Ivana Cristina da Cunha Ribeiro Gonçalves
Farmacêutica e sanitarista, desenvolve suas atividades no HEAL/SES-RJ e no IPPMG/UFRJ.
Informações coletadas do Lattes em 25/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2012 em Mestrado em Saúde Pública
2010 - interrompida
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: "A Espacialização da Hanseníase em Área Urbana - O Perfil da Endemia no Município de São Gonçalo/RJ",Orientador: Paulo Peiter
Ano de interrupção: 2012Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia Farmacêutica
2013 - 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: BUSCA DE VARIÁVEIS E INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE FARMACOVIGILÂNCIA EM PEDIATRIA, Ano de Obtenção:
Orientador: Profa. Dra. Elisangela da Costa Lima Dellamora
Coorientador: Lúcio Mendes Cabral. Palavras-chave: medicamentos; farmacovigilância; pediatria.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em Saude Publica
2001 - 2002
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Características da Hanseníase em Área Urbana: O Comportamento da Endemia no Município de São Gonçalo/RJ e sua Reprodução Social
Orientador: Paulo Sabroza
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Participação em eventos
3rd IAS Conference on HIV Pathogenesis and Treatment. 2005. (Congresso).
Comissão julgadora das bancas
DUPPRE, N. C.; Neto CCB; Peiter PC. A configuração espacial da hanseníase no município de São Gonçalo/RJ no período de 2001 a 2009. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA.
MATOS, G. C.; CARVALHO, E. R. M.;Estrela RCE. Farmacovigilância orientada a um hospital pediátrico por meio da análise de notificações de eventos adversos a medicamentos no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estrela RCE. Farmacovigilância orientada a um hospital pediátrico por meio da análise de notificações de eventos adversos a medicamentos no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CARVALHO, E. R. M.; MATOS, G. C.; MARINS, R. C. E. E.. Farmacovigilância orientada a um hospital pediátrico por meio da análise de notificações de eventos adversos a medicamentos no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MATOS, G. C.; MARINS, R. C. E. E.; DELLAMORA, E. C. L.. Estudo farmacoepidemiológico de suspeitas de reação adversa a medicamentos para proposição de um modelo de vigilância orientado à pediatria. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Prof. Ciências e Tecnologia Farmacêutica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foi orientado por
Farmacovigilância orientada a um hospital pediátrico por meio da análise de notificações de eventos adversos a medicamentos no Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêutica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Elisangela da Costa Lima;
Farmacovigilância Orientada a um Hospital Pediátrico por Meio da Análise de notificações de Eventos Adversos a Medicamentos no Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmaceutica) - Faculdade de Farmácia, ; Coorientador: Lucio Mendes Cabral;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, Catia Martins ; CARDOSO, A. M. ; GONÇALVES, I. C. C. R. ; Levino, Antônio . Análise Espacial das Condições Sócio-Ambientais e ocorrência de Doenças de Veiculação Hídrica DVH no Estado do Rio de Janeiro. In: I Congresso Interamericano de Saúde Ambiental, 2004, Porto Alegre. Anais do I Congresso Interamericano de Saúde Ambiental, 2004. v. N esp.
-
BASTA, PC ; CARDOSO, W. ; FERREIRA, F ; GOMEZ, M. ; GONÇALVES, I. C. C. R. ; LUNARDI, R. ; MORAES, D. ; PAGLIARO, G. ; RESENDES, A. P. ; ROCHA, G. . Determinantes Sociais e Biológicos da Dengue na Leopoldina e Ilha do Governador, município do Rio de Janeiro.. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco. v. 8. p. 413-413.
-
ALMEIDA, F. V. S. ; FUJISAKI, B. I. ; ZINE L. N. ; SILVA E. S. ; JÚNIOR, J. S. ; GONÇALVES, I. C. C. R. . Avaliação do acesso a medicamentos da Farmácia Básica em um hospital geral da rede pública. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
TOLEDO, Luciano Medeiros de ; SABROSA, Paulo Chagastelles ; MACHADO, V. F. ; KAWA, Hélia ; PRACA, Heitor ; FERREIRA, L. ; GONÇALVES, I. C. C. R. ; SANTOS, J. P. C. ; TORRES, R. T. ; FASCA, S. F. . Situação e Tendência de Algumas causas de Adoecimento e Morte nos Municípios de São Gonçalo e o Distrito de Monjolos: Parâmetros epidemiológicos para o Monitoramento do Processo de Implantação do COMPERJ - Diagnóstico da Região.. 2011.
RAYMUNDO, C. E. ; SANTOS, E. H. J. ; KAWA, Hélia ; GONÇALVES, I. C. C. R. ; SANTOS, J. P. C. ; TOLEDO, Luciano Medeiros de ; SABROSA, Paulo Chagastelles ; TORRES, R. T. ; MACHADO, V. F. . Situação e Tendência de Algumas causas de Adoecimento e Morte nos Municípios de Tanguá, São Gonçalo e no distrito de Monjolos: Parâmetros epidemiológicos para o Monitoramento do Processo de Implantação do COMPERJ - Diagnóstico e análise preliminar.. 2010.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Serviço de Farmácia Assistencial, Carga horária: 30
Outras informações:
Planejamento e definição de estratégias junto à chefia da Divisão a fim de contribuir no que cabe à Farmácia para alcançar o objetivo final de garantir uma assistência terapêutica segura e de qualidade que proporcione o completo restabelecimento do paciente no menor tempo possível ou assegurar uma farmacoterapia eficaz quando da necessidade de cuidados paliativos.
2008 - Atual
INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRAVínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutica hospitalar/plantonista, Carga horária: 30
Outras informações:
Desenvolvimento das funções inerentes ao cargo como: seleção de medicamentos ? participação em reuniões; verificação de prescrições para dispensação e/ou manipulação; Fracionamento de medicamentos, sólidos e líquidos orais; Reconstituição e fracionamento de injetáveis. Planejamento do fracionamento considerando as características fisico-químicas dos medicamentos e a adequação às necessidades terapêuticas do perfil pediátrico, visando a segurança do paciente e a otimização dos recursos. Auxílio e orientação aos técnicos nas atividades de manipulação e dispensação. Apoio e orientação à equipe assistencial quanto a faramcoterapia. Coordenação da equipe do plantão. Dipensação em dose unitária/individual para pacientes. Controle de medicamentos da portaria 344/98.
2009 - 2014
Hospital Estadual Azevedo LimaVínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutica Hospitalar/Gerente, Carga horária: 24
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Controle de estoque de medicamentos e insumos; Participação nos processos de aquisição de medicamentos nas formas previstas pela legislação para instituições públicas; Avaliação de necessidades e definição de prioridades em conjunto com a Direção da Unidade e setores de Compra e Financeiro a fim de garantir a qualidade da assistência terapêutica e a otimização de recursos em contexto de subabastecimento; Revisão da Grade de Medicamentos Padronizados pela Secretaria Estadual de Saúde/RJ (SES); Implementação de mecanismos específicos para controle de estoque de medicamentos estratégicos e de alto custo bem como a elaboração de planilhas e relatórios de consumo e ressuprimento junto à SES; Guarda e fiscalização interna de medicamentos da portaria 344/98; Treinamento e orientação de equipe com definição de atribuições e responsabilidades; Promoção da interação das equipes de farmacêuticos, médica e de enfermagem do hospital; Criação da Farmácia satélite do Ambulatório de HIV/AIDS; Desenvolvimento de um sistema para promoção do uso racional de antimicrobianos em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Direção e demais equipes médicas; Elaboração de escalas de serviço; Estabelecimento de fluxos dinâmicos com as chefias médicas e de enfermagem visando detectar o mais breve as necessidades da assistência considerando seu amplo espectro em função do perfil diverso e complexo do hospital em questão, pois se trata de um hospital geral com cerca de 250 leitos, de alta complexidade, referência da Região Metropilitana II/RJ para politraumatizados e para maternidade de alto risco.
2001 - 2009
Hospital Estadual Azevedo LimaVínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutica Hospitalar/plantonista, Carga horária: 24
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Avaliação de prescrições; Suporte e orientação à equipe assistencial quanto ao uso correto do medicamento objetivando a segurança do paciente e a otimização dos recursos; Recebimento e conferência de medicamentos; Escrituração de livros de medicamentos controlados; Dispensação de medicamentos a pacientes ambulatoriais.
Você é Ivana Cristina da Cunha Ribeiro Gonçalves?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ivana Cristina da Cunha Ribeiro Gonçalves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?