Hildinéia Alves
Mestre em Educação pela UNESP de Bauru, no Programa de Pós Graduação em Docência para a Educação Básica. Graduada em Psicologia pelo IMES-SM (Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel) e em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Marília, Especialista em Psicopedagogia, Especialista em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei, Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela UNINTER e Especialista em Psicologia Jurídica. Leciona na Educação Infantil pela Prefeitura de Botucatu, ministra aulas como Professora Titular na Instituição Toledo de Ensino de Botucatu - ITE, ministra aula na Pós Graduação do IMES-São Manuel. Atua como Psicóloga e Psicopegagoga Clínica e trabalhou como Formadora local do PNAIC - para a Educação Infantil (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Cursando 2 ano de Graduação em Direito na Instituição Toledo de Ensino de Botucatu - ITE
Informações coletadas do Lattes em 07/04/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Docência para a Educação Básica
2018 - 2020
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Moralidade e gênero na concepção de crianças da educação infantil: uma intervenção que valoriza a oralidade e a criatividade, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Prof. Dr. Antônio Francisco Marques
Coorientador: Profª Drª Marcela Pastana. Palavras-chave: Gênero; Moralidade; Educação Infantil.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Especialização em Psicologia Jurídica
2019 - 2020
Universidade de Araraquara
Título: Aborto paterno: Entre as decisões judiciais e os desafios do abandono afetivo
Orientador: Profª Drª Ana Cristina Alves Lima
Especialização em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar
2016 - 2018
Centro Universitário Internacional
Título: Em busca de um identidade para o Coordenador Pedagógico: Entre a legislação e a prática pedagógica
Orientador: Sidney Barbosa
Especialização em Educação Empreendedora
2012 - 2014
Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Cantinhos Temáticos: Estudo de caso de uma proposta de educação empreendedora na educação infantil.
Orientador: M. Sc. Christiane Batista de Paulo Lobato
Especialização em Psicopedagogia
2011 - 2012
Sociedade Educacional de Santa Catarina
Título: PSICOPEDAGOGIA: EM BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA DESCORTINAR A EDUCAÇÃO COMO RESPONSABILIDADE PÚBLICA E NÃO SOMENTE ESCOLAR
Graduação em Psicologia
2011 - 2015
Instituto Municipal de Educação Superior
Título: Era uma vez ou são tantas as vezes possíveis? Reflexões sobre o aprendizado sobre amor e gênero na infância
Orientador: Ms. Marcela Pastana
Graduação em Pedagogia
2003 - 2007
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: (in)disciplina e gênero: Práticas escolares no cotidiano de meninas e meninos do ensino fundamental (séries iniciais) em marília - SP
Orientador: Tânia Suely Antonelle Marcelino Brabo
Formação complementar
2017 -
Metodologia do Trabalho Científico. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em MORALIDADE, ESCOLA E CONTEMPORANEIDADE. (Carga horária: 56h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2017
Psicoterapia Breve. (Carga horária: 150h). , Instituto de Psicologia e Saúde Ampliatta Bauru, AMPLIATTA, Brasil.
2016 - 2016
Educação Ludicidade e Tecnologias da Informação e Comunicação. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Interdisciplinaridade, alimentação e nutrição .... (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2002
Informática. , Atitude, CNT, Brasil.
2000 - 2001
Básico de Informática. , Atitude, CNT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Participação em eventos
II CONGRESSO NACIONAL ON-LINE DE PERÍCIA CRIMINAL. 2020. (Congresso).
III CONGRESSO NACIONAL ON-LINE DE PERÍCIA CRIMINAL. 2020. (Congresso).
A medicalização do Fracasso Escolar. 2019. (Outra).
IV CBEPF - 2019 || Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos. Moralidade e Gênero na Educação Infantil: Uma proposta de intervenção. 2019. (Congresso).
Psicopatologia Forense. 2019. (Outra).
Sexologia Forense. 2019. (Outra).
VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação. ERA UMA VEZ OU SÃO MUITAS VEZES POSSÍVEIS? AMOR E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. (Congresso).
VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação "Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo". 2019. (Congresso).
