Leticia Genro Schio

Professora de História e Geografia na Escola Básica Estadual Cícero Barreto, Santa Maria, RS. Supervisora do PIBID História/UFSM de 2013 a 2015. Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - Kairós da UFSM. Cursa Mestrado em Educação, também pela UFSM. Tem experiência na área de Educação, Ensino de História e Ensino de Geografia.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em História do Brasil

2011 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria
Título: MULHERES EM MOVIMENTOS DE BAIRRO: LUTANDO POR DIREITOS
Orientador: Prof. Dr. Julio Ricardo Quevedo dos Santos

Graduação

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Conquistando direitos: a associação comunitária do Bairro Renascença
Orientador: Julio Ricardo Quevedo dos Santos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCHIO, L. G. . V Congresso Internacional de Educação: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. 2013. (Congresso).

SCHIO, L. G. ; LISBOA, R. B. ; DICK, K. M. . XVI Semana Acadêmica do Curso de História: As crises do Capitalismo. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

29a Jornada Acadêmica Integrada.Ações educativas no Ensino de História: esteira industrial fictícia para aprendizagem sobre modelo fordista na revolução industrial. 2014. (Outra).

29a Jornada Acadêmica Integrada.Atividade Teatral sobre Mulheres na Ditadura. 2014. (Outra).

Oficina de sensibilização do projeto nas ondas do rádio a prevenção da violência contra crianças e adolescentes. 2014. (Oficina).

XX Jornada de Ensino de História e Educação: 20 anos de pesquisa em ensino de história.Atividade Teatral sobre Mulheres na Ditadura. 2014. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de História, UFSM..Experiências pedagógicas no PIBID História 2011: A representação dos alunos em relação à comunidade em que vivem através da utilização de materiais lúdicos - didáticos.. 2013. (Outra).

Seminário PROLICEN 2010-2011: "A Educação Básica pública Regioal no Foco das Licenciaturas da UFSM". 2011. (Seminário).

VI Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho da ANPUH-RS.VULNERABILIDADE SOCIAL E A PRECARIZAÇÃO HABITACIONAL EM SANTA MARIA NOS DIAS ATUAIS. 2011. (Outra).

1o Fórum Social de Ecosol e 1a Feira Mundial de Economia Solidária. 2010. (Outra).

Seminário PROLICEN 2009-2010 Os Desafios Atuais na Formação do Professor.Resgate de experiências: ser professor na periferia de Santa Maria. 2010. (Seminário).

X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul: cruzando fronteiras entre o regional e o nacional. 2010. (Encontro).

III Seminário Estadual Ações Afirmativas. 2009. (Seminário).

I Seminário Gênero, Geração e Saúde. 2009. (Seminário).

XVI Semana Acadêmica do curso de História: As crises do Capitalismo. 2009. (Outra).

XVI Semana Acadêmica do curso de História: As crises do Capitalismo.Escola Sérgio Lopes: um estudo de caso. 2009. (Outra).

XVI Semana Acadêmica do curso de História: As crises do Capitalismo.Palestrante do filme. 2009. (Outra).

XV Jornada de Ensino de História e Educação - Fontes e Ensino de História.A História Oral ajudando a repensar as práticas escolares e aproximando escola e comunidade escolar. 2009. (Outra).

XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).

23a Jornada Acadêmica Integrada.Ocupação na Vila Renascença e a luta de seus moradores por melhorias nas condições de vida. 2008. (Outra).

Fórum Mundial de Educação de Santa Maria. 2008. (Outra).

IX Simpósio de Iniciação Científica da PUCRS.Análise das áreas de ocupação irregulares de Santa Maria a partir do jornal "A Razão". 2008. (Simpósio).

Seminário Nacional & XV Semana Acadêmica de História: História do Tempo Presente: Possibilidades e Desafios. 2008. (Seminário).

XIX Ciclo de Cinema Histórico: Por Caminhos Incertos. 2008. (Outra).

XVII Ciclo de Cinema Histórico: para Viver um Grande Amor. 2008. (Outra).

Movimentos Sociais na América Latina: Desafios teóricos em tempos de globalização. 2007. (Seminário).

Semana Acadêmica "Repensando o Ensino da História". 2007. (Outra).

Seminário Internacional de Pesquisa e Fontes no Cone Sul. 2007. (Seminário).

Seminário Nacional "Visões do Mundo Contemporâneo: Caem Barreiras, Mitos e Muros?". 2007. (Seminário).

Seminário Pensando o Mundo Árabe: de sua gênese ao mundo atual. 2007. (Seminário).

X Ciclo de Cinema Histórico: Nos tempos do Faroeste. 2007. (Outra).

XI Ciclo de Cinema Histórico: Ao som da História. 2007. (Outra).

XIII Ciclo de Cinema Histórico: Mundos do Trabalho e...Do Cinema. 2007. (Outra).

