Érica GIesbrecht

Pesquisadora favorável ao restabelecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, inconformada com o sucateamento dos Ministérios da Educação e da Cultura e ansiosa pelo retorno à normalidade democrática no Brasil. Possui graduação em Ciências Sociais (1999), mestrado em Antropologia Social (2002) e doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2011), com estágio no exterior em Etnomusicologia na Queen's University-Belfast (2009). Concluiu em 2016 seu Pós Doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo, com estágio no exterior em antropologia Visual (BEPE - FAPESP) na Paris Ouest - Nanterre (2016). Desde 2010 é professora colaboradora da Pós Graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas, lecionando Etnomusicologia. A experiência docente se complementa com cursos ministrados na Graduação em Música e em Artes da Unicamp (estágios docentes - 2008, 2010) e com tutoria virtual no curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (2012). Tem experiência, publicações e projetos nas áreas de Etnomusicologia, Antropologia Visual e Antropologia da Performance atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do som, repertórios afro-brasileiros, culturas expressivas, corpo, memória e performance.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Música

2006 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: Urucungos, Puítas e Quigêngues, um estudo etnomusicológico sobre cultura popular
Orientador: em Queens University of Belfast ( Suzel Ana Reily)
com Lenita W. Mendes Nogueira. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Música; Cultura Popular; Etnomusicologia; Identificação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Antropologia Social

2000 - 2002

Universidade Estadual de Campinas
Título: Fiéis em Fuga? A nova Configuração da Igreja PResbiteriana do Brasil,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: José Luiz dos Santos
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Presbiterianismo; Presbiterianos.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Ciências Sociais

1995 - 1999

Universidade Estadual de Campinas
Título: Igreja Presbiteriana de Campinas: um estudo sobre valores e socialização
Orientador: Eliezer Rizzo e Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

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Pós-doutorado

2012 - 2016

Pós-Doutorado. , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

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Formação complementar

2013 - 2013

Séminaire Anthropologie visuelle et Hypermédia. (Carga horária: 40h). , Musée du quai Branly, MQB, França.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

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Organização de eventos

HIKIJI, R. S. G. ; GRUNVALD, V. ; RIBEIRO, M. ; MORGADO, P. ; NOVAES, S. C. ; PESSUTO, K. ; GIESBRECHT, E. . Encontro Internacional de Antropologia Visual. 2014. (Congresso).

REILY, Suzel Ana ; GIESBRECHT, E. . Seminário em Etnomusicologia: Música Local com Suzel Reily. 2013. (Outro).

REILY, Suzel Ana ; GIESBRECHT, E. . Encontros em Etnomusicologia - com Suzel Reily. 2012. (Outro).

GIESBRECHT, E. . Curso de Teoria Etnomusicológica com Suzel Reilly. 2011. (Outro).

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Participação em eventos

Annual Meeting of the British Forum for Ethnomusicology / International Council for Traditional Music (Ireland Chapter). Experience, Memory and Youtube: the reenactment of long life stories though video and performance.. 2013. (Congresso).

VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. ?Pra lá da Anhanguera? também tem cultura: música afro-brasileira e sustentabilidade nas periferias de Campinas - SP.. 2013. (Congresso).

VII Congreso Chileno de Musicología, Concepción-Chile 2013. ?Bailando la memoria negra: la performance de sambas de bumbo, jongos e otros ritmos por grupos culturales de la actualidad en lo interior de São Paulo- Brasil. 2013. (Congresso).

V Encontro de Educação Musical.Itinerários do Saber Musical: uma troca de saberes entre educadores de música.. 2012. (Encontro).

Ciclo de debates sobre mês da Consciência Negra ? Associação Cultural Casa do Lago Preac/ Unicamp ?.A mulher negra e a sociedade atual. 2011. (Encontro).

Latin American Week.Bumba meu Boi and the Arts of Resistence. 2011. (Seminário).

Semana de Estudos de História ? Pontofícia Universidade Católica de Campinas.A Memória Negra de Campinas. 2010. (Encontro).

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Participação em bancas

Aluno: Marcus V

GOLDEMBERG, R.;GIESBRECHT, E.; NASCIMENTO, H.. S.R.M. Almeida. ANTROPOLOGIA E MÚSICA: uma alternativa para o estudo da performance. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcus Vinícius Sanavez Ramasotti Medeiros de Almeida

SCHROEDER, J. L.;GIESBRECHT, E.; GOLDEMBERG, R.. O estudo da Performance. 2014 - Instituto de Artes - Unicamp.

Aluno: Vilmar Sartori

NOGUEIRA, L. W. M.; GALZERANI, M.C.B.;GIESBRECHT, E.. Vilmar Sartori. A banda Carlos Gomes de Campinas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jairo Perin Silveira

SCHROEDER, J. L.; SCHROEDER, S. C. N.;GIESBRECHT, E.. Com quantas flautas se faz uma canção. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

GIESBRECHT, E.. Seleção para o Programa de Pós Graduação em Música. 2014. Instituto de Artes - Unicamp.

GIESBRECHT, E.. Seleção para o Programa de Pós Graduação em Música. 2013. Instituto de Artes - Unicamp.

GIESBRECHT, E.. Seleção para o Fundo de Apoio à Cultura. 2012. Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

GIESBRECHT, E.. Seleção do Programa de Pós-graduação em Música. 2012. Instituto de Artes - Unicamp.

GIESBRECHT, E.. Avaliação de disciplinas do Curso de Educação Musical à Distância. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

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Comissão julgadora das bancas

Eliézer Rizzo de Oliveira

SANTOS, J. L.; KOFES, M. S.;OLIVEIRA, E. R.. Fieis em Fuga?A Nova Configuracao da Igreja Presbiteriana do Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudiney Rodrigues Carrasco

Nogueira, Lenita W. Mendes;Carrasco, Claudiney; LINS, E. T.; BORGES, F. C.; REILY, S. A.. O passado negro: a incorporação da memória da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes da UNICAMP.

Olga Rodrigues de Moraes von Simson

NOGUEIRA, L. W. M.; MORELLI, R. C. L.;SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von. Como assim não existe raiz??!!! Delimitação do Universo da pesquisa e possibilidades Analíticas. 2008. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Suzel Ana Reily

REILY, S. A.. O Passado negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Eliane Moura Silva

SILVA, Eliane Moura; Santos, José. L.; Kofes. M.S. Fiéis em Fuga? A Nova Configuração da Igreja Presbiteriana no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos da Cunha Lopes Virmond

NOGUEIRA, L. W. M.;VIRMOND, M. C. L.; FERREIRA, F. C. B.. Música e Cultura Popular em Campinas: um estudo etnomusicológico sobre identidade, espaço e música. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Lenita Nogueira; Suzel Reily; Elizabeth Lins; Claudiney Carrasco;RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através da performance de legados musicais. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Suely Kofes

SANTOS, J. L.;KOFES, SUELY; SILVA, E. M.. Fiéis em Fuga? A nova configuração da igreja Presbiteriana do Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp.

Fernanda Carlos Borges

BORGES, Fernanda Carlos; NOGUEIRA, Lenita Waldige Mendes; REILY, sezel Anna. O Passado Negro: a incorporação ngra da cidade de campinas através das performances de legados musicais. 2010. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Francirosy Campos Barbosa Ferreira

FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa; Virmond, Marcos C.Lopes; Nogueira, Lenita W. Mendes. Música e Cultura Popular em Campinas: um estudo etnomusicológico sobre identidade, espaço e música. 2010 - Instituto de Artes - UNICAMP.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

NOGUEIRA, Lenita W. M.; Reily, S. A.; CARRASCO, Claudiney Rodrigues; Travassos, E.; Borges, F. C.. O passado negro: a incorporação da memória negra na cidade de Campinas através das performances de legados musicais. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

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Orientou

Gabriel Alamino Iglesias Martins

Doze Tribos ? a comunidade de Israel: uma análise nas manifestações musicais; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

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Foi orientado por

Eliézer Rizzo de Oliveira

Igreja Presbiteriana do Brasil: Um Estudo Sobre Valores e Socialização; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliézer Rizzo de Oliveira;

Lygia Arcuri Eluf

Cultura Popular; 2008; Orientação de outra natureza; (ARTES VISUAIS) - Instituto de Artes, Unicamp; Orientador: Lygia Arcuri Eluf;

Rose Satiko Gitirana Hikiji

2016; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Rose Satiko Gitirana Hikiji;

Rita de Cássia Lahoz Morelli

O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Rita de Cássia Lahoz Morelli;

Lenita Waldige Mendes Nogueira

O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musiciais; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira;

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Produções bibliográficas

  • GIESBRECHT, E. . Apresentação: Quarenta anos de etnomusicologia e comunicação visual. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia , v. 1, p. 239-241, 2016.

  • GIESBRECHT, E. . Entre os limites da pele negra: respostas corporizadas aos temores da essencialização. Cadernos de Arte e Antropologia , v. 4, p. 125-140, 2015.

  • GIESBRECHT, E. . Jongos, Batuques e Sambas de Bumbo: Dançando a memória negra de Campinas. Música & Cultura (Salvador. Online) , v. 9, p. 1, 2014.

  • GIESBRECHT, E. ; SOUSA, C. D. . ?Não há música sem dimensão política?: conversa com Suzel Reily sobre música, etnomusicologia e os estudos acerca da cultura popular brasileira. PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 1, p. 1, 2013.

  • GIESBRECHT, E. . Sambas de Bumbo em Campinas: uma reflexão sobre corpo, performance e memória social. PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 1, p. 1-33, 2012.

  • GIESBRECHT, E. . A Memória em Negro - Sambas de Bumbo, Bailes Negros e Carnavais construindo a comunidade negra de Campinas.. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2011. v. 1000. 184p .

  • GIESBRECHT, E. . It gets better when the people come to dance!?": The role of participatory music in the black community of Campinas. In: Suzel A. Reily, Katherine Brucher. (Org.). The Routledge Companion to the Study of Local Musicking. 1ed.: , 2017, v. , p. 1-.

  • GIESBRECHT, E. . Música participativa e saberes inclusivos: considerações sobre as performances populares ou tradicionais.. De experiências e aprendizados: educação não formal, música e cultura popular. 1ed.São Carlos: EdUfscar, 2013, v. 1, p. 85-96.

  • GIESBRECHT, E. ; REIS, Estevão Amaro ; Vilmar Sartori ; NOGUEIRA, L. W. M. . Comunidades Musicais Tradicionais no Contexto Contemporâneo: recriações de valores, autenticidades e formas estéticas. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da ANPPOM, 2012.

  • GIESBRECHT, E. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Música de Preto. In: VI Enecult, 2008, Salvador. Anais/ CD Rom, 2008.

  • GIESBRECHT, E. . O Corpo como Espaço de Inscrição e Inscritor da Memória. In: XX ANPPOM ,, 2010, Florianópolis. Anais da Anppom, 2010.

  • GIESBRECHT, E. . Bailando la memoria negra: la performance de sambas de bumbo, jongos e otros ritmos por grupos culturales de la actualidad en el interior de São Paulo- Brasil. In: VII CONGRESO CHILENO DE MUSICOLOGÍA, 2013, Concepcion. CADERNOS DO VII CONGRESO CHILENO DE MUSICOLOGÍA, 2013.

  • GIESBRECHT, E. . O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através de performances de legados musicais. In: Performa 11, 2011, Aveiro. Livro de Anais do Performa 11, 2011. v. 1.

  • GIESBRECHT, E. . Axé! Corpos e Música na Performance de Legados Expressivos Afro-brasileiros. In: V Enabet ? Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2011, Belém. Revista dos Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET, 2011. p. 178-188.

  • GIESBRECHT, E. . Do oral à transcrição: tensões entre discursos de autenticidade num caso de documentação de repertório afro-brasileiro. In: 54th Annual Meeting of the Society for Ethnomusicology, 2009, Cidade do México. 54th Annual Meeting of the Society for Ethnomusicology Abstract Book, 2009. v. 1. p. 51-51.

  • GIESBRECHT, E. . Êêêêêêêêê...Boi!!!! - Uma análise da canção como elemento narrativo na dramaturgia popular. In: X Congresso Luso-Afro-BRasileiro de Ciencias Sociais, 2009, Braga. Anais do X Congresso Luso-Afro-BRasileiro de Ciencias Sociais, 2009.

  • GIESBRECHT, E. . 30 Anos de Pró Música: ideais e desafios iniciais de uma instituição.. In: V Seminário ?MEMÓRIA, CIÊNCIA e ARTE?, 2007, Campinas. Caderno de Resumos do V Seminário MEMÓRIA, CIÊNCIA e ARTE, 2007.

  • GIESBRECHT, E. . ?Baile pra matar saudades. Antropologia, música e vídeo como meios de memória e expressão?. Revista de Antropologia (São Paulo) , 2018.

  • GIESBRECHT, E. ; REILY, Suzel Ana . Rehearsing Memory: The Bumba meu Boi and Urucungos in Campinas. The World of Music (Wilhelmshaven) , 2017.

  • GIESBRECHT, E. . ?Popular dances and Social Practices in Contemporary Brazil?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GIESBRECHT, E. . ?Música para Curar e Nutrir? - comunicação em texto o vídeo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. . Pra lá da Anhanguera? também tem cultura: música afro-brasileira e sustentabilidade nas periferias de Campinas - SP.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. . Bailando la Memória Negra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. . Música popular e Corporalidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GIESBRECHT, E. . Experience, Memory and Youtube: the reenactment of long life stories though video and performance.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. . O Tradicional nunca esteve tão moderno: hibridismos e (re)tradicionalizações nas novas comunidades tradicionais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. . ?Itinerários do Saber Musical: uma troca de saberes entre educadores de música'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GIESBRECHT, E. . ?Bumba meu Boi and the Arts of Resistence?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GIESBRECHT, E. . O corpo como espaço de inscrição e inscritor da memória social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. . Do oral à transcrição: tensões entre discursos de autenticidade num caso de documentação de repertório afro-brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. . Êêêêêêêêê...Boi!!!! - Uma análise da canção como elemento narrativo na dramaturgia popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. ; NOGUEIRA, L. W. M. . ?MÚSICA DE PRETO? Contribuições de Geertz e Adorno para uma análise da música de grupos de Cultura Popular em Campinas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIESBRECHT, E. . 30 Anos de Pró Música: ideais e desafios iniciais de uma instituição particular de ensino de música em Campinas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GIESBRECHT, E. . Antropologia e Comunicação Visual. São Paulo: Gis - Gesto, Imagem, Som - Revista de Antropologia, 2016. (Tradução/Artigo).

  • Assano, Cristhiane ; GIESBRECHT, E. . The Street Cries of Down Town Niteroi: Speech, Song or Shout. Routledge, 2012. (Tradução/Artigo).

  • GIESBRECHT, E. . Modern and Popular Dances in Brazil. Farmington Hills, Michigan, US: Gale Publishers, 2011 (Capítulo em Enciclpodia Digital).

  • GIESBRECHT, E. . Folk and Traditional Dances in Brazil. Farmington Hills, Michigan, US: Gale Publishers, 2011 (Capítulo em Enciclpodia Digital).

  • GIESBRECHT, E. ; NOGUEIRA, L. W. M. . O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através de performances de legados musicais.. Campinas: Unicamp, 2011 (Tese de Doutorado).

  • GIESBRECHT, E. . A Estética dos outros. Revista Proa - Revista de Antropologia e Arte, 2010. (Tradução/Artigo).

  • GIESBRECHT, E. . Registro do repertório oral do grupo de cultura afro-brasileira Urucungos, Puítas e Quijêngues, 2007. (Partitura Musical/Outro).

  • GIESBRECHT, E. ; SANTOS, J. L. . Fiéis em Fuga? A nova configuração da Igreja Presbiteriana de Campinas. Campinas: Editora da Unicamp, 2002 (Tese de Mestrado).

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Outras produções

GIESBRECHT, E. . Parecer técnico para a Secretaria do Estado da Cultura do Distrito Federal. Seleção para o Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Modalidade: Cultura Popular.. 2017.

GIESBRECHT, E. . Parecer técnico para a Secretaria do Estado da Cultura do Distrito Federal. Seleção para o Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Modalidades: Patrimônio Histórico e Artístico material e imaterial; Música, Ópera e Musicais; Dança.. 2011.

GIESBRECHT, E. . Parecer técnico para a Secretaria do Estado da Cultura do Distrito Federal Modalidades: Patrimônio Histórico e Artístico material e imaterial; Música, Ópera e Musicais; Dança. 2011.

MARSHALL, A. ; GIESBRECHT, E. . Mulheres Negras no Caribe proferida pela professora Annecka Marshall - The University of the West Indies at Mona, Jamaica.. 2010. (Interpretação de Palestra na Língua Inglesa).

GIESBRECHT, E. ; ANTONIA, R. ; ESTEVAM, A. J. . Oficina de danças Afro-Brassileiras. 2011. Coreográfica.

GIESBRECHT, E. ; QUIJENGUES, G. U. P. E. ; REILY, Suzel Ana . Apresentação de Bumba meu Boi.. 2011. Coreográfica.

GIESBRECHT, E. ; ANTONIA, R. ; ESTEVAM, A. J. ; RODRIGUES, N. S. ; REILY, Suzel Ana . Oficinas de Jongo do sudeste. 2011. Coreográfica.

GIESBRECHT, E. ; QUIJENGUES, G. U. P. E. . Oficina de Danças Afro-brasileiras. 2009. Coreográfica.

GIESBRECHT, E. ; REILY, Suzel Ana . Oficina de Danças Afro-brasileiras.Queen?s University - Belfast.. 2009. Coreográfica.

GIESBRECHT, E. . Registro do Repertório do Grupo de Teatro e danças Populares Urucungos Puítas e Quijêngues. 2007. Arranjo.

GIESBRECHT, E. . Marcha Zumbi dos Palmares - 2016. 2016. Vídeo.

GIESBRECHT, E. . Música para Curar e Nutrir. 2015. Vídeo.

GIESBRECHT, E. . Baile pra Matar Saudades. 2015. Vídeo.

GIESBRECHT, E. ; RAMPAZZO, M. ; PIMENTA, V. A. ; Robson Bomfim Sampaio . Exposição - O passado Negro. 2011. Fotografia.

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Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O Musicar Local ? novas trilhas para a etnomusicologia, Descrição: O Projeto Temático visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (4) . , Integrantes: Erica Giesbrecht - Integrante / REILY, Suzel Ana - Coordenador / Rose S. G. Hikiji - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Antropologia do Som, Descrição: Reunindo pesquisadores e alunos interessados em orientação, e criando um espaço para debates teóricos relacionados à etnomusicologia, o Grupo de Pesquisa Antropologia do Som vem se constituindo como um fórum de interlocução, viabilizando discussões profícuas sobre uma antropologia da música e das dimensões sonoras das vidas humanas. Tais discussões se revertem para o trabalho de cada um e reflexivamente reconstroem orientações teórico-metodológicas em grupo. Concentram-se assim interesses diversos, como performance, educação musical, efeitos sonoros, identidades elaboradas musicalmente, estética da escuta, apreciação musical, história, antropologia e sociologia da música, dentre outras temáticas. Como propostas iniciais, além de reuniões fechadas de trabalho, o grupo se propõe à criação de um site, como forma de acessibilidade a seu fórum, e posteriormente pretende organizar seminários mensais abertos a toda a comunidade acadêmica e um periódico eletrônico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . , Integrantes: Erica Giesbrecht - Coordenador / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Integrante.

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Prêmios

2016

Melhor Documentário. "Baile para Matar Saudades", Campinas, 70 min., FIFER - Festival de Filme Etnográfico do Recife.

2011

Promoção Da Continuidade Das Culturas Tradicionais no Estado De São Paulo, Secratria do Estado da Cultura.

2011

Santander Awards - Incoming Student from Iberoamerica, Queens University Belfast.

2007

Pesquisa em Cultura, FICC - Fundo de Investimento Cultural de Campinas.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. , R. Elis Regina, 50, Barão Geraldo, 13085570 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (019) 37887195

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Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 20

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor/ Pós-doutor em Pós-Graduação, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Como parte de meu pós-doutorado, lecionei a disciplina Antropologia do Som no programa de pós-graduação em Antropologia Social da FFLCH - USP

  • 2010 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor participante, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora participante na disciplina Antropologia do Som, ministrada no programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas

  • 2010 - 2010

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: PED, Carga horária: 2

    Outras informações:
    DISCIPLINA: HISTÓRIA DA MÚSICA DO BRASIL Professora pelo Programa de Estágio Docente ? Categoria C: parcialmente responsável. Carga horária: 2, Regime: Parcial

  • 2008 - 2008

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Programa de Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário de atividade docente, Carga horária: 2

  • 2009 - 2009

    Queens University Belfast

    Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Resumo de atividades desenvoltidas: 1) reunioes semanais com minha orientadora, Suzel Ana Reily, para discussao do andamento do projeto de pesquisa; 2) participacao como ouvinte no modulo 'Antopologia da Musica', ministrado pelas professoras Marina Roseman e Suzel Reily; 3) participacao no seminario dos alunos de pos-graduacao (liderado por F Magowan); 4) participacao no seminario departamental (dirigido por F Magowan e S Reily); 5) co-organizacao e co-direcao (com S Reily) de uma serie de oficinas de dancas afro-brasileiras com alunos de graduacao no programa de etnomusicologia. Estas oficinas fizeram parte integral de uma pesquisa experimental, voltada aa analise do impacto cognitivo, corporal e intelectual da experiencia musical pratica. Ensaios fotograficos e videos tanto das oficinas quanto do concerto final no qual o resultado deste trabalho foi apresentado, ja se encontram disponiveis.

  • 2017 - Atual

    INSTITUTO DE ARTES - UNICAMP

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30