Rômulo Cunha Corrêa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é assessor de economia - Foreign and Commonwealth Office. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia industrial, comércio entre países e indústrias e integração econômica.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
David Kupfer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional / Especialidade: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais.

Graduação em Ciências Econômicas

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Marta Calmon Lemme

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Escuela de Verano en Economías Latino-Americanas. (Carga horária: 360h). , Comissão Econômica para América Latina e Caribe.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congreso Anual 2011 de la Asociación de Economía para el Desarrollo de la Argentina (AEDA):. INTEGRACIÓN PRODUCTIVA EN AMÉRICA DEL SUR Y EVIDENCIAS SOBRE LA ESPECIALIZACIÓN VERTICAL: EL CASO DE BRASIL. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marta dos Reis Castilho

Kupfer, D.CASTILHO, M. R.; De Negri, J.. Especialização Vertical na Argentina e no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

DAVID KUPFER

Especialização Vertical na Argentina e no Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: David Sergio Kupfer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORRÊA, R. C. . "INTEGRACIÓN PRODUCTIVA EN AMÉRICA DEL SUR Y EVIDENCIAS SOBRE LA ESPECIALIZACIÓN VERTICAL: EL CASO DE BRASI. In: III Congreso Anual 2011 de la Asociación de Economía para el Desarrollo de la Argentina (AEDA):, 2011, Buenos Aires. III Congreso Anual 2011 de la Asociación de Economía para el Desarrollo de la Argentina (AEDA): "Consolidación del modelo productivo. Propuestas para la nueva década", 2011.

  • CORRÊA, R. C. . Integración productiva en América del Sur: evidencias sobre la especialización vertical. Revista de Economía del Caribe , 2011.

  • CORRÊA, R. C. . INTEGRACIÓN PRODUCTIVA EN AMÉRICA DEL SUR Y EVIDENCIAS SOBRE LA ESPECIALIZACIÓN VERTICAL: EL CASO DE BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Foreign and Commonwealth Office, Embaixada Britânica no Brasil. , SES 803, Asa Sul, 70200-010 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (061) 33292341

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Agência de Promoção de Exportações do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios Internacionais IV, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Criação de proposta de valor a partir dos estudos técnicos desenvolvidos nos setores de infraestrutura e startups. Articulação e desenvolvimento de parcerias com players públicos e privados dos setores de atuação. Identificação por meio de Inteligência de Investimentos (estudos próprios ou contratados), segmentos com maior possibilidade de investimentos. Desenvolvimento de estudos técnicos setoriais. Mapeamento de empresas com potencial de investimentos no Brasil. Planejamento e Execução de campanhas setoriais de atração proativa de investimentos. Prestação de atendimento à investidores internacionais. Organização de visitas de investidores estrangeiros ao Brasil. Analisar o plano de negócios da empresa estrangeira. Identificação de empresas e startups nacionais que necessitem de aporte de recursos em participação. Realização de palestras para empresas, investidores, mídias, associações e público interno sobre atração de investimentos nos setores prioritários. Revisar e elaborar metodologias de atração de Investimento Externo Direto (IED).

  • 2013 - 2014

    Department for Foreign Affairs, Trade and Development Canada

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Assessor de Economia e Política Comercial, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Análise da Economia Brasileira e as políticas econômicas adotadas pelo Governo Brasileiro para a Missão Diplomática Canadense, para o Ministério das Relações Exteriores Canadense e agências governamentais do Canadá. Promover o Canadá para o governo e setor privado brasileiro com o objetivo de melhorar o acesso a mercados de empresas canadenses no Brasil. Assessorar sobre a possibilidade de um acordo econômico e de livre-comércio Canadá-Mercosul. Relatórios Conjunturais mensais do Brasil envolvendo a dinâmica das variáveis macroeconômicas, da indústria nacional e comércio exterior e da distribuição da renda. Estabelecer e manter ampla rede de contatos acadêmicos, de think-tanks, governamentais e empresariais nas áreas de indústria, economia e infraestrutura em nível sênior e operacional. Acompanhar tramitação legislativa e aprovação de leis, normas e regulações nas áreas de economia, investimento, tributação e política comercial. Avaliar impacto de tais medidas para as empresas do Canadá. Acompanhar os desenvolvimentos da política comercial Brasileira, as relações econômicas e comerciais com o Mercosul, suas negociações do acordo de livre-comércio com a União Européia. Assessorar empresas Canadenses nas suas relações com o governo Brasileiro na implantação de seus planos de negócios no Brasil, incluindo reuniões com oficiais do governo para a resolução e convergência de potenciais litígios. Responder (em aspecto consultivo) ao governo Brasileiro por investigações anti-dumping contra empresas canadenses. Analisar medidas de proteção comercial e possível descumprimento dos compromissos brasileiros acordados com a Organização Mundial do Comércio (OMC). Ser o ponto focal para a Representação do Canadá na OMC e dar suporte na análise das políticas comerciais brasileiras, incluindo o regime automotivo Inovar-Auto e o Plano Brasil Maior e de subsídios creditícios à exportação. Elaboração de peças analíticas complexas sobre grandes temas da e

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Tutoria para a turma de Introdução a Microeconomia no curso de Ciências Econômicas

  • 2010 - 2012

    Foreign and Commonwealth Office

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor de Economia, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Análise da Economia Brasileira e as políticas econômicas adotadas pelo Governo Brasileiro para a Missão Diplomática Britânica, para o Ministério das Relações Exteriores Britânico e para as outras agências governamentais do Reino Unido (Bank of England e Tesouro). Relatórios Conjunturais mensais do Brasil envolvendo a dinâmica das variáveis macroeconômicas, da indústria nacional e comércio exterior e da distribuição da renda. Elaboração de peças analíticas complexas sobre grandes temas da economia Brasileira (Pré-Sal, Política Industrial e Desindustrialização, Dívida Pública, Previdência, Infraestrutura, Dinâmicas Regionais e participação estatal na Economia) Gerenciamento de amplo portfólio de projetos sobre Reforma Econômica do Fundo de Cooperação Britânico com o governo Brasileiro orçado em R$3 milhões. Criação de conceito, desenho, supervisão e suporte técnico aos projetos e pesquisas. Implementação dos Projetos nas áreas de Integração Financeira no Mercosul, Reforma do Mercado de Capitais, Transparência e Eficiência no Gasto Publico, junto ao Banco Central Brasileiro e Ministérios da Casa Civil, MPOG e Fazenda) e parceiros (Fundação Getúlio Vargas, Banco Central Europeu e Bank of England) Elaboração de briefings para autoridades Britânicas sobre temas referentes ao Brasil como nas reuniões e cúpulas do G20 e visitas oficiais ao país. Análise de oportunidades econômicas e de negócios para o Departamento de Comércio e Investimento do Reino Unido a nível macroeconômico e da indústria Brasileira.

  • 2010 - 2010

    Banco Interamericano de Desenvolvimento

    Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40