VI Ciclo de Cinema Histórico: Intolerência e Resistência. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: JOSÉ GUSTAVO LISIK

SCHIO, L. G.; Quevedo, J.. A Atuação do Exército Guarani nas Missões Jesuíticas da Região do Prata. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Letícia Portella Milan

KONRAD, D.;SCHIO, L. G.; POSSEBON, Daniela. Grêmio Sportivo Ruy Barbosa - Do Esporte ao Familiar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Débora Belizário Rodrigues

KONRAD, D.;SCHIO, L. G.; Madruga, B. A.. A História das Mulheres ocupando o Espaço Escolar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andreia Vedoin

FERREIRA, L. S.; Kehler, Gabriel dos Santos; Calheiros, Vicente Cabreira;VEDOIN, Andreia. Trabalho Pedagógico e formação política: uma análise dos cursos iniciais do Treze de Maio - Núcleo de Educação Popular/São Paulo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Liliana Soares Ferreira

FERREIRA, L. S.KEHLER, G. S.Vedoin, A.CALHEIROS, V. C.. Trabalho pedagógico em um Núcleo de Educação Popular: possibilidade de práxis pedagógica?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Liliana Soares Ferreira

FERREIRA, L. S.KEHLER, G. S.CALHEIROS, V. C.Vedoin, A.. Trabalho pedagógico e formação política: uma análise dos cursos iniciais do Treze de Maio - Núcleo de Educação Popular/ São Paulo. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Gláucia Vieira Ramos Konrad

SANTOS, J. R. Q.; DALMASO, T.M.C.;KONRAD, G. V. R.. Conquistando direitos: a Associação Comunitária do Bairro Renscença. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Vicente Cabrera Calheiros

CALHEIROS, VICENTE CABRERA. Trabalho pedagógico em Núcleo de Educação Popular: possibilidade de práxis pedagógica?. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Vicente Cabrera Calheiros

CALHEIROS, V. C.. TRABALHO PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO POLÍTICA: UMA ANÁLISE DOS CURSOS INICIAIS DO 13 DE MAIO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR/SÃO PAULO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

GABRIEL DOS SANTOS KEHLER

FERREIRA, Liliana Soares;KEHLER, G. S.; CALHEIROS, V.; VENDOIN, A.. Trabalho Pedagógico em um Núcleo de Educação Popular: possibilidades de práxis pedagógica?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

GABRIEL DOS SANTOS KEHLER

FERREIRA, Liliana Soares;KEHLER, G. S.; CALHEIROS, V.; VENDOIN, A.. Trabalho pedagógico e formação política: uma análise dos cursos iniciais do 13 de Maio Núcleo de Educação Popular/São Paulo. 2019.

Júlio Ricardo Quevedo dos Santos

SANTOS, J. R. Q.; GRUNEWALDT, Silvana; Dutra. Mulheres em movimento de bairro: lutando por direitos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Liliana Soares Ferreira

Trabalho pedagógico em um Núcleo de Educação Popular: possibilidade de práxis pedagógica?; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Liliana Soares Ferreira;

Júlio Ricardo Quevedo dos Santos

Os efeitos da feminização da pobreza entre as moradoras do bairro Renascença; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Julio Ricardo Quevedo dos Santos;

Júlio Ricardo Quevedo dos Santos

Conquistando Direitos: a Associação Comunitária do Bairro Renascença/Santa Maria-RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação em História: Lic; e Bel) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Julio Ricardo Quevedo dos Santos;

Júlio Ricardo Quevedo dos Santos

Resgate de Experiências: Ser Professor na periferia de Santa Maria; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria - Pró Reitoria de Graduação - PROLICEN; Orientador: Julio Ricardo Quevedo dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCHIO, L. G. . PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA. In: Souza, Luciano Nunes Viçosa de; Silveira, Helen da Silva; Almeida, Eduardo Alberto de. (Org.). EXPERIÊNCIAS DE UMA FORMAÇÃO INICIAL: O PIBID HISTÓRIA UFSM. 1ed.Santa Maria: , 2018, v. 1, p. 11-24.

