Thamara Maria Lazanha da Cal

Engenheira de Minas, Mestra em Ciência e Engenharia de Materiais na área de ligas metálicas para aplicações tecnológicas. Possui experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos. Participou de projeto de Iniciação Científica em caracterização quimico-mineralógica e tecnológica de matéria-prima cerâmica proveniente do maciço de Poços de Caldas e estudo do potencial de utilização de argilas não plásticas da mesma região. Possui atuação na área de pesquisa de produção de ligas de titânio através de processos de moagem de alta energia aliados a tratamentos térmicos, com experiência na realização e análise de ensaios laboratoriais para caracterização microestrutural de materiais para estudo de potenciais aplicações/ inovações tecnológicas.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

2016 - 2018

Universidade Federal de Alfenas
Título: Produção e Caracterização Microestrutural de Ligas Ti-Zr e Ti-Ta-Zr Produzidas por Moagem de Alta Energia e Subsequente Tratamento Térmico,Ano de Obtenção: 2018
Alfeu Saraiva Ramos.Coorientador: Neide Aparecida Mariano. Palavras-chave: Biomateriais; Sinterização; Moagem de Alta Energia; Ligas de Titânio.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia de Minas

2013 - 2015

Universidade Federal de Alfenas
Título: Estudo Comparativo da Reologia de Massas Cerâmicas Contendo Diferentes Fundentes Como Subsídio aos Controles de Moagem e Homogeneização em Moinho de Bolas
Orientador: Carolina Del Roveri

Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia

2009 - 2013

Universidade Federal de Alfenas
Título: Estudo da aplicação de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas
Orientador: Sylma Carvalho Maestrelli

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Fundamentos de Análise Térmica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Cerâmicos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Processamento e Caracterização de Materiais Cerâmicos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Estrutura dos Metais e Ligas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Transformação de Fases.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Propriedades Físicas dos Metais e Ligas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7th Latin American Conference on Metastable and Nanostructured Materials. SN-ZN Ribbons For Medical Implants. 2017. (Congresso).

Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. 2015. (Encontro).

Seminário de Iniciação Científica da UNIFAL-MG..Caracterização e estudo do potencial de utilização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas. 2012. (Seminário).

55° Congresso Brasileiro de Cerâmica. Estudo da Aplicação de Argilas Não Plásticas da Região de Poços de Caldas ? Parte 2: Ensaios Preliminares. 2011. (Congresso).

55° Congresso Brasileiro de Cerâmica. 2011. (Congresso).

9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar.CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA PRELIMINAR DAS ARGILAS NÃO PLÁSTICAS DA REGIÃO DE POÇOS DE CALDAS. 2011. (Simpósio).

I Jornada Científica do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. 2011. (Outra).

IV Jornada Científica e XIII Mostra de Extensão da Unifal - MG.Caracterização tecnológica preliminar das argilas não plásticas da região de Poços de Caldas. 2011. (Outra).

IV Jornada Científica e XIII Mostra de Extensão da UNIFAL-MG.Caracterização tecnológica preliminar das argilas não plásticas da região de Poços de caldas. 2011. (Seminário).

VII Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior..Estudo da aplicação de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas - Parte 2: Ensaios Preliminares.. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CAROLINA DEL ROVERI

Sylma Carvalho MaestrelliRoveri, C.D.; FERRACO, F.. Estudo de Aplicação de argilas não plásticas na região de Poços de Caldas - 4. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal de Alfenas.

Lucíola Lucena de Sousa

RAMOS, A. S.; SILVA, G.;SOUSA, Lucíola Lucena de. Caracterização microestrutural de ligas Ti-Zr e Ti-Ts-Zr produzidas por moagem de alta energia e subsequente tratamento térmico. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal de Alfenas.

Lucíola Lucena de Sousa

RAMOS, A. S.;SOUSA, Lucíola Lucena de; MOTA, M. A.. Caracterização microestrutural de ligas Ti-Zr e Ti-Ta-Zr produzidas por moagem de alta energia e subsequente tratamento térmico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal de Alfenas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

CAROLINA DEL ROVERI

ESTUDO COMPARATIVO DA REOLOGIA DE MASSAS CERÂMICAS CONTENDO DIFERENTES FUNDENTES COMO SUBSÍDIO AOS CONTROLES DE MOAGEM E HOMOGENEIZAÇÃO EM MOINHO DE BOLAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Alfenas; Orientador: Carolina Del Roveri;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MAESTRELLI, S. C. ; ROVERI, C. D. ; NUNES, A. G. P. ; FAUSTINO, L. M. ; AIELO, G. F. ; PINTO, L. P. A. ; MANOCHIO, C. ; CAL, T. M. L. ; RIBEIRO, F. F. ; MARIANO, N. A. . Estudo de caracterização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas, MG. Cerâmica (São Paulo. Impresso) , v. 59, p. 242-248, 2013.

  • MAESTRELLI, S.C. ; ROVERI, C.D. ; MARIANO, N.A. ; FAUSTINO, L.M. ; AIELO, G.F. ; PINTO, L.P.A. ; MANOCHIO, C. ; NUNES, A.G.P. ; CAL, T.M.L. ; RIBEIRO, F.F. . Study of the Application of Non-Plastic Clays from Poços De Caldas - MG. Materials Science Forum (Online) , v. 727-728, p. 1490-1495, 2012.

  • RUSSI, L. G. C. ; CAL, T. M. L. ; SOUSA, L. L. ; GARGARELLA, P. ; RAMOS, A. S. ; MARIANO, N. A. . Sn-Zn Ribbons for Medical Implants.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • C.M Sylma ; P.N. Ana Gabriele ; F.A. Giancarlo ; CAL, T. M. L. ; M.F. Lívia ; R. Flávio Francisco ; A.P. Luiz Paulo ; M. Carolina . Caracterização tecnológica preliminar das argilas não plásticas da região de Poços de Caldas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MAESTRELLI, S. C. ; MARIANO, N. A. ; P.N. Ana Gabriele ; MANOCHIO, C. ; CAL, T. M. L. ; RIBEIRO, F. F. ; ROVERI, C. D. . Estudo da Aplicação de Argilas Não Plásticas da Região de Poços de Caldas ? Parte 2: Ensaios Preliminares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Caracterização microestrutural de ligas Ti-Zr e Ti-Ta-Zr produzidas por moagem de alta energia e subsequente tratamento térmico, Descrição: Titânio e suas ligas são vastamente usados como biomateriais para a fabricação de dispositivos ortopédicos/dentários implantáveis, dentro dos quais se destacam os scaffolds e outros implantes para reconstrução óssea. No entanto, o Ti e a liga Ti-6Al-4V apresentam limitadas resistência mecânica e biocompatibilidade, respectivamente. Para melhorar tais características, várias novas ligas de titânio contendo a adição de Zr, Mo, Nb e Ta têm sido avaliadas, dentre as quais se destaca a liga Ti-35Nb-5Ta-7Zr. Técnicas de moagem de alta energia têm contribuído para a obtenção de materiais homogêneos, sob o ponto de vista químico e microestrutural. O estudo visou a caracterização microestrutural e a avaliação da microdureza das ligas Ti-7Zr e Ti-5Ta-7Zr produzidas por moagem de alta energia e subsequente tratamento térmico, a partir da realização de ensaios de difratometria de raios X (DRX), espectrometria por dispersão de energia (EDS) microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microdureza Vickers.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thamara Maria Lazanha da Cal - Integrante / Alfeu Saraiva Ramos - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Estudo comparativo da reologia de massas cerâmicas contendo diferentes fundentes como subsídio aos controles de moagem e homogeneização em moinho de bolas, Descrição: O processo de beneficiamento em revestimentos cerâmicos se dá geralmente por via úmida, o que requer o uso de suspensões aquosas contendo elevada concentração de sólidos e baixa viscosidade. A determinação das características adequadas para a obtenção destes requisitos garante diminuições nos gastos energéticos da moagem e atomização, otimizando o beneficiamento e reduzindo os custos no processo. No trabalho, foi realizado o estudo da curva de defloculação e concentração crítica de sólidos do material estudado, visando a otimização do processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thamara Maria Lazanha da Cal - Integrante / ROVERI, C. D. - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Caracterização químico-mineralógica e tecnológica de matérias primas provenientes do maciço alcalino de Poços de Caldas (MG), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thamara Maria Lazanha da Cal - Integrante / ROVERI, C.D. - Integrante / FAUSTINO, L.M. - Coordenador / RIBEIRO, F.F. - Integrante / NUNES, A. G. P. - Integrante / AIELO, G. F. - Integrante / PINTO, L. P. A. - Integrante / Carolina Manochio - Integrante / Sylma Carvalho Maestrelli - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Caracterização e estudo do potencial de utilização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas - MG, Descrição: Em tal trabalho realizou-se o estudo químico-mineralógico de seis amostras de argilas não plásticas, além da caracterização destas amostras quanto à granulometria, plasticidade e propriedades cerâmicas básicas, visando ampliar os horizontes das investigações destes materiais. Este estudo preliminar mostrou que, de maneira geral, as amostras são compostas por minerais refratários como caulinita e gibbsita, apresentando teores menos significativos de outras fases, como quartzo, vermiculita e illita. Juntamente às análises químicas, estes dados permitiram o agrupamento das matérias-primas em dois grupos em função de sua refratariedade, norteando assim, a caracterização posterior. Dentre as amostras há material com potencial uso na formulação de massas de porcelanato e material refratário, além de uma amostra turfosa, cuja aplicação está relacionada à correção de solos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thamara Maria Lazanha da Cal - Integrante / ROVERI, C.D. - Integrante / AIELO, G.F. - Integrante / PINTO, L.P.A. - Integrante / NUNES, A. G. P. - Integrante / FAUSTINO, L. M. - Coordenador / RIBEIRO, F. F. - Integrante / Carolina Manochio - Integrante / Sylma Carvalho Maestrelli - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    ESTUDO DA APLICAÇÃO DE ARGILAS NÃO PLÁSTICAS DA REGIÃO DE POÇOS DE CALDAS - MG., Descrição: Em tal trabalho realizou-se o estudo químico-mineralógico de seis amostras de argilas não plásticas, além da caracterização preliminar destas amostras quanto à granulometria, plasticidade e propriedades cerâmicas básicas, visando ampliar os horizontes das investigações destes materiais. Este estudo preliminar mostrou que, de maneira geral, as amostras são compostas por minerais refratários como caulinita e gibbsita, apresentando teores menos significativos de outras fases, como quartzo, vermiculita e illita. Juntamente às análises químicas, estes dados permitiram o agrupamento das matérias-primas em dois grupos em função de sua refratariedade, norteando assim, a caracterização posterior. Dentre as amostras há material com potencial uso na formulação de massas de porcelanato e material refratário, além de uma amostra turfosa, cuja aplicação está relacionada à correção de solos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thamara Maria Lazanha da Cal - Integrante / Lívia Marques Faustino - Integrante / Carolina Manocchio - Integrante / Giancarlo Francesco Aiello - Integrante / Ana Gabriele Pereira Nunes - Integrante / Flávio Francisco Ribeiro - Integrante / MAESTRELLI, S.C. - Coordenador / ROVERI, C.D. - Integrante / FAUSTINO, L.M. - Integrante / AIELO, G.F. - Integrante.

