Bismarks Rodrigues Lopes

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Oncologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisador no Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva - GEPESC/CNPQ. Secretário Suplente da Comissão de Ética em Enfermagem do Hospital São João Batista de Macaé, Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro - HSJBM/CORENRJ. Integrante da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP. Atualmente, Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Assistencialista na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica Leandro Soares, vinculada a Santa Casa de Macaé, em parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Principais áreas de conhecimento: Saúde Materno - infantil, Pediatria, Saúde Coletiva e Oncologia.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Oncologia

2017 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Promoção do autocuidado: possibilidades e desafios em mulheres com câncer de mama
Orientador: Karla Biancha Silva de Andrade

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2012 - Atual

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduação em Enfermagem

2011 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: O Lugar do Adolescente na construção do conhecimento do Enfermeiro: Onde há Hebiatria?
Orientador: Sandra Maria do Amaral Chaves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

CURSO DE HABILITAÇÃO EM PICC GUIADO POR ULTRASOM. (Carga horária: 20h). , Hammes Cursos e Capacitações, HCC, Brasil.

2018 - 2018

CURSO DE HABILITAÇÃO EM CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA (PICC). (Carga horária: 20h). , Hammes Cursos e Capacitações, HCC, Brasil.

2017 - 2017

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: FERRAMENTAS, MÉTODOS E ESTRATÉGIAS.... (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

ASSISTÊNCIA AO PARTO HUMANIZADO. (Carga horária: 4h). , CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO DE JANEIRO, CORENRJ, Brasil.

2016 - 2016

TÓPICOS ESSENCIAIS PARA O PRE-NATAL. (Carga horária: 4h). , CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO RIO DE JANEIRO, CORENRJ, Brasil.

2015 - 2015

APRESENTAÇÃO DE TESE NA LINHA DE PESQUISA EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESC.. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2015 - 2015

TESTE DO OLHINHO. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2015 - 2015

POLITICA PUBLICA DE SAÚDE NA ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2014 - 2014

CUIDAR DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE AMAMENTAÇÃO. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2013 - 2013

CURSO DE ATENÇÃO A SAÚDE DO RN DE RISCO: SUPERANDO PONTOS CRÍTICOS. (Carga horária: 45h). , INSTITUTO NACIONAL FERNANDES FIGUEIRA, IFF, Brasil.

2013 - 2013

TECNOLOGIAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO DO PARTO. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2013 - 2013

SUSTENTABILIDADE, UM VALOR PARA NOVA GERAÇÃO: ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

SUPORTE BÁSICO DE VIDA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2011 - 2011

ONCOLOGIA: CARCINOGÊNESE E FARMACOTERAPIA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Neonatal e Pediátrica.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Oncologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOARES, L. S. ; MONIZ, M. A. ; SILVA, M. A. ; KNUPP, V. M. A. O. ; BARCIA, L. L. C. ; ALVES, H. J. ; BRITO, I. S. ; LOPES, B. R. ; DIAS, V. A. ; SOUZA, S. L. ; ALVES, Y. R. ; FERNANDE, T. F. ; SOUSA, D. B. . CAPACITAÇÃO SOBRE RASTREAMENTO DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E MAMA A PARTIR DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Fortalecendo o SUS os direitos e a democracia da Abrasco. CAPACITAÇÃO EM CONSULTA GINECOLÓGICA DE ENFERMAGEM COM FOCO NA DETECÇÃO PRECOCE E PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE COLO DO ÚTERO E MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA.. 2018. (Congresso).

1º Seminário de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente do Norte Fluminense e da Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro; 1º Encontro da Rede Ensi ? Pólo Rio de Janeiro, Norte Fluminense e Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro.O Ensino das Escolas de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro à Hebiatria. 2017. (Seminário).

III Semana Científica do Curso de Enfermagem - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - UFF.Cuidados Paliativos em Enfermagem. 2017. (Outra).

Aula aberta: Circulação Extracorpórea na Cirurgia Cardíaca. 2016. (Outra).

III FÓRUM MUNICIPAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DE CASIMIRO DE ABREU. 2016. (Encontro).

XIX Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.A importância da Monitoria Voluntária na construção do processo de formação do aluno. 2016. (Seminário).

II Semana de Enfermagem do Departamento de Enfermagem UFF/PURORO. 2015. (Outra).

PAUTA DE PROPOSIÇÕES PARA A SAÚDE DA MULHER NO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS. 2015. (Encontro).

XVIII Semana de Monitoria UFF.SIMULAÇÕES PARA AUTONOMIA PROFISSIONAL:UMA REFLEXÃO EM PAULO FREIRE. 2015. (Seminário).

Agenda Acadêmica UFF. 2014. (Outra).

I Semana Científica do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras. 2014. (Outra).

I Semana de Enfermagem do Departamento de Enfermagem UFF/PURO. 2014. (Outra).

MESA REDONDA EDUCAÇÃO PERMANENTE: A FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO SUS.. 2014. (Encontro).

O PROTAGONISMO DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA.. 2014. (Encontro).

II Semana Integrada de Enfermagem: Município de Rio das Ostras / Universidade Federal Fluminense.. 2013. (Outra).

Seminário Integrado do PET: "Saudações Universitárias: SUS, vivências PET e reflexões para a formação". 2013. (Seminário).

Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - Universidade Federal Fluminense.. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernanda Garcia Bezerra Goes

CHAVES, S. M. A.;GÓES, F.G.B. O Lugar do adolescente na construção do conhecimento do enfermeiro: onde há hebiatria?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Sandra Maria do Amaral Chaves

CHAVES, S. M. A.; GOES, F. G. B.. O LUGAR DO ADOLESCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO: ONDE HÁ HEBIATRIA?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Karla Biancha Silva de Andrade

Promoção do autocuidado: possibilidade e desafios em mulheres com câncer de mama; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em enfermagem em oncologia) - Faculdade de Enfermagem UERJ; Orientador: Karla Biancha Silva de Andrade;

Sandra Maria do Amaral Chaves

O LUGAR DO ADOLESCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO: ONDE HÁ HEBIATRIA?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Maria do Amaral Chaves;

Eloá Carneiro Carvalho

Promoção do autocuidado: possibilidades e desafios em mulheres com câncer de mama; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem em Oncologia) - Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de janeiro; Orientador: Eloá Carneiro Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOARES, L. S. ; LUIZ, D. B. S. ; SILVA, M. A. ; MONIZ, M. A. ; KNUPP, V. M. A. O. ; LOPES, B. R. ; SOUZA, S. L. ; ALVES, Y. R. ; BRITO, I. S. ; QUEIROZ, A. B. A. . CAPACITAÇÃO EM CONSULTA GINECOLÓGICA DE ENFERMAGEM COM FOCO NA DETECÇÃO PRECOCE E PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE COLO DO ÚTERO E MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA.. In: Fortalecer o SUS, os Direitos e a Democracia - 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - ABRASCO, 2018, Rio de Janeiro. CAPACITAÇÃO EM CONSULTA GINECOLÓGICA DE ENFERMAGEM COM FOCO NA DETECÇÃO PRECOCE E PREVENÇÃO DOS CÂNCERES DE COLO DO ÚTERO E MAMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA.. Campinas: GALOÁ, 2018.

  • CHAVES, S. M. A. ; LOPES, B. R. . O ENSINO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO À HEBIATRIA. In: 1o Seminário de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente do Norte Fluminense e da Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro; 1o Encontro da Rede Ensi ? Pólo Rio de Janeiro, Norte Fluminense e Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro, 2017, Macaé. Desafios e tendências do cuidado à mulher, recém- nascido, criança e adolescente nas regiões Norte Fluminense e Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

