Lauren da Silva Pettenon

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2011. Atualmente, é extensionista rural agropecuária na empresa Emater/RS-Ascar onde atua na Assistência Técnica e Extensão Rural. Entre 2012 e 2013 foi assessora técnica do projeto "Agricultura familiar e Agroecologia: Geração de renda e qualidade de vida no Litoral Norte/RS" executado pela Associação Ação Nascente Maquiné (ANAMA) e patrocinado pela Programa Petrobras Socioambiental. Concluiu o mestrado acadêmico Programa de Pós-Gradução em Desenvolvimento Rural/UFRGS em 2014, quando defendeu a dissertação intitulada "Dinâmicas do Conhecimento e a Emergência de Novidades na Agricultura de Base Ecológica no Litoral Norte do RS.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Desenvolvimento Rural

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2014
Flávia Charão Marques.Palavras-chave: Agroecologia; Agricultura ecológica; Conhecimento; Desenvolvimento rural.

Especialização interrompida em 2017 em Gastronomia

2016 - Interrompido

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Agronomia

2004 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Ph.D Fábio Dal Soglio & Eng. Agr. Gustavo Martins
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Agricultura Conservacionista: Manejo e Conservação. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2006 - 2006

Práticas em botânicas com base na vegetação de Por. (Carga horária: 24h). , Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, InGá, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PETTENON, Lauren da Silva ; AYRES, G. ; BROLESSE, L. ; Abreu. G. ; Soglio, F. K. ; Rauber, Rita . Curso de Viveirismo Ecológico. 2011. (Outro).

PETTENON, Lauren da Silva ; BROLESSE, L. ; AYRES, G. ; Lisboa, G. N. ; Soglio, F. K. . Seminario sobre Sistemas Agroflorestais. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Concurso Vestibular UFRGS 2011, Porto Alegre. 9 a 12 janeiro, atuou como fiscal de sala, 22h.. 2011. (Outra).

Fortalecimento das Agroflorestas no Rio Grande do Sul: formação de rede e segurança alimentar e nutricional, EMATER/RS - Ascar e PGDR/UFRGS. Reunião técnica: Legislação voltada ao manejo agroflorestal, Porto Alegre, 28 abril 2011, 4h.. 2011. (Outra).

4 Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas, Cachoeirinha/RS, 21 e 22 outubro , 14h.. 2009. (Outra).

4 Salão de Graduação e 5 Salão de Educação a Distancia.Multiplicação de Trichoderma spp em Meio de Cultura Alternativo - Caldo de Casca de Laranja. 2009. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2009. (Congresso).

9 Salão de Extensão.Desenvolvimento Participativo do Manejo Agroecológico da Pinta Preta do Citros em Comunidades da Vale do Caí. 2008. (Outra).

9 Salão de Extensão.Estande da Bidiversidade. 2008. (Outra).

Meliponicultura - Jataí. 2008. (Oficina).

50 Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia. 2007. (Congresso).

Concurso Vestibular UFRGS 2007, Porto Alegre/RS. Atuou como fiscal de sala, 7 a 10 janeiro, 22h.. 2007. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Agroecologia: Agroecologia e Territórios Sustentáveis. 2007. (Congresso).

VII Seminário Internacional sobre Agroecologia e IX Seminário Estadual de Agroecologia. 2007. (Seminário).

Encontro Regional dos Estudantes de Agronomia. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcio Gazolla

MARQUES, F. C.;GAZOLLA, M.; VIVES, D. G.; MIGUEL, L. A.. Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniela Garcez Wives

Wives, Daniela Garcez; MARQUES, F. C.; MIGUEL, L. A.; GAZOLLA, M.. Dinâmicas do Conhecimento e a Emergência de Novidades na Agricultura de Base Ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lovois de Andrade Miguel

MIGUEL, L. A.; Marques, Flávia Charão; GARCEZ, D.; GAZOLLA, Marcio. Dinâmicas do conhecimento e a emergência de novidades na agricultura de base ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávia Charão Marques

Dinâmicas do Conhecimento e a Emergência de Novidades na Agricultura de Base Ecológica no Litoral Noerte do Rio Grande do Sul; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flávia Charão Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Soglio, F. K. ; PETTENON, Lauren da Silva ; FERREIRA, L. ; PANDOLFO, J. . Pesquisa participativa em citros. Produção orgânica de citros no Rio Grande do Sul.. : , 2011, v. , p. -.

  • PETTENON, Lauren S ; MARQUES, F. C. . Agricultura de base ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul: aspectos sobre sua emergência e práticas sociais relacionadas.. In: VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2013, Porto Alegre. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia - Cadernos de Agroecologia., 2013. v. 8. p. 13914.

  • PETTENON, Lauren da Silva ; FERREIRA, L. ; Souza, Gabriela C. ; Santos, Rafael N. ; Soglio, F. K. . Multiplicação de Trichoderma spp em Meio de cultura Alternativo - Caldo de casca de Laranja. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Souza, Gabriela C. ; PETTENON, Lauren da Silva ; FERREIRA, L. . Seleção de Antagonistas a Guignardia Citricarpa em Plantas de Citros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PETTENON, Lauren da Silva ; Soglio, F. K. ; FERREIRA, L. ; PANDOLFO, J. . Desenvolvimento Participativo do Manejo Agroecológico da Pinta Preta do Citros em Comunidades da Vale do Caí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Martins, G. ; Gutterres. L. M. ; Viana. P.R. ; PETTENON, Lauren da Silva . Práticas Agroecológicas na Agricultura Familiar 2011 (Cartilha).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Associação Riograndense de Empreendimentos de Assist. Téc. e Extensão Rural

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Extensionista Rural Nivel Superior, Carga horária: 40

  • 2006 - 2007

    Prefeitura Municipal de Porto Alegre

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagio Extracurricular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Identificação de espécies arbóreas mais freqüentes da cidade, caracterização e avaliação as condições fitossanitárias das árvores em logradouros públicos, acompanhamento e avaliação dos projetos de arborização conforme diretrizes de planejamento da vegetação, vistoria e avaliação das solicitações da comunidade referentes ao plantio em calçadas considerando normas técnicas.

  • 2011 - 2011

    AÇÃO NASCENTE MAQUINÉ

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado, Carga horária: 35

    Outras informações:
    Estágio realizado na instituição com duração de 300 horas.Avaliar o impacto das ações do projeto nas famílias de agricultores que buscam a transição para a Agroecologia através da aplicação de ferramentas participativas de diagnóstico e de monitoramento.

  • 2004 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Grupo UVAIA - Uma Visão Agronomica com o Ideal Agroecológico. É um grupo de estudantes que promove atividades em Agroecologia tendo sua sede na Faculdade de Agronomia. A ação central do grupo está no desenvolvimento de atividades práticas na Estufa da Biodiversidade (EBA), e no Sistema Agroflorestal (SAF). Nesses locais busca-se realizar manejos agroecológicos em diversos cultivos, manutenção de banco de sementes e de biodiversidade in vivo, através viveiro para produção de mudas de espécies vegetais com importância agronômica. Além disso, a cada semestre realizamos a ?calourada? com os estudantes que ingressam no curso de agronomia. Ao longo de sua trajetória organizamos com outros coletivos oficinas teórico-práticas nas temáticas relacionadas à Agroecologia, vivências e troca de experiências em comunidades rurais. Este grupo tem importante atuação na formação acadêmica e profissional dos seus integrantes proporcionando vivências e práticas nas atividades de extensão rural.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista ITI/CNPQ, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Projeto Desenvolvimento Paricipativo do Manejo Agroecológico da Pinta Preta dos Citros em Comunidades do Vale do Caí/RS. Atuação em laboratório de fitopatologia e a campo com agricultores (as) familiares. Multiplicação in vitro de microorganismos para controle biológico, confronto de microorganismos, produção de meio de cultura, contagem de esporos eram algumas das atividades de laboratório. À campo com os grupos de citricultores ecológicos, atuava no planejamento e organização de oficinas juntamente com a equipe de estudantes e extensionistas no sentido de compreender melhor o sistema de produção de citros ecológico

  • 2006 - 2006

    Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil

    Vínculo: participante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estágio Interdisciplinar de Vivencia em Assentamentos Rurais de Santa Catarina, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST), FEAB, Executiva Nacional Estudantes de Veterinária (ENEV) e Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF), realizado de 09 a 25 de fevereiro nomunicipio de Abelardo Luz,totalizando 272 horas.