Pâmella Figueiredo Andolfi
Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel em Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Informações coletadas do Lattes em 10/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Produção Vegetal
2017 - 2019
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Biocarvão de palha de café como condicionador de solo sob cultivo de cafeeiro conilon,Ano de Obtenção: 2019
Renato Ribeiro Passos.
Formação complementar
2016 - 2016
Extensão universitária em Extensão, Irrigação e Manejo do Solo. (Carga horária: 360h). , Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, INCAPER, Brasil.
2016 - 2016
Viveiros e propagação de frutíferas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2015 - 2015
Classificação Física de Café. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Espirito Santo, IFES, Brasil.
2015 - 2015
AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 78h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2014 - 2014
Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h). , Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Morfologia e Fisiologia da Cultura de Café. (Carga horária: 5h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Extensão, Irrigação e Manejo do Solo. (Carga horária: 120h). , Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, INCAPER, Brasil.
2013 - 2013
RELAÇÃO ENTRE ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO E A DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Parasitos com Potencial Zoonótico em Peixes. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Trabalho Decente. (Carga horária: 8h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2012 - 2012
ESTABELECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE FORRAGEIRAS DE INVERNO. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Pobreza Rural. (Carga horária: 4h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2012 - 2012
Trabalhador Empreendedor. (Carga horária: 40h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2012 - 2012
Abastecimento e Renda. (Carga horária: 6h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2012 - 2012
Educação e qualificação profissional. (Carga horária: 6h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2012 - 2012
Direito de Propriedade. (Carga horária: 6h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2012 - 2012
Meio Ambiente. (Carga horária: 10h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2012 - 2012
SISTEMAS INTEGRADOS LAVOURA-PECUÁRIA E A SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Saúde Rural. (Carga horária: 30h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2011 - 2011
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 45h). , INSTITUIÇÃO CURSOS 24 HORAS, CURSOS 24 HORAS, Brasil.
2009 - 2010
OPERADOR DE COMPUTADOR XP. (Carga horária: 80h). , VARGAS E FONSECA LTDA, PREPARA CURSOS, Brasil.
2007 - 2008
Oral and Written Communication Course - Getting Started (Basic). (Carga horária: 131h). , Canadian Centre for Activity and Aging, CCAA, Canadá.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
27ª Semana Agronômica do CCAE/UFES. 2016. (Outra).
XX INIC - Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. 2016. (Encontro).
I Simpósio de Cafeicultura do Caparaó. 2015. (Simpósio).
XIX INIC - Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. 2015. (Encontro).
XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XIV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e VIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica Júnior. 2014. (Encontro).
IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. 2013. (Congresso).
Ciclo de palestras agronômicas do CCA-UFES. 2011. (Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Biocarvão de palha de café como condicionador de solo sob cultivo de cafeeiro conilon, Descrição: O biocarvão é um material sólido, produzido para fins agrícolas, oriundo do processo de pirólise, que carboniza a biomassa em ambiente com pouco ou nenhum oxigênio, sob temperaturas de até 700°C. Devido a sua estrutura policíclica aromática com alto grau de condensação, o biocarvão se torna muito resistente à degradação biológica. Uma propriedade extremamente relevante para a agricultura, uma vez que possibilita a permanência por mais tempo em solos de regiões tropicais onde a taxa de mineralização da matéria orgânica do solo (MOS) atinge altos níveis devido às altas temperaturas, umidade e a atividade microbiana. A produção desse condicionador de solo envolve aspectos relacionados à gestão ambiental, pois utiliza resíduos agrícolas e florestais com o objetivo de dar um destino adequado a esses. Diante disso, o objetivo do trabalho será avaliar o uso de biocarvão de palha de café como condicionador de solo, sobre os atributos do solo e desenvolvimento do cafeeiro conilon. O biocarvão será produzido em duas temperaturas (350 e 600°C) e será aplicado em lavoura de café conilon variedade EMCAPER 8151 Robusta Tropical, em 5 doses (0, 3, 6, 9, 12 t ha-1 de biocarvão) de acordo com o ensaio. Os objetivos principais serão avaliar o desenvolvimento e o estado nutricional do cafeeiro conilon, bem como as mudanças das condições químicas, físicas e microbiológicas do solo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pâmella Figueiredo Andolfi - Coordenador / Renato Ribeiro Passos - Integrante.
