Pedro Gustavo Aubert

É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Possui Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado (2007) e Licenciatura (2011) pela Universidade de São Paulo . Integra a equipe do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Cidades da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Possui experiência com pesquisa na área de história e trabalhos arquivísticos.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2012 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: ?Fazermo-nos fortes, importantes, e conhecidos?: o Visconde do Uruguai e o direito da gentes na América (1850-1866)
Orientador: Monica Duarte Dantas
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Política Externa; Diplomacia; Intervenção; Direito das Gentes; Conselho de Estado; Ministério. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História Social

2008 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Entre as idéias e a ação: o Visconde de Uruguai, o direito e a política na consolidação do Estado-nacional (1856-1866),Ano de Obtenção: 2011
Monica Duarte Dantas.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Conciliação; Direito; Estado; Política; Projeto.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais

2005 - 2011

Universidade de São Paulo

Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais

2003 - 2007

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

? Curso em Documentos Digitais: suporte e elemento. , Associação de Arquivistas de São Paulo, ARQ/SP, Brasil.

2005 - 2005

 Curso Diagnóstico de Produção Documental para Im. , Associação de Arquivistas de São Paulo, ARQ/SP, Brasil.

2005 - 2005

?X Curso Microfilmagem de Documentos de Arquivo. (Carga horária: 16h). , Associação de Arquivistas de São Paulo, ARQ/SP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em ? Seminário Internacional Luzes nos Trópicos: a ca. , Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em ? Curso de Difusão ? De Idade Média e Outras Idade. , Associação Brasileira de Estudos Medievais, ABREM, Brasil.

2004 - 2004

? Curso em Organização de Arquivos Empresariais. , Associação de Arquivistas de São Paulo, ARQ/SP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em ? Seminário Internacional Independência do Brasil. , Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Arqueologia: Desvendando o Passado. , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AUBERT, P. G. . Simpósio Temático "História, Atuação e Pensamento Estratégico (Séculos XIX-XXI)". 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo "Estudos Interdisciplinares nas Humanidades: perspectivas e limites" e.Fazermo-nos Fortes, Importantes e Conhecidos: o visconde do Uruguai e o Direito das Gentes na América (1849-1865).. 2012. (Encontro).

XIX Encontro Regional de História ANPUH-SP.Entre as Idéias e a Ação: o visconde do Uruguai, o Direito e a Política na Consolidação do Estado Nacional.. 2008. (Encontro).

I EPEGH - Encontro de Pesquisa na Graduação em História.O Visconde do Uruguai e os Limites de sua Retirada.. 2007. (Encontro).

Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.O Visconde do Uruguai e os Limites de sua Retirada.. 2007. (Simpósio).

IV Seminário: A Graduação em Campo.O Supermercado como Espaço de Socialização. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Monica Duarte Dantas

LOPES, J. R. L.; DOHLNIKOFF, Miriam;DANTAS, Monica Duarte. Entre as idéias e a ação: o visconde de Uruguai, o Direito e a política na consolidação do Estado-nacional (1850-1866). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social FFLCH/ USP.

Monica Duarte Dantas

GRINBERG, K.;DANTAS, Monica Duarte; FERREIRA, G. N.; JUNQUEIRA, M. A.; DOHLNIKOFF, Miriam. ?FAZERMO-NOS FORTES, IMPORTANTES E CONHECIDOS?: O VISCONDE DO URUGUAI E O DIREITO DAS GENTES NA AMÉRICA (1849-1865). 2017. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social FFLCH/ USP.

Monica Duarte Dantas

DANTAS, Monica Duarte; MARQUESE, R. B.; OLIVEIRA, C. H. S.. Entre as Idéias e a Ação. O Visconde do Uruguai, seus projetos e escolhas. (1856-1866). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social FFLCH/ USP.

Jose Reinaldo de Lima Lopes

LOPES, J. R. L.; DANTAS, M. D.; DOLHNIKOFF, M.. Entre as idéias e a ação: O Visconde do Uruguai, o direito e a política na consolidação do Estado Nacional (1850-1866). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia , letras e ciências humanas da USP.

Mary Anne Junqueira

JUNQUEIRA, Mary Anne; DANTAS, Monica Duarte; DOLHNIKOFF, Miriam; GRINBERG, Keila; FERREIRA, Gabriela Nunes. Fazermo-nos fortes, importantes e conhecidos: o Visconde do Uruguai e o direito das gentes na América (1849-1865). 2017. Tese (Doutorado em História) - Departamento de História da USP - Universidade de São Paulo.

Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira

DANTAS, M.;OLIVEIRA, C. H. L. S.; MARQUESE, R. B.. Visconde de Uruguai: estudo do protaganistas e suas obras, 1854/1862. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Miriam Dolhnikoff

DOLHNIKOFF, M.; Lopes, José Reinaldo de Lima; Dantas, Monica. Entre as idéias e a ação: O visconde de Uruguai, o direito e a política na consolidação do Estado nacional (1850-1866). 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Miriam Dolhnikoff

DOLHNIKOFF, MIRIAM; Dantas, Monica; Keila Grinberg; Gabriela Nunes Ferreira; Mary Anne Junqueira. "Fazemo-nos fortes importantes e reconhecidos". O visconde do Uruguai e o direito das gentes. 2017. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Monica Duarte Dantas

Entre as idéias e a ação: o Visconde de Uruguai, o direito e a política na consolidação do Estado-nacional; 2011; Dissertação (Mestrado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social FFLCH/ USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Monica Duarte Dantas;

Monica Duarte Dantas

?FAZERMO-NOS FORTES, IMPORTANTES E CONHECIDOS?: O VISCONDE DO URUGUAI E O DIREITO DAS GENTES NA AMÉRICA (1849-1865); 2017; Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social FFLCH/ USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Monica Duarte Dantas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AUBERT, P. G. ; SILVA, J. F. E. G. . Pax armada na bacia do prata: a política de defesa da armada imperial contra República do Paraguai (1852-1864). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA MILITAR , v. 23, p. 49-67, 2018.

  • AUBERT, P. G. . COSER, Ivo, Visconde do Uruguai - Centralização e Federalismo no Brasil, 1823-1866.. Almanack Braziliense , v. 11, p. 153-157, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SAMPIETRI, C. E. ; AUBERT, P. G. . Pesquisando na Discoteca: Flávia Toni. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUBERT, P. G. . Honvéd no Brasil. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPIETRI, C. E. ; AUBERT, P. G. . Pesquisando na Discoteca: Nilcéia Baroncelli. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SAMPIETRI, C. E. ; AUBERT, P. G. . Pesquisando na Discoteca: José Eduardo Azevedo. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUBERT, P. G. . 50 Anos do Levante Húngaro. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AUBERT, P. G. . 'O Entre-Guerras no Rio da Prata: Pax Armada e Diplomacia (1852-1864)'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AUBERT, P. G. . O Estudo do Folclore no Brasil. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro Didático para Ensino de Sociologia no Ensino Médio).

AUBERT, P. G. . Revisão do Catálogo HIstórico-Fonográfico da Discoteca Oneyda Alvarenga. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão de Catálogo).

AUBERT, P. G. . Relatório de Qualificação de Mestrado. 2010. (Relatório de pesquisa).

AUBERT, P. G. . Relatório Final de Mestrado. 2010. (Relatório de pesquisa).

AUBERT, P. G. . Relatório Parcial de Mestrado. 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Mapeamento das Relações Exteriores do Império do Brasil, Descrição: Mapeamento político das relações internacionais do Império do Brasil do Primeiro Reinado ao fim do Império.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Gustavo Aubert - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Fazermo-nos Fortes, Importantes e Conhecidos: o visconde do Uruguai e o Direito das Gentes na América (1849-1865)., Descrição: Pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP. Estudo da atuação de Paulino José Soares de Souza, visconde do Uruguai na formulação de uma estratégia de política externa para o Brasil no Segundo Reinado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Pedro Gustavo Aubert - Integrante / Monica Duarte Dantas - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    Entre as Idéias e a Ação: o Visconde do Uruguai, o Direito e a Política na Consolidação do Estado Nacional (1850-1866), Descrição: Pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP. Estudo da atuação política de Paulino José Soares de Souza, visconde do Uruguai desde sua última participação na política ministerial até sua morte em 1866.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Gustavo Aubert - Integrante / Monica Duarte Dantas - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2004 - 2006

    Hungria 1956: E o Muro Começa a Cair, Descrição: Pesquisa sobre o levante húngaro de 1956. A pesquisa baseou-se em diversos documentos como material de imprensa, material partidário, relatos publicados e entrevistas. Como produto final, foi publicado em 2006 o livro Hungria 1956: E o Muro Começa a Cair. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Gustavo Aubert - Integrante / Angelo Segrilo - Integrante / Ladislao Szabo - Coordenador / Maria Aparecida de Aquino - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2008

    Instituto de Estudos Brasileiros

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/2007

      Estágios , Laboratório de Conservação e Restauro, .,Estágio realizado, Elaboração de projetos, higienização e restauração de obras em suporte de papel..

  • 2006 - 2008

    Centro Cultural São Paulo

    Vínculo: Estagiário de Ciências Sociais, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2006 - 01/2008

      Estágios , Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, .,Estágio realizado, Catalogação e organização do fundo Discoteca Pública Municipal. Atendimento na Exposição Cantos Populares do Brasil. Série de programas de rádio: Pesquisando na Discoteca. Controle climático da reserva técnica do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda..

  • 2012 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Pesquisa de Doutorado: "Fazer-mo-nos Fortes, Importantes e Conhecidos: o visconde do Uruguai e o Direito das Gentes na América (1849-1865). Programa de Pós-Graduação em História Social. FFLCH/USP.

  • 2008 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa de Mestrado: Entre as idéias e a Ação: o visconde do Uruguai, o Direito e a Política na Consolidação do Estado Nacional (1850-1866). Programa de Pós-Graduação em História Social. FFLCH/USP. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

  • 2004 - 2006

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

    • 03/2008 - 08/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Universidade Nove de Julho

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Curso de Pós-Graduação Lato Sento em Gestão de Cidades. História do Federalismo no Brasil