Isis Sousa Longo

Professora da Educação Básica e do Ensino Superior. Atualmente ministra aulas no curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. É professora de história na rede municipal de ensino de São Paulo. Exerceu atividades de gestão educacional como Supervisora Educacional da Rede Municipal de Ensino de Campinas/SP, coordenadora pedagógica e diretora de escola na Rede Municipal de São Paulo. Foi Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Ministrou aulas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu - "Formação Docente em Saúde", no Centro Universitário São Camilo (2009/2013). Doutora em Educação pela FEUSP (2008), Tese defendida na área de Sociologia da Educação, sob orientação da Professora Doutora Maria Victoria Benevides. Mestre em Educação pela FEUSP - Universidade de São Paulo (2003), possui Licenciatura em HISTÓRIA pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO USP (1996) e graduação em HISTÓRIA pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (1996). Experiência em políticas públicas para infância e juventude, direitos humanos, democracia participativa, educação inclusiva, educação para as relações étnico-raciais e conselhos gestores.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2004 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: CONSELHOS TUTELARES E ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO: O DIÁLOGO PRECISO
Orientador: MARIA VICTORIA DE MESQUITA BENEVIDES SOARES
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: estatuto da criança e do adolescente - ECA; escolas públicas; direitos humanos; conselhos tutelares; história dos direitos da criança no Brasil.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2000 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: O aprendizado da participação política: o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA/SP,Ano de Obtenção: 2003
Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Especialização em andamento em TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA - TEA

2018 - Atual

Universidade Candido Mendes

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL

2017 - 2017

Universidade Candido Mendes
Título: A Reeducação Psicomotora como parte integrante do AEE - Atendimento Educacional Especializado
Orientador: Polyana Aparecida Roberta da Silva

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE LIBRAS

2016 - 2017

Universidade Candido Mendes
Título: Iniciação ao aprendizado de LIBRAS nas escolas regulares: possibilidades para uma Educação Inclusiva de qualidade
Orientador: Patrícia Benvenuti Camargo da Fonseca

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

2016 - 2016

Universidade Candido Mendes
Título: Em defesa de uma Educação Inclusiva de qualidade: o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a docência compartilhada.
Orientador: Paulo Roberto Oliveira Dias

Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E RELACIONAL

2015 - 2016

Universidade Candido Mendes
Título: A Aprendizagem significativa e a produção do fracasso escolar: desafios à Psicopedagogia nas escolas públicas
Orientador: Polyana Aparecida Roberta da Silva

Especialização em HISTÓRIA DA ÁFRICA E DO NEGRO NO BRASIL

2012 - 2013

Universidade Candido Mendes
Título: Contribuições dos Documentos Oficiais e das publicações didáticas para a formação docente sobre o ensino de História e das relações étnico-raciais

Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL

1998 - 1999

Universidade Estadual de Campinas
Título: Ser mulher: a constituição socio-histórica do papel feminino de jovens mulheres institucionalizadas.
Orientador: Marysia de Carlo

Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA

1994 - 1996

Faculdade de Educação USP

Graduação em HISTÓRIA

1992 - 1996

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2015 - 2015

África nas escolas: uma abordagem sem estereótipos. (Carga horária: 4h). , PROJETO AFREAKA, AFREAKA, Brasil.

2015 - 2015

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM VERSUS DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (Carga horária: 21h). , APAE de São Paulo, APAE/SP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Organização de eventos

LONGO, I.S. ; CRUZ, S. P. ; PATTARO, C. H. F. . XI Jornada de Pedagogia - A Pedagogia Libertadora em tempos de incertezas. 2017. (Outro).

LONGO, I. S. ; CRUZ, S. P. ; PATTARO, C. H. F. ; VERRONE, R. . X Jornada de Pedagogia - Educação Infantil: Práticas e saberes. 2016. (Outro).

LONGO, I. S. . VIII Jornada de Pedagogia. 2014. (Outro).

SANTOS, M.F. ; TELLES, E.O. ; ALMEIDA, A. A. ; DIAS, M. ; PARREIRA, J. ; LONGO, I. S. . Imagens de Cuba. 2003. (Outro).

LONGO, I. S. ; SANTOS, J.O.B. ; TEIXEIRA, D.C.S. ; SOUZA, M.P.R. ; ARELARO, L.R.G. . Seminário Multidisciplinar: dez anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - conquistas e limites. 2000. (Outro).

Participação em eventos

II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação. O protagonismo infanto-juvenil na participação política de estudantes de escolas democráticas e inovadoras. 2016. (Congresso).

SIMPÓSIO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CULTURA.Diversidade étnico-racial versus Democracia racial: discursos e imagens nos livros didáticos de história. 2015. (Simpósio).

3° Congresso de Pesquisa do Ensino - O Ensino na Educação Infantil e Fundamental I, reflexões e desafios. O livro didático de história e o diálogo com a diversidade étnico-cultural: limites e possibilidades. 2014. (Congresso).

IX Encontro da ANPAE SUDESTE e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP..Teoria e Prática da Gestão Democrática na escola pública: conquistas e desafios da EMEF Campos Salles (SP). 2014. (Encontro).

1. III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.A questão da diversidade étnico-racial: mudanças e permanências de discursos e imagens nos livros didáticos do Ensino Fundamental I. 2013. (Simpósio).

5 SEMINÁRIO BRASILEIRO E 2 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO.O direito à educação multucultural e o papel das políticas públicas: a institucionalização do ensino da História e Cultura africana e afro-brasileira e indígena. 2013. (Seminário).

VII CONGRESSO DA REDE LATINO-AMERICANA PARA TRANSFORMAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LINGUAGEM. Diversidade étnico-cultural e educação: a atualidade das ideias freireanas nos saberes e práticas escolares. 2013. (Congresso).

Colóquio Internacional Culturas Jovens - Afro-Brasil América: encontros e desencontros.O estigma dos três ps: pobre, preto, da periferia: a visão de adolescentes da Comunidade Heliópolis. 2012. (Outra).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL. A participação nas conferências dos direitos da criança e do adolescente e o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil. 2012. (Congresso).

II Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária.O fortalecimento da participação popular na defesa dos Direitos Humanos: a experiência do Projeto Voz Ativa. 2011. (Seminário).

XV Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.Desafios do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020): Metas e estratégias para superar desigualdades históricas do Brasil. 2011. (Outra).

XXV Simpósio Brasileiro da Política e Administração da Educação ? ANPAE.Educação, um direito de todos(as): Desafios para a inclusão no Ensino Fundamental ? a experiência da EMEF Gonzaguinha. 2011. (Simpósio).

III Congresso Internacional de Pedagogia Social. Ser criança e adolescente na sociedade brasileira: passado e presente da história dos direitos infanto juvenis. 2010. (Congresso).

VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A relação do saber médico, jurídico e pedagógico no processo histórico da construção da infância e adolescência no Brasil. 2010. (Congresso).

17 COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Educação formal e não-formal e o aprendizado da legislação em Direitos Humanos. 2009. (Congresso).

XIII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo.A sujeição da criança e do adolescente como menor carente ou delinquente e a Doutrina da Proteção Integral: as mudanças da legislação brasileira. 2009. (Outra).

16 Seminário Educação 2008 - 20 anos de pós-graduação em educação: avaliação e perspectivas.DA LEGISLAÇÃO MENORISTA AO ECA: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS DISCURSOS E IMAGINÁRIO SOBRE A CONDUTA INFANTO-JUVENIL.. 2008. (Seminário).

60 REUNIÃO ANUAL SBPC. De menor delinquente a sujeito de direitos - o percurso histórico da legislação brasileira sobre criança e adolescente. 2008. (Congresso).

II Congresso Internacional de Pedagogia Social. O desafio das escolas públicas e dos conselhos tutelares na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2008. (Congresso).

59 REUNIÃO ANUAL SBPC.Os direitos das crianças e dos adolescentes na visão dos conselhos tutelares e das escolas públicas de São Paulo. 2007. (Outra).

IV Seminário Estadual Pró-conselho - conselhos de Minas. 2004. (Seminário).

VII ANPED SUDESTE.O Movimento da infância e o aprendizado da participação no CMDCA/SP. 2004. (Encontro).

55 SBPC.O aprendizado da participação política dos segmentos sociais na gestão das políticas para infância e adolescência. 2003. (Outra).

Seminário Nacional Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro.Participação popular e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente - democracia e público na práxis educativa dos movimentos sociais e populares. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Eduardo Ferreira da Cunha

SÁ, N.P.; SOUZA, R.F.;LONGO, I. S.; CA, L. O.. EXAME DE QUALIFICAÇÃO - Grupo Escolar em Cuiabá: arquitetura e pedagogia (1910- 1930). 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO.

Aluno: Paulo Divino Ribeiro da Cruz

SÁ, N.P.; FERREIRA, M. A. S.;LONGO, I. S.; FERREIRA, M. S.. EXAME DE QUALIFICAÇÃO - A influência do Racismo na educação mato-grossense na transição do século XIX ao XX. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Nailza Barbosa Gomes

SÁ, N.P.; SCHUELER, A. F. M.; FERREIRA, M. S.;LONGO, I. S.. EXAME DE QUALIFICAÇÃO - Uma professora negra em Cuiabá na Primeira República: limites e possibilidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Sara Moitinho da Silva

SOARES, M. V. M. B.; SCHILLING, F. I.; GHANEM, E. G. G.; AUAD, D.; COMPARATO, B. K.;LONGO, I. S.. Educação, direitos humanos, igualdade e diferença: o que dizem os professores?. 2016. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO USP.

Aluno: Cileda dos Santos Sant´Anna Perrella

LONGO, I. S.; CAMARGO, R.B.; PARO, V.H.; ARELARO, L.R.G.; GOHN, M.G.M.. Formação política de conselheiros de escola do município de Suzano-SP (2005-2009): a questão da participação política. 2012. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO USP.

Aluno: Beatriz Rocha Silva; Glaucia Jesus da Silva; Michelle da

PATTARO, C. H. F.;LONGO, I.S.. Os Benefícios do Método de Ensino Montessoriano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Isa Carla da Silva Moura; Jacqueline Martins Dantas; Kell

PATTARO, C. H. F.;LONGO, I.S.. Formação Superior: Residência Pedagógica e os desafios enfrentados na primeira formação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Beatriz Silva Bertoli; Giovanna Rocha de Assis; Isabella

PATTARO, C. H. F.;LONGO, I.S.. A importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Angélica Motta da Silva; Ethienne Daphynne Moretti

OLIVEIRA, M. M.;LONGO, I. S.. Libras ? Língua Brasileira de Sinais.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Heloísa Duarte Souza

PATTARO, C. H. F.;LONGO, I.S.. Processo de Aquisição da Linguagem na Fase de Alfabetização e Letramento.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Fernanda Martinelli Soares Gonçalves; Jéssica Nogueira da

MARTINOFF, E. H. S.;LONGO, I.S.. A Contribuição das Artes na Inclusão de Crianças de 6 a 9 Anos com Deficiências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Andressa K

PATTARO, C. H. F.;LONGO, I.S.. Alcanti da Silva; Bianca Marins Barbosa.A aprendizagem da criança frente ao envolvimento dos pais na instituição particular X pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Kamila Facia Nogueira

APARICIO, A. S.;LONGO, I.S.. Memorial de Formação: Quando uma professora volta a olhar o passado.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Flávia Daros; Nathalie Cristina Araújo

RENDERS, E. C. C.;LONGO, I.S.. Inclusão Escolar de Crianças com Paralisia Cerebral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Beatriz Fernandes Franco; Marilza Pereira; Thaila Peres

OLIVEIRA, M. M.;LONGO, I.S.. Gestão Democrática a frente da mudança social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Elaine de Araújo Caetano; Natália Paiva Custódio

LONGO, I.S.; OLIVEIRA, M. M.. Inclusão de alunos com TEA na rede regular de educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Bianca Serachiani; Ceres Hercília; Simone L

LONGO, I.S.; OLIVEIRA, M. M.. M. Morpanini.A formação docente para lecionar matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Bruna Sousa Lourenço Daniel; Camila Cavalcante Ertner

LONGO, I.S.; OLIVEIRA, M. M.. Autismo na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: CELINA FERREIRA DE SENA

CRUZ, S. P.;LONGO, I. S.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Vanessa Oliveira Lima

MARTINOFF, E. H. S.;LONGO, I. S.. DISCURSOS E PRÁTICAS DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUANTO AO CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: MICHELLY FLOR DOS SANTOS LOPES; TAMIRES DE LIMA

PATTARO, C. H. F.;LONGO, I. S.. Reggio Emilia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Bruna Carvalho; Nancy Ribeiro e Stella Menezes

LONGO, I. S.; CRUZ, S. P.. Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Ticiany Goes

LONGO, I. S.; RINGIS, K. F. B.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Rachel Baesso D´Urbano

ANDRADE, M. F. R.;LONGO, I. S.. A produção do Programa PIBD na Região Nordeste: a iniciação à docência em destaque. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Rafaella Nicolini de Camargo

APARICIO, A. S.;LONGO, I. S.. A formação do professor para o ensino de língua materna do 1º ao 5º ano no âmbito do Projeto PIBID na Região Sudeste. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Sandra Regina Silva de Moraes

LONGO, I. S.. Educação para as relações étnico-raciais nas escolas públicas: limites e possibilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Luciana Villani das Neves

LONGO, I. S.. Educação Étnico-racial: viabilidade para a formação de um NEAB na USCS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Rachel Baesso D´Urbano

FERREIRA, M. A. S.;LONGO, I. S.. A produção científica do Programa PIBID, na Região Nordeste: a iniciação à docência em destaque. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Patricia Fazani da Silva

APARICIO, A. S.;LONGO, I. S.. UM ESTUDO SOBRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS REFERENCIADOS PELOS PROGRAMAS BOLSA ALFABETIZAÇÃO E PIBID NO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Cristiane Aparecida Tronquin

APARICIO, A. S.;LONGO, I. S.. O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NOS PROJETOS PIBID/PEDAGOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: IARA PAULA PESSOTA; CRISTINA VALERO; LAIS FERREIRA; SHEILA B

OLIVEIRA, M. M.;LONGO, I. S.. INCLUSÃO UMA HISTÓRIA REAL CONTEMPORÂNEA - DEFICIENTE FÍSICA EM DECORRÊNCIA DE UMA PARALISIA CEREBRAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: 1) AMALIA CONCEIÇÃO NASCIMENTO OLIVEIRA

ANDRADE, M. F. R.;LONGO, I. S.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: 2) ANDRESSA NOGUEIRA SANCHES

ANDRADE, M. F. R.;LONGO, I. S.. SONDAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: 3) BRUNA DRIELY CAMPOS SAMPAIO e ISABEL DAYANA MESQUITA CERQ

ANDRADE, M. F. R.;LONGO, I. S.. A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS TEXTUAIS NA LÍNGUA MATERNA: A experiência do PIBID na EMEB Dr. José Ferraz de Magalhães Castro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: 5) GISELE CRISTINA MARQUIEZIN DE OLIVEIRA

PEREIRA, M. D.;LONGO, I. S.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: 6) TAIS SOUTO DA SILVA

PEREIRA, M. D.;LONGO, I. S.. MEMORIAL DE FORMAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: 1) CLARA MARIA DA CONCEIÇÃO DE MATOS PAIS CARVALHO

LONGO, I. S.; ANDRADE, M. F. R.. O DIREITO AO RESPEITO E À ADVERSIDADE: Conscientização e diálogo para o enfrentamento de preconceitos na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: JULIANA CRISTINA NUNES E KISSY JESSICA DE O

PERRELLA, C. S. S.;LONGO, I. S.. M. CAVALCANTE.Novas constituições familiares e a escola: elementos para o olhar do professor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES.

Aluno: SUELI LOURENÇO; EDNEIA PEREIRA; VALDELÍCIA BORGES

PERRELLA, C. S. S.;LONGO, I. S.. O OLHAR DO PROFESSOR NO E.F.I SOBRE OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: ALGUMAS PERCEPÇÕES DE ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES.

Aluno: ADARA DANDARA; VERIDIANA LEDO DE SÁ

PERRELLA, C. S. S.;LONGO, I. S.. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA CARCERÁRIO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTADO DE SÃO PAULO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES.

Aluno: 4) ELISÂNGELA FREGONEZI DINIZ RIBEIRO

HAAS, C.;LONGO, I. S.. ARTIGO CIENTÍFICO ? SER PEDAGOGO: O QUE DIZEM OS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA-LICENCIATURA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Fernanda Isis Prada Ferreira e Mayara Hernandes de Freitas

LONGO, I. S.; APARICIO, A. S.. A importância da atividade da leitura feita pelo professor no processo de alfabetização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Fabíola Facchini Bocchi

LONGO, I. S.; APARICIO, A. S.. O estágio na formação docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Daniela de M

LONGO, I. S.; APARICIO, A. S.. Hage Vasconcelos.Alfabetização de crianças de seis anos a partir da reforma curricular do ensino fundamental de nove anos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Célio Benedito Gonçalves

LONGO, I. S.; APARICIO, A. S.. Gestão Democrática na educação infantil e a melhoria do relacionamento entre escola e família. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Jacqueline Fliguel Szmusszkowicz