-
2015 - 2016
Tamanho de parcela para experimentos com a couve-flor, Descrição: Dentre os fatores que influenciam a detecção de diferenças mínimas significativas entre os tratamentos nos experimentos convencionais está o tamanho da parcela, cuja determinação correta possibilita a redução do erro experimental e, consequentemente aumenta a precisão do experimento e a confiabilidade das interpretações e conclusões obtidas. Há diferentes métodos para estimar o tamanho ótimo de parcelas que vêm sendo relatados em estudos feitos com diversas culturas, os quais relacionam o tamanho da parcela e a variação residual, destacando dentre esses os métodos da máxima curvatura, máxima curvatura modificado, curvatura máxima do coeficiente de variação e regressão com resposta platô. Além destes há o método de Hatheway que leva em consideração fatores como número de tratamentos, de repetições e níveis de significância. Uma vez que são escassos os trabalhos visando estimar o tamanho ótimo de parcelas em experimentos com espécies do gênero Brassica, o presente estudo visa aumentar a precisão experimental em ensaio com a couve-flor no município de Alegre ? ES por meio da determinação do tamanho ótimo de parcela com base nos métodos de Hatheway, máxima curvatura, curvatura máxima do coeficiente de variação e regressão platô. O trabalho será realizado por meio de ensaio em branco conduzido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAUFES), Alegre ? ES, em que serão avaliadas tanto variáveis produtivas quanto de crescimento. Ao final do projeto almeja-se propor o tamanho ótimo de parcelas a ser utilizado em experimentos com a couve-flor de modo a aumentar a precisão experimental e a confiabilidade dos resultados obtidos em futuros experimentos, especialmente aqueles destinados ao melhoramento desta espécie.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pâmella Figueiredo Andolfi - Integrante / Gisele Rodrigues Moreira - Coordenador.
-
2014 - 2015
Tamanho ótimo de parcela para experimentos com café arábica cultivado a pleno sol e em sistema agroflorestal., Descrição: Resumo: Dentre os fatores que influenciam a detecção de diferenças mínimas significativas entre os tratamentos nos experimentos convencionais está o tamanho da parcela,cuja determinação correta possibilita a redução do erro experimental e, consequentemente aumenta a precisão do experimento e a confiabilidade das interpretações e conclusões obtidas.Há diferentes métodos para estimar o tamanho ótimo de parcelas que vêm sendo relatados em estudos feitos com diversas culturas, os quais relacionam o tamanho da parcela e a variação residual, destacando dentre esses os métodos da máxima curvatura, máxima curvatura modificado, curvatura máxima do coeficiente de variação e regressão com resposta platô. Além destes há o método de Hatheway que leva em consideração fatores como número de tratamentos, de repetições e níveis de significância. Uma vez que são poucos os trabalhos visando estimar o tamanho ótimo de parcelas em experimentos com o café arábica, especialmente quando cultivado em sistema agroflorestal, o presente estudo visa aumentar a precisão experimental em ensaio com o café arábica,cultivado nesse sistema,por meio da determinação do tamanho ótimo de parcela com base nos métodos de Hatheway, máxima curvatura, curvatura máxima do coeficiente de variação e regressão platô. O trabalho será realizado por meio de ensaio em branco conduzido em fazenda particular, localizada no município de Guaçuí, na região do Caparaó, Espírito Santo, em que serão avaliadas tanto variáveis produtivas quanto de crescimento. Ao final do projeto almeja-se propor o tamanho ótimo de parcelas a ser utilizado em experimentos com o café arábica cultivado a pleno sol e em sistema agroflorestal de modo a aumentar a precisão experimental e a confiabilidade dos resultados obtidos em futuros experimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pâmella Figueiredo Andolfi - Integrante / Gisele Rodrigues Moreira - Coordenador / Gláucio de Mello Cunha - Integrante.
Você é Pâmella Figueiredo Andolfi?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pâmella Figueiredo Andolfi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?