  • SCHIO, L. G. ; NICOLOSO, F. R. ; CHEROBINI, D. . VULNERABILIDADE SOCIAL E A PRECARIZAÇÃO HABITACIONAL EM SANTA MARIA NOS DIAS ATUAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHIO, L. G. ; Madruga, B. A. . A História Oral ajudando a repensar as práticas escolares e aproximando escola e comunidade escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHIO, L. G. . Escola Sérgio Lopes: um estudo de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHIO, L. G. . Resgate de experiências: ser professor na periferia de Santa Maria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHIO, L. G. . Resgate de experiências: ser professor na periferia de Santa Maria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHIO, L. G. . Resgate de experiências: ser professor na periferia de Santa Maria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHIO, L. G. ; Madruga, B. A. ; BALDO, M. L. ; ALBARELO, T. . Resgatando a História de mulheres nas áreas irregulares de uma cidade de médio porte através da História Oral.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BALDO, M. L. ; SCHIO, L. G. ; Madruga, B. A. . Análise das áreas de ocupação irregulares de Santa Maria a partir do jornal "A Razão". 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHIO, L. G. ; Madruga, B. A. ; BALDO, M. L. . Ocupação na Vila Renascença e a luta de seus moradores por melhorias nas condições de vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Resgate de experiências: ser professor na periferia de Santa Maria (no Programa de Licenciaturas da UFSM - PROLICEN/2009, Descrição: Este projeto tem como objetivo resgatar as experiências de professores que atuam nas escolas da rede pública de ensino na periferia de Santa Maria. Utilizando-se da técnica de História Oral, procurando articular história de vida e memória, a fim de fazer com que estas profissionais se sintam sujeitos atuantes da História, apontando a relevância social do professor como instrumento de construção ou desconstrução de modelos sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Genro Schio - Integrante / Julio Quevedo - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    Reordenação urbana e ocupações em cidades de médio porte durante as décadas de 60 a 90 do século XX: a experiência de Santa Maria/RS, Descrição: Desde o final do século XIX, as cidades passam por processos de modernização, produzindo novas paisagens, hábitos e comportamentos. Nos locais de habitações miseráveis são construídas largas avenidas e, as pessoas que habitavam essas áreas são remanejadas para áreas mais periféricas. O novo projeto urbanístico e o seu discurso de neutralidade científica encarregam-se de encobrir a natureza política dessas remodelações, mas não acabam com possíveis tensões advindas da sua implementação. Atualmente, esses processos têm, muitas vezes, culminando em ocupações de terras urbanas e violência policial. Ao mesmo tempo em que são praticadas pelo poder público políticas modernizadoras inspiradas em velhas práticas higienistas, ocorre um empobrecimento das camadas médias e baixas que as tem impelido a participar desses movimentos. Esses processos de remodelação e de ocupação de áreas irregulares pela população não são uma característica somente dos grandes centros urbanos, mas tem ocorrido cada vez mais em cidades de médio porte, como é o caso de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Dos quase 250 mil habitantes dessa cidade, em torno de setenta mil vivem em áreas de ocupação ou em loteamentos irregulares. Essas ocupações, que tiveram início em meados da década de 60 do século XX, com a constituição da Vila Nossa Senhora do Trabalho, foram intensificadas ao longo das décadas, especialmente durante os anos de 1990, e continuam a acontecer. Assim, nesse projeto, buscaremos traçar um mapa atualizado dessas áreas caracterizadas pela ausência, a fim de compreender esse processo bem como descrever esses territórios e suas práticas sociais. A partir do mapeamento e compreensão desse processo poderemos mostrar a relação entre exclusão e inclusão social, contribuindo para a construção de uma nova memória urbana, capaz de estimular ações sobre a exclusão social a partir de instrumentalização para políticas sociais menos injustas. Além disso, os resultados e materiais obtidos na pesquisa pod. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leticia Genro Schio - Integrante / Silvana Grunewaldt - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2014

Sociedade Vicente Pallotti

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora

2013 - 2015

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor, Carga horária: 20

Outras informações:
O subprojeto PIBID/História perpassa os interesses da Universidade Federal de Santa Maria em interligar seus três eixos formadores: ensino, pesquisa e extensão e ainda, as propostas contidas no Plano Político Pedagógico do Curso de História, qual seja, proporcionar aos acadêmicos do Curso de História, maiores oportunidades para o desenvolvimento de experiências e vivências em espaços escolares. Para a realização desse subprojeto também se faz necessário nos remetermos às orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's- (ensino médio e fundamental) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Básica -LDB- que agem como norteadoras de propostas educativas, principalmente a partir de abordagens sobre temas transversais e leis que regularizam o ensino da história e das culturas indígena e afro brasileira nas escolas.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Monitor na disciplina Teoria da História, ministrada pelo Prof. Diorge Alceno Konrad, de 01 de maio de 2010 à 22 de dezembro de 2010, no curso de História Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, perfazendo um total de 300 horas.

2012 - Atual

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora

2011 - 2011

Oficina de Vídeo TV OVO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora, Carga horária: 20

Outras informações:
Por onde passa a memória da cidade é uma iniciativa que nasceu da necessidade de documentar a memória de Santa Maria. O projeto consiste na recuperação e na valorização do patrimônio material e imaterial da cidade e compreende reportagens e documentários que proporcionam uma reflexão incomum à população, na medida em que a faz reconhecer-se em sua rua, em seu bairro, como construtora de sua própria realidade urbana.