Rogério dos Santos

Possui graduação em Letras - Licenciatura em Espanhol - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e graduação em Letras - Licenciatura em Português - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor de língua espanhola (estagiário) - CENEX FALE - UFMG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: hispanismo, literatura hispano-americana, língua espanhola e literatura espanhola.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estudos Literários

2011 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Rômulo Monte Alto.Palavras-chave: Literatura Hispano-americana.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Graduação em Letras Português Licenciatura

2005 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Letras Espanhol Licenciatura

2005 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Atualização em Ensino de Língua Espanhola. (Carga horária: 80h). , CENEX FALE - UFMG.

1996 - 1999

Língua Espanhola. (Carga horária: 360h). , Centro Cultural Brasil-España de Belo Horizonte.

1995 - 1996

Língua Espanhola. (Carga horária: 120h). , Associação Cultural José Martí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Memória e violência no romance Rosa Cuchillo, de Óscar Colchado. 2011. (Congresso).

Segundas Jornadas Internacionales de Formación e Investigación en Lenguas Extranjeras y Traducción.Reflexión sobre la traducción de cuentistas cuzqueños: limites y posibilidades. 2010. (Seminário).

Colóquio Internacional A herança de Arguedas aos 40 anos de sua ausência. 2010. (Outra).

IX Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG (IX SEVFALE).A tradução de jovens contistas cusquenhos: contos de John Paucar Aguirre. 2009. (Outra).

IV Encontro de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira de Minas Gerais. APEMG Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais. 2007. (Encontro).

I Jornada do NELAM / NELAP.Imagens de culturas periféricas: México, Espanha e Brasil. 2007. (Outra).

VI SEVFALE.Unidade e diversidade da língua espanhola segundo Unamuno. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mirvane Vasconcelos Santos Melo

MELO, M. V. S.. Centro de Reabilitação para deficientes visuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Fundação Universidade de Itaúna.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edil Vasconcellos de Paiva

A formação do professor de História na Universidade Federal de Juiz de Fora; Início: 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Edil Vasconcellos de Paiva

História e Cidadania nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História para o Ensino Fundamental; 2002; 168 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edil Vasconcellos de Paiva;

Ana Cristina Santos Parreiras

Trabalho de Conclusão de Curso - Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual - Divinópolis/MG; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Itaúna; Orientador: Ana Cristina Santos Parreiras;

Elisa Maria Amorim Vieira

Hispanismo: diálogos e conflitos entre culturas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - graduação) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Elisa Maria Amorim Vieira;

Rômulo Monte Alto

Portal virtual de entrada aos acervos da literatura andina peruana contemporânea; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Romulo Monte Alto;

Fausto Aloisio Pedrosa Pimenta

A atenção domiciliar na prevenção e detecção precoce de complicações respiratórias em pacientes com demências; 2006; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Faculdade de Ciências Médicas Unifenas; Orientador: Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, R. . Reflexión sobre la traducción de jóvenes cuentistas cusqueños: límites y posibilidades. In: Segundas Jornadas Internacionales, 2010, Buenos Aires. Actas de las Segundas Jornadas Internacionales, 2010.

  • SANTOS, R. ; VIEIRA, E.M.A. . Questões sobre o hispanismo. In: VI SEVFALE, 2006, Belo Horizonte. Anais da VI SEVFALE, 2006.

