Carolyne Bitencourt Faria

Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em ênfase em Processamento de Alimentos e Controle de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de novos produtos, aplicação de tecnologias e controle de qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 10/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Alimentos

2010 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: SECAGEM DA POLPA DE MARACUJÁ POR ATOMIZAÇÃO COM ADIÇÃO DE MALTODEXTRINA E FARINHA DA SUA CASCA E FARINHA DA CASCA DO FRUTO COMO COADJUVANTES DE SECAGEM.
Flavio Luiz Schmidt. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: maracujá; atomização; maltodextrina; spray dryer.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Alimentação; Fabricação de Produtos Alimentícios.

Mestrado em Tecnologia de Alimentos

2008 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE EXTRATO LÍQUIDO DE CAFÉ COM E SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR E EDULCORANTES EM SACHES,Ano de Obtenção: 2010
Roberto Hermínio Moretti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Café, extrato de café, extração.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Engenharia de Alimentos

2003 - 2008

Universidade Federal de Viçosa
Título: ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS NA SECAGEM DE MAÇÃ NACIONAL(Gala) Malus Domestica
Orientador: Afonso Mota Ramos

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Programa de Estágio Docente. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Programa de Estágio Docente. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Programa de Estágio Docente. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Programa de Estágio Docente. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Programa de Estágio Docente. (Carga horária: 144h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2007 - 2007

APPCC. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Boas Práticas de Fabricação. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.

2005 - 2005

Doces - Produção de Balas e confeitos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2001 - 2001

Processamento de Leite Uht. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Participação em eventos

CIBIA- Congreso Iberoamericano de Ingeniería de Alimentos - Llave de la innovación. Efeito da Extração Supercrítica com CO2 na Descafinização e Características Sensoriais de Grãos de Café (Coffea arábica). 2011. (Congresso).

SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: "Ciência de Alimentos e Qualidade de Vida: Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade". 2011. (Simpósio).

XXV Semana de Engenharia de Alimentos.Pré-processamento do café e o que afeta em sua qualidade final. 2011. (Outra).

SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.. 2009. (Simpósio).

Ciclo de Palestra sobre Boas Práticas em Laboratório Físico-químico e Planta Piloto e Uso de EPIs. 2008. (Seminário).

II Ciclo de Palestras de engenharia de Alimentos. 2005. (Seminário).

Ciclo de Palestras de Comunicação Profissional - Oral e Escrita. 2004. (Outra).

Segurança Alimentar na Cadeia do Leite. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Franciele Dorcilia Zampronio Marto

FARIA, C. B.; PFLANZER JUNIOR, S. B.. Implantação do Sistema APPCC em uma Indústria de doces. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos da U) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Débora Blanco Dovigo

FARIA, C. B.. Sanitização de Alimentos Processados por Hipoclorito Versus Agua Ionizada. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos da U) - Universidade Estadual de Campinas.

Comissão julgadora das bancas

Marise Aparecida Rodrigues Pollonio

VIOTTO, W. H.;POLLONIO, M. A. R.; ARELLANO, D. B.. Exame de Qualificação Geral de Doutorado. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Flavio Luis Schmidt

SCHMIDT, FLÁVIO L.; BERTO, M. I.; Efraim, P.; PRATA, A. S.; Silva, E.B.. Secagem da polpa de macacujá por atomização com adição de maltodextrina e farinha da sua casca. 2014. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Flavio Luis Schmidt

MORETTI, Roberto Hermínio;SCHMIDT, F. L.; Munsignatti, E.C.O.. Extração e Recuperação de Cafeína de Grãos de Café Verde (coffea canephora) com diferentes solventes organicos utilizando peneiras moleculares. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Elaine Berges da Silva

SCHMIDT, F. L.; EFRAIM, P.;SILVA, E. B.. Secagem da polpa de maracujá por atomização com adição de maltodextrina e farinha da sua casca. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Raimundo Ferreira Grosso

GROSSO, C. R. F.. Secagem por spray dryer de pul wash e de suco de laranja com fibra adicionados de maltodextrina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em tecnologia de alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Erica Cristina de Oliveira Munsignatti

Munsignatti, E. C. O.; SCHMIDT, F.L.; MORETTI, R. H.. Extração e Recuperação de Cafeína de Grãos de Café Verde (coffea canephora) com diferentes. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Priscilla Efraim

Schmidt, F.L.; Berto, M.I.; SOARES, A. S. P.;EFRAIM, P; SILVA, E. B.. Secagem da polpa de maracujá por atomização com adição de maltodextrina e farinha da sua casca. 2014. Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Isabel Berto

BERTO, MARIA ISABEL; Schmidt, F; SOARES, A. S. P.; EFRAIM; SILVA, E. B.. Secagem de polpa de maracujá por atomização com adição de maltodextrina e farinha de sua casca. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Faculdade de Engenharia de Alimentos - UNICAMP.

Rafael Augustus de Oliveira

SCHMIDT, F. L.; GROSSO, C. R. F.;OLIVEIRA, Rafael Augustus de. Secagem por spray dryer de pulp wash e de suco de laranja com fibra adicionados de maltodextrina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Silvia Prata

SCHMIDT, F. L.; EFRAIM, P.;PRATA, A. S.; BERTO, M. I.; SILVA, E. B.. Secagem da polpa de macacujá por atomização com adição de maltodextrina e farinha da sua casca. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Ederson batista de Oliveira

Controle de Qualidade em Refrigerantes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos da U) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Carolyne Bitencourt Faria;

Foi orientado por

Roberto Hermínio Moretti

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE EXTRATO LÍQUIDO DE CAFÉ COM E SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR E EDULCORANTES EM SACHES; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Hermínio Moretti;

Marco Tulio Coelho Silva

Bebida a base de soro de queijo de leite de soja; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Flavio Luis Schmidt

Secagem da polpa de macacujá por atomização com adição de maltodextrina e farinha da sua casca; 2014; Tese (Doutorado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio Luís Schmidt;

Produções bibliográficas

  • FARIA, C. B. ; SCHMIDT, F. L. ; GARCIA, K. C. . AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DA ADIÇÃO DE MALTODEXTRINA E FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ EM SEU SUCO E O PÓ OBTIDO NA SECAGEM POR SPRAY DRYER. Revista Magistra , v. 26, p. 420, 2014.

  • DIAS, G. ; FARIA, C. B. ; SILVA, M. T. C. . Bebida a Base de Soro de Queijo e Extrato Proteíco de Soja. Higiene Alimentar , v. 21, p. 35-36, 2007.

  • FARIA, C. B. ; DIAS, G. ; SILVA, M. T. C. . Bebida á Base de Soro de Queijo e Leite de Soja. Revista do Instituto de Latícinios Cândido Tostes , v. 59, p. 201-204, 2004.

  • FARIA, C. B. ; PRADO, J. M. ; ROSTAGNO, M. A. ; SCHMIDT, F. L. ; MEIRELLES, M. A. . Simultaneous Determination of Caffeine and Phenolic Compounds in Tea and Coffee. In: CAROLYNE B. FARIA, JULIANA M. PRADO, MAURICIO A. ROSTAGNO, FLAVIO L. SCHMIDT, M. ANGELA A MEIRELES. (Org.). Simultaneous Determination of Caffeine and Phenolic Compounds in Tea and Coffee. 1ed.Cambrigde: The royal society of Chemistry, 2012, v. 2, p. 130-153.

  • FARIA, C. B. ; DIAS, G. ; SILVA, M. T. C. . Bebida a Base de Soro de Queijo e Leite de Soja. In: XXI Congresso Nacional de Laticínios, 2004, Juiz de Fora. Revista do Instituto de Laticínios "Candido Tostes", 2004. v. XXI. p. 201-204.

  • FARIA, C. B. ; PRADO, J. M. ; GARCIA, A. O. ; YOTSUYANAGI, K. ; SCHMIDT, F. L. ; MEIRELLES, M. A. A. . Efeito da Extração Supercrítica com CO2 na Descafinização e Características Sensoriais de Grãos de Café (Coffea arábica). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIA, C. B. ; PRADO, J. M. ; GARCIA, A. O. ; YOTSUYANAGI, K. ; SCHMIDT, F. L. ; MEIRELLES, M. A. A. . Efeito da Extração Supercrítica com CO2 na Descafinização e Características Sensoriais de Grãos de Café (Coffea arábica). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIA, C. B. ; MORETTI, R. H. ; YOSHIDA, B. M. ; NOVAES, L. C. E. S. ; SCHMIDT, F. L. . Produção e Estudo de Vida de Prateleira de Extrato Líquido de Café com Adição de Açúcar em Sachê. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, A. L. S. ; VIEIRA, L. R. ; MARTINEZ, N. B. ; CARVALHO, N. ; FARIA, C. B. ; SCHMIDT, F. L. . Efeito do tratamento na Estabilidade da Vitamina C em Polpa de Cajá-Manga (Spondias dulcis forst). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIA, C. B. ; MORETTI, R. H. ; NOVAES, L. C. E. S. ; YOSHIDA, B. M. . Caracterização e Avaliação Sensorial da Formulação de Extrato Líquido de Café com Adição de Açúcar e Edulcorante.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIA, C. B. ; SCHMIDT, F. L. ; MORETTI, R. H. ; YOSHIDA, B. M. ; NOVAES, L. C. E. S. . Estudo do usos de antimicrobianos e antioxidantes em extrato líquido de café. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FARIA, C. B. ; Produção de extrato de café e produção de café solúvel e liofilizado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, C. B. ; Tipos de cafés e tendências de consumo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, C. B. ; Pré-processamento do café e o que afeta em sua qualidade final. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARIA, C. B. ; AMORIM, E.P. R. ; PEREIRA, E.P.R. . Avaliação microscópica de amido de milho regular e de batata submetidos à alta pressão Dinâmica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, G. ; FARIA, C. B. ; SILVA, M. T. C. . Bebida a Base de Soro de Queijo e Extrato Proteíco de Soja. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, G. ; FARIA, C. B. ; FURTADO, M. M. . Estudo da Utilização da enzima transglutaminase na fabricação de Queijo Quark. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARIA, C. B. ; SILVA, M. T. C. ; DIAS, G. . Bebida a Base de Soro de queijo e de Leite de soja. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Sabores e Aromas do Brasil - obtenção de alimento industrializado com sabor de frutas e elevadas propriedades nutricionais, Descrição: O presente Projeto visa à obtenção em laboratório de um alimento industrializado com sabor de frutas e obtido por processos naturais, através de um veículo capaz de aproximar o produto final de sua fruta original. Do ponto de vista tecnológico, o desenvolvimento de um produto com essas características pode ser realizado através de balas de goma, balas duras ou mastigáveis e estruturados de frutas, os quais apresentam desafios em comum: manutenção das características originais da fruta após o processo de fabricação; manutenção da qualidade do produto final durante sua vida de prateleira: estabilidades microbiológica e sensorial; e desenvolvimento de um produto minimizando, idealmente suprimindo de aditivos artificiais, estando de acordo com uma vida de prateleira sustentável. Deste modo, o objetivo desse projeto consiste em desenvolver um produto de consumo final ? confectionery ? que consiga oferecer aos consumidores os sabores e aromas de frutas brasileiras. O desenvolvimento desse produto deverá priorizar frutas que são tipicamente brasileiras e os veículos a serem criados deverão permitir eficazmente encapsular os sabores e aromas de tais frutas e desenvolver um produto que atenda as tendências do mercado consumidor por produtos mais naturais, mais saudáveis e que possam estar associados a valores de sustentabilidade. Isso poderá assegurar produtos de maior valor agregado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carolyne Bitencourt Faria - Coordenador / Andessa Viano Botaro - Integrante / Stephannie Caroline Esper Maziero - Integrante / Gabriela Andrade Dias de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    SECAGEM DA POLPA DE MARACUJÁ POR ATOMIZAÇÃO COM ADIÇÃO DE MALTODEXTRINA E FARINHA DA SUA CASCA E FARINHA DA CASCA DO FRUTO COMO COADJUVANTES DE SECAGEM., Descrição: Este trabalho teve como objetivo a avaliação da adição da farinha da casca de maracujá (FCM), em substituição parcial da maltodextrina utilizada como coadjuvante de secagem na atomização da polpa de maracujá. Foi realizado o estudo das características físico-químicas, tecnológicas e estruturais da farinha obtida da casca do maracujá amarelo. Esta apresentou alta porosidade, boa solubilidade em meio líquido e alta temperatura de transição vítrea (TG), mostrando-se um produto com promissoras características tecnológicas. Para avaliar a quantidade de FCM adicionada em substituição a maltodextrina, foi realizado um estudo do seu comportamento reológico. Os parâmetros reológicos foram determinados a 25, 40, 60 e 80°C, por meio de um viscosímetro de cilindros coaxiais, com variação da taxa de deformação de 6,60 a 198,0 s-1. No ajuste dos dados foram utilizados os modelos matemáticos: Leis da Potência e Herschel-Bulkley. Para otimizar a quantidade máxima de FCM adicionada na polpa para se obter sua secagem por atomização, foi realizado um planejamento estatístico central rotacional 23, com 3 pontos centrais, totalizando 17 ensaios, onde as variáveis independentes foram a temperatura do ar de entrada (163 a 197°C), a vazão mássica de alimentação (340 a 540 mL/h) e a concentração de agente carreador (0/100% a 15/85% - FCM/maltodextrina p/p). As respostas analisadas foram densidade aparente, umidade do pó, teor de ácido ascórbico, rendimento do processo, tempo de dissolução e higroscopicidade do pó. A adição da FCM reduziu a umidade, aumentou o rendimento e a conservação do ácido ascórbico no produto final. Assim as melhores condições de secagem estabelecidas foram: 190°C, 500 ml/h e 11,6/88,4% de FCM/maltodextrina. O pó produzido no ponto ótimo apresentou boa aceitação sensorial, quando preparado na forma de néctar, com apenas redução do aroma. Foi avaliada sua higroscopicidade através de isotermas de adsorção. Observou-se que o pó permaneceu estável a baixas umidades e mostrou o mesmo comportamento dos pós contendo apenas maltodextrina. Os resultados obtidos neste trabalho mostraram a viabilidade da adição da FCM na secagem por atomização da polpa de maracujá, melhorando as características do pó e seu valor nutricional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolyne Bitencourt Faria - Coordenador / Flavio Luiz Schmidt - Integrante / Nicolle B. Martinez - Integrante.

  • 2008 - 2010

    DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA ESTABILIZAÇÃO FÍSICA, SENSORIAL E MICROBIOLÓGICA DE EXTRATO LÍQUIDO DE CAFÉ COM E SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR E EDULCORANTES EM SACHES, Descrição: O café é um dos produtos mais negociados e consumidos no mundo, sendo consumidos por pessoas de diversas idades, religiões e localidades geográficas. Com a busca por facilidade e comodidade no preparo de um café pelo consumidor, cresce cada vez mais o mercado de cafés solúveis. No entanto a qualidade sensorial obtida nestes cafés não se compara com o café fresco, produzido a partir de grãos moídos de café. Isso se deve ao fato que a maioria dos extratos de café produzidos industrialmente, no processo, se trabalha com temperaturas de 190 ? 200°C, visando obter um maior rendimento e como conseqüência há extração de compostos não aromáticos do café comprometendo sua qualidade sensorial. Portanto este trabalho se propõe a obter um extrato líquido de café que tenha características sensoriais mais próximas do café filtrado fresco tendo boa aceitação pelos consumidores. Para a obtenção do extrato de líquido de café concentrado será utilizado um extrator em série com sete colunas, a esse extrato serão adicionados antioxidantes e conservantes permitidos pela legislação. Serão feitas formulações com e sem adição açúcar e edulcorantes (sacarina e ciclamato monossódico). O extrato concentrado de café líquido será envasado em saches, embalagens de alta barreira, que visa proteger o produto da luz e oxigênio atmosférico. Estes serão divididos em lotes sendo acondicionados sob refrigeração (10°C) e também a temperatura ambiente (25±2°C), onde será avaliada a estabilidade e a vida de prateleira do produto. Para efeito de comparação, uma amostra de extrato de café líquido in natura será mantida sob congelamento a -18°C. Nas amostras serão feitas análises sensoriais, físico-químicas e microbiológicas do produto ao longo do tempo para assim determinar às alterações ocorridas no extrato líquido concentrado de café e avaliar sua produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolyne Bitencourt Faria - Coordenador / Roberto Hermínio Moreti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos. , Monteiro Lobato, 80, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Laboratório de Frutas e Hortaliças, Cidade Universitária I, 13083-862 - Campinas, SP - Brasil

Experiência profissional

2013 - Atual

Elabora Consultoria e Participações

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora e consultora, Carga horária: 20

2007 - 2007

Chocolate Rachel's

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: gerente Controle de qualidade, Carga horária: 12

2001 - 2002

Fundação Arthur Bernardes

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2001 - 03/2002

    Estágios , Laticínios, Fábrica.,Estágio realizado, Atuação no laboratório de Controle de Qualidade, na produção de queijos, iogurtes e bebidas lácteas.Perfazendo uma carga horária de 589 horas..

2008 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: estudante de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: iniciação científica, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2004

Universidade Federal de Viçosa Departamento de Tecnologia de Alimentos

Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2002

Universidade Federal de Viçosa Departamento de Tecnologia de Alimentos

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 30

Atividades

  • 09/2002 - 10/2002

    Estágios , Departamento de Tecnologia de Alimentos, Laboratório de Análises de Leite e Derivados.,Estágio realizado, Participou como colaboradora na realização dos trabalhos práticos laboratoriais do projeto de doutorado entitulado - Aplicação da Transglutaminase na Fabricação de Queijos. Perfazendo uma carga horária de 120 horas..