  • 2010 - 2012

    ESTUDO DA APLICAÇÃO DE ARGILAS NÃO PLÁSTICAS DA REGIÃO DE POÇOS DE CALDAS - MG., Descrição: Em tal trabalho realizou-se o estudo químico-mineralógico de seis amostras de argilas não plásticas, além da caracterização preliminar destas amostras quanto à granulometria, plasticidade e propriedades cerâmicas básicas, visando ampliar os horizontes das investigações destes materiais. Este estudo preliminar mostrou que, de maneira geral, as amostras são compostas por minerais refratários como caulinita e gibbsita, apresentando teores menos significativos de outras fases, como quartzo, vermiculita e illita. Juntamente às análises químicas, estes dados permitiram o agrupamento das matérias-primas em dois grupos em função de sua refratariedade, norteando assim, a caracterização posterior. Dentre as amostras há material com potencial uso na formulação de massas de porcelanato e material refratário, além de uma amostra turfosa, cuja aplicação está relacionada à correção de solos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thamara Maria Lazanha da Cal - Integrante / Lívia Marques Faustino - Integrante / Carolina Manocchio - Integrante / Giancarlo Francesco Aiello - Integrante / Ana Gabriele Pereira Nunes - Integrante / Flávio Francisco Ribeiro - Integrante / MAESTRELLI, S.C. - Coordenador / ROVERI, C.D. - Integrante / FAUSTINO, L.M. - Integrante / AIELO, G.F. - Integrante.

  • 2010 - 2012

    ESTUDO DA APLICAÇÃO DE ARGILAS NÃO PLÁSTICAS DA REGIÃO DE POÇOS DE CALDAS - MG., Descrição: Em tal trabalho realizou-se o estudo químico-mineralógico de seis amostras de argilas não plásticas, além da caracterização preliminar destas amostras quanto à granulometria, plasticidade e propriedades cerâmicas básicas, visando ampliar os horizontes das investigações destes materiais. Este estudo preliminar mostrou que, de maneira geral, as amostras são compostas por minerais refratários como caulinita e gibbsita, apresentando teores menos significativos de outras fases, como quartzo, vermiculita e illita. Juntamente às análises químicas, estes dados permitiram o agrupamento das matérias-primas em dois grupos em função de sua refratariedade, norteando assim, a caracterização posterior. Dentre as amostras há material com potencial uso na formulação de massas de porcelanato e material refratário, além de uma amostra turfosa, cuja aplicação está relacionada à correção de solos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thamara Maria Lazanha da Cal - Integrante / Lívia Marques Faustino - Integrante / Carolina Manocchio - Integrante / Giancarlo Francesco Aiello - Integrante / Ana Gabriele Pereira Nunes - Integrante / Flávio Francisco Ribeiro - Integrante / MAESTRELLI, S.C. - Coordenador / ROVERI, C.D. - Integrante / FAUSTINO, L.M. - Integrante / AIELO, G.F. - Integrante.

  • 2010 - 2012

    ESTUDO DA APLICAÇÃO DE ARGILAS NÃO PLÁSTICAS DA REGIÃO DE POÇOS DE CALDAS - MG., Descrição: Em tal trabalho realizou-se o estudo químico-mineralógico de seis amostras de argilas não plásticas, além da caracterização preliminar destas amostras quanto à granulometria, plasticidade e propriedades cerâmicas básicas, visando ampliar os horizontes das investigações destes materiais. Este estudo preliminar mostrou que, de maneira geral, as amostras são compostas por minerais refratários como caulinita e gibbsita, apresentando teores menos significativos de outras fases, como quartzo, vermiculita e illita. Juntamente às análises químicas, estes dados permitiram o agrupamento das matérias-primas em dois grupos em função de sua refratariedade, norteando assim, a caracterização posterior. Dentre as amostras há material com potencial uso na formulação de massas de porcelanato e material refratário, além de uma amostra turfosa, cuja aplicação está relacionada à correção de solos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Thamara Maria Lazanha da Cal - Integrante / Lívia Marques Faustino - Integrante / Carolina Manocchio - Integrante / Giancarlo Francesco Aiello - Integrante / Ana Gabriele Pereira Nunes - Integrante / Flávio Francisco Ribeiro - Integrante / MAESTRELLI, S.C. - Coordenador / ROVERI, C.D. - Integrante / FAUSTINO, L.M. - Integrante / AIELO, G.F. - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alfenas. , BR 267 - Rodovia José Aurélio Vilela, n. 11999, Cidade Universitária, 37130000 - Alfenas, MG - Brasil, Telefone: (35) 988773808

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2012

    Universidade Federal de Alfenas

    Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Participação no projeto intitulado "Caracterização e estudo do potencial de utilização de argilas não plásticas da região de Poços de Caldas".