Lucas Trazzi de Arruda Mendes

Graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR, onde obteve licenciatura em História no ano de 2009. Possui especialização em Filosofia na área de Teorias do Conhecimento pelo Departamento de Filosofia da UEM. Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR, onde cursa o segundo ano do programa de Mestrado em História Social oferecido pelo departamento de História.Tem interesse em desenvolver pesquisas na área de História Social da Cultura, Idéias e Instituições, focando-se nas possibilidades de investigação atreladas ao uso de Literatura enquanto objeto de estudo.

Informações coletadas do Lattes em 20/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História Social

2011 - Atual

Universidade Estadual de Londrina
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA E LITERATURA. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História social da Cultura.

Especialização em Teorias do Conhecimento

2010 - 2011

Universidade Estadual de Maringá
Orientador: Patrícia Coradin Sita

Graduação em História

2006 - 2009

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Extensão universitária em Curso Básico de Língua Japonesa. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA E LITERATURA.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do discurso literário.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História social da Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em História Social da UEL..O Gatuno Representativo se Põe na Janela: Um Índice para o Nascimento de uma Civilização Carioca na Obra de João do Rio. 2011. (Seminário).

IV Congresso Internacional de História. O Belo e o horrível: a admiração estética em Edgar Allan Poe. 2009. (Congresso).

XIV Semana de História da UEM - IV Fórum do Programa de Pós-graduação em História.. A estética do Horror: o efeito em Edgar Allan Poe.. 2008. (Congresso).

XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Frederico Augusto Garcia Fernandes

FERNANDES, Frederico; SILVEIRA, Célia Regina da; JOANILHO, A. L.. Máscaras do crime: o representativo da inteligência e da fatalidade brasileira nas memórias de um rato de hotel. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Frederico Augusto Garcia Fernandes

FERNANDES, Frederico A. G.; JOANILHO, A. L.; SILVEIRA, Célia Regina da. As máscaras do Crime: Destino, Morbidez e Carnaval nas memórias de um Rato de Hotell. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Estadual de Londrina.

Patrícia Coradim Sita

SITA, P. C.; VICENTINI, M. R.. P paralelismo da corrente e o silêncio da desarticulação: o relacionamento entre linguagem e filosofia no Trataco Lógico Filosófico de Wittgenstein. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Cícero Cavallini

Leitura de mistério e horror: um estudo sobre a poética do século XIX a partir da obra de Edgar Allan Poe; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marco Cicero Cavallini;

Célia Regina da Silveira

Máscaras do crime: o representativo da inteligência e da fatalidade brasileira nas; 2013; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Célia Regina da Silveira;

Patrícia Coradim Sita

Aspectos contemporâneos da filosofia da linguagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Patrícia Coradim Sita;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDES, L. T. A. . O Gatuno Representativo se Põe na Janela: Um Índice para o Nascimento de uma Civilização Carioca na Obra de João do Rio. In: V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em História Social da UEL., 2011. Anais do V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em História Social da UEL: Volume 3: Cultura, Representações e Religiosidades, 2011.

  • MENDES, L. T. A. . O Belo e o Horrível: a admiração estética em Edgar Allan Poe.. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. Anais do IV Congresso Internacional de História, 2009. p. 4247-4257.

  • MENDES, L. T. A. . A estética do Horror: o efeito em Edgar Allan Poe.. In: XIV Semana de História da UEM - IV Fórum de Pós Graduação em História., 2008, Maringá. Anais do IV Fórum de Pesquisa e Pós-graduação em História., 2008. p. 493-501.

  • MENDES, L. T. A. . O Gatuno Representativo se Põe na Janela: Um Índice para o Nascimento de uma Civilização Carioca na Obra de João do Rio. In: V seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em História social da UEL, 2011. Anais do V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em História Social da UEL: Volume 3: Cultura, Representações e Religiosidades.

  • MENDES, L. T. A. . O Belo e o horrível: a admiração estética em Edgar Allan Poe. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. Anais do IV Congresso Internacional de História, 2009.

  • MENDES, L. T. A. . A estética do Horror: o efeito em Edgar Allan Poe.. In: XIV Semana de História da UEM - IV Fórum de Pós Graduação em História., 2008, Maringá. Anais do IV Fórum de Pesquisa e Pós-graduação em História., 2008.

  • MENDES, L. T. A. . O Belo e o horrível: a admiração estética em Edgar Allan Poe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, L. T. A. . A estética do Horror: o efeito em Edgar Allan Poe.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENDES, L. T. A. . Leitura de mistério e horror: um estudo sobre a poética do século XIX a partir da obra de Edgar Allan Poe.. 2009. (Relatório de pesquisa).

MENDES, L. T. A. . Kendo - O caminho da espada: Uma abordagem histórico-cultural em busca do aperfeiçoamento da prática.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Leitura de mistério e horror: um estudo sobre a poética do século XIX a partir da obra de Edgar Allan Poe., Descrição: Procurou-se investigar acerca do estilo literário de Edgar Allan Poe, expondo o conjunto de elementos narrativos que caracterizaram suas obras de caráter fantasioso e horripilante. Nesse intuito, ainda exploramos suas próprias considerações acerca do "fazer literário" acertadas em seus ensaios, caminhando para a compreensão do processo ou "filosofia" de composição que identificou à ante-visão de um "efeito final" estético desejado para uma obra, ao qual legou a engenhosidade de sua poética e prosa e sua capacidade de captura do intelecto do leitor. Associando-o ao ambiente cultural do século XIX, procuramos ainda ressaltar o diálogo entre os elementos de sua obra e a de demais autores do momento (como Baudelaire, Dostoievski e Machado de Assis) ao mesmo tempo em que procuramos compreender seu estilo acerca de considerações de comentadores do período (como os já citados) e críticos contemporâneos (como Todorov, Umberto Eco, Octavio Paz, entre outros). O intuito de nossa crítica histórica verificou-se na compreensão da relevância e influência do estilo literário de Poe e suas compreensões acerca do "fazer literário" - opostas a crescente corrente do utilitarismo literário - sobre as discussões contemporâneas ao oitocentos em relação à natureza do discurso ficcional. Desenvolvemos o projeto de pesquisa vinculado ao Departamento de História da UEM enquanto projeto de iniciação científica (PIC), orientado pelo professor Dr. Marco Cícero Cavallini.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Trazzi de Arruda Mendes - Integrante / Marco Cicero Cavallini - Coordenador., Número de produções C, T & A: 8

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional