Cassia Amara da Conceição Bruno de Azevedo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise - Seção Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atuou como professora no curso de Especialização em Psicanálise da Faculdade de Medicina de Campos.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicanálise

2016 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador:Marco Antonio Coutinho Jorge.

Graduação em Psicologia

2008 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Perversão e perversidade: uma proximidade equivocada
Orientador: Luciano da Fonseca Elia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

Extensão universitária em FORMAÇÃO PERMANENTE. , CORPO FREUDIANO ESCOLA DE PSICANÁLISE - SEÇÃO RJ, CFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DESPRET, V. ; ARENDT, R. J. J. ; MORAES, M. ; SCHOREDER, V. ; AZEVEDO, C. A. C. B. . II Colóquio Internacional Entre-Redes: As Ciências da Emoção. 2011. (Congresso).

SHINORARA, H. ; FALCONE, E. ; DAUGUSITN, J. F. ; AZEVEDO, C. A. C. B. . VIII Mostra de Terapia Cognitivo Comportamental. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Jornada do Corpo Freudiano ? Escola de Psicanálise Núcleo Barra Mansa A formação do psicanalista.Breves considerações sobre a Ética da Psicanálise, o Desejo do analista e o desejo de ser analista. 2017. (Encontro).

O irracional e o sujeito - Uma aproximação possível entre a matemática e a psicanálise - Workshop com Antônio Borges. 2017. (Oficina).

VII Colóquio Internacional e VII Encontro Nacional do Corpo Freudiano."Da fantasia fundamental ao masoquista...". 2017. (Outra).

Workshop promovido pela Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro ? RJ ?O feminino na MPB: uma leitura psicanalítica? Ministrado pelo prof. Marcos Comaru. 2017. (Oficina).

Colóquio - VI Encontro Nacional e VI Colóquio Internacional do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise - O corpo e a carne. 2016. (Outra).

IV Colóquio Interpsy: Loucura privada, loucura pública, 'Fou de toi..., quelle folie...!'. 2016. (Outra).

XII Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ - 50 anos dos Escritos de Jacques Lacan. 2016. (Simpósio).

XI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ - Cem anos de metapsicologia: os conceitos fundamentaisis. 2015. (Simpósio).

IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DO CORPO FREUDIANO - Psicanálise leiga e seus destinos. 2014. (Outra).

I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: A sideração do desejo e as homossexualidades. 2013. (Outra).

VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT E OS SABERES DO HOMEM. 2013. (Outra).

X Simpósio Programa de Pós-Graduação em Psicanálise da UERJ - Psicanálise e saúde entre o Estado e o sujeito. 2013. (Simpósio).

"Recuperação psíquica de ex-crianças-soldados em Moçambique". 2012. (Seminário).

IV COLÓQUIO INTERNACIONAL ESCRITA E PSICANÁLISE: LINGUAGEM E CORPO. 2012. (Outra).

I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade - A Clínica do Mal-Estar. 2011. (Congresso).

III Seminário de Prevenção do Suicídio da UERJ. 2011. (Seminário).

Semana da Psicologia da UERJ - Integrando possibilidades das práticas psi: Formação sob diversos horizontes.. 2010. (Outra).

Seminário Internacional Ser Feliz Hoje: Reflexões sobre o Imperativo de Felicidade. 2010. (Seminário).

Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle - Jornada Externa Perversão e Laço Social. 2010. (Congresso).

6ª Mostra de Terapia Cognitivo Comportamental. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Braga de Andrade

JORGE, Marco Antonio Coutinho.; FERREIRA, N. P.;ANDRADE, Cláudia Braga de. Sobre o estatuto do conceito de perversão: um estudo. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia Braga de Andrade

JORGE, Marco Antonio Coutinho.;ANDRADE, Cláudia Braga de; FERREIRA, N. P.. Perversão e crimes sexuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marco Antonio Coutinho Jorge

JORGE, M. A. C.FERREIRA, N. P.; ANDRADE, C. B. de. Sobre o estatuto do conceito de perversão: um estudo. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marco Antonio Coutinho Jorge

JORGE, M. A. C.FERREIRA, N. P.; ANDRADE, C. B. de. Perversão e crimes sexuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nádia Paulo Ferreira

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; ANDRADE, C. B.. Sobre o estatuto do conceito de perversão: um estudo. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nádia Paulo Ferreira

JORGE, M. A. C.;FERREIRA, N. P.; ANDRADE, C. B.. Perversão e crimes sexuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Antonio Coutinho Jorge

Estrutura perversa, perversidade e ato perverso: indagações no que tange ao contexto dos crimes sexuais; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Marco Antonio Coutinho Jorge;

José Augusto Evangelho Hernandez

A PSICOLOGIA DO AMOR: VINTE ANOS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS NACIONAIS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Augusto Evangelho Hernandez;

ALEXANDRA CLEOPATRE TSALLIS

Dispositivo Clínico: tecendo redes; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandra Cleopatre Tsallis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HERNANDEZ, J. A. E. ; Araujo, A.L. ; AZEVEDO, C. A. C. B. ; PLACIDO, M. G. . Psicologia do Amor no Brasil: Vinte anos de estudos científicos. In: II Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal: Interpersona, 2011, Vitória. Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal: Interpersona, 2011.

  • AZEVEDO, C. A. C. B. . Da fantasia fundamental ao masoquista.... 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, C. A. C. B. . Breves considerações sobre a Ética da Psicanálise, o Desejo do analista e o desejo de ser analista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, C. A. C. B. . Algumas considerações psicanalíticas sobre perversão, abuso sexual e fantasia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AZEVEDO, C. A. C. B. . Algumas considerações psicanalíticas sobre perversão, abuso sexual e fantasia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Psicologia do Amor no Brasil: Vinte anos de estudos científicos, Descrição: Embora a pesquisa em psicologia do amor no âmbito internacional tenha crescido muito nas últimas décadas, não se tem dados sistematizados que revelem o estado da literatura nacional neste assunto. Este estudo apresenta uma revisão integrativa das publicações científicas sobre o construto amor no Brasil, sumarizou os artigos de pesquisas e construiu conclusões globais acerca da produção sobre o tópico. Assim, recuperou, exclusivamente, trabalhos desenvolvidos na perspectiva da Psicologia Social experimental. A busca se deu em periódicos científicos brasileiros indexados nas bases de dados SciELO, IndexPSI e LILACS no período de 1991-2010. Foram encontrados 18 artigos, sendo 5 dos anos 90 e 13 da primeira década do século XXI, que foram classificados em três grupos: revisões teóricas (4), pesquisas descritivas e correlacionais (8) e estudos psicométricos (6). Nas revisões, foram encontrados os seguintes enfoques: descrição das principais teorias científicas sobre o amor, amor e feminilidade, amor e patologia e os perigos da paixão na perspectiva evolucionista. Entre as abordagens correlacionais, foram identificadas investigações acerca das relações entre autoestima e o amor, do processo de seleção de parceiros amorosos hetero e homossexuais, dos componentes do amor e a satisfação amorosa, dos tipos de experiências amorosas e o sexo dos participantes, da relevância das histórias de amor para descrever os tipos de amor experimentados, da relação entre bem-estar e a consistência ideal-percepção do parceiro amoroso e da evolução da comunicação amorosa através das cartas. Entre o grupo dos estudos psicométricos foram encontrados os relatos de construção e confirmação de apenas um instrumento brasileiro de medida das relações amorosas, os demais relataram processos de adaptação de escalas estrangeiras. Reproduzindo o cenário da pesquisa internacional, o modelo teórico e os instrumentos de medida mais abordados foram os do psicólogo norte-americano Sternberg. Observou-se o. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Cassia Amara da Conceição Bruno de Azevedo - Integrante / Ana Louise de Araujo - Integrante / Fabio Victor Castro Neves - Integrante / Monique Gomes Plácido - Integrante / Jose A E Hernandez - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária em Psicanálise do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estágio Coordenado pela Professora/Supervisora do SPA-UERJ Ana Costa.

2011 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária do Projeto Centro de Estudos e Divulgação da Síndrome X-Frágil

2011 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária em Clínica Ampliada do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estágio Coordenado pela Professora/Supervisora Alexandra Tsállis.

2012 - 2014

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

2017 - 2017

Faculdade de Medicina de Campos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora contratada para ministrar a disciplina de Perversão (20h) no curso de Especialização em Psicanálise (lato sensu) da Faculdade de Medicina de Campos.