Elisabete De Vito Ferraz

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com aprofundamento em Educação Infantil. Foi bolsista (PIBID/CAPES/MEC/UNESP) coordenado pelo Prof.º Dr.º José Carlos Miguel.

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Formação complementar

2012 - 2012

Psicopedagogia Institucional e Clinica. (Carga horária: 660h). , Instituto de Ensino Capacitação e Pós-Graduação.

Participação em eventos

2º Encontro Regional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2011. (Encontro).

1º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Práticas, Políticas e Desafios - 10 anos de PEJA. 2010. (Congresso).

XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. 2010. (Congresso).

1º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Práticas, Políticas e Desafios - 10 anos de PEJA. Relatora da mesa: Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos II. 2010. (Congresso).

II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID. 2010. (Encontro).

9ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. 2010. (Outra).

13ª JORNADA PEDAGÓGICA - Formação do Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas. 2010. (Outra).

13ª Jornada Pedagógica: formação do pedagogo e da pedagoga - pressupostos e perspectivas.Análise de correlações entre habilidades de leitura e de escrita. 2010. (Outra).

XXI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. 2009. (Congresso).

XXI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FOCO: LEITURA E ESCRITA. 2009. (Congresso).

VII ENCONTRO DO PEJA & V SEMINÁRIO REGIONAL DE EJA - Memórias e história de vida: Interfaces com a aprendizagem.POR QUE JOVENS E ADULTOS QUEREM LER E ESCREVER?. 2009. (Seminário).

VII ENCONTRO DO PEJA & V SEMINÁRIO REGIONAL DE EJA. 2009. (Oficina).

XIII CURSO DE CAPACITAÇAO DE EDUCADORES DE EJA. 2009. (Encontro).

VI BIENAL DE CULTURA DA UNE. 2009. (Outra).

VII CONGRESO INTERNACIONAL SALUDE MENTAL Y DERECHOS HUMANOS. 2008. (Congresso).

VII JORNADA DO NUCLEO DE ENSINO DE MARILIA. 2008. (Oficina).

CONTA CONTOS: FORMAÇÃO DE LEITORES E CONTADORES DE HISTÓRIAS. 2008. (Oficina).

LER E CONTAR PARA TRANSFORMAR: METODOLOGIA E PRODUÇAO DE MATERIAS NOS CIRCULOS LITERÁRIAS. 2008. (Oficina).

I ENCONTRO DOS NUCLEOS DE ENSINO DA UNESP 21 ANOS.PODE A LEITURA DE LIVROS PARA CRIANÇAS ACELERAR A APRENDIZAGEM DA LEITURA?. 2008. (Encontro).

VII JORNADA DO NUCLEO DE ENSINO DE MARILIA: TEORIA HISTÓRICO CULTURAL: OBJETIVAÇOES CONTEMPORÃNEAS PARA O ENSINO, A APRENDIXAGEM E O DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2008. (Outra).

VII JORNADA PEDAGÓGICA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO. 2008. (Outra).

Foi orientado por

Martha dos Reis

Educação de jovens e Adultos: teoria e prática; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília; , Pró-Reitoria de Graduação da UNESP; Orientador: Martha dos Reis;

Paulo Sergio Teixeira do Prado

Pode a leitura de livros para crianças acelerar a aprendizagem de leitura; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp, Pró-Reitoria de Graduação UNESP; Orientador: Paulo Sergio Teixeira do Prado;

José Carlos Miguel

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Carlos Miguel;

José Carlos Miguel

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Carlos Miguel;

José Carlos Miguel

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Carlos Miguel;

Produções bibliográficas

  • PRADO, P. S. T. ; SANTOS, F. S. E. ; HERMINIO, A. L ; FERRAZ, E. V. ; Leite, S. S. R. . Análise de correlações entre habilidades de leitura e de escrita. In: 13ª Jornada Pedagógica: formação do pedagogo e da pedagoga - pressupostos e perspectivas, 2010, Marília. Anais da 13ª Jornada Pedagógica: formação do pedagogo e da pedagoga - pressupostos e perspectivas, 2010., 2010.

  • MIGUEL, J. C. ; BORELLA, T. ; RIBEIRO, V. S. ; ALMEIDA, E. J. ; FERRAZ, E. V. ; SOUZA, P. D. P. . ESPECIFICIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM EJA: o caso do PIBID - EJA - Marília. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, E. V. . A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR PARA UM PROCESSO DE ENSINO EFICAZ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAZ, E. V. ; VENANCIO, J. C. . AS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA, SP E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAZ, E. V. ; VENANCIO, J. C. . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNÍCIO DE MARÍLIA, SP E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUBSÍDIOS PARA UMA REFLEXÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERRAZ, E. V. . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNÍCIO DE MARÍLIA, SP E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUBSÍDIOS PARA UMA REFLEXÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MIGUEL, J. C. ; SOUZA, P. D. P. ; FERRAZ, E. V. ; ALMEIDA, E. J. ; RIBEIRO, V. S. . ESPECIFICIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM EJA: o caso do PIBID - EJA - Marília. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CIARDELLA ; FERRAZ, E. V. . POR QUE JOVENS E ADULTOS QUEREM LER E ESCREVER?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERRAZ, E. V. . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FOCO: LEITURA E ESCRITA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERRAZ, E. V. . PODE A LEITURA DE LIVROS PARA CRIANÇAS ACELERAR A APRENDIZAGEM DA LEITURA?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    A formação do educador de jovens e adultos no contexto do PIBID/CAPES/MEC/UNESP: um estudo sobre a especificidade e a profissionalização docente em EJA., Descrição: Trata-se de projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID- da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior -CAPES/MEC. Tem por objetivo analisar as concepções e representações de educadores de EJA em processo de formação inicial e contínua tendo em vista as tendências de especificidade e profissionalização docente na educação de jovens e adultos. Vale-se de análise bibliográfica, análise documental e acompanhamento de aulas em contexto de ação colaborativa. O projeto envolve captação de recursos da ordem de R$ 315.600,00 junto à CAPES no período de dois anos (2010/2011) sob a forma de Bolsas para alunos de graduação, Bolsas para professores da rede oficial de ensino, Bolsa para o Coordenador e verba de custeio. No ano de 2010 procedemos à pesquisa bibliográfica sobre o tema e iniciamos o processo de acompanhamento das aulas para coleta de dados empíricos. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2008 - 2009

    Pode a leitura de livros para crianças acelerar a aprendizagem de leitura?, Descrição: Pesquisas têm demonstrado que a leitura de livros para crianças em idade pré-escolar produz ganhos expressivos no desenvolvimento da linguagem e correlaciona-se com seu futuro sucesso acadêmico. O presente projeto é proposto com o intuito de investigar se além dos benefícios apontados a exposição sistemática à leitura de livros por adulto também tem algum efeito sobre a velocidade com que a criança aprende a ler. Para isso, um grupo de crianças em fase de alfabetização será dividido em dois subgrupos: experimental e de controle. Suas habilidades de leitura serão inicialmente avaliadas e serão selecionadas aquelas que apresentarem desempenho ao nível do acaso. Ambos os grupos serão expostos a um procedimento informatizado de ensino leitura. O procedimento visará o ensino de leitura com compreensão (relação signo-referente) de um número limitado de palavras. Um software especial gerenciará a apresentação dos estímulos e efetuará um registro das respostas. Em algumas tarefas, dada uma palavra escrita e três figuras, a criança deverá selecionar, mediante toque com o dedo na tela de vídeo, a figura correspondente à palavra inicial. Em outras, dada uma figura e três palavras, a criança deverá selecionar a palavra correspondente. Haverá situações que exigirão cópia: dada uma palavra ao alto da tela e várias letras espalhadas na parte inferior, a criança deverá selecionar letras uma-a-uma, tocando-as com o dedo, as quais serão movidas para debaixo da palavra-modelo. Em outras situações palavras ou figuras deverão ser nomeadas. O experimentador digita a resposta da criança. O programa prevê feedback a respostas corretas e um procedimento de correção de respostas incorretas. As palavras a serem ensinadas serão compostas por sílabas simples (consoante e vogal) e selecionadas de modo a facilitar a leitura generalizada, isto é, de palavras novas , compostas pela recombinação de sílabas das palavras ensinadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisabete de Vito Ferraz - Integrante / Paulo Sergio Teixeira do Prado - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora contratada da rede Municipal de Vera Cruz - SP

Atividades

  • 04/2009 - 12/2009

    Outras atividades técnico-científicas , FFC MARILIA, .,Atividade realizada, PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TEORIA E PRÁTICA.

  • 03/2008 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , FFC MARILIA, .,Atividade realizada, PODE ALEITURA DE LIVROS PARA CRIANÇAS ACELERAR A APRENDIZAGEM DA LEITURA?.