Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos

Mercedes Carvalho é Pós- Doutora pela Universidade de Lisboa. Doutora em Educação Matemática (2009) e Mestre em Educação: Currículo (2002), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Graduada em Supervisão Escolar, pela Universidade de São Paulo (1996), graduada em Pedagogia, pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco (1994) e em Administração de Empresas, pela Universidade São Francisco (1982). É professora associada nível I da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas licenciaturas de Pedagogia e Matemática. Como docente e pesquisadora atua no Programa de Pós-Graduação da UFAL em Educação, na linha de pesquisa ?Processos Educativos", onde desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática. É membro de dois grupos de pesquisa, em que articula estudos para a área de Educação Matemática: a) líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) que investiga a formação do professor e a prática em sala de aula; b) GHEMAT - UNIFESP-SP. Atuou de 1983 a 2002 na educação básica exercendo a função docente nos segmentos da Educação infantil e Ensino Fundamental I e no antigo curso Magistério. Atuou como gestora e coordenadora pedagógica. Tem experiência em em assessoramento pedagógico, desenvolvendo temas sobre: ensino da matemática, formação de professores que ensinam matemática, aprendizagem, currículo e avaliação de matemática.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Matemática

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Ensino da Matemática em cursos de Pedagogia: a formação do professor polivalente
Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ensino da matemática; formação de professores; professor polivalente; números.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Educação (Currículo)

1999 - 2001

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Os saberes profissionais dos professores de educação de jovens e adultos,Ano de Obtenção: 2002
Maria Machado Malta Campos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.

Graduação em Supervisão Escolar

1996 - 1996

Universidade de São Paulo

Graduação em Pedagogia

1992 - 1994

Centro Universitário Fieo

Graduação em Administração deEmpresas

1979 - 1982

Universidade São Francisco

Curso técnico/profissionalizante

1984 - 1985

colegio Madre Cabrine

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, Mercedes . XII Seminário Temático saberes Elementares Matemáticos do ensino Primário (1890- 1970) o que dizem as revistas pedagógicas?. 2015. (Outro).

SANTANA, C. C. ; CARVALHO, Mercedes . II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de estudos do GEEM; Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no estado da bahia.. 2015. (Outro).

CARVALHO, Mercedes . XXII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Congresso).

CARVALHO, Mercedes ; PEREIRA, P. S. ; LINS, A. F. . I Seminário Anual do Projeto Observatório da Educação. 2013. (Outro).

CARVALHO, Mercedes . II Encontro Internacional de Pedagogia. 2010. (Outro).

CARVALHO, Mercedes . V EPEAL- Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E DIDÁTICA DAS DISCIPLINAS : o saber e a formação de professores. 2018. (Seminário).

XVI Seminário Temático:Provas , exames e a escrita da história da educação matemática.Escola Normal em Maceió- entre legislação a formação de professores para o ensino primário, o programa da escola e as provas de matemáticaica. 2018. (Seminário).

XVI Seminário Temático:Provas , exames e a escrita da história da educação matemática.História do Ensino da Matemática em Roraima. 2018. (Seminário).

XVI Seminário Temático:Provas , exames e a escrita da história da educação matemática.O Ensino da Aritmática nos exames de admissão (1931-1971) Sua aplicação no ensino público e privado de Alagoas. 2018. (Seminário).

L'ENSEIGNEMENT D°ES MATHEMATHIQUES À L'ECOLE PRIMAIRE.RÉSOLUTION DE PROBLÉMES ET MÉTHODES D'ENSIGNEMENT. 2017. (Seminário).

VIII CIBEM Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. 2017. (Congresso).

VIII EPEAL.Matemática na Contemporaniedade. 2017. (Encontro).

XV Seminário Temático : cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática.Educação Matemática em Alagoas: Análise dos documentos presentes no reposítorio digital.. 2017. (Seminário).

XV Seminário Temático: cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática , 1980-1990. 2017. (Seminário).

XV Seminário Temático: cadernos escolares e alunos e professores e a história da educação matemática 1890-1990.Formação de Professores na Escola Normal Alagoana: o que preconizam a Legislação da época.. 2017. (Seminário).

XXIV COLÓQUIO 2017 AFIRSE Portugal A escola: dinâmicas e atores.. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos. 2017. (Congresso).

XXIV COLÓQUIO AFIRSE Portugal. A escola: dinâmicas e atores.GEOMETRIA PLANA E TECNOLOGIA TOUCHSCREEN: POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O TABLET. 2017. (Outra).

XXIV COLÓQUIO AFIRSE Portugal A escola: dinâmicas e atores.IMPACTO PRIMER DE PROFESORES DE MATEMÁTICA EN EL PROYECTO DE INVESTIGACIÓN EN RED OBSERVATORIO DE LA EDUCACIÓN. 2017. (Outra).

II Seminário Luso Brasileiro de Educação da Infancia.Oficina: Matemática na Educação Infantil: a importância do +1. 2016. (Seminário).

II Seminário Luso-Brasileiro de Educação da Infância.Sessão Paralela I - Eixo temático VI- experiências na Educação Infantil. 2016. (Seminário).

IV Congresso Internacional de TIC e Educação. Formar o pedagogo para aprender a ensinar matemática. 2016. (Congresso).

IV Congresso Internacional TIC e Educação. Formar o Pedagogo para aprender a ensinar matemática com dispositivos digitais.. 2016. (Congresso).

Reunião de Investigadores: Centro de Investigação em Estudos da Criança..Reunião dos investigadores. 2016. (Encontro).

Seminário da P´ratica de Ensino Supervisionada (SEMPES 2016). 2016. (Seminário).

Seminário de Doutoramento - A comparação em Educação: Portugal e a Europa.. 2016. (Seminário).

Seminário de Doutoramento - A escola tem futuro?. 2016. (Seminário).

Seminário de Doutoramento- As universidades e o seu futuro.. 2016. (Seminário).

Seminário transdisciplinar da AIE de currículo, formação de professores e tecnologia: POMAR e a cultura digital em meio escolar e acadêmico. 2016. (Seminário).

Tarefas para o ensino da matemática. 2016. (Encontro).

Colloque Pop Math. 2015. (Outra).

III Congresso Ibero-Americano de Historia da Educação Matemática. Ensino da Matemática na escola Alagoana do Século XX: O currículo e os métodos de ensino da escola primária e no Liceu Alagoano. 2015. (Congresso).

III Congresso Ibero-Americano de Historia da Educação Matemática. Coordenação de Sessão Científica. 2015. (Congresso).

III Congresso Ibero-Americano de Historia da Educação Matemática. Participante da Comissão Científica. 2015. (Congresso).

III Congresso Ibero-Americano de Historia da Educação Matemática. 2015. (Congresso).

III Seminário Anual do projeto OBEDUC - Trabalho Colaborativo com Professore que ensinam matemática na educação básicas.Trabalho Colaborativo entre o pedagogo e o professor de matemática do 6º ano do ensino fundamental. 2015. (Seminário).

I Seminário Luso- Brasileiro de Educação Infantil.Ludicidade e Mídia Digitais: Diálogos com os múltiplos campos de experiências da criança pequena.. 2015. (Seminário).

Jornada História Cultural e Educação Matemática. 2015. (Outra).

Rencontre Franco- Brésilienne - Colloque Internacional- L'enseignement des mathémathiques à l'ecole primaire , XIX.L'Education Nouvelle et la formation des instituteres-trices brésiliens et français: le pricipales caractéristiques de la pratique de lénseignement de lárithmétique de lagéométrie et du dessin.. 2015. (Encontro).

VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Diálogos pertinentes entre a licenciada em Matemática e a Pedagoga. 2015. (Seminário).

XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890- 1970). 2015. (Seminário).

XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890- 1970).6ª sessão de trabalho. 2015. (Seminário).

XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890- 1970).A constituição da História da Matemática no Nordeste brasileiro. Um estudo comparativo sobre resolução de problemas (1930 - 1950). 2015. (Seminário).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite 14. Estágio nas Licenciaturas: possibilidades, desafios e práticas inovadoras. 2014. (Congresso).

Encontro Paraibano de educação Matemática.O uso de tablets como recurso didático nos anos iniciais par aaprendizagem dos conteúdos matemáticos. 2014. (Encontro).

II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM).Análise dos trabalhos do II ENAPHEM ? Sessão Coordenada 2. 2014. (Encontro).

IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Trabalho Colaborativo Diálogo entre o Gestor, os Professores e os Pesquisadores. 2014. (Congresso).

VIII Encontro Paraibano de educação Matemática.Formação de professores e educação matemática (FPM). 2014. (Encontro).

VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática.O uso dos tablets como recurso didático nos anos iniciais para aprendizagem matemática. 2014. (Encontro).

VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática.Mesa Redonda - Educação Matemática nos anos iniciais. 2014. (Encontro).

XI Seminário Temático: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética , a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ALAGOAS O Ensino da Aritmética nos Grupos Escolares Maceioenses no Período de 1940 a 1970. 2014. (Seminário).

XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática.A participação dos estudantes da Licenciatura em Matemática em um projeto colaborativo. 2014. (Seminário).

XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática.Formar professores de matemática: estágios nas salas do 5º ano do ensino fundamental. 2014. (Seminário).

Encontro Nacional de Educação Matemática.Estágio Curricular e Formação do Professor que ensina matemática. 2013. (Encontro).

I Seminário Anual Observatório da Educação.Trabalho colaborativo com professores que ensinam matemática na educação básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste. 2013. (Seminário).

VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. La formación continua de professores de matemáticas através de prácticas colaborativas: experiencia de tres universidades públicas brasileñas. 2013. (Congresso).

VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Professores dos anos iniciais aprendendo matemática por meio de jogos. 2013. (Congresso).

VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. 2013. (Congresso).

VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Formar Professores de Matemáticas: Prácticas em los grupos del 5° año de la Enseñanza Fundamental brasileña. 2013. (Congresso).

Congresso de Pesquisa e Educação. Formação de Professores. 2012. (Congresso).

I Ciclo de Palestras da Coordenadoria Regional de Educação.Estratégias de Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula. 2012. (Encontro).

I Ciclo de Rodas de Conversas sobre Gestão Educacional.Matemática - Desafios e Possibilidades para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Encontro).

II EIRET - Encontro Internacional de redes de Grupos de Investigação: educação e tecnologia. 2012. (Encontro).

VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Registro das aulas de matemática. A formação do pedagogo para ensinar matemática. 2012. (Congresso).

VII Encontro Paraibano de Educação Matemática.Formação de Professores que ensinam matemática. 2012. (Encontro).

XVII Congrès Mondial AMSE - AMCE - WAER. Formacao de professores que ensinam matemática. 2012. (Congresso).

III SIEMAT - Seminário Internacional de Educação Matemática.Investigação dos alunos da Licenciatura em Matemática nos anos iniciais. 2011. (Seminário).

XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Formação de Professores de Matemática. 2011. (Encontro).

XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Investigação em Sala de Aula e Formulação de Problemas. 2011. (Encontro).

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Educação Matemática - Pesquisa e Ensino. 2011. (Encontro).

XX Encontro de Pesquisa Educaional do Norte e Nordeste.Anos iniciais do ensino fundamental - espaço de formação de professores de matemática. 2011. (Encontro).

ANPED. 2010. (Encontro).

ANPED. 2010. (Encontro).

II Encontro de Educação.O ensino da Matemática na Educação Infantil. 2010. (Encontro).

III Fórum Paulista de Licenciaturas de Matemática. 2010. (Outra).

II Semana de Matemática da UFAL- Arapiraca: Conceitos e Aplicações.Educação Infantil e Matemática. 2010. (Outra).

IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2010. (Outra).

IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Docentes dos anos iniciais- conhecimentos do campo multiplicativo. 2010. (Outra).

Seminários em ensino de Ciências e educação matemática (SECEM).Formador do educador Matemático - Teoria e Práticas. 2010. (Seminário).

UFCG - Palestra no Instituto de Matemática.A Influência da Didática Francesa na Matemática da Educação Básica. 2010. (Outra).

V EPEAL - Encontro de Pesquisa em educação em Alagoas.Matemática e Pedagogia: Encontros Possíveis no Ensino. 2010. (Encontro).

VI Encontro Paraibano de Educação Matemática.Escola e Universidade: A pesquisa no cotidiano. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Os registros como instrumentos de reflexão docente (título do painel). 2010. (Encontro).

II Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática.A Formação do rpofessor da educação Infantil e dos anos iniciais para o ensino de Matemática. 2009. (Encontro).

I Simpósio Arapiraca em Educação brasileira. Educar no Brasil.Educação Matemática. 2009. (Simpósio).

IV EPEAL Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas.Matemática e Pedagogia: Conhecimentos didáticos acerca de números inteiros. 2009. (Encontro).

VII Matfest- Semana Olímpica.Educação Matemática: Formação de Professores. 2009. (Outra).

Criativação. Criatividade + ação = inovação. 2008. (Congresso).

Diversidade e Políticas Públicas em Educação.Políticas Públicas em Educação. 2008. (Encontro).

Diversidade e Políticas Públicas em Educação.Políticas Públicas. 2008. (Outra).

Encontro de Produção Discente em Educação Matemática.Estudo em quatro cursos de Pedagogia da cidade de São Paulo sobre conheciemtnos matemáticos. 2008. (Encontro).

O saber da comunidade construindo a comunidade do saber. A criança de seis anos. Reflexões e práticas. 2008. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Educação. A calculadora como instrumento didático. 2008. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Educação. Mapas conceituais: os caminhos para o processo de ensino e aprendizagem. 2008. (Congresso).

VII workshop de Integração. 2008. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

13a Semana de Educação de Praia Grande.1,2,3... Contar na Educação Infantil. 2007. (Simpósio).

Congresso Pitágoras. 2007. (Congresso).

Fórum Docente de Avaliação Institucional. 2007. (Outra).

II Congresso Educacional Sigma. Registro como prática docente. 2007. (Congresso).

IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Pedagogia e os conteúdos matemáticos. A formação do professor dos anos iniciais e educação infantil. 2007. (Encontro).

O ensino da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental.Palestra para os alunos do curos de Pedagogia. 2007. (Encontro).

O saber e o viver hoje. A escola como alicerce da ética a da cidadania. Palestra. 2007. (Congresso).

Semana de Planejamento do Collegium Sapiens.Eu planejo, você planeja. Por quê?. 2007. (Outra).

VIII Congresso Pernambucano de Educadores Cristãos. Mapas conceituais, os caminhos da aprendizagem. 2007. (Congresso).

VIII Congresso Pernambucano de Educadores Cristãos. Registro como prática docente. 2007. (Congresso).

VI Workshop de Integração Docente. 2007. (Outra).

XIV Simpósio Rio-Clarense de Educação.Interdisciplinaridade e o Trabalho Docente. 2007. (Simpósio).

X Seminário Interescolas do Projeto "Valorização do Educador e Melhoria na Qualidade de Ensino.Sondagem Matemática. 2007. (Seminário).

III Fórum de reformulação Curricular. 2006. (Outra).

III Fórum de Reformulação Curricular. 2006. (Oficina).

IV Semana Acadêmica do Curso Normal Superior.A formação do educador e as metodologias de ensino e aprendizagem. 2006. (Outra).

Qualidades. Da palvra ao gesto eficaz. 2006. (Congresso).

VIII CONAPE- Congresso Atual de Práticas Educativas. Registros como prática docente. 2006. (Congresso).

VIII CONAPE- Congresso Atual de Práticas Educativas. Mapas conceituais, os caminhos da aprendizagem. 2006. (Congresso).

V Workshop de integração. 2006. (Outra).

X Congresso de Educação Saber 2006. Ensino Fundamental: Práticas docentes nas séries iniciais. 2006. (Congresso).

XIII Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação dos professores em serviço. O trabalho com a matemática nas séries inicias do ensino fundamental. 2006. (Encontro).

Diferenças: e se todos fossem iguais a você?. 2005. (Congresso).

II Fórum de Educação, Competência e Valores. 2005. (Outra).

Tomando uma visão antiessencialista sobre tecnologia em educação matemática.. 2005. (Outra).

Tópicos sobre a teoria das situações de Guy Brosseau. 2005. (Outra).

Fórum de Reformulação Curricular. 2004. (Outra).

Fórum de Reformulação Curricular. 2004. (Outra).

Fórum Mundial de educação São Paulo- Educação Cidadã.A formação dos professores de educação de jovens e adultos. 2004. (Outra).

II Congresso Internacional em Educação. Diário de bordo e processofólio: instrumentos de formação de professores.. 2004. (Congresso).

II Fórum de Educação e Saúde Ambiental.Educação Ambiental, que tema é esse que atravessa a nossa vida?. 2004. (Outra).

VII EPEM- Encontro Paulista de educação Matemática.Problemas? Mas que problemas?!. 2004. (Encontro).

VII EPEM- Encontro Paulista de educação Matemática.Os Fundamentos da Matemática e o curso de Pedagogia. 2004. (Encontro).

VIII Congresso de Educação Saber 2004. Tradições culturais e problemas matemáticos. 2004. (Congresso).

XII Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Os saberes pedagógicos dos professores da educação de Jovens e Adultos. 2004. (Encontro).

Congresso Internacional de Educação de São Paulo. 2003. (Congresso).

III Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

VII Congresso e Feira de Educação. 2003. (Congresso).

I Encontro de Pesquisadores da Pós- Graduação em Educação (Currículo) da PUCSP.Os saberes profissionais dos professores de educação de jovens e adultos. 2002. (Encontro).

V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Os saberes profissionais dos professores de educação de jovens e adultos. 2002. (Encontro).

VI congresso e Feira de Educação Saber. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Paulo Luiz Vieira

PESCE, L.; BRUNO, A. R.;CARVALHO, Mercedes. Formaçao de professores e midias digitais: estudo de caso de pedagogia UNIFESP, sob enfoque dialógico. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Jéssica do Nascimento Carneiro

FRANCISCO, D. J.;CARVALHO, Mercedes; PESCE, L.; PIZZI, L. C. V.. O discurso dos docentes sobre Tecnologias Digitais na Informação e Comunicação na formação dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcelo Fernando da Silva

FRANCISCO, D. J.;CARVALHO, Mercedes; PINTO, A. C.; DANTAS, A. B.. Formação de administradores públicos no curso EaD: o que dizem os egressos UAB/UFAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Michele Jesus Diniz

MARANHAO, M. C. S. A.; MANRIQUE, A. L.;CARVALHO, Mercedes. A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andrea de Andrade Moura

LINS, A. F.;CARVALHO, Mercedes; FREIRE, M. L. F.. SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM UMA ABORDAGEM INCLUSIVA DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS: REALIDADES E POSSIBILIDADES. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Antônia Givaldete da Silva

PINTO, A. C.; Fireman, Elton Casado;CARVALHO, Mercedes; PEREIRA, P. S.; SANTOS, G. O.. O professor dos anos iniciais e o conhecimento da geometria. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciêncais e) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Adalberon Moreira de Lima Filho

Prado, Edna Cristina do;CARVALHO, Mercedes; FREITAS, Liriane Monte. As charges no ensino da Ecologia para a EJA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Valdir de Sousa cavalcanti

CARVALHO, Mercedes; LINS, Abigail Fregni; GERMANO, Marcelo Gomes. Composição de paródias: um recurso didático para compreensão sobre o conceito de circunferência. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: maria José Neves de Amorim Moura

CARVALHO, Mercedes; LINS, Abigail Fregni; MORAIS, Cidoval S.. O uso do computador e da Internet na cosntrução do conceito de função: de fora para dentro da sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: maria José Neves de Amorim Moura

LINS, Abigail Fregni;CARVALHO, Mercedes; SOUSA, Cidoval Morais de. O uso do computador e a internet na construção do conceito de função. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Eunice Maria da Silva

CARVALHO, Mercedes; Prado, Edna Cristina do; OLIVEIRA, Maria Olívia Matos. Concepções de Educação de Jovens e Adultos: uma análise de conceitos e sentidos a partir de dizeres dos professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira

CARVALHO, Mercedes. Práticas docentes na educação online: a tutoria no Mídias na Educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JOSÉ RENAN GOMES DOS SANTOS

Fireman, Elton Casado;CARVALHO, Mercedes; Araújo, Alberto E. P.. Investigação do uso de atividades de modelagem computacional no ensino da física e de matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lana Lisiêr de Lima Palmeira

Prado, Edna Cristina do;CARVALHO, Mercedes; SARTORI, A. R.; LINS JUNIOR, G. S.; SANTOS, I. M.. Direitos Humanos e Ensino Jurídico em Alagoas: Uma articulação indissociável à formação cidadã.. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carloney Alves de Oliveira

MERCADO, L. P.;CARVALHO, Mercedes; FIREMAN, E. C.; SCHIEMMER, E.; ALVES, L. R. G.. Estratégias didáticas nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática no Mundo Digital em 3D Open Sim.. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Madeline Gurgel Barreto Maia

CARVALHO, Mercedes; Maranhão, Maria Cristina; MACHADO, S. D. A.; BARRETO, M. C.; SILVA, A. C.. Alfabetização Matemática: aspectos concernentes ao processo na perspctiva de publicações brasileiras. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lana Lisiêr de Lima Palmeira

Prado, Edna Cristina do;CARVALHO, Mercedes; LINS JUNIOR, G. S.; SANTOS, I. M.; SARTORI, A. R.. Direitos Humanos e Ensino Jurídico em Alagoas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Robson Aldrin de Lima Mattos

MARANHAO, M. C. S. A.;CARVALHO, Mercedes; MANRIQUE, A. L.; MAIA, M. G. B.; ALMOLOUD, S. A.. Os cursos de licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais da Bahia: origem, desenvolvimento e perspectiva. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carloney Alves de Oliveira

MERCADO, L. P.;CARVALHO, Mercedes; FIREMAN, E. C.; SCHIEMMER, E.; ALVES, L. R. G.. Estratégias didáticas nos processos de ensino e de aprendizagem em matemática nos mundos virtuais em 3D. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Dígila Cyntia dos Santos Silva

FIREMAN, E. C.;CARVALHO, Mercedes; SEARA, K.. Física Moderna no Ensino Médio e suas relaçãoes com a radiologia: Uma análise a partir dos Livros Didáticos e dos documentos norteadores do MEC. 2016.

Aluno: Paulo Luiz Vieira

PESCE, L.;CARVALHO, Mercedes; BRUNO, A. R.. "O processo dialógico e discursivo na apropriação e ressignificação do uso educacional das tecnologias digitais da informação e comunicação sob enfoque sociohistórico: estudo de caso do curso de Pedagogia da Unifesp".. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Jéssica do Nascimento Carneiro

FRANCISCO, D. J.; PESCE, L.;CARVALHO, Mercedes. A TEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Marcelo Fernando da Silva

PINTO, A. C.; FRANCISCO, D. J.; DANTAS, A. B.;CARVALHO, Mercedes. Opinião dos egressos do curso de bacharelado em administração via UAB/UFAL sobre formação EaD. 2015.

Aluno: Michele Jesus Diniz

MARANHAO, M. C. S. A.;CARVALHO, Mercedes; MANRIQUE, A. L.. Os registros de representação semiótica de Duval e o ensino de multiplicação para os alunos do quarto ano do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andrea de Andrade Moura

LINS, A. F.;CARVALHO, Mercedes; MATOS, A. C.; FREIRE, M. L. F.. Educação Matemática Inclusiva: A questão da deficiência visual. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Antônia Givaldete da Silva

SANDALO, Patrícia Pereira;CARVALHO, Mercedes; PINTO, A. C.; SANTOS, G. O.. O professor polivalente e a construção da linguagem matemática: o resgate do ensino da geometria, do aspecto experimental à abstração do pensamento. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Valdir de Sousa cavalcanti

LINS, Abigail Fregni;CARVALHO, Mercedes; GERMANO, Marcelo Gomes. Cantando a Matemática: uma abordagem didática para o ensino médio. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Janaina Pinheiro Vece

Curi, Edda; Paulo, Rosa Monteiro;CARVALHO, Mercedes. Professores dos anos iniciais e a resolução de problemas em Matemática. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: JOSÉ RENAN GOMES DOS SANTOS

CARVALHO, Mercedes; Araújo, Alberto E. P.; Fireman, Elton Casado. Investigação do uso de atividades de modelagem computacional no ensino de Física e Matemática. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Patrícia Gomes Oliveira e Saionara Pereira dos Santos

OLIVEIRA, C. A.;CARVALHO, Mercedes; VIANA, M. A. P.. Jogos Digitais , Ensino da Matemática: Desafios e recomendações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Bárbara Xilainy de Araújo Silva e Larissa Nogueira Amâncio

OLIVEIRA, C. A.;CARVALHO, Mercedes; SILVA, E. M.. Concepções dos professores em torno do uso de jogos matemáticos na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Roseanne Maria Gomes de Oliveira

OLIVEIRA, C. A.;CARVALHO, Mercedes; MARQUES, L. B.. O ensino de matemática e a produção de recursos pedagógicos para o autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Martone dos Santos Moura e Puline Nathaly Bezerra da Silva

OLIVEIRA, C. A.;CARVALHO, Mercedes; SANTOS, J. R. G.. Laboratório de Educação Matemática (LEM) na formação do pedagogo: possibilidades e contribuições. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lisandra Rodrigues Cavalcante e Lyria Teixeira Araújo

CARVALHO, Mercedes; OLIVEIRA, C. A.; SANTOS, J. R. G.. O uso de materiais manipuláveis como recursos didáticos na resolução de problemas nos anos iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cristiane Silva Costa Paranhos

OLIVEIRA, C. A.;CARVALHO, Mercedes; SANTOS, J. R. G.. Formação do Pedagogo e as oficinas de Matemática: estratégias para a mediação e construção do conhecimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mayara Ferreira dos Santos Lima e Milene Kelly dos Santos Ro

OLIVEIRA, C. A.;CARVALHO, Mercedes; FIREMAN, E. C.. O Ensino das Frações com apoio do FRAC-SOMA 235. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Roseane Braz lopes Freitas

PEIXOTO, M. F.;CARVALHO, Mercedes; SANTOS, J. R. G.. Contribuição do Estágio Supervisionado nas Aulas de Matemática do ensino Fundamental I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Karla Juliana Silva Tôledo

OLIVEIRA, C. A.;CARVALHO, Mercedes; PIMENTEL, F.. Matematizar é preciso: uso da tic no ensino de Matemática no estágio supervisionado IV. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Hérlei Mariano Martins Alves

CARVALHO, Mercedes; Prado, Edna Cristina do. Educação de Jovens e Adultos: alfabetização na perspectiva do letramento.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

SANTOS, J. R. G.;CARVALHO, Mercedes; MOMTEIRO, L. C. S.. Concurso Público - Processo Simplificado para Professor Substituto do Magistério Superior. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

OLIVEIRA, C. A.;CARVALHO, Mercedes; SANTANA, C. C.. Concurso Público para Docentes de 3º grau do quadro permanente do Campus Arapiraca. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

CARVALHO, Mercedes; TELMA, Edna; NADJA, Naira. Concurso Público para Professor Substituto, Setor de estudo Educação Infantil. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

CARVALHO, Mercedes; LIMA, Leandro; AGUIAR, Solon. Concurso Público para Professor Efetivo do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. 2010. Instituto Federal de Alagoas - Matriz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão

MARANHÃO, M. C. S. A.; BIANCHINI, Barbara Lutaif; Campos, M. M; Fusari, J; PIRES, R. C.. Ensino da matemática em cursos de pedagogia: a formação do professor polivalente. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rute da Cunha

MARANHÃO, Cristina;PIRES, R. C.; BIANCHINI, B.F.; CAMPOS, M.M.M; FUSARI, J.C.. Ensino da Matemática Em cursos de Pedagogia: a formação do professor polivalente. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Machado Malta Campos

MARANHÂO, M. Cristina S. A.;CAMPOS, M. M. M.; BIANCHINI, B. L.; FUSARI, J. C.; PIRES, Ruth C.. Ensino de matemática em cursos de pedagogia: a formação do professor polivalente. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Machado Malta Campos

MARANHAO, M. C.; FUSARI, J. C.; SANTOS, V. M.;CAMPOS, M. M. M.; BIANCHINI, B. L.. Ensino de matemática e formação de professores. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Bárbara Lutaif Bianchini

MARANHÃO, Maria Cristina de S A;BIANCHINI, B. L.; CAMPOS, M. M. M.; FUSARI, J. C.; PIRES, R. da C.. Ensino da Matemática em cursos de Pedagogia: A formação do professor polivalente. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Bárbara Lutaif Bianchini

MARANHÃO, Maria Cristina de S A;BIANCHINI, B. L.; CAMPOS, M. M. M.; SANTOS, V. M.; FUSARI, J. C.. O curso de licenciatura em pedagogia. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Edlene Cavalcanti Santos

O ensino das matemáticas no Liceu Alagoano (1930-1970); O currículo e seus agentes; ; Início: 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Elisa Fonseca Sena e Silva

O desenvolvimento profissional dos professores de Matemática em Alagoas inseridos no PROF; ; Início: 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Dayane Siqueira Soares

Lesson Study: trabalho pedagógico nas aulas de matemática; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura de Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Alice Estephanie Pereira da Silva

O uso da calculadora nos anos iniciais; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Cleone Santana Pires

Formação de professores de matemática: contribuições do estágio supervisionado para os discentes do Instituto de Matemática da UFAL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Élika Paula Rocha da Silva e Herislane Tamires da Silva

Alfabetização Matemática; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Ewelly Thaiz da Silva ; Rayane da Fonseca Trindade

O trabalho matemático na Educação Infantil; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Cleverton Santos da Paz

Ensino dos Números Racionais no Ensino Fundamental; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Danielle Cristina Souza Oliveira e Rita Thalia dos Santos

Resolução de problemas envolvendo subtração na educação infatil; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Petrônio Gomes Araújo

Formação de Professores de Matemática; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Geseane Emanoela Lima Nascimento

O que pensam os alunos do Ensino Fundamental sobre as aulas de Matemática; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Leticia Luzia de Oliveira Moura, Amanda Cristina Lopes Marqu

Rito de Passagem: A matemática da Educação Infantil par ao Ensino Fundamental; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Adriana Medeiros Rocha

Cadernos: os registros sobre o ensino de fração (1950-1980); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Dryelle de Souza Damásio Felix; Kamilla de Carvalho Verçosa

Ensino da Tabuada : o que mudou?; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Alan Cesar Correia da Silva

Números racionais na formação de pedagogos; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Maria Cristina Silva dos Santos e Maria WalKirya da Silva

Registros na Educação Infantil: resolução de problemas; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Elisangela Maurilane de Jesus Falcão

Algeplan: ensino de algebra no ensino fundamental II; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Gisele dos Santos de Oliveira Agra

O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA: Oficinas de apoio pedagógico com tablets; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Valter Rogério dos Santos

Ensino da Matemática na Educação Básica; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Girlayne Brown dos Santos Nascimento

Estratégias de resolução de problemas matemáticos nas décadas de 70 e 80 do século XX; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);

Raphael Oliveira de Freitas

Tecnologias móveis na formação de professores que ensinam matemática; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Elisabete Pereira Fernandes

Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos : pontos para um diálogo sobre a História da Educação Matemática; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Maria Patrícia Félix

Resolução de problemas sobre conceitos geométricos: estratégias dos alunos do 9º ano do ensino fundamental; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Catharina Adelino de Oliveira

Número Negativo: estratégias de resolução de problemas dos alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Eliane Silva Aaraújo Correia

O que pensam os professores das licenciaturas em Matemática sobre a formação acadêmica dos futuros professores de matemática do estado de Alagoas; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Mariglene Jatobá Vieira de Oliveira

Números: 0 (des)conhecimento docente de uma escola pública alagoana; 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Eliane Ramos da Rocha Lins

Discutindo número fracionário com grupo de alunos do 5º ano do ensino fundamental; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Mirian Correa da Silva

Educação matemática: conhecimentos docentes acerca da potenciação; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Luiz Galdino da Silva

Resolução de problemas matemáticos na educação básica: interação entre a linguagem matemática e a língua materna; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Rosemeire Roberta de Lima

Campo multiplicativo; Estratégias de resolução de problemas de divisão do 4º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Maceió; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciêncais e) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

JULIANE DOS SANTOS MEDEIROS

Resolução de problemas matemáticos - estudo de caso com professoras dos anos iniciais em escola alagoana; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

IVAN A

C; de Albuquerque; O conceito de ângulo: reflexões com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura de Matemática; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

JULIANE DOS SANTOS MEDEIROS

Matemática nos anos iniciais: O desenvolvimento profissional em contexto colaborativo no processo de formação continuada de uma pedagoga; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

JULIANE DOS SANTOS MEDEIROS

O trabalho colaborativo entre professores de matemática do 6º ano e pedagogos que atuam no 5º ano do ensino fundamentales; 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Débora Menezes de Araujo Cahet

O uso do tablet como ferramenta par ao ensino e aprendizagem da geometria; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias Educacionais) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Elisângela Alcântara

O trabalho com números naturais na educação infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Elisângela Alcântara

Ensino dos números com deficientes auditivos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência da audiocomunicação) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Debora Regina Bonaldi Uthera

Projeto Agenda Telefônica - Um Estudo de Caso do Ensino da Matemática na Educação Infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Siloane de Melo Pimentel

Formação dos Futuros Professores no curso de Matemática - Licenciatura da UFAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Clarice da Silva Souza e Waleria Wanessa de Oliveira Santos

Contagem e resolução de problemas na educação infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Gleide Silva dos Santos e Leidiane Alves Santos

Educação Infantil e desenho animado: estratégias de resolução de problemas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Edlany Lucy Silvestre de Lima; Izabel M

Sapucaia dos Santos; Estatística, ler os números; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Edenilda Maria dos Santos, Leide Fiama dos santos Braga

Matemática na Educação Infantil: Números , Contagem e registros; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Douglas Rafael Oliveira de Carvalho

As quatro Operações Básicas no Conjunto dos Números Inteiros; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Juliane Batista Bezerra

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATUAREM NAS ESCOLAS MACEIOENSES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Bruna Barbosa Costa e Maria Luana da Silva

TABLETS- TECNOLOGIA TOUCHSCREEN POSSIBILIDADES DE TRABALHO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Maria Rosangela dos santos

TABLET COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

ALEXSANDRO ROBERTO DE ARAUJO SOUZA

Linguagem Matemática; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Alexandro Morais Silva

Ensino da Matemática na EJA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Fernanda Alves Leandro

Compreensão de problemas de multiplicação: o que comentam três professoras do 5º ano do ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Elisabete Pereira Fernandes

A Constituição da História do ensino da Matemática nos estados de Alagoas e Sergipe: análise comparativa dos saberes numéricos desenvolvidos nestes estados nos séculos XIX e XX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Suely Maria de Melo

História d e aula de Matemática: Relato de uma professora primária, em Maceió, no século XX; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Jose Elyton Batista dos Santos

AS CONCEPÇÕES DO RESTO EM UMA DIVISÃO POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Gislene Abigail Silva Santos

Ensinoda Matemática na Educação de Jovens e Adultos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Débora Menezes de Araújo

Ábaco, instrumento de contagem no trabalho com o campo aditivo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Juliana Lins Pereira

Ensino da Geometria no Ensino Médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Tanise Rocha Alves

Produção sobre jogos matemáticos na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Jerson Moreira da Silva

Conceitos de Geometria: Problemas envolvendo altura do triângulo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Vanessa Márcia Viana Campos

Estado da Arte: A Matemática na Educação de Jovens e Adultos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Edson de Menezes Serqueira

Currículo de Matemática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Cristiano Barros

Frações no 6o ano do Ensino Fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Thiago Wagner Oliveira dos Santos

Donald no país da matemática: indo além das muralhas e das paredes de uma sala de aula; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

PAULO SÉRGIO DUARTE DO NASCIMENTO

Área no currículo do ensino fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Viviane Lima de Andrade

Resolução de problemas matemáticos na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Diogo Patrício Fortes

Estatística; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Edson Monteiro de Oliveira Junior

Licenciatura em matemática; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Taynah Seiler Loureiro

O trabalho de Matemática; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Penélope Cândido de Souza e Shirley de Souza Sampaio

Matemática: Da submissão para autonomia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Helena de Mattos Barbosa e Josiane Aparecida A

G; Veloso; Nossa aprendizagem matemática através dos números; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Vanessa dos Santos Amaral

Os números na Educação Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Flavia Roberta Pereira e Ligia Manduca

A utilização do material dourado na resolução de problemas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Maria helena C

da S; Ribeiro e Susana F; S dos Santos; Sistema apostilado: O trabalho matema´tico em uma primeira série do ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Andrea Mecenero e Cristiane Ferreira Evangelista

Reunião de pais e mestres favorece a integração família escola; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Denise do Prado e Camila Souza Camargo

A resolução deproblemas na educação infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Soraia Tavares e Vanessa da Silva

Jogos e brincadeiras favorecendo a aprendizagem das crianças na educação infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Katia Leone Mouro

O jogo como recurso didático: relato de experiência de uma vivência do quainto semestre de Pedagogia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Adriana Monteiro da Silva

O Uso da calculadora como instrumento didático; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Célia Ferreira Lima

A participação dos pais no desenvolvimento escolar dos filhos; 2004; 27 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Elaine Cristina dos Santos

Os registros das aulas como prática pedagógica; Indicações, reflexões e pontencialidades foprmativas; 2004; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Angela Venâncio da Silva

A construção da identidade da professora substituta; 2004; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pec Municípios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Cristina Silva Batisita

A importância dos jogos para ensinar a divisão no ensino fundamental; 2004; 28 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Augusta Vivian Costa

Resolução de problemas na educação infantil; 2004; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Camila Vecchiatto Oliveira

Educação Infantil; escolarizar ou não? Eis a questão; Um olhar sobre o currículo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Letícia de Assis Lobato e Tania Alves Castelo Branco

Resolução de problemas na educação Infantil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Mariana Lopes Teixeira

Aulas de Laboratório de Ciências no Ensino Fundamental; 2003; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Simone Cristina Pereira da Silva

Jogos e brincadeiras na educação infantil; 2003; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Nadilene Aparecida Gonçalves / Rachel Bernades Gomes Maldona

A resolução de problemas como instrumento pedagógico para a construção do raciocínio lógico matemático da criança; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Siloane de Melo Pimentel

O ensino da Matemática na escola primária de Maceió no século passado ? o que os documentos revelam; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Siloane de Melo Pimentel

O ensino da Matemática na escola primária de Maceió no século passado ? o que os documentos revelam; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

RAPHAEL DE OLIVEIRA FREITAS

ALGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS INDICAM E AS PESQUISAS REVELAM; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Débora Menezes de Araújo

ALGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS INDICAM E AS PESQUISAS REVELAM; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

RAPHAEL DE OLIVEIRA FREITAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL- ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Roseane Santos Costa

Resolução de problemas matemáticos na educação infantil; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Silvestre Roberto Matias dos Ramos

: ESTADO DA ARTE - PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO PERÍODO DE 2007-2010; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão

Ensino da Matemática em cursos de Pedagogia: a formação do professor polivalente; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, Mercedes ; Prado, Edna Cristina do ; NASCIMENTO, G. B. S. . Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 13, p. 122-142, 2018.

  • FREITAS, RAPHAEL OLIVEIRA ; CARVALHO, MERCEDES . TECNOLOGIAS M?VEIS: TABLETS E SMARTPHONES NO ENSINO DA MATEM?TICA. LAPLAGE EM REVISTA , v. 3, p. 47-61, 2017.

  • OLIVEIRA, M. C. A. ; BERTINI, L. F. ; CARVALHO, MERCEDES ; SILVA, M. R. I. S. . AS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS BRASILEIROS E FRANCESES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA ? 1920 A 1945. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. v.8, p. 1-22, 2017.

  • CARVALHO, Mercedes . Universidade e Escola Básica: formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos. FORMAÇÃO DOCENTE , v. 1, p. 1-5, 2017.

  • SANTOS, E. C. ; BEZERRA, J. B. ; CARVALHO, Mercedes . ENSINO DE MATEMÁTICA NO LICEU ALAGOANO: Sobrevoo na história da Instituição. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 3, p. 92-106, 2017.

  • CARVALHO, Mercedes . Licentiateship in mathematics: knowledge developed by intern students in the 5th grade of elementary school - Training future mathematics teachers. International Journal for Research in Mathematics Education , v. 5, p. 55-72, 2015.

  • CARVALHO, Mercedes . Formação inicial do professor de matemática: Utilização das TICs, dispositivos touchscreen dos tablets, no Estágio Supervisionado. Boletim GEPEM , v. 1, p. xx-16, 2015.

  • MEDEIROS, K. M. ; CARVALHO, Mercedes ; GRANDO, R. C. . Formação dos professores que ensinam Matemática. Refletindo modelos e experiências no estágio supervisionado. Educação Matemática em Foco (UEPB) , v. 1, p. 56-77, 2014.

  • LIMA, R. R. ; CARVALHO, Mercedes . Algumas estratégias de resolução de problemas de divisão. Boletim GEPEM , v. 1, p. 87-100, 2013.

  • LIMA, R. R. ; CARVALHO, Mercedes . Algumas estratégias de resolução de problemas de divisão. Boletim GEPEM (Online) , v. 1, p. 87-100, 2013.

  • MEDEIROS, JULIANE DOS SANTOS ; CARVALHO, MERCEDES . PEDAGOGIA A DISTÃ?NCIA ANÃ?LISE DE ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA DE MATEMÃ?TICA. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 7, p. 285-300, 2013.

  • PESCE, LUCILA ; CARVALHO, MERCEDES . Apresentação. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 7, p. 3-5, 2013.

  • CARVALHO, Mercedes . Anos iniciais do ensino fundamental - espaços de investigação para os futuros professores de matemática. Perspectivas da Educação Matemática , v. 4, p. 191-203, 2011.

  • Maranhão, Maria Cristina ; CARVALHO, Mercedes . O que os professores dos anos iniciais ensinam sobre números. Perspectivas da Educação Matemática , v. 2, p. 7-28, 2009.

  • CARVALHO, Mercedes . O registro como instrumento de avaliação da prática docente.. Pátio. Revista Pedagógica (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. ano IX, n.34, p. 33-36, 2005.

  • CARVALHO, Mercedes . Os fundamentos do ensino da Matemática e o curso de Pedagogia. Revista de Educação PUC-Campinas , Campinas, v. 1, n.18, p. 07-16, 2005.

  • CARVALHO, Mercedes . Saberes docentes: a licenciatura, a escola e a sala de aula. Cadernos - Faculdades Integradas Sao Camilo (Cessou em 1997. Cont. ISSN 1980-329X Cadernos - Centro Universitário São Camilo) , São Paulo, v. 9, n.1, p. 112-117, 2003.

  • CARVALHO, Mercedes ; BAIRRAL, M. A. (Org.) . Matemática e Educação Infantil. 2ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. v. 2000. 186p .

  • CARVALHO, Mercedes . Números- Conceitos e Atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. v. 1500. 126p .

  • CARVALHO, Mercedes . Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 5a. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. v. 1000. 70p .

  • CARVALHO, Mercedes . Estágio na Licenciatura em Matemática. Observações nos anos iniciais. 1ª. ed. Petrópolis: Vozes/Edufal, 2012. v. 1000. 102p .

  • Prado, Edna Cristina do (Org.) ; CARVALHO, Mercedes (Org.) . Gestão educacional - estágio na licenciatura em Pedagogia. 1ª. ed. Petrópolis: Vozes /Edufal, 2012. v. 1000. 102p .

  • ANJOS, Cleriston (Org.) ; CARVALHO, Mercedes (Org.) ; Prado, Edna Cristina do (Org.) . Arte na educação Infantil- Estágio na licenciatrua em Pedagogia. 1ª. ed. Petrópolis: Vozes - Edufal, 2012. v. 1000. 112p .

  • MORAES,Gisely (Org.) ; CARVALHO, Mercedes (Org.) ; Prado, Edna Cristina do (Org.) . Projetos de leitura e escrita nos anos iniciais. 1ª. ed. Petrópolis: Vozes/Edufal, 2012. v. 1000. 112p .

  • SILVA, A. C. (Org.) ; CARVALHO, Mercedes (Org.) ; REGO, R. G. (Org.) . Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes. 1ª. ed. Cuiabá-MT: Editora Universitária Federal de Mato Grosso, 2012. v. 1000. 278p .

  • CARVALHO, Mercedes . Ensino Fundamental. Práticas docentes nos anos iniciais. 5a. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. v. 1. 119p .

  • CARVALHO, Mercedes . Ensino Superior. Reflexões sobre práticas docentes. 01. ed. São Paulo: Musa Editora, 2008. v. 01. 160p .

  • CARVALHO, Mercedes . Os caminhos da Matemática. 1a. ed. São Paulo: Atual, 2000. v. 4.

  • Favret, Maria Luiza ; Carvalho, Mercedes ; LIMA, C. A. R. ; CARVALHO, Mercedes . Os caminhos da matemática. 1. ed. São Paulo: Atual Editora, 2000. v. 1. 213p .

  • CARVALHO, Mercedes ; Favret, Maria Luiza ; LIMA, C. A. R. . Os caminhos da Matemática. 1. ed. São Paulo: Atual editora, 2000. v. 2. 219p .

  • CARVALHO, Mercedes ; Favret, Maria Luiza ; LIMA, C. A. R. . Os caminhos da Matemática. 1. ed. São Paulo: Atual editora, 2000. v. 3. 236p .

  • CARVALHO, Mercedes . Literatura e Resolução de Problemas Matemáticos no Curso de Pedagogia. In: CARNEIRO, Reginaldo Fernado; Souza, Antonio Carlos de; Bertini, Luciane de Fátima. (Org.). A Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental: Práticas de Sala de Aula e de Formação de Professores. 01ed.Brasília: SBEM, 2018, v. 1, p. 179-188.

  • CARVALHO, Mercedes . Tecnologia Touchscreen na formação do pedagogo que irá ensinar matemática. In: Cristhiane Carneiro Cunha Flôr; Reginaldo Fernando Carneiro. (Org.). Formação de Professores dos primerios anos de escolarização: temas em ciências e matemática. 1ed.Curitiba: Appris editora, 2018, v. 1, p. 185-195.

  • CARVALHO, Mercedes . Tecnologia Touchscreen na Formação do Pedagogo que irá Ensinar Matemática. In: Cristhiane Carneiro Cunha Flor; Reginaldo Fernando Carneiro. (Org.). Formação de Professores dfos primeiros anos de Escolarização: Temas em Ciências e Matemática. 1ªed.Curitiba: Appris Editora, 2018, v. 1, p. 185-195.

  • OLIVEIRA, M. C. A. ; SILVA, M. R. I. S. ; CARVALHO, MERCEDES ; BERTINI, L. F. . LA GEOMETRIE POUR LA FORMATION DES NORMALIENS DE MINAS GERAIS ET SÃO PAULO ENTRE LES ANNEES 1920 ET 1940. In: d?Enfert Renaud, Moyon Marc, Valente Wagner R.. (Org.). Les mathématiques à l?école élémentaire (1880-1970) : études France-Brésil. Collection « Savoirs scientifiques et pratiques d?enseignement. 1ªed.Limoges: PULIM, 2017, v. , p. 147-166.

  • CARVALHO, Mercedes ; SILVA, C. M. S. ; SANTANA, C. C. ; FERNANDES, E. P. ; SANTANA, R. P. . A resolução de Problemas Matemáticos nas Revistas de Ensino e Legislação: Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, 1920-1960.. In: Neuza Bertoni Pinto, Wagner Rodrigues Valente, (Organizadores). (Org.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. 1ªed.Saõ Paulo: Livraria da Física, 2016, v. , p. 145-186.

  • CARVALHO, Mercedes . Formar o pedagogo para aprender a ensinar matemática com dispositivos digitais.. In: Neusa Pedro, Ana Pedro, João Felipe Matos, João Piedade, Magda Fonte. (Org.). DIGITAL TECHNOLOGIES & FUTURE SCHOOL- Artigos selecionados. 1ed.Lisboa: Universidade de Lisboa, 2016, v. 1, p. 317-329.

  • CARVALHO, Mercedes . AFINAL, CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL RESOLVEM PROBLEMAS MATEMÁTICOS?. In: Cleriston Izidro dos Anjos e Fernando Ilídio Ferreiro. (Org.). Infãncia e educação: Olhares sobre o contexto e cotidiano. 1ªed.MACEIÓ: EDUFAL, 2015, v. 1, p. 173-180.

  • CARVALHO, Mercedes . Aprender a contar e resolver problemas na educação infantil. In: Carvalho, Mercedes; Bairral, Marcelo Almeida. (Org.). Matemática e educação Infantil. 2ªed.Petrópolis: Vozes, 2014, v. 01, p. 145-159.

  • CARVALHO, Mercedes ; SILVA, M. C. ; PIMENTEL, S. M. . O Ensino de Matemática na Escola Primária de Alagoas do Século XX. In: David Antônio da Costa ; Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Saberes Matemáticos no Curso Primário: o que, como e por que ensinar? estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 7-17.

  • CARVALHO, Mercedes . Escola, espaço de formação de professores. In: Mercedes Carvalho. (Org.). Ensino Fundamental. Práticas docentes nos anos iniciais. 5aed.Petrópolis: Vozes, 2012, v. 1, p. 13-18.

  • CARVALHO, Mercedes . Formação de professores para ensinar matemática. In: Silva, Adelmo,C; Carvalho, Mercedes; Rego, Rogéria G.. (Org.). Ensinar Matemática: Formação, Investigação e Práticas Docentes. 1ªed.Cuiabá-MT: EDUFMT, 2012, v. 01, p. 75-88.

  • SILVA, A. C. ; REGO, R. G. ; CARVALHO, Mercedes ; RODRIGUES, E. S. P. . Paradigmas educacionais: contribuições para o ensino de matemática. In: Silva, Adelmo, C.; Carvalho, Mercedes; Rêgo, Rogéria, G.. (Org.). Ensinar Matemática: Formação, Investigação e Práticas Docnetes. 1ªed.Cuiabá-MT: EDUfmt, 2012, v. 01, p. 167-198.

  • CARVALHO, Mercedes . Registros das aulas de Matemática: A formação do pedagogo para ensinar Matemática. In: LEITE, Carlinda; Zabalza, Miguel. (Org.). Ensino Superior - Inovação e qualidade na docência. 01ed.Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012, v. 01, p. 4850-4863.

  • CARVALHO, Mercedes . Anos iniciais do ensino fundamental. espaço de formação de professores de matemática. In: NASCIMENTO, Aristoldo C. A.; MOURÃO, Raquel B.. (Org.). Educação, Cultura e Diversidade. Manaus: EDUA- Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2011, v. 2, p. 376-392.

  • CARVALHO, Mercedes . Registrar as aulas de matemática e repensar a prática docente. Formação de professores polivalentes. In: Carvalho, Mercedes. (Org.). Ensino Superior. Reflexões sobre a prática docente. 01ed.São Paulo: Musa Editora, 2008, v. 01, p. 95-106.

  • CARVALHO, Mercedes . Matemática no ensino fundamental de nove anos. In: Giuliano Tierno. (Org.). A criança de 6 anos. 1aed.São Paulo: Meca Ltda, 2008, v. 1, p. 101-116.

  • CARVALHO, Mercedes ; COSTA, Roseane Santos . Resolver problemas. Qual a solução?. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 12 - 13, 01 maio 2010.

  • CARVALHO, Mercedes . Enunciados de problemas matemáticos e os processos de leitura e escrita. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 10 - 12, 01 set. 2009.

  • CARVALHO, Mercedes . Cores e Formas. Guia Prático para professoresde educação Infantil, São Paulo, p. 1 - 1, 03 jan. 2009.

  • CARVALHO, Mercedes . Planos e registros, instrumentos da prática docente. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 14 - 16, 02 jan. 2009.

  • CARVALHO, Mercedes . Jogando e aprendendo ... Matemática. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 29 - 29, 01 dez. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . O que não sabemos sobre o que nossos alunos sabem?. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 29 - 29, 01 nov. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Brincando com números: Cálculo Mental. Guia Prático para Professores da Educação Infantil, São Paulo, p. 0 - 0, 01 nov. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Tabuada é para decorar ou não?. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 29 - 29, 01 out. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Aprendendo a contar com jogos. Guia Prático para professores de educação Infantil, São Paulo, p. 9 - 9, 01 out. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . A escrita numérica das crianças. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 33 - 33, 01 set. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . A escola ensina suas crianças a contar?. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 9 - 9, 01 ago. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Análise combinatória. Gui Prático para Professores da Educação Infantil, São Paulo, p. 01 - 01, 01 jul. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Contegem e a calculadora. Guia Prático para Professores de Educação Infantil, São Paulo, p. 1 - 1, 01 jun. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Resolvendo problemas e fazendo matemática. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 24 - 24, 01 jun. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Geometria. Guia Prático para professores de Educação Infantil, São Paulo, p. 1 - 2, 01 maio 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Problemas matemáticos. Especial Guia Prático para professores - Alfabetização, São Paulo, p. 26 - 27, 01 abr. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes ; SARRAF, C. . Números e letras. Processos de aprendizagem nos anos iniciais. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 12 - 16, 01 mar. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Aprendendo a contar. Guia Práticos dos professores da Educação Infantil, São Paulo, p. 1 - 1, 01 fev. 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Números e formas. Guia Prático para Professores de Educação Infantil, São Paulo, p. 1 - 1, 01 dez. 2007.

  • CARVALHO, Mercedes . Sondagem matemática. PROVE - Projeto Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino, São Paulo, p. 17 - 18, 10 nov. 2007.

  • CARVALHO, Mercedes . Números, contar ou cantar?. PROVE - Projeto Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino, São Paulo, p. 29 - 30, 10 nov. 2006.

  • CARVALHO, Mercedes . Material dourado, possibilidade de aprendizagem. PROVE - Projeto Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino, São Paulo, p. 39 - 40, 10 nov. 2005.

  • CARVALHO, Mercedes . Contrato didático: a relação entre aluno, professor e conteúdo. Páginas Abertas (São Paulo), São Paulo, p. 18 - 19, 01 ago. 2005.

  • CARVALHO, Mercedes . Aprendendo matemática através de jogos. PROVE - Projeto Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino, São Paulo, p. 38 - 39, 08 nov. 2004.

  • CARVALHO, Mercedes . Calculadora, um instrumentos didático. Páginas Abertas (São Paulo), São Paulo, p. 10 - 11, 01 maio 2004.

  • CARVALHO, Mercedes . Um jeito detrabalhar a resolução deproblemas deforma prazerosa e criativa. PROVE - Projeto Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino, São Paulo, p. 29 - 31, 06 nov. 2003.

  • CARVALHO, Mercedes . O professor sabe. E como sabe! Saberes docentes a teoria X a prática. Páginas Abertas (São Paulo), São Paulo, p. 18 - 21, 10 maio 2003.

  • CARVALHO, Mercedes . Problemas? Mas que problemas?!. Páginas Abertas (São Paulo), São Paulo, p. 10 - 11, 10 maio 2001.

  • CARVALHO, Mercedes . Diário do Professor. Uma história em construção. Registrar, refletir para planejar. Páginas Abertas (São Paulo), São Paulo, p. 11 - 13, 10 abr. 2001.

  • BEZERRA, J. B. ; CARVALHO, Mercedes . FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA NORMAL ALAGOANA: o que preconiza a legislação da época. In: XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990, 2017, Pelotas. XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática,. Pelotas: Universidade de Pelotas, 2017. p. 1-15.

  • CARVALHO, Mercedes ; PIMENTEL, S. M. ; BEZERRA, J. B. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ALAGOAS: análise dos documentos presentes no Repositório Digital. In: XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990, 2017, Pelotas - RS. XV Seminário Temático Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990. Pelotas: Unversidade Federal de Pelotas, 2017. p. 01-18.

  • LINS, A. F. ; PERERIRA, Patrícia Sandalo ; CARVALHO, Mercedes . IMPACTO PRIMEIRO DOS PROFESSORES EM EXERCÍCIO MEMBROS DO PROJETO DE PESQUISA COLABORATIVO OBEDUC EM REDE. In: III CONEDU - COngresso Nacional de Educação, 2016. Anais III CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Natal- RN: Editora Realize, 2016. v. 1. p. 01-11.

  • CARVALHO, Mercedes . PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Diálogos pertinentes entre a licenciada em Matemática e a Pedagoga. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenápolis - GO. Anias do VI SIPEM. Brasília: Sociedade Brasileira em Educação Matemática, 2015. p. 01-12.

  • LINS, A. F. ; PEREIRA, P. S. ; CARVALHO, Mercedes . PRÁTICAS COLABORATIVAS: SUPERANDO O ISOLAMENTO PROFISSIONAL. In: VII Coloquio Internacional Ensenanza de las matematicas., 2014, Peru. VII Coloquio Internacional Ensenanza de las matematicas.. Peru: PUC-Peru, 2014. p. 115-118.

  • CARVALHO, Mercedes . Trabalho Colaborativo Diálogo entre o Gestor, os Professores e os Pesquisadores. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2014, Porto. Política e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana. Porto: ANPAE, 2014.

  • CARVALHO, Mercedes . Formar profesores de matemáticas- Prácticas en los grupos del 5º año de la enseñanza fundamental brasileña. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educaión Matemática. Montevideo, 2013.

  • SANDALO, Patrícia Pereira ; CARVALHO, Mercedes ; LINS, Abigail Fregni . La formación continua de professores de matemáticas através de prácticas colaborativas: Experiencia de tres universidades públicas brasileñas. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo, 2013.

  • MEDEIROS, J. S. ; CARVALHO, Mercedes . Professores dos anos iniciais aprendendo matemática por meio de jogos. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo, 2013.

  • CARVALHO, Mercedes . Registros das aulas de matemática: a formação do pedagogo para ensinar matemática. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência. Porto: Porto Editora, 2012. p. 992-999.

  • CARVALHO, Mercedes . Investigação dos alunos da Licenciatura em Matemática nos anos iniciais. In: III SIEMAT - Seminário Internacional de Educação Matemática, 2011, São Paulo. III SIEMAT. São Paulo: Unibam- São Paulo, 2011. p. 60-70.

  • CARVALHO, Mercedes . PROCESSOFÓLIOS, REGISTROS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM RIO CLARO/SP. In: XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte, 2010.

  • CARVALHO, Mercedes . Docentes dos anos iniciais: Conhecimentos do campo multiplicativo. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão -SE. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010.

  • CARVALHO, Mercedes . Campo multiplicativo: Conhecimentos de preofessores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2010, Aveiro-PT. Actas XXI SIEM. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. v. 01. p. 98-108.

  • CARVALHO, Mercedes . Atividades sobre números naturais no currículo da educação infantil. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • CARVALHO, Mercedes . A calculadora como instrumento didático. In: VII Congresso Internacional de educação, 2008, Olinda-PE. Anais Sapiens 2008. Recife, 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Conhecimentos didáticos sobre o conteúdo matemático em cursos de Pedagogia. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 2008, Ijuí- RS. A gestão da sala de aula. Perspectivas, pesquisas e desafios. Ijui, 2008.

  • CARVALHO, Mercedes . Pedagogia e os conteúdos matemáticos. A formação do professor dos anos inicias e educação infantil. In: IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: SCIMSA, 2007. v. 01.

  • CARVALHO, Mercedes . O trabalho com a matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. In: XIII Endipe Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, 2006, Recife. XIII Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

  • CARVALHO, Mercedes . Registros como prática docente. In: Congrsso Atual de Práticas Educativas, 2006, Recife - PE. Anais do Congresso Atual de Práticas Educativas. Recife: CFPA- Centro de Formação, Pesquisa e Assessoria. v. 1. p. 53-60.

  • CARVALHO, Mercedes . Mapas conceituais, os caminhos da aprendizagem. In: Congresso Atual de Práticas Educativas, 2006, Recife. Anais do Congresso Atual de Práticas Educativas. Recife: CFPA- Centro de Formação, Pesquisa e Assessoria, 2006. v. 1. p. 61-66.

  • CARVALHO, Mercedes . Formação de Professores em Serviço. O trabalho com a matemática nas séries inicias do ensino fundamental. In: XIII Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife- PE. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

  • CARVALHO, Mercedes . Os fundamentos do ensino da matemática e o curso de pedagogia. In: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. www.sbempaulista.org.br, 2004.

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes pedagógicos dos professores de educação de jovens e adultos. In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba. XII ENDIPE- Conhecimento local e conhecimento universal. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2004.

  • CARVALHO, Mercedes . Problemas? Mas que problemas?!. In: VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Problemas? Mas que problemas?! O trabalho de resolução de problemas matemáticos em sala de aula, 2004.

  • CARVALHO, Mercedes . Tradições culturais e problemas matemáticos. In: Saber 2004- O saber em busca da identidade educacional brasileira, 2004, São Paulo. O saber em busca da identidade educacional brasileira, 2004.

  • CARVALHO, Mercedes . Os fundamentos do ensino da matemática e o curso de pedagogia. In: Os Fundamentos da Matemática e o curso de Pedagogia, 2004, São Paulo. VII EPEM. São Paulo, 2004.

  • Carvalho ; II Congresso Internacional em Educação. In: II Congresso Internacional em Educação, 2004, Teresina. Educação. Práticas Pedagógicas e Políticas de Inclusão. Teresina, 2004.

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes profissionais dos professores da educação de Jovens e Adultos. In: XII Endipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004. Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004.

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes profissionais dos professores de educação de jovens e adultos. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia. CD Room, 2002.

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes profissionais de educação de jovens e adultos. In: I Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação em Educação, 2002, São Paulo. CD Room do evento, 2002.

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes profissionais dos professores de educação de jovens e adultos. In: I Encontro de Pesquisadores da Pós- Graduação em Educação (Currículo) da PUCSP, 2002, São Paulo. I Encontro de Pesquisadores da Pós-Graduação em Educação (Currículo, 2002.

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes profissionais dos professores de jovens e adultos. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia. V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002.

  • CARVALHO, Mercedes . Formar Professores de Matemática: estágios nas salas do 5º ano do ensino fundamental. In: XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2014, Braga. Atas dos XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM, 2014. v. 01. p. 461-464.

  • CARVALHO, Mercedes ; SANDALO, Patrícia Pereira ; LINS, A. F. . A participação dos estudantes da Licenciatura em Matemática em um projeto colaborativo. In: XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2014, Braga. Atas dos XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM, 2014. p. 457-460.

  • CARVALHO, Mercedes . Este trabajo es sobre la formación inicial del profesor de matemáticas, especialmente sobre las prácticas supervisadas. Trabajos sobre la formación de los profesores de matemáticas, en especial que tratan de las prácticas supervisadas (PIRES, 2011; LIMA y LUCENA, 2011; LUDWING y GROENWALD, 2011), las consideran un espacio privilegiado para: establecer diálogos entre la escuela y la universidad, la. In: XVII Congrès Mondial AMSE - AMCE - WAER, 2012, Reims. Recherche em Éducation emn Formation: Enjeux et Défis aujourd'hui. Reims: Cérep, 2012. v. unico. p. 308-309.

  • PEREIRA, P. S. ; LINS, A. F. ; CARVALHO, Mercedes . IMPACTO PRIMER DE PROFESORES DE MATEMÁTICA EN EL PROYECTO DE INVESTIGACIÓN EN RED OBSERVATORIO DE LA EDUCACIÓN. In: XXIV Coloquio Arfise Portugal A escola: dinâmica e seus autores, 2017, Lisboa. A escola : Dinâmica e seus atores. Lisboa: Arfise, 2017. p. 124-124.

  • CARVALHO, Mercedes . Universidade e Escola Básica :Espaços colaborativos para formação inicial e continuada de professores de matemática. In: XXIV Colóquio Arfise Portugal. A escola: Dinâmica e atores, 2017, Lisboa. A escola: Dinâmica e atores. Lisboa: Arfise, 2017. p. 120-120.

  • ARAUJO, D. M. ; CARVALHO, Mercedes . Tablet como recurso didático para ensino da geometria plana: o trabalho colaborativo entre universidade e escola.. In: XXIV Coláquio Arfise Portugal. A escola. Dinâmica e seus atores, 2017, Lisboa. A escola Dinâmica e atores. Lisboa: Arfise, 2017. p. 423-423.

  • CARVALHO, Mercedes . Formar professores de Matemática em uma concepção de ensino exploratório. In: VIII CIBEM Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. LIBRO DE RESÚMENES. Madrid: Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017. v. 1. p. 159-159.

  • CARVALHO, Mercedes . Professores que ensinam matemática: Interação entre a pedagoga e a professora de matemática. In: VIII CIBEM Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. LIBRO DE RESÚMENES. Madrid: Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017. v. 1. p. 198-198.

  • CARVALHO, Mercedes . Enseñar matemáticas con dispositivos digitales: formar el pesdagogo. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. LIBRO DE RESÚMENES. Madrid: Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017. v. 1. p. 106-106.

  • OLIVEIRA, M. C. A. ; SILVA, M. R. I. S. ; CARVALHO, Mercedes ; BERTINI, L. F. . L?Éducation Nouvelle et la formation des instituteurstrices brésiliens et français: les principales caractéristiques de la pratique de l?enseignement, d?arithmétique, de la géométrie, et du dessin. In: Colloque International : L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe.-XXe. siècle (1er-2 Juin - Limoges/France), 2015, Limoges. L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe.-XXe. siècle (1er-2 Juin - Limoges/France), 2015.

  • CARVALHO, Mercedes ; Mercedes ; CARVALHO, Mercedes . Registros das aulas de matemática: formação do pedagogo para ensinar matemática. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. Ensino Superior: inovação e qualidade na docência. Porto: Universidade do Porto, 2012. p. 992.

  • CARVALHO, Mercedes . Los nuevos saberes epistemológicos, didácticos, pedagógicos, organizacionales y praxeológicos. In: Asociación Mundial de Ciencias de La Educación - AMSE-AMCE-WAER, 2010, Moterrey. Memorias del XVI Congresso Mundial de Ciencias de la Educatción: Las identidades culturales en el marco de la mundialización: el surgimiento de nuevos actores en educación. Monterrey: Escuela de Ciencias de la Educación, 2010. p. 928-928.

  • CARVALHO, Mercedes . Pedagogia e os conteúdos matemáticos. A formação do professor dos anos iniciais e educação infantil. In: IX ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática educativa. Belo Horizonte: Scimsa, 2007. v. 01. p. 116-116.

  • CARVALHO, Mercedes . Diário de bordo e processofólio: Instrumentos de formação de professores. In: II Congresso Internacional em Educação, 2004, Terezina- PI. Educação: Praticas pedagógicas e políticas de inclusão. Teresina, 2004. p. 60-60.

  • CARVALHO, Mercedes . Problemas? Mas que problemas?!. In: Problemas? Mas que problemas?!, 2004, São Paulo. VII EPEM. São Paulo: SBEM, 2004. v. 1. p. 107-107.

  • ARAUJO, D. M. ; CARVALHO, Mercedes . Tablet como recurso didático para ensino da geometria plana: o trabalho colaborativo entre universidade e escola.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA ESPAÇOS COLABORATIVOS Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANDALO, Patrícia Pereira ; CARVALHO, Mercedes ; LINS, A. F. . IMPACTO PRIMER DE PROFESORES DE MATEMÁTICA EN EL PROYECTO DE INVESTIGACIÓN EN RED OBSERVATORIO DE LA EDUCACIÓN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEZERRA, J. B. ; CARVALHO, Mercedes . FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA NORMAL ALAGOANA: O QUE PRECONIZAM A LEGISLAÇÃO DA ÉPOCA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes ; PIMENTEL, S. M. ; BEZERRA, J. B. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ALAGOAS: Análise dos documentos presentes no Repositório Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Professores que ensinam matemática: interação entre a pedagoga e a professora de matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Formar professores de matemática em uma concepção do ensino exploratório. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Enseñar matemáticas con dispositivos digitales: fornar el pedagogo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Formar o pedagogo para aprender a ensinar matemática com dispositivos digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Formar o pedagogo para aprender a ensinar matemática com dispositivos digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA DIÁLOGOS PERTINENTES ENTRE A LICENCIADA EM MATEMÁTICA E A PEDAGOGA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANJOS, C. I. ; OLIVEIRA, F. I. ; CARVALHO, Mercedes ; VITORIA, T. ; PIMENTEL, F. . Ludicidade e Mídia Digitais: Diálogos com os múltiplos campos de experiências da criança pequena.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, Mercedes . Trabalho Colaborativo diálogo entre gestor, os professores e os pesquisadores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, A. F. ; CARVALHO, Mercedes ; SANDALO, Patrícia Pereira . Práticas colaborativas: superando o isolamento profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes ; SANDALO, Patrícia Pereira ; LINS, A. F. . Licenciatura em Matemática em um projeto colaborativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, Mercedes . Formar professores de matemática: estágio nas salas do 5º ano do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AGRA, G. S. O. ; SANTOS, M. R. ; CARVALHO, Mercedes . O ensino da matemática em uma perspectiva inovadora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, J. S. ; CARVALHO, Mercedes . PRATICAS COLABORATIVAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA : CONSTITUIÇÕES E ATIVIDADES DE UM GRUPO DE TRABLAHO COLABORATIVO EM ALAGOAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes ; AZEREDO, M. A. ; ALVES, F. T. O. . Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FELIX, M. P. ; ARAUJO, D. M. ; CARVALHO, Mercedes . Prática Colaborativas e formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, N. S. C. S. ; OLIVEIRA, V. A. ; SIQUEIRA, M. S. ; CARVALHO, Mercedes . Tranformação no fazer pedagógico a partir do trabalho colaborativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Formar Profesores de Matemáticas Prácticas em los grupos del 5º año de la Enseñanza Fundamental Brasileña. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, J. S. ; CARVALHO, Mercedes . Professores dos anos iniciais aprendendo matemática por meio de jogos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes ; LINS, A. F. ; PEREIRA, P. S. . La Formación continua de profesores de matemáticas a través de practicas colaborativas: experiencia de tres universidades públicas brasileñas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . A Matemática na Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Mercedes . Registro das aulas de Matemática: a formação do pedagogo para ensinar matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Prácticas Supervisadas:Futuros profesores de matemáticas y la investigación acerca de la matemática que se enseña en las etapas iniciales de la enseñanza fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . PROCESSOFÓLIOS, REGISTROS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM RIO CLARO/SP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Campo Multiplicativo: Conhecimentos e saberes de três professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Docentes dos anos iniciais: conhecimentos do campo multiplicativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Atividades sobre núemro naturais no currículo da educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Formação de professores em serviço. O trabalho com a matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, Mercedes . O ensino da matemática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Mercedes . Mapas conceituais. Os caminhos da aprendizagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Mercedes . Os fundamentos do ensino da matemática e o curso de Pedagogia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Tradições culturais e problemas matemáticos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes pedagógicos dosprofessores da educação de jovens e adultos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Formação de professores da educação de jovens e adultos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, Mercedes . Contrato didático e as relações professor, aluno e conteúdo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, Mercedes . Educação ambiental. Que tema é esse que atravessa a nossa vida?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes profissionais dos professores da educação de jovens e adultos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, Mercedes . Eu planejo, você planeja, Por quê?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, Mercedes . Os saberes profissionais dos professores de educação de jovens e adultos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, Mercedes . Regras de Divisibilidade. São Paulo: Abril - Fundação Victor Cevita, 2012 (Entrevista).

  • CARVALHO, Mercedes . Formação - Produção docente - Troca de saberes. São Paulo: Abril - Fundação Victor Cevita, 2008 (Entrevista).

  • CARVALHO, Mercedes . Matemática no primeiro ano do ensino fundamental 2007 (Entrevista).

  • CARVALHO, Mercedes ; SARRAF, C. . Alfabetização. Números e Letras. São Paulo: Editora Lua, 2007 (Entrevista).

  • CARVALHO, Mercedes . Guia Prático para professores. Ensino Fundamental - 1a a 4a série.. São Paulo: Editora Lua, 2006 (Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, Mercedes . Assessoramento Pedagógico para Secretaria Municipal de Rio Claro. 2007.

CARVALHO, Mercedes . Assessoramento Pedagógico - Secretaria Municipal de São Paulo. 2006.

CARVALHO, Mercedes . Assessoramento Pedagógico - Lar Escola São Francisco (UNIFESP). 2006.

CARVALHO, Mercedes . XXII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e NOrdeste. 2014.

CARVALHO, Mercedes . Edital PIBIC/CNPq?UFscar - 2013-2014. 2013.

CARVALHO, Mercedes . PIBIT/CNPq/UFscar. 2013.

CARVALHO, Mercedes . Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade.. 2012.

CARVALHO, Mercedes . Revista Ciências e Ideias. 2012.

CARVALHO, Mercedes . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2012.

CARVALHO, Mercedes ; Carvalho ; CARVALHO, Mercedes . Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade. 2012.

CARVALHO, Mercedes . XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Pesquisas em Educação Matemática. 2011.

CARVALHO, Mercedes . Revista Ciências & Ideias. 2011.

CARVALHO, Mercedes . Parecerista do X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010.

CARVALHO, Mercedes . XXI SIEM- Seminário de Investigação em Educação Matemática. 2010.

CARVALHO, Mercedes . Reorientação Curricular da educação Infantil e do ensino fundamental. 2010.

CARVALHO, Mercedes . VI Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2010.

CARVALHO, Mercedes . Ensino Fundamental Piora no Estado: SARESP de 2012 revela redução de notas de Português e Matemática nos anos finais, enino médio melhora nas duas disciplinas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, Mercedes . Matemática na educação infantil: é possível. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, Mercedes . Matemática passagem segura. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Carvalho ; Ensino Fundamental de Nove Anos. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Carvalho ; Educação Matemática. 2008. (Programa de rádio ou TV/Outra).

CARVALHO, Mercedes . A Matemática na Educação Infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, Mercedes ; PESCE, L. . Educação e tecnologia: desafios e possibilidades. 2012. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Mercedes . licenciatura em matemática e os anos iniciais do ensino fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, Mercedes . Influência da Didática Francesa em Escola Básica. 2010. .

CARVALHO, Mercedes . Matemática. 2010. .

CARVALHO, Mercedes . Processos de Numeramento na Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para EaD).

CARVALHO, Mercedes . Debates em Educação. 2010. (Editoração/Periódico).

CARVALHO, Mercedes . Subtração. Pede emprestado ou não?. 2009. .

CARVALHO, Mercedes . Matemática: influência da didática francesa nos currículos de formação de professores e da educação básica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, Mercedes . Número- dos hindus aos nossos alunos. 2009. .

CARVALHO, Mercedes ; SARRAF, C. . Números e letras: Processos de aprendizagem nos anos iniciais. 2008. .

CARVALHO, Mercedes . Matemática: planejamento no ensino fundamental. 2008. .

CARVALHO, Mercedes . Professora, quanto é 9 x 7? Tabuada, uma relação às vezes complicada.. 2008. .

CARVALHO, Mercedes . Ler os números- estatística e probalidade na educação infantil. 2008. .

CARVALHO, Mercedes . Geometria e o mundo em que vivemos. 2008. .

CARVALHO, Mercedes . Educação Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARVALHO, Mercedes . Contrato Didático. 2008. .

CARVALHO, Mercedes . Plano de trabalho. Instrumento de prática docente. 2007. .

CARVALHO, Mercedes ; SARRAF, C. . Números e letras. Processos de aprendizagem nos anos inicias. 2007. .

CARVALHO, Mercedes . Plano de ação: instrumento de formação do coordenador pedagógico e do docente. 2007. .

Carvalho ; O currículo: como, quando e por quê ensinar.. 2007. .

CARVALHO, Mercedes . Contrato Didático - as relações entre professor, aluno e conteúdo. 2007. .

CARVALHO, Mercedes . Curso de Formação aos professores Coordenadores das Unidades Educacionais da rede Municipal de Rio Claro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARVALHO, Mercedes . Planejamento e Registro. 2007. .

CARVALHO, Mercedes . Eu planejo, você planeja. Por quê?. 2006. .

CARVALHO, Mercedes . Contrato Didático. As relações professor, aluno e conteúdo. 2006. .

CARVALHO, Mercedes . 1,2,3... Contar e recontar na educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, Mercedes . Ler os números. Estatística e probabilidade na educação infantil e séries iniciais. 2006. .

CARVALHO, Mercedes . Registros: Instrumentos de Prática Docente. 2005. .

CARVALHO, Mercedes . Problemas? Mas que problemas?!. 2005. .

CARVALHO, Mercedes . Contrato didático: a relação entre professor, aluno e conteúdo. 2005. .

CARVALHO, Mercedes . Numeração: dos egípcios aos nossos alunos. 2005. .

CARVALHO, Mercedes . A calculadora como instrumento didático. 2005. .

CARVALHO, Mercedes . Professora, quanto é 9 x 7?. 2005. .

CARVALHO, Mercedes . Mapas conceituais. Os caminhos da aprendizagem.. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, Mercedes . O contrato didático e as relações entre professor, aluno e conteúdo. 2004. .

CARVALHO, Mercedes . Numeração. Dos egípcios ao nossos alunos. 2004. .

CARVALHO, Mercedes . O professor e a calculadora. 2004. .

CARVALHO, Mercedes . A interdisciplinaridade e o trabalho docente. 2004. .

CARVALHO, Mercedes . Problemas ? Mas que problemas?!. 2004. .

CARVALHO, Mercedes . Educação Matemática. 2000.

CARVALHO, Mercedes . Educação Matemática. 2003 (Assessoramento Pedagógico) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    CADERNOS ESCOLARES: registros acerca da resolução de problemas matemáticos na escola primária (1950-1970), Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva analisar os cadernos de matemática presentes no Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, a fim de observar como os alunos do I Grau (curso primário), entre os anos de 1970 e 1980 do século XX, época em que vigorava a Lei de Diretrizes e Bases Nacional 5692/71, resolviam os problemas matemáticos com vistas a investigar os saberes matemáticos ensinados na época em que foram feitos os registros. O projeto compõem as pesquisas ?A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário em Perspectiva Histórico-Comparativa, 1890-1970? e do projeto temático ?A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990? ambos do Projeto do Grupo de Pesquisa de História do Ensino da Matemática (GHEMAT) do qual o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM ?AL) faz parte. As análises dos cadernos serão pautadas nos estudos de Mignot (2010), Hébrard (2001), Chartier (2007), Pinto (2010) e podem sinalizar para os pressupostos da Matemática Moderna que, na época, orientava o ensino de matemática nas séries iniciais do 1º Grau.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador / GIRLAYNE BROWN DOS SANTOS NASCIMENTO - Integrante.

  • 2016 - 2017

    LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA:O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DO ENADE?, Descrição: Este projeto intenciona analisar os relatórios do ENADE 2014 acerca dos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática nas Universidades Federais Brasileiras e Estaduais da região Nordeste com o objetivo de mapear os perfis e indicadores apontados nos relatórios dos referidos cursos e, de posse deste mapeamento, investigar as similitudes, convergências, singularidades e discordâncias entre os mesmos, situando o curso de Licenciatura do Instituto de Matemática UFAL no cenário nacional e regional . Como fonte de consulta será utilizado o site http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/ onde estão disponibilizados os relatórios do ENADE 2014. Selecionaremos os relatórios das Licenciaturas em Matemática das Universidades Federais e das Universidades Estaduais da região Nordeste para o estudo comparativo. Entretanto, salientamos que a intenção dessa investigação não é realizar comparações em perspectiva competitiva entre as instituições, mas sim, realizar comparação teoricamente articulada de acordo com Dale e Robertson (2012). Com a análise dos referidos relatório intencionamos produzir um documento que ancore reflexões sobre o currículo da Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Alagoas e que oriente a formação de professores para a educação básica dessa disciplina. Palavras chave: Licenciatura em Matemática, ENADE, Currículo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador / GISELE DOS SANTOS DE OLIVEIRA AGRA - Integrante / Siloane de Melo Pimentel - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Formação inicial de professores do Ensino Fundamental I para integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aos processos de ensino e aprendizagem: estudo de caso instrumental em cursos de Pedagogia de três universidades públicas federais, Descrição: Projeto aprovado no Edital Universal MCTI / CNPq nº 14/2014. A presente proposta tem como objetivo geral investigar o modo como os cursos de Pedagogia das universidades públicas federais têm ressignificado as recomendações legais sobre formação de professores para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O estudo tem como corpus empírico três cursos de Pedagogia (Unifesp, UFJF, UFAL) e se vale de um quadro teórico de referência que engendra os seguintes campos: formação de professores e TDIC; educação e TDIC (em seus desdobramentos: educação e cibercultura; inclusão e letramento digital; abordagens pedagógicas de utilização das TDIC). O projeto situa-se como estudo de caso de caráter instrumental. Os sujeitos de pesquisa são os coordenadores dos três cursos em tela, professores e alunos das disciplinas da área de ?Educação e Tecnologia? e de outras que tematizam as TDIC no campo educacional. No tocante aos instrumentos de coleta de dados serão aplicados: a) questionário fechado junto aos licenciandos; b) entrevistas semiestruturadas junto aos coordenadores de curso e aos professores selecionados. Quanto às formas de análise serão desenvolvidas: a) análise documental dos projetos político-pedagógicos dos três cursos, incluindo-se a proposta curricular e as ementas das disciplinas em tela; b) análise temática de conteúdo dos depoimentos emanados das entrevistas semiestruturadas, com categorias definidas segundo o modelo misto; c) análise quantitativa descritiva dos dados dos questionários, que serão tabulados e analisados à luz de categorias definidas a partir do quadro teórico de referência. Palavras-chave: formação de professores; métodos e técnicas de ensino; tecnologias digitais da informação e comunicação... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - 2016

    Práticas colaborativas voltadas ao ensino e aprendizagem matemática da Educação Básica nas regiões Nordeste e Centro-Oeste., Descrição: Com vista à formação continuada do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, este projeto objetiva propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. Para tanto, consideramos relevante investigar as relações entre o desempenho escolar dos alunos, representado pelos dados do INEP, e a prática docente dos professores que atuam na Educação Básica. A presente proposta apresenta-se como projeto em rede. Nesse sentido, contará com três Instituições: UFMS (Campo Grande e Corumbá); UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Serão utilizados os bancos de dados do INEP (IDEB, Censo Escolar, SAEB e Prova Brasil) e cada Núcleo terá a participação de professores da Educação Superior, estudantes da graduação, professores, supervisores e/ou coordenadores da Educação Básica, mestrandos e/ou doutorandos, constituindo-se desse modo em um grupo colaborativo. Com o desenvolvimento deste projeto objetivamos ampliar a produção de conhecimentos no campo educacional que possam subsidiar o desenvolvimento de ações escolares voltadas a Educação Matemática, visando melhorias do ensino e da aprendizagem matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador / Abigail Fregni Lins - Integrante / Patricia Sandalo pereira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - 2016

    UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA ESPAÇOS COLABORATIVOS:Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, Descrição: Este projeto trata de uma pesquisa colaborativa financiada pela CAPES em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Universidade Estadual da Paraíba. No projeto de Alagoas participam professores e diretor da educação básica, ensino fundamental I e II, estudantes de graduação e pós-graduação. A investigação focalizará na colaboração do trabalho matemática entre o pedagogo que leciona matemática no 5º ano e do professor de Matemática que leciona no 6º ano, pois objetivamos investigar se a proximidades desses profissionais em uma pesquisa colaborativa contribuirá para melhor compreensão dos conteúdos matemáticos por parte do pedagogo e metodologia para o ensino da matemática por parte do professor de Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador / Juliane dos Santos Medeiros - Integrante / MARIA PATRICIA FÉLIX - Integrante / DÉBORA MENEZES DE ARAUJO - Integrante / NIVIA SIMONE COSTA SALES MELO - Integrante / JOSEANE PEREIRA DO NASCIMENTO - Integrante / GISELE DOS SANTOS DE OLIVEIRA AGRA - Integrante / MARIA ROSÂNGELA DOS SANTOS - Integrante.Número de orientações: 2

  • 2013 - 2016

    EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ALAGOAS: O ENSINO DA ARITMÉTICA NOS GRUPOS ESCOLARES MACEIOENSES NO PERÍODO DE 1940 A 1970, Descrição: Esse projeto é um subprojeto do projeto: A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: na Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário em Perspectiva Histórico-Comparativa, 1890-1970 , que a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) faz parte. Desde a minha chegada à UFAL, em 2009, e o meu credenciamento nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), as pesquisas acerca do ensino, aprendizagem e formação de professores que ensinam Matemática são desenvolvidas com o envolvimento de professores licenciados em Matemática ou em Pedagogia. Porém, há uma lacuna nas investigações sobre a história do ensino da Matemática em Alagoas, que considero de extrema importância para subsidiar as análises dos dados coletados atualmente no Estado. Assim, a participação da UFAL no projeto A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Valente, UNIFESP, com outros pesquisadores de universidades brasileiras e da França, vislumbra a possibilidade do resgate e da construção dessa história em Alagoas e, também, a aproximação com o grupo de estudos sobre História da Educação em Alagoas, que não apresenta registros sobre o ensino da Matemática no curso primário do Estado. A temática do projeto basilar se refere à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo ?grupo escolar? até a sua extinção, a partir da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71, que implantou o ensino obrigatório mínimo de oito anos. Em Alagoas, buscar-se-á investigar a constituição do ensino da Aritmética nas escolas primárias de Maceió no período de 1940 a 1970; como se deu a formação dos professores para o ensino da Matemática no curso de Magistério e como o modelo ?grupo escolar?, difundido a partir do Estado de São Paulo, constituiu/reconstituiu. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador / Wagner Valente - Integrante.Número de orientações: 2

  • 2013 - 2016

    ?L?Enseignement des mathématiques à l?école primaire, XIXe.-XXe. siècles: études comparatives, Brésil-France?, Descrição: Projeto de cooperação internacional, coordenado no Brasil por Wagner Rodrigues Valente - UNIFESP - GHEMAT e na França por Renaud D'Enfert - Université de Paris - SUD - França. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Integrante / Wagner Valente - Coordenador / Renaud D'Enfert - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Tablets como recurso didático na formação inicial dos licenciandos em Matemática e Pedagogia, Descrição: Este projeto objetiva investigar o uso dos tablets nas aulas de Estágio Supervisionado I, disciplina do Curso de Licenciatura em Matemática e Saberes e Metodologia do Ensino da Matemática I e II, disciplinas do curso de Pedagogia, além da disciplina Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, como recurso didático para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos e da didática da Matemática a partir dos aplicativos educacionais para formar os futuros docentes que irão ensinar Matemática aos estudantes deste mundo conectado pelas rede mundial de computadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador / ANJOS,Cleriston - Integrante / Anamelea de Campos Pinto - Integrante / Ivan Araújo Cordeiro Albuquerque - Integrante / Gragório Tomás Gonzaga - Integrante / Raphael Freitas de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS: ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral articular ações entre a universidade e a escola básica do ensino fundamental I, por meio do acompanhamento de cinco estagiários da licenciatura em matemática nas salas dos anos iniciais a fim de se investigar os conteúdos e os procedimentos matemáticos que fazem parte do currículo desse segmento com vistas a favorecer o diálogo entre futuros professores e os pedagogos sobre os conceitos e procedimentos matemáticos trabalhados nos anos iniciais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2012 - 2013

    ALGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR:O QUE OS LIVROS DIDÁTICOS INDICAM E AS PESQUISAS REVELAM, Descrição: Este projeto se propõe a desenvolver uma pesquisa bibliográfica acerca dos conteúdos algébricos apresentados nos livros didáticos da educação básica e sobre as pesquisas científicas, desenvolvidas entre 2009 a 2011, que tratam sobre o ensino da álgebra na educação básica. Para tanto serão analisados duas coleções de livros didáticos de matemática de cada segmento educacional, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático ? PNLD- buscando investigar qual o tratamento metodológico que é dado aos conteúdos algébricos e, principalmente, se são apresentados como álgebra para os alunos, além de se quantificar o número de atividades que são apresentadas. Quanto às pesquisas científicas que tratam sobre a álgebra, buscar-se-á investigar os temas recorrentes e, as que tratam de currículo, observar-se-á as indicações postas e se estas estão presentes ou acolhidas pelos livros didáticos. Para o trabalho com as dissertações e teses usaremos a pesquisa: Estado da Arte Pesquisas em Educação Matemática nas Universidades Federais - período de 2007-2010, que foi realizada no PIBIC -2010-2011. Para fundamentar as nossas análises usaremos como referencial teórico Dário Fiorentini, Maria Ângela Miorim, Rômulo Campos Lins e Joaquim Gimenez, além de Célia Carolino que discute o currículo de Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL- ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, Descrição: Este estudo se propõe a investigar o desenvolvimento do trabalho dos estágios supervisionados I e II das turmas do 5º e 6º períodos da Licenciatura em Matemática na UFAL. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa na modalidade de um estudo de caso em que os alunos irão caracterizar os grupos de estagiários, que serão sujeitos da pesquisa para posteriormente desenvolver, tabular e organizar as repostas dos questionários, conteúdos dos relatórios de estágio e das rodas de conversa. Serão utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários com perguntas abertas e fechadas, registros das rodas de conversa, plano das disciplinas de estágios supervisionados I e II, livro didáticos dos anos iniciais e 6º ano do Ensino Fundamental. A escolha do Instituto de Matemático da Universidade Federal de Alagoas - UFAL- para realização da investigação se deu pelo fato de que a Licenciatura em Matemática do referido Instituto flexibilizou sua matriz curricular para que aconteçam estudos sobre os anos iniciais por meio do estágio supervisionado I. Para a fundamentação e desenvolvimento deste projeto será usado como referencial teórico: Carvalho (2005,2009), Shulmam (1986), Resolução CNE/CP n. 2/2002, Fiorentini e Castro (2003), Tardif (2000), Palhares (2004).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2011

    Estado da Arte: Pesquisas em educação matemática nas Universidades Federais no período de 2007-2010, Descrição: Este projeto tem por objetivo mapear as pesquisas realizadas em nível de doutorado, mestrado acadêmico e profissional na área de Educação Matemática nas universidades federais brasileiras e nas universidades estaduais da região Nordeste no período de 2007 a 2010. A Educação Matemática é uma área de pesquisa recente no Brasil, 40 anos, aproximadamente, e ao contrário das pesquisas em Matemática, que tratam da matemática pura e aplicada, a Educação Matemática se dedica a investigar o ensino e a aprendizagem da Matemática em diferentes níveis de ensino, formação de professores entre outros temas. Ainda é comum nos dias de hoje a maioria das pessoas apresentar resistência à Matemática e também, as avaliações oficiais (ENEM, SAEB, Provinha Brasil e as demais avaliações estaduais), indicam baixo rendimento nesta disciplina. Verificar o que os programas de Pós-graduação nas universidades federais têm produzido, nesta área, contribuirá para outras pesquisas do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) que, neste primeiro momento, propõe-se a investigar o ensino da Matemática no estado de Alagoas, além de poder contribuir com outros pesquisadores de diferentes regiões. Para o desenvolvimento da pesquisa optou-se pelo método Estado da Arte e para tanto haverá consulta aos sites das instituições para verificar se as respectivas pesquisas são desenvolvidas nos programas de Pós-graduação de Matemática ou Educação fazendo-se download dos resumos para leitura e identificação do quadro teórico, do método utilizado e conclusões, buscando-se também, analisar possíveis similitudes entre as pesquisas e quais assuntos e temas são recorrentes. O quadro teórico deste trabalho serão os estudos de Dário Fiorentinni (1994, 2007) e referências nas publicações da revista Zetetiké (2004, 2008), publicação Faculdade de Educação da Unicamp dedicada às pesquisas em Educação Matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Resolução de problemas Matemáticos na Educação Infantil, Descrição: Este estudo se propõe a investigar o desenvolvimento do trabalho sobre resolução de problemas matemáticos com alunos da educação infantil, último estágio, (crianças de 5/6 anos) em duas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Maceió. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa-ação onde os alunos pesquisadores irão caracterizar o grupo (alunos e professores) que serão sujeitos da pesquisa para posteriormente desenvolver, junto ao professor titular da sala, propostas de resolução de problemas matemáticos além do estudo comparativo, entre as duas escolas participantes do projeto, acerca do trabalho com resolução de problemas matemáticos. Serão utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semi-estruturada com o docente titular da sala, atividades sobre resolução de problemas, plano de disciplina da professora, Projeto Político Pedagógico da escola e diário de bordo com o registro das pesquisadoras. Para escolha das escolas , que farão parte deste projeto, será feito um levantamento junto à Secretaria Municipal de Educação das escolas de educação infantil que tenham professoras que sejam formadas em pedagogia e se disponibilizem a serem sujeitos de pesquisa. Para a fundamentação e desenvolvimento deste projeto serão usados como referencial teórico Carvalho (2007), Smole et al (2005), Lerner (1996), Vergnaud (2003) e Referenciais Curriculares Nacionais para Educação infantil (1998). Palavras-chaves: resolução de problema, educação infantil, adição. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Excelência Acadêmica, CNPq - FAPEAL - UFAL.

2013

Excelência Acadêmica, CNPq - FAPEAL - UFAL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, CEDU. , Av. Lourival Melo Mota s/n, 57072-900 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (082) 32141100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado nível I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2010

      Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Matemática

    • 02/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial, .,Cargo ou função, Parecerista da revista do PPGE "Debates em Educação".

    • 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PROPEP, .,Cargo ou função, Parecerista ad hoc.

    • 08/2009

      Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Pesquisa educacional, Ensino Exploratório na aulas de Matemática

    • 08/2009

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo de Matemática na Educação Básica, Didática da Matemática: influência francesa nos currículos de matemática na educação básica e da formação inicial de professores, Pesquisa em Educação, Seminários Avançados em Ensino de Matemática I, Seminários Avançados em Ensino de Matemática II, Pesquisa em Educação - Doutorado

    • 04/2009

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática I, Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática II

  • 2001 - 2001

    Universidade de Santo Amaro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professora do curso de Pedagogia. Ministrei as seguintes disciplinas: Estrutura e Funcionamento do Ensino e Didática.

    Atividades

    • 03/2001 - 08/2001

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Didática

  • 2006 - 2009

    CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Professor convidado para ministrar Educação Matemática nos cursos de Pós graduação (Lato senso) nos cursos de Psicopedagogia e Distúrbios da audiocomunicação

    Atividades

    • 06/2006 - 06/2009

      Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Matemática

  • 2002 - 2008

    Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2002 - 12/2008

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Educacional, Currículo e Avaliação, Matemática: Conteúdos e Didática, Organização Escolar e Políticas Públicas

  • 2005 - 2006

    Centro Universitário Belas Artes

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

    Atividades

    • 04/2005 - 04/2007

      Ensino, Formação Especial de Professores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas

  • 2003 - 2004

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 6

    Atividades

    • 05/2003 - 12/2004

      Ensino, Pec Municípios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, Correção das avaliações, Orientação dos estágios

  • 2000 - 2002

    Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora da Licenciatura de Matemática

    Atividades

    • 08/2000 - 09/2002

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento do Ensino, Didática

    • 08/2001 - 06/2002

      Estágios , Departamento de Estágios, Fia.,Estágio realizado, Assistente de coordenação do departamento de estágios.