LONGO, I. S.; APARICIO, A. S.. Educação a distância: características e especificidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

LONGO, I. S.. I Seminário de Educação da USCS ? O PARFOR e a Formação Continuada de professores na Região do Grande ABC: desafios e perspectivas. 2012. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Orientou

Vanessa Oliveira Lima

Discursos e práticas de docentes da educação infantil quanto ao cumprimento das leis 10; 639/03 e 11; 645/08 no cotidiano escolar; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Sandra Regina Silva de Moraes

Educação para as relações étnico-raciais nas escolas públicas: discursos e práticas de educadores(as) e estudantes de São Caetano do Sul - SP; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

2) Isaurina Bonfim Fenerich

COMO A AVALIAÇÃO PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM CAMPO DE ESTÁGIO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Saúde) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Isis Sousa Longo;

Marilda Aparecida Camazano Silva

PRÁTICAS EDUCATIVAS UTILIZADAS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE A PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS TIPO 2; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Saúde) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Isis Sousa Longo;

REJANE KATIA CORREIA

AS CONTRIBUIÇÕES DA FIOCRUZ PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Saúde) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Isis Sousa Longo;

1) Alexandre, Noemi de Melo

Aplicabilidade do instrumento de avaliação prática do curso técnico em enfermagem em uma instituição educacional privada / Noemi de Melo Alexandre; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Saúde) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Isis Sousa Longo;

2) Souza, Lilian Lemos

O tecnicismo na formação dos profissionais de enfermagem: passado e presente; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Saúde) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Isis Sousa Longo;

3) Débora Lúcia

Enfermeiro(a)-professor(a): a formação pedagógica do(a) docente em enfermagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Saúde) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Isis Sousa Longo;

Juliana Andrade Moreira; Juliana Cristina Oliveira; Natal

A docência de homens na educação infantil: a opinião de professores do século XXI; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

Gabriela Bottini Palmieri; Ivete Teixeira Campos

A Educação Inclusiva nas escolas regulares: Aproximações e distanciamentos dos discursos de professores e familiares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

Bruna Gomes Andrade e Luiza Telles Parolin

Refletindo a Teoria e a Prática: questões de gênero, mídia e educação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

Dayana da Silva Barros e Amanda Mendes dos Santos

O ensino e a aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: o que está previsto na legislação atual?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

Elizangela Fernandes dos Santos, Mayara de Oliveira Rodri

Materiais didáticos da EJA: análise da coleção ?Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

JÉSSICA PEREIRA DE MELO; FLÁVIA DOS REIS BICUDO; LENISE CAMP

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HABILIDADE PARA EDUCAR OU LETRAR; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

Luciana Villani das Neves

Educação Étnico-racial: viabilidade para a formação de um NEAB na USCS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

Sandra Regina Silva de Moraes

Educação para as relações étnico-raciais nas escolas públicas: limites e possibilidades; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

1) CLARA MARIA DA CONCEIÇÃO DE MATOS PAIS CARVALHO

O DIREITO AO RESPEITO E À ADVERSIDADE: Conscientização e diálogo para o enfrentamento de preconceitos na escola; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

Alessandra Rocha dos Santos; Camila Bortholussi; Karoline

A Educação para as Relações étnico-raciais: o que pensam os professores/as; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Isis Sousa Longo;

Vanessa Oliveira Lima

Discursos e práticas dos docentes da educação infantil quanto ao cumprimento da lei 10; 639/03 no cotidiano escolar; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Isis Sousa Longo;

Sandra Regina Silva de Moraes

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DISCURSOS E PRÁTICAS DE EDUCADORES (AS) E ESTUDANTES DE SÃO CAETANO DO SUL- SP; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Isis Sousa Longo;

Produções bibliográficas

  • LONGO, I.S. . Permanências de estereótipos étnico-raciais nos discursos e imagens de livros didáticos. Odeere , v. 3, p. 251-277, 2017.

  • LONGO, I.S. . Negro é a Raiz da Liberdade: As Leis 10.639/03 e 11.645/08 e a Práxis Libertadora na Desconstrução de Estereótipos dos Livros Didáticos. Revista de Educação do Cogeime , v. 25, p. 45-60, 2016.

  • LONGO, I. S. . A PERTINÊNCIA DA LEGISLAÇÃO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista @mbienteeducação , v. 6, p. 259, 2013.

  • LONGO, I. S. . A participação nas Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescentes e o fortalecimento do Protagonismo Infanto-juvenil. Revista Diálogos , v. 17, p. 74-83, 2012.

  • CAMARGO, R.B. ; PERRELLA, C. S. S. ; LONGO, I. S. . Gestão Democrática como direito: questão de permanente disputa. In: CILEDA PERRELA; RUBENS BARBOSA DE CAMARGO. (Org.). A escola feita por várias mãos: dimensões críticas da formação de conselheiros. 1ed.SÃO PAULO: XAMÃ, 2015, v. , p. 151-160.

  • CAMARGO, R.B. ; PERRELLA, C. S. S. ; LONGO, I. S. . Estatuto da Criança e do Adolescente: desafios para a atuação dos conselheiros de escola. In: CILEDA PERRELA; RUBENS BARBOSA DE CAMARGO. (Org.). A escola feita por várias mãos: dimensões críticas da formação de conselheiros. 1ed.SÃO PAULO: XAMÃ, 2015, v. , p. 205-220.

  • LONGO, I.S. . Gestão Democrática como direito: questão de permanente disputa. In: PERRELLA, C.; CAMARGO, R.B.. (Org.). A escola feita por várias mãos: dimensões críticas da formação de conselheiros. 01ed.SÃO PAULO: XAMÃ, 2015, v. , p. 151-160.

  • LONGO, I. S. . A participação no CMDCA/SP: trajetórias e aprendizado político de conselheiros(as) da sociedade civil (1992-2002). In: Benedito Rodrigues dos Santos; Rodrigo de Souza Filho; Maria Lúcia Duriguetto. (Org.). Conselhos dos Direitos: desafios teóricos e práticos das experiências de democratização no campo da criança e do adolescente. 1ªed.JUIZ DE FORA: ED. UFJF, 2012, v. , p. 139-153.

  • LONGO, I. S. . O cotidiano escolar e a defesa de direitos: o papel dos educadores(as) e dos conselheiros(as) tutelares. In: Benedito Rodrigues dos Santos; Rodrigo de Souza Filho; Maria Lúcia Duriguetto. (Org.). Conselhos tutelares: desafios teóricos e práticos da garantia de direitos da criança e do adolescente. 1ªed.JUIZ DE FORA: ED. UFJF, 2011, v. 1, p. 189-203.

  • LONGO, I. S. . As escolas de conduta em Cuba e as FEBEMs do Brasil: como incluir os diferentes?. In: Marcos Ferreira Silva. (Org.). Imagens de Cuba. 1ed.são paulo: zoulk, 2002, v. , p. 83-96.

  • LONGO, I. S. ; SARTORI, E. . O impacto do ECA nas políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente e no trabalho infantil.. In: ABET. (Org.). Anais do VI Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. Belo Horizonte: , 1999, v. , p. -.

  • LONGO, I.S. . Em defesa de uma educação inclusiva de qualidade: o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a docência compartilhada. In: I ConProEduc e II IncluiEduc, 2017, SÃO CAETANO DO SUL. CONGRESSO de pós-graduação stricto sensu profissional em educação, 1 e Seminário de educação inclusiva na região do ABCDMRR, 2., 2017, São Caetano do sul. Anais eletrônicos... São Caetano do Sul, USCS, 2017.. SÃO CAETANO DO SUL: HyperLab - Laboratório de Hipermídias-USCS, 2017.

  • LONGO, I.S. . O protagonismo infanto-juvenil na participação política de estudantes de escolas democráticas e inovadoras. In: II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Acadêmico, 2016, LISBOA/PORTUGAL. Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Acadêmico. LISBOA: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, 2016. p. 1037.

  • LONGO, I. S. . DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL VERSUS DEMOCRACIA RACIAL: DISCURSOS E IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CULTURA, 2015, SÃO CAETANO DO SUL. ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CULTURA, 2015.

  • LONGO, I. S. . Teoria e Prática da Gestão Democrática na escola pública: conquistas e desafios da EMEF Campos Salles (SP). In: IX Encontro da ANPAE SUDESTE e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2014, SÃO PAULO. Anais do IX Encontro Regional da Anpae Sudeste e XIII Encontro Estadual da Anpae - SP. SÃO PAULO: Cruzeiro do Sul Educacional, 2014.

  • LONGO, I. S. . O direito à educação multicultural e o papel das políticas públicas: a institucionalização do ensino da História e Cultura africana e afro-brasileira e indígena. In: 5 SEMINÁRIO BRASILEIRO E 2 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 2013, CANOAS/RS. ANAIS DO 5 SEMINÁRIO BRASILEIRO E 2 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 2013.

  • LONGO, I. S. . O estigma dos três ps: pobre, preto, da periferia: a visão de adolescentes da Comunidade Heliópolis. In: Colóquio Internacional Culturas Jovens - Afro-Brasil América: encontros e desencontros, 2012, São Paulo. Anais do Colóquio Internacional Culturas Jovens - Afro-Brasil América: encontros e desencontros, 2012.

  • LONGO, I. S. . O fortalecimento da participação popular na defesa dos Direitos Humanos: a experiência do Projeto Voz Ativa. In: II Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária, 2011, Campinas. II Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária, 2011.

  • LONGO, I. S. . Educação, um direito de todos(as): Desafios para a inclusão no Ensino Fundamental ? a experiência da EMEF Gonzaguinha. In: XXV Simpósio Brasileiro da Política e Administração da Educação ? ANPAE, 2011, São Paulo. XXV Simpósio Brasileiro da Política e Administração da Educação ? ANPAE, 2011.

  • LONGO, I. S. . A relação do saber médico, jurídico e pedagógico no processo histórico da construção da infância e adolescência no Brasil. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luiz do Maranhão. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010.

  • LONGO, I. S. . Ser criança e adolescente na sociedade brasileira: passado e presente da história dos direitos infanto juvenis. In: III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010, São Paulo. III Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2010.

  • LONGO, I. S. . A sujeição da criança e do adolescente como menor carente ou delinquente e a Doutrina da Proteção Integral: as mudanças da legislação brasileira. In: XIII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo, 2009, São Paulo. XIII Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo, 2009.

  • LONGO, I. S. . O desafio das escolas públicas e dos Conselhos Tutelares na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente. In: II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008, São Paulo. II Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2008.

  • LONGO, I. S. . Da legislação menorista ao ECA: mudanças e permanências nos discursos e imaginário sobre a conduta infanto-juvenil. In: 16º Seminário Educação ? 20 Anos de Pós-Graduação em Educação: Avaliação e Perspectivas, 2008, Cuiabá. 16º Seminário Educação ? 20 Anos de Pós-Graduação em Educação: Avaliação e Perspectivas, 2008.

  • LONGO, I. S. ; SARTORI, E. . O Impacto do ECA nas Políticas Públicas de Atendimento à Criança e ao Adolescente e no Trabalho Infantil. In: VI Encontro Nacional de Estudos do Trabalho, 1999, Belo Horizonte. VI Encontro Nacional de Estudos do Trabalho, 1999.

  • LONGO, I. S. . Diversidade étnico-cultural e educação: a atualidade das ideias freireanas nos saberes e práticas escolares. In: VIII Congresso da Rede Latino-americana para transformação docente em linguagem, 2013, Rio Claro - SP. VII CONGRESSO DA REDE LATINO-AMERICANA PARA A TRANSFORMAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS ESCOLARES, 2013.

  • LONGO, I. S. . O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E O DIÁLOGO COM A DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL: LIMITES E POSSIBILIDADES. In: 3º CONGRESSO DE PESQUISA DO ENSINO DO SINPRO-SP, 2014, SÃO PAULO. 3º CONGRESSO DE PESQUISA DO ENSINO DO SINPRO-SP, 2014.

  • LONGO, I. S. . A questão da diversidade étnico-racial: mudanças e permanências de discursos e imagens nos livros didáticos do Ensino Fundamental I. In: III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC, 2013, SÃO BERNADO DO CAMPO. ANAIS DO III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC, 2013.

  • LONGO, I. S. . A participação nas conferências dos direitos da criança e do adolescente e o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 2012, São Paulo. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 2012.

  • LONGO, I. S. . A participação nas conferências dos direitos da criança e do adolescente e o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 2012, São Paulo. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 2012.

  • LONGO, I. S. . Desafios do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020): Metas e estratégias para superar desigualdades históricas do Brasil. In: XV Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo, 2011, São Paulo. XV Jornada Científica do Centro Universitário São Camilo, 2011.

  • LONGO, I. S. . Educação formal e não-formal e o aprendizado da legislação em defesa dos Direitos Humanos. In: 17 COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. 17 COLE - Crongresso de Leitura do Brasil. Campinas: UNICAMP, 2009.

  • LONGO, I. S. . De menor delinquente a sujeito de direitos ? o percurso histórico da legislação brasileira sobre criança e adolescente. In: 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008.

  • LONGO, I. S. . Os direitos das crianças e dos adolescentes na visão dos conselhos tutelares e escolas públicas de São Paulo. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007.

  • LONGO, I. S. . Conselhos Tutelares e Escolas: como atuar na defesa de direitos?. In: IV Semana da Educação ? Ensinar e Aprender: Formação, Percurso e Projetos, 2006, São Paulo. IV Semana da Educação ? Ensinar e Aprender: Formação, Percurso e Projetos, 2006.

  • LONGO, I. S. . O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a sociedade brasileira: resistências e transformações ? o percurso histórico dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. In: I Simpósio Internacional do Adolescente ? Adolescência hoje: desafios, práticas e políticas, 2005, São Paulo. I Simpósio Internacional do Adolescente ? Adolescência hoje: desafios, práticas e políticas, 2005.

  • LONGO, I. S. . O movimento da infância e o aprendizado da participação no CMDCA/SP. In: VII ANPED SUDESTE, 2004, Rio de Janeiro. VII ANPED SUDESTE, 2004.

  • LONGO, I. S. . A construção histórica dos direitos da criança e do adolescente e o protagonismo infanto-juvenil. In: Fórum Mundial de Educação de São Paulo, 2004, São Paulo. Fórum Mundial de Educação de São Paulo, 2004.

  • LONGO, I. S. . O aprendizado da participação política dos segmentos sociais na gestão das políticas para infância e adolescência. In: 55 SBPC, 2003, Recife. 55 SBPC, 2003.

  • LONGO, I. S. . Limites e Possibilidades da Participação Popular. In: VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 2001, São Paulo. VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 2001.

  • LONGO, I. S. . Participação Popular & Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente - Democracia e público na práxis educativa dos movimentos sociais e populares. In: I Seminário Nacional ?Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro, 2001, Niterói. I Seminário Nacional ?Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro, 2001.

  • LONGO, I. S. . O protagonismo infanto-juvenil na participação política de estudantes de escolas democráticas e inovadoras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LONGO, I. S. . SER CRIANÇA E ADOLESCENTE NO BRASIL E TER GARANTIA DE DIREITOS: LIMITES E POSSIBILIDADE PARA O ECA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LONGO, I. S. . Feminização do magistério e questões de gênero: mudanças e permanências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LONGO, I. S. . Diversidade étnico-racial versus Democracia racial: discursos e imagens nos livros didáticos de história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LONGO, I. S. . FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E QUESTÕES DE GÊNERO: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LONGO, I. S. . Diversidade étnico-racial versus Democracia racial: discursos e imagens nos livros didáticos de história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LONGO, I. S. . Ser Criança e Adolescente no Brasil e ter garantia de direitos: limites e possibilidades para o ECA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LONGO, I. S. . O livro didático de história e o diálogo com a diversidade étnico-cultural: limites e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LONGO, I. S. . Teoria e Prática da Gestão Democrática na escola pública: conquistas e desafios da EMEF Campos Salles (SP). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LONGO, I. S. . O Sistema de Garantia de Direitos para a Infância, Adolescência e Juventude: Mudanças e Permanências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LONGO, I. S. . A questão da diversidade étnico-racial: mudanças e permanências de discursos e imagens nos livros didáticos do Ensino Fundamental I. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LONGO, I. S. . O estigma dos três ps: pobre, preto, da periferia: a visão de adolescentes da Comunidade Heliópolis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LONGO, I. S. . Estatuto da Criança e Adolescente e a Educação Inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LONGO, I. S. . O desafio das escolas públicas e dos conselhos tutelares na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LONGO, I. S. . DA LEGISLAÇÃO MENORISTA AO ECA: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NOS DISCURSOS E IMAGINÁRIO SOBRE A CONDUTA INFANTO-JUVENIL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LONGO, I. S. . Os direitos das crianças e adolescentes na visão dos conselhos tutelares de São Paulo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LONGO, I. S. . conselhos tutelares e escolas: como atuar na defesa de direitos?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LONGO, I. S. . o estatuto da criança e do adolescente e a sociedade brasileira - o percurso histórico dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LONGO, I. S. . O aprendizado da participação política - o conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LONGO, I. S. . O movimento da Infância e o aprendizado da participação no Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente de São Paulo - CMDCA/SP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LONGO, I. S. . Avaliação da participação política dos conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente de São Paulo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

LONGO, I. S. . 2º Relatório Parcial de Pesquisa. 2015. (Relatório de pesquisa).

