Thales Augusto dos Santos

Possui mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2014). Atualmente é especialista ferroviário ii - MRS Logística S.A.. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: pmbok, gerenciamento de projetos, programação linear, otimização, probabilidade e Estatística, Simulação, deadlock, capacidade, desempenho, simulation, railway, deadlocks, single-track, circulação e mapeamento de processos.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Transportes

2011 - 2014

Instituto Militar de Engenharia
Paulo Afonso Lopes da Silva.Coorientador: Luiz Antônio Silveira Lopes. Palavras-chave: Simulação e análise de operações ferroviárias; simulação, deadlock, capacidade, desempenho.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes. Setores de atividade: Transporte terrestre.

Graduação em andamento em Engenharia de Produção

2006 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador: Fernando Marques de Almeida Nogueira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Formação de Green Belts. (Carga horária: 80h). , Werkema Consultores.

2009 - 2009

Preparação para a Banca Examinadora do PNQ 2009. (Carga horária: 16h). , Fundação Nacional da Qualidade.

2009 - 2009

Upper Intermediate Engilsh Course. (Carga horária: 160h). , Embassy CES.

2003 - 2003

Sargento Técnico em Eletroeletrônica. (Carga horária: 960h). , Escola de Comunicações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Beer Game do Curso de Engenharia de Produção - UFJF.Competição - Membro da equipe vencedora. 2010. (Outra).

Encontro Fluminense de Empresas Juniores.Várias apresentações. 2009. (Encontro).

V Encontro Mineiro de Engenharia de Produção.Várias apresentações. 2009. (Encontro).

Encontro Nacional de Empresas Juniores.Várias apresentações. 2008. (Encontro).

III Encontro Mineiro de Engenharia de Produção.Várias apresentações. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Daniel de Souza Borges Ferreira

NOGUEIRA, F. M. A.; OLIVEIRA, M.;SANTOS, T. A.. ALOCAÇÃO DE LOCOMOTIVAS EM COMPOSIÇÕES FERROVIÁRIAS ATRAVÉS DE MODELOS DE OTIMIZAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roberto Malheiros Moreira Filho

Nogueira, Fernando Marques;MOREIRA FILHO, R. M.; Borges, Marcos Martins. Impacto de Acidentes Ferroviários no Terminal da Guaíba para a Produção da MRS Logística S.A.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Lino Guimarães Marujo

Lopes, P.A.; LOPES, L. A. S.; Nogueira, Fernando;MARUJO, L.G.. Um Modelo de Simulação para Análise de Desempenho de Corredores Ferroviários. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.

Fernando Marques de Almeida Nogueira

Silva, P. A. L; LOPES, L. A. S.; Marujo, L. G.;NOGUEIRA, F. M. A.NOGUEIRA, F. M. A.. Um modelo de Simulação para Análise de Desempenho de Corredores Ferroviários. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.

Fernando Marques de Almeida Nogueira

NOGUEIRA, F. M. A.; Malheiros, Roberto F.; Valença, Fernanda Melo. Impacto de Acidentes Ferroviários no Terminal de Guaíba à Produção da MRS Logística S.A.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luiz Antonio Silveira Lopes

LOPES, Paulo Afonso;Lopes, L A S. Um Modelo de Simulação Para Análise de Desempenho de Corredores Ferroviários. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Christina Ferraz Musse

Memórias possíveis: os depoimentos da Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Christina Ferraz Musse;

Paulo Afonso Lopes da Silva

Simulação e análise de corredores ferroviários com linha singela e múltiplos terminais de carga ou descarga; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia,; Orientador: Paulo Afonso Lopes da Silva;

Paulo Afonso Lopes da Silva

Um modelo de simulação para análise de desempenho de corredores ferroviários; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia,; Orientador: Paulo Afonso Lopes da Silva;

Luiz Antonio Silveira Lopes

Modelo de Simulação Para Analise de Desempenho de Corredores Ferroviarios; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia,; Orientador: Luiz Antonio Silveira Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DOS SANTOS, T.A. . A Model to Simulate the Traffic of Trains on the Paraopeba Corridor. In: The Second International Conference on Railway Technology: Research, Development and Maintenance, 2014, Ajaccio, 2014.

  • SANTOS, T. A. ; SILVA, P. A. L. ; LOPES, L. A. S. . SIMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RAMAL FERROVIÁRIO PARA TRENS DE CARGA. Revista Militar de Ciência e Tecnologia , 2015.

  • SANTOS, T. A. . A Relevância das Ferramentas de Simulação no Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Carga. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, T. A. ; MACHADO, M. N. . Aplicação de Ferramenta de Programação Linear Combinada a Modelos de Simulação da Operação Ferroviária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, M. N. ; SANTOS, T. A. . Planejamento Estratégico Auxiliado por Modelos de Simulação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, G. D. ; SANTOS, T. A. . Determinação de passagens em nível para realização de obras de intervenção na MRS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, T. A. ; LORENTZ, A. (André Pina Lorentz) ; Oliveira, M. . Gerenciamento de Projetos com Base no PMBoK. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANTONIOL, M. ; DEMOLINARI, N. ; PINTO, M. ; SANTOS, T. A. ; WINTER, L. . Mapeamento e Padronização de Processos em uma Farmácia de Manipulação. 2008.

BARBOSA, D. ; FARIA, B. ; SILVA, Dimas ; SANTOS, T. A. . Desenvolvimento de Projeto de Logísitca do Setor de Transporte da UFJF. 2008.

SANTOS, T. A. . Gestão das Operações Logísticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, T. A. . Simulação com Arena. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • MRS Logística S.A.. , Avenida Brasil 2001, Centro, 36060-010 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21014978, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2009

Replastic Ind. Com. de Plásticos LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Responsável pelas atividades de apoio ao PCP, Carga horária: 30

Outras informações:
Neste período, além das atividades de Planejamento e Controle da Produção, implementou-se o Diagrama de Ishikawa com a participação dos colaboradores da área produtiva, o que dispertou a curiosidade e o envolvimento das pessoas com a melhoria dos processos. Além disso nessa mesma época foram criados os controles de produtividade, eficiência e custos produtivos, além de uma planilha de otimização do uso de extrusoras e sacoleiras.

2006 - 2007

Fundação Museu Mariano Procópio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo II, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Condução de processos licitatórios para promover a reforma Parque e do Museu Mariano Procópio.

2004 - 2005

36 Batalhão de Infantaria Motorizada

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 3 Sargento de Manutenção de Comunicações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lotado no Pelotão de Comunicações da Cia. de Comando e Apoio, responsável pela manutenção de equipamentos de comunicações e demais eletrônicos, além de responder por pareceres técnicos quando necessário.

2009 - Atual

MRS Logística S.A.

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Especialista Ferroviário II, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na construção de análises quantitativas e qualitativas acerca de dados históricos de acidentes ferroviários e pessoais para fundamentar decisões, defesas de projetos e criação de programas de segurança na companhia. Atualmente, trabalha na célula de Serviços Tático-Estratégicos da Gerência Geral de Engenharia de Transportes com o desenvolvimento de trabalhos em mensuração e avaliação de capacidade ferroviária. Elaboração de estudos e pareceres para os Diretores da empresa de 2011 a 2014.

2007 - 2008

Mais Consultoria em Engenharia de Produção

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Jr, Carga horária: 28

Outras informações:
Membro do Departamento de Marketing durante duas gestões, em que houve a participação em dois projetos de consultoria Jr.