  • SOARES, L. S. ; LUIZ, D. B. S. ; SILVA, M. A. ; MONIZ, M. A. ; KNUPP, V. M. A. O. ; LOPES, B. R. ; SOUZA, S. L. ; ALVES, Y. R. ; QUEIROZ, A. B. A. . Capacitação em consulta ginecológica de enfermagem com foco na detecção precoce e prevenção dos cânceres de colo de útero e mama: Relato de experiencia em Saúde Coletiva.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, B. R. . Cuidados Paliativos em Enfermagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHAVES, S. M. A. ; LOPES, B. R. . O Ensino das Escolas de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro à Hebiatria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, B. R. ; LOURO, T. Q. . A importância da Monitoria Voluntária na construção do processo de formação do aluno.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LOPES, B. R. ; PINHEIRO, S. R. T. . Simulações para autonomia profissional: Uma reflexão em Paulo Freire.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Pesquisa ação participativa e educação permanente com enfermeiros da atenção básica: prevenindo o câncer de colo do útero e mama., Descrição: Estratégias dialógicas, inovadoras e participativas de educação permanente que motivem os enfermeiros para atualização de conhecimentos sobre prevenção do câncer de colo do útero e mama, com impacto na melhoria da qualidade de práticas assistenciais autônomas no âmbito da atenção básica em saúde, mostram-se ainda incipientes no cenário brasileiro. Assim, destaca-se a necessidade da utilização de abordagens participativas como mecanismo pedagógico para a produção do conhecimento sobre a atuação do enfermeiro no rastreamento desses cânceres na atenção básica. O objetivo geral do estudo será construir com os enfermeiros que atuam na atenção básica à saúde dos municípios da baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, maneiras de conhecer e atuar no rastreamento do câncer de colo do útero e mama a fim de impactar positivamente no contexto vivenciado por cada profissional. A intervenção educativa compreenderá três momentos: 1) realização de uma Oficina sobre Pesquisa-ação Participativa em Saúde para a equipe organizadora da pesquisa; 2) desenvolvimento da etapa introdutória da capacitação sobre rastreamento do câncer de mama e colo do útero para os enfermeiros da atenção básica e 3) desenvolvimento do segundo momento da capacitação que contemplará as estratégias elaboradas pelos profissionais sobre as maneiras de conhecer e atuar na prevenção do câncer de mama e colo do útero em seu município, bem como aquelas dirigidas para a melhoria dos indicadores de cobertura dessas ações. Trata-se de estudo qualitativo de abordagem participativa, que será conduzido pelo método da pesquisa-ação e emprego da técnica World Café. Os participantes do estudo compreenderão os enfermeiros que atuam nos nove nos municípios da baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro. Os dados qualitativos do estudo serão submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) . , Integrantes: Bismarks Rodrigues Lopes - Integrante / Marcela de Abreu Moniz - Integrante / Maria da Anunciação Silva - Integrante / Lidia Santos Soares - Coordenador / Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp - Integrante / Leila Leontina do Couto Barcia - Integrante., Financiador(es): Internacional Society of Nurses in Cancer Care - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Políticas e programas em atenção primária no âmbito do Sistema Único de Saúde., Descrição: Discutir e analisar as atuais políticas e programas de saúde implementados na atenção básica, com ênfase nos municípios da baixada litorânea, bem como a atuação dos profissionais nela envolvidos, sobretudo o trabalho da enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Bismarks Rodrigues Lopes - Integrante / Marcela de Abreu Moniz - Integrante / Maria da Anunciação Silva - Integrante / Lidia Santos Soares - Coordenador / Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp - Integrante / Vanessa Alexandra Dias dos Santos - Integrante / Yamê Regina Alves - Integrante / Rayssa Goulart Valente - Integrante / Julianne de Lima Sales - Integrante / Danielle Busquet de Sousa Luiz - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense. , Rua Recife, Lotes 1-7, Jardim Bela Vista, 28895532 - Rio das Ostras, RJ - Brasil, Telefone: (22) 999698308, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    hospital são joão batista de macaé

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretário Suplente CEE/CORENRJ

    Outras informações:
    As Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) são órgãos vinculados ao Conselho Regional de Enfermagem, que exercem atividade destinada à prestação idônea de serviços de Enfermagem nas Instituições, mantendo sua autonomia e imparcialidade, no que diz respeito aos seus atos; têm função educativa, consultiva e fiscalizadora do exercício profissional e ético dos profissionais de Enfermagem.

  • 2017 - Atual

    hospital são joão batista de macaé

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 24

    Outras informações:
    setor: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica

  • 2010 - 2017

    hospital são joão batista de macaé

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tec. de Enfermagem, Carga horária: 36

    Outras informações:
    setores: clínica médica, clínica cirúrgica, maternidade e Uti Neonatal.

  • 2015 - 2015

    hospital são joão batista de macaé

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 12

    Outras informações:
    setores: berçário, enfermaria pediátrica e UTI Neonatal e Pediátrica

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário da disc.: Enf. em Urgência, Carga horária: 12

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina Semiologia em Enf., Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Curso de Enfermagem Nova Friburgo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Ensino, Enfermagem, Nível: Técnico. conteúdo: sepse em UTI e a atuação da equipe multidisciplinar. Disciplina ministrada: Centro de Tratamento Intensivo - CTI

  • 2008 - 2009

    Casa de Saúde João XXIII

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Tec. de Enfermagem, Carga horária: 40