, Vila Adyana, 12243830 - São José dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (012) 39430610, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    UNIMED - Sâo José dos Campos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2014 - Atual

    Prefeitura Municipal de Campo Belo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira - Gerenciamento de Crônicos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gerenciamento de Crônicos e Promoção à Saúde. Conhecimentos e competência de gerenciamento, auditoria, supervisão, liderança, educação continuada/permanente e treinamentos de equipes de saúde.

  • 2011 - 2014

    Prefeitura Municipal de Campo Belo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Enfermeira, Responsável Técnica pela unidade de Saúde PSF 06 - Vila São Jorge, desenvolvendo atividades de prevenção de promoção à saúde, consultas de enfermagem, visita domiciliar e gestão em Saúde Pública.

  • 2010 - 2010

    Universidade José do Rosário Vellano

    Vínculo: Estágio Extra Curricular, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 84, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Realizou estágio em Saúde Pública na comunidade Santo Antônio das Posses, múnicipio de Guapé MG, PSF Dona Maria Conceição Barbosa de Oliveira, desenvolvendo atividades de promoção e prevenção à saude, campanha de vacinação e atendimento domiciliares, sob supervisão da Enfermeira responsável pela unidade com Carga Horária de 84 Horas.

  • 2010 - 2010

    Universidade José do Rosário Vellano

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitora da Disciplina de Saúde da Criança, ministrada em laboratório e âmbito hospitalar, aos alunos do 5º Período de Enfermagem.

  • 2010 - 2010

    Universidade José do Rosário Vellano

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitora da disciplina de Sistematização dos Serviços de Enfermagem, administrada a graduandos do curso de Enfermagem do 4º período.

  • 2009 - 2010

    Universidade José do Rosário Vellano

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 84

    Outras informações:
    Monitora das disciplinas de Semiologia I, Semiologia II e Semiologia III, ministradas em laboratório e âmbito hospitalar, aos alunos do 2º, 3º e 4º períodos de Enfermagem.