Patricia Magalhães de Oliveira Machado

Farmacêutica formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014). Especialista em Homeopatia pela UFRJ (2014). Possui curso de aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP (2015), pós-graduação em Farmácia Hospitalar pela Uninter (2015) e pós-graduação em Tecnologias Industriais Farmacêuticas por Farmanguinhos (2018). Atuou como Residente Farmacêutica no programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF/UFRJ (2016). Atualmente é Assistente em Administração da UFRJ alocada no Serviço de Licitações e Contratos do HUCFF.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas

2016 - 2018

Instituto em Tecnologia em Farmacos
Título: Estudo sobre notificações de ineficácia terapêutica e reações adversas comparando medicamentos genéricos, similares e referência.

Especialização em Residencia Multiprofissional Integrada em Saúde

2014 - 2016

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO
Título: Identificação de eventos adversos hemorrágicos por varfarina a partir do rastreador vitamina K.

Especialização em Farmácia Hospitalar

2014 - 2015

Centro Universitário Internacional
Título: Métodos em farmacovigilância: Uso de rastreadores.

Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária

2015 - 2015

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Vigilância Sanitária. Ano de finalização: 2015

Graduação em Farmácia

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Prevalência dos autos de infração de farmácias e drogarias em uma área de planejamento da região metropolitana do Rio de Janeiro
Orientador: Náira Villas Bôas Vidal de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

Habilitação em Homeopatia. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacognosia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francini Sueth Nunes

GUACIRA CORREA;GOES, S.NUNES, F. S.. Identificação de eventos adversos hemorrágicos por varfarina a partir do rastreador vitamina K. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmacia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cesar Augusto Antunes Teixeira

TEIXEIRA, C. A. A.. Prevalência dos autos de infração de farmácias e drogarias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sonia Maria Cezar Góes

MATTOS, G. C.; NUNES, F. S.;GOES, S. Identificação de eventos adversos hemorrágicos por varfarina a partir do rastreador vitamina K. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO - UFRJ.

Marcia Maria Barros dos Passos

PASSOS, Márcia Maria Barros dos; VIDAL, Naira Villas Boas; TEIXEIRA, C. A. A.. Prevalência dos autos de infração de farmácias e drogarias em uma área de planejamento da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcia Maria Barros dos Passos

Prevalência dos autos de infração de farmácias e drogarias em uma área de planejamento da região metropolitana do Rio de Janeiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia - UFRJ; Orientador: Márcia Maria Barros dos Passos;

Patricia Zancan

Avaliação do efeito de micelas contendo clotrimazol em linhagens celulares de mama humanas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia Habilitação Farmacêutico) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Patrícia Zancan;

Thiago Borges Renault

A relação Universidade Empresa no setor Farmacêutico: O caso da UFRJ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thiago Frances Guimarães

Estudo sobre notificações de ineficácia terapêutica e reações adversas comparando medicamentos genéricos, similares e referência; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas) - Farmanguinhos/FIOCRUZ; Orientador: Thiago Frances Guimarães;

Danilo Ribeiro de Oliveira

Estudo fitoquímico de Lippia origanoides H; B; K ? uma espécie empregada pelas parteiras amazônicas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Danilo Ribeiro de Oliveira;

Guacira Corrêa de Matos

Identificação de eventos adversos hemorrágicos por varfarina a partir do termo rastreador vitamina K em hospital universitário do Rio de Janeiro; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Guacira Corrêa de Matos;

Suzana Guimaraes Leitao

Estudo dos constituintes fixos de Lippia origanoides; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suzana Guimaraes Leitao;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACHADO, P. M. O. ; MATOS, G. C. . Utilização dos sistemas eletrônicos de prescrição e prontuário como estratégia para a detecção de eventos adversos a medicamentos em hospitais: Estudo de caso com a varfarina.. In: 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, 2016, Salavador. Utilização dos sistemas eletrônicos de prescrição e prontuário como estratégia para a detecção de eventos adversos a medicamentos em hospitais: Estudo de caso com a varfarina., 2016.

  • OLIVEIRA, D. R. ; MACHADO, P. M. O. ; LEITAO, G. G. ; CHAVES, F. C. M. ; BIZZO, H. R. ; LEITAO, S. G. . Análise sazonal da composição química do óleo essencial de salva-de-marajó (Lippia origanoides Kunth). In: VI Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, 2011, Campinas. Análise sazonal da composição química do óleo essencial de salva-de-marajó (Lippia origanoides Kunth), 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Estudo fitoquímico preliminar de Lippia origanoides H.B.K - uma espécie empregada pelas parteiras, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2011

    Avaliação do papel do clotrimazol na relação entre a viabilidade celular de carcinoma ovariano humano., Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. , Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária, 21941913 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39392254

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Gestão de suprimentos hospitalares. Compra de medicamentos e insumos farmacêuticos para o abastecimento da unidade hospitalar. Pesquisa de preços. Elaboração de planilha de custos. Catalogação de materiais. Preparação de editais e seus anexos para abertura de processo licitatório.

  • 2014 - 2016

    HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Multiprofissional, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Principais atividades: Reconciliação medicamentosa para pacientes admitidos e que receberam alta médica. Acompanhamento farmacoterapêutico. Discussão dos pacientes em rounds multidisciplinares. Dispensação de medicamentos de programas do Ministério da Saúde. Atuação na farmacovigilância e na gerência de risco do hospital.

  • 2012 - 2013

    Merck Serono S.A.

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Principais atividades: Gerenciamento e análises de amostras para estudos de estabilidade. Desenvolvimento e validação de metodologias analíticas, assim como revalidação. Gerenciamento das atividades do laboratório. Manuseio de equipamentos tais como: HPLC EZChrom Elite e Chromaster, Dissolutor Vankel, Durômetro, Karl Fischer, Viscosímetro, entre outros.

  • 2013 - 2013

    Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Principais atividades: Atividades de vigilância e fiscalização sanitária em estabelecimentos que comercializam medicamentos e demais produtos e serviços farmacêuticos, com ações de inspeção, visitas sanitárias, coleta de amostras e ações educativas, avaliando riscos sanitários e aplicando as normas estabelecidas, de modo a proteger a saúde da população.

  • 2012 - 2012

    Hospital Central da Polícia Militar do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico Bolsista, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Principais atividades: Triagem e avaliação de prescrições médicas, intervenções farmacêuticas junto à equipe de saúde. Separação e conferência de medicamentos para atendimento das unidades assistenciais. Dispensação em nível ambulatorial de quimioterápicos orais e elaboração de material educativo para orientação dos pacientes. Gerenciamento de estoque para provisão racional e economicamente viável.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiária de Iniciação Científica. Projeto de pesquisa: Avaliação do efeito de micelas contendo clotrimazol em linhagens celulares de mama humanas. Cultura e tratamento de células cancerosas com fármacos, avaliando seus efeitos (2010 - 2011). Projeto de pesquisa: Estudo fitoquímico de Lippia origanoides H.B.K uma espécie empregada pelas parteiras amazônicas. Produção e análise de extrato através de diferentes cromatografias (2011 - 2012).