Claulimara Lopes Moreira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no campus Macaé, situado no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio- Ambiental de Macaé. No referido campus desenvolveu atividades de ecologia no Laboratório Integrado de Zoologia na área de ecologia de peixes (Cyprinodontiformes). Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores pelo Instituto Oswaldo Cruz- IOC/FIOCRUZ, com ênfase em vigilância entomológica de Febre Amarela e Malária Extra- Amazônica. Atualmente trabalha no Centro de Controle de Zoonoses desenvolvendo atividades de vigilância e controle de vetores e ações de educação em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Programa de Pós Graduação em Vigilância e Controle de Vetores

2017 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Proposta de procedimentos operacionais entomológicos para a vigilância dos mosquitos vetores de febre amarela silvestre e malária no município de Macaé, estado do Rio de Janeiro., Ano de Obtenção:
Orientador: Nildimar Honório

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em Técnico de Laboratório de Biodiagnóstico em Saúde

2005 - 2007

Fundação Oswaldo Cruz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação do GAL no módulo Animal- Vertebrados e Invertebrados. (Carga horária: 8h). , Laboratório Central Noel Nults, LACEN RJ, Brasil.

2018 - 2018

Treinamento de Leitura de Lâminas de Malária. (Carga horária: 18h). , Laboratório Central Noel Nutels, LACEN- RJ, Brasil.

2017 - 2017

Manejo Clínico- Terapêutico e Aspectos Epidemiológicos da Esporotricose. (Carga horária: 8h). , Instituto Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz, INI, Brasil.

2017 - 2017

Oficina de Trabalho para a Vigilância de Epizootias.. (Carga horária: 7h). , Secretária Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, SES-RJ, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Biologia de Artrópodes e Vetores. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento sobre ações de saneamento básico nos domicílios. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual. (Carga horária: 2h). , Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Saneamento Rural Básico. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Informação,orientação em Biossegurança. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2013 - 2013

Manejo integrado e controle de roedores urbanos. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento sobre uso dos Equipamentos de Proteção Individual. (Carga horária: 2h). , Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, R. B. D. ; MOREIRA, C. L. . O mundo micro e macro dos mosquitos. 2017. (Exposição).

COSTA, R. B. D. ; MOREIRA, C. L. . Piquenique do dia das crianças: descobrindo de forma lúdica o mundo dos mosquitos. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio de Medicina Tropical das doenças Neglicenciadas. 2018. (Simpósio).

Treinamento para o uso do SISS-Geo no monitoramento de epizootias de febre amarela. 2018. (Oficina).

1º Saúde Total.A importância dos mosquitos silvestres e Aedes na transmissão da febre amarela e o papel dos primatas silvestres como sentinela.. 2017. (Outra).

2º Saúde Total.A importância dos mosquitos silvestres e Aedes na transmissão da febre amarela e o papel dos primatas silvestres como sentinela.. 2017. (Outra).

3º Saúde Total.A importância dos mosquitos silvestres e Aedes na transmissão da febre amarela e o papel dos primatas silvestres como sentinela.. 2017. (Outra).

4º Saúde Total.A importância dos mosquitos silvestres e Aedes na transmissão da febre amarela e o papel dos primatas silvestres como sentinela.. 2017. (Outra).

9º Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus Macaé.VIGILÂNCIA DA FEBRE AMARELA: INVESTIGAÇÃO DE EPIZOOTIAS DE PRIMATAS NÃO HUMANOS NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RIO DE JANEIRO. 2017. (Outra).

A Febre Amarela após 100 anos de Oswaldo Cruz- ICTB/Fiocruz. 2017. (Seminário).

CAMPANHA DE COMBATE A DIROFILARIOSE.Difusão das informações sobre a dirofilariose.. 2017. (Outra).

Febre Amarela, reflexões sobre as interações entre o vírus, o meio ambiente e o homem. Conhecendo o ciclo biológico dos mosquitos e desvendando os mosquitos silvestres.. 2017. (Feira).

I SIPAT- São João Batista.Zoonoses: O Aedes aegypti na disseminação das arboviroses x Esporotricose- uma doença em expansão. 2017. (Outra).

Encontro Brasileiro de Ictiologia.Distribuição e variação no tamanho de Poecilia vivipara no gradiente de salinidade das lagoas Costeiras do Norte Fluminense. 2015. (Encontro).

VII Jornada de Pesquisa e Extensão.Explorando a variação no tamanho do gonopódio no peixe Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 em lagoas costeiras do norte fluminense. 2015. (Outra).

14º SIPAT da CIPA- Macaé. 2014. (Outra).

Seminário Internacional Educação Popular e Pedagogias da Libertação. 2011. (Seminário).

XXII Semana De Educação da UFRJ- Educar pra que?Desafios sociais e possibilidades educacionais. 2011. (Outra).

Seminário Henrique Aragão e a Pesquisa sobre a Malária. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luana Zang, Sara Santos e Stéfani Santos

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode prejudicar a visão?; 2016; Orientação de outra natureza - Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Claulimara Lopes Moreira;

Cecília Vargas, MAria Antônia Almeira e Lara Dias

Testando Larvicidas Naturais; 2016; Orientação de outra natureza - Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Claulimara Lopes Moreira;

Milena Fialho, Rayane Fernandes e Thiago Lacerda

Rotina de Estudo x Alimentação; 2016; Orientação de outra natureza - Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Claulimara Lopes Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Cristina Petry

Explorando a variação no tamanho do gonopódio de machos no peixe Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 em lagoas costeiras do Norte Fluminense; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Cristina Petry;

Nildimar Honorio Rocha

Proposta de procedimentos operacionais entomológicos para a vigilância dos mosquitos vetores de febre amarela silvestre e malária no município de Macaé, estado do Rio de Janeiro; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Malinda Dawn Henry

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL ENTOMOEPIDEMIOLOGICO E ABORDAGENS OPERACIONAIS E EDUCACIONAIS PARA A VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DA FEBRE AMARELA E MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE MACAÉ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz; (Coorientador);

Malinda Dawn Henry

VIGILÂNCIA E CONTROLE DA FEBRE AMARELA: UMA PARCERIA ENTRE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA E O CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DO MUNICÍPIO DE MACAÉ, RIO DE JANEIRO; 2018; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Malinda Dawn Henry;

Malinda Dawn Henry

DISPERSÃO DO VÍRUS AMARÍLICO E OS IMPACTOS DAS EPIZOOTIAS DE FEBRE AMARELA SILVESTRE SOBRE A POPULAÇÃO DE PRIMATAS NÃO HUMANOS EM FRAGMENTOS DA MATA ATLÂNTICA DO NORTE FLUMINENSE À BAIXADA COSTEIRA; 2017; Orientação de outra natureza; (Saúde Publica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Malinda Dawn Henry;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, C. L. ; HENRY, M. ; HONORIO, N. ; GONCALVES, P. ; CAMARA, D. C. P. ; REIS, I. C. ; PASCHOAL, F. S. ; CARVALHO, M. R. ; COSTA, R. B. D. . VIGILÂNCIA E CONTROLE DA FEBRE AMARELA: UMA PARCERIA ENTRE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA E O CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DO MUNICÍPIO DE MACAÉ, RIO DE JANEIRO. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica- UFRJ, 2018, Macaé. 9 Semana de Integração Acadêmica- UFRJ, 2018.

  • MOREIRA, C. L. ; GONCALVES, P. ; HENRY, M. ; OLIVEIRA, R. L. ; ABREU, F. V. S. ; CARVALHO, M. R. ; ALVARENGA, A. S. ; MARINHO, W. R. C. . VIGILÂNCIA DA FEBRE AMARELA: INVESTIGAÇÃO DE EPIZOOTIAS DE PRIMATAS NÃO HUMANOS NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RIO DE JANEIRO. In: 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ ? 8ª SIAc/UFRJ-2017, 2017, Macaé. Caderno de Resumos SIAc 2017, 2017.

  • MARINHO, W. R. C. ; ALVARENGA, A. S. ; MOREIRA, C. L. ; CARVALHO, M. R. ; PONTES, P. V. M. ; FEITOSA, N. M. ; MENEZES, J. S. ; PEREIRA, R. F. P. ; FONSECA, R. N. . INVESTIGAÇÃO FAUNÍSTICA DE SIMULLIDAE COMO FERRAMENTA PARA ESTUDOS DE BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DE DÍPTEROS.. In: 8ª Semana de Integração Acadêmica- 9º Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ, 2017, Macaé. Caderno de Resumo: campus Macaé, 2017. v. 9. p. 154-154.

  • CORREIA, L. V. ; MOREIRA, C. L. ; PETRY, A. C. . Distribuição e variação no tamanho de Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 no gradiente de salinidade das lagoas costeiras do Norte Fluminense. In: Encontro Brasileiro de ictiologia, 2015, Olinda- Pernambuco. XXI encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015. v. 1.

  • MOREIRA, C. L. ; CORREIA, L. V. ; PETRY, A. C. . Explorando a variação no tamanho do gonopódio no peixe Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 em lagoas costeiras do Norte Fluminense. In: VII Jornada de Pesquisa e Extensão, 2015, Macaé- Rio de Janeiro. Livro de resumos da VII jornada de Pesquisa e Extensão. v. 7. p. 301-301.

  • MOREIRA, C. L. . Cenário Atual da Esporotricose humana e animal (felina e canina) no estado do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. ; COSTA, R. B. D. . O papel do Aedes na transmissão das arboviroses. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. . Dengue, Zika e Chikungunya: Prevenção e Combate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. ; CARVALHO, M. R. . Dengue, Zika e Chikungunya: Prevenção e Combate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, C. L. ; GONCALVES, P. ; HENRY, M. ; OLIVEIRA, R. L. ; ABREU, F. V. S. ; CARVALHO, M. R. ; ALVARENGA, A. S. ; MARINHO, W. R. C. . VIGILÂNCIA DA FEBRE AMARELA: INVESTIGAÇÃO DE EPIZOOTIAS DE PRIMATAS NÃO HUMANOS NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, C. L. ; COSTA, R. B. D. . FEBRE AMARELA: O QUE É, EPIDEMIOLOGIA E AÇÕES DE CONTROLE E VIGILÂNCIA EM MACAÉ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. ; COSTA, R. B. D. ; CARVALHO, M. R. . FEBRE AMARELA: O QUE É, EPIDEMIOLOGIA E AÇÕES DE CONTROLE E VIGILÂNCIA EM MACAÉ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. ; COSTA, R. B. D. ; CARVALHO, M. R. . FEBRE AMARELA: O QUE É, EPIDEMIOLOGIA E AÇÕES DE CONTROLE E VIGILÂNCIA EM MACAÉ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. ; COSTA, R. B. D. ; GOUDINHO, J. C. . Febre Amarela: Vigilância, Controle e Prevenção.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. . Observação do ciclo biológico do Aedes aegypti. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, C. L. . Todos Contra o Aedes: Conhecer para Combater.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. . Todos Contra o Aedes: Conhecer para Combater. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, C. L. ; PETRY, A. C. ; CORREIA, L. V. . Explorando a variação no tamanho do gonopódio no peixe Poecilia viviparaBloch & Schneider 1801 em lagoas costeiras do Norte Fluminense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORREIA, L. V. ; MOREIRA, C. L. ; PETRY, A. C. . Distribuição e variação no tamanho de poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 no gradiente de salinidade das lagoas costeiras do Norte Fluminense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, C. L. . Mudanças Climáticas e seus Impactos na Saúde 2007 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, C. L. . Avaliador da VII Feira das Ciências do Colégio de Aplicação- FUNEMAC. 2016.

MOREIRA, C. L. . Avaliador da II Feira das Ciências de Macaé. 2015.

MOREIRA, C. L. . Avaliador da 4ª Feira de Ciências, com tema Água e Sustentabilidade. 2015.

MOREIRA, C. L. . Servidor em Ação - Agente de combate a endemias. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALVARENGA, A. S. ; MARINHO, W. R. C. ; MOREIRA, C. L. ; CARVALHO, M. R. ; DAL-CIN, A. P. ; COSTA, R. B. D. . Febre Amarela: Taxonomia, epidemiologia, epizootia e extensões. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MOREIRA, C. L. . Combate à dengue é intensificado em Imbetiba. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MOREIRA, C. L. ; HENRY, M. ; GONCALVES, P. ; CARVALHO, M. R. ; XAVIER, M. S. . 2ª Capacitação de Monitoramento de Epizootias- Principais primatas silvestres do RJ, Importância do Registro na Coleção Científica e Prática de Coleta e Fluxograma.. 2018. .

MOREIRA, C. L. ; MARINHO, W. R. C. . CHIKUNGUNYA: o cenário atual, manejo clínico e ações preventivas.. 2014. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Distribuição e variação no tamanho de Poecilia vivipara no gradiente de salinidade das lagoas Costeiras do Norte Fluminense, Descrição: Biometria e determinação da fecundidade de P.vivipara em diferentes gradientes de salinidade das Lagoas Costeiras da Restinga de Jurubatiba/ RJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Claulimara Lopes Moreira - Integrante / Laís Ventura Correia - Coordenador / Ana Cristina Petry - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Relação alométrica do gonopódio de machos de Poecilia vivipara, Descrição: Analise da relação alométrica do gonopódio de machos de P.vivipara em lagoas com diferentes regimes de salinidade das Lagoas Costeiras do Norte Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Claulimara Lopes Moreira - Coordenador / Ana Cristina Petry - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa de melhores trabalhos da 9ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC), Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ.

2017

Menção Honrosa da 8ª SIAc, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2015

Menção Honrosa como melhor trabalho na área de Zoologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Controle de Zoonoses. , Rua Augusto de Carvalho, Imbetiba, 27913020 - Macaé, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27726461, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio voluntário na área de ecologia de peixes da ordem Cyprinodontiformes, atuando nas seguintes atividades: 1- Análise da relação alométrica do gonopódio dos machos P. vivipara em lagos com diferentes salinidades; 2- Participação nas atividades de campo e laboratórios envolvendo coleta e processamento de material genético de Poecilia vivipara, em colaboração com o professor Sérgio Furtado dos Reis, da UNICAMP; 3- Participação na condução de um experimento de cultivo de dez proles de Poecilia vivipara, com o objetivo de avaliar o efeito materno sobre as taxas de sobrevivência, crescimento e proporção sexual dos filhotes; 4- Auxílio na biometria e determinação da fecundidade de P. vivipara, no âmbito da dissertação da Lais C. Ventura.

  • 2012 - Atual

    Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente de Combate a Endemias, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atualmente atuando na investigação de epizootias de primatas não humanos e casos suspeitos de febre amarela em humanos para controle de febre amarela no município de Macaé. Realizo vistorias em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, com tratamento químico, biológico e/ou mecânico quando necessário. Além de orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Realizo também ações no laboratório de entomologia, identificando formas imaturas de mosquitos, instalação e supervisão de armadilhas entomológicas. Somando-se a isso, ações de educação em saúde junto à população por meio de palestras, oficinas, campanhas de conscientização, entre outros. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária.

  • 2017 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Estudante de Pós- Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós- Graduação, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Realizar o diagnóstico situacional entomoepidemiológico e de epizootias do município de Macaé, inclusive operacional e estrutural. Com base nos dados levantados propor estratégias para elaborar o procedimento operacional entomológico para a vigilância de febre amarela e malária (POE) e implantá-lo no município de Macaé com colaboração dos agentes de combate de endemias.