Ozório Bimbato Pereira Christovam

Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Música pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisa sobre modelos pré-composicionais na música luso-brasileira do século XVIII, com especial ênfase em retórica e partimento. Tem como interesses de pesquisa a verificação da música como processo comunicacional, envolvendo as áreas de significação musical, semiótica e análise crítica do discurso musical. Pesquisador associado ao Laboratório de Musicologia (EACH-USP) desde 2009 e membro colaborador do Caravelas - Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira desde 2012.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Musicologia

2013 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Música Sacra, Discurso e Poder: Modelos Pré-Composicionais na Missa Luso-Brasileira
Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modelos Pré-Composicionais; Retórica; Partimento; Missa Luso-Brasileira; André da Silva Gomes; Análise Crítica do Discurso Musical. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Educação Artística Com Habilitação em Música

2009 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Análise Retórico-Musical do Discurso de André da Silva Gomes: do ambiente Luterano-germânico ao Católico-português
Orientador: Prof. Dr. Diósnio Machado Neto
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas

2000 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Cia. Minaz - Projetos Culturais e Ópera
Orientador: Dalva Aleixo Dias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1998 -

Interpretação vocal. , Associação Minaz de Cultura, CIA. MINAZ, Brasil.

2009 - 2009

Regência coral. (Carga horária: 60h). , Associação Minaz de Cultura, CIA. MINAZ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia Histórica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria e Análise Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACHADO NETO, D. ; CHRISTOVAM, O. B. P. . III Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe, ARLAC-IMS. 2017. (Congresso).

CRANMER, D. ; MACHADO NETO, D. ; CHRISTOVAM, O. B. P. . Congresso Internacional Música, Cultura e Identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido. 2015. (Congresso).

CRANMER, D. ; PACHECO, A. J. V. ; CHRISTOVAM, O. B. P. . A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico. 2013. (Congresso).

MACHADO NETO, D. ; CHRISTOVAM, O. B. P. ; DACOL, M. G. . V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto: Música e Iluminismo no espaço luso-brasileiro. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana.Estratégias comunicativas na música sacra de André da Silva Gomes: retórica, tópicas, partimento e esquemas musicais. 2018. (Simpósio).

20th Congress of the International Musicological Society. For a Critical Musical Discourse Analysis: a case study on André da Silva Gomes sacred music. 2017. (Congresso).

III Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe, ARLAC-IMS. Perspectivas da Análise Crítica do Discurso sobre a música sacra de André da Silva Gomes: estudo de caso sobre a Missa a 8 Vozes e Instrumentos. 2017. (Congresso).

XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Música e Análise Crítica do Discurso: possibilidades de interdisciplinaridade sobre a música sacra de André da Silva Gomes. 2017. (Congresso).

19th Congress of the International Musicological Society. A ópera italiana como produto de distinção social, 1870-1930. 2012. (Congresso).

20o. SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Análise Retórico-musical em André da Silva Gomes: estudo das Tópicas no discurso musical da Missa em Dó. 2012. (Simpósio).

I Simpósio Internacional de Musicologia da UnB.Possibilidades Retóricas em André da Silva Gomes: do ambiente Luterano-germânico para o Católico-português. 2012. (Simpósio).

XII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música.Ressignificação formal em André da Silva Gomes: Estudo Retórico do Discurso Musical do Kyrie I da Missa em Dó. 2012. (Seminário).

13th International RIdIM Conference & I Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. A Construção Social dentro das Casas de Ópera no Estado de São Paulo entre 1870 a 1920: um estudo iconográfico. 2011. (Congresso).

I Colóquio Internacional de História e Música - Música e Política: em olhar transdisciplinar. 2011. (Congresso).

I Encontro Internacional de Educadores em Música. 2011. (Encontro).

VI Congreso Chileno de Musicología - Bicentenarios en América Latina. 2011. (Congresso).

18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.O Estudo das Estruturas Retóricas na Música: as características da Narratio e Confutatio. 2010. (Simpósio).

I Colóquio Interdisciplinar da Música - Interface com a área da Saúde. 2010. (Congresso).

II Encontro de Jovens Pesquisadores.O Estudo das Estruturas Retóricas na Música: as características da Narratio e Confutatio. 2010. (Encontro).

II Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2010. (Encontro).

I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ - Atualidade da Ópera. 2010. (Simpósio).

Arquivologia e Catalogação de Fontes Musicais. 2009. (Outra).

Comunicação Pública e Marketing Político. 2003. (Seminário).

I Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto - Linguagem Musical, Linguagens da Música. 2003. (Encontro).

III Semana de Relações Públicas - A Prática Responsável construindo a Imagem. 2003. (Encontro).

Pensamento Estratégico e Mesa de Oportunização. 2003. (Seminário).

II Semana de Relações Públicas - Refletindo Relações Públicas no Mundo Contemporâneo. 2002. (Encontro).

Semana de Relações Públicas - da Imagem à Cidadania. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Agda Yumi Amaral

TRILHA, M. M.; PACHECO, A. J. V.;CHRISTOVAM, O. B. P.. Abordagem interpretativa do Poema das 5 canções (1962) de Francisco Mignone. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dalva Aleixo Dias

DIAS, Dalva Aleixo; BARBOSA, Zarcillo Rodrigues; FIGUEIREDO, V. L.. CIA MINAZ - Projetos Culturais e Ópera. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação Unesp.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

MACHADO NETO, D.; PICCHI, A.;SALLES, P. T.; SOUZA, R. N. C.; TRILHA NETO, M. M.. Música Sacra, Discurso e Poder: os usos de modelos pré-composicionais nas missas luso-brasileiras do século XVIII. 2015. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Diósnio Machado Neto

MACHADO NETO, DIÓSNIO; Souza, Rodolfo Coelho de; PICCHI, A.; Magalhães-Castro, Beatriz; TRILHA, Mário M.. Música Sacra, Discurso e Poder: Modelos Pré-Composicionais na Missa Luso-Brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Música) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

MACHADO NETO, D.; PICCHI, A. G.;VIDEIRA , M.. Modelos pré-composicionais no ambiente Luso-Brasileiro: da construção retórica à prática dos Partimenti. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

COELHO de SOUZA, Rodolfo; MACHADO NETO, Diosnio; PICCHI, Achille guido. Música sacra, discurso e poder: os usos de Modelos Pré-Composicionais na Missa Luso-Brasileira do Século XVIII. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Achille Guido Picchi

Achille Picchi; Diósnio Machado Neto; SOUZA, R. N. C.; TRILHA NETO, M. M.; CASTRO, B. D. P. M.. Música Sacra Discurso e Poder: Modelos Pré-composicionais na Missa Luso-Brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Música ECA/USP) - Escola de Comunicações e Artes/ Música da USP.

Achille Guido Picchi

Achille Picchi; Diósnio Machado Neto; SOUZA, R. N. C.. A construção retórica à prática dos Partimenti (provisório). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pos-Graduação da Música) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Achille Guido Picchi

Achille Picchi; Diósnio Machado Neto; Mário Videira. Modelos pré-composicionais no ambiente Luso-Brasileiro:a construção retórica à prática dos Partimenti. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação de Música da ECA/USP) - Pós Graduação de Música da ECA/USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dalva Aleixo Dias

CIA MINAZ _ Projetos Culturais e Ópera; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação Unesp; Orientador: Dalva Aleixo Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . A construção social dentro das casas de ópera no estado de São Paulo entre 1870 e 1920. In: Pablo Sotuyo Blanco. (Org.). Estudos Luso-Brasileiros em Iconografia Musical. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 111-132.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Estratégias comunicativas na música sacra de André da Silva Gomes: retórica, tópicas, partimento e esquemas musicais (no prelo). In: V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana, 2018, Manaus. Anais do V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana (no prelo), 2018.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. . Música e Análise Crítica do Discurso: possibilidades de interdisciplinaridade sobre a música sacra de André da Silva Gomes. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Anppom: atualidade e impactos sociais da pesquisa, das práticas e da docência em música, 2017.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . A Retórica no ambiente musical luso-brasileiro. In: IV Semana de Música Antiga da UFMG - Bizzarie alegórica, 2014, Belo Horizonte - MG. Anais da IV Semana de Música Antiga da UFMG - bizzarie alegórica, 2014.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Nápoles, Lisboa e São Paulo: a tradição dos partimenti no século XVIII. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal-RN. Produção de conhecimento científico, artístico, tecnológico e filosófico na área de música: perspectivas e desafios atuais, 2013.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Retórica e Partimento na música sacra de André da Silva Gomes. In: A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico, 2013, Lisboa. Atas do Congresso Internacional, 2013.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . A relação musical entre Lisboa e Nápoles durante o século XVIII. In: II Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes - USP, 2013, São Paulo. II Jornada Acadêmica Discente ? PPGMUS ECA/USP, 2013.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Ressignificação formal em André da Silva Gomes: Estudo Retórico do Discurso Musical do Kyrie I da Missa em Dó. In: XII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da Universidade Federal de Goiás, 2012, Goiânia. Anais do XII SEMPEM, 2012.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Análise retórico-musical em André da Silva Gomes: estudo das Tópicas no discurso musical da Missa em Dó. In: 20o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2012, São Paulo. 20o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2012.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Possibilidades Retóricas em André da Silva Gomes: do ambiente Luterano-germânico para o Católico-português. In: I Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade de Brasília, 2012, Brasília. I Simpósio Internacional de Musicologia da UnB - inter- e trans-identidades em contextos complexos da cultura, 2012.

  • CHRISTOVAM, O. B. P. . Estratégias comunicativas na música sacra de André da Silva Gomes: retórica, tópicas, partimento e esquemas musicais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . For a Critical Musical Discourse Analysis: a case study on André da Silva Gomes sacred music. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Perspectivas da Análise Crítica do Discurso sobre a música sacra de André da Silva Gomes: estudo de caso sobre a Missa a 8 Vozes e Instrumentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. . Música e Análise Crítica do Discurso: possibilidades de interdisciplinaridade sobre a música sacra de André da Silva GomesCrítica do Discurso: possibilidades de interdisciplinaridade sobre a música sacra de André da Silva Gomes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Para uma Análise Crítica do Discurso Musical: a música sacra de André da Silva Gomes como estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. . O estudo dos Partimenti e suas possibilidades teórico-pedagógicas no ambiente Luso-brasileiro: o caso de Solfejos de Acompanhar de José Joaquim dos Santos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Nápoles, Lisboa e São Paulo: a tradição dos partimenti no século XVIII. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Retórica e Partimento na música sacra de André da Silva Gomes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . A relação musical entre Lisboa e Nápoles durante o século XVIII. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . A Retórica no ambiente musical luso-brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Os processos pré-composicionais no trânsito do Além-Mar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . A ópera italiana como produto de distinção social, 1870 a 1920. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Ressignificação formal em André da Silva Gomes: Estudo Retórico do Discurso Musical do Kyrie I da Missa em Dó. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Análise Retórico-musical em André da Silva Gomes: estudo das Tópicas no discurso musical da Missa em Dó. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . Possibilidades Retóricas em André da Silva Gomes: do ambiente Luterano-germânico para o Católico-português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. ; MACHADO NETO, D. . A Construção Social dentro das Casas de Ópera no Estado de São Paulo entre 1870 a 1920: um estudo iconográfico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHRISTOVAM, O. B. P. . O Estudo das Estruturas Retóricas na Música: as características da Narratio e Confutatio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHRISTOVAM, O. B. P. . Teoria Musica para Vestibular. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHRISTOVAM, O. B. P. . Da Retórica à prática dos Partimenti e Solfeggi. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHRISTOVAM, O. B. P. . Retórica Musical e Partimento: introdução. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHRISTOVAM, O. B. P. . História da Música. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHRISTOVAM, O. B. P. . História da Música no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHRISTOVAM, O. B. P. . Apostila de História da Música. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

CHRISTOVAM, O. B. P. . Apostila de História da Música no Brasil. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

CHRISTOVAM, O. B. P. . Resumo da Ópera: Carmen de Georges Bizet. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHRISTOVAM, O. B. P. . Teoria Musical para Vestibular. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHRISTOVAM, O. B. P. . Resumo da Ópera: Turandot de Giacomo Puccini. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHRISTOVAM, O. B. P. . Teoria Musical para Vestibular. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHRISTOVAM, O. B. P. . A Farsa da Boa Preguiça. 2018. Teatral.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Ascensão e Queda da Cidade de Mahagony. 2017. Teatral.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Gianni Schichi. 2018. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . A Revolução das Crianças. 2018. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Ópera do Malandro. 2017. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . O Basculho de Chaminé. 2017. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Hair - o musical. 2017. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Gianni Schichi. 2017. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Carmina Burana. 2016. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Jesus Christ Super Star. 2016. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Dido & Aeneas. 2016. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Ópera do Malandro. 2016. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Carmen - ópera estúdio. 2015. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Carmina Burana. 2015. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . O Basculho de Chaminé. 2015. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Acis and Galatea. 2014. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . O Basculho de Chaminé. 2014. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Ópera do Malandro. 2014. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Hair - o musical. 2014. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Dido & Aeneas. 2013. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Pagliacci. 2013. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Carmen - ópera estúdio. 2013. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . O Barbeiro de Sevilha - ópera estúdio. 2013. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . O Barbeiro de Sevilha - ópera estúdio. 2012. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Stabat Mater de Gioachino Rossini. 2012. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Requiem de Wolfgang Amadeus Mozart. 2011. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . A Flauta Mágica - ópera estúdio. 2011. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Ópera do Malandro. 2009. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Carmina Burana. 2009. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Hair - o musical. 2008. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Carmina Burana. 2008. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Ópera do Malandro. 2007. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . A Flauta Mágica - ópera estúdio. 2007. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . A Flauta Mágica - ópera estúdio. 2006. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Pagliacci. 2006. Interpretação.

CHRISTOVAM, O. B. P. . Carmina Burana. 2005. Interpretação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
BEPE - Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior desenvolvida no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, sob orientação do Prof. Mario Vieira de Carvalho

2010 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

2011 - Atual

Associação Minaz de Cultura

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História da Música, Carga horária: 20

1998 - Atual

Associação Minaz de Cultura

Vínculo: Músico, Enquadramento Funcional: Cantor/solista, Carga horária: 10

2016 - 2017

Associação Minaz de Cultura

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico de Matérias Teóricas, Carga horária: 20