6 SILE ? Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (USC ? Bauru).Sexualidade e Tabu: Como a Educação Superior perpetua o preconceito. 2018. (Simpósio).
Conferência Nacional de Educação. 2018. (Outra).
III Congresso Ibero-Americano de humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América.. Análise dos discursos heteronormativos em aulas de arte: testos oficiais X determinismos. 2018. (Congresso).
II Simpósio de Educação e Inovação e III Seminário em Currículo e Inovação (Instituto Federal do Paraná ? Campus de Jacarezinho).Em busca de uma identidade para o Coordenador Pedagógico ? entre a legislação e a prática pedagógica. 2018. (Simpósio).
IV Jornada de Psicologia Hospitalar: Desenvolvimento, adoecimento e cuidado. (UNESP ? Botucatu).Empuxo-à-mulher e erotomania: relato de experiência de um caso clínico. 2018. (Outra).
V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas. (UNESP ? Marília).Moralidade e Gênero na Educação Infantil. 2018. (Outra).
I Encontro de Coordenação Pedagógica: movimentos, contradições e possibilidades. 2017. (Encontro).
A construção da escrita infantil. 2016. (Outra).
Competências necessárias para o Coordenador Pedagógico - Módulo II. 2016. (Outra).
Formação de Educação Ambiental para Coordenadores da Rede Municipal de Ensino "Caminho de reverência à vida". 2016. (Outra).
Sexualidade não é bagunça. 2016. (Outra).
Teste de acuidade visual dos escolares. 2016. (Outra).
Uma abordagem lúdica e inclusiva na Educação Infantil. 2016. (Outra).
XXXII Semana de Pedagogia: Práticas Pedagógicas. 2016. (Outra).
5 Seminário de Educação Inclusiva: Direito à diversidade. 2015. (Seminário).
Competências necessárias para o Coordenador Pedagógico. 2015. (Outra).
Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem. 2015. (Outra).
Elaboração de Projetos de Formação Ecológica para alunos do ensino infantil. 2015. (Outra).
Noite de Cuidados Paliativos. 2015. (Outra).
Psicologia, Laicidade e as relações com a religião e espiritualidade. 2015. (Outra).
Semana da Saúde Mental de Botucatu. 2015. (Outra).
Treinamento de Rotinas Administrativas. 2015. (Outra).
XXXI Semana de Pedagogia: Diversidade e Inclusão. 2015. (Outra).
Analise do Comportamento aplicada aos Transtornos do Espectro Autista: avaliação comportamental, elaboração de currículos, tipos de ensino, manejo de problemas de comportamento e análise funcional. 2014. (Outra).
II Encontro Paulista de Psicologia Escolar da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2014. (Encontro).
II Simpósio de Educação e Psicologia. 2014. (Simpósio).
I Simpósio de Educação e Psicologia.O brincar nas escolas: Relato de Casos. 2013. (Simpósio).
XI Encontro Regional APRAPSO.Monitoria. 2013. (Encontro).
XVII Congresso e Feira de Educação Saber 2013. 2013. (Congresso).
"IV Jornada de Análise do Comportamento". 2012. (Outra).
"Temas clássicos de psicanálise: Abordados à luz de contribuições da literatura e da mitologia".. 2012. (Outra).
1° Encontro temático: "Família: mediação e conflitos". 2012. (Encontro).
10ª Jornada Cultural "Formação de Professores: Desafios da Atualidade". 2012. (Outra).
Desafios do Psicólogo no enfrentamento da medicalização da vida e da educação e. 2012. (Encontro).
Descortinando o Universo Infantil. 2012. (Outra).
II Conferência Municipal de Educação. 2012. (Outra).
Jornada de Saúde Mental na Infãncia. 2012. (Outra).
Práticas Pedagógicas para inclusão e diversidade. 2012. (Outra).
Seminário Estatuto da Igualdade Racial. 2012. (Seminário).
"8ª Jornada Cultural". 2011. (Outra).
"Desenvolvimento Infantil". 2011. (Outra).
"Dificuldade de Aprendizagem ou comportamento: caminhos para desvendá-las e busca de soluções".. 2011. (Outra).
"Formação de Professores". 2011. (Outra).
"Prevenção de Acidentes na infância". 2011. (Outra).
"Reflexão a partir de Paulo Freire". 2011. (Outra).
XVIII Encontro em saúde mental: "Homens e mulheres de lua (Transtorno Bipolar)".. 2011. (Encontro).
"Avaliação da Metodologia científica nas atividades do Ribeirão Lavapés". 2010. (Outra).
"Desenvolvimento da linguagem e audição". 2010. (Outra).
"Desenvolvimento da Metodologia Científica nas atividades do Ribeirão Lavapés". 2010. (Outra).
"Incentivo à leitura: Projeto 15 minutos de leitura". 2010. (Outra).
"Para refletir a adequada atuação dos pais de modo a favorecer o crescimento saudável dos filhos". 2010. (Outra).
"Planejamento das atividades do Ribeirão Lavapés por meio da metodologia científica". 2010. (Outra).
"Psicologia Infantil". 2010. (Outra).
"A arte de contar histórias". 2009. (Outra).
"Minicurso de Atendimento ao cliente". 2009. (Outra).
"Minicurso de Marketing Pessoal". 2009. (Outra).
"Minicurso de motivação". 2009. (Outra).
Associação Paulista de Medicina - Regional de Botucatu - "Transtornos de Aprendizado". 2009. (Outra).
XIII Congresso de Educação Saber 2009 - "A mente que aprende sabe ensinar - O saber como agente de transformação". 2009. (Congresso).
"Novos desafios ao ofício de professor". 2008. (Outra).
EDAcom Tecnologia. "Educação Infantil - Conhecer e construir". 2008. (Outra).
Professor Criativo. 2007. (Oficina).
Psicomotricidade. 2006. (Oficina).
Sexualidade Infantil. 2006. (Seminário).
V Jornada do núcleo de Ensino de Marília - escola d(e) Gramsci. 2006. (Seminário).
V Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - escola d(e) Gramsci. Mini-curso: Modos de ler. 2006. (Seminário).
V Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - escola d(e) Gramsci - Mini-curso: Linguagem e função simbólica na criança. 2006. (Simpósio).
V Semana da Mulher: Mulher e relações de poder no século XXI. 2006. (Seminário).
XI Jornada Pedagógica - "Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia".Distinções de Gênero por meio de sanções disciplinares. 2006. (Simpósio).
XI Jornada Pedagógica - "Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia". 2006. (Simpósio).
XI Jornada Pedagógica - "Diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia". 2006. (Simpósio).
III Encontro do PEJA (Programa de educação de jovens e adultos) - Produção de conheciemnto de EJA. 2005. (Oficina).
III Encontro do Peja (Programa de educação de jovens e adultos) - Produção de conhecimento e pesquisa em EJA. 2005. (Seminário).
III Encontro do Peja (Programa de educação de jovens e adultos) - Produção de conhecimento e pesquisa em EJA. 2005. (Oficina).
IV Jornada do núcleo de ensino de Marília - Releitura de Marx para a educação atual.. 2005. (Outra).
IV Semana da mulher - Lutas do passado, conquistas do presente e persperctivas futuras.IV Semana da mulher - Lutas do passado, conquistas do presente e perspectivas futuras. 2005. (Seminário).
IV Seminário direitos humanos no século XXI.IV Seminário Direitos Humanos no século XXI - Direitos humanos, educação e cidadania. 2005. (Seminário).
Oficina de formação de contador de histórias.. 2005. (Oficina).
12Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.12Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2004. (Simpósio).
Encontro Regional de Teatro do Projeto Ademar Guerra. 2004. (Encontro).
Fórum Mundial de Educação São Paulo - educação Cidadã para uma Cidade Educadora.Fórum Mundial de Educação São Paulo. 2004. (Outra).
II Encontro do Peja: Saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA..II Encontro do Peja: Saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA. Oficina: História de vida e desenvolvimento de conteúdos.. 2004. (Oficina).
II Encontro do Peja: Saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA..II Encontro do Peja: Saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA.. 2004. (Encontro).
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de crianças e adolescente com a cidade.III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de crianças e adolescente com a cidade. 2004. (Outra).
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de crianças e adolescentes com a cidade. 2004. (Oficina).
Encontro de Educadores em Marília:. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
STEIN, J. R. F.; DELFIN, R. A.;ALVES, Hildinéia. O Direito à Participação na Vida Pública e Política Assegurado Pela Lei N13146/2015: O Papel dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
STEIN, J. R. F.; DELFIN, R. A.;ALVES, Hildinéia. A Eficácia da Aplicação Direito de Prioridade ao Idoso: Uma Análise dos Efeitos Sociais da Lei N 10.741/2003. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
STEIN, J. R. F.; DELFIN, R. A.;ALVES, Hildinéia. Da Guarda Compartilhada de Animais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
STEIN, J. R. F.; DELFIN, R. A.;ALVES, Hildinéia. Lei Maria da Penha: Reestruturação Versus (IN) Eficácia das Medidas Protetivas de Urgência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
STEIN, J. R. F.; DELFIN, R. A.;ALVES, Hildinéia. A Inconstitucionalidade da Portaria 158/2016 e da Resolução 34/2014 em Face das Premissas Constitucionais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
DELFIN, R. A.; STEIN, J. R. F.;ALVES, Hildinéia. A Modificação da Prerrogativa de Foro pela Decisão do STF na Ação Penal 937/RJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
STEIN, J. R. F.; DELFIN, R. A.;ALVES, Hildinéia. Destituição do Poder familiar: Medida Protetiva ou Sanção Perpetua. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
DELFIN, R. A.; STEIN, J. R. F.;ALVES, Hildinéia. Responsabilidade Tributária e Penal do Contribuinte e do Responsável no Planejamento Tributário Elisão, Elusão e Evasão Fiscal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
STEIN, J. R. F.; DELFIN, R. A.;ALVES, Hildinéia. A Responsabilidade Civil pelos Danos Causados ao Meio Ambiente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
STEIN, J. R. F.; DELFIN, R. A.;ALVES, Hildinéia. A Intervenção do Ordenamento Jurídico nas igrejas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
DELFIN, R. A.; STEIN, J. R. F.;ALVES, Hildinéia. A Inconstitucionalidade da Emenda Constitucional 96/2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino.
MOREIRA, L. S.;ALVES, Hildinéia. O lúdico como prática pedagógica no ensino da matemática na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.
ALVES, Hildinéia. Coordenadora em sessão de Comunicação Científica durante o VII CBE. 2019. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Comissão julgadora das bancas
REIS, M.; BRABO, T. S. A. M.; VERÍSSIMO, M. V. B.. (In)disciplina e Gênero: práticas escolares no cotidiano de meninas e meninos do Ensino Fundamental(séries iniciais) em Marília (SP).. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
PASTANA, M.;RODRIGUES, G. V.. "Era uma vez ou são tantas as vezes possíveis?" Reflexões sobre o aprendizado sobre amor e gênero na infância.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.
LOBATO, C. B. P; VIANA, L. C.. Cantinhos temáticos: estudo de caso de uma proposta de educação empreendedora na educação infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Empreendedora) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
BRABO, Tania Suely Antoneli Marcelino; REIS, Martha dos;VERISSIMO, Maria Valeria Barbosa. (In) Disciplina e gênero: práticas escolares no cotidiano de meninas e meninos do Ensino Fundamental (séries iniciais) em Marília-SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faaculdade de Filosofia e Ciências Unesp Marília.
BRABO, T. S. A. M.; BARBOSA, M. V.. (In)Disciplina e gênero: práticas escolares no cotidiano de meninas e meninos do Ensino Fundamental (séries iniciais) em Marília-SP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP/Campus de Marília.
MARQUES, Antonio Francisco; BRABO, Tania Suely Antonelli Marcelino;ZANATA, E. M.. Moralidade e Gênero na concepção de crianças da educação infantil: uma intervenção que valoriza a oralidade e a criatividade. 2020. Dissertação (Mestrado em PPG Docência Para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências - Unesp Bauru.
MARQUES, Antonio Francisco; BRABO, Tania Suely Antonelli Marcelino;ZANATA, E. M.. Desenvolvimento da moralidade e gênero na educação infantil: uma proposta de intervenção. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Docência Para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências - Unesp Bauru.
LOBATO, C. B. P.;VIANA, L. C.. Cantinhos temáticos: estudo de caso de uma proposta de educação empreendedora na educação infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Empreendedora) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
PASTANA, M.; RODRIGUES, G. V.. Era uma vez ou são tantas as vezes possíveis? Reflexões sobre o aprendizado sobre amor e gênero na infância.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.
Orientou
A UTILIZAÇÃO DO ESTATUTO DO TORCEDOR NO COMBATE ÀS CONDUTAS DELITUOSAS DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DE FUTEBOL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; (Orientador);
O abuso sexual contra crianças e adolescentes: conceitos, agravantes e consequências; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Hildinéia Alves;
As consequências Psicossociais da violência sexual contra mulheres brasileiras na fase adulta; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Hildinéia Alves;
Foi orientado por
Moralidade e gênero na educação infantil; 2018; Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - UNESP - Faculdade de Ciências de Bauru,; Orientador: Antonio Francisco Marques;
Cantinhos temáticos: estudo de caso de uma proposta de educação empreendedora na educação infantil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Empreendedora) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Christiane Batista de Paulo Lobato;
ABORTO PATERNO: ENTRE AS DECISÕES JUDICIAIS E OS DESAFIOS DO ABANDONO AFETIVO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Instituição Toledo de Ensino; Orientador: Juliana Maria Corvino de Araújo;
(In)Disciplina e gênero: práticas escolares no cotidiano de meninas e meninos do Ensino Fundamental (séries iniciais) em Marília-SP; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP/Campus de Marília; Orientador: Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo;
Moralidade e gênero na concepção de crianças da educação infantil: uma intevenção que valoriza a oralidade e a criatividade; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ; Coorientador: Marcela Pastana;
Era uma vez ou são tantas as vezes possíveis? Reflexões sobre o aprendizado sobre amor e gênero na infância; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL; Orientador: Marcela Pastana;
Produções bibliográficas
-
ALVES, Hildinéia ; PASTANA, M. ; MARQUES, A. F. . Educação Infantil, gênero e moralidade: uma proposta de formação humana. MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES (ELETRÔNICO), ISSN: 2525-5924 , v. 8, p. 81-95, 2020.
-
ALVES, Hildinéia ; PASTANA, M. ; MARQUES, A. F. . Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 7, p. 129-147, 2020.
-
CAMARGO, D. T. ; ALVES, Hildinéia ; MARQUES, A. F. . Análise do discursos heteronormativos em aulas de Arte: Textos oficiais X Determinismos.. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018, Crisciuma SC. III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América.. Crisciuma SC: PROACAD Pró-Reitoria Acadêmica, 2018. v. V3. p. p.66-77.
-
ALVES, Hildinéia ; CAMARGO, D. T. ; MARQUES, A. F. . Sexualidade e Tabu: Como a educação superior perpetua o preconceito. In: SILE - Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, 2018, Bauru. Anais Simpósio Internacional de Linguagens Educativas., 2018, Bauru. SP: Universidade do Sagrado Coração. Bauru: USC, 2018. v. V1. p. p. 497-504.
-
ALVES, Hildinéia ; MARQUES, A. F. . Moralidade e Gênero na Educação Infantil. In: V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas, 2018, Marília. V Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Educação Democrática e Novas Alternativas, 2018.
-
ALVES, Hildinéia . Indisciplina e gênero: as sanções discplinares podem reforçar comportamentos diferenciados para as mulheres e homens?. In: V Semana da mulher: Mulher e relações de poder no século XXI., 2006, Marília, 2006.
-
ALVES, Hildinéia ; PASTANA, M. ; MARQUES, A. F. . Era uma vez ou são muitas vezes possíveis? Amor e gênero na educação infantil. In: VII Congresso Brasileiro de Educação,, 2019, Bauru. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação. Educação como direito: desafios e perspectivas no Brasil contemporâneo, 2019.
-
ALVES, Hildinéia ; NASCIMENTOS, M. G. ; MARQUES, A. F. . Empuxo-a-mulher e Erotomania: Relato de experiência de um caso clínico. In: IV JORNADA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR: DESENVOLVIMENTO, ADOECIMENTO E CUIDADO, 2018, Botucatu. IV JORNADA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR: DESENVOLVIMENTO, ADOECIMENTO E CUIDADO, 2018.
-
ALVES, Hildinéia ; MARQUES, A. F. . Em busca de uma identidade para o coordenador pedagógico: entre a Legislação e a prática pedagógica. In: II Simpósio de Educação e Inovação e o III Seminário em Currículo e Inovação, 2018, Jacarezinho. II Simpósio de Educação e Inovação e o III Seminário em Currículo e Inovação - IFPR - Câmpus de Jacarezinho. Jacarezinho: IFPR, 2018. p. 184-197.
-
ALVES, Hildinéia . O Brincar e as relações de gênero na educação infantil. In: V Semana da mulher: Mulher e relações de poder no século XXI., 2006, Marília, 2006.
-
ALVES, Hildinéia . Direitos Humanos e (in) disciplina no cotidiano escolar.. In: IV Seminário Direitos Humanos no século XXI - Direitos humanos, educação e cidadania, 2005, Marília, 2005.
-
ALVES, Hildinéia ; MARTINS, Clélia Aparecida . Uma Educação em valores. In: 12Simpósio Internacional de iniciação Científica da USP, 2004, São Paulo. 12Simpósio Internacional de iniciação Científica da USP, 2004.
-
ALVES, Hildinéia . Direitos Humanos com prática Educacional. In: III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção do conhecimento & II Encontro de Crianças e Adolescentes coma a cidade., 2004, Marília, 2004.
-
ALVES, Hildinéia . Uma Educação Moral baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos.. In: XI Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília, 2004, Marília, 2004.
-
ALVES, Hildinéia . Uma Educação em Direitos Humanos. In: II Encontro do PEJA: Saberes e práticas pedagógicas no contexto de EJA, 2004, Marília, 2004.
-
ALVES, Hildinéia ; ARAUJO, J. M. C. . Aborto Paterno: Entre as decisões judiciais e os desafios do abando afetivo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, Hildinéia ; PASTANA, M. ; MARQUES, A. F. . ERA UMA VEZ OU SÃO MUITAS VEZES POSSÍVEIS? AMOR E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, Hildinéia ; MARQUES, A. F. . Moralidade e Gênero na Educação Infantil: Uma proposta de intervenção. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, Hildinéia . Psicologia: Dialogando sobre a profissão e possíveis situações de gênero na clínica infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, Hildinéia ; CRUZ, J. E. ; PASTANA, M. . Construindo gênero: relato de experiências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, Hildinéia . A importância da rotina no desenvolvimento infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, Hildinéia . A importância do erro no processo de ensino aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, Hildinéia . Mudanças: atitudes necessárias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, Hildinéia . Diálogo com educadores: Autoridade X Autoritarismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, Hildinéia . Função Materna e Função Paterna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, Hildinéia . Afetividade na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, D. ; ALVES, Hildinéia . Vamos brincar? Educação Infantil, ludicidade e as diferentes infâncias. Bauru, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
ALVES, Hildinéia . O início do Processo de Inteligência Emocional: Sentimentos e Frustrções. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
2010 - 2015
Colégio La Salle BotucatuVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 25
2008 - Atual
Prefeitura Municipal de Botucatu, PM/BotucatuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 25
2007 - 2008
Escola Estadual Professor Moacyr de Castro FerrazVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de ensino fundamental, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2018
Governo do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora Local do PNAIC
Outras informações:
Formadora Local do PNAIC ( Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) no Município de Botucatu.
2018 - 2018
Instituto Municipal de Educação SuperiorVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente da Pós Graduação
Outras informações:
Docência na Pós Graduação (IMES ? SM) - Módulo: Currículo e Avaliação da Aprendizagem na Escola Inclusiva
Você é Hildinéia Alves?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Hildinéia Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?