Elisangela Edila Schneider

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2007), onde foi bolsista de iniciação científica no Departamento de Química Orgânica atuando na pesquisa de compóstios poliméricos com retardantes de chama. Durante a graduação realizou dois estágios: a) no Departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos (DEPRO) da Ipiranga Petroquímica (área de polímeros) e b) na Solae Alimentos S.A. nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) e de Água (ETA). Mestre em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2010). A dissertação de mestrado teve como tema o tratamento de efluente de refinaria de petróleo por procesos biológicos e processos oxidativos avançados visando reúso. Em 2015 obteve o grau de Doutora na mesma instituição (PEQ/COPPE/UFRJ) com a tese sobre remoção de desreguladores endócrinos por tratamento biológico com reator de leito móvel com biofilme. Como Engenheira Química atuou nas Estações de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca e da Alegria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) do Estado do Rio de Janeiro (2010 - 2012) . Posteriormente atuou como Pesquisadora no Centro Brasileiro de Pesquisas da General Eletric para o Centro de Excelência em Sistemas de Bioenergia, com foco em tratamento de efluentes de diversos setores industriais, aplicação de sistemas com membranas, tratamento e reúso de água (2012 - 2015). Em 2018 realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Laboratório de Reúso de Águas (LaRA) com remoção de flúor e alumínio de águas de abastecimento através do processo de adsorção. Em 2019 participou de um projeto de extensão no Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente (REMA/UFSC) que avaliou a aplicabilidade de surfactantes em processos de remediação de solos contaminados por combustível em escala laboratorial para a Petrobras Distribuidora. Atualmente é pesquisadora pós-doutoranda do Laboratório de Tratamento Biológico de Resíduos (LTBR) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde atua com Células Microbianas de Dessalinização (MDC).

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Química

2010 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da influência da comunidade microbiana na remoção de desreguladores endócrinos pelo processo MBBR
Márcia Walquíria de Carvalho Dezotti. Palavras-chave: Desreguladores endócrinos; micropoluentes; Reator de leito móvel com biofilme (MBBR).Grande área: Engenharias

Mestrado em Engenharia Química

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação de um reator de leito móvel com biofilme (MBBR) para tratamento de efluente da indústria do petróleo, com posterior ozonização acoplada a carvão ativado granular com biofilme,Ano de Obtenção: 2010
Márcia Walquíria de Carvalho Dezotti.Coorientador: Ana Cláudia Figueiras Pedreira de Cerqueira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Reator de leito móvel com biofilme (MBBR); Carvão ativado granular com biofilme; ozonização; reúso.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias / Especialidade: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais.

Graduação em engenharia química

2001 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Otimização da eficiência de um decantador lamelar
Orientador: Isabel Cristina Tessaro
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

2018 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Didática e Planejamento. (Carga horária: 2h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2018 - 2018

Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Qualidade da Água em Reservatórios. (Carga horária: 60h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Lei das Águas. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Manejo e Cuidados no Uso da Vinhaça na Fertirrigação. (Carga horária: 4h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Reúso de Água Agrícola e Florestal. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Hidrologia Geral. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2012 - 2012

Organização de produtos químicos em laboratórios. (Carga horária: 16h). , Universidade Corporativa da CEDAE, UNIVERCEDAE, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Biodiesel - Obtenção e Análise Qualidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2011 - 2011

História do Saneamento no Rio de Janeiro. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.

2010 - 2010

Coleta e Preservação de Amostras de Água e Esgoto. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.

2010 - 2010

Noções de Tratamento de Água e Esgoto. (Carga horária: 16h). , Universidade Corporativa da CEDAE, UNIVERCEDAE, Brasil.

2009 - 2009

Curso Prático - técnicas de biologia molecular. (Carga horária: 27h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

Planejamento Estratégico. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

Utilização processos separação com membranas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

Curso Teórico - Técnicas de Biologia Molecular. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

Tratamento de Águas de Caldeiras e Resfriamento. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

Uso Pervaporação Tratamento Efluentes Industriais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

Aplicações dos PSM no Controle Ambiental. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Gerenciamento de Resíduos Industriais. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

30o CBESA. 2019. (Congresso).

30 Encontro Técnico AESabesp - Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. PÓ DA CASCA DE OVO COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DE ÍONS CROMATO E DICROMATO COMO TECNOLOGIA TERCIÁRIA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES. 2019. (Congresso).

30 Encontro Técnico AESabesp - Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. APLICAÇÃO DO MÉTODO ESTATÍSTICO DCCR NA REMOÇÃO DE CORANTES EM EFLUENTE TÊXTIL POR PROCESSO DE ELETROCOAGULAÇÃO. 2019. (Congresso).

30 Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. 2019. (Feira).

Simpósio Mundial de Sustentabilidade, Conferência Internacional Bridge 2019.Production and characterization of activated biachar of Cássia fistula L. leaves. 2019. (Simpósio).

VI SIGERA. 2019. (Simpósio).

Congresso Catarinense de Saneamento. O efeito de distintas comunidades microbianas na remoção de desreguladores endócrinos em reator de leito móvel com biofilme. 2018. (Congresso).

XIV - Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.REMOÇÃO DE ESTROGÊNIOS EM REATOR DE LEITO MÓVEL COM BIOFILME (MBBR) COM DISTINTAS COMUNIDADES MICROBIANAS. 2018. (Simpósio).

75th International Water Conference. 2014. (Congresso).

XIII Colóquio Anual de Engenharia Química.Remoção de desreguladores endócrinos pelo processo MBBR na presença de bactérias nitrificantes. 2013. (Simpósio).

IV Workshop sobre reúso de águas. 2011. (Outra).

VI Encontro sobre Aplicaçoes Ambientais de Processos Oxidativos Avançados - VI EPOA. 2011. (Encontro).

III Workshop sobre Reúso de Águas. 2010. (Outra).

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2010. Tratamento de um efluente de refinaria de petróleo com reator de leito móvel com biofilme (MBBR) e coluna de carvão ativado granular com biofilme (CAB), visando reúso. 2010. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Avaliação de um reator de leito móvel com biofilme (MBBR) para tratamento de efluente da indústria do petróleo, com posterior ozonização acoplada a carvão ativado granular com biofilme. 2010. (Congresso).

I Workshop sobre Reúso de Águas. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leonardo Dalri Cecato

HASSEMER, M. E. N.; MOHEDANO, R. A.;SCHNEIDER, E. E.. Avaliação Econômica de um Biorreator a Membrana Aplicado ao Tratamento de Esgotos Sanitários Visando o Reúso de Águas. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Karla dos Santos Pontes

SOARES, S. R.;SCHNEIDER, E. E.. Avaliação Comparativa do Ciclo de Vida de Sistemas de Tratamento de Efluentes Domésticos por Lodos Ativados e Biorreator a Membrana. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Camila Freitas Teixeira

MICHELS, C.; FERREIRA, J. S.;SCHNEIDER, E. E.; FURIGO JUNIOR, A.. OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE METANO A PARTIR DA CO-DIGESTÃO DE LODO E RESÍDUO ALIMENTAR EM BIODIGESTORES SEMI-CONTÍNUOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Juacyara Carbonelli Campos

DEZOTTI, Márcia; ALVES, T. L. M.;Campos, J. C.BILA, Daniele Maia; COSTA, R. H. R.. Remoção de desreguladores endócrinos por distintas comunidades microbianas em reator de leito móvel com biofilme. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA

Dezotti, M.V.C.; Alves, T.L.M.; Bila, D.A.; Campos, J.C.;R.H.R. Costa. Remoção de desreguladores endócrinos por distintas comunidades microbianas em reator de leito móvel com biofilme. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Engenharia Química (PEQ) / COPPE/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniele Maia Bila

DEZOTTI, MárciaBILA, D. M.; COSTA, R. H. A.; ALVES, T. L. M.;CAMPOS, Juacyara C. Remoção de desreguladores endócrinos por distintas comunidades microbianas em reator de leito móvel com biofilme. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Engenharia Química (PEQ) / COPPE/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paula Zanchetta

AVALIAÇÃO DE RISCO DE EFLUENTES HOSPITALARES COM A PRESENÇA DE COMPOSTOS QUIMIOTERÁPICOS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Coorientador);

Vicente de Souza Reis

Remoção de fluoreto de águas de abastecimento através do processo da adsorção; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Elisangela Edila Schneider;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ANA CLAUDIA FIGUEIRAS PEDREIRA DE CERQUEIRA

Avaliação do Tratamento de Efluentes de Refinaria com a tecnologia de leito móvel seguida de tratamento terciário com ozonização e carvaão ativado; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Instituto Alberto Luiza Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ana Cláudia Figueiras Pedreira de Cerqueira;

Flávio Rubens Lapolli

2018; Universidade Federal de Santa Catarina,; Flávio Rubens Lapolli;

Marcia Walquiria de Carvalho Dezotti

Avaliação de um reator de leito móvel com biofilme para tratamento de efluente de indústria do petróleo com posterior ozonização acoplada a carvão ativado granular com biofilme; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Dezotti;

Marcia Walquiria de Carvalho Dezotti

Remoção de desreguladores endócrinos por distintas comunidades microbianas em reator de leito móvel com biofilme; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Márcia Dezotti;

Isabel Cristina Tessaro

OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UM DECANTADOR LAMELAR; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Isabel Cristina Tessaro;

Sônia Marlí Bohrz Nachtigall

Novos materiais baseados na utilização de agentes interfaciais; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Sonia Marli Bohrz Nachtigall;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Tomassoni, Fabíola ; SCHNEIDER, ELISÂNGELA E. ; GIROLETTI, CRISTIANE L. ; Nagel-Hassemer, Maria Eliza ; RECIO, MARIA ANGELES LOBO ; LAPOLLI, FLÁVIO RUBENS . PRODUCTION AND CHARACTERIZATION OF ACTIVATED BIOCHAR OF CÁSSIA FISTULA L. LEAVES. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 9, p. 800-815, 2020.

  • DALRI-CECATO, LEONARDO ; BATTISTELLI, ANDRÉ AGUIAR ; SCHNEIDER, ELISANGELA EDILA ; HASSEMER, MARIA ELIZA NAGEL ; LAPOLLI, FLÁVIO RUBENS . Estimativa dos custos de operação de um biorreator a membrana. REVISTA DAE , v. 67, p. 90-102, 2019.

  • SCHNEIDER, E. E. ; CERQUEIRA, A. C. F. P. ; DEZOTTI, M. . MBBR evaluation for oil refinery wastewater treatment, with post-ozonation and BAC, for wastewater reuse. Water Science and Technology , v. 63, p. 143-148, 2010.

  • Plentz, Rafael S. ; Miotto, Maximiliano ; Schneider, Elisangela E. ; Forte, M? Madalena C. ; Mauler, Raquel S. ; Nachtigall, Sonia M. B. . Effect of a macromolecular coupling agent on the properties of aluminum hydroxide/PP composites. Journal of Applied Polymer Science (Print) , v. 101, p. 1799-1805, 2006.

  • NACHTIGALL, S ; MIOTTO, M ; SCHNEIDER, E. E. ; MAULER, R ; CAMARGOFORTE, M . Macromolecular coupling agents for flame retardant materials. European Polymer Journal , v. 42, p. 990-999, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHNEIDER, E. E. ; NEVES, G. . Sustentabilidade. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SCHNEIDER, E. E. ; FERREIRA, J. S. . Bioeconomia e Sustentabilidade. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCHNEIDER, E. E. ; ANDRADE, B. R. G. . Processos biológicos avançados e ensaios de toxicidade no tratamento de efluentes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2000 - 2004

    Novos materiais baseados na utilização de agentes interfaciais, Descrição: Preparação e estudo de propriedades de compósitos poliméricos com hidróxido de alumínio, visando a obtenção de materiais com propriedades retardantes de chamas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elisangela Edila Schneider - Integrante / Miotto, Maximiliano - Integrante / Sonia Marli Bohrz Nachtigall - Coordenador / Felipe Wolff Fabris - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Above & Beyond, Global Research Center - Rio de Janeiro (General Eletric).

2011

Voto de Louvor, COPPE - UFRJ.

2010

Menção Honrosa na sessão de pôster do Bloco de Responsabilidade Ambiental, IBP e Comitê Técnico da Rio Oil & Gas Conference 2010.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora pós-doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    As Células Microbianas de Dessalinização têm se tornado uma tecnologia promissora para complementar os sistemas tradicionais de dessalinização. Tais sistemas tem como princípio a ação de microrganismos eletroativos capazes de converter a energia presente nos efluentes em bioeletricidade e utilizá-la in situ para conduzir o processo de dessalinização. Contudo, as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento dessa tecnologia ainda se encontram em fase inicial e são muitos os desafios para viabilizar a sua comercialização. Desta forma, este projeto de pesquisa visa investigar as melhores condições operacionais de uma célula microbiana de dessalinização com biocátodo anóxico (Anox-Bio-MDC).

  • 2019 - 2019

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de projeto de extensão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto de extensão no Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente (REMA/UFSC) com a Petrobras Distribuidora para avaliação da aplicabilidade de surfactantes em processos de remediação de solos contaminados por combustível em escala laboratorial.

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Pós-doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA/UFSC)

  • 2010 - 2015

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado acadêmico, Carga horária: 40

  • 2012 - 2015

    GE Centro Brasileiro de Pesquisas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa & Desenvolvimento no Centro de Excelência em Sistemas de Bioenergia com foco em tratamento de esgoto e efluentes de diversos setores industriais, aplicação de sistemas com membranas e reúso de água.

    Atividades

    • 04/2012 - 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Excelência em Sistemas de Bioenergia, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Companhia Estadual de Aguas e Esgotos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Qualidade Químico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Analista de Qualidade Química nas Estações de Tratamento de Esgotos da Barra da Tijuca e posteriormente da ETE Alegria. Minha função principal na ETE era estreitar relações entre o laboratório e a área operacional, analisando os resultados analíticos do laboratório com o intuito de resolver problemas operacionais de forma rápida, além de controlar os padrões de qualidade do efluente final e do tratamento de lodo para descarte. Participação no Comitê de Padronização e Documentação do Sistema de Gestão da Qualidade, cuja finalidade era adequar os laboratórios de esgoto da região metropolitana do Rio de Janeiro para acreditação junto ao INMETRO segundo os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025/2005.

    Atividades

    • 11/2010 - 04/2012

      Serviços técnicos especializados , Estação de Tratamento de Esgotos da Alegria, .,Serviço realizado, Analista de Qualidade Química.

    • 09/2010 - 11/2010

      Serviços técnicos especializados , Estação de Tratamento de Esgotos da Barra da Tijuca, .,Serviço realizado, Analista de Qualidade Química.

  • 2005 - 2006

    Solae Alimentos SA

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia Química, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Responsável Técnico: Engenheiro Químico João Rodrigues

    Atividades

    • 12/2005 - 12/2006

      Estágios , Solae Alimentos SA, .,Estágio realizado, Na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e na Estação de Tratamento de Água (ETA): acompanhamento dos processos de tratamento e das análises físico-químicas; participação nas visitas guiadas na ETE..

  • 2005 - 2005

    Ipiranga Petroquímica

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Engenharia Química, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos (DEPRO) da Ipiranga Petroquímica localizada no Polo Petroquímico de Triunfo - RS.

    Atividades

    • 04/2005 - 10/2005

      Estágios , Departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos (DEPRO), .,Estágio realizado, Pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos na área de polímeros, melhorias de produtos em produção e resolução de problemas apresentados por clientes da empresa..

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação Científica no Departamento de Química Orgânica ? Instituto de Química - UFRGS, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Orientadora: Dra. Sônia Marlí Bohrz Nachtigall

    Atividades

    • 02/2003 - 02/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica.,Linhas de pesquisa