Ivana Cristina da Cunha Ribeiro Gonçalves

Farmacêutica e sanitarista, desenvolve suas atividades no HEAL/SES-RJ e no IPPMG/UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2012 em Mestrado em Saúde Pública

2010 - interrompida

Escola Nacional de Saúde Pública
Título: "A Espacialização da Hanseníase em Área Urbana - O Perfil da Endemia no Município de São Gonçalo/RJ",Orientador: Paulo Peiter
Ano de interrupção: 2012Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia Farmacêutica

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: BUSCA DE VARIÁVEIS E INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE FARMACOVIGILÂNCIA EM PEDIATRIA, Ano de Obtenção:
Orientador: Profa. Dra. Elisangela da Costa Lima Dellamora
Coorientador: Lúcio Mendes Cabral. Palavras-chave: medicamentos; farmacovigilância; pediatria.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Saude Publica

2001 - 2002

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Características da Hanseníase em Área Urbana: O Comportamento da Endemia no Município de São Gonçalo/RJ e sua Reprodução Social
Orientador: Paulo Sabroza

Graduação em Farmácia

1993 - 1999

Universidade Federal Fluminense

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Participação em eventos

3rd IAS Conference on HIV Pathogenesis and Treatment. 2005. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Nádia Cristina Duppre

DUPPRE, N. C.; Neto CCB; Peiter PC. A configuração espacial da hanseníase no município de São Gonçalo/RJ no período de 2001 a 2009. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA.

Rita de Cássia Elias Estrela Marins

MATOS, G. C.; CARVALHO, E. R. M.;Estrela RCE. Farmacovigilância orientada a um hospital pediátrico por meio da análise de notificações de eventos adversos a medicamentos no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rita de Cássia Elias Estrela Marins

Estrela RCE. Farmacovigilância orientada a um hospital pediátrico por meio da análise de notificações de eventos adversos a medicamentos no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Edimilson Ramos Migowski de Carvalho

CARVALHO, E. R. M.; MATOS, G. C.; MARINS, R. C. E. E.. Farmacovigilância orientada a um hospital pediátrico por meio da análise de notificações de eventos adversos a medicamentos no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Guacira Corrêa de Matos

MATOS, G. C.; MARINS, R. C. E. E.; DELLAMORA, E. C. L.. Estudo farmacoepidemiológico de suspeitas de reação adversa a medicamentos para proposição de um modelo de vigilância orientado à pediatria. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Prof. Ciências e Tecnologia Farmacêutica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Elisangela da Costa Lima

Farmacovigilância orientada a um hospital pediátrico por meio da análise de notificações de eventos adversos a medicamentos no Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêutica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Elisangela da Costa Lima;

Lucio Mendes Cabral

Farmacovigilância Orientada a um Hospital Pediátrico por Meio da Análise de notificações de Eventos Adversos a Medicamentos no Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmaceutica) - Faculdade de Farmácia, ; Coorientador: Lucio Mendes Cabral;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, Catia Martins ; CARDOSO, A. M. ; GONÇALVES, I. C. C. R. ; Levino, Antônio . Análise Espacial das Condições Sócio-Ambientais e ocorrência de Doenças de Veiculação Hídrica DVH no Estado do Rio de Janeiro. In: I Congresso Interamericano de Saúde Ambiental, 2004, Porto Alegre. Anais do I Congresso Interamericano de Saúde Ambiental, 2004. v. N esp.

  • BASTA, PC ; CARDOSO, W. ; FERREIRA, F ; GOMEZ, M. ; GONÇALVES, I. C. C. R. ; LUNARDI, R. ; MORAES, D. ; PAGLIARO, G. ; RESENDES, A. P. ; ROCHA, G. . Determinantes Sociais e Biológicos da Dengue na Leopoldina e Ilha do Governador, município do Rio de Janeiro.. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Abrasco. v. 8. p. 413-413.

  • ALMEIDA, F. V. S. ; FUJISAKI, B. I. ; ZINE L. N. ; SILVA E. S. ; JÚNIOR, J. S. ; GONÇALVES, I. C. C. R. . Avaliação do acesso a medicamentos da Farmácia Básica em um hospital geral da rede pública. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

TOLEDO, Luciano Medeiros de ; SABROSA, Paulo Chagastelles ; MACHADO, V. F. ; KAWA, Hélia ; PRACA, Heitor ; FERREIRA, L. ; GONÇALVES, I. C. C. R. ; SANTOS, J. P. C. ; TORRES, R. T. ; FASCA, S. F. . Situação e Tendência de Algumas causas de Adoecimento e Morte nos Municípios de São Gonçalo e o Distrito de Monjolos: Parâmetros epidemiológicos para o Monitoramento do Processo de Implantação do COMPERJ - Diagnóstico da Região.. 2011.

RAYMUNDO, C. E. ; SANTOS, E. H. J. ; KAWA, Hélia ; GONÇALVES, I. C. C. R. ; SANTOS, J. P. C. ; TOLEDO, Luciano Medeiros de ; SABROSA, Paulo Chagastelles ; TORRES, R. T. ; MACHADO, V. F. . Situação e Tendência de Algumas causas de Adoecimento e Morte nos Municípios de Tanguá, São Gonçalo e no distrito de Monjolos: Parâmetros epidemiológicos para o Monitoramento do Processo de Implantação do COMPERJ - Diagnóstico e análise preliminar.. 2010.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Serviço de Farmácia Assistencial, Carga horária: 30

Outras informações:
Planejamento e definição de estratégias junto à chefia da Divisão a fim de contribuir no que cabe à Farmácia para alcançar o objetivo final de garantir uma assistência terapêutica segura e de qualidade que proporcione o completo restabelecimento do paciente no menor tempo possível ou assegurar uma farmacoterapia eficaz quando da necessidade de cuidados paliativos.

2008 - Atual

INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutica hospitalar/plantonista, Carga horária: 30

Outras informações:
Desenvolvimento das funções inerentes ao cargo como: seleção de medicamentos ? participação em reuniões; verificação de prescrições para dispensação e/ou manipulação; Fracionamento de medicamentos, sólidos e líquidos orais; Reconstituição e fracionamento de injetáveis. Planejamento do fracionamento considerando as características fisico-químicas dos medicamentos e a adequação às necessidades terapêuticas do perfil pediátrico, visando a segurança do paciente e a otimização dos recursos. Auxílio e orientação aos técnicos nas atividades de manipulação e dispensação. Apoio e orientação à equipe assistencial quanto a faramcoterapia. Coordenação da equipe do plantão. Dipensação em dose unitária/individual para pacientes. Controle de medicamentos da portaria 344/98.

2009 - 2014

Hospital Estadual Azevedo Lima

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutica Hospitalar/Gerente, Carga horária: 24

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Controle de estoque de medicamentos e insumos; Participação nos processos de aquisição de medicamentos nas formas previstas pela legislação para instituições públicas; Avaliação de necessidades e definição de prioridades em conjunto com a Direção da Unidade e setores de Compra e Financeiro a fim de garantir a qualidade da assistência terapêutica e a otimização de recursos em contexto de subabastecimento; Revisão da Grade de Medicamentos Padronizados pela Secretaria Estadual de Saúde/RJ (SES); Implementação de mecanismos específicos para controle de estoque de medicamentos estratégicos e de alto custo bem como a elaboração de planilhas e relatórios de consumo e ressuprimento junto à SES; Guarda e fiscalização interna de medicamentos da portaria 344/98; Treinamento e orientação de equipe com definição de atribuições e responsabilidades; Promoção da interação das equipes de farmacêuticos, médica e de enfermagem do hospital; Criação da Farmácia satélite do Ambulatório de HIV/AIDS; Desenvolvimento de um sistema para promoção do uso racional de antimicrobianos em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Direção e demais equipes médicas; Elaboração de escalas de serviço; Estabelecimento de fluxos dinâmicos com as chefias médicas e de enfermagem visando detectar o mais breve as necessidades da assistência considerando seu amplo espectro em função do perfil diverso e complexo do hospital em questão, pois se trata de um hospital geral com cerca de 250 leitos, de alta complexidade, referência da Região Metropilitana II/RJ para politraumatizados e para maternidade de alto risco.

2001 - 2009

Hospital Estadual Azevedo Lima

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutica Hospitalar/plantonista, Carga horária: 24

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Avaliação de prescrições; Suporte e orientação à equipe assistencial quanto ao uso correto do medicamento objetivando a segurança do paciente e a otimização dos recursos; Recebimento e conferência de medicamentos; Escrituração de livros de medicamentos controlados; Dispensação de medicamentos a pacientes ambulatoriais.