LONGO, I. S. . RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA. 2015. (Relatório de pesquisa).

LONGO, I. S. ; PERRELLA, C. S. S. . Formação Cidadã ? 2014. Módulo: Democracia Participativa e Representativa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LONGO, I. S. . ROTEIROS DE ESTUDO DE HISTÓRIA - EMEF CAMPOS SALLES. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDÁTICO PEDAGÓGICA).

LONGO, I. S. . 1º RELATÓRIO PARCIAL D PESQUISA. 2014. (Relatório de pesquisa).

LONGO, I. S. . ROTEIROS DE ESTUDO DE HISTÓRIA - EMEF CAMPOS SALLES. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDÁTICO PEDAGÓGICA).

LONGO, I. S. . 1º Relatório Parcial de Pesquisa. 2013. (Relatório de pesquisa).

LONGO, I. S. . 2º Relatório Parcial de PESQUISA. 2013. (Relatório de pesquisa).

LONGO, I. S. . RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA. 2013. (Relatório de pesquisa).

LONGO, I. S. . A GARANTIA DOS DIREITOS INFANTO-JUVENIS: O PERCURSO HISTÓRICO PARA A APROVAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    A obrigatoriedade da inclusão curricular de conteúdos sobre os direitos das crianças e adolescentes pela Lei 11. 525/07 e o cotidiano escolar: materiais didáticos e práticas inovadoras, Descrição: Resumo: A pesquisa sobre a aplicabilidade da lei 11.525/07, que obriga a inclusão de conteúdos sobre direitos infanto-juvenis nos currículos da Educação Básica tem por objetivo analisar materiais didáticos e práticas pedagógicas que promovam a valorização e empoderamento do protagonismo infanto-juvenil. Introdução: O Estatuto da Criança e do Adolescente, aprovado em 1990, mesmo após mais de duas décadas de existência continua gerando polêmica quanto ao teor da lei, havendo críticas conservadoras sobre a possível ausência de rigor punitivo nos seus artigos, e argumentos favoráveis ao seu conteúdo pelos defensores da legislação protetiva que observa a criança e o adolescente enquanto sujeitos em condição peculiar de desenvolvimento, e, portanto, sujeitos que demandam da família, Estado e sociedade atenção especial. A escola pública é o lócus de vivência das diferenças etárias, étnicas, de classes, de gênero, desta forma, o discurso e a prática sobre ter direitos e deveres são elementos recorrentes na elaboração de projetos pedagógicos, sejam de caráter mais conservador ou mais progressista. Conhecer e analisar materiais e algumas práticas pedagógicas inovadoras representa a possibilidade de compreender o processo de materialização da letra da lei em prática social mediante a efetivação do exercício da cidadania ativa. O estreitamento da relação das Escolas públicas com a defesa dos direitos infanto-juvenis preconizados no ECA e na Lei 11.525/07 implica o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil, devendo, portanto, contribuir para mudança da mentalidade e de práticas educativas que violam os direitos infanto-juvenis. Justificativa: Aprofundar os assuntos relativos à magnitude das inovações do Estatuto da Criança e do Adolescente é fundamental, pois a resistência ao Estatuto precisa ser combatida em todas as esferas, inclusive nas Universidades Públicas e Privadas que estão formando educadores do século XXI, mediante a inclusão do ECA nos currículos. Precisamos de imediato, romper com a herança do modelo repressivo-correcional que ainda faz parte do imaginário e das práticas no atendimento ao segmento infanto-juvenil, precisamos de fato repensar a história da pedagogia, com o desafio da vivência da pedagogia social, conforme demonstram no seu fazer pedagógico cotidiano, as escolas públicas inovadoras da atualidade. Como a Doutrina da Proteção Integral não se coaduna com a Política da Situação Irregular é certo que as mudanças serão realizadas por um processo longo e dialético. Levará tempo para ser incorporada de fato a legislação do ECA no cotidiano de um sociedade autoritária como a brasileira. Desde a promulgação do ECA há informações equivocadas sobre direitos e deveres que foram ideologicamente inculcadas no imaginário coletivo como se fossem dogmas sobre a nova lei, por exemplo, com a nova lei não haveria mais limites para as crianças e adolescentes. O que as pessoas entendem por limites? Estes mitos confundiram e confundem a todos que ora atribuem as mazelas sociais ao ECA quando há casos de violência que envolvem adolescente, ora valorizam o ECA quando há apuração de denúncias quanto à exploração sexual infantil. Com mais de duas décadas de história, o ECA continua incompreendido por muitos; continua sendo alvo da mídia conservadora que rechaça os ditames da lei de proteção integral, como rechaça os direitos humanos, estes associados aos direitos de bandidos e o ECA identificado como direito de menores delinquentes. Ao ampliarmos o conhecimento sobre o ECA no interior das escolas públicas, através da apropriação da legislação pelos alunos e professores, pela participação no processo de escolha dos conselheiros de escola, pela formação e eleição de Grêmios Estudantis, poderemos avaliar as dimensões políticas e pedagógicas de projetos de escolas públicas inovadoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isis Sousa Longo - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Visibilidade da História Africana, Afro-Brasileira e Indígena nos livros didáticos do Ensino Fundamental I: questões teóricas e práticas, Descrição: Esta pesquisa versa sobre a análise de conteúdo dos livros didáticos de história do Ensino Fundamental I, quanto à temática da diversidade étnico-racial. As Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 marcam positivamente a educação brasileira ao incluírem o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo da Educação Básica. A pertinência da legislação implica à realização efetiva de políticas públicas que favoreçam a formação docente para que as discussões e aprofundamento sobre a África, os afro-descendentes e os povos indígenas de fato ocorram nas escolas. Como política pública, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) prioriza a melhoria da qualidade dos livros didáticos e a formação adequada do professor/a para avaliar e selecionar os livros utilizados em sala de aula. Conhecer e avaliar publicações validadas pelo PNLD que são utilizadas nas escolas públicas é relevante para a compreensão de como os conteúdos abordados pelas coleções didáticas, após quase uma década da Lei 10.639/03, têm contribuído ou não para a formação étnico-cultural dos alunos/as, para o respeito e soberania dos povos indígenas e, principalmente, para a identidade da população negra e indígena como protagonista da história, mediante a investigação das representações/papéis sobre os negros e índios, o pluriculturalismo brasileiro e a consciência crítica de combate ao racismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isis Sousa Longo - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Escolas Públicas de Cuiabá e a relação com os Conselhos Tutelares da cidade., Descrição: O projeto de pesquisa Escolas Públicas de Cuiabá e a relação com os Conselhos Tutelares da cidade pretende realizar uma avaliação da relação institucional entre órgãos distintos que trabalham com crianças e adolescentes. As escolas públicas têm sua atuação secular frente ao aprendizado das novas gerações, enquanto o Conselho Tutelar é um órgão da história recente, criado pela Lei Federal 8.069/90 ? o Estatuto da Criança e do Adolescente para zelar pelos direitos do segmento infanto-juvenil. A pesquisa irá por meio de entrevistas, questionários e levantamento de dados nos arquivos dos Conselhos Tutelares, conhecer as ?queixas? mais freqüentes que as escolas públicas demandam aos Conselhos de suas regiões, e a partir destas demandas, iremos analisar como as escolas incorporaram ou não os preceitos do ECA . O universo da pesquisa irá compreender os 5 Conselhos Tutelares da cidade e 10 Escolas Públicas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isis Sousa Longo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Produções acadêmicas sobre o Ensino Colonial em Mato Grosso, Descrição: O projeto de pesquisa: ?Produções acadêmicas sobre o Ensino Colonial em Mato Grosso? tem por objetivo realizar um levantamento bibliográfico das produções científicas realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso ?UFMT, nas diversas áreas do conhecimento como: Educação, História, Geografia, Ciências Sociais, Direitos, Economia, Letras, entre outras; sobre o período colonial na região, tecendo interfaces com a questão do ensino. Com o mapeamento da produção científica sobre o período colonial haverá possibilidade de cruzamento dos dados e fontes pesquisadas que servirão de subsídio para pesquisas posteriores no campo da história local e da educação do período colonial. A problemática sobre a ausência de fontes e documentos que explicitem e caracterizem o ensino no período colonial em Mato Grosso vem sendo objeto de discussão e pesquisa entre diversas áreas de conhecimento. Como nos esclarece Gilberto Luiz Alves, historiadores diletantes e historiadores acadêmicos desde o início do século XX traduzem os esforços de busca pela documentação esparsa e escassa sobre o ensino colonial na Villa de Cuyabá. Fontes documentais como, a Carta Régia de 19 de agosto de 1799, ao Capitão-General Caetano Pinto de Miranda Montenegro, governador de Mato Grosso, que solicita subsídio literário para formar contadores e medidores, profissionais imprescindíveis à marcação das sesmarias, evidenciam a preocupação com a qualificação de mão-de-obra na região, o que remete à necessidade de maior investimento no ensino. Outro exemplo de preocupação dos da época com a situação do ensino, seria a Carta Régia de 03 de setembro de 1799, que solicita ao governador a nomeação de um professor a cada ano letivo, para visitar e fiscalizar o andamento das escolas. A recuperação e localização das fontes históricas sobre o ensino no período colonial são necessárias para o aprofundamento da História da Educação na região do Mato-Grosso, haja vista, a elaboração de políticas públicas de educação, bem. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isis Sousa Longo - Coordenador.

Prêmios

2012

Melhor docente na avaliação dos alunos, USCS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de São Paulo, EMEF CELSO LEITE RIBEIRO FILHO. , Rua Humaitá, Bela Vista, 01321010 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32415519

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8

1993 - Atual

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, DIRETORA, COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Educação Infantil - 1993 - 2000 Professora de História - 2002 - 2016 Diretora concursada da EMEI Maria Helena Barbosa Martins - Parada XV de Novembro - Itaquera - 2005 - 2006 Coordenadora Pedagógica - EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos - Jd Eliza Maria - 2008

2009 - 2013

Centro Universitário São Camilo

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: CONTRATADO, Carga horária: 4

Outras informações:
Docente no curso de Especialização Lato Sensu - "Docência em Saúde"

2012 - 2012

Câmara Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COMISSIONADO - ASSESSORIA PARLAMENTAR, Carga horária: 30

Outras informações:
Assessoria Parlamentar, afastamento remunerado para exercício junto à CMSP, por período determinado (05/03/12 a 31/12/12 - DOM 03/03/12). Assessoria em Projetos de Lei para Educação, especificamente: - Conselhos Gestores do CEU - Centro de Educação Unificado; - EDUCOM - Educomunicação; - Plano Municipal de Educação;

2011 - 2014

Faculdade Zumbi dos Palmares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONTRATADO, Carga horária: 0

Outras informações:
Participação como pesquisadora do Observatório do Negro;

2008 - 2009

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Prefeitura Municipal de Campinas/SP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESTATUTÁRIA - SUPERVISORA EDUCACIONAL, Carga horária: 36

1993 - 2005

Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

Outras informações:
EE Erasmo Braga; EE Congonhas do Campo; EE Mário Marques de Oliveira; EE José Marques da Cruz; EE Orville Derby; EE Ascendino Reis; EE Presidente Roosevelt.

2006 - 2007

Faculdade Morumbi-Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora -clt, Carga horária: 6

2006 - 2007

SESI/SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 16