Gabriela Albarello Friedrich

Pós-graduanda da Especialização em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp - Rede LFG (2011). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), instituição da qual recebeu a Láurea Acadêmica. Atuou em projetos de pesquisa e extensão. Participou do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araujo, tendo diversos trabalhos publicados e apresentados em eventos nacionais e internacionais. Advogada associada em Blattes Advogados Associados. Tem experiência em Direito Civil, Processual Civil, Ambiental e Administrativo.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em Direito Público

2011 - Atual

Universidade Anhanguera Uniderp

Graduação em Direito

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Colégio Franciscano Sant'Anna

Ensino Fundamental (1º grau)

1995 - 2002

Colégio Franciscano Sant'Anna

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Curso de Língua. (Carga horária: 64h). , Associação Italiana de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Constitucional.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Ambiental.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Penal.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Penal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Brasileiro de Direito Penal Contemporâneo. 2009. (Congresso).

II Seminário Regional de Direito de Família de Santa Maria. 2008. (Seminário).

V Seminário de Direito Militar da Guarnição de Santa Maria. 2008. (Seminário).

I Seminário Nacional de Grupos de Pesquisa em Direito Ambiental e III Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco. 2008. (Simpósio).

10º Acampavida. 2008. (Oficina).

Fadisma Entre/Mentes 5º Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.A questão dos transgênicos frente à principiologia ambiental e a seguridade alimentar. 2008. (Outra).

VI Semana Acadêmica do Direito - UFSM. 2007. (Congresso).

IV Ciclo de Palestras dos Operadores do Direito. 2007. (Outra).

V Semana Acadêmica do Direito - UFSM. 2006. (Congresso).

1º Seminário Regional de Direito de Família. 2006. (Seminário).

VI Simpósio Estadual de Direito Agrário. 2006. (Simpósio).

Violência e Institucionalização. 2006. (Encontro).

III Ciclo de Palestras dos Operadores do Direito. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jerônimo Siqueira Tybusch

ARAUJO, L. E. B.;TYBUSCH, J. S.; GREGORI, Isabel Christine. A Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos como um Instrumento de GEstão Sustentável das Águas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Ernani Bonesso de Araújo

A cobrança pelo uso de Recursos Hídricos como um instrumento de Gestão Sustentável das Águas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Luiz Ernani Bonesso de Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Araujo, Luiz Ernani Bonesso ; FRIEDRICH, G. A. ; Stahlhöfer, Iásin Schäffer . Por uma reflexão latinoamericana acerca do conceito de Segurança Alimentar. In: X Corredor de las Ideas, 2009, Maldonado. Anais do X Corredor de las Ideas, 2009.

  • Araujo, Luiz Ernani Bonesso ; FRIEDRICH, G. A. ; Stahlhöfer, Iásin Schäffer . A questão dos transgênicos frente à principiologia ambiental e a seguridade alimentar. In: Fadisma Entre/Mentes 5º Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Santa Maria. Anais do Fadisma Entre/Mentes 5º Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008.

  • FRIEDRICH, G. A. . A exploração econômica dos recursos hídricos no Brasil frente à proteção da biodiversidade 2010 (Resumos expandidos publicados em anais de congressos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Aspectos Relevantes da Segurança Alimentar com relação a organismos alimentares geneticamente modificados frente à Sociedade de Risco e ao Direito Ambiental, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriela Albarello Friedrich - Integrante / Luiz Ernani Bonesso de Araujo - Coordenador / Iásin Schäffer Stahlhöfer - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Sócio-biodiversidade: Repensando o Estado de Direito, Descrição: Considerando a enorme biodiversidade existente no continente latino-americano, o potencial que o conhecimento tradicional apresenta para a utilização desses recursos naturais e o aumento significativo do interesse das potências internacionais e empresas multinacionais sobre essas riquezas, impõe-se buscar maneiras que visem à preservação dessa sócio-biodiversidade. Neste sentido, são necessárias estratégias que possibilitem o combate da hegemonia da perspectiva econômica (que se observa, por exemplo, nos atuais planos para ocupação do bioma Pampa), de modo a se pensar em um desenvolvimento pautado na diversidade ecológica e humana. Desse modo, impõe-se um repensar no modo de perceber o mundo, de forma que o olhar linear de origem cartesiana dá lugar a uma percepção de caráter sistêmico-complexo, a qual leva em conta que a realidade se apresenta de modo multidimensional, onde o local e o global se fusionam, e as dimensões da biosfera e sociosfera se interpenetram. A partir dessa nova percepção, emerge a necessidade de construção de um novo Estado de Direito, que prime pela conservação da sociobiodiversidade, de modo que a condição eco-cidadã do indivíduo assume uma posição central na ordem jurídica, em especial, na dimensão constitucional. Dessa maneira, este projeto de pesquisa tem por objetivo verificar a hipótese da construção de um Estado de Direito focado na multidimensionalidade da sócio-biodiversidade, de modo a embasar a edição, interpretação e aplicação do ordenamento jurídico, em busca da emergência de direitos que reafirmem a relação histórica entre os povos tradicionais e a biodiversidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriela Albarello Friedrich - Integrante / Luiz Ernani Bonesso de Araujo - Coordenador / Iásin Schäffer Stahlhöfer - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Láurea Acadêmica, Universidade Federal de Santa Maria.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional