Allan Medeiros Falqueiro

Doutor em Música pela Universidade de São Paulo (USP) sob orientação da Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira, na linha de pesquisa Teoria e Análise Musical. Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) sob orientação do Prof. Dr. Acácio Tadeu de Camargo Piedade. Graduado no curso de Licenciatura em Música na mesma instituição.Atualmente é professor de música na educação básica, atuando no ensino fundamental e no ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra os grupos de pesquisa "Práticas criativas em educação musical: interfaces teóricas e metodológicas" e "TRAMA - Teoria e Análise Musical", coordenados, respectivamente, pelas professoras Viviane Beineke e Adriana Lopes da Cunha Moreira. Na área de teoria e análise musical, possui artigos publicados que empregam metodologias analíticas diversas, com ênfase na teoria e no repertório pós-tonal. Através da perspectiva da simetria inversiva, uma das possíveis aplicações do conceito de simetria na música, analisa as obras de Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos. Na educação musical, investiga as contribuições de práticas criativas no processo de ensino e aprendizagem da música, atuando no planejamento e desenvolvimento de projetos criativos-musicais em parceria com professores(as) de música de escolas da rede municipal de Florianópolis e pesquisadores da UDESC.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Eixos e Metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos
Adriana Lopes da Cunha Moreira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Villa-Lobos; Béla Bartók; Simetria em música; Análise Musical; Simetria Inversiva.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2010 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Síntese do Leste e Oeste: uma análise dos eixos simétricos do terceiro quarteto de cordas de Béla Bartók,Ano de Obtenção: 2012
Acácio Tadeu de Camargo Piedade.Bolsista do(a): UDESC, PROMOP, Brasil. Palavras-chave: Béla Bartók; Análise Musical; Musicologia-Etnomusicologia; Teoria musical; Música no contexto sócio-cultural e histórico; Simetria Inversional. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.

Graduação em Licenciatura em Música

2005 - 2009

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Béla Bartók: uma análise do Quarteto de Cordas nº3
Orientador: Acácio Tadeu de Camargo Piedade
Bolsista do(a): UDESC, PROBIC, Brasil.

Graduação interrompida em 2005 em Sistemas De Informação

2003 - Interrompido

Universidade Federal de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2005

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria e Análise Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4º Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Simetrias expansivas em obras de Villa-Lobos. 2017. (Encontro).

II Congresso da associação brasileira de teoria e análise musical. Eixos e metaeixos de simetria inversiva na 2ª das 14 Bagatelas Op. 6 de Bartók. 2017. (Congresso).

III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos.Simetria nas artes: relações entre as propriedades estéticas e psicológicas da simetria visual e auditiva. 2016. (Encontro).

III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos.Eixos de simetria na Exposição do Segundo Movimento do Quarteto de Cordas n. 9 de Villa-Lobos. 2016. (Encontro).

XXIV Congresso da ANPPOM. Uma análise da terceira das Oito Improvisações sobre Canções Camponesas Húngaras op. 20 de Béla Bartók. 2014. (Congresso).

III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Simetria inversional: considerações metodológicas e novas propostas. 2013. (Encontro).

II Jornada Acadêmica Discente do PPGMUS-ECA/USP.Simetria na música da primeira metade do século XX: o Villa-Lobos do pós guerra e suas afinidades com o folclorismo de Bartók. 2013. (Outra).

II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical Unesp/Usp/Unicamp: Estrutura e Significado em Música.Processos Composicionais de Villa-Lobos Presentes na obra Ondulando (Estudo op. 31). 2011. (Encontro).

XXI Congresso Nacional da ANPPOM. Relações de Simetria no Quarteto de Cordas nº 3 de Béla Bartók. 2011. (Congresso).

XX Congresso Nacional da ANPPOM. Considerações Analíticas da Ricapitulazione della Prima Parte do Terceiro Quarteto de Cordas de Béla Bartók. 2010. (Congresso).

XIX Congresso Nacional da ANPPOM. Uma análise proporcional da Prima Parte do Quarteto Nr. III de Béla Bartók. 2009. (Congresso).

V Simpósio de Pequisa em Música - SIMPEMUS."Em memória de um amigo": considerações sobre Camargo Guarnieri pós-tonal. 2008. (Simpósio).

XVII Seminário de Iniciação Científica UDESC / IV Jornada de Pesquisa do CEART.Em memória de um amigo: considerações sobre Camargo Guarnieri pós-tonal. 2008. (Seminário).

III Jornada de Pesquisa do CEART / VIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC.A retórica musical da MPB: uma análise de duas canções brasileiras. 2007. (Seminário).

Simpósio de Pesqusia em Música 2007 (Simpemus).Análise da Retórica Musical na MPB. 2007. (Simpósio).

XVII Congresso da ANPPOM. A retórica musical da MPB: uma análise de duas canções brasileiras. 2007. (Congresso).

Festival de Música de Itajaí. 2005. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

PIEDADE, A. T. C.; BARROS, G. S.;SALLES, P. T.. Síntese do Leste e Oeste: uma análise dos eixos simétricos do Terceiro Quarteto de Cordas de Béla Bartók. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

SALLES, P. T.; MOREIRA, A. L.; BORTZ, G.. Simetria na música da primeira metade do século XX: o Villa-Lobos do pós-guerra (1945-50) e suas afinidades com o folclorismo de Bartók. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Marcos Branda Lacerda

LACERDA, Marcos Branda. "Eixos e metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos". 2017. Tese (Doutorado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Marcos Tadeu Holler

PIEDADE, A. T. C.;HOLLER, M. T.HOLLER, M. T.; BARROS, G. A. S.. Uma análise do Quarteto no. 3 de Bela Bartok. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Graziela Bortz

MOREIRA, A. L. C.; LACERDA, M. B.;BORTZ, G.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.; PIEDADE, A. T. C.. Eixos e metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Graziela Bortz

Oliveira, P. de S.; MOREIRA, A. L. C.;BORTZ, G.. Simetria na Música da Primeira Metade do Século XX: o Villa-Lobos do pós-guerra (1945-50) e suas afinidades com o folclorismo de Bartók. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros

PIEDADE, A.; SALLES, P. T. S.;BARROS, G. A. S.. Síntese do Leste e Oeste: uma análise dos eixos simétricos do Terceiro Quarteto de Cordas de Béla Bartók. 2012. Dissertação (Mestrado em mestrado em música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Acácio Tadeu de Camargo Piedade

PIEDADE, A. T. C.; BARROS, Guilherme Sauerbronn de; SALLES. Síntese do Leste e Oeste: uma análise dos eixos simétricos no terceiro quarteto de Béla Bartók. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Acácio Tadeu de Camargo Piedade

PIEDADE, A. T. C.; MOREIRA, A. L.; BORTZ, G.; VIDEIRA, M.; LACERDA, M. B.. Eixos e Metaeixos: Simetria inversiva em obras de Villa Lobos. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Acácio Tadeu de Camargo Piedade

BARROS, Guilherme Sauerbronn de; HOLLER, M. T.;PIEDADE, A. T. C.. Uma Análise do Quarteto de Cordas Nr.3 de Béla Bartók. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mario Rodrigues Videira Júnior

MOREIRA, A. L. C.; LACERDA, M. B.;VIDEIRA , M.; BORTZ, G.; PIEDADE, A. T. C.. Eixos e Metaeixos: Simetria Inversiva em Villa-Lobos. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; PIEDADE, Acácio Tadeu; BORTZ, Graziela; VIDEIRA, Mário; LACERDA, Marcos B.. Eixos e Metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos. São Paulo, PPGMUS-ECA-USP, 31 mar. 2017. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

SALLES, Paulo de Tarso C.;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; BORTZ, Graziela. Simetria na música da primeira metade do Século XX: o Villa-Lobos do pós-guerra (1945-50) e suas afinidades com o folclorismo de Bartók. São Paulo, PPGMUS-ECA-USP, 4 set. 2015. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciano Py de Oliveira

Atividades de música nas turmas de 2ª série (turmas B e C) do Colégio de Aplicação da UFSC; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Luciano Py de Oliveira;

Acácio Tadeu de Camargo Piedade

Síntese do Leste e Oeste - uma analise dos eixos simétricos do terceiro quarteto de cordas de Bela Bartok; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação; Orientador: Acacio Tadeu de Camargo Piedade;

Acácio Tadeu de Camargo Piedade

Projeto de Pesqusia Estudos em Análise Musical; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Acacio Tadeu de Camargo Piedade;

Acácio Tadeu de Camargo Piedade

A retórica musical da MPB: uma análise de duas canções; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina - PROBIC; Orientador: Acacio Tadeu de Camargo Piedade;

Adriana Lopes da Cunha Moreira

Eixos e Metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos; 2013; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . Uma análise proporcional da Prima Parte do Quarteto n°3 de Béla Bartók. DAPesquisa , v. 3, p. 14, 2009.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . "Em Memória de um Amigo": considerações sobre Camargo Guarnieri pós-tonal. DAPesquisa , v. 1, p. 5, 2008.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . A retórica musical da MPB: uma análise de duas canções brasileiras. DAPesquisa , v. 2, p. 2, 2007.

  • FALQUEIRO, A. M. ; NERY FILHO, W. ; ALBUQUERQUE, J. ; VISCONTI, C. . Simetria em Villa: quatro visões assimétricas. In: Paulo de Tarso Salles; Norton Duduque. (Org.). Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos. 1ed.: , 2017, v. , p. 311-358.

  • FALQUEIRO, A. M. . Eixos e metaeixos de simetria inversiva na 2ª das 14 bagatelas OP 6 de Bartók. In: II Congresso da associação brasileira de teoria e análise musical, 2017, Florianópolis. Anais do II Congresso da associação brasileira de teoria e análise musical, 2017.

  • FALQUEIRO, A. M. ; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Simetrias expansivas em obras de Villa-Lobos. In: 4º Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. Anais do 4º Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017.

  • FALQUEIRO, A. M. ; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Metaeixos simétricos no Andantino Vagaroso do Quarteto de Cordas n. 9 de Heitor Villa-Lobos. In: XXVI Congresso da Anppom, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Anppom, 2016.

  • FALQUEIRO, A. M. . Simetria nas artes: relações entre as propriedades estéticas e psicológicas da simetria visual e auditiva. In: III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, 2016, Sevilla. Actas do III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos. Sevilla: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2016. p. 307-318.

  • FALQUEIRO, A. M. ; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha . Eixos de simetria na exposição do segundo movimento do Quarteto de Cordas n. 9 de Villa-Lobos. In: III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, 2016, Sevilla. Actas do III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos. Sevilla: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2016. p. 319-330.

  • FALQUEIRO, A. M. . Simetria Inversional como Síntese do Leste e Oeste na Música de Béla Bartók. In: II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 2014, Porto, Portugal. Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Porto. Porto: Tagus-Atlanticus Associação CUltural, 2014. p. 53-60.

  • FALQUEIRO, A. M. . Uma análise da terceira das Oito Improvisações sobre Canções Camponesas Húngaras op. 20 de Béla Bartók. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

  • FALQUEIRO, A. M. . Metaeixo Simétrico: ampliação da simetria inversional ao nível estrutural da composição. In: Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina, 2014, Londrina. Anais do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina, 2014.

  • FALQUEIRO, A. M. . Simetria inversional: considerações metodológicas e novas propostas. In: III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2013, São Paulo. anais do III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. São Paulo: ECA-USP, 2013. p. 139-147.

  • FALQUEIRO, A. M. . Simetria na Música da Primeira Metade do Século XX: o Villa-Lobos do pós-guerra e suas afinidades com o folclorismo de Bartók.. In: II Jornada Acadêmica Discente - PPGMUS ECA/USP, 2013, São Paulo. Anais da II Jornada Acadêmica Discente - PPGMUS ECA/USP. São Paulo: USP, 2013.

  • FALQUEIRO, A. M. . Processos Composicionais de Villa-Lobos presentes na obra Ondulando (Estudo op. 31). In: II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical Unesp/Usp/Unicamp: Estrutura e Significado em Música, 2011, São Paulo. Anais do II ETAM, 2011.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . Relações de Simetria no Quarteto de Cordas nº 3 de Béla Bartók. In: XX Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia: ANPPOM, 2011. p. 1623-1629.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . Considerações Analítcas da Ricapitulazione della Prima Parte do Terceiro Quarteto de Cordas de Béla Bartók. In: XX Congresso da ANPPOM, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010. p. 1422-1427.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . Uma análise proporcional da Prima Parte do Quarteto Nr. III de Béla Bartók. In: XIX Congresso Nacional da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba: UFPR/ANPPOM, 2009.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . "Em memória de um amigo": considerações sobre Camargo Guarnieri pós-tonal. In: V Simpósio de Pequisa em Música - SIMPEMUS, 2008, Curitiba. Anais do SIMPEMUS 5. Curitiba: UFPR, 2008. p. 66-73.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . 'Em memória de um amigo': considerações sobre Camargo Guarnieri pós-tonal. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica UDESC / IV Jornada de Pesquisa do CEART, 2008, Florianópolis. CD Anais do XVIII Seminário de Iniciação Científica UDESC / IV Jornada de Pesquisa do CEART, 2008, 2008.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . Análise da Retórica Musical na MPB. In: Simpósio de Pesqusia em Música 2007 (Simpemus), 2007, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesqusia em Música 2007 (Simpemus). Curitiba: DeArtes/UFPR, 2007. p. 50-62.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . A retórica musical da MPB: uma análise de duas canções brasileiras. In: III Jornada de Pesquisa do CEART / VIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC, 2007, Florianópolis. III Jornada de Pesquisa do CEART / XVII Seminário de Iniciação Científica da UDESC - CD-ROM, 2007.

  • FALQUEIRO, A. M. ; PIEDADE, A. T. C. . A retórica musical da MPB: uma análise de duas canções brasileiras. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM - CD-ROM, 2007.

  • FALQUEIRO, A. M. . Simetria em Villa-Lobos e suas relações com Béla Bartók. In: Mostra Científica XXIV Congresso Nacional de Pós-Graduandos, 2014, Rio de Janeiro. Anais da Mostra Científica XXIV Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Rio de Janeiro: ANPG, 2014. p. 58-59.

  • FALQUEIRO, A. M. ; SALLES, Paulo de Tarso . Simetria na música da primeira metade do século XX: o Villa-Lobos do pós guerra e suas afinidades com o folclorismo de Bartók. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FALQUEIRO, A. M. . Comitês de Pareceristas ad-hoc (membro): EITAM4; XXVII Congresso da ANPPOM, tendo emitido cerca de uma dezena de pareceres em 2017. 2017.

FALQUEIRO, A. M. . Teoria Musical para Iniciantes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FALQUEIRO, A. M. . Introdução à Teoria dos Conjuntos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Colégio de Aplicação. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 37219561, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional