Luana Fernandes da Silva

Enfermeira graduada em 2012 pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalhando no Hospital Francisco Silva Telles desde outubro de 2013 no setor de acolhimento/classificação de risco. Atualmente no oitavo período do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2014 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Enfermagem

2008 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A gestante portadora do vírus HIV e a percepção da maternidade: uma contribuição para o cuidado de enfermagem
Orientador: Profª. Drª. Thelma Spindola

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Medicina do Sono. (Carga horária: 35h). , Plataforma Veduca - USP, VE, Brasil.

2016 - 2016

III Curso Continuado de Cirurgia Geral - Módulo de Trauma. (Carga horária: 9h). , Colégio Brasileiro de Cirurgiões, CBC, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento Básico de Suturas. (Carga horária: 7h). , Universidade Estacio de Sa, Faculdade de Medicina, UNESA, Brasil.

2016 - 2016

Curso de extensão a distância Urgência e Emergência - Temas prioritários. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2016 - 2016

Emergências Clínicas. (Carga horária: 24h). , Curso Preparatório Medcel, MEDCEL, Brasil.

2016 - 2016

Liga Acadêmica de Cirurgia. (Carga horária: 70h). , Universidade Estacio de Sa, Faculdade de Medicina, UNESA, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, COREN, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Interpretação de Eletrocardiograma. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, COREN, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Aperfeiçoamento Profissional na Área de Enfermagem. (Carga horária: 180h). , Seiton Cursos, SC, Brasil.

2012 - 2012

Técnicas para melhoria dos processos de trabalho em unidades de saúde. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Registros de Enfermagem com enfoque na SAE. (Carga horária: 10h). , Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, COREN, Brasil.

2010 - 2010

A Enfermagem e seu Papel na Saúde Pública. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2010 - 2010

O Cuidado na Área de Enfermagem Cardiovascular. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

XI Ciclo de Palestras em Oncologia. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1ª Jornada de Cardiometabolismo SOCERJ. 2017. (Congresso).

27th European Meeting on Hypertension and Cardiovascular Protection. Cardiovascular risk profile in a family health program in Rio de Janeiro ? a pilot project. 2017. (Congresso).

34º Congresso de Cardiologia SOCERJ. Prevalência da hipertensão arterial diagnosticada pela medida de consultório e da monitorização residencial da pressão arterial em um programa de saúde da família no Rio de Janeiro - Um projeto Piloto. 2017. (Congresso).

41º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

VII Congresso de Medicina da Universidade Estácio de Sá - X Jornada de Iniciação Científica Est. Questionário Stop-Bang e Escala de Sonolência de Epworth como ferramenta de rastreio de Apneia Obstrutiva do Sono em um programa de saúde da família no Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).

XI Simpósio de Trauma e Emergência - LATES UFRJ. 2017. (Simpósio).

XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Prevalência de Hipertensão Arterial no consultório e na monitorização residencial da pressão arterial em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família no Rio de Janeiro ? Projeto Piloto do Estudo Laparc. 2017. (Congresso).

1º Simpósio de Terapia Intensiva Pediátrica da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016. (Simpósio).

VI Congresso de Medicina da Universidade Estácio de Sá - IX Jornada de Iniciação Científica da. Avaliação do perfil de risco cardiovascular em uma população adulta acompanhada no programa de saúde da família no centro do município do Rio de Janeiro. 2016. (Congresso).

12ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.A gestante portadora do HIV e a percepção da maternidade: uma contribuição para a enfermagem. 2012. (Outra).

1º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem Obstétrica.A gestante portadora do HIV e a percepção da maternidade: uma contribuição para a enfermagem. 2012. (Seminário).

50º Congresso Científico do HUPE. 2012. (Congresso).

I Jornada de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterelização do HUPE/PPC/FENF/UERJ. 2012. (Outra).

20ª Semana de Iniciação Científica da UERJ (SEMIC). Avaliação da função adrenal em curto e longo prazos no modelo de exposição neonatal a fumaça de cigarro. 2011. (Congresso).

22ª UERJ sem muros. Consulta coletiva: uma proposta de atenção à saúde da mulher. 2011. (Congresso).

2º Congresso do 1º Grupamento de Socorro em Emergência. 2011. (Congresso).

Congresso Fluminense de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Consulta coletiva: uma proposta de atenção à saúde da mulher. 2011. (Congresso).

FeSBE. Efeitos da exposição neonatal à fumaça de cigarro sobre a composição corporal e metabolismo da glicose ao desmame. 2011. (Congresso).

Simpósio Cirurgia Segura- Segundo Desafio Global da AMPS: Implicações na Gerência de EnfermagemGer. 2011. (Simpósio).

The Latin American Thyroid Society. Efeitos da exposição precoce à fumaça do cigarro sobre a função tireóide das proles. 2011. (Congresso).

19º Semana de Iniciação Científica da UERJ (SEMIC). Exposição materna à niicotina afeta distintamente a função adrenal da prole macho e fêmea na lactação. 2010. (Congresso).

FeSBE. O consumo materno do diglicosídeo secoisolaricerisenol (sdg) e óleo da linhaça reduz a adiposidade das proles machos e fêmeas de ratos wistar no 14º dia lactação. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carla Marins Silva

SILVA, Carla Marins; SPÍNDOLA, Thelma; Penna, LHG. A gestante portadora do HIV e a percepção da maternidade: uma contribuição para o cuidado de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - faculdade de enfermagem da UERJ.

Lúcia Helena Garcia Penna

SPÍNDOLA, ThelmaPENNA, L. H. G.; SILVA, C. M.. A gestante portadora do HIV e a percepção da maternidade: uma contribuição para o cuidado de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Patricia Cristina Lisboa da Silva

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO ADRENAL NO MODELO DE PROGRAMAÇÃO PELA EXPOSIÇÃO AO FUMO NEONATAL: O PAPEL DA NICOTINA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Patrícia Cristina Lisbôa da Silva;

Claudia Leite de Moraes

Avaliação do perfil de risco cardiovascular em uma população adulta acompanhada no Programa de Saúde da Família no centro do município do Rio de Janeiro; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estácio de Sá, Universidade Estácio de Sá; Orientador: Claudia Leite de Moraes;

Elizabeth Silaid Muxfeldt

Avaliação do perfil de risco cardiovascular em uma população adulta acompanhada no Programa de Saúde da Família no centro do Município do Rio de Janeiro; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Elizabeth Silaid Muxfeldt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTANA, L. O. ; AYRES, A. B. ; LAPENTA, M. M. ; LOBAO, M. B. C. B. ; FRANCO, A. L. B. ; SANTANA, J. P. ; SILVA, L. F. ; MAYER, T. A. ; RIBEIRO, C. P. ; MUXFELDT, E. S. . Prevalência de Hipertensão Arterial diagnosticada pela medida de consultório e da monitorização residencial da pressão arterial em um programa de saúde da família no Rio de Janeiro - Um projeto piloto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, J. P. ; SILVA, A. F. A. ; OLIVEIRA, M. G. ; RUSCHEL, M. R. ; MAYER, T. A. ; SILVA, L. F. ; AYRES, A. B. ; RIBEIRO, C. P. ; MAIA, R. B. ; CARVALHO, A. N. ; ASSUNCAO, J. B. P. ; SILVA, S. L. G. ; LIZARRAIDE, M. A. ; PAIXAO, L. R. ; AZEVEDO, R. B. ; MUXFELDT, E. S. . Questionário Stop-Bang e Escala de Sonolência de Epworth como ferramenta de rastreio de Apneia Obstrutiva do Sono em um programa de saúde da família no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, S. L. G. ; LAPENTA, M. M. ; FRANCO, A. L. B. ; TAVEIRA, B. R. F. ; SANTOS, T. L. ; OLIVEIRA, M. G. ; FORGIARINI, L. R. ; MAYER, T. A. ; MAIA, R. B. ; SILVA, C. J. B. ; SANTOS, L. C. ; GOMES, K. M. ; NASCIMENTO, J. C. R. ; SILVA, L. F. ; MUXFELDT, E. S. . Prevalência de Hipertensão Arterial no consultório e na monitorização residencial da pressão arterial em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família no Rio de Janeiro ? Projeto Piloto do Estudo Laparc. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. L. ; LOBAO, M. B. C. B. ; SANTANA, J. P. ; D?PAULA, E. L. ; RUSCHEL, M. R. ; HERMSDORFF, C. F. ; CUNHA, M. L. ; ROZEMBERG, L. B. ; TOSTES, C. N. ; MAYER, T. A. ; BARATA, C. P. ; SANTANA, L. O. ; OLIVEIRA, T. S. ; SILVA, L. F. ; LIMA, J. B. ; FONTES, L. F. ; CARVALHO, A. N. ; MUXFELDT, E. S. ; SAMPAIO, C. ; FUCHS, R. J. A. P. . Cardiovascular risk profile in a family health program in Rio de Janeiro ? a pilot project. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, C. P. ; SANTANA, J. P. ; SANTANA, L. O. ; LOBAO, M. B. C. B. ; SANTOS, T. L. ; OLIVEIRA, T. S. ; CARVALHO, A. N. ; AYRES, A. B. ; BARATA, C. P. ; D?PAULA, E. L. ; ROZEMBERG, L. B. ; SILVA, L. F. ; NOGUEIRA, N. F. ; MUXFELDT, E. S. . Avaliação do perfil de risco cardiovascular em uma população adulta acompanhada no programa de saúde da família no centro do município do Rio de Janeiro - Projeto Laparc. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, L. F. . Minicurso de Sutura. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Avaliação do perfil de risco cardiovascular em uma população adulta acompanhada no programa de saúde da família no centro do município do Rio de Janeiro (Projeto LAPARC), Descrição: O presente projeto propõe um estudo transversal inicial para avaliação do perfil de risco cardiovascular de uma população adulta (20 a 50 anos) residente no Centro do município do Rio de Janeiro, na área de atendimento do Programa da Saúde da Família ? Lapa /Universidade Estácio de Sá. Em um primeiro momento os sujeitos da pesquisa serão avaliados quanto às suas características sócio-demográficas, grau de escolaridade e dados antropométricos. Serão registrados os fatores de risco relacionados aos hábitos de vida como sedentarismo, tabagismo e obesidade e a presença de comorbidades como hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (27) . , Integrantes: Luana Fernandes da Silva - Integrante / Elizabeth Silaid Muxfeldt - Coordenador / Ana Luisa Rocha Mallet - Integrante / Fernando Azevedo Pacheco - Integrante / Aline de Hollanda Cavalcanti - Integrante / Angélica Furriel de Almeida da Silva - Integrante / Laís Oliveira Santana - Integrante / Mariana Loureiro Cunha - Integrante / Marcelle Guimarães de Oliveira - Integrante / Bruna Rosenbrock Ferreira Taveira - Integrante / Crislaine Paiva Ribeiro - Integrante / Juliana Prado Santana - Integrante / Monik Bianka Carvalho Baptista Lobão - Integrante / Taíssa Lorena dos Santos - Integrante / Thaís Santos de Oliveira - Integrante / Alice Nunes Carvalho - Integrante / Arthur Bergamo Ayres - Integrante / Carolina Pavani Barata - Integrante / Emanuelle Louysi D?Paula - Integrante / Laila Bom Rozemberg - Integrante / Nayara Faquer Nogueira - Integrante / Carolina Freitas Hermsdorff - Integrante / Mariana Marão Lapenta - Integrante / Mariana Roveda Ruschel - Integrante / Ana Luisa Braga Franco - Integrante / Cecília Nessimian Tostes - Integrante / Juliana Barros de Lima - Integrante / Livia dos Reis Forgiarini - Integrante / Luciana das Flores Fontes - Integrante / Renan Bittencourt Maia - Integrante / Thalita Amado Mayer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estácio de Sá, Faculdade de Medicina - Bolsa / FAPERJ - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Avaliação da função adrenal em curto e longo prazos no modelo de exposição neonatal a nicotina e a fumaça do cigarro, Descrição: Recentemente, observamos que a prole cujas mães foram expostas à nicotina durante a lactação apresentou aumento do conteúdo adrenal de catecolaminas aos 15 dias (fim da exposição à nicotina), sem alterar a concentração sérica de corticosterona. Contudo, ao desmame, quando estes animais já não recebiam nicotina materna, apenas uma tendência a aumento de catecolaminas. Assim, no presente estudo, propomos analisar os efeitos em curto e longo prazos da exposição precoce e involuntária à nicotina e à fumaça do cigarro na lactação, representando um modelo experimental de tabagismo passivo, sobre a função adrenal da prole em diferentes idades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Fernandes da Silva - Integrante / Profa. Dra. PATRICIA CRISTINA LISBOA DA SILVA - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

2º lugar de melhor tema livre no XXV Congresso da SBH: Prevalência de Hipertensão Arterial no consultório e na monitorização residencial da pressão arterial em uma unidade da ESF no Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

2016

1º lugar na IX Jornada de Iniciação Científica da UNESA: Avaliação do perfil de risco cardiovascular em um população adulta acompanhada no PSF no centro do município do RJ, Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Hospital Francisco Silva Telles. , Avenida Ubirajara, 25, Irajá, 21230300 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 31112100

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Avaliação da função adrenal nas proles., Carga horária: 20

    Outras informações:
    Como bolsista realizo as seguintes atividades: preparo dos animais para as experiências: modelo 2 (FUMAÇA): acasalamento, separação da ninhada, controle da ingestão diária de ração, do comprimento corporal e pesagem dos ratos treinamento das técnicas a serem utilizadas pesquisa bibliográfica (Capes Periódicos, Pubmed) discussão de artigos científicos em seminários no laboratório. sacríficio de animais e obtenção de amostras (modelo 2 - FUMAÇA) dosagem de proteínas processamento da carcaça (análise da composição corporal) dosagem de catecolaminas(in vivo e in vitro) determinações hormonais séricas (radioimunoensaios) Western Blotting Experimento in vitro análise de dados obtidos e repetição de experiências; divulgação dos dados em reuniões científicas nacionais e internacionais; redação de manuscritos (periódicos indexados)

  • 2009 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Histologia, Carga horária: 20

  • 2013 - Atual

    Hospital Francisco Silva Telles

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 32

  • 2017 - 2017

    Universidade Estacio de Sa, Faculdade de Medicina

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitora de Propedêutica Médica, Carga horária: 10

  • 2017 - 2017

    Universidade Estacio de Sa, Faculdade de Medicina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 10

  • 2016 - 2016

    Universidade Estacio de Sa, Faculdade de Medicina

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 10