Carolina Fabris Ferreira

Graduada (2006) e Mestre (2009) em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP, FGV-SP (2013). Atualmente é doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP como bolsista PROSUP/CAPES- taxa. Durante o mestrado pesquisou sobre consumo, sendo no primeiro o foco no comportamento do consumidor e sustentabilidade e, no segundo, regulamentações relacionadas à publicidade infantil. Apresenta experiência como docente em disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Gestão de Marketing, Consumer Insights e Metodologia Científica. Nos últimos anos trabalha na área de pesquisa de mercado do Sebrae-SP o que a fez aprofundar no tema empreendedorismo. Tema que levou para o doutorado no qual o objetivo é explorar as representações do empreendedor na publicidade. Também participa do grupo de pesquisa ?Comunicação, Consumo e Arte? (ESPM-SP). Áreas de atuação: Comunicação, Consumo, Marketing, Publicidade, Cultura Empreendedora e Empreendedorismo.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação e Práticas de Consumo

2018 - Atual

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: Comunicação e cultura empreendedora: a representação dos pequenos negócios nos discursos publicitários.,
João Luís Anzanello Carrascoza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: comunicação e consumo; comunicação; empreendedorismo; cultura empreendedora.

Mestrado em Administração Pública e Governo

2011 - 2013

Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Inserção da regulamentação da propaganda infantil na agenda do governo brasileiro,Ano de Obtenção: 2013
Maria Rita Loureiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Administração

2007 - 2009

Universidade Federal do Paraná
Título: A influência dos agentes de socialização no comportamento de separação de materiais para a reciclagem: um estudo com jovens universitários de Curitiba,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Pedro José Steiner Neto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Administração

2003 - 2006

Universidade Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 -

Cinema: Luz, Câmera e Interculturalidade. , CELIN UFPR, CELIN UFPR, Brasil.

2019 - 2019

Curso de História Mundial do Cinema. (Carga horária: 8h). , Ethos Comunicação e Arte, ETHOS, Brasil.

2017 - 2017

FORMAÇÃO BÁSICA EM FOTOGRAFIA. (Carga horária: 54h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2017 - 2017

A PESQUISA DE MERCADO QUE FUNCIONA. (Carga horária: 15h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2017 - 2017

TRENDS: TENDÊNCIAS E CONSUMER INSIGHTS. (Carga horária: 15h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Comportamento do Consumidor.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Comunicação e Literacias na América Latina. 2019. (Encontro).

Decolonialidades e memória dos corpos: onde ardem nossos brasis. 2019. (Encontro).

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM?,. 2019. (Encontro).

XVI CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2019. MAKERS NA FAVELA: INOVAÇÃO OU JEITINHO BRASILEIRO? Uma análise do discurso empreendedor na cultura popular. 2019. (Congresso).

A ética na pesquisa e o papel dos Comitês de Ética. 2018. (Outra).

Apresentação de pesquisas de pós-doutoramento desenvolvidas sob supervisão de docentes do PPGCOM ESPM. 2018. (Encontro).

Apresentação de teses desenvolvidas no PPGCOM ? defesas em 2018. 2018. (Encontro).

Caderno de encargos das ciências da comunicação para o futuro. 2018. (Outra).

Comunicon 2018. 2018. (Congresso).

Cosplay, Steampunk e Medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis. 2018. (Encontro).

O futuro da pesquisa e a pesquisa do futuro ? o uso da etnografia na academia e no ?mundo real?. 2018. (Outra).

PósCom 2018. 2018. (Seminário).

Public Policy: Brazil in Comparative Perspective. 2011. (Seminário).

Encontro de Marketing da ANPAD - EMA. Marketing Verde nos sites das maiores empresas do país: um estudo com fundamento na 'legitimidade' e 'isomorfismo'. 2008. (Congresso).

X Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente.O contexto social e seus reflexos na reciclagem. 2008. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente. 2007. (Encontro).

IX Congresso e Feira de Educação. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: IGOR PARAZZI RODRIGUES MOREIRA,

FABRIS, C.; CARRASCOZA, J. L. A.; FERREIRA, W.. A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO FICCIONAL EM LEAGUE OF LEGENDS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sheylla Lima Souza

CARRASCOZA, J. L. A.;FABRIS, C.; FERREIRA, W.. JORNADA DO JOGADOR - uma análise do sistema D&D como estrutura de criação de narrativas baseada na jornada do herói. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Paezani Moccio,

CARRASCOZA, J. L. A.;FABRIS, C.; SCATIGNO, D.. Criatividade em Storytelling. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sérgio Barbosa Júnior

CARRASCOZA, J. L. A.;FABRIS, C.; SCATIGNO, D.. Cor, drama e ação: A narrativa das histórias periféricas no hip-hop dos anos 90. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Tombolatto Kachichian

CARRASCOZA, J. L. A.;FABRIS, C.; SCATIGNO, D.. O potencial do storytelling e seu uso como argumento na presunção de inocência da publicidade em suas ações no mercado de consumo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriela Macedo de Oliveira

CARRASCOZA, J. L. A.;FABRIS, C.; SCATIGNO, D.. O uso da técnica de product placement nas plataformas de streaming: um estudo de caso sobre a série Stranger Things. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: LUCAS SILVA FRANÇA

SOUZA, T. A. F. V.;FABRIS, C.. MERCADO FARMACÊUTICO: O GRANDE DESAFIO DAS INDEPENDENTES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Arthur Munhoz Asprón e Dafne Macieira de Castro Lima

SOUZA, T. A. F. V.;FABRIS, C.. HOPI HARI O país mais divertido do mundo!. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: Armando Guilherme de Souza

SANTOS, T.;FABRIS, C.. Marketing esportivo: uma comparação entre clubes de futebol brasileiros e europeus.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Rafaela Katia Ribeira Vieira e Samara Matos Bitencourt

SANTOS, T. S.;FABRIS, C.. As estratégias de comunicação online das universidades privadas para atrair o público da classe C. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renato Zancan Marchetti

STEINER NETO, Pedro José;MARCHETTI, R. Z.; PRADO, Paulo H M. A influência dos agentes de socialização no comportamento de separação de materiais para a reciclagem: um estudo com jovens universitários de Curitiba. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

Cláudio Gonçalves Couto

DURAND, Maria Rita LoureiroCOUTO, Cláudio GonçalvesCHAIA, Vera Lúcia Michalany. Coalizões de interesses e a regulamentação da propaganda voltada ao público infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas.

Cláudio Gonçalves Couto

DURAND, Maria Rita LoureiroFARAH, M. F. S.; COUTO, Cláudio G.. Regulamentação da propaganda infantil na agenda do governo no Brasil: uma análise através do modelo de Kingdon. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas.

Paulo Henrique Muller Prado

STEINER NETO, Pedro JoséMARCHETTI, Renato ZancanPRADO, P. H. M.. A InfluÊncia dos Agentes de Socialização no Comportamento de Separação de Materiais para a Reciclagem: Um Estudo com Jovens Universitários de Curitiba. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

Maria Rita Loureiro

LOUREIRO, MARIA RITA. COALIZÕES DE INTERESSES E A REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA VOLTADA AO PÚBLICO INFANTIL. 2013. Dissertação (Mestrado em CMNAPG) - Fundação Getulio Vargas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gisela Black Taschner

educaçao para um consumo responsável; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em mestrado academico em Administraçao Pública) - Fundaçao Getulio Vargas SP, Fundação Getulio Vargas; (Orientador);

Vander Casaqui

Narrativas de vida dos MEIs (Micro Empreendedores Individuais) no campo da comunicação e do consumo: significados do empreendedorismo, das representações midiáticas e da inspiração; 2018; Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vander Casaqui;

João Luís Anzanello Carrascoza

Comunicação e cultura empreendedora: a representação dos pequenos negócios nos discursos publicitários nos últimos 30 anos; Início: 2018; Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, CAROLINA FABRIS ; VASCONCELOS, BRUNO . Vai garota: o empreendedorismo feminino na construção da imagem da marca Itaú. Diálogo com a Economia Criativa , v. 4, p. 57, 2019.

  • FABRIS, C. . Diferentes Democracias e a Regulamentação da Propaganda para Crianças. Administração Pública e Gestão Social , v. 4, p. 381-398, 2012.

  • FABRIS, C. ; STEINER, P. J. ; TOALDO, Ana Maria M. . A influência dos agentes de socialização - família, mídia, escola e pares - nos antecedentes e no comportamento de separação de materiais para a reciclagem. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso) , v. 14, p. 1134-1157, 2010.

  • Santos, Tatiani ; Lima, Mayana ; Brunetta, Douglas ; FABRIS, C. ; SELEME, A. . Desenvolvimento do Marketing: Uma perspectiva Histórica.. REGE. Revista de Gestão USP , v. 6, p. 89-102, 2009.

  • MAFFEZZOLI, E. F. ; FABRIS, C. ; RIBEIRO, C. ; Santos, Tatiani ; Lima, Mayana ; SEMPREBOM, E. ; Brunetta, Douglas ; PRADO, P. ; Mady, Eliane . Reflexões sobre o uso de ténicas projetivas na condução de pesquisas qualitativas em marketing. PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia , v. 3, p. 37-48, 2009.

  • COSTA, R. S. ; FABRIS, C. . Formulação e implementação de estratégias em pequenas e médias empresas: estudo de múltiplos casos em empresas paranaenses. Em Perspectiva (Curitiba) , v. 2, p. 60-82, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Comunicação e cultura empreendedora: a representação dos pequenos negócios nos discursos publicitários., Descrição: Projeto de tese.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Carolina Fabris Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa PROSUP/CAPES - taxa

2019 - Atual

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenadora de pesquisas, Carga horária: 40

2013 - 2019

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 40

2013 - 2013

Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

2012 - 2013

Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: supervisora - projeto MEI, Carga horária: 8

2012 - 2012

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

2010 - 2011

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista EAD, Enquadramento Funcional: Tutora a distância - MBA Gestão Estratégica

2010 - 2011

Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Observatório SESI, Carga horária: 15

2010 - 2010

Fatec internacional

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora de Pesquisa de Mercado e Marketing Social

2008 - 2009

Fatec internacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Pesquisa de Mercado Responsabilidade Sócio-Ambiental

2015 - 2017

Universidade Paulista

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do MBA nas disciplinas de Metodologia Científica e Comportamento do Consumidor.

2018 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa PROSUP/CAPES - taxa, Carga horária: 15

2009 - 2010

LPU Índia, LPU, Índia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora universitária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.