  • SANTOS, R. . Memória e violência no romance Rosa Cuchillo, de Óscar Colchado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. . Reflexión sobre la traducción de cuentistas cuzqueños: limites y posibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. . A tradução de jovens contistas cusquenhos: um trabalho bárbaro.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. . Imagens de culturas periféricas: México, Espanha e Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. . Unidade e diversidade da língua espanhola segundo Unamuno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, R. ; MONTE ALTO, R. . O pesquisador de arquivo como um policial? O caso Rodó e suas adjacências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Literatura andina e cultura peruana: traduzir para entender, Descrição: Trata-se de um projeto que tem como objeto de estudo a literatura andina, sua crítica e certos fenômenos culturais contemporâneos, produzidas a partir de três grandes regiões do Peru Lima, Cuzco e Chimbote desde o começo dos anos de 1970. Está centrado na tradução crítica de obras literárias, bem como na discussão teórica do sentido e lugar dessa literatura andina no mundo contemporâneo, através do estudo do percurso de sua crítica literária e acadêmica, além do exame dos conflitos culturais que surgiram em torno de três sujeitos capitais na cultura peruana, o criollo, o cholo e o chicha. Reconhece como referente dessa contemporaneidade a presença de uma narrativa que aparece posteriormente ao último livro de José María Arguedas, El zorro de arriba y el zorro de abajo (1971), que veio a ser conhecida posteriormente como pós-arguediana . A principal característica dessa narrativa é a presença de uma relação problemática entre seus referentes, reflexo da tensão vivida entre costa, serra e metrópole, além do acosso que a língua castelhana receberá das línguas nativas, especialmente do quéchua por um lado, e, por outro, dos mitos pré-hispânicos que povoam a imaginação e a narrativa oral popular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rogério dos Santos - Integrante / Romulo Monte Alto - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Memória, Experiência e Ficção: Narrativas da Guerra Civil Espanhola, Descrição: Este projeto de iniciação científica, vinculado ao Núcleo Walter Benjamin, da Faculdade de Letras da UFMG, pretende reunir as pesquisas de três alunos da graduação em torno da relação entre memória, experiência e ficção, tendo como núcleo central narrativas literárias cujo tema esteja associado à Guerra Civil Espanhola. Para isso, serão estudadas e discutidas as teorias da história e da narração de Walter Benjamin. Dar-se-á especial atenção aos textos O Narrador , Experiência e pobreza e Sobre o conceito da História , nos quais o pensador alemão desenvolve a reflexão sobre o enfraquecimento da experiência na modernidade; o fim da arte de contar decorrente do fracasso da experiência; e, por último, expõe sua crítica à historiografia burguesa e à historiografia progressista, contrapondo a estas uma concepção da história enquanto experiência com o passado. A partir do suporte teórico do pensamento de Walter Benjamin e de autores que se detém nas relações entre história e literatura, serão analisadas as seguintes obras de autores espanhóis que desenvolvem a questão da experiência e da memória relacionada à Guerra Civil: Campo de almendros, de Max Aub; Los usurpadores e La cabeza del cordero, de Francisco Ayala; Ramona, adiós, de Montserrat Roig, e Soldados de Salamina, de Javier Cercas. Enquanto os dois primeiros autores escrevem desde seu envolvimento direto com a guerra, que durou de 1936 a 1939, e, depois disso, desde o longo período de exílio; os dois últimos pertencem a uma geração que reconstrói os fatos que marcaram a história espanhola do século XX a partir da voz, da visão e da experiência de seus antepassados. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rogério dos Santos - Integrante / Elisa Amorim Vieira - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Hispanismo: Diálogos e Conflitos entre Culturas., Descrição: A proposta deste projeto, vinculado ao NELAM (Núcleo de Estudos Latino-americanos), é conseqüência do curso O cânone literário espanhol: Geração de 98, ministrado por mim no primeiro semestre de 2006 na graduação da FALE. Após discutir e analisar uma série de ensaios de Miguel de Unamuno, concluímos que as questões levantadas pelo autor, especialmente aquelas que se referem à percepção da multiplicidade que configura as tradições culturais de uma coletividade, têm sido continuamente discutidas no âmbito do hispanismo. A necessidade de aprofundar e ampliar essa discussão e de cotejar os textos de Unamuno com os de escritores hispano-americanos e espanhóis contemporâneos leva-nos, agora, a propor a criação de um grupo de estudos que possa dar prosseguimento a esse trabalho recém-iniciado. Nesse sentido, esta pesquisa irá abordar os conflitos que, segundo Eduardo Subirats, atravessaram e continuam atravessando as chamadas culturas hispânicas: a cristã em contraposição à cultura islâmica, à judia e às culturas indígenas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Rogério dos Santos - Integrante / Elisa Amorim Vieira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. , Av Antonio Carlos, 6627, Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34096162, Ramal: 6502

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional