Igor Villela Marroni

Graduado em Ecologia pela Universidade Católica de Pelotas (2003). Mestre em Fitossanidade (Fitopatologia) pela FAEM/ UFPEL, onde desenvolveu projeto sobre o Controle de microorganismos associados às sementes da mamoneira. Este estudo incluiu, também, um estágio de complementação educacional na Embrapa Clima Temperado. É doutor em Microbiologia Agrícola e do Ambiente e desenvolveu sua tese baseado no controle biológico de isolados de Bacillus em relação à Macrophomina phaseolina, quando criou uma nova metodologia para o controle biológico usando vírus que não agridem o ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente

2009 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Controle de podridão de colmo causado do Macrophomina phaseolina em mamona (Ricinus communis), através de bactérias do gênero Bacillus, Teste para uma nova formulação de uma suspensão contendo bacteriófagos e sua avaliação no controle da podridão da cruc
José Carlos Germani (UFRGS). Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Controle Biológico; Vírus no controle biológico.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.

Mestrado em Fitossanidade

2006 - 2008

Universidade Federal de Pelotas
Título: Efeito dos tratamentos quimico, físico e biológico no controle de microorganismos associados às sementes de mamoneira (Ricinus communis),Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Andréa Bittencourt Moura (UFPel) e Bernardo Ueno (Embrapa)
Palavras-chave: Controle Biológico; Mamona; Controle Químico; Microrganismos.

Graduação em andamento em Psicologia

2017 - Atual

Universidade Católica de Pelotas

Graduação em Ecologia

1999 - 2003

Universidade Católica de Pelotas
Título: Transgênicos
Orientador: Luciana Bicca Dode
Bolsista do(a): Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Ferramentas moleculares no estudo de microrganismo. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Fundamento de Biologia Molecular. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Curso Ibero-Americano de Controle Biológico de Doe. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2007 - 2007

Manejo de doenças na cultura da cana de açúcar. (Carga horária: 5h). , XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, XL CBF, Brasil.

2007 - 2007

Inglês Intermediário. (Carga horária: 100h). , Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.

2006 - 2006

Programa de Inglês Básico. (Carga horária: 100h). , Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Microbiologia Agrícola.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Simpósio de microbiologia aplicada I encontro Latino americano de microbiologia aplicada. 2010. (Simpósio).

Curso Ibero americano de Controle Biológico de doenças dee plantas. 2009. (Outra).

III Simpósio de Microbiologia agrícola e do Ambiente. 2009. (Oficina).

2º Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas - Embrapa Clima Temperado. 2007. (Outra).

Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia -RS.Influência de tempo de exposição a calor seco e duas temperaturas de 70 e 75ºC na germinação de sementes de mamona Al guarany 2002. 2007. (Simpósio).

Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS.Avaliação e Nichos para Isolamento de Bacillus Antagonistas à Macrophomina Phaseolina- Agente da Podridão de Tronco e Raízes da Mamoneira. 2007. (Simpósio).

Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS.Tratamento físico de sementes de mamona a 70 e 75ºC para o controle de microorganismos associados às sementes. 2007. (Simpósio).

Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS.Avaliação de nichos para isolamento de Bacillus antagonistas à Macrophomina phaseolina- Agente da podridão de tronco e raízes da mamoneira. 2007. (Simpósio).

Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS.Efeito de Tratamento Químico e Biológico em Sementes de Mamona sobre a Germinação, Emergência e Produção de Massa Seca. 2007. (Simpósio).

Simpósio Estadual de Agroenergia- 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS.Avaliação de Microorganismos Fitopatogênicos Associados às Sementes de Mamona nas Cultivares Cpact 40 e Sara. 2007. (Simpósio).

Simpósio Estadual de Agroenergia- 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS.Efeito de Isolados de Fungos Associados às Sementes de Mamona na Germinação, Emergência e Raiz de Plântulas das Cultivares AL Guarany 2002 e Lyra. 2007. (Simpósio).

XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Qualidade sanitária de sementes de mamona usadas em programa de biodiesel no Rio Grande do Sul. 2007. (Congresso).

XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Tratamentos de sementes de mamona: efeitos na emergência e microrganismos associados. 2007. (Congresso).

Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Clima Temperado.Tratamentos químico e biológico de sementes de mamona: efeitos na germinação, emergência e microrganismos associados. 2006. (Encontro).

XV Congresso de Iniciação Científica - VIII Encontro de Pós-Graduação. Crescimento micelial de raças de Colletotrichum lindemuthianum em diferentes meios de cultura. 2006. (Congresso).

Seminário Biotecnologia Florestal. 2005. (Seminário).

Ciência e Consciência. XII Congresso de Inicação Científica - XI Laboratório de Pesquisa da UCPel - II Mostra de Pós-Graduação. 2003. (Congresso).

Fórum Social Mundial.Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).

Ciência e Consciência. XI Congresso de Iniciação Científica - X laboratório de Pesquisa da UCPel - Mostra de Pós-Graduação da UCPel. 2002. (Congresso).

Identificação e Uso de Espécies Medicinais Nativas Ameaçadas.Projeto Interdisiplinar Identificação e Uso de Espécies Medicinais Nativas Ameaçadas. 2002. (Encontro).

Uma Odisséia do Saber. X Congresso de Iniciação Científica - IX Laboratório de Pesquisa da UCPel - III Encontro da Pós-Graduação. 2001. (Congresso).

I Simpósio de Extensão Curricular do Bacharelado em Ecologia.I Simpósio de Extensão Curricular do Bacharelado em Ecologia. 1999. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Direito e Ecologia Política.I Simpósio Nacional de Direito e Ecologia Política. 1999. (Simpósio).

Seminário Regional da Política Nacional de Educação Ambiental.Seminário Regional da Política Nacional de Educação Ambiental. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edemar Antônio Rossetto

UENO, Bernardo;ROSSETTO, E. A.; NACHTIGAL, G. F.; ANJOS E SILVA, S. D.. Eficiência dos tratamentos, químico, físico e biológico no controle de microrganismos associados às sementes de manoeira (Ricinus communis L). 2008. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas.

Glaucia de Figueiredo Nachtigal

UENO, B.; ROSSETO, E. A.;NACHTIGAL, G. de F.; SILVA, S. D. dos A. e. Eficiência dos tratamentos químico, físico e biológico no controle de microrganismos associados às sementes de mamoneira (Ricinus communis). 2008. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas.

Beatriz Helena Gomes Rocha

CIRNE, Maximiano Pinheiro;ROCHA, B. H. G.; RESEM, M. G. F. S.;BOBROWSKI, Vera Lucia. Transgênicos e legislação.. 2003 - Universidade Católica de Pelotas.

Beatriz Helena Gomes Rocha

ROCHA, B. H. G.BOBROWSKI, Vera Lucia; BAGER, A.. Transgênicos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ecologia) - Universidade Católica de Pelotas.

Sérgio Delmar dos Anjos e Silva

UENO, Bernardo; ROSSETTO, Edmar Antonio; NATCHIGAL, G.;SILVA, S. D. A. E.. Eficiência dos tratamentos químico, físico e biológico no controle de microorganismos associados às sementes de mamoneira (Ricinus communis). 2008. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Carlos Germani

Controle de podridão de colmo causada por Macrophomina phaseolina em mamona(Ricinus communis) através de bactérias do genero Bacillus e teste para nova formulação de uma suspensão contendo bacteriófagos,e sua avaliação no controle da podridão das crucíferas em repolho (Brassica oleracea) causada por Xantrhomonas campestris pv campestris; ; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Carlos Germani;

Andréa Bittencourt Moura

Eficiência dos tratamentos químico, físico e biológico no controle de microrganismos associados às sementes de mamoneira (Ricinus communis); 2008; Dissertação (Mestrado em Fitossanidade) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Andrea Bittencourt Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GASSEN, J ; BENTO, FM ; FRAZZON, APG ; FERRÃO, MF ; MARRONI, IV ; SIMONETTI, AB . Growth of Paecilomyces variotii in B0 (diesel), B100 (biodiesel) and B7 (blend), degradation and molecular detection. Brazilian Journal of Biology (Online) , v. 75(3), p. 541-547, 2015.

  • MARRONI, IGOR VILLELA ; GERMANI, JOSÉ CARLOS . New Technique to Create a Suspension Containing Bacteriophages and How It Can Be Used to Control Cabbage Leaf Spot Caused by anthomonas campestris PV. campestris . AGRICULTURAL SCIENCES , v. 05, p. 286-297, 2014.

  • MARRONI, IGOR VILLELA . Screening of bacteria of the genus Bacillus for the control of the plant-pathogenic fungus Macrophomina phaseolina . BIOCONTROL SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 25, p. 302-315, 2014.

  • MARRONI, Igor Villela ; GERMANI, J. C. ; SCHINKE, C. . Nova proposta para uso de bacteriófagos no controle de mancha foliar em repolho, causada por Xanthomonas campestris pv. campestris. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 8, p. 142, 2013.

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Chemical and biological treatments of castor bean seeds: effects on germination, emergence and associated microorganisms. Revista Brasileira de Sementes (Impresso) , v. 34, p. 21-28, 2012.

  • MARRONI, Igor Villela ; GERMANI, J. C. . Eficiência de rizobactérias Bacillus spp. no controle in vitro de. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 6, p. 159-167, 2012.

  • MARRONI, Igor Villela ; ZANATTA, Zarela. G. C. Navarro ; Júnior, J. G. C ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . EFEITO DO TRATAMENTO COM CALOR SECO E ÁGUA QUENTE SOBRE A GERMINAÇÂO E CONTROLE DE MICROORGANISMOS ASSOCIADOS ÀS SEMENTES DE MAMONEIRA. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso) , v. 76, p. 761-767, 2009.

  • MARRONI, IGOR VILLELA . O conforto desconforta. 1. ed. Seatle: Amazon, 2019. 207p .

  • MARRONI, IV . Jardins da África. 1. ed. Seattle: AmazonKDP, 2019. 182p .

  • MARRONI, IGOR VILLELA . Uma Tese Sobre Novas Formas De Fazer Agricultura. 1. ed. More Books, 2018. 124p .

  • Marroni, E.V ; MARRONI, IV . Expansionism of Maritime Borders: Brief Considerations on Ocean Geopolitics through the Origins of Article 76 of the UNCLOS. In: Gina Moran. (Org.). Coastal Zones: Management, Assessment and Current Challenges. 1ed.Nova York: Nova Science, 2016, v. , p. 120-137.

  • DODE, Luciana Bicca ; ANDREAZZA, Pedro Ernesto ; BATISTA, Cristiano Correa ; MALLMAN, Loivo ; BERNARDES, Albina Peres ; PERELLÓ, Lérida Duro ; MARRONI, Igor Villela ; ROCHA, Beatriz Helena Gomes . The traditional medicine and its effects on biological diversity: a study of medicinal plant identification an use in four communities in the south of Brazil. In: V International Conference on Ethics and Environmental Politicies, 2003, Kyiv. Business Styles and Sustainable Development, 2003. v. 1.

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Avaliação de microorganismos fitopatogênicos associados às sementes de mamona nas cultivares Cpact 40 e Sara. In: Simpósio Estadual de Agroenergia- 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS, 2007. Anais do Simpósio Estadual de Agroenergia- 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2007.

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Efeito de Isolados de Fungos Associados às Sementes de Mamona na Germinação, Emergência e Raiz de Plântulas das Cultivares AL Guarany 2002 e Lyra. In: Simpósio Estadual de Agroenergia- 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS, 2007. Anais do Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica de Agroenergia. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2007.

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Avaliação de Nichos para Isolamento de Bacillus Antagonista à Macrophomina phaseolina- Agente da podridão de tronco e raízes da mamoneira. In: Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS, 2007, Pelotas. Anais do Simpósio Estadual de Agroenergia: 1° Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS de. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2007.

  • MARRONI, Igor Villela ; ZANATTA, Zarela. G. C. Navarro ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Tratamento físico de sementes de mamona com calor seco a 70 e 75°C para o controle de microorganismos associados às sementes. In: Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS, 2007, Pelotas. Anais do Simpósio Estadual de Agroenergia: 1° Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2007.

  • ZANATTA, Zarela. G. C. Navarro ; MARRONI, Igor Villela ; Júnior, J. G. C ; UENO, Bernardo . INFLUÊNCIA DOS TEMPOS DE EXPOSIÇÃO A CALOR SECO E DUAS TEMPERATURAS DE 70 e 75ºC. In: Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia -RS, 2007, Pelotas. Anais do Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º reunião técnica Anual de Agroenergia -RS. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2007.

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Efeito de tratamento químico e biológico em sementes de mamona sobre a germinação, emergência e produção de massa seca. In: Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS, 2007, Pelotas. Anais do Simpósio Estadual de Agroenergia: 1º Reunião Técnica Anual de Agroenergia- RS. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2007.

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Tratamentos químico e biológico de sementes de mamona: efeitos na germinação, emergência e microrganismos associados. In: Idéias, Tecnologia e Inovação, 2006, Pelotas. Anais do Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Clima Temperado. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2006. v. 168. p. 167-170.

  • REY, Maristela S. ; MARRONI, Igor Villela ; FARIAS, Cândida. R. J. ; PIEROBOM, Carlos. R. . Crescimento Micelial de raças de Colletotrichum lindemuthianum em diferentes meios de cultura. In: XV Congresso de Iniciação Científica - VIII Encontro de Pós-Graduação, 2006, Pelotas. XV Congresso de Iniciação Científica - VIII Encontro de Pós-Graduação - 15 anos de crescimento. Pelotas: Editora da Ufpel, 2006.

  • PERELLÓ, Lérida Duro ; MARRONI, Igor Villela ; DODE, Luciana Bicca . Identificação e uso da Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia Mart. ex. Reiss.) em quatro comunidades da UCPel no Rio Grande do Sul: Pelotas, Piratini, Santa Vitória do Palmar e Arroio Grande). In: I Congresso Brasileiro de Agroecologia - IV Seminário Internacional sobre Agroecologia - V Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2003, Porto Alegre. Conquistando a Soberania Alimentar, 2003. v. 1.

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Tratamento de sementes de mamona: efeitos na emergência e microorganismos associados. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2007. v. 32. p. 116-116.

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Qualidade sanitária de sementes de mamona usadas em programa de incentivo ao biodiesel no Rio Grande do Sul. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2007. v. 32. p. 117-117.

  • DODE, Luciana Bicca ; MARRONI, Igor Villela ; GOMES, S A ; ROCHA, B H G . Biotecnologia e a percepção pública: estudo em Santa Vitória do Palmar. In: Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: EDUCAT, 2003. v. 1.

  • DODE, Luciana Bicca ; MARRONI, Igor Villela ; DURO, Lérida Perelló ; ANDREAZZA, Pedro Ernesto . Identificação e uso da Espinheira-Santa em quatro comunidades da UCPel no sul do Rio Grande do Sul. In: Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: EDUCAT, 2003. v. 1.

  • MARRONI, Igor Villela ; GONÇALVES, Ciane X ; GOMES, Simone de A ; MALMANN, Loivo J ; BATISTA, Cristiano C ; DODE, Luciana Bicca . Biotecnologia e a percepção pública: estudo na comunidade da UCPel. In: XII Congresso de Iniciação Científica - V Encontro de Pós-Graduação - II Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2003, Pelotas. Ciência e Consciência. Pelotas: EDUCAT, 2003. v. 1.

  • DURO, Lérida Perelló ; MARRONI, Igor Villela ; DODE, Luciana Bicca . Identificação e uso da Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia Mart. ex. Reiss.) em quatro comunidades da UCPel no Rio Grande do Sul: Pelotas, Piratini, Santa Vitória do Palmar e Arroio Grande).. In: IV Seminário Internacional sobre Agroecologia; I Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário Estadual sobre Agroecologia, 2003, Porto Alegre. Conquistando a Soberania Alimentar. Porto Alegre, 2003. v. 1.

  • MARRONI, Igor Villela ; BERNARDES, Albina Peres ; ANDRADES, R. ; ANDREAZZA, Pedro Ernesto ; DODE, Luciana Bicca . Identificação e uso de plantas medicinais na comunidade da UCPel em Piratini. In: XI Congresso de Iniciação Científica - X Laboratório de Pesquisa da UCPel - Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2002, Pelotas. Ciência e Consciência. Pelotas: EDUCAT, 2002. v. I. p. 135-135.

  • BERNARDES, A. ; MARRONI, Igor Villela ; ANDREAZZA, P. ; DODE, Luciana Bicca . Identificação e uso de Iodina rhombifolia, espécie medicinal nativa e ameaçada. In: XI Congresso de Iniciação Científica -X Laboratório de Pesquisa da UCPel - Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2002, Pelotas. Ciência e Consciência. Pelotas: EDUCAT, 2002. v. I. p. 136-136.

  • DODE, Luciana Bicca ; MARRONI, Igor Villela ; BERNARDES, A. ; DURO, Lérida Perelló ; NUNES, C. S. ; GALHO, A. ; ANDRADES, R. ; ANDREAZZA, P. ; ABRAHÃO, L. ; BUDÓ, J. M. ; BOBROWSKI, V. L. . Plantas medicinais preferencialmente utilizadas em quatro comunidades da UCPel. In: XI Congresso de Iniciação Científica - X Laboratório de Pesquisa da UCPel - Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2002, Pelotas. Ciência e Consciência. Pelotas: EDUCAT, 2002. v. I. p. 139-139.

  • DODE, Luciana Bicca ; BERNARDES, A. ; DURO, Lérida Perelló ; MARRONI, Igor Villela ; ANDREAZZA, P. . Características do uso de plantas medicinais na comunidade da UCPel. In: 53º Congresso Nacional de Botânica 25º Reunião Nordestina de Botânica, 2002, Recife. Biodiversidade, conservação e uso sustentável da flora brasileira. Recife: EDUFPE, 2002. v. I.

  • DODE, Luciana Bicca ; DURO, Lérida Perelló ; BERNARDES, A. ; CALDEIRA, Kerlen ; MARRONI, Igor Villela ; ANDREAZZA, P. . Características do uso da Espinheita-Santa na comunidade da UCPel. In: 53º Congresso Nacional de Botânica 25º Reunião Nordestina de Botânica, 2002, Recife. Biodiversidade, conservação e uso sustentável da flora brasileira. Recife: EDUFPE, 2002. v. I.

  • BERNARDES, A. ; MARRONI, Igor Villela ; FARIA, E. ; ANDREAZZA, P. ; DODE, Luciana Bicca . Plantas medicinais preferencialmente utilizadas na comunidade da UCPel. In: 10º Congresso de iniciação Científica - UFPel/UCPel, 2001, Pelotas. 2001 - Uma odisséia do saber. Pelotas: Educat-Edufpel, 2001. v. 1.

  • MARRONI, IGOR VILLELA . Controle Biológico em Alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Avaliação de microorganismos fitopatogênicos associados às sementes de mamona nas cultivares Cpact 40 e Sara.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Efeito de Isolados de Fungos Associados às Sementes de Mamona na Germinação, Emergência e Raiz de Plântulas das Cultivares AL Guarany 2002 e Lyra. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Avaliação de Nichos para Isolamento de Bacillus Antagonista à Macrophomina phaseolina- Agente da podridão de tronco e raízes da mamoneira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARRONI, Igor Villela ; ZANATTA, Zarela. G. C. Navarro ; Júnior, J. G. C ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Tratamento físico de sementes de mamona com calor seco a 70 e 75 C para o controle de microorganismos associados às sementes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Efeito de tratamento químico e biológico em sementes de mamona sobre a germinação, emergência e produção de massa seca. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Tratamento de sementes de mamona: efeitos na emergência e microorganismos associados.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Qualidade sanitária de sementes de mamona usadas em programa de incentivo ao biodiesel no Rio Grande do Sul. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . Tratamentos químico e biológico de sememntes de mamona: efeitos na germinação, emergência e microrganismos associados. I. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REY, Maristela S. ; MARRONI, Igor Villela ; FARIAS, Cândida. R. J. ; PIEROBOM, Carlos. R. . Crescimento Micelial de raças de Colletotrichum lindemuthianum em diferentes meios de cultura.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARRONI, Igor Villela . Doenças da mamona. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARRONI, Igor Villela ; GONÇALVES, Ciane X ; GOMES, Simone de A ; BATISTA, Cristiano Correa ; DODE, Luciana Bicca . Biotecnologia e a percepção pública: estudo na comunidade da UCPel. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARRONI, Igor Villela ; BERNARDES, Albina Peres ; ANDREAZZA, Pedro Ernesto ; DODE, Luciana Bicca . Identificação e uso de plantas medicinais na comunidade da UCPel em Piratini. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARRONI, Igor Villela ; UENO, Bernardo ; MOURA, Andréa B. . TRATAMENTOS QUÍMICO E BIOLÓGICO DE SEMENTES DE MAMONA: EFEITOS NA GERMINAÇÃO, EMERGÊNCIA, MICRORGANISMOS. Pelotas/ Capão do Leão: Agrociência, 2008 (Artigo submetido).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Screening de Bacillus spp avaliando mecanismos de ação antagônica relativos à Macrophomina phaseolina e sua relação com a eficiente colonização da raiz da mamona (Ricinus communis L), Descrição: O trabalho objetivou avaliar a eficiência no controle do fungo Macrophomina phaseolina, através de isolados de bactérias do gênero Bacillus, isoladas da rizosfera e do rizoplano de mamonas selvagens e de uma cultivar (não identificada), verificando sua influência na colonização da raiz da mamona. Os isolados foram avaliados em pareamento com o patógeno Macrophomina phaseolina, bem como seu efeito por antibiose, metabólitos voláteis, sideróforos, produção de quitinase. Os isolados selvagens mostraram-se mais eficientes no controle da Macrophomina phaseolina. A bactéria RZ 1, isolada de mamoneira selvagem, inibiu o desenvolvimento do fungo em 9%, através do pareamento. A rizobactéria RZ 2 conseguiu inibir o crescimento do fungo em mais de 25%, por meio de sua antibiose; bactérias isoladas da cultivar mostraram 23% e 22% de inibição com os isolados RZE 4 e RP 2, respectivamente. A produção de metabólitos voláteis mostrou-se eficiente com o isolado RP 5, inibindo, completamente, seu desenvolvimento; os microrganismos RPE 12, RPE 7 e RPE 5 destacaram-se pela redução na produção de conídios. Os isolados RPE 13 e RP 2 produziram sideróforos, diferindo, estatisticamente, dos demais. Os isolados RZ 2 e RP 3 foram os que mais produziram quitinase, principalmente quando em contato com o antagonista, indicando indução enzimática pelo patógeno. O tempo de produção não influenciou na produção do RZ 2, mas exerceu influência na produção do RP 3. Isolados eficazes em procedimentos de antagonismos colonizaram, eficientemente, a raiz da mamona, como as bactérias RP 5 RZ 2 e RPE 13, que produziram metabólitos voláteis e antibiose sideróforos,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Igor Villela Marroni - Integrante / José Carlos Germani - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Efeito do Tratamento Químico, físico e biológico mo controle de microorganismos associados às sementes de mamoneira (Ricinus communis), Descrição: Avaliar a eficiência do uso dos tratamentos biológico, químico e físico para o controle de microrganismos associados às sementes de mamoneira. O tratamento químico foi 100% eficiente no controle de fungos, mas não para bactérias. O uso do tratamento biológico não reduziu a incidência de microrganismos nas sementes. O tratamento químico resultou em plantas com maior matéria seca. Concluiu-se que, para garantir sanidade à mamoneira, o tratamento químico é o procedimento mais eficaz. O tratamento físico foi interessante, porqque reduziu importantes patógenos, sem maiores danos à germinação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Igor Villela Marroni - Integrante / Bernardo Ueno - Coordenador / Zarela G. Casas Navarro Zanatta - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde. , Rua Sarmento Leite, 500, Centro, 97694-349 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 402, Telefone: (51) 33083788, Ramal: 3788, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Associação Civil Greenpeace

Vínculo: ativista, Enquadramento Funcional: voluntário

Outras informações:
Faço trabalho voluntário no greenpeace fornecendo minha contribuição científica para a ong que está relacionada à agroecolgia e formas sustentáveis de explorar a agronomia. Faço visitas periodicas a PoA- RS- Brasil, para reunioes multidisciplinares no centro de cultura Mario Quintana, para discussoes que abrangem problemas ambientais regionais, nacionais e internacionais.

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Criador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O trabalho faz parte da minha tese e avalia uma nova forma de se fazer controle biológico através de vírus para o controle de fitobacterioses, saindo do manjado escopo de bactérias e fungos, é interessante ressaltar que nos testes para o controle de Xanthomonas o efeito foi eficaz e diminuiu os sintomas na planta de Repolho. Testes adcionais necessitam serem feitos para consolidar essa técnica que impacta muito pouco o ambiente.

2009 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A pesquisa versou sobre como que mecanismos antagônicos, desenvolvido por Bacillus spp. isolados da rizosfera e do rizoplano da mamona, influencia na eficiente colonização da raíz da mamoneira. Esse processo é essecial para o bom controle da podridão de colmo causada por Macrophomina phaseolina. Por isso se propôs a investigar a ação de Rizobactérias em relação à pareamento, antibiose, metabólitos voláteis, sideróforos, produção de quitinase e observar como esses mecanismos, tão estudados por pesquisadores, tem influência na colonização da raiz, observando qual nicho é melhor para o isolamento de rizobactérias antagonistas.

2009 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Tecnologia Bioquímica (Faculdade de Farmácia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O conteúdo trabalhado nas aulas eram, basicamente, sobre fermentação alcólica.

2006 - 2008

Embrapa Clima Temperado

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa: Observação e Meio de Controle de Fungos Associados às Sementes de Mamoneira.

2004 - 2005

Editora Textos

Vínculo: Colaborador área de edições, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 10

Outras informações:
Prestador de serviços na área de edições de livros e artigos científicos.

Atividades

  • 03/2004 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Edição de Textos, Edição de Textos.,Serviço realizado, Diagramação de artigos técnico-científicos, planilhas eletrônicas e gráficos (excel) e edição de imagens (Photoshop)..

2003 - 2003

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto Propagação e Caracterização de Plantas Medicinais Nativas Através da Biotecnologia

2001 - 2003

Universidade Católica de Pelotas

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto Identificação e Uso de Espécies Medicinais Nativas Ameaçadas

Atividades

  • 03/2003 - 11/2003

    Estágios , Escola de Educação, Curso de Ecologia.,Estágio realizado, Biotecnologia.