Fabiana Andrade Campos

Cursando o ensino médio integrado ao curso profissionalizante Técnico em Química pelo Colégio Técnico da UFMG (2009-2011).

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Curso técnico/profissionalizante em andamento

2009 - Atual

Colégio Técnico da UFMG

Ensino Médio (2º grau) em andamento

2009 - Atual

Colégio Técnico da UFMG

Formação complementar

2011 - 2011

Iniciação profissional de Empreendedorismo. (Carga horária: 14h). , Faculdade SENAI de Tecnologia.

Participação em eventos

III Seminário Estadual de Iniciação Científica.A influência de "Através do Brasil" para a construção do pensamento sobre a nação. 2011. (Seminário).

Concurso de textos cintíficos "Curiosidades Químicas".O segredo dos vagalumes e das pulseiras de neon. 2011. (Simpósio).

VI Seminário do Provoc na UFMG.A influência de "Através do Brasil" para construção do pensamento sobre a nação. 2010. (Seminário).

PROVOC INOVAÇÃO 2009 - VI Seminário do Provoc na UFMG. 2009. (Seminário).

Foi orientado por

Doralice Barros Pereira

A influência de Através do Brasil para a construção do pensamento geográfico escolar; 2009; Orientação de outra natureza - PROVOC/UFMG, PROVOC/UFMG; Orientador: Doralice Barros Pereira;

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    A construção da imagem do Brasil nos livros didáticos ginasiais de Geografia da República Velha (1889-1930), Descrição: Analisou a forma como a imagem do Brasil foi construída em alguns livros didáticos de Geografia publicados durante a República Velha (1889-1930), a fim de encontrar consonâncias, dissonâncias e ressonâncias em relação à construção da ideologia nacional, base da formação da nação. As obras analisadas foram: NOVAES, Carlos. Geographia especial ou Chorographia do Brazil (1912); SCROSOPPI, Horacio. Lições de Chorographia do Brasil. 4a ed. 1922; CARVALHO, Delgado. Geographia do Brasil. 3a ed. 1927. A revisão bibliográfica implicou em leituras sobre a construção da Geografia e da Geografia Escolar no Brasil, a identificação dos diferentes discursos sobre a geografia nos três autores selecionados e de textos sobre a relação entre ensino de geografia e construção da ideologia nacional. Os livros didáticos publicados em 1912 e 1922 tentam criar uma imagem do Brasil por meio da exaltação do progresso baseado na agricultura, principalmente a exportação do café, e na industrialização, modernidade e prosperidade do país. O livro de Delgado de Carvalho, de 1927, é inovador em relação aos outros dois na medida em que constrói seu discurso baseado no conhecimento do território brasileiro a partir da realidade vivenciada, e propõe uma geografia escolar cientifica moderna que visa dar a entender e modificar o país a partir da identificação de seus atrasos e deficiências. Ao invés de apenas exaltar as riquezas, recursos naturais e prosperidade do país, ignorando seus retardos, buscou evidenciar para as elites dominantes os atrasos tecnológicos, a deficiência na prática da agricultura e no ensino do país bem como, apontar algumas soluções cabíveis para a superação desses problemas. A imagem construída em sua obra e disseminada por Carvalho (1927) e outros autores revolucionou o ensino da disciplina no país, bem como se alinhou à construção da ideologia nacional da época.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiana Andrade Campos - Integrante / Rogata Soares Del Gaudio - Coordenador / Naiemer Ribeiro de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    A influência de "Através do Brasil" para a construção do pensamento sobre a nação, Descrição: Analisou a contribuição da obra "Através do Brasil", obra escrita por Olavo Bilac e Manoel Bomfim e publicada entre 1910 e 1960 para a construção do pensamento sobre a nação brasileira. Por meio de categorias geográficas, procurou se estabelecer uma relação entre os conteúdos presentes no livro e o discurso utilizado pelos autores para construção da ideologia nacional e da "nação brasileira".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fabiana Andrade Campos - Integrante / Rogata Soares Del Gaudio - Coordenador / Doralice Barros Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais. , Antonio Carlos, Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34094961

Experiência profissional

2010 - 2011

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Em

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8

2009 - 2010

Colégio Técnico

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

2009 - 2010

Programa de Vocação Cinentífica Júnior da UFMG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna/Pesquisadora, Carga horária: 8