Marcílio José Albuquerque Gomes Filho

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco(2005) e especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco(2009). Atualmente é Analista Judiciário / Analista de Sistemas da Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco e Engenheiro de Sistemas do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação

2007 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Décio Fonseca

Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação

2000 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Extensão em Gestão Ágil de Projetos com SCRUM. (Carga horária: 24h). , Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.

2011 - 2011

Curso Oficial Liferay Development. (Carga horária: 24h). , Especializa Treinamentos.

2011 - 2011

Curso Oficial RedHat JB170 JBoss Seam. (Carga horária: 24h). , Conselho Nacional de Justiça.

2011 - 2011

Estimativa e Planejamento Ágil. (Carga horária: 32h). , Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.

2005 - 2005

Teste de Software. (Carga horária: 30h). , Innovative Software Ltda.

2005 - 2005

Treinamento de Avaliadores no Método Mede Pros. (Carga horária: 40h). , Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

2000 - 2000

Curso de Allegro. (Carga horária: 20h). , Centro Integrado de Tecnologia da Informação.

2000 - 2000

Linux Básico. (Carga horária: 20h). , Centro Acadêmico de Computação da Ufpe.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende PoucoLê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Arquitetura de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Análise de Sistemas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Qualidade de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Bioinformática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. XII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2004. (Congresso).

Fórum Melhoria do Produto de Software Brasileiro.Fórum Melhoria do Produto de Software Brasileiro. 2004. (Outra).

X Congresso de Iniciação Científica. X CONIC - Décimo Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2002. (Congresso).

ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional.ERMAC 2002. 2002. (Encontro).

EQS - Encontro de Qualidade de Software.Encontro de Qualidade de Software. 2002. (Encontro).

Empreendedorismo e Informática.Empreendedorismo e Informática. 2001. (Outra).

VI Jornada de Informática.VI Jornada de Informática. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

VASCONCELOS, A. M. L.. Um Processo de Avaliação da Portabilidade de Unidades de Software. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciencia da Computacao) - Universidade Federal de Pernambuco.

André Luís de Medeiros Santos

SANTOS, A. L. M.; VASCONCELOS, A. M. L.. Um processo de Avaliação da Portabilidade de Unidades de Software. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia da Computacao) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Paes de Andrade

Estabelecimento de um protocolo de automação para a anotação funcional de genes expressos da Leishmania chagasi; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcílio José Albuquerque Gomes Filho;

Paulo Paes de Andrade

PROGRAMA MULTI INSTITUCIONAL DE EXCELÊNCIA TÉCNICO CIENTÍFICA EM ÁREAS ESTRATÉGICAS; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marcílio José Albuquerque Gomes Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Décio Fonseca

Diretrizes para a Formação de uma Equipe Especializada no Atendimento às Demandas de TI em Empresas de BPO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Décio Fonseca;

Valdir de Queiroz Balbino

Projeto Genoma Nordeste; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Valdir de Queiroz Balbino;

Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

Um Processo de Avaliação da Portabilidade de Unidades de Software; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciencia da Computacao) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, M. S. A. (Org.) ; ALBUQUERQUE, F. O. (Org.) ; GOMES FILHO, M. J. A. (Org.) . Pintura e Poesia. 1. ed. produçaõ independente, 1998. v. 500.

  • QUEIROZ, Rafael ; ANDRADE, Paulo Paes de ; CASSILHAS, Paula ; BALBINO, Valdir de Queiroz ; ANDRADE, Cínthia ; LOSSIO, Daniela ; GOMES FILHO, M. J. A. ; LIMA, Marília Agostinho de . Identificação e Caracterização in silico do gene da HSP70 de Leishmania chagasi, utilizando o banco de dados do Programa Genoma Nordeste. In: 49º Congresso Nacional de Genética, 2003, Águas de Lindóia, 2003.

  • GOMES FILHO, M. J. A. ; SANTOS, B. S. ; LIMA, C. M. V. ; BATISTA, E. M. ; CAMPOS, M. A. . AVAC - Aplicações de Variáveis Aleatórias em Computação. In: ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2002, Natal. ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2002. v. 2. p. 30-31.

  • GOMES FILHO, M. J. A. . Diretrizes para a Formação de uma Equipe Especializada no Atendimento às Demandas de TI em Empresas de BPO 2008 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • GOMES FILHO, M. J. A. . Um Processo de Avaliação da Portabilidade de Unidades de Software 2005 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES FILHO, M. J. A. . Management Application. 2011.

GOMES FILHO, M. J. A. . Assinador Digital. 2010.

GOMES FILHO, M. J. A. . MV PEP. 2009.

GOMES FILHO, M. J. A. . P2K. 2009.

GOMES FILHO, M. J. A. . SUPPLYWEB. 2008.

GOMES FILHO, M. J. A. . TIMESHEET. 2007.

GOMES FILHO, M. J. A. ; CALADO, Eduardo ; NOVAES, André . Sistema de Recebimento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2006.

GOMES FILHO, M. J. A. ; CALADO, Edurado ; NOVAES, André . Frameworks de apoio ao desenvolvimento Java na fábrica de software do grupo TCI. 2006.

GOMES FILHO, M. J. A. ; MOZART . Portal EBD. 2005.

GOMES FILHO, M. J. A. ; CALADO, Eduardo ; MELO, Hebert . TIM Farol. 2005.

GOMES FILHO, M. J. A. . ICC. 2005.

GOMES FILHO, M. J. A. ; CALADO, Eduardo ; MELO, Hebert ; FREITAS, Juliano ; ALEIXO, Pedro ; VIANA, Salvio ; TOSCANO, Thiago ; MEDEIROS, Wagner de . InfoInfra. 2004.

GOMES FILHO, M. J. A. ; CARMO, H. V. . rendimento.pl. 2002.

GOMES FILHO, M. J. A. ; CARMO, H. V. ; CANANEA, I. C. . TermoAnalizer. 2002.

GOMES FILHO, M. J. A. . Avaliação situacional do sistema Content SP. 2006.

GOMES FILHO, M. J. A. . Avaliação Situacional do Sistema RegMed. 2005.

GOMES FILHO, M. J. A. . Curso Básico de Corel Draw 9.0. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2001 - 2004

    Programa Genoma Nordeste, Descrição: A leishmaniose visceral é a forma mais grave das leishmanioses, apresentado elevados índices de mortalidade em pacientes não submetidos ao tratamento adequado. O agente etiológico da leishmaniose visceral no Novo Mundo é a L. chagasi, transmitida ao homem pelas fêmeas hematófagas do flebotomíneo L. longipalpis (Grimaldi et al. 1989). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS (OMS 2000), são registrados anualmente cerca de 500 mil casos de leishmaniose visceral em todo o mundo, sendo 90% deste total registrados em países como Bangladesh, Índia, Nepal, Sudão e Brasil. O número de casos de leishmaniose visceral, registrados no Brasil, vem crescendo de forma significativa nos últimos anos, com uma média anual de 1.980 novos casos (Lacerda 1994). É endêmica em todas as regiões geográficas do país, sendo o Nordeste responsável por cerca de 94% dos casos de leishmaniose visceral registrados a cada ano (Marzochi et al. 1999). Apesar do impacto da leishmaniose visceral na saúde pública as formas de tratamento disponíveis ainda são bastante precárias, baseando-se principalmente na administração do antimonial pentavalente. As demais drogas são pouco eficientes ou muito dispendiosas, inviabilizando a sua utilização em larga escala. Em função da necessidade do desenvolvimento de novas drogas que atuem especificamente sobre as leishmanias, torna-se evidente a necessidade do estabelecimento de novos de métodos de pesquisa que permitam abordar aspectos importantes do ciclo de vida destes parasitas. A análise genômica representa uma excelente possibilidade de identificar novos alvos para o desenvolvimento de novas drogas, vacinas e métodos de diagnóstico das leishmanioses, além de fornecer o marco inicial para a compreensão dos mecanismos envolvidos na determinação da virulência dos seus agentes etiológicos (Ivens & Blackwell, 1999). Dentro desta perspectiva, o Programa Genoma Nordeste - ProGeNE, criado com a finalidade de disseminar os princípios da genômica e da bioi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcílio José Albuquerque Gomes Filho - Integrante / Rafael Queiroz - Integrante / Paulo Paes de Andrade - Coordenador / Valdir de Queiroz Balbino - Integrante / Marília Agostinho de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Banco do Nordeste do Brasil - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Aprovado na P1-MPS, SOFTEX.

2006

Sun Certified Web Component Developer for the Java 2 Platform, Enterprise Edition 1.4, SUN MICROSYSTEMS.

2005

Avaliador MEDE-PROS 2005, CENPRA.

2004

Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform 1.4, Sun Microsystems.

2002

Melhor Projeto, Centro Acadêmico de Computação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. , Rua Bione, 220 - Cais do Apolo, Bairro do Recife, 50030-390 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 34254700

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2001 - 2004

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/2001 - 11/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Genética.,Linhas de pesquisa

2010 - Atual

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Sistemas, Carga horária: 20

2010 - Atual

Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Judiciário / Analista de Sistemas, Carga horária: 30

2009 - 2010

Grupo Linx

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Líder Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

MV Sistemas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2009

Tecnologia do Conhecimento da Informação

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2006 - 10/2006

    Serviços técnicos especializados , Tci Solutions, Desenvolvimento Java.,Serviço realizado, Análise Situacional do Sistema Content SP.

  • 09/2005 - 09/2005

    Serviços técnicos especializados , Tci Solutions, Desenvolvimento Java.,Serviço realizado, Análise Situacional do Sistema Regmed.

2004 - 2005

Apply Solutions

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Web, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2005 - 08/2005

    Serviços técnicos especializados , Fábrica de Software, Projetos Java.,Serviço realizado, Adaptação de processos de software.

  • 05/2004 - 04/2005

    Estágios , Fábrica de Software, Projetos Java.,Estágio realizado, Desenvolvimento de Sistemas para Web.

2003 - 2004

Empresa de Fomento de Informática de Pernambuco

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio curricular obrigatório para o término do curso.

Atividades

  • 12/2003 - 05/2004

    Estágios , Secretaria de Ciência e Tecnologia, Unidade de Sistemas Estratégicos.,Estágio realizado, FISEPE.