Luiz Adriano Daminello

Cursando doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Minho (2018) e cotutela com doutoramento no Depto. de Multimeios da Unicamp (2020), Mestre pelo Depto. de Multimeios da Unicamp (2010), graduado em Cinema pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor efetivo da Faculdade de Artes Visuais da UFPA ministrando as disciplinas relativas à Antropologia Visual, Documentário, Fotografia, Cinematografia e Vídeo nos Cursos de Cinema, Multimídia e Artes Visuais. Desenvolve projeto de extensão e pesquisa em Documentário, Cinema Etnográfico, Estudos Culturais. Já foi professor palestrante no curso de audiovisual da ECA-USP e professor pesquisador da Faculdade Anhembi Morumbi, onde trabalhou como professor e assessor da Coordenação do curso de Cinema, na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero onde também coordenou o Núcleo de Produção Audiovisual. e professor titular no CEUNSP, na Faculdade de Comunicações e Artes. Tem experiência na área de Comunicação e Arte, com ênfase em Audiovisual com trabalhos realizados para cinema e vídeo como roteirista, diretor, diretor de fotografia, editor e produtor, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção, filme etnográfico, documentário, curta metragem, cinema, cultura popular brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Multimeios

2020 - 2023

Universidade Estadual de Campinas
Título: Viagem, bagagem e imagem : uma jornada pelas rotas de mouros e cristãos em festa.
Orientador: em Universidade do Minho ( Mário Manuel Lima Matos)
com Marcius Cesar Soares Freire. Coorientador: Rita Maria Gonçalves Ribeiro. Palavras-chave: cinéma vérité; filme etnográfico; Autoetnografia; indigenous media; Estudos Culturais.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Antropologia audovisual. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.

Doutorado em Estudos Culturais

2018 - 2023

Universidade do Minho
Título: Viagem, bagagem e imagem : uma jornada pelas rotas de mouros e cristãos em festa
Orientador: Profa. Dra. Rita Maria Gonçalves Ribeiro
com Coorientador: Prof. Dr. Mário Manuel Lima Matos. Palavras-chave: polifonia; identidade; transculturalidade; festas populares; traveling memory.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Multimeios

2007 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: Entre duas margens. Do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La pyramide humaine na obra de Jean Rouch
, Ano de Obtenção: 2010.Marcius Cesar Soares Freire.Palavras-chave: documentário; filme etnográfico; cinema; Jean Rouch; cinéma vérité; antropologia filmica. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Técnicas de Registro e Processamento de Filmes. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Cinema

1986 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: 5 minutos
Orientador: Vania Debs

Formação complementar

2021 - 2021

- Programa Ibermídia para desenvolvimento do projeto audiovisual. (Carga horária: 56h). , Ibermídia, IBERMÍDIA, Guatemala.

2021 - 2021

laboratório de desenvolvimento de projeto audiovisual. (Carga horária: 56h). , Fundación INDICRI, INDICRI, Panamá.

2020 - 2020

Metodologia dos Itinerários. (Carga horária: 12h). , ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis, Portugal.

1999 - 1999

Dança Através da Câmera. (Carga horária: 13h). , Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.

1996 - 1996

Direção e novas tecnologias no Brasil. (Carga horária: 39h). , L. M. Stein Promoções e Produções, STEIN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Antropologia audovisual.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Folkcomunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Videodifusão.

Organização de eventos

DAMINELLO, L. A. ; MARRERA, F. ; KOROLKOVAS, M. M. ; CARDOSO, S. H. ; MARTINS, M. ; IANNU, M. . NORTEAR 2018. 2018. (Outro).

DAMINELLO, L. A. . XVIII Encontro Internacional IFNOPAP/VIII Campus Flutuante. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Grupo de Trabalho Práticas para Roteiro de Documentário da ABRA-Associação Brasileira de Documentaristas.Guia de Práticas para Roteiro de não-ficção. 2022. (Outra).

Los Proyectos Cinematográficos de Atitlán.Moros y Cristianos en la Amazonía. 2022. (Oficina).

Conferência Internacional "Transcultural Mobilities and Memories". Travel, Culture and Memory of Mazagão. 2021. (Congresso).

Forum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual FORCINE 2021.Diversidade nos Cursos de Cinema e Audiovisual. 2021. (Encontro).

Residência ACAMPADOC Campamento Internacional de Cine Documental.Moros y Cristianos en la Amazonia. 2021. (Oficina).

X Encontro Anual da AIM.Polifonia e dialogismo no documentário. 2021. (Encontro).

Caminhos de Compostela: o peregrino em processo de patrimonialização.O espírito peregrino. 2020. (Seminário).

Oficina "Diálogos de Campo: Pesquisas de Campo Participativas em Debate.Etnografia Audiovisual Compartilhada. 2020. (Oficina).

XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura ENECULT. 2020. (Encontro).

IX Encontro Anual da AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento.A realização de "filmes de improvisação" com os povos da floresta. 2019. (Encontro).

XIV Jornadas Internacionais sobre Grandes Problemáticas do Espaço Europeu. Mouros e Cristãos em Disputa pela Terra Plana. 2019. (Congresso).

VII Feira de Ciências de Caxiuanã. Avaliação e registro dos trabalhos. 2018. (Olimpíada).

XIX Olimpiada de Ciências da Floresta de Caxiuanã.Cinema na Educação Ambiental. 2017. (Oficina).

V Feira de Ciencias de Caxiuana. Avaliação dos Trabalhos. 2016. (Exposição).

VIII Olimpiadas de Caxiuana. Oficina de Memória. 2016. (Olimpíada).

12ª Semana ABC.O ensino do cinema distante dos principais polos produtores. 2015. (Encontro).

Forcine. 2015. (Encontro).

IV Feira de Ciencias de Caxiuana. Avaliação dos Trabalhos. 2015. (Exposição).

VII Olimpiadas de Caxiuana. Oficina de Animação. 2015. (Olimpíada).

I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica.A fronteira imprecisa entre filmes de viagem e filmes etnográficos da sua origem até a atualidade.. 2014. (Encontro).

VI Olimpiadas de Caxiuanã.Oficina de Filmes de Ficção Científica e Efeitos Especiais. 2014. (Oficina).

XVIII Encontro Internacional IFNOPAP/ VIII Campus Flutuante.Nortear - Expedição Amazônica em busca de novas experiências visuais. 2014. (Encontro).

XVII IFNOPAP. Mário de Andrade e Missão de Pesquisas Folclóricas. 2013. (Congresso).

I Mostra de Audiovisual da Cultura Popular de Angra.Mario e a Missão - debate apôs o filme. 2009. (Encontro).

Congresso Intercom. As disciplinas do Folk e as relações com Mário de Andrade. 2007. (Congresso).

Congresso Intercom. O papel do Estado no contato com as culturas populares tradicionais e a organização dos meios de comunicação entre as culturas. 2006. (Congresso).

I Encontro Sul-americano das culturas populares. 2006. (Encontro).

II Seminário Nacional de políticas públicas para as culturas populares. 2006. (Seminário).

XIII Conferência Internacional Visible Evidence - Encontro Internacional de pesquisadores de documentários. 2006. (Encontro).

I Fórum Internacional Senac de Cinema. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Yasmin Pires Ferreira

A. M, Marco; ALMEIDA, A. L. V.;DAMINELLO, L. A.. Silêncio e Sinestesia na Narrativa Cinematográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maricele Moreira de Queiroz

DAMINELLO, L. A.; LEAO, A. C. A.; SEQUEIRA, A.. Excesso de fotografia na internet: uma fotografia de auto-afirmação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maricele Moreira de Queiroz

DAMINELLO, L. A.; COELHO, E. S.; ONO, R. H.. Arte e Meio Ambiente: Reciclar para preservar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mariana Dias do Nascimento

DAMINELLO, L. A.. Um sonho distante do olhar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

Aluno: Marcelo Galan Giatti

DAMINELLO, L. A.. Apostila Audiovisual de Modelagem de Roupas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

Aluno: Jorge Henrique Maia de Oliveira

DAMINELLO, L. A.; SCAVONE, F. P. R.; SILVA, J. P. A. S.. A direção de fotografia em A GUERRA DE ARTURO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luiz Murillo Manso e outros

DAMINELLO, L. A.; HINGST, B.; CARVALHO, N. S.. Congo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Guilherme Freitas

DAMINELLO, L. A.. Movimento na Imagem Fixa - Possibilidades Narrativas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Rocha e outros

DAMINELLO, L. A.; MARCONDES, T.; YUTAKA, C.. Hagakure. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Mônica Passos Bahia e outros

DAMINELLO, L. A.; GATTI, A. P.; CARVALHO, N. S.. A rua. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Leandro Goddinho e outros

DAMINELLO, L. A.; GONCALVES, M. R.; SCHETTINO, P. B. C.. Darluz. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Adilson Borges e Tiago Fernandes

DAMINELLO, L. A.; BURINI, D.; CAMPOS, M.; ANZUATEGUI, S.. Inexplicável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Julio A

DAMINELLO, L. A.; MARCONI, E.; BARBOSA, E.. L. de C. Leite.Cornélio um cara normalmente normal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Anderson Luiz Novaes Bizzocchi

BARROS, D. P. C.; BIZZOCCHI, A. L. N.; MASTRO, F.; LIMA, F. P.; LEMOS, R. C. M.;DAMINELLO, L. A.. O homem narco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Ana Caroline Braz Mello

MELLO, A. C. B.; ANDRADE, F. M.; SILVA, J. P. V.; GALERA, M. L.; OLIVEIRA, Vanessa B.;DAMINELLO, L. A.. Viver não é mais como você achou que ia ser. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Rafael Vieira Blas

BLAS, R. V.;DAMINELLO, L. A.. Retaliação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Evelyn Matsuoka

MATSUOKA, E.; LUIZ, E.; CARUSO, G.; FLORENCE, L.; LEWIS, M.; NAVARRO, M.;DAMINELLO, L. A.. Sampeando. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Andre Ferezini

DAMINELLO, L. A.. Nichols e Coutinho: As modalidades de representação do documentário e o cinema verdade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Cassandra Melo

DAMINELLO, L. A.. Rio sem margem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

Aluno: Ana Luchese

DAMINELLO, L. A.. Olhar Transeunte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero.

DAMINELLO, L. A.; ROCHA, I.; CASTRO, Jorane. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2015. Universidade Federal do Pará.

DAMINELLO, L. A.; LOBATO, A. L.; ROCHA, I.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Computação para o Audiovisual Produção, Política, Economia e Legislação Audiovisual. 2015. Universidade Federal do Pará.

DAMINELLO, L. A.; ALMEIDA, A. L. V.; BORGES, E.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Computação para o Audiovisual - Contratação de Professor Substituto. 2015. Universidade Federal do Pará.

DAMINELLO, L. A.. Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais. 1999. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

DAMINELLO, L. A.. 1ª Mostra Audiovisual Cásper Líbero. 2006. Faculdade Cásper Líbero.

DAMINELLO, L. A.. IV Feira de Ciências das Escolas da Flona de Caxiuanã. 2015. Museu Paraense Emílio Goeldi.

DAMINELLO, L. A.; BORGES, E.; ALMEIDA, A. L. V.. Banca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Produção Artística. 2015. Universidade Federal do Pará.

DAMINELLO, L. A.. banca do Seminário de Qualificação dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Artes Visuais da FAV. 2014. Universidade Federal do Pará.

DAMINELLO, L. A.. 10ª Feira de Relações Públicas e Publicidade da Faculdade Cásper Líbero. 2007. Faculdade Cásper Líbero.

Comissão julgadora das bancas

Nuno Cesar Pereira de Abreu

FREIRE , Marcius;ABREU, Nuno Cesar Pereira de; REYNA, Carlos Francisco Perez. Entre duas margens. Do filme etnográfico ao cinema-vérité e o lugar do filme "La pyramide humaine" na obra de Jean Rouch. 2010. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Francisco Pérez Reyna

FREIRE, M. C. S.;REYNA, Carlos F. P.; ABREU, N. C. P.. Entre duas marges: do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch. 2010. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcius Cesar Soares Freire

FREIRE, M.; ABREU, N. C. P.; REYNA, C. F. P.. Entre duas margens. Do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme "La pyramide humaine" na obra de Jean Rouch. 2010. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcius Cesar Soares Freire

MATOS, M. M. L.;FREIRE, M.; MACIEL, A. C. M. D.. Viagem, bagagem e imagem. Uma jornada pelas rotas de Mouros e Cristãos em festa. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Silas Seabra de Sousa

O Processo De Construção Visual No Longa-Metragem ?A Besta Pop? Pelo Olhar Da Direção De Fotografia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Cinema e Audiovisual) - ICA - UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Maricele Moreira de Queiroz

Arte e Meio Ambiente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Maricele Moreira de Queiroz

Excesso de fotografia na internet: uma fotografia de auto-afirmação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Luciene de Souza Pinheiro

A fotografia como mídia visual da recuperação histórica dos prédios de Moju; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Vera Lúcia Lima Vaz

Memória fotográfica em Abaetetuba de 1945 a 2014; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Waldinei Lima dos Santos

O uso da fotografia nas aulas de artes nas séries finais do ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Luciano Anjos Oliveira

Quebra Corrente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Ieda Marcondes

Cabelo Negro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Luis Murillo

Congo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Diogo Hayashi

Izamara; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Francine Barbosa

Cerimônia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Marcos Rocha Ferreira

Hagakure; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Carolina Ghidetti Costa

O Farol; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Monica Passos Bahia

A Rua; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Pedro Bezerra Jorge

A luz vermelha do bandido; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Regiane Maria Mazzer

As Gas de Sampa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Leandro Godinho Nery Gomes

Darluz; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Fabiano D Albuquerque Silveira Moura

A Maldita Carne; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Eduardo Abolafio Longo de Souza

O Guardião da noite; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Eder Ferreira Monteiro

Nortear, expedição pela Amazônia Paraense em busca de experimentações audiovisuais; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso de Cinema e Audiovisual) - ICA - UFPA, ICA - UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Pamela Cristina Araújo da Costa

Nortear, expedição pela Amazônia Paraense em busca de experimentações audiovisuais; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso de Cinema e Audiovisual) - ICA - UFPA, ICA - UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Alex Junior Queiroz Martins

Nortear, expedição pela Amazônia Paraense em busca de experimentações audiovisuais; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso de Cinema e Audiovisual) - ICA - UFPA, ICA - UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Eder Ferreira Monteiro

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2015; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Pará, ICA - UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Eveline Souza de Almeida

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará, PROEX UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Flor de Liz

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2014; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Pará, ICA - UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Mauricio Mendonça Moraes

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2014; Orientação de outra natureza; (Curso de Cinema e Audiovisual) - ICA - UFPA, ICA - UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Thamires Rafael Pereira

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2014; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Pará, ICA - UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Vinícius Nascimento

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Breno Bittencourt

para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Danilo Pontes Barata

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

André Lutz

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Rodolfo Gomes Pereira

Para que lado é o futuro? Criação de efeitos especiais para filmes futuristas, a partir do imaginário sobre o futuro da Amazônia; 2013; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Pará, PROEX UFPA; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Vários

Edição extra; 2008; Orientação de outra natureza; (Radio e TV) - Faculdade Cásper Líbero; Orientador: Luiz Adriano Daminello;

Foi orientado por

Maricele Moreira de Queiroz

EXCESSO DE FOTOGRAFIA NA INTERNET: UMA FOTOGRAFIA DE AUTO-AFIRMAÇÃO; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Maricele Moreira de Queiroz

PROJETO ARTE E MEIO AMBIENTE: RECICLAR PARA PRESERVAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Maricele Moreira de Queiroz;

Marcius Cesar Soares Freire

Entre duas margens; Do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La pyramide humaine na obra de Jean Rouch; 2010; Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Marcius Cesar Soares Freire;

Marcius Cesar Soares Freire

Viagem, Bagagem e Imagem: Uma jornada pelas rotas de mouros e cristãos em festa; ; 2023; Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Marcius Cesar Soares Freire;

Produções bibliográficas

  • DAMINELLO, L. A. . Uma etnografia de dentro para fora: ensaios sobre o cinema indígena. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO , v. 31, p. 135-141, 2022.

  • DAMINELLO, L. A. . A Viagem da Memória através do Cinema. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI N 7 , v. 2, p. 1, 2019.

  • DAMINELLO, L. A. ; FREIRE, M. . La pyramide humaine ou uma crônica colonial africana. REVISTA - O OLHO DA HISTÓRIA , v. 23, p. 01-04, 2016.

  • DAMINELLO, L. A. . Entre ciência e arte: O método etnográfico do cinema de Jean Rouch. REVISTA VISAGEM , v. 1, p. 114-147, 2015.

  • DAMINELLO, L. A. . Jean Rouch e a popularização da produção cinematográfica. Encontro Internacional IFNOPAP 17 , v. 1, p. 200-220, 2013.

  • SHRBAJI, S. ; COSTA, L. ; DAMINELLO, L. A. . África: mobilidade, violência, memória e criatividade.. 1. ed. Braga - Portugal: Centro de Estudo de Comunicação e Sociedade. CECS UMINHO, 2021. v. 1.

  • DAMINELLO, L. A. . Cinema pós-coloniais e periféricos. Volume 1.. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições LCV, 2019. 280p .

  • DAMINELLO, L. A. . Jean Rouch e a popularização da produção cinematográfica. In: Socorro Simões. (Org.). Encontro Internacional XVII IFNOPAP/ VII Campus Flutuante. 1ed.Belém: Editora UFPA, 2014, v. I, p. 200-219.

  • DAMINELLO, L. A. . As disciplinas do Folk e as relações com Mário de Andrade. In: INTERCOM 2007 - XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. Encontro de Núcleos de Pesquisa em Folkcomunicação, 2007.

  • DAMINELLO, L. A. . O papel do Estado no contato com as culturas populares tradicionais e a organização dos meios de comunicação entre as culturas. In: Congresso Intercom, 2006, Brasilia. ......., 2006.

  • DAMINELLO, L. A. . A realização de 'filmes de Improvisação? com os povos da floresta. In: Socine, 2018, Goiânia. Anais Digitais do XXII Encontro 2018. São Paulo: Socine, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • DAMINELLO, L. A. . Travel, Culture and Memory of Mazagão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMINELLO, L. A. . Polifonia e dialogismo no documentário. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMINELLO, L. A. . Diversidades nos cursos de Cinema e Audiovisual. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMINELLO, L. A. . Etnografia compartilhada. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DAMINELLO, L. A. . O Espírito Peregrino. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMINELLO, L. A. . A realização de 'filmes de Improvisação? com os povos da floresta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMINELLO, L. A. . A fronteira imprecisa entre filmes de viagem e filmes etnográficos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMINELLO, L. A. . Jean Rouch e a popularização da produção cinematográfica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMINELLO, L. A. . As disciplinas do Folk e as relações com Mário de Andrade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMINELLO, L. A. . O papel do Estado no contato com as culturas populares tradicionais e a organização dos meios de comunicação entre as culturas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAMINELLO, L. A. . Uma etnografia de dentro para fora: ensaios sobre o cinema indígena. Beira Interior: UBI, 2022 (Revista On-Line).

  • DAMINELLO, L. A. . Áfricas: mobilidade, violência, memória e criatividade.. Vila Nova Famalicão: Húmus, 2021 (Ebook).

Outras produções

DAMINELLO, L. A. . NORTEAR - Expedição Amazônica em busca de novas experiências visuais. 2014; Tema: Filmes de Viagem, Expedição para experimentação audiovisual. (Site).

DAMINELLO, L. A. . Processos de experimentação e criação compartilhados. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMINELLO, L. A. . Inventar com a Diferença. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMINELLO, L. A. ; ALMEIDA, A. L. V. . Inventar com a Diferença. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMINELLO, L. A. . Produção audiovisual. 2016. (Texto didátito).

DAMINELLO, L. A. . Filmes de Viagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DAMINELLO, L. A. . Para que lado é o futuro?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DAMINELLO, L. A. . Para que lado é o futuro?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de técnicas).

DAMINELLO, L. A. . Manual de operação de câmera DVX 100. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de operação de câmera).

DAMINELLO, L. A. . Final Cut. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de edição em ilha não linear Final Cut).

DAMINELLO, L. A. ; VOGT, C. . Missao de Pesquisas Folclóricas. 2002. (Relatório de pesquisa).

DAMINELLO, L. A. . Mouros e Cristãos em festa. 2023. Filme.

DAMINELLO, L. A. . Festa de São Tiago 2021. 2021. Filme.

DAMINELLO, L. A. . Floresta Encena - Making off - Oficina Inventar com a Diferença. 2016. Filme.

DAMINELLO, L. A. ; ALMEIDA, A. L. V. ; GOMES, C. V. . O Homem e a Floresta. 2016 (Roteiro e Pesquisa).

DAMINELLO, L. A. . Nortear e Inventar com a Diferença. 2016 (Realização de Video documentário).

DAMINELLO, L. A. . O time da croa. 2014 (Direção de fotografia).

DAMINELLO, L. A. . Hipóteses para o amor e a verdade. 2012 (Direção de fotografia).

DAMINELLO, L. A. . E se não acontecesse. 2009 (Documentário projeto experimental).

DAMINELLO, L. A. . Mário e a Missão. 2004 (Série documentário).

DAMINELLO, L. A. . Boi da Floresta. 2003 (Produção de Cd de música).

DAMINELLO, L. A. . Verdeamarelismo. 2002 (Curta metragem).

DAMINELLO, L. A. ; SILVA, R. . Aba. 2000 (Documentário).

DAMINELLO, L. A. ; BODANSKY, L. ; BOLOGNESI, L. . Cinema na Praça. 2000 (Direção do Evento de exibição de Cinema Brasileiro).

DAMINELLO, L. A. . Coração dos outros. 1999 (Vídeo).

DAMINELLO, L. A. ; BODANSKY, L. . Cartão Vermelho. 1997 (Curta metragem - direção de fotografia).

DAMINELLO, L. A. ; CARVALHO, J. . Coração conta diferente. 1996 (Curta metragem - direção de fotografia).

DAMINELLO, L. A. . 5 minutos. 1994 (Curta metragem).

DAMINELLO, L. A. ; BODANSKY, L. . Desliga esse troço. 1992 (Vídeo).

DAMINELLO, L. A. ; AUDI, S. . 55 segundos. 1992 (Curta metragem).

DAMINELLO, L. A. ; PFEIFER, C. . Amortecendo. 1990 (Curta metragem - som direto).

DAMINELLO, L. A. ; SELIGMAN, A. . Dias de Busca. 1990 (Curta metragem - direção de fotografia).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Etnocinematografia. A narrativa visual como cultura popular, Descrição: Projeto que pretende investigar as possibilidades de desenvolvimento de narrativas visuais dotadas de estéticas que privilegiem modos de ver e representar que vão além da reprodução de linguagens estabelecidas na cultura ocidental. Pretende análise de experiências de outros projetos como Ateliers Varan, Vídeo nas Aldeias e Inventar com a Diferença, além de pesquisa aplicada em populações rurais, periféricas e indígenas. Se insere dentro dos campos de estudos do ensino do audiovisual, da Indigenous Media, da Etnografia Fílmica, dos Estudos Culturais e do Pós-colonialismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Adriano Daminello - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Revisitando Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas, Descrição: A partir das pesquisas e registros etnográficos das danças, músicas e festas folclóricas realizadas pelo escritor modernista Mário de Andrade, foram analisadas as transformações das manifestações culturais tradicionais após o advento das mídias eletrônicas. Na etapa atual o projeto iniciou uma investigação sobre algumas tradições culturais da Península Ibérica que tem origens em culturas pré-industriais comuns com algumas das tradições culturais do Brasil, e que permanecem como importantes representações do imaginário coletivo e identitário de ambas regiões. O objetivo é obter uma análise comparativa da imagem dessas representações no contexto da relação atual entre as nações, em uma perspectiva pós-colonialista e pós-moderna, aplicando metodologias de pesquisa e de registro audiovisual, em uma perspectiva multiculturalista e auto-etnográfica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Adriano Daminello - Coordenador.

  • 2014 - 2018

    Nortear. Expedição pela Amazônica Paraense em busca de experimentações audiovisuais compartilhadas com os povos da floresta., Descrição: Realizado dentro da Floresta de Caxiuanã, área de proteção ambiental localizada na Ilha do Marajó, Floresta Amazônica, Brasil, o projeto investiga a criação audiovisual junto a jovens habitantes das beiras dos rios e florestas. Acontece em parceria com o Projeto de Educação Ambiental do Museu Emílio Goeldi, que em 2016 foi agraciado com o intercâmbio Lifelines do Museu Stepping Stones de Norwalk, EUA. O projeto Nortear foi premiado e financiado pela Secretaria de Direitos Humanos do governo federal brasileiro, e da Universidade Federal Fluminense (UFF) e recebeu o Prêmio Proex de Arte e Cultura da Universidade Federal do Pará em 2016. Um documentário sobre o processo de educação e intercâmbio encontra-se em finalização e deve ser lançado até meados de 2018.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Luiz Adriano Daminello - Coordenador / Andre Luis Villa de Almeida - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa / Universidade Federal Fluminense - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2006 - 2008

    Folclore e Modernidade. Um estudo a partir das pesquisas folclóricas de Mário de Andrade, Descrição: O projeto Folclore e Modernização tem como objeto de pesquisa a transformação das funções da representação das manifestações folclórica brasileiras, após o advento dos meios de comunicação de massa, tomando como ponto de partida os registros feitos pelo escritor Mário de Andrade nas décadas de 20 e 30, comparados com documentação recente feita pelo autor dessa pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Luiz Adriano Daminello - Coordenador., Financiador(es): Faculdade Cásper Líbero - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

Prêmios

2015

Melhor Direção de Fotografia com o filme O Time da Croa de Jorane Castro, 6 Festival Curta Amazônia Mundi - Porto Velho/RO.

2015

Melhor Direção de Fotografia com o filme O Time da Croa de Jorane Castro com o filme O Time da Croa de Jorane Castro, X Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões - Floriano/PI.

1994

Projeto Nascente, Usp.

1990

Melhor Som para o curtametragem Amortecendo de Cida Pfeifer, Jornada de Cinema da Bahia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Faculdade de Artes Visuais. , Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (091) 32017504, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso Cinema e Audiovisual, Carga horária: 40

2013 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de projeto de Extensão e Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador de Projetos de Extensão e Pesquisa do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, relacionados ao ensino do audiovisual, documentário, filme etnográfico e fotografia cinematográfica.

2013 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do Projeto de Extensão e Pesquisa NORTEAR, realização audiovisual em comunidades da Floresta Nacional de Caxiuanã. Ensino do Audioviusual para escolas, Indigenous Media e Imagem Compartilhada.

Atividades

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Artes Visuais.,Linhas de pesquisa

  • 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Membro da Comissão Interdisciplinar para Organização de Projetos e Eventos para o Programa FAV 40/400 anos.

  • 09/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Interdisciplinar de Aquisição de Equipamentos Audiovisuais e de Informática.

  • 09/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Suplente de Representante Docente do Instituto de Ciências da Arte no CONSEPE.

  • 03/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Artes Visuais.,Atividade de extensão realizada, Nortear. Expedição pela Amazônia Paraense em busca de experimentações audiovisuais compartilhadas com os povos da floresta.

  • 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Sistematização e Planejamento Tático Operacional da Faculdade De Artes Visuais.

  • 12/2014

    Direção e administração, Faculdade de Artes Visuais, Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual.

  • 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Revisão e Ajustes de lista de Equipamentos do Curso de Cinema e Audiovisual.

  • 02/2013

    Extensão universitária , Faculdade de Artes Visuais.,Atividade de extensão realizada, Para que lado é o futuro? Oficinas de Cinema de ficção científica e criação de efeitos especiais em filmes futuristas.para comunidades rurais e periféricas.

  • 01/2013

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Imagem e do Som, Estética e Teoria da Fotografia, Fotografia Cinematográfica I, Fotografia Cinematográfica II, Finalização do Filme

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Cinema e Audiovisual.

  • 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Sistematização do Planejamento Tático e Operacional da FAV.

  • 03/2016 - 03/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise e Seleção do Edital PIBIPA 009/2016 ICA.

  • 03/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais, Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.,Cargo ou função, Presidente do Nucleo Docente Estruturante - NDE.

  • 03/2013 - 12/2015

    Estágios , Faculdade de Artes Visuais.,Estágio realizado, Coordenador de Estágio do Curso de Cinema e Audiovisual.

  • 11/2014 - 11/2015

    Extensão universitária , Faculdade de Artes Visuais, Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.,Atividade de extensão realizada, Colaborador do Projeto de Extensão "Cineclube Silvino Santos" coordenado por Jorane Castro.

  • 03/2015 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Análise e Seleção do Edital PIBIPA 008/2015 - ICA.

  • 02/2013 - 12/2014

    Direção e administração, Faculdade de Artes Visuais.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio.

  • 04/2013 - 04/2014

    Extensão universitária , Faculdade de Artes Visuais.,Atividade de extensão realizada, Colaborador do Projeto de Extensão "Além dos Muros dos Museus" de Maria do Socorro Reis Lima.

  • 01/2013 - 01/2014

    Extensão universitária , Faculdade de Artes Visuais, Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.,Atividade de extensão realizada, Colaborador do Projeto de Extensão "Núcleo de Produção Audiovisual" de Ana Lobato.

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Fotografia

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Tecnologia em Multimídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Video Digital

2010 - 2011

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Edição para Cinema Edição para Rádio e TV Laboratório fotográfico digital Efeitos especiais Pós-produção de imagens Projetos Multimídias Produção Audiovisual em Publicidade e Propaganda

Atividades

  • 02/2011

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção audiovisual em Publicidade e Propaganda

  • 02/2011

    Ensino, Fotografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório fotográfico digital

  • 08/2010

    Ensino, Radio e TV, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação e Produção Multimídia, Edição de imagens, Pós-produção e efeitos especiais

  • 08/2010

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação a projetos da Agência Experimental de Cinema

  • 08/2010

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edição de imagens, Pós-produção e efeitos especiais

2009 - 2011

Academia Internacional de Cinema

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de edição, Carga horária: 6

Atividades

  • 11/2009 - 06/2011

    Ensino, Cinema, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Edição para cinema

2003 - 2009

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SP

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de edição, Carga horária: 20

2007 - 2010

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2007

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades complementares, Produção para cinema, Projeto experimental, Fotografia e iluminação para vídeo, Fotografia e iluminação para cinema, Captação de Imagens

  • 04/2010 - 06/2010

    Direção e administração, Coordenadoria de Cinema.,Cargo ou função, Assessor Acadêmico.

2007 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor palestrante, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2007 - 06/2008

    Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Imagem 5

2006 - 2007

Faculdade Casper Líbero

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Produção Audiovisual, Carga horária: 15

2006 - 2007

Faculdade Casper Líbero

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 13

2004 - 2007

Faculdade Casper Líbero

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2005 - 2005

Faculdade Casper Líbero

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador TCC, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2006 - 12/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenadoria de Rádio e TV, Coordenadoria de Rádio e TV.,Atividade realizada, Coordenador do Núcleo de Produção de TV.

  • 02/2006 - 12/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Interdisciplinar de Pesquisa.,Linhas de pesquisa

  • 02/2004 - 12/2007

    Ensino, Radio e TV, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotografia e Iluminação